• Nenhum resultado encontrado

ACORDO DE COOPERAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Manual de Procedimentos para Formalização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACORDO DE COOPERAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Manual de Procedimentos para Formalização"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

A

CORDO DE

C

OOPERAÇÃO

U

NIVERSIDADE

F

EDERAL DA

P

ARAÍBA

P

-

REITORIA DE

P

LANEJAMENTO E

D

ESENVOLVIMENTO

C

OORDENAÇÃO DE

C

ONVÊNIOS

Manual de Procedimentos para Formalização

Setembro/2018

João Pessoa/PB

(2)

Pág. 2

Sumário

Apresentação ... 3

1. Acordo de Cooperação ... 4

1.1 Considerações Iniciais e Definições ... 4

1.2 Proposição ... 5

1.3 Operacionalização ... 5

1.4 Vedações ... 5

1.5 Composição para Formalização do Processo ... 6

1.6 Fluxo do Processo Administrativo ... 8

1.7 Legislação ... 9

2. Modelos ... 10

MODELO A - Ofício/Carta do proponente solicitando a celebração de Acordo de Cooperação ... 11

MODELO B - Memorando eletrônico para celebração de aditivo ao Acordo de Cooperação ... 12

MODELO C - Certidão do colegiado acadêmico ... 13

MODELO D - Autorização de participação em projeto ... 14

(3)

Pág. 3

Apresentação

A Pró-Reitoria de Planejamento, através da Coordenação de Convênios (CODECON), desenvolveu este “Manual de Procedimentos para Formalização de Acordo

de Cooperação e seus Aditivos” com o objetivo de orientar os servidores da UFPB,

padronizando e uniformizando os procedimentos vinculados à gestão dos Acordos de Cooperação.

Este documento foi produto de uma dissertação de mestrado profissional do Programa em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior – MPPGAV do Centro de Educação da UFPB, sendo discutido e analisado no âmbito interno da CODECON pelos técnicos que trabalham diretamente com a formalização do Acordo de Cooperação, por meio de consulta disponibilizada aos técnicos. Neste documento foram realizadas modificações de texto e estrutura, tendo em vista a necessidade das atividades da CODECON.

Este manual contempla conceitos básicos; formas de proposição; operacionalização; vedações; a composição do processo; fluxo do processo administrativo; legislação correlata sobre o assunto e os modelos dos documentos necessários para a devida proposição do instrumento.

No desenvolvimento deste Manual de Procedimentos, buscou-se mitigar os riscos de falhas na formalização do instrumento jurídico, padronizando e sistematizando as informações.

Da mesma forma, esta proposta seguiu recomendações da Controladoria Geral da União (CGU), descritas no Relatório de Auditoria nº 201505100 deste Órgão de Controle e em consonância com a legislação em vigor sobre a matéria.

Por fim, entende-se que este Manual de Procedimentos de Formalização de Acordo de Cooperação e seus Aditivos é uma ferramenta inicial para auxiliar os servidores da UFPB em suas atividades.

Este Manual poderá sofrer futuras alterações e adaptações ao ser aplicado no decorrer das atividades desta Instituição e nos casos concretos que venham a ser propostos.

(4)

Pág. 4

1. Acordo de Cooperação

1.1 Considerações Iniciais e Definições

A Lei 13.204,14 de dezembro de 2015 trouxe em seu Artigo 2º, VIII-A, a definição do Acordo de Cooperação como sendo:

“instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil1, para a consecução

de finalidade de interesse público e recíproco que não envolva a transferência de recursos financeiros”.

Por outro lado, para celebração de parcerias junto a órgãos da administração pública e outras instituições privadas, não caracterizadas como organizações da sociedade civil, são aplicáveis os preceitos da Lei 8.666/1993.

Dessa forma, as Instituições Federais de Ensino Superior- IFES, e mais especificamente a Universidade Federal da Paraíba – UFPB, são legalmente permitidas tanto a formalização de Acordos sob a égide da Lei 13.204/2015 (tendo como contraparte as organizações da sociedade civil), quanto sob a égide da Lei 8.666/1993 (tendo como contraparte os órgãos da administração pública e demais instituições privadas). Importante destacar que mesmo nos casos de celebração de Acordos de Cooperação Técnica com entidades da organização da sociedade civil, a Lei 8.666/1993 também deve ser cumulativamente observada.

Conforme as definições legais, os Acordos de Cooperação têm finalidade técnica, científica, cultural e tecnológica e por meio deles são desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão entre as instituições parceiras, mediante planejamento e cronogramas de execução previamente estabelecidos em Plano de Trabalho, que deve integrar, na forma de anexo, os termos do Acordo.

1 I - organização da sociedade civil: a) entidade privada sem fins lucrativos que não distribua entre os seus

sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, isenções de qualquer natureza, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e que os aplique integralmente na consecução do respectivo objeto social, de forma imediata ou por meio da constituição de fundo patrimonial ou fundo de reserva; b) as sociedades cooperativas previstas na Lei no 9.867, de 10 de

novembro de 1999; as integradas por pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade pessoal ou social; as alcançadas por programas e ações de combate à pobreza e de geração de trabalho e renda; as voltadas para fomento, educação e capacitação de trabalhadores rurais ou capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural; e as capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e de cunho social. c) as organizações religiosas que se dediquem a atividades ou a projetos de interesse público e de cunho social distintas das destinadas a fins exclusivamente religiosos.

(5)

Pág. 5

1.2 Proposição

A propositura do Acordo de Cooperação inicia-se com a apresentação, junto à Secretaria da Assessoria do Gabinete da Reitoria, de Ofício à(o) Reitor(a) da UFPB, por meio do qual a celebração do instrumento seja solicitada. A partir de tal solicitação, formaliza-se um processo administrativo, através do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - SIPAC, sendo este encaminhado a (o) Reitor(a) para apreciação do interesse institucional.

Em relação à proposição de eventuais Termos Aditivos, a mesma pode ser realizada junto à Secretaria da Assessoria do Gabinete da Reitoria, através de Memorando Eletrônico emitido pelo Coordenador do Projeto junto à UFPB.

Em ambos os casos, necessário observar a exigência da documentação descrita no item 2 deste Manual - “Composição para Formalização do Processo”.

O acompanhamento do processo administrativo poderá ser realizado pela internet, através do site oficial da UFPB, conforme link a seguir:

https://sipac.ufpb.br/public/jsp/portal.jsf.

1.3 Operacionalização

Os procedimentos operacionais relativos à celebração de Acordo de Cooperação, iniciam-se com a discussão e estabelecimento das cláusulas do instrumento entre as organizações da sociedade civil, órgãos da administração pública e demais instituições privadas.

O Acordo de Cooperação deverá ter como complemento o respectivo Plano de Trabalho, onde serão previstas todas as metas e etapas necessárias à execução do projeto.

1.4 Vedações

É Importante que o plano de trabalho seja bem detalhado e o mais específico possível, sobretudo em razão da vedação legal de celebração de instrumentos jurídicos do tipo “guarda-chuva”, ou seja, com objeto amplo e sem definição das atividades a serem executadas.

(6)

Pág. 6

Nesse sentido, o TCU publicou Acórdãos determinando e recomendando a não celebração de tais instrumentos, tendo em vista que não têm previsão legal.

Acordão nº 2731/2008 – TCU – Plenário, item 9.2.5. estabeleçam, com suas

fundações de apoio, contratos ou convênios individualizados para cada projeto de parceria a ser firmado, abstendo-se de efetuar, para a cobertura desses projetos, aditivos, apostilas ou instrumentos similares como acessórios a contratos ou convênios genéricos ou do tipo “guarda-chuva”, não previstos em lei e também vedados pela Instrução Normativa nº2/2008, art. 3º, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; (BRASIL, 2008, grifo nosso)

Acordão 2909/2009 – TCU – Plenário, item 9.8.1 nos termos dos arts. 55, I, 116, § 1º, I,

da Lei 8.666/93, c/c art. 1º, §1º, inciso XV, da Portaria Interministerial 127/2008, abstenha-se de celebrar convênios ou instrumentos congêneres com planos de trabalho genéricos ou com objetos imprecisos, exigindo que contenham todas as informações legalmente exigidas; (BRASIL, 2009)

1.5 Composição para Formalização do Processo

Seguem, no quadro abaixo, os documentos necessários à propositura de Acordo de Cooperação e seus aditivos.

Quadro 1 – Documentos Necessários para Formalização Processo de Acordo de Cooperação e

seus aditivos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS FUNDAMENTAÇÃO

1

- No caso de Novo Acordo de Cooperação - Ofício do Órgão/Entidade

Pública ou Privada solicitando a propositura da celebração do Acordo de Cooperação, informando os dados do convenente, assim como indicando o coordenador do projeto de pesquisa, seus dados para contatos: telefone e e-mail institucional. (MODELO A);

- No caso de Aditivo de Acordo de Cooperação - Memorando

eletrônico do Coordenador do Projeto, encaminhado à(o) Reitor(a) da UFPB, por meio do qual solicita o Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação, devendo conter a justificativa do aditivo, a indicação do número do Acordo de Cooperação a ser aditivado e o título do projeto.

(MODELO B)

Art. 5º da Lei 9.784 de 29 de janeiro de 1999.

2 Cópia do Projeto (Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação ou Administrativo), devidamente rubricado, datado e assinado.

*No caso de Aditivo, não é necessário apresentar este documento.

Inciso I, § 2, do Art. 4º da Resolução nº 35/2013 - CONSUNI.

3 Certidão de competente o qual o projeto será vinculado. (admite-se aprovação ad-aprovação pelo Colegiado(s) Departamental(s)

referendum). (MODELO C)

*No caso de Aditivo, não é necessário apresentar este documento.

Inciso III, § 2º do Art. 4º Resolução nº 35/2013 - CONSUNI.

4

Autorização do setor de lotação docente/técnico-administrativo para

participação no projeto sem recebimento de bolsa, se for o caso.

(MODELO D)

*No caso de Aditivo, não é necessário apresentar este documento.

Art. 27º da Resolução 35/2013.

(7)

Pág. 7

5 Plano de Trabalho (MODELO E

2). Este documento deve ser encaminhado

para o e-mail da Coordenação de Convênios (codecon@proplan.ufpb.pb), assinados pelo Coordenador do Projeto, em formato “.pdf” e “.doc ou .docx”, para análise.

§ 1º do Art. 116 da Lei 8.666/1993.

6

Documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista dos Partícipes

Caso o acordante seja Órgão da Administração Pública (Federal. Estadual ou Municipal) não é necessário apresentar estes documentos.

6.1 Comprovante de Cadastro no CNPJ.

Art. 29 da Lei 8.666/1993. 6.2 Cópia do Contrato Social /Estatuto/Regimento.

6.3 Certidão Negativa de Tributos Federais e Dívida Ativa da União. 6.4 Certidão Negativa de Débitos perante o FGTS.

6.5 Certidão Negativa de Débitos Trabalhista. 6.6 Certidão Negativa de Débitos Estaduais. 6.7 Certidão Negativa de Débitos Municipais. 7

Documentação relativa à Habilitação Jurídica dos Partícipes

7.1 Comprovante de vinculação de titularidade do representante legal junto à Entidade/Empresa. (Ex. Estatuto, Contrato Social, Portaria etc.)

*No caso de Aditivo, não é necessário apresentar este documento.

Art. 28 da Lei 8.666/93 7.2 Cópia de documentos pessoais do representante legal da Instituição/Empresa, no caso, a Carteira de Identidade (RG) ou

equivalente e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

*No caso de Aditivo, não é necessário apresentar este documento.

8 Caso o Partícipe seja uma Organização da Sociedade Civil é necessário apresentar os seguintes documentos complementares:

8.1 Certidão de existência jurídica expedida pelo cartório de registro civil ou cópia do estatuto registrado e de eventuais alterações ou, tratando-se de sociedade cooperativa, certidão simplificada emitida por junta comercial; Cópia do Estatuto Registrado e suas eventuais alterações.

Inciso III do Art. 34 da Lei 13.019/2014.

8.2

Cópia da ata de eleição do quadro dirigente atual.

Inciso V do Art. 34 da Lei 13.019/2014.

8.3 Relação nominal atualizada dos dirigentes da entidade, com endereço, número e órgão expedidor da carteira de identidade e número de registro no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF da Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB de cada um deles.

Inciso VI do Art. 34 da Lei 13.019/2014.

8.4 Comprovação de que a organização da sociedade civil funciona no endereço por ela declarado.

Inciso VII do Art. 34 da Lei 13.019/2014.

Observação: A elaboração da minuta do Acordo de Cooperação deverá ser realizada pela Coordenação de Convênios (CODECON), após a apresentação dos documentos citados acima em processo administrativo.

2 A minuta do Plano de Trabalho apresentada poderá ser modificada de acordo com o projeto, tendo em vista a especificidade do objeto a ser executado.

(8)

Pág. 8

1.6 Fluxo do Processo Administrativo

A figura abaixo explicita o fluxo administrativo referente à celebração de um novo Acordo de Cooperação firmado pela UFPB, assim como seus aditivos.

Fonte: Elaborado pela CODECON

Informações sobre a nomenclatura dos setores que percorrerá o processo administrativo, com os respectivos códigos de encaminhamento no sistema SIPAC.

SETORES DA UFPB DESCRIÇÃO CÓDIGO SIPAC

ASSESSORIA DO GABINETE Assessoria do Gabinete da Reitoria 11.01.50 REITOR(A) Gabinete do Reitor(a) 11.01.50 PRÓ-REITORIA COMPETENTE Pró-Reitoria vinculada ao projeto que será executado - PROPLAN Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento 11.00.61 CODECON Coordenação de Convênios 11.01.07.06 PRA Pró-Reitoria de Administração 11.00.47 PJ Procuradoria Jurídica 11.01.05

(9)

Pág. 9

1.7 Legislação

Sem prejuízo de outras espécies normativas, eventualmente aplicadas, os procedimentos referentes ao Acordo de Cooperação são regidos por:

a) Lei n º 8.666 de 21 de junho de 1993 - Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da

Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências;

b) Lei 13.019 de 31 de julho de 2014 - Estabelece o regime jurídico das parcerias

entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação; define diretrizes para a política de fomento, de colaboração e de cooperação com organizações da sociedade civil; e altera as Leis nos 8.429, de 2 de

junho de 1992, e 9.790, de 23 de março de 1999. (Redação dada pela Lei nº 13.204, de 2015);

c) Decreto 8.726 de 27 de abril de 2016 - Regulamenta a Lei nº 13.019, de 31 de

julho de 2014, para dispor sobre regras e procedimentos do regime jurídico das parcerias celebradas entre a administração pública federal e as organizações da sociedade civil;

d) Nota nº 00001/2016/CPCV/PGF/AGU – Assunto: Temas relacionados a

convênios e demais ajustes congêneres tratados no âmbito da Câmara Permanente de Convênios designada por meio da Portaria/PGF nº 98, de 26 de fevereiro de 2013.

(10)

Pág. 10

(11)

Pág. 11

MODELO A - Ofício/Carta do proponente solicitando a

celebração de Acordo de Cooperação

Ofício/Memorando/Carta nº ____/201X/SETOR/ÓRGÃO/EMPRESA

Local, dia de mês de ano Ao Magnífico(a) Reitor(a) da UFPB

Sr ou Sra. (Nome completo)

Universidade Federal da Paraíba, Campus I,

Cidade Universitária, João Pessoa/PB, CEP 58051-900

Solicitamos apreciação institucional de Vossa Magnificência no sentido de celebrarmos o ACORDO DE COOPERAÇÃO para o desenvolvimento do projeto (NOME DO PROJETO), a ser celebrado junto à (NOME DA ENTIDADE/EMPRESA).

O projeto será desenvolvido pelo Coordenador do Projeto, conforme dados abaixo:

Nome Coordenador Matrícula

E-mail Institucional

Nº do Contato Telefônico Institucional Cargo

Assinatura

(12)

Pág. 12

MODELO B - Memorando eletrônico para celebração de

aditivo ao Acordo de Cooperação

Memo nº XX/20XX

Local, dia de mês de ano Ao Reitor(a) da UFPB Prof(a)

Assunto: Solicitação de Aditivo Ao Magnífico(a) Reitor(a) da UFPB Sr ou Sra. (Nome completo)

Universidade Federal da Paraíba, Campus I,

Cidade Universitária, João Pessoa/PB, CEP 58051-900

Solicitamos apreciação institucional de Vossa Magnificência no sentido de aditarmos o Acordo de Cooperação nº _________ para o desenvolvimento do projeto (NOME DO PROJETO), a ser celebrado junto à (NOME DA ENTIDADE/EMPRESA), pelo seguinte motivo________________________________________________________________.

Coordenador do Projeto/UFPB Assinatura Eletrônica

(13)

Pág. 13

MODELO C - Certidão do colegiado acadêmico

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CERTIDÃO DO COLEGIADO ACADÊMICO

Certificamos para os devidos fins, que na ___° Reunião Plenária do Departamento

de ___________________________________, realizada aos ____ (__________) dias do mês de ____________, do ano de _________ (dois mil e _____________) foi aprovado por

unanimidade de votos o Projeto

“______________________________________________________________________________________ ____”, a ser coordenado pelo(a) Prof.(ª) _______________________________________, matricula SIAPE n° ______________________, lotado nesse Departamento.

Local, dia de mês de ano

__________________________________ Prof. ________________

Matrícula SIAPE n° _________ Chefe do Departamento ____________

(14)

Pág. 14

MODELO D - Autorização de participação em projeto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO EM PROJETO

AUTORIZO a participação do membro da equipe do projeto acadêmico – vinculado a este Departamento – intitulado "________________________________", uma vez que é admitida como colaboração esporádica e não implicará em prejuízo às suas atribuições funcionais.

Membro da Equipe Função no

Projeto

Matrícula SIAPE

Categoria

Funcional Regime de Trabalho

Local, dia de mês de ano

__________________________________ Prof. ________________

Matrícula SIAPE n° _________ Chefe do Departamento ____________

(15)

Pág. 15

MODELO E - Minuta de plano de trabalho para Acordo de

Cooperação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

ANEXO I

ACORDO DE COOPERAÇÃO Nº ____/2018 PLANO DE TRABALHO

1 - DADOS CADASTRAIS (UNIDADE ACORDANTE)

ÓRGÃO/ENTIDADE ACORDANTE CNPJ

ENDEREÇO CEP

REPRESENTANTE CPF RG

2 – OUTROS PARTÍCIPES (UNIDADE EXECUTORA)

ÓRGÃO/ENTIDADE CNPJ

Universidade Federal da Paraíba 24.098.477/0001-10

ENDEREÇO CEP

Cidade Universitária, s/n, Castelo Branco - João Pessoa - Paraíba 58.051-900

REPRESENTANTE CPF RG

3 - DESCRIÇÃO DO PROJETO

TÍTULO DO PROJETO: PERÍODO DE EXECUÇÃO:

INÍCIO: TÉRMINO:

IDENTIFICAÇÃO DO OBJETO:

(16)

Pág. 16

4 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FASE)

META/ FASE ESPECIFICAÇÃO DURAÇÃO (MÊS/ANO) INÍCIO TÉRMINO 1 Descrever Meta 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 2 Descrever Meta 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 3 Descrever Meta 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 4 Descrever Meta 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5

(17)

Pág. 17

5 - DADOS DO COORDENADOR E EQUIPE PARTICIPANTE

COORDENADOR NOME RG CPF ENDEREÇO CIDADE UF CEP FONE E-MAIL EQUIPE PARTICIPANTE

NOME TIPO DE PARTICIPANTE (DOCENTE, DISCENTE,

TÉCNICO, ETC.) LOTAÇÃO

6 - APROVAÇÃO

APROVAÇÃO

Na qualidade de representante legal da ________________________, aprovo o presente Plano de Trabalho junto à Universidade Federal da Paraíba.

Local, dia de mês de ano ___________________________________________ APROVAÇÃO

Na qualidade de representante legal da Universidade Federal da Paraíba, aprovo o presente Plano de Trabalho junto à _______________.

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo