• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Professora: Taís C. E. Frizzo Componente curricular: Ciências Turma: AI Data: da professora:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Professora: Taís C. E. Frizzo Componente curricular: Ciências Turma: AI Data: da professora:"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

CNIDÁRIOS

________________________________________________________________________________

Os cnidários, também conhecidos como celenterados, são animais invertebrados exclusivamente aquáticos. Neste grupo estão: hidras, medusas ou águas-vivas, corais e anêmonas-do-mar. Eles são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva (ou cavidade gastrovascular) no corpo, ou seja, um espaço onde o alimento é digerido. O alimento entra pela boca e é direcionado para esta cavidade. Os restos da digestão são liberados pela boca, pois os cnidários não possuem ânus. Neste sentido, é importante observar que os animais com SISTEMA DIGESTÓRIO COMPLETO possuem duas aberturas, a boca e o ânus. No caso dos cnidários, que possuem apenas uma abertura (a boca), dizemos que o sistema digestório é INCOMPLETO.

Também é interessante observar as formas dos indivíduos deste grupo. Eles apresentam reprodução com gerações alternadas, ou seja, intercalam entre o pólipo e a

medusa durante seu ciclo de vida (veja na imagem). Observe que as medusas são livres natantes (capazes de nadar) e sua boca é voltada para “baixo” (para o substrato), enquanto os pólipos são sésseis (vivem fixos no substrato) e têm a boca voltada para “cima” (coluna d’água).

Imagem disponível em: <https://brainly.com.br/tarefa/23934579>. Acesso em 08 set. 2020.

Já ouviste falar que estes animais “queimam”? Talvez isso já tenha acontecido contigo, infelizmente. Isso ocorre porque eles têm um mecanismo de defesa que aciona células denominadas CNIDÓCITOS – tocar nestas células pode ativar o processo de liberação de um líquido urticante, que pode causar queimaduras em nossa pele. Cnida quer dizer “urtiga”, por isso o nome desta célula e deste grupo de animais.

Aluno(a): Professora: Taís C. E. Frizzo Componente curricular: Ciências Turma: AI Data: E-mail da professora: tais.ciencias@gmail.com

(5)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

QUESTÕES

________________________________________________________________________________

1. Os poríferos se reproduzem sexuadamente e assexuadamente. Observa as figuras a seguir e indica (no retângulo vazio) em qual dos casos há reprodução assexuada e em qual há reprodução sexuada:

2. Assinala com um (X) a alternativa correta.

Dizemos que os cnidários são mais complexos do que os poríferos com relação ao seu modo de se alimentar e de digerir o alimento porque:

a) ( ) conseguem produzir seu próprio alimento.

b) ( ) digerem o alimento em uma cavidade dentro do corpo.

c) ( ) digerem o alimento exclusivamente dentro de células especializadas.

3. Lê as afirmativas abaixo e coloca V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

a) ( ) As esponjas são heterótrofas, ou seja, conseguem produzir seu próprio alimento a partir da energia do Sol.

b) ( ) As medusas são animais sésseis.

c) ( ) A anêmona é um cnidário que vive fixo sobre as rochas.

d) ( ) Os cnidários e as esponjas fazem reprodução sexuada e assexuada.

4. Relaciona as características a seguir às diferentes formas dos cnidários: P) Pólipos ( ) São fixos no substrato.

( ) Nadam livremente ou são carregados pelas correntes de água. M) Medusas ( ) Possuem os tentáculos ao redor da boca, que é voltada para cima.

( ) Os tentáculos ficam ao longo da margem do corpo e a boca fica no centro, voltada para o substrato.

Para realizar as questões, a dica é consultar os estudos dirigidos das semanas anteriores - Poríferos e Reprodução (semanas 20 e 22). Pode responder de forma digital, ou à mão, tirando uma foto. Depois é só mandar o arquivo por e-mail. Se preferir mandar as respostas no texto do e-mail também é uma opção.

(6)
(7)
(8)

Tarefa de estudos dirigidos a distância 1.

SEMANA 24 - Título da tarefa: Em algum lugar, alguém estava pensando....

Orientações: A tarefa a seguir deve ser realizada de forma individual e encaminhada

para o e-mail da professora (

geografia.paola@gmail.com

). O prazo para envio é Domingo,

dia 20 de Setembro. Não esqueça de colocar o seu nome.

Tarefa: Observe a brincadeira a seguir:

Aluno(a): Professora: Paola Pereira Componente curricular: Geografia

(9)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Considerando as imagens e os números indicados, complete com os nomes dos

lugares citados (no número 12 pode completar de forma livre, com alguma

brincadeira):

1) No Universo.

2) Em uma Galáxia: ______________________________

3) Em um Sistema Solar.

4) Em um planeta: _______________________________

5) Em um continente: ______________________________

6) Em um país: ______________________________

7) Em um estado: ______________________________

8) Em uma cidade: ______________________________

9) Em um bairro: _______Agronomia________________

10) Em uma rua: _____Avenida Bento Gonçalves____________

11) Em um colégio: ______________________________

12) Tem uma pessoa pensando: _”_______________________

__________________________________________________

_________________________________________________”_

(10)

Tarefa de estudos dirigidos

distância

1.

Título ou conteúdo da tarefa:

1. Orientações para a realização da tarefa;

As tarefas e materiais da semana constam logo abaixo. As mesmas tarefas, bem como os

textos e materiais complementares estão disponíveis no link

https://sites.google.com/view/estudos-dirigidos/.

No link consta também um formulário para entrega das atividades realizadas até o prazo final (no caso das atividades da 24ª semana, até 18/09/2020).

Caso não seja possível acessar o formulário, ou em caso de dúvida, enviar e-mail para: marcello.giacomoni@gmail.com

Os Hebreus

Vamos estudar nesta semana outra civilização da antiguidade: os Hebreus. Nas semanas anteriores vocês estudaram sobre os Babilônicos, e aprofundamos um de seus principais legados, uma justiça transformada em código de leis. Agora, ao estudar os Hebreus, vamos tentar compreender o surgimento de uma ideia absolutamente importante para o nosso presente: o monoteísmo, ou a crença em apenas um deus.

A história deste povo gira no entorno de um livro essencial: a Torá. Os cristãos conhecem este livro como Antigo Testamento . Escrito ao longo de centenas de anos, a Torá pretende narrar o passado dos hebreus em sua aliança com Deus, considerado único. Mesmo que os eventos narrados ajudem a contar parte da História dos hebreus, a Torá possui poucas comprovações históricas. É antes um livro que oferece unidade ao povo hebreu, que se considerava escolhido por Deus, do que um livro que narra as coisas como elas aconteceram .

Uma das primeiras narrações da Torá fala de Abraão, e da linha genealógica que formará as 12 tribos de Israel, base do povo hebreu. Sabemos que tal personagem possivelmente partiu da Mesopotâmia, da cidade de Ur, em direção à Canaã (atual Palestina e Israel), sendo que são identificadas adaptações de mitos mesopotâmicos. Por exemplo, o conhecido mito de Noé e sua arca é muito possivelmente inspirado no Dilúvio de Ziusudra (parte da Epopeia de Gilgamesh, a mais antiga obra literária de que se

tem notícia), um mito que narra um grande dilúvio:

Aluno(a):

Professor(a): Marcello Paniz Giacomoni Componente curricular: História

(11)

Tarefa de estudos dirigidos

distância

Todos os entos malignos, todos os ventos tormentosos se juntaram num só e, com eles, o Dilúvio varreu as cidades das cestas de meio-alqueire por sete dias e sete noites. Depois do dilúvio ter varrido o país, depois que o vento maligno lançou o grande barco nas grandes águas, o sol saiu espalhando luz sobre o céu e a terra. Desta forma, infere-se que os primeiros hebreus eram clãs seminômades de pastores, que de forma sazonal migravam por Canaã, eventualmente alcançando regiões da Mesopotâmia e do Egito.

Uma das narrativas na Torá fala de uma destas migrações: durante uma grande seca os hebreus migram para o Egito, onde são recebidos e assimilados. A narrativa gira no entorno de José, filho de Jacó, que após ser abandonado à morte por seus irmãos acaba por tornar-se influente na corte do faraó devido à sua habilidade de interpretar sonhos. Passados muitos anos, a mudança de faraó faz com que os hebreus sejam escravizados, momento em que surge uma das mais importantes narrativas dos hebreus: Moisés e a fuga do Egito.

Segundo a Torá, Moisés libertou o povo de Israel da escravidão no Antigo Egito, guiando o seu povo através de um êxodo pelo deserto durante quarenta anos, que se iniciou através da famosa passagem em que Deus abre o mar Vermelho para possibilitar a travessia segura dos filhos de Israel. Ainda segundo a Bíblia, recebeu no alto do Monte Sinai as Tábuas da Lei de Deus, contendo os Dez Mandamentos. Valores essenciais para os hebreus (e judeus, utilizando o termo que designa o povo atualmente) surgem desta narrativa: a ideia de que Deus prometeu a terra de Canaã para os hebreus e a organização de uma ética, ou seja, a ideia de que Deus espera que seu povo siga determinados comportamentos entre si e para com o próprio Deus.

As tribos hebraicas chegam à Canaã por volta de 1230/1220 a.C., e durante aproximadamente 200 anos (1230-1030 a.C.) lutam contra os Filisteus e outros povos que ocupavam a palestina. Convencionou-se chamar este período de Juízes , já que a luta era organizada por chefes militares das tribos que se uniam em uma federação.

É apenas por volta do ano 1000 a.C. que os Hebreus conseguem acumular poder suficiente para vencer os Filisteus e formar um reino. Saul é o primeiro rei, e seu sucessor, Davi, vence filisteus e constrói o palácio, além de trazer a arca da aliança para a cidade de Jerusalém. Salomão, seu filho, além de expandir o reino, constrói o grande templo, local de repouso da arca e casa de Iaveh (termo hebraico para Deus ).

(Continua na semana seguinte...)

A partir do que você leu acima, responda às atividades:

1) Observe o mapa acima. Em relação à Mesopotâmia e ao Egito, onde está Canaã?

2) Você conhecia alguma ou algumas das narrativas relatadas acima. Quais? Onde você ouviu?

3) Tente explicar a seguinte frase: A Tor n o m li ro de his ria, mas m li ro de nidade.

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

a) afastamento das atividades do Projeto por período superior a 14 (quatorze) dias; b) para averiguação de descumprimento de normas do Pibid. 11.4 A bolsa do Pibid será

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de