• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZES DE OFERTA DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS PARA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZES DE OFERTA DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS PARA"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

DIRETRIZES DE OFERTA DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS

PARA 2012.1

NATAL/RN

2012

(2)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

APRESENTAÇÃO

Prezado(a) aluno(a),

Este documento apresenta as diretrizes de oferta das disciplinas semipresenciais para 2012.1, trazendo um conjunto de informações e procedimentos importantes para quem cursará essas disciplinas.

O objetivo dessas diretrizes é mantê-lo informado sobre o modelo de oferta das disciplinas semipresenciais da ofertadas pela Universidade Potiguar (UnP) e suas especificidades, ajudando-o no desenvolvimento das suas atividades, na solução de suas possíveis dúvidas e no direcionamento de suas solicitações.

É importante que o(a) aluno(a) leia este documento na íntegra, pois muitas das informações descritas são fundamentais para o bom desempenho do seu processo de ensino-aprendizagem.

Observe que o seu semestre começará a partir da Semana de Ambientação que tem algumas atividades de auto-estudo. Nesse documento o(a) aluno(a) encontrará mais detalhes sobre ela.

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD), responsável pelo gerenciamento

da oferta das disciplinas semipresenciais, fica à disposição para informações

adicionais através dos seguintes contatos. E-mail: neadmonitoria@unp.br

Telefone: (84) 3215-1240 / 3215-1241

(3)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

1 A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

A Educação a Distância (EaD) vem sendo apontada como a modalidade educacional com maior potencial de expansão no cenário educacional brasileiro.

A professora Patrícia Behar (2009)1 menciona a existência de uma grande expectativa na área da EaD no ensino superior por proporcionar um processo de ensino-aprendizagem que torna possível à população o acesso a cursos em diversos formatos, sejam de curta ou longa duração (extensão, graduação e pós-graduação). As pessoas, mesmo tendo limitações como morar longe dos grandes centros, não disporem de tempo com regularidade, possuírem excesso de atividades pessoais e profissionais, podem buscar uma progressão na sua vida acadêmica e profissional com uma modalidade educacional que seja compatível com o seu ritmo de vida e estilo de aprendizagem.

O Censo da Educação Superior 2009, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta os dados mais recentes da educação superior no Brasil. Os resultados mostram que os cursos a distância tiveram um aumento de 30,4%, enquanto os presenciais 12,5%, em relação ao ano de 2008. A evolução do número de matrículas nos cursos a distância atingiu, em 2009, 14,1% do total de matrículas na graduação. Segundo os dados colhidos, em 2008 os alunos matriculados na graduação a distância eram 727.961 e em 2009 passaram para 838.125 alunos matriculados (BRASIL, 2011) 2.

2 DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NA UNIVERSIDADE POTIGUAR

(UnP)

Desde 2006, a Universidade Potiguar (UnP) oferece disciplinas institucionais semipresenciais para apoio aos cursos presenciais, somente para os alunos que necessitam cursar disciplinas como adaptação ou dependência. Em 2010, a UnP

1

BEHAR, Patrícia Alejandra (Org.). Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. 309 p.

2

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2009. Brasília: MEC/INEP, 2010. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2009/resumo_tecnico2009.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2011.

(4)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

passou a ofertar algumas disciplinas optativas na modalidade semipresencial para cursos superiores presenciais reconhecidos.

A oferta dessas disciplinas possibilita uma maior flexibilidade de tempo e espaço de estudo. O(a) aluno(a) pode acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), interagir com os colegas de turma e o(a) professor(a), realizar as suas leituras, pesquisas e atividades nos horários e locais que lhe forem mais adequados. A Portaria do MEC nº 4.059, de 10/12/2004, dispõe sobre a oferta de disciplinas semipresenciais no currículo dos cursos superiores. Esta legislação caracteriza a modalidade semipresencial

(...) como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na auto-aprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota (BRASIL, 2010a)3.

A referida Portaria ainda menciona que as disciplinas semipresenciais podem ser ofertadas somente nos cursos já reconhecidos e queesta oferta não ultrapasse 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso, ainda ressaltando que as avaliações destas disciplinas são presenciais.

Na UnP, a oferta das disciplinas semipresenciais integrantes dos currículos de cursos superiores reconhecidos (na modalidade presencial) garante a equivalência quanto ao desenvolvimento do conteúdo, oferecendo referenciais teórico-práticos que colaborem para que o(a) aluno(a) possa construir o seu conhecimento, aprendendo e desenvolvendo as competências, as habilidades, as atitudes e os hábitos relacionados a sua profissão e a sua própria vida. Este processo se dará por meio da mediação de professores, utilização de um livro-texto digital que foi escrito e organizado especialmente para as disciplinas na modalidade semipresencial; com apoio de tecnologias de informação e comunicação para a efetiva interação entre professor-alunos e alunos-alunos. São previstas a realização de atividades a distância e avaliação presencial, como forma de garantir uma avaliação contínua do processo de ensino-aprendizagem.

3

BRASIL. Portaria do MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Dispõe sobre as instituições de ensino superior introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semi-presencial. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2010a.

(5)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

A UnP ofertará em 2012.1, as seguintes disciplinas semipresenciais para:

ADAPTAÇÃO OU DEPENDÊNCIA

 Comunicação Empresarial (60h)

 Construção do Conhecimento e Metodologia da Pesquisa (60h)

 Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental (60h)

 Empreendedorismo (60h)

 Ética, Cidadania e Direitos Humanos (60h)

 Gestão Empresarial (60h)

 Homem e Sociedade (60h)

 Leitura e Produção de texto (60h)

OPTATIVAS – 2ª SÉRIE

 Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental (60h)

 Empreendedorismo (60h)

 Ética, Cidadania e Direitos Humanos (60h)

 Espanhol Instrumental I (60h)

 Homem e Sociedade (60h)

 Inglês Instrumental I (60h)

CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO) / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA) – OBRIGATÓRIA - 2ª SÉRIE

 Homem e Sociedade (60h)

OPTATIVAS – 3ª SÉRIE ESCOLA DA SAÚDE

 Envelhecimento e Qualidade de Vida (60h)

 Políticas Públicas em Saúde no Brasil e na América Latina (60h)

 Educação em Saúde (60h)

ESCOLA DO DIREITO

 Aspectos Jurídicos dos Direitos Humanos (60h)

 Direito Educacional (60h)

 Direito Comunitário (60h)

ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

 Informática Aplicada (60h)

 Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva (60h)

 Globalização e Negócios (60h)

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES

 Comunicação e Mídias Contemporâneas (60h)

 Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação (60h) ESCOLA DE EDUCAÇÃO

 Tecnologias Educacionais (60h)

 Currículo (60h)

ESCOLA DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS

 Introdução ao Controle de Qualidade (60h)

 Gestão de Processos (60h)

ESCOLA DE HOSPITALIDADE

 Ecoturismo (60h)

OPTATIVAS – 4ª SÉRIE

 Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental (60h)

 Espanhol Instrumental I (60h)

 Estudo da Realidade Brasileira (60h)

 Ética, Cidadania e Direitos Humanos (60h)

(6)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

Consulte as ementas dessas disciplinas no Apêndice A.

3 CRONOGRAMA DE OFERTA PARA 2012.1

As disciplinas semipresenciais são ofertadas de maneira continuada, estendendo-se por todo o semestre letivo, conforme o calendário acadêmico da UnP.

Veja o cronograma de oferta para 2012.1 com toda a programação das disciplinas na página da UnP (http://www.unp.br), clicando em “Educação a Distância”, em seguida “Disciplinas Semipresenciais” e depois em “Materiais Institucionais”.

Esse cronograma também encontra-se no UnP Virtual na ferramenta denominada “Mural do NEaD” (localizado ao lado direito da página inicial do ambiente) e ainda no apêndice B desse documento.

4 NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEaD)

A UnP, através da Resolução nº 079/2004-ConSUni/UnP, de 03 de agosto de 2004, criou o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) com o objetivo de “(...) gerenciar, supervisionar e implementar a política da oferta de atividades educacionais a distância, em articulação com a Pró-Reitoria de Graduação e com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação”(UNIVERSIDADE POTIGUAR, 2010)4

. O NEaD é situado atualmente na Av. Nascimento de Castro, nº 1597, Dix -Sept Rosado, Natal-RN, CEP: 59.054-180, na Unidade Nascimento de Castro.

Os interessados podem fazer contato através dos telefones (84) 3215-1240 e 3215-1241 ou através do e-mail: neadmonitoria@unp.br.

4

UNIVERSIDADE POTIGUAR. Resolução nº 079/2004-ConSUni/UnP, de 03 de agosto de 2004. Dispõe sobre a criação ao Núcleo de Educação a Distância (NEaD). Natal, 2004.

 Inglês Instrumental I (60h)

(7)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

5 PÚBLICO-ALVO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS

A oferta destas disciplinas semipresenciais pode atender ao(a) aluno(a) da UnP em duas situações:

 alunos(as) que ingressaram nos cursos de graduação presenciais reconhecidos referentes às estruturas curriculares vigentes a partir de 2010, com exceção dos cursos superiores de tecnologia e dos cursos de graduação ainda não reconhecidos;

 alunos(as) das estruturas curriculares anteriores, que necessitam cursá-las, em regime de adaptação e/ou dependência.

6

METODOLOGIA

UTILIZADA

NAS

DISCIPLINAS

SEMIPRESENCIAIS

A metodologia adotada nas disciplinas semipresenciais utiliza recursos didáticos (material instrucional, livro-texto digital e ambiente virtual de aprendizagem) que permitem o(a) aluno(a) organizar seus horários de estudo conforme sua disponibilidade de tempo e local.

Por meio de um AVA, o UnP Virtual, mediante login e senha, o(a) aluno(a) terá acesso aos recursos didáticos produzidos especificamente para a modalidade a distância e a interagir com o(a) professor(a) da disciplina semipresencial, que é o responsável pela mediação do processo de ensino-aprendizagem.

O(a) professor(a) disponibilizará conteúdos e orientará o auto-estudo do(a) aluno(a). Acessando os recursos didáticos postados no AVA, além de realizar outras leituras e pesquisas, o(a) aluno(a) irá construindo o seu conhecimento.

6.1 ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

Sua primeira lição a aprender é que estudar a distância requer organização e autodisciplina.

A estratégia de aprendizagem nas disciplinas semipresenciais será formada por um conjunto de atividades. O(a) aluno(a) deve estudar o conteúdo do livro-texto digital, lendo atentamente cada capítulo, procurando, sempre que possível, fazer as leituras complementares propostas no referido material didático e as sugeridas

(8)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

pelo(a) professor(a); realizar as atividades que encontram-se no livro-texto digital, bem como as solicitadas pelo(a) professor(a); participar dos fóruns e responder os questionários online.

É importante que o(a) aluno(a) organize um cronograma próprio de estudo e não acumule dúvidas, comunicando-se freqüentemente com o(a) professor(a), através do correio do UnP Virtual, para promover seu aprendizado com sucesso.

7 PROFESSOR(A) DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS

Os(as) alunos(as) matriculados nas disciplinas semipresenciais contam com professores capacitados em EaD e com conhecimento na disciplina é responsável. Por meio do ambiente virtual de aprendizagem (UnP Virtual) o(a) professor(a) faz a mediação do processo de ensino-aprendizagem, o acompanhamento do desempenho do(a) aluno(a), além de realizar atividades de comunicação, interação e avaliação da disciplina.

8 RECURSOS DIDÁTICOS

A UnP utiliza os seguintes recursos didáticos nas disciplinas semipresenciais: material instrucional, livro-texto digital e ambiente virtual de aprendizagem (UnP Virtual).

8.1 MATERIAL INSTRUCIONAL

O(a) aluno(a) das disciplinas semipresenciais dispõe dos seguintes materiais instrucionais: as Diretrizes de Oferta (o presente documento); o livro “Aprendendo na Educação a Distância (EaD)” e o Manual do Aluno da UnP.

Os materiais instrucionais foram produzidos pela Equipe do NEaD e da Pró-reitoria de Graduação e Ação Comunitária (PROGRAD), com o propósito de ajudar o(a) aluno(a) a entender como ocorre a oferta e quais são as especificidades das disciplinas semipresenciais. A seguir apresenta-se, de forma resumida, cada um dos materiais citados:

(9)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

 Diretrizes de Oferta: Esse documento apresenta as diretrizes de oferta das disciplinas semipresenciais para o semestre vigente, com informações e procedimentos que são específicos dessa oferta.

 Livro “Aprendendo na Educação a Distância (EaD)”: Esse guia auxiliará o(a) aluno(a) no seu processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância. Traz informações sobre a UnP, apresenta a proposta de EaD adotada pela mesma, explica o auto-atendimento da instituição, apresenta o NEaD, aborda os assuntos Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC’s) e a EaD, discute sobre o perfil do(a) aluno nesta modalidade educacional, bem como dos papéis do(a) professor(a) e do apoio técnico pedagógico (monitor). Explica quais recursos didáticos os(as) alunos(as) normalmente utilizam na EaD e finaliza explicitando como é o processo de avaliação na EaD.

 Manual do Aluno da UnP - Este documento institucional explana os direitos e deveres dos alunos(as) e processos administrativo-acadêmicos, como trancamento de matrícula, aproveitamento de créditos, transferências, necessidades específicas, atendimentos especiais. Este manual aborda todos os assuntos institucionais relevantes para os(as) alunos(as), extrapolando o universo de assuntos referentes às disciplinas semipresenciais.

8.2 LIVRO-TEXTO DIGITAL

O livro-texto é considerado a mídia básica utilizada na modalidade a distância. Na UnP, o livro-texto digital produzido para a oferta das disciplinas semipresenciais foi criteriosamente desenvolvido por professores da UnP, denominados “professores autores”. Esses livros são desenvolvidos em concordância com as especificidades da EaD, contemplando a dialogicidade na redação do texto, possuindo uma linguagem motivadora, bem como todos os cuidados necessários para um melhor desempenho do aluno na realização do auto-estudo, pensando sempre no discente que está distante (em espaço e tempo) da Universidade. Os capítulos serão disponibilizados no UnP Virtual, em formato PDF,

(10)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

permitindo aos(as) alunos(as) baixar (download) os arquivos com a opção de imprimi-los.

O livro-texto digital também assume a função de “Tutorial”, servindo como um orientador para o auto-estudo dos conteúdos das disciplinas; a linguagem específica para textos em EaD, é benéfica para o processo de ensino-aprendizagem, pois propõe um diálogo permanente ao longo de toda leitura, evitam-se os textos longos, sugerem-evitam-se reflexões, desafios, atividades auto-avaliativas;tudo isso para motivar o(a) aluno(a) a aprender, instigando-o a pesquisar, sugerindo novas fontes de saber para possibilitar sua compreensão crítica do que está sendo estudado.

8.3 AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (UnP Virtual)

O uso de tecnologias como um recurso didático para a educação superior é cada vez mais freqüente, principalmente com o grande avanço das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs).

Dentre as tecnologias mais utilizadas para fins educacionais na atualidade, destaca-se como fundamentais, principalmente quando se trata da modalidade semipresencial, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

O AVA é uma opção de mídia que vem sendo muito utilizada para a mediação do processo de ensino-aprendizagem a distância, permitindo o acesso à informação por meio de materiais didáticos (armazenamento e disponibilização de arquivos); comunicação síncrona e assíncrona, gerenciamento de processos administrativos e pedagógicos e produção de atividades individuais ou em grupo (PEREIRA, SCHMITT e DIAS, 2007)5.

Estes ambientes tecnológicos possibilitam que o processo de ensino-aprendizagem aconteça mesmo que os seus usuários, por exemplo, professores e alunos(as), estejam geográfica e temporalmente dispersos. Isso acontece através das suas funcionalidades, da comunicação, da interação, do aprofundamento, da cooperação, da socialização de informações, da realização de atividades,

5

PEREIRA, A. T. C.; SCHMITT, V.; DIAS, M. R. A. C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, A. T. C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2007, cap. 1, p.02-22.

(11)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

favorecendo a flexibilidade dos momentos de aprendizagem e conseqüentemente levando o(a) aluno(a) à construção e (re)construção do seu conhecimento, permitindo que mesmo, em horários e lugares diversos, ele interaja com seus colegas de turma e com seus professores.

Pratt e Palloff (2004, p.47)6 mencionam que o(a) professor(a) deve estimular a participação do(a) aluno(a) no ambiente on-line buscando “sustentar a interatividade do curso on-line”. Por isso, por meio do AVA, o(a) aluno(a) poderá esclarecer suas dúvidas, enviar trabalhos, realizar as atividades, interagir com outros(as) alunos(as), ter acesso a conteúdos complementares, refletir e discutir temas propostos pelos(as) professores, entre outras funcionalidades.

A UnP criou em 2004 e continua aperfeiçoando o seu próprio AVA, denominado UnP Virtual, que permite aos professores e alunos(as) da instituição realizar ações que contribuam significativamente para o bom desempenho da relação ensino/aprendizagem. Através da utilização deste ambiente, os(as) alunos(as) terão acesso aos materiais didáticos e atividades, utilizarão correio eletrônico específico para se comunicar com o(a) professor(a) da disciplina e seus colegas de turma, participarão de fóruns e enquetes, entregarão atividades e responderão questionários online, sem a obrigatoriedade da presença física na instituição.

9 SEMANA DE AMBIENTAÇÃO EM EaD NA UnP

Durante o período de 01 (uma) semana os(as) alunos(as) das disciplinas semipresenciais farão uma ambientação em EaD com o objetivo de melhorar o seu desempenho na referida oferta. Esta leitura prévia certamente facilitará a sua compreensão sobre a oferta das disciplinas semipresenciais.

O(a) aluno(a) deve estudar alguns materiais com os objetivos de: promover a adaptação ao processo de ensino-aprendizagem adotado nessas disciplinas; proporcionar um conhecimento maior sobre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC´s) e a EaD; conhecer as estratégias de aprendizagem utilizadas; familiarizar-se com os recursos didáticos adotados nestas disciplinas, incluindo o uso do AVA (UnP Virtual).

6

PALLOFF, Rena M. e PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Tradução: Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.

(12)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

O(a) aluno(a) deve ler (momento de auto-estudo) os seguintes materiais disponíveis na página da UnP, através do link Educação a Distância:

 O presente documento (Diretrizes de Oferta);  Livro “Aprendendo na Educação a Distância (EaD)”.

Vejam também esse período no Cronograma de Oferta das disciplinas semipresenciais que encontra-se no UnP Virtual na ferramenta denominada “Mural do NEaD” (localizado ao lado direito da página inicial do ambiente) e ainda no apêndice B desse documento.

Caso ainda persista alguma dúvida sobre a oferta destas disciplinas semipresenciais, deve enviar seu questionamento para o neadmonitoria@unp.br que a equipe do NEaD irá responder ou se preferir, entre em contato através dos telefones (84) 3215-1240 e (84) 3215-1241.

10 ENCONTRO PRESENCIAL ENTRE PROFESSOR E ALUNOS(AS)

Além dos momentos presenciais destinados às avaliações, ocorrerá um encontro presencial no início do semestre para apresentação pessoal do(a) professor(a) da disciplina semipresencial; explanação sobre a disciplina e orientações sobre a oferta. Este encontro é muito importante para que o(a) aluno(a) conheça o(a) professor(a) que irá acompanhá-lo durante todo o semestre e entenda bem a dinâmica da disciplina. Este encontro será agendado pelo(a) professor(a) da disciplina semipresencial através da ferramenta “CORREIO” do UnP Virtual e de acordo com as datas informadas no cronograma, cada turma com sua data, hora e local (Unidade/Sala) específicos (Ver apêndice B).

11 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Conforme Braga (2004, p. 01)7 “a avaliação do desenvolvimento e do aprendizado dos(as) alunos(as), isto é, a determinação de quão bem os(as) alunos(as) alcançam os objetivos acadêmicos, é uma das principais maneiras pelas quais as instituições demonstram suas efetividades”.

7

BRAGA., D. B.; FRANCO, L.R.H.R. Revolucionando as técnicas de aprendizagem da engenharia com o EAD. In: World Congress on Engineering and Technology Education,p.1083-1087, São Paulo, Brasil: 2004.

(13)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

Na modalidade a distância, a avaliação da aprendizagem deve auxiliar o(a) aluno(a) a desenvolver graus mais complexos de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe que ele alcance os objetivos propostos na disciplina. A avaliação deve ser um processo contínuo, que verifique constantemente o progresso dos(as) alunos(as) e estimule a serem ativos na construção do conhecimento. É importante se identificar eventuais dificuldades que os(as) alunos(as) estão tendo no processo de aprendizagem e saná-las ainda durante o processo de ensino-aprendizagem (BRASIL, 2010b)8.

A avaliação da aprendizagem do(a) aluno(a) é feita por disciplina, considerando-se os conteúdos ministrados, as atividades acadêmicas, as habilidades desenvolvidas e as competências requeridas do(a) aluno(a).

O desempenho acadêmico do(a) aluno(a) na modalidade semipresencial é acompanhado pelo(a) professor(a) através de um processo avaliativo contínuo, por meio do desenvolvimento de atividades a distância e avaliações presenciais.

Desta forma, considerando as atividades a distância e as avaliações presenciais, teremos para cada Unidade a seguinte pontuação:

 Pontuação máxima das atividades a distância (AD) = 3,0  Pontuação máxima das avaliações presenciais (AP) = 7,0

11.1 ATIVIDADES AVALIATIVAS A DISTÂNCIA (REALIZADAS PELO UnP VIRTUAL)

Nas disciplinas semipresenciais o(a) aluno(a) têm a oportunidade de participar de diversas atividades a distância por meio do UnP Virtual. Os prazos que acontecem essas atividades estão indicados no Cronograma de Oferta (Ver apêndice B).

As atividades realizadas a distância terão o objetivo de aprofundar a compreensão e entendimento do conteúdo da disciplina, correspondendo a 30% da nota do(a) aluno(a) para cada Unidade. Essas atividades são consideradas essenciais para o desenvolvimento do(a) aluno(a) e para o desempenho eficiente do

8

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distancia. Brasília. 2007. Disponível em:

(14)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

processo de aprendizagem, contemplando a produção de artigos, resumos, resenhas, realização de atividades sugeridas no livro-texto digital, participação em fóruns e questionários online, pesquisas e trabalhos indicados pelo(a) professor(a) da disciplina semipresencial. Essas atividades oportunizam ainda a interação com o(a) professor(a) da disciplina e com os colegas de turma.

O(a) aluno(a) deverá ter a responsabilidade de cumprir os prazos de entrega, atendendo aos critérios exigidos para as atividades a distância que serão estabelecidos pelo(a) professor(a) da disciplina semipresencial.

Todas as atividades realizadas a distância que requerem o envio de documentos (arquivos) para o(a) professor(a) da disciplina semipresencial, deverão OBRIGATORIAMENTE ser encaminhadas através do UnP Virtual, no campo específico para esta ação, que é a ferramenta destinada ao envio de atividades, denominada “TRABALHO”.

Não serão aceitas as atividades enviadas por e-mail, nem mesmo dentro da ferramenta “CORREIO” do UnP Virtual, com o objetivo de garantirmos a fidelidade dos relatórios de controle de entrega.

Se o(a) aluno(a) tiver dificuldades no envio da sua atividade, deverá se comunicar imediatamente com a equipe de apoio técnico-pedagógico do NEaD, através de telefone ou e-mail disponibilizados nesse documento, mas que seja ainda dentro do prazo de entrega, para solucionar o problema.

Apresenta-se a seguir um quadro com a composição da nota das atividades a distância de cada Unidade. Lembra-se que essas atividades têm a pontuação máxima igual a 3,0 pontos:

UNIDADE 1 ATIVIDADES AVALIATIVAS A DISTÂNCIA QUANTIDADE NOTA CORRESPONDENTE POR ATIVIDADE PONTUAÇÃO TOTAL (MÁXIMA)

Fórum para discussão de conteúdo

04 (um para cada capítulo /

1º ao 4º)

0,25 1,0 (um ponto) Atividades Diversas (Resenhas,

questionários automáticos, pesquisas, questões

discursivas,...)

A critério do

professor A critério do professor 2,0 (dois pontos) PONTUAÇÃO TOTAL DA U1 (SOMENTE ATIVIDADES AVALIATIVAS A

DISTÂNCIA) 3,0 (três pontos) UNIDADE 2 ATIVIDADES AVALIATIVAS A DISTÂNCIA QUANTIDADE NOTA CORRESPONDENTE PONTUAÇÃO TOTAL (MÁXIMA)

(15)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1 POR ATIVIDADE

Fórum para discussão de conteúdo

04 (um para cada capítulo /

5º ao 8º )

0,25 1,0 (um ponto) Atividades Diversas (Resenhas,

questionários automáticos, pesquisas, questões

discursivas,...)

A critério do

professor A critério do professor 2,0 (dois pontos) PONTUAÇÃO TOTAL DA U2 (SOMENTE ATIVIDADES AVALIATIVAS A

DISTÂNCIA) 3,0 (três pontos)

QUADRO 1 – Composição das notas referentes às atividades avaliativas a distância. 11.2 AVALIAÇÕES PRESENCIAIS

Cada disciplina prevê dois encontros presenciais obrigatórios que são para a realização da avaliação presencial das Unidades (U1 e U2) e dois encontros presenciais complementares, para a avaliação de segunda chamada e avaliação de recuperação da aprendizagem, quando for o caso, contemplando todos os conteúdos desenvolvidos na disciplina até o momento da sua realização (conforme Manual do Aluno e Regimento Geral da UnP disponíveis no site www.unp.br).

Reforça-se que a avaliação presencial em cada Unidade (U1 e U2) terá a pontuação máxima de 7,0 (sete) pontos.

O Manual do Aluno e o Regimento Geral da UnP estabelecem os critérios para o(a) aluno(a) fazer estas avaliações de segunda chamada e recuperação.

As avaliações presenciais serão agendadas pelo(a) professor(a) da disciplina por meio da ferramenta “CORREIO” do UnP Virtual. Cada turma terá sua data, hora e local (Unidade/sala) específicos. Portanto, é fundamental que o(a) aluno(a) acompanhe sempre a sua caixa de mensagens do correio no ambiente.

ATENÇÃO ESPECIAL:

O(a) aluno(a) deverá apresentar um documento de identificação antes do início de todas as avaliações presenciais (U1, U2, 2ª Chamada e Recuperação). Nessa identificação, obrigatoriamente, o(a) aluno(a) deverá apresentar um dos seguintes documentos com foto: carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de estudante atual.

Permite-se ao(a) aluno(a) uma tolerância de no máximo 15 minutos de atraso para o início de sua avaliação, cumprindo sempre o horário agendado previamente pelo(a) professor(a).

(16)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

Cada avaliação presencial terá a duração máxima de 01h15min (uma hora e quinze minutos). Em caso de atraso por parte do(a) aluno(a) (até 15 minutos), não haverá dilatação do horário de término da avaliação.

Durante a avaliação presencial não será permitido que o(a) aluno(a) consulte ou acesse nenhum recurso didático ou tecnológico adicional (celular, internet, DVD,

pendrive, HD, entre outros).

11.3 AVALIAÇÃO DE SEGUNDA CHAMADA

A avaliação de segunda chamada das disciplinas semipresenciais é a oportunidade concedida ao(a) aluno(a) de substituir o resultado nulo (zero) em razão da falta de uma das avaliações presenciais realizadas (Unidade 1 ou Unidade 2).

O(a) aluno(a) que não fizer uma das avaliações presenciais deverá protocolar requerimento de segunda chamada junto à Central de Atendimento, observando o prazo de até dois dias úteis após a data de realização da avaliação que tiver faltado, de acordo com o Regimento Geral e Manual do Aluno da UnP.

No caso das disciplinas semipresenciais, o requerimento deverá ser encaminhado à Coordenação do NEaD que deverá analisar e decidir sobre a concessão de segunda chamada ao(a) aluno(a), considerando especialmente a observância do cumprimento pelo(a) aluno(a) das condições institucionalmente estabelecidas para essa avaliação substitutiva.

Será necessária a apresentação do comprovante do requerimento de segunda chamada pelo(a) aluno(a) no dia da referida avaliação presencial, sob pena deste(a) não poder realizar a avaliação sem a devida comprovação.

Desta forma, pode-se prever três situações:

• O(a) aluno(a) que perder as atividades avaliativas a distância, mas fizer a avaliação presencial da Unidade: neste caso, o(a) aluno(a) não fará jus à segunda chamada;

• O(a) aluno(a) que fizer as atividades avaliativas a distância, mas perder a avaliação presencial da Unidade: neste caso, o(a) aluno(a) poderá requerer segunda chamada e a nota alcançada nesta avaliação (de 0 a 10,0) substituirá integralmente a nota da unidade, DESCARTANDO-SE

(17)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

QUALQUER PONTUAÇÃO REFERENTE ÀS ATIVIDADES AVALIATIVAS A DISTÂNCIA DA RESPECTIVA UNIDADE;

• O(a) aluno(a) que perder as atividades avaliativas a distância e a avaliação presencial da Unidade: neste caso, o(a) aluno(a) poderá requerer segunda chamada e a nota alcançada nesta avaliação (de 0 a 10,0) substituirá integralmente a nota da unidade.

ATENÇÃO: Ressaltamos que o(a) aluno(a) só terá direito a realizar a prova de segunda chamada para repor uma ÚNICA avaliação presencial não realizada (Unidade 1 ou Unidade 2).

A avaliação presencial de segunda chamada terá a pontuação máxima de até 10,0 (dez) pontos.

11.4 AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Além da avaliação correspondente às U1 e U2, pode ocorrer uma avaliação de recuperação (AR), dando oportunidade ao(a) aluno(a) de realizar uma outra verificação da sua aprendizagem, objetivando a melhoria de seu desempenho em relação ao resultado anterior, conforme previsto no Manual do Aluno da UnP.

Reforça-se que a avaliação presencial de recuperação da aprendizagem terá a pontuação máxima de 10,0 (dez) pontos.

12 ATENDIMENTO AO ALUNO(A)

Todas as solicitações dos(as) alunos(as) referentes às disciplinas semipresenciais deverão ser feitas formalmente, junto à Central de Atendimento de qualquer unidade, ou através do auto-atendimento, via internet. As mesmas deverão ser encaminhadas para a Coordenação do NEaD que analisará e realizará o despacho em conformidade com o Regimento Interno da UnP.

13 APOIO TÉCNICO-PEDAGÓGICO

Durante a oferta das disciplinas semipresenciais, os(as) alunos(as) poderão contar com a equipe de apoio técnico-pedagógico do NEaD, para tirar dúvidas

(18)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

referentes a normas e procedimentos, em geral, e para auxiliá-los na utilização do AVA (UnP Virtual).

ATENÇÃO ESPECIAL:

Em caso de dúvidas relativas aos CONTEÚDOS das disciplinas semipresenciais, o(a) aluno(a) deve se comunicar com o(a) professor(a) da sua disciplina semipresencial por meio das ferramentas de comunicação do UnP Virtual.

14

PROCEDIMENTOS

DE

MATRÍCULA

NAS

DISCIPLINAS

SEMIPRESENCIAIS

No ato da renovação de matrícula, feita pelo Auto-Atendimento, estará disponível para o(a) aluno(a) a relação das disciplinas optativas semipresenciais em oferta no semestre corrente. O(a) aluno(a) deverá selecionar uma destas disciplinas e em seguida selecionar uma turma. Fica assim confirmada a sua matrícula na referida disciplina.

Além da disciplina optativa, o(a) aluno(a) poderá matricular-se em disciplina semipresencial em regime de adaptação ou dependência. Nesse caso deverá escolher as que estão destacadas como disciplinas do NEaD.

15 CONDIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE UMA TURMA

São 2 casos específicos:

a) Disciplina Optativa Semipresencial da Série Regular (Estrutura Curricular 2010)

O número de turmas/vagas a ser disponibilizadas para as disciplinas optativas semipresenciais, para oferta no semestre subsequente, será calculado em função do número de alunos(as) com matrícula regular no semestre atual. Haverá distribuição equitativa de número de turmas entre as disciplinas semipresenciais oferecidas, de modo que todas tenham sua oferta otimizada. Na renovação da

(19)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

matrícula a disciplina cujas vagas tenham sido todas ocupadas, deixará de ser visualizada para opção do(a) aluno(a).

b) Adaptação ou Dependência (Estruturas Curriculares anteriores a 2010)

As disciplinas de oferta semipresencial que pertencem as estruturas curriculares anteriores a 2010, continuarão tendo sua oferta a cada semestre, enquanto houver demanda, quer por regime de adaptação quer de dependência. No entanto, será ofertada somente a turma que tiver adesão de, no mínimo, 20 (vinte) alunos(a) matriculados. A possibilidade de oferta de disciplina, cuja adesão for inferior a 20 alunos(as) matriculados(as), será analisada pela PROGRAD.

16 CUSTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS

O custo de uma disciplina optativa semipresencial que integra a série regular já está incluído no valor da parcela da semestralidade da série regular.

O custo para cursar disciplinas semipresenciais, em regime de adaptação ou de dependência, será calculado de acordo com as mesmas regras adotadas para o cálculo dos valores de disciplinas cursadas em regime de adaptação e dependência na oferta presencial.

O(a) aluno(a) pode obter mais informações junto às Centrais de Atendimento em todas as Unidades da UnP.

17 CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

As disciplinas optativas semipresenciais que fazem parte de série regular não podem ser canceladas. Porém, o(a) aluno(a) poderá mudar sua opção enquanto estiver vigente o período de renovação de matrícula ou ajustes, desde que haja vaga na disciplina escolhida. Depois de confirmada a matrícula pelo(a) aluno(a), a mudança poderá ser realizada somente pela Direção do Curso. Concluído este novo ajuste pelo Diretor, o(a) aluno(a) deverá retornar ao autoatendimento e confirmar a renovação de sua matrícula. O(a) aluno(a) poderá fazer estes ajustes até 5 vezes.

(20)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

Caso a disciplina semipresencial esteja sendo cursada em regime de adaptação ou dependência, o(a) aluno(a) poderá requerer o cancelamento até a data limite de renovação de matrícula no semestre corrente. Caberá ao Diretor do Curso o despacho do requerimento.

(21)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

APÊNDICE A – Disciplinas e Ementas

ADAPTAÇÃO OU DEPENDÊNCIA Comunicação Empresarial (60h)

Ementa: A comunicação dentro das empresas. Comunicação e eficácia organizacional. Bases da comunicação oral e escrita. A comunicação informal utilizada a favor da empresa. Meios e instrumentos de comunicação. Comunicação dirigida: tipos, objetivos e público-alvo. Modelos de comunicação dirigida: impressos (carta, ofício, ata, memorando), orais (reunião, comitê, seminário, palestra), eletrônicos (internet, intranet, correio eletrônico,

site, home page, news letter) específicos (mural, boletim informativo, mailing list e áudio-visual).

Construção do Conhecimento e Metodologia da Pesquisa (60h)

Ementa: A filosofia, o conhecimento e as ciências. Epistemologia da pesquisa. Fundamentos metodológicos de pesquisa. Metodologias de pesquisa. Métodos de pesquisa. Técnicas de pesquisa. Estratégias metodológicas. Projeto de pesquisa.

Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental (60h)

Ementa: Cidadania Planetária e Desenvolvimento Sustentável, Ecologia Humana, Economia solidária. Empreendedorismo (60h)

Ementa: Iniciação empresarial. O empreendedor e sua importância para a sociedade. O perfil do empreendedor de sucesso. Atividade empreendedora como opção de carreira. Empreendedorismo corporativo. O empreendedor e o processo visionário. Oportunidades de negócios. Criatividade. Fatores críticos de sucesso do empreendedor no contexto brasileiro.

Ética, Cidadania e Direitos Humanos (60h)

Ementa: Direitos Humanos. Direitos Constitucionais. Cidadania. Direitos e garantias fundamentais do cidadão. Ética, estética e interface com os direitos humanos. O sujeito como agente, ator e autor.

Gestão Empresarial (60h)

Ementa: Visão sistêmica da empresa e dos subsistemas empresariais. Competências Empresariais: Eficiência e Eficácia empresarial. Funções da Administração aplicadas a Gestão: Planejamento. Organização. Direção e Controle. Ambiente e Vantagem Competitiva. Novas abordagens em gestão empresarial.

Homem e Sociedade (60h)

Ementa: A humanidade na modernidade e na contemporaneidade. Cultura. Política. Sociedade. Ideologia. Democracia. Poder. Relações Sociais.

Leitura e Produção de Texto (60h)

Ementa: Leitura e produção de texto. Relações de significação e construção de sentido. Os gêneros textuais e a interação entre autor, texto e leitor. A textualidade e suas relações com o processo de construção discursiva.

OPTATIVAS – 2ª SÉRIE Disciplina: Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental (60h)

Ementa: Cidadania Planetária e Desenvolvimento Sustentável, Ecologia Humana, Economia solidária. Disciplina: Empreendedorismo (60h)

Ementa: Iniciação empresarial. O empreendedor e sua importância para a sociedade. O perfil do empreendedor de sucesso. Atividade empreendedora como opção de carreira. Empreendedorismo corporativo. O empreendedor e o processo visionário. Oportunidades de negócios. Criatividade. Fatores críticos de sucesso do empreendedor no contexto brasileiro.

Disciplina: Espanhol Instrumental (60h)

Ementa: Construção do conceito de língua instrumental. Capacitação da compreensão de texto escrito, observando o estudo comparado entre as línguas latinas, materna e estrangeira.

Disciplina: Ética, Cidadania e Direitos Humanos (60h)

Ementa: Direitos Humanos. Direitos Constitucionais. Cidadania. Direitos e garantias fundamentais do cidadão. Ética, estética e interface com os direitos humanos. O sujeito como agente, ator e autor.

Disciplina: Homem e Sociedade (60h)

Ementa: A humanidade na modernidade e na contemporaneidade. Cultura. Política. Sociedade. Ideologia. Democracia. Poder. Relações Sociais.

Disciplina: Inglês Instrumental (60h)

Ementa: Concepções de leitura. Aquisição de vocabulário básico geral e profissional. Estudo e aplicação de estratégias de leitura. Interpretação de textos gerais e profissionais em língua inglesa.

CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO) / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA) OBRIGATÓRIA – 2ª SÉRIE

Disciplina: Homem e Sociedade (60h)

Ementa: A humanidade na modernidade e na contemporaneidade. Cultura. Política. Sociedade. Ideologia. Democracia. Poder. Relações Sociais.

(22)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1 OPTATIVAS – 3ª SÉRIE

ESCOLA DA SAÚDE Envelhecimento e Qualidade de Vida (60h)

Ementa: A Transição demográfica mundial e a transição Epidemiológica; As Teorias do envelhecimento, a longevidade e seus aspectos biopsicossociais; Mitos e realidade em Geriatria; Políticas Públicas e Indicadores de qualidade de vida.

Políticas Públicas em Saúde no Brasil e na América Latina (60h)

Ementa: Historicidade das políticas de saúde e sua relação com políticas sociais. Políticas de saúde na América Latina e no Brasil. A consolidação do Sistema Único de Saúde. Reestruturação do setor saúde no mundo.

Educação em Saúde (60h)

Ementa: Evolução histórica da educação em saúde, sua contextualização e o papel dos sujeitos sociais. A educação em saúde e o processo de promoção da saúde, sob a ótica dos princípios e diretrizes do SUS. Metodologias educativas, tendências pedagógicas nas ações de saúde, pautadas na educação popular na perspectiva de efetivar o controle social e os princípios da humanização.

ESCOLA DO DIREITO Aspectos Jurídicos dos Direitos Humanos (60h)

Ementa: Estudo do conceito, fundamentos, evolução e significado dos direitos humanos. O Estado Democrático de Direito e os Direitos Humanos. Formação, autonomia e consolidação do Direito Internacional dos Direitos Humanos. A legislação brasileira aplicada aos Direitos Humanos. Direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal. Os direitos fundamentais como aquisição evolutiva da humanidade. Direitos Fundamentais e atuação do Estado com vistas à Segurança Pública.

Direito Educacional (60h)

Ementa: Introdução ao Direito Educacional. Estrutura Legal da Educação Brasileira. Direito Educacional constitucional. Os Princípios e a Filosofia da Educação Brasileira. Legislação Educacional do Ensino Fundamental, Médio, Profissional, Superior e de Educação a Distância. Gestão Educacional, Estrutura e Funcionamento da Educação. Políticas públicas da Educação e tendências no projeto político pedagógico da Escola. Bases legais para novas diretrizes em educação.

Direito Comunitário (60h)

Ementa: Direito Comunitário em formação. Sujeitos de Direito Internacional Público. Convenções e Tratados. Ordem Jurídica Comunitária. O Direito Comunitário e a relação com as Ordens Jurídicas Nacionais. Conflitos e meios de solução.

ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS Informática Aplicada (60h)

Ementa: Processador de textos - aplicações avançadas de editor de texto, planilhas eletrônicas, editor de apresentação, internet, utilização básica de bancos de dados.

Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva (60h)

Ementa: Histórico e principais conceitos. A Economia do Conhecimento. A Empresa do Conhecimento. Perfil do Profissional na Era do Conhecimento.Conceitos de dados, informação e conhecimento. Conhecimento no Contexto Organizacional. Tipos de Conhecimento. Características do Conhecimento Gestão do Conhecimento. Inteligência competitiva. Inteligência empresarial. Capital Intelectual. Learning Organizations. Competitividade baseada no conhecimento. Gestão estratégica do conhecimento. Tecnologias da Informação e Gestão do Conhecimento. Organizações na sociedade do conhecimento. Proteção do conhecimento. Estudo de casos em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva.

Globalização e Negócios (60h)

Ementa: Evolução do comércio. Integração Mercantil. História da Globalização. Era Globalizada X Negócios. Estratégias Globais de Negócios. Mercado Global e Competitividade. Novos Negócios e adequação comercial à Globalização. Diferencial Competitivo Global. Internacionalização de Negócios. Alianças Estratégicas. Noções de Comércio Global. Perfil Profissional e postura dos Negócios na Nova Economia. Concorrência, tecnologia e qualidade.

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES Comunicação e Mídias Contemporâneas (60h)

Ementa: As mídias contemporâneas e seu papel na cultura e nas interações sociais. O advento dos sites de relacionamentos (Orkut, Twitter). A midiatização do controle social e seus efeitos na capacidade crítica dos cidadãos. A interação do ser humano com as mídias digitais e seu impacto nas relações sociais. As relações entre sociedade de consumo e cultura na pós-modernidade. A presença de mensagens virtuais caracterizadas pela combinação de informação e de entretenimento.

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação (60h)

Ementa: Epistemologia da comunicação: noções básicas. Fundamentos da metodologia científica aplicada à comunicação. O objeto e os campos da comunicação. As fontes de pesquisa. A aplicação das principais técnicas de pesquisa adaptadas ao campo dos estudos da comunicação. A pesquisa quantitativa e qualitativa, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de opinião, o estudo de caso, o trabalho de campo (a observação participante, o questionário, a entrevista).

(23)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1 ESCOLA DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS

Introdução ao Controle de Qualidade (60h)

Ementa: Globalização e qualidade; gestão por processo; gestão da qualidade focada no cliente; Globalização e qualidade; satisfação do cliente; princípios e conceitos de qualidade; conceitos básicos da qualidade; modelo sistêmico da qualidade; implantação do sistema da qualidade e de seus instrumentos; série ISO-9000; sistematização de processos e métodos; organização do sistema da qualidade; planejamento estratégico da qualidade; ciclo da qualidade: mercado, produto, produção; recursos humanos para a qualidade; garantia da qualidade e manual da qualidade; princípios e conceitos do manual da qualidade; sistema e auditoria da qualidade; tópicos implantação e controle estatístico do processo; diagrama de pareto; causa e efeito; estratificação; folha de verificação; histograma; diagrama de dispersão; gráficos de controle; brainstorming; aplicações.

Gestão de Processos (60h)

Ementa: Teorias Administrativas; Conceitos de OSM; Conceitos de Gerenciamento de Processos de Negócio ou BPM; Importância e Aplicação; Sistemas de Informações; Instrumentos de coleta de informações; Fluxogramas; Manuais e procedimentos; Formulários. Arranjo físico; Processos Administrativos; Estrutura Organizacional; Departamentalização; Reengenharia; Empowerment; Indicadores de Desempenho.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO Curriculo (60h)

Ementa: As Contribuições das Teorias Críticas do Currículo. A perspectiva Teórico-Prática do Currículo. A Organização do Currículo. Temas Transversais. Currículo, Avaliação e Projeto Pedagógico. Currículo e Trabalho Docente.

Tecnologias Educacionais (60h)

Ementa: Utilização de recursos tecnológicos em ambientes escolares e não escolares. Políticas públicas voltadas para o uso pedagógico das tecnologias e Educação a distância no Brasil. Aplicação didática dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Compreensão da contribuição da Internet como espaço de aprendizagem. Ferramentas utilizadas em EaD.

ESCOLA DE HOSPITALIDADE Ecoturismo (60h)

Ementa: Antecedentes históricos do ecoturismo. Abordagens conceituais. O turismo em áreas naturais protegidas. As modalidades do ecoturismo. O papel da educação ambiental. O planejamento e a gestão do ecoturismo.

OPTATIVAS – 4ª SÉRIE Disciplina: Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental (60h)

Ementa: Cidadania Planetária e Desenvolvimento Sustentável, Ecologia Humana, Economia solidária. Disciplina: Espanhol Instrumental (60h)

Ementa: Construção do conceito de língua instrumental. Capacitação da compreensão de texto escrito, observando o estudo comparado entre as línguas latinas, materna e estrangeira.

Disciplina: Estudo da Realidade Brasileira (60h)

Ementa: Brasilidade. Classes e Movimentos Sociais Problemas Sociais. Etnocentrismo. Sociodiversidade. Multiculturalismo. Diversidade Cultural. Regulamentação. Autonomia e Emancipação.

Disciplina: Ética, Cidadania e Direitos Humanos (60h)

Ementa: Direitos Humanos. Direitos Constitucionais. Cidadania. Direitos e garantias fundamentais do cidadão. Ética, estética e interface com os direitos humanos. O sujeito como agente, ator e autor.

Disciplina: Homem e Sociedade (60h)

Ementa: A humanidade na modernidade e na contemporaneidade. Cultura. Política. Sociedade. Ideologia. Democracia. Poder. Relações Sociais.

Disciplina: Inglês Instrumental (60h)

Ementa: Concepções de leitura. Aquisição de vocabulário básico geral e profissional. Estudo e aplicação de estratégias de leitura. Interpretação de textos gerais e profissionais em língua inglesa.

Disciplina: Libras (60h)

Ementa: O papel da linguagem e da Língua Brasileira de Sinais na socialização e inclusão. Direito à educação das pessoas surdas e com deficiência auditiva. Acessibilidade. LIBRAS como primeira e segunda língua. Estrutura da LIBRAS. Tradução e Interpretação de LIBRAS. LIBRAS no processo de ensino-aprendizagem.

(24)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1

APÊNDICE B – Cronogramas

CRONOGRAMA DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS – OFERTA REGULAR e ADAPTAÇÃO/DEPENDÊNCIA – 2012.1

DATA/PERÍODO AÇÃO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS OBSERVAÇÕES

13 a 19 de

fevereiro Semana de Ambientação em

EaD

Auto-estudo realizado pelo aluno (a distância) fazendo a leitura dos materiais:

Diretrizes de Oferta e Livro “Aprendendo na Educação a Distância (EaD)”.

Disponível no menu Educação a Distância na página inicial do site da

UnP (www.unp.br) e também no UnP

Virtual (ferramenta Mural do NEaD)

25 de Fevereiro e 03 de Março

Encontro presencial entre professores e alunos

Comparecimento às Unidades da UnP ou Campus Mossoró. Verificar junto ao seu professor da disciplina semipresencial a localização da sala (Unidade, prédio e

número da sala), o horário e o dia do encontro presencial da sua turma -

CADA TURMA TEM A SUA DATA ESPECÍFICA).

Local das Avaliações: Alunos de Natal – Unidades da UnP –

Natal;

Alunos de Mossoró – Campus Mossoró.

13 de Fevereiro a

04 de março Fórum de Apresentação Acesso ao UnP Virtual – Ferramenta FÓRUM A DISTÂNCIA - UnP Virtual

13 de Fevereiro a

04 de março Aula 01 Acesso ao UnP Virtual – Ferramenta AULAS A DISTÂNCIA - UnP Virtual

13 de Fevereiro a 04 de março

Fórum para discussão de

conteúdo da Aula 01 Acesso ao UnP Virtual - Ferramenta FÓRUM A DISTÂNCIA - UnP Virtual

24 de Fevereiro a

04 de Março Aula 02 Acesso ao UnP Virtual – Ferramenta AULAS A DISTÂNCIA - UnP Virtual

24 de Fevereiro a 04 de Março

Fórum para discussão de

conteúdo da Aula 02 Acesso ao UnP Virtual - Ferramenta FÓRUM A DISTÂNCIA - UnP Virtual

05 a 14 de Março Aula 03 Acesso ao UnP Virtual – Ferramenta AULAS A DISTÂNCIA - UnP Virtual

05 a 14 de Março Fórum para discussão de

conteúdo da Aula 03 Acesso ao UnP Virtual - Ferramenta FÓRUM A DISTÂNCIA - UnP Virtual

15 a 23 de Março Aula 04 Acesso ao UnP Virtual – Ferramenta AULAS A DISTÂNCIA - UnP Virtual

15 a 23 de Março Fórum para discussão de

conteúdo da Aula 04 Acesso ao UnP Virtual - Ferramenta FÓRUM A DISTÂNCIA - UnP Virtual

01 a 20 de Março

Período para a realização de Atividade Avaliativa a

Distância (Unidade I)

Acesso ao UnP Virtual – Ferramenta TRABALHO

Cada atividade terá data de início e de término estabelecido pelo professor da disciplina, dentro do

período de 01 a 20 de Março.

24 e 31 de Março (Sábados)

Realização da Avaliação Presencial da Unidade I

Comparecimento à Unidade/Sala para a realização da referida Avaliação. Verificar junto ao seu professor na disciplina a localização da sala (Unidade, prédio e número da sala), o horário e o dia da sua avaliação

presencial - CADA TURMA COM SUA DATA ESPECÍFICA.

Local das Avaliações: Alunos de Natal – Unidades da UnP –

Natal;

Alunos de Mossoró – Campus Mossoró.

02 a 11 de Abril Aula 05 Acesso ao UnP Virtual – Ferramenta AULAS A DISTÂNCIA - UnP Virtual

02 a 11 de Abril Fórum para discussão de conteúdo da Aula 05 Acesso ao UnP Virtual - Ferramenta FÓRUM A DISTÂNCIA - UnP Virtual

12 a 21 de Abril Aula 06 Acesso ao UnP Virtual – Ferramenta AULAS A DISTÂNCIA - UnP Virtual

12 a 21 de Abril Fórum para discussão de

conteúdo da Aula 06. Acesso ao UnP Virtual - Ferramenta FÓRUM A DISTÂNCIA - UnP Virtual

22 de Abril a 04

de Maio Aula 07 Acesso ao UnP Virtual – Ferramenta AULAS A DISTÂNCIA - UnP Virtual

22 de Abril a 04 de Maio

Fórum para discussão de

conteúdo da Aula 07 Acesso ao unp Virtual - Ferramenta FÓRUM A DISTÂNCIA - UnP Virtual

05 a 18 de Maio Aula 08 Acesso ao UnP Virtual – Ferramenta AULAS A DISTÂNCIA - UnP Virtual

05 a 18 de Maio Fórum para discussão de conteúdo da Aula 08. Acesso ao UnP Virtual - Ferramenta FÓRUM A DISTÂNCIA - UnP Virtual

20 de Abril a 09 de Maio

Período para a realização de Atividade Avaliativa a Distância (Unidade II)

Acesso ao UnP Virtual – Ferramenta Trabalho.

Cada atividade terá data de início e de término estabelecido pelo professor da disciplina, dentro do período de 20 de Abril a 09 de Maio.

19 e 26 de Maio (Sábados)

Realização da Avaliação Presencial da Unidade II

Comparecimento à Unidade para a realização da referida Avaliação. Verificar junto ao seu professor na disciplina a localização da sala (Unidade, prédio e nº da

sala) e o horário da sua avaliação presencial - CADA TURMA COM SUA DATA ESPECÍFICA.

Local das Avaliações: Alunos de Natal – Unidades da UnP –

Natal;

Alunos de Mossoró – Campus Mossoró.

(25)

Diretrizes de Oferta das Disciplinas Semipresenciais para 2012.1 02 de Junho

(Sábado)

Realização da Avaliação de Segunda Chamada

Comparecimento à Unidade para a realização da referida Avaliação. Verificar junto ao seu professor na disciplina a localização da sala (Unidade, prédio e nº da

sala) e o horário da sua avaliação presencial.

Local das Avaliações: Alunos de Natal – Unidades da UnP –

Natal;

Alunos de Mossoró – Campus Mossoró.

16 de Junho (Sábado)

Realização da Avaliação de Recuperação

Comparecimento à Unidade para a realização da referida Avaliação. Verificar junto ao seu professor na disciplina a localização da sala (Unidade, prédio e nº da

sala) e o horário da sua avaliação presencial.

Local das Avaliações: Alunos de Natal – Unidades da UnP –

Natal;

Alunos de Mossoró – Campus Mossoró.

Referências

Documentos relacionados

To measure the horizontal and resultant lower limbs external kinetics at backstroke starting, researchers have used one force plate, while for ventral starts one and two force

Tal objetivo se cumpriu por meio da caracterização do perfil socioeconômico do grupo familiar e dos estudantes residentes nas unidades de moradia estudantil da

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior