• Nenhum resultado encontrado

GRUNDFOS ÁGUAS RESIDUAIS. Bombas submersíveis de esgoto de kw para trabalhos pesados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUNDFOS ÁGUAS RESIDUAIS. Bombas submersíveis de esgoto de kw para trabalhos pesados"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

GRUNDFOS ÁGUAS RESIDUAIS

Bombas submersíveis de esgoto de

15 - 155 kW para trabalhos pesados

(2)

A Grundfos oferece uma gama completa de bombas de esgoto de grande potência e extremamente fiáveis, concebidas para o bombeamento de águas residuais brutas. A Grundfos tem mais de 40 anos de experiência no fornecimento de bombas especializadas e equipamento de bombeamento para suportar todo o tipo de águas residuais e esgotos. A nossa vasta experiência deu-nos a conhecer as necessidades dos nossos clientes no que respeita a bombas

de esgotos:

Bombas de grande potência para o bombeamento

de águas residuais brutas

Vantagens únicas:

>

Maior rendimento da bomba ao longo do tempo

A mais avançada tecnologia torna as bombas Grundfos extremamente eficientes e altamente fiáveis. Características inovadoras, tais como o exclusivo sistema SmartTrim de ajuste da folga do impulsor, proporcionam um reduzido Custo de Propriedade.

>

Tempo de paragem reduzido

A excelente capacidade de bombear resíduos sólidos do impulsor de canal garante um período máximo de funcionamento e reduz simultaneamente os custos de manutenção causados por entupimento ou bloqueio das bombas.

>

Maior fiabilidade

As nossas robustas bombas de esgotos foram concebidas para o bombeamento contínuo sob as mais difíceis condições de funcionamento. Este design, com provas dadas, é baseado na nossa longa experiência na indústria de águas residuais.

Na Grundfos, trabalhamos de perto com os nossos clientes com o objectivo de melhorar constantemente o design e o desempenho das bombas. Apenas deste modo podemos construir as parcerias duradouras nas quais a nossa empresa é baseada.

Grundfos

>

(3)

>

3

Opções de Instalação

Instalação submersível com acoplamento automático, tipos 1 e 2

Tipo 1:

A bomba submersível é instalada na fossa com guias e ligação automática à base. O motor é arrefecido pelo próprio líquido a bombear quando a bomba funciona total ou parcialmente imersa. O nível de paragem é fixado a meio do motor para bom arrefecimento em quaisquer condições de serviço. Em funcionamento intermitente o nível mínimo do líquido pode ser fixado mais abaixo.

O sistema flexível SmartSeal em neoprene garante uma ligação à prova de fugas entre a bomba e o acoplamento automático.

Tipo 2:

A bomba submersível é instalada na fossa com guias e ligação automática à base. O motor é arrefecido pelo líquido a bombear através da camisa de refrigeração ou por transferência de calor através da carcaça do estator. Esta versão é utilizada quando a concepção da estação de bombeamento obriga a fixar os níveis de ARRANQUE e PARAGEM abaixo do meio do motor. Nesta versão a bomba pode funcionar em contínuo fora do líquido sem qualquer risco de sobreaquecimento do motor. O sistema flexível SmartSeal em neoprene garante uma ligação à prova de fugas entre a bomba e o acoplamento automático.

Instalação vertical em seco, tipo 3

Bomba instalada em seco num poço adjacente à própria fossa. O motor é arrefecido pelo próprio líquido a bombear quer através da camisa de refrigeração quer por transferência de calor através da carcaça do estator. Esta versão à prova de inundação é utilizada quando a solução do poço seco é preferida ou na substituição de bombas antigas.

Instalação submersível, portátil, tipos 4 e 5

Algumas aplicações, tais como os locais de construção, necessitam de bombas submersíveis portáteis. Quando é necessária a utilização de uma bomba submersível portátil, podem ser fornecidas mangueiras de tamanhos e materiais diversos.

Tipo 4:

Bomba portátil com suporte de apoio e ligação para mangueira. Motor arrefecido por suficiente imersão no líquido a bombear. A versão ideal para instalações temporárias e trabalhos de drenagem difíceis.

Tipo 5:

Bomba portátil com suporte de apoio e ligação para mangueira. Motor arrefecido pelo líquido a bombear, quer através da camisa de refrigeração quer por transferência de calor através da carcaça do estator. A versão ideal para instalações temporárias e trabalhos de drenagem difíceis em que a profundidade de imersão seja limitada.

Instalação horizontal em seco, tipo 6

Bomba instalada em seco na horizontal num poço adjacente à própria fossa. O motor é arrefecido pelo próprio líquido a bombear quer através da camisa de refrigeração quer por transferência de calor através da carcaça do estator. Esta versão à prova de inundação é utilizada quando a solução do poço seco é preferida ou na substituição de bombas antigas.

(4)

4

Bombas robustas e fiáveis …

As bombas de esgotos submersíveis da Grundfos foram concebidas para

reduzir o consumo de energia e manter os custos de paragem o mais reduzido

possível. A manutenção do rendimento máximo durante a totalidade do

tempo de vida do sistema é uma questão fundamental:

Rolamentos auto-lubrificados isentos de manutenção. Motor encapsulado estanque, classe de isolamento F (155° C), classe de protecção IP 68, com três sensores térmicos nos enrolamentos do estator.

Monitorização das condições do isolamento. Uma sonda de monitorização na câmara de óleo permite o aviso antecipado de fugas no empanque (opcional).

O sistema SmartSeal assegura uma ligação completamente estanque.

Empanque mecânico duplo na câmara de óleo intermédia garante um isolamento fiável entre o líquido bombeado e o motor. Isolamento primário com anéis SiC/SiC e SiC/carbono no isolamento secundário.

(5)

Detalhes

>

5

- com características únicas

Entrada estanque do cabo em poliamida resistente à corrosão, ou em ferro fundido com forma cónica

que protege possíveis danos no cabo de

alimentação.

Veio da bomba em aço inoxidável equilibrado dinamicamente , ou protecção total contra contacto com o líquido

bombeado.

O sistema SmartTrim permite o ajuste fácil da folga do impulsor definida

na fábrica, mantendo o rendimento máximo da bomba. Em instalações verticais ou horizontais em seco, as

bombas Grundfos são equipadas com camisa de refrigeração (Consultar a página 7 para mais detalhes).

O detector de humidade monitoriza continuamente a estanquecidade do motor, e desliga automaticamente a energia no caso de entrada de humidade.

(6)

Empanques

>

6

Avançada tecnologia

Retorno de 30 metros de coluna de

água sem válvulas de retenção

A estação de bombeamento de Mäntymäki em Helsínquia, Finlândia, serve de referência como um importante passo na modernização da estação de tratamento da cidade. A estação foi projectada tendo em conta o aumento da população e o consequente aumento da pressão na

infra-estrutura já existente.

Limpeza automática das fossas submersas

Os empanques das bombas Grundfos são capazes de rodar em qualquer direcção.

Quando as bombas são instaladas com uma tubagem separada, a sedimentação de lamas pode ser efectivamente evitada pela limpeza do sistema efectuando o retorno de caudal em intervalos regulares.

Vida útil prolongada

O funcionamento do empanque é garantido por molas localizadas no interior da câmara do óleo. As molas encontram-se totalmente isoladas do líquido bombeado. A remoção automática do ar e das impurezas da área do empanque, em combinação com as faces do empaque principal em carboneto de silício, constituem a melhor garantia de um funcionamento fiável e de um ciclo de vida da bomba mais prolongado.

Reduzidos custos de aplicações em seco

Nas estações de bombeamento com tubagem separada para cada uma das bombas, é possível evitar a instalação de dispendiosas válvulas de retenção.

A estação de Mäntymäki foi escavada a partir de granito, 30 metros abaixo do nível do solo. Esta estação de tratamento serve como colector de toda a rede de esgoto da parte central da cidade de Helsínquia e foi concebida para tratar um caudal de 93.000m3/dia. Está equipada com 4 bombas de esgoto da Grundfos de 130 kW, com uma instalação horizontal em seco e com camisas de refrigeração.

A instalação horizontal é favorecida uma vez que simplifica o sistema de tubagens. A avançada dinâmica de fluídos que esta instalação

proporciona permite que as bombas funcionem de uma forma mais suave devido à aspiração uniforme do impulsor.

Uma outra característica interessante neste sistema é a não existência de válvulas de retenção. Quando as bombas são paradas, a coluna de água retorna às bombas o que permite que as mesmas fiquem limpas, tal como a câmara de aspiração. Isto elimina o entupimento bem como a sedimentação no fundo sem requerer qualquer tipo de intervenção manual. As quatro bombas incorporam um sistema único de ajuste da folga do impulsor - o SmartTrim.

A compensação do desgaste do impulsor ao longo do tempo pode ser feita no próprio local, bastando para isso que três parafusos sejam ajustados na voluta do impulsor. Esta característica permite manter a eficiência da bomba.

(7)

Motor

>

7

Condições de funcionamento

Bombas instaladas verticalmente com camisa de refrigera ªo

Bombas instaladas horizontalmente com camisa de refrigera ªo

Refrigeração eficiente dos

motores em aplicações em seco

Em aplicações em seco, o arrefecimento eficiente do motor da bomba é essencial. O arrefecimento consegue-se através de uma camisa de

refrigeração encaixada na voluta do estator. O líquido de refrigeração é conduzido até à camisa de refrigeração através da folga existente atrás do impulsor. Um sistema de filtragem integrado previne a entrada de partículas sólidas na camisa de refrigeração. No arranque, a camisa de refrigeração é

automaticamente cheia com o líquido bombeado filtrado. O sistema é um circuito fechado, que transfere o excesso de calor do motor para o líquido bombeado.

Condições de funcionamento

A aplicação da bomba é restringida pelos seguintes limites:

Temperatura ambiente máxima e temperatura do líquido bombeado: +40°C

Temperatura de armazenamento: -30°C a +60°C.

Submersão máxima: 20 m

Tolerância de tensão para motores 3 x 400 V 50 Hz: +/- 10%

Frequência máxima de arranque

A frequência de arranque não deve exceder os 15 arranques/hora. Durante curtos períodos de tempo, é possível utilizar uma frequência de arranque até ao dobro da recomendada.

(8)

Impulsores de canal

>

8

Impulsor com design eficiente

Impulsor anti-bloqueio com alhetas

de limpeza

Os impulsores convencionais de canal duplo são passíveis de bloquear quando, por exemplo, materiais fibrosos entram nos dois canais e ficam presos na base do parafuso.

Mas devido ao design do parafuso, os impulsores de canal duplo da Grundfos resolvem o problema de bloqueio.

Testado sob condições reais, este impulsor de canal duplo combinado com uma passagem livre de 100 mm permite que os impulsores de canal duplo façam o bombeamento de esgotos não tratados em trabalhos pesados. Rendimento máximo: 80-85%.

Passagem livre para bombeamento

de partículas sólidas

Comprometer a capacidade de bombeamento de sólidos para obter um elevado rendimento do bombeamento aumenta substancialmente o risco de entupimento. Mais entupimentos implicam mais tempo de paragem e um aumento dos custos de funcionamento.

As bombas Grundfos equipadas com impulsor de canal suportam partículas sólidas até Ø 145 mm. No entanto, a passagem livre total é muito maior. O resultado é um menor número de entupimentos e um reduzido tempo de paragem.

Impulsor semi-axial com alheta

comprida

O comprimento de uma alheta de impulsor é um factor fundamental na determinação do comprimento das fibras que podem passar através de uma bomba sem a obstruírem. Os impulsores de canal Grundfos têm um formato semi-axial com alhetas extra longas. Isto proporciona um rendimento máximo e elimina os problemas associados à obstrução do impulsor com fibras ou tecidos.

(9)

Impulsores SmartTrim

>

9

Impulsores Grundfos SmartTrim

SmartTrim - Ajuste da

folga do impulsor

As bombas de esgoto da Grundfos para trabalhos pesados são concebidas para reduzir o consumo energético e manter os custos de operação ao mínimo. Portanto, o objectivo é manter o ponto de rendimento máximo da bomba ao longo do seu ciclo de vida.

Areia e outros abrasivos provocam desgaste no impulsor. Como resultado, a folga do impulsor aumenta , reduzindo a eficiência da bomba. Uma folga no impulsor pode induzir a fugas no retorno de caudal e um aumento do risco de entupimento.

Sistema SmartTrim

- rápido, fácil e eficiente

Nas bombas convencionais, manter os ajustes da fábrica é uma tarefa que além de dispendiosa, consome algum tempo. As bombas necessitam de ser desligadas da tubagem para poderem ser totalmente desmontadas, e novas peças necessitam de ser instaladas para manter a eficiência da bomba. Contudo, isso não acontece com o sistema

SmartTrim da Grundfos. 1 0 3 6 9 12 15 2 3 4 5 Efficiency drop in %

With Grundfos SmartTrim impeller clearance adjustment system Without impeller clearance adjustment system

Years

Factory-set impeller clearance

A

B

A B

Todas as bombas Grundfos com impulsor de canal para trabalhos pesados, em instalação submersível ou em seco, estão equipadas com o sistema de ajuste da folga do impulsor - SmartTrim. Isto permite-lhe facilmente restaurar a folga do impulsor que já vem definida da fábrica, bem como manter o ponto de rendimento da bomba. Tudo o que necessita fazer é ajustar os parafusos no exterior da voluta do impulsor. Isto pode ser feito no próprio local, de uma forma rápida e fácil, sem desmontar a bomba e sem utilizar ferramentas especiais.

Posi ªo do sistema SmartTrim para instala ªo horizontal em Posi ªo do sistema SmartTrim em bombas submers veis verticais

Queda de eficiência em %

Folga do impulsor definida de fábrica

Anos

Com o SmartTrim - Sistema de ajuste da folga do impulsor Sem sistema de ajuste da folga do impulsor

(10)

Características técnicas

>

10

Gama de desempenho

e código de identificação

Gama de desempenho - Gama de bombas submersíveis para esgotos da Grundfos

Código de identificação

1 2 3 4 5 7 8 6 9 5 1010 20 30 40 60 80 100 200 300 400 60 0 101000 2000 3000 2 3 4 6 8 10 20 30 40 60 80 100 20 40 60 80 100 200 400 600 1000 2000 4000 50 Hz Q [l/s] H [m] Q [m3/h] Nota:

As Características técnicas e as curvas das páginas 11, 12, 13 e 14 aplicam-se em bombas com instalação apenas do tipo 1 (instalação submersível com base de assentamento com curva). Os dados e as curvas para outro tipo de instalações, bem como à prova de explosão, podem variar. Consulte a Grundfos para mais detalhes ou visite o nosso site em www.grundfos.com.

Área Descrição 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Altura manométrica Gama de bombas 58 e 62

Altura manométrica reduzida, hidráulica E Gama de bombas 58 e 62

Altura manométrica reduzida Gama de bombas 66 e 70

Altura manométrica reduzida e média Gama de bombas 66 e 70

5 Altura manométrica média e elevada Gama de bombas 58 e 62

Altura manométrica média e elevada Gama de bombas 66 e 70

Altura manométrica elevada e muito elevada Gama de bombas 66 e 70

Impulsor SuperVortex e bombas com impulsor de canal 1.65 kW até 29 kW

Bombas com impulsor de canal 160 kW até 520 kW

Exemplo S2 304 AL1 S 2 30 4 A L 1 Bomba de esgoto Tipo de impulsor 1 = Monocanal 2 = Canal duplo 3 = Canal triplo Versão

Branco = Motor standard X = Motor anti-deflagrante

Potência nominal do motor Pn em kW Número de pólos

Geração da bomba

Classificação da altura manométrica

E = Altura manométrica muito reduzida L = Altura manométrica reduzida M = Altura manométrica média H = Altura

manométrica elevada S = Altura manométrica muito elevada

Tipo de instalação

1 = Instalação submersível com acoplamento automático 2 = Instalação submersível com acoplamento automático

e com camisa de refrigeração Consultar a página 7 3 = Instalação vertical em seco 4 = Instalação submersível, portátil 5 = Instalação submersível, portátil e com camisa de refrigeração Consultar a página 7 6 = Instalação horizontal em seco.

(11)

Características técnicas

>

11

Características técnicas

Altura manométrica reduzida, gama

de bombas 58 e 62

Altura manométrica reduzida,

hidráulica E, gama de bombas 58 e 62

Características eléctricas e técnicas

0 40 80 120 160 200 240 280 320 360 400 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 H[m] S2, S3 50 Hz ISO 9906 Annex A Q [l/s] Q [m3/h] 4 3 2 1 5 6 7 8 0 40 80 120 160 200 240 280 320 360 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 0 200 400 600 800 1000 1200 S2 50 Hz ISO 9906 Annex A Q [l/s] H [m] Q [m3/h] 12 11 10 9 13

Gama de bombas, conceito modular

As bombas de esgoto Grundfos para trabalhos pesados têm um design modular, o que significa que bombas que pertençam à mesma gama podem partilhar várias peças. Isto permite o intercâmbio de impulsores e componentes hidráulicos.

() Os dados dos motores entre parêntesis aplicam-se à instalação 2, 3, 5 e 6.

Curva da bomba Tipo de bomba N.º Gama bomba Dim. máx. sólidos [mm] Saída [mm] Peso [kg] Ent. DN Saída DN Peso [kg] Saída [mm] Peso [kg] PN [kW] nN [min-1] IN400V [A] LS/IN Instalação

submersível Aplicações em seco

Instalação

submersível, portátil Motor

S2, S3 50 Hz ISO 9906 Anexo A S2 50 Hz ISO 9906 Anexo A ´´ ´´

(12)

Características técnicas

>

12

Características técnicas

0 100 200 300 400 500 600 700 800 900 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 S3 50 Hz ISO 9906 Annex A S3 50 Hz ISO 9906 Annex A Q [l/s] H [m] Q [m3/h] 10 9 4 3 2 1 5 6 7 8 0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 0 500 1000 1500 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75 S2 50 Hz ISO 9906 Annex A Q [l/s] H [m] Q [m3/h] 11 12 16 15 17 14 13

Características eléctricas e técnicas

Altura manométrica reduzida, gama

de bombas 66 e 70

Altura manométrica reduzida e média,

gama de bombas 66 e 70

Curva da bomba N.º Tipo de bomba Gama bomba Dim. máx. sólidos [mm] Saída [mm] Peso [kg] Ent. DN Saída DN Peso [kg] Saída [mm] Peso [kg] PN [kW] nN [min-1] IN400V [A] LS/IN Instalação

submersível Aplicações em seco

Instalação

submersível, portátil Motor

S3 50 Hz ISO 9906 Anexo A S2 50 Hz ISO 9906 Anexo A ´ ´

(13)

Características técnicas

>

13 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 0 100 200 300 400 500 S1 50 Hz ISO 9906 Annex A Q [l/s] H [m] Q [m3/h] 7 6 3 2 4 1 5 8 9 10 0 100 200 300 400 500 600 700 0 4 8 12 16 20 24 28 32 36 40 44 48 H [m] 0 500 1000 1500 2000 Q [l/s] Q [m3/h] S2, S3 50 Hz ISO 9906 Annex A 19 20 21 11 12 13 15 17 18 14 16

Características eléctricas e técnicas

Altura manométrica média e elevada,

gama de bombas 58 e 62

Altura manométrica média e elevada,

gama de bombas 66 e 70

S1 50 Hz ISO 9906 Anexo A S2, S3 50 Hz ISO 9906 Anexo A Curva da bomba N.º Tipo de bomba Gama bomba Dim. máx. sólidos [mm] Saída [mm] Peso [kg] Ent. DN Saída DN Peso [kg Saída [mm] Peso [kg] PN [kW] nN [min-1] IN400V [A] LS/IN Instalação

submersível Aplicações em seco

Instalação

submersível, portátil Motor

() Os dados dos motores entre parêntesis aplicam-se à instalação 2, 3, 5 e 6.

(14)

14

Características técnicas

Características técnicas

>

Altura manométrica elevada e muito

elevada, gama de bombas 66 e 70

Q [l/s] H [m] Q [m3/h] 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 220 240 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 0 100 200 300 400 500 600 700 800 S1, S2 50 Hz ISO 9906 Annex A 1 2 3 4 5 6

Características eléctricas e técnicas

S1, S2 50 Hz ISO 9906 Anexo A Curva da bomba N.º Tipo de bomba Gama bomba Dim. máx. sólidos [mm] Saída [mm] Peso [kg] Ent. DN Saída DN Peso [kg] Saída [mm] Peso [kg] PN [kW] nN [min-1] IN400V [A] LS/IN Instalação

submersível Aplicações em seco

Instalação

submersível, portátil Motor

(15)

Características técnicas

>

15

Especificações dos materiais

Voluta do estator Voluta da bomba Impulsor

Empanque da bomba, gama de bombas 58 e 62 Empanque da bomba, gama de bombas 66 e 70* Parafusos e porcas

Camisa de refrigeração, gama de bombas 58 e 62 Camisa de refrigeração, gama de bombas 58 e 62 O-rings

O-rings, empanque mecânico Rolamentos

Empanque mecânico primário Empanque mecânico secundário Suporte de levantamento Cabos Entrada do cabo Protecção da superfície Óleo Ferro fundido Ferro fundido Ferro fundido / Ferro dúctil

Aço inoxidável Ferro Aço inoxidável Ferro dúctil Aço galvanizado NBR FKM Rolamentos pré-lubrificados SiC/SiC SiC/Carbono Aço galvanizado EPDM PA/Ferro fundido

2 componentes com revestimento de epóxido 150 µm SAE 10 W 30 EN-JL1040 EN-JL1040 EN-JL1040 1.4460 1.7225 1.4436 EN-JS1050 Rst 37-2 Rst 37-2 Peça MaterialDIN/EN 329 316 80-55-06 AISI

(16)

Características técnicas

>

16

Dimensões e instalação

Instalação submersível com acoplamento automático

Gama de bombas 58, 62, 66 e 70

(Cont. Página seguinte).

Gama/tipo de bomba

(17)

17 Características técnicas

>

Gama de bombas, 58, 62, 66 e 70

Instalação submersível, portátil

Gama de bombas 58, 62, 66 e70

Gama/tipo de bomba Dimensões [mm] Gama/tipo de bomba Dimensões [mm]

(18)

Características técnicas

>

18

Dimensões e instalação

Instalação vertical em seco

Gama de bombas 58, 62, 66 e 70

(Cont. página seguinte).

Gama/tipo de bomba

(19)

19 Características técnicas

>

Gama de bombas 58, 62, 66 e 70

Gama de bombas 66 e 70

Instalação vertical em seco

Gama/tipo de bomba Dimensões [mm] Gama/tipo de bomba Dimensões [mm]

(20)

Características técnicas

>

20

Dimensões e instalação

Instalação horizontal em seco

Gama de bombas 58, 62, 66 e 70

(Cont. página seguinte).

Gama/tipo de bomba

(21)

21 Características técnicas

>

Gama de bombas 58, 62, 66 e 70

Gama/tipo de bomba

(22)

Acessórios

>

22

Acessórios

Descrição Flange de descarga da base de assentamento

DN 600 DN 500 DN 400 DN 350 DN 300 DN 250 DN 200 DN 150 Descarga da bomba [mm] Código do produto DN 100/150 150/150 150/200 200/200 200/300 250/250 250/300 250/350 300/300 300/400 400/500 500/500 600/600 96060931 96060934 96060935 96060938 96060940 96060942 96060943 96060944 96060946 96060947 96060950 96060951 96060952 150 200 250 300 500 600 96457261 96067996 96067999 96067999 96068001 96459313 DN 100 DN 150 DN 200 DN 250 DN 300 96060973 96060976 96060977 96004421 96004422

Curva em ferro fundido, 90°

PN 10

Suporte da guia

Suporte superior em aço inoxidável para guias duplas.

Válvula de retenção

Válvula em aço fundido - tipo PN 10.

Monitorização do estado do alarme

O módulo de estado do alarme ASM 3 foi concebido para monitorizar a temperatura do motor e possíveis fugas de líquido nos motores das bombas submersíveis. O ASM 3 descodifica o circuito interno de protecção P1-P2 da bomba de tal modo que o alarme térmico, que normalmente está ligado em série, pode ser separado. O ASM 3 regista o estado do circuito interno de protecção da bomba.

Verificação automática da resistência do isolamento do motor

O SARI 2 monitoriza a resistência do isolamento do motor assim como o teor de água na câmara do óleo entre os dois empanques mecânicos. Caso ocorra a deterioração do isolamento do motor, o SARI 2 emitirá um aviso antecipado, permitindo que seja efectuada a manutenção preventiva necessária antes que ocorram quaisquer danos no motor.

Monitorização da condição do empanque

A sonda de monitorização OCT está inserida na câmara do óleo. Isto assegura que qualquer fuga no empanque será registada imediatamente.

A sonda OTC encontra-se disponível para a gama de bombas 50, 54 e 58.

Interruptor de nível com cabo de 10m Interruptor de nível com cabo de 20m

Interruptor de nível com cabo de 10m, Versão Ex Interruptor de nível com cabo de 20m, versão Ex Suporte para o interruptor de nível

96061654 96061656 96003421 96003536 96003338 Todas as gamas 96060434 Todas as gamas 96069934 ASM 3 110 V ASM 3 230 V SARI 2 96061602 OCT3460010 OCT3460020 OCT3460030 96476770 96476771 96476772 Todas as gamas Tipos

(23)
(24)

Ser responsável é a nossa base Pensar mais além torna tudo possível A inovação é a essência de tudo o que fazemos

A relação comercial ideal

Conhecimento A partilha de conhecimentos técnicos

e experiência ao longo da nossa rede global irá sempre desempenhar um papel fundamental no avanço da nossa empresa.

Inovação Através da combinação da tecnologia mais

recente com ideias inovadoras, continuaremos a desenvolver as melhores bombas, sistemas, serviços e normas cada vez mais aperfeiçoadas.

Soluções Com uma gama de produtos completa,

capaz de fornecer qualquer solução possível, somos o parceiro mais completo no mercado.

EXPR ESSO GRÁFIC O - LISB O A

Bombas GRUNDFOS Portugal, S.A.

Sede: Apartado 1079 • 2771-901 Paço de Arcos

Rua Calvet de Magalhães, 241 • 2770-153 Paço de Arcos Tel.: 21 440 76 00 • Fax: 21 440 76 90

Filial: Apartado 3035 • 4031-601 Porto

Rua da Ranha, 320 e 334 • 4350-273 Porto Tel.: 22 542 05 20 • Fax: 22 542 05 38 www.grundfos.com

Referências

Documentos relacionados

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Este estudo propôs analisar a relevância do calçado esportivo e sua relação com os diferentes tipos de pisadas, observando o índice do arco plantar para classificar o tipo de

and the related toxicity in the respective environments. Hospital staff and patients were the considered exposed groups.. 7 evaluate non-carcinogenic risks

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

Visão Sócio-jurídica da Arquitetura penitenciária.. CONNASP II CONESP Suzann Cordeiro Tipo de regime Níveis de Segurança.. Segurança Máxima Segurança Média Segurança

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários