• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE ESCUTA DO 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE ESCUTA DO 1"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MANUAL

DE ESCUTA

DO

(2)

ESCUTA

O Agora! é um movimento suprapartidário da sociedade civil,

que tem como objetivo impactar a agenda pública e a ação política, a partir da sociedade. Somos um grupo plural, de gente realizadora de diversos setores da sociedade - referências do Terceiro Setor, assessores técnicos com experiência de governo, acadêmicos, líderes comunitários, empresários, empreendedores. Construímos uma agenda de políticas públicas com propostas para os desafios do país, e queremos aprofundá-las e colocá-las em prática, para melhorar a vida de todos os batalhadores brasileiros. E, para isso, contamos com você!

Nós acreditamos que é preciso colocar os cidadãos no centro das políticas públicas e da renovação do sistema político, ouvindo seus anseios e sonhos. O Agora! tem como um de seus planos

de ação promover um processo de ESCUTA nacional e amplo, que compreenda as pessoas em suas diversidades sociais, étnicas, de gênero, econômicas, políticas, regionais e culturais. Só assim será possível consolidar uma agenda pública que combata as desigualdades do nosso país, com soluções concretas e baseadas em evidências.

Acreditamos no diálogo democrático e na importância do engajamento dos cidadãos comuns nessa missão. Para tornar este processo de ESCUTA ainda mais amplo, contamos com o seu esforço, tempo e dedicação em busca de um Brasil mais humano, simples e sustentável!

Topa o desafio?

NOSSA VISÃO:

UM BRASIL

(3)

DE ONDE

PARTIMOS?

PRINCÍPIOS E PRIORIDADES

São cinco os princípios que orientam a atuação do Movimento Agora!

1. Compromisso com interesses e serviços públicos; 2. Respeito ao diálogo democrático, avesso à polarização

e extremismos;

3. Foco no combate às desigualdades;

4. Busca por soluções concretas para os desafios do país; 5. Compromisso inegociável com a ética.

Assim, é de extrema importância que todas as ações dos membros e parceiros do Agora! estejam alinhadas a esses

princípios. Apresentá-los na ESCUTA é fundamental, afinal, é a partir deles que alcançaremos as prioridades traçadas pelo Movimento.

Para concretizar nossa visão de um país mais humano, simples e sustentável, as propostas do Agora! seguem

as seguintes prioridades:

BRASIL MAIS HUMANO:

1. Reduzir drasticamente as desigualdades;

2. Garantir a todos os brasileiros educação de qualidade; 3. Proporcionar serviços de saúde adequados a todos

os brasileiros;

4. Construir cidades humanas e inteligentes;

5. Implantar um plano de segurança pública cidadão e

uma política de drogas humana e eficiente;

BRASIL MAIS SIMPLES:

6. Aumentar a eficiência do Estado;

7. Alavancar novas tecnologias que aprimorem a

gestão pública;

BRASIL MAIS SUSTENTÁVEL:

8. Cultivar uma economia empreendedora, geradora

de empregos e de crescimento inclusivo;

9. Gerar riqueza a partir do nosso patrimônio

socioambiental;

10. Preparar nosso país para o envelhecimento da

população.

PARA ONDE

VAMOS?

O Agora! trabalha para elaborar propostas de políticas públicas que envolvam todas as nossas

prioridades. Os membros do Movimento estão divididos em 12 grupos de ação, formulando e detalhando agendas para as áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública, Sustentabilidade, Emprego e Empreendedorismo, Cidades, Política Externa, Cultura, Governo e Tecnologia, Reforma do Estado, Economia e Combate às Desigualdades. A ideia é que as ESCUTAS realizadas colaborem com a consolidação e o aprofundamento de propostas para cada uma dessas áreas.

(4)

MÃO NA MASSA

COMO COLOCAR A ESCUTA EM PRÁTICA?

Aqui compartilharemos com você orientações de como planejar e executar um processo de ESCUTA na sua cidade, bairro, universidade, escola, associação etc. É nesta seção que pretendemos tirar todas as suas dúvidas e apresentar possíveis caminhos para a execução dessa ação.

Nosso propósito é inspirá-lo com modelos de ESCUTA testados e bem sucedidos, contando também com a sua criatividade e inovação. A escolha de qual modelo realizar na sua localidade deve estar alinhada com o objetivo da sua ação.

ESCOLHA O MODELO DE ESCUTA MAIS

ADAPTADO AO OBJETIVO E PÚBLICO

ALVO DE SUA AÇÃO

Por exemplo, se você pretende ter um diálogo mais rápido e dinâmico ou aprofundar o debate sobre a situação atual e o futuro do Brasil; apresentar o Movimento Agora! e convidar mais

pessoas a participarem; ou ainda, promover um espaço de diálogo entre as pessoas com uma temática específica.

Cada modalidade de ESCUTA pode favorecer mais ou menos um desses objetivos. Escolha, portanto, o modelo mais adaptado ao objetivo e público alvo da sua ação.

Destacamos que é essencial a coleta de dados de cada um dos participantes como principal resultado da ESCUTA.

(5)

MODELO DE

ESCUTA

EQUIPE

Junte-se com mais pessoas para realizarem a ESCUTA - o trabalho em equipe torna o evento mais criativo, dilui as responsabilidades e alcança um público maior.

PÚBLICO ALVO

Alinhe o objetivo da ESCUTA ao público alvo da ação (faixa etária, população urbana ou rural, universitários, lideranças comunitárias etc).

LOCAL

Escolha um local de fácil acesso que comporte o número esperado de pessoas (locais públicos são uma boa pedida, mas cheque o fornecimento de energia elétrica e se há a necessidade de autorização da administração para o uso do espaço público).

MATERIAIS

Faça uma lista de materiais que podem ser necessários para a sua ESCUTA:

1. Extensão e adaptadores para tomada; 2. Tela branca para projeção;

3. Materiais de higiene;

4. Equipamentos audiovisuais (megafone, caixa de som, projetor, microfone, cabos etc); 5. Toldos e outras proteções para mudanças climáticas;

6. Banner e cartazes do Movimento Agora!; 7. Cadeiras e bancos.

LISTA DE PRESENÇA

É fundamental que haja uma lista de presença do público do seu evento para coleta de dados (nome, e-mail, WhatsApp, cidade, estado) com a finalidade de engajar as pessoas posteriormente e dar continuidade às atividades do Agora! na sua cidade, além de servir como instrumento de

validação da sua ESCUTA à Coordenação Executiva do Movimento.

APÓS ESCOLHER O MODELO DE ESCUTA MAIS ADEQUADO AO SEU

OBJETIVO E PÚBLICO ALVO, PREPARE-SE PARA O DIA DO EVENTO:

(6)

PREPARAÇÃO

APÓS ESCOLHER O MODELO DE ESCUTA MAIS ADEQUADO AO SEU

OBJETIVO E PÚBLICO ALVO, PREPARE-SE PARA O DIA DO EVENTO:

PRAZO

A lista de presença deverá ser enviada à Coordenação do Movimento Agora! em até cinco dias

após a realização do evento.

AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

Garanta que os participantes tenham como autorizar o uso de sua imagem e fala, seja por meio de gravação em vídeo ou por termo de autorização, no qual possam preencher seus dados pessoais no dia do evento. Este conteúdo poderá ser utilizado em nossas mídias sociais ou apenas para validação interna das atividades da ESCUTA.

COMUNICAÇÃO

Comece divulgando entre seus colegas, amigos e familiares o evento que está preparando. Para criar eventos no Facebook e divulgar a ESCUTA nos veículos de comunicação da sua cidade, entre em contato com a Coordenação Executiva do Agora! para alinhamento do conteúdo. A divulgação

da ESCUTA deve começar entre 15 a 20 dias antes do evento, e se intensificar na semana que o anteceder.

ESTEJA PREPARADO

Você pode contar com o nosso documento de “Perguntas Frequentes” (disponível em nosso site), para tirar todas as suas dúvidas sobre o Movimento e chegar ao evento com tudo na ponta da língua.

IMPREVISTOS

Ainda que você se planeje e se prepare em todos os detalhes para a ESCUTA, imprevistos sempre aparecem! Não se desespere.

1. Pense de antemão em locais alternativos para a realização do evento;

2. Em caso de baixo engajamento ou comparecimento público, adapte a dinâmica preparada para

atender melhor à configuração do grupo;

3. Quando se tratar de uma Roda Temática, convide de dois a três palestrantes para garantir a

(7)

EXECUÇÃO

CHEGAMOS AO GRANDE DIA! AQUI, COMPARTILHAREMOS COM VOCÊ

ALGUMAS DICAS E PONTOS DE ATENÇÃO PARA O DIA DA ESCUTA:

PARCEIROS E MEMBROS

Cheguem com antecedência de 1h a 2h no local da ESCUTA. Dividam-se previamente nas tarefas que cada um deve desempenhar, para evitar que as funções se sobreponham e se acumulem em apenas uma pessoa. O importante é ter referências a quem recorrer, caso haja imprevistos durante a ESCUTA.

FACILITADOR

O seu papel é o de facilitar a troca de informações, equilibrar o tempo de fala entre os participantes, provocá-los a uma perspectiva de futuro, resgatar os sonhos e estimular o público a traçar soluções aos problemas enfrentados, conduzindo e estimulando os participantes para que contribuam na construção da dinâmica do evento e garantindo que todos estejam confortáveis em manifestar suas opiniões e anseios.

REGISTRO

É extremamente importante que haja um responsável por registrar a ESCUTA por meio de fotos, vídeos, impressões e ainda garantir o preenchimento da lista de presença pelos participantes. Essas informações coletadas são fundamentais para o que o evento se concretize e transforme-se em subsídio para a construção de uma Agenda participativa do Movimento Agora! Tal pessoa deverá responder o formulário

neste link http://bit.ly/RetornoAgoraEscuta descrevendo como foi o evento, enviando ainda as fotos e vídeos para nossa Coordenação Executiva.

LISTA DE PRESENÇA

Deve conter nome, e-mail, WhatsApp, Cidade, Estado dos participantes, bem como oferecer as seguintes opções: “Gostaria de manter contato com o Movimento Agora!

através da nossa Newsletter?” e “Aceita receber mensagens via WhatsApp?”. Recomendamos que a lista circule na primeira metade do evento para garantir um maior número

(8)

EXECUÇÃO

CHEGAMOS AO GRANDE DIA! AQUI, COMPARTILHAREMOS COM VOCÊ

ALGUMAS DICAS E PONTOS DE ATENÇÃO PARA O DIA DA ESCUTA:

AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

O registro de imagens e vídeos é feito tanto para a comunicação da atuação do Movimento Agora!

quanto como forma de validação da ESCUTA organizada na sua localidade. Para isso, é necessário que os participantes tenham autorizado o uso de suas imagens para essas finalidades. Você precisará levar termos de autorização impressos para preenchimento dos dados pessoais ou gravar essa autorização de imagem diante da câmera, com nome completo e RG, dizendo que o participante permite ao Agora! usar livremente sua imagem e fala. Estas autorizações também deverão ser

enviadas por e-mail para nossa Coordenação Executiva.

LOCAL

Preparar o local com antecedência no dia do evento: disposição das cadeiras, bancos, banner, equipamentos audiovisuais, limpeza, etc. Se possível sinalizar em local visível o logo do Agora!

Caso seja um espaço público, retirar todo tipo de lixo ao final do evento.

APRESENTAÇÃO

O facilitador deverá iniciar a ESCUTA apresentando o que é o Movimento Agora!, nossos princípios,

prioridades e agendas de políticas públicas. Após, poderá se apresentar e compartilhar suas motivações para fazer parte do Movimento, e, em seguida, convidar os participantes a também se apresentarem.

DINÂMICA

As dinâmicas do dia variam de acordo com a escolha da modalidade do evento, conforme dito anteriormente. Nossa sugestão é que o facilitador apresente a estrutura da dinâmica antes de começá-la, e pergunte ao público se todos topam participar. Além disso, é importante combinar regras mínimas para a condução da dinâmica e ser flexível às sugestões dos próprios participantes quanto a estes combinados. Seja flexível também com o tempo, caso precise encurtar ou alongar o evento, a depender da reação e nível de envolvimento do público.

FECHAMENTO

O facilitador deve promover uma conclusão para as dinâmicas, conduzindo para uma perspectiva de futuro e realização concreta de soluções, sempre se colocando à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e encerrando assim o evento.

(9)

E AGORA?

APÓS A REALIZAÇÃO DA ESCUTA, OS TRABALHOS AINDA NÃO

ACABARAM! MESMO PORQUE OS DESAFIOS PARA TRANSFORMAR O

BRASIL ESTÃO APENAS COMEÇANDO. PROPOMOS UMA SÍNTESE DO

QUE DEVE SER FEITO APÓS A EXECUÇÃO DO EVENTO.

O QUE FAZER A

PARTIR DESTA DATA?

AQUI EXISTEM ALGUNS LEMBRETES

PARA O PROCESSO PÓS ESCUTA:

NÃO SE ESQUEÇA:

Envie as fotos, vídeos, a lista de presença e as autorizações de uso de imagem para o email parceiro@agoramovimento. com. Esses são os elementos que validam a execução da ESCUTA na sua cidade e geram conteúdo para a Comunicação Nacional do Movimento.

LEMBRE-SE TAMBÉM:

Preencha o Formulário de validação da ESCUTA neste link:

http://bit.ly/RetornoAgoraEscuta para possibilitar a incorporação dos sonhos e desejos de tantos batalhadores e batalhadoras na construção de um Brasil mais humano, simples e sustentável.

(10)

ENGAJAMENTO DE

PESSOAS

NOSSOS DESAFIOS PARA TRANSFORMAR

O BRASIL ESTÃO APENAS

COMEÇANDO

MÍDIAS SOCIAIS

Convide os participantes da ESCUTA a curtirem a Página do Movimento no Facebook e seguirem as contas do Twitter e Instagram;

NEWSLETTER

Notícias sobre o nosso Movimento não faltam! Enviamos semanalmente a Newsletter do Agora! que ajuda a

circular as experiências dos nossos membros e parceiros, vindas de todo o país, e as notícias veiculadas na mídia;

ESTIMULAR NOVOS EVENTOS

Não parem no primeiro evento! Busquem locais, comunidades, lideranças comunitárias que estão interessadas na renovação política do país. Construam novas dinâmicas e formas de engajamento.

Elencamos três mecanismos básicos para dar continuidade aos trabalhos de mobilização

e engajamento do

Agora! na sua cidade:

(11)

SE PRECISAR DE INSPIRAÇÃO

A) DINÂMICA 1:

“NOSSAS PRIORIDADES” (30-40 MIN)

B) DINÂMICA 2:

“PROPOSTAS” (30-40 MIN)

Caso você precise de algumas ideias sobre como realizar uma Roda de Conversa ou uma Roda Temática, seguem aqui algumas sugestões de dinâmicas que atendem objetivos ou temas específicos.

RODA DE CONVERSA:

A partir do que foi exposto, sugerimos abaixo duas dinâmicas diferentes para a Roda de Conversa, que deve ser escolhida de acordo com a intenção central da ESCUTA a ser organizado.

O objetivo desta dinâmica é construir o diálogo a partir de temas elencados pelo próprio público participante. Apresente as 10 prioridades do Agora! de forma

visível (ex.: escritas em uma cartolina, em folhas A4, projetadas em uma tela ou em um banner) e peça para que cada participante da Roda escolha os três temas mais importantes individualmente. Logo em seguida, solicite que cada um sinalize na cartolina/ folha/ banner/ projeção os três temas escolhidos (pode sinalizar com canetão ou adesivos, por exemplo). Após todos sinalizarem suas preferências, peça que os participantes sentem em duplas ou formem subgrupos (de até 5 participantes) e conversem sobre os três temas mais votados pelo público geral. Estimule os bate-papos com algumas provocações (“Estes temas mais votados, para você, são prioritários?”; “O que eles têm a ver com o seu dia a dia?”; “Como os governantes hoje lidam com esses temas?”; “Você conhece alguma experiência positiva relacionada a um desses temas?”).

As conversas em subgrupos possibilitam que todos os participantes expressem suas opiniões. Depois, retome o grupo original para realizar uma discussão ampliada, e, se possível, dê voz a um representante por dupla ou grupo que sintetize o que foi ampliado, busque motivar a discussão a partir dos sonhos e perspectiva de futuro dos participantes.

O objetivo dessa modalidade é estimular os participantes a criarem propostas concretas aos desafios públicos que enfrentamos no nosso dia a dia (ex.: falta de vagas em creches; longas filas de serviços públicos de saúde; atrasos nas linhas de ônibus etc). A idéia é simular a reunião de um conselho participativo fictício de um município com uma situação-problema a ser resolvida, com a composição de atores diversos: governo, sociedade civil organizada e cidadãos beneficiários de determinada política. Assim, os participantes fazem o exercício de considerar os diversos aspectos dos desafios públicos, e não somente aqueles que os atingem diretamente.

Distribua aleatoriamente personagens fictícios que compõem o cenário da situação-problema proposta. Em uma situação-problema na educação, por exemplo, os personagens poderiam ser: o diretor de escola, o gestor da secretaria de educação, um representante da Associação de Pais e Mestres e um representante do Grêmio Estudantil. Depois de distribuir um personagem por participante da Roda, peça que eles formem grupos de até 5 pessoas com personagens variados. Logo em seguida, entregue um envelope com 4 situações-problema para cada grupo e peça que eles resolvam a partir da perspectiva de seus personagens, mas que cheguem a conclusões conjuntas em grupo.

Lembre-se: o objetivo central desta dinâmica é

estimular os participantes a pensarem e proporem soluções concretas a desafios coletivos. Encerrado o tempo para a discussão nos subgrupos, faça a discussão ampliada com todos os participantes, evidenciando as soluções propostas por cada grupo. Estimule que os participantes reflitam sobre como essas soluções se relacionam com as propostas de políticas públicas da agenda do Agora!

(12)

SE PRECISAR DE INSPIRAÇÃO

RODA TEMÁTICA

A partir do que foi exposto, sugerimos abaixo duas dinâmicas diferentes para a Roda Temática, que deve ser escolhida de acordo com a intenção central da ESCUTA a ser organizada. A ideia é que as discussões tenham como base os princípios e as propostas de políticas públicas do Agora!, disponíveis em www.agoramovimento.com.

A) Tema - Educação

Para a exposição inicial do tema pelo especialista, convide um diretor de escola, um professor engajado,

estudantes secundaristas etc. Para os elementos audiovisuais, leve músicas, vídeos, casos concretos de

experiências exitosas no país. Para o momento de compartilhamento através de conversas ou escrevendo

em cartolinas, é interessante estimular as reflexões com perguntas como:

“Qual o seu sonho para a Educação dos seus filhos e netos?”

“O Brasil de 2030 será um Brasil mais…!”

“Já construo um país melhor hoje através….!”

Para a discussão ampliada sobre o tema, basta abrir para perguntas aos expositores e reflexões dos

próprios participantes.

B) Tema - Eleições

Outra possibilidade para as Rodas Temáticas é dotá-las de um caráter mais formativo. Por exemplo, em

2018 votamos tanto no sistema de eleições proporcionais quanto majoritárias. Que tal uma roda de

conversa sobre os mecanismos eleitorais, sobre como os deputados estaduais e federais são eleitos?

Ou tratar das responsabilidades do governador e do presidente? Quais são as obrigações em serviços

públicos dos governos federal, estaduais e municipais? Tudo isso pode influenciar no nosso voto se

estamos bem informados.

(13)

VOCÊ TEM ALGUMA DÚVIDA?

ENTRE EM CONTATO COM A NOSSA

COORDENAÇÃO EXECUTIVA:

parceiro@agoramovimento.com

Referências

Documentos relacionados

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Este trabalho objetivou com auxílio da fotointerpretação e da análise multivariada analisar os parâmetros dimensionais da rede de drenagem através de 12 microbacias de 3 a ordem

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

Como objetivos específicos o estudo pretende: destacar as principais etapas na produção de mapas derivados dos dados SRTM; avaliar a eficiência/qualidade dos

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores