• Nenhum resultado encontrado

Composição: Butil 2,3 dihidro 2,2 dimetilbenzofuran 7 il N,N dimetil N,N tiodicarbamato; FURATHIOCARB, 40% m/v (400 g/litros) + 60% m/v de Inertes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Composição: Butil 2,3 dihidro 2,2 dimetilbenzofuran 7 il N,N dimetil N,N tiodicarbamato; FURATHIOCARB, 40% m/v (400 g/litros) + 60% m/v de Inertes."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROMET 400 CS

Composição: Butil 2,3 − dihidro − 2,2 − dimetilbenzofuran − 7 − il N,N − dimetil − N,N tiodicarbamato; FURATHIOCARB, 40% m/v (400 g/litros) + 60% m/v de Inertes.

Classe: INSETICIDA SISTÊMICO DO GRUPO QUÍMICO DOS TIOCARBAMATOS. Tipo de Formulação: SUSPENSÃO ENCAPSULADA.

Registrante: SYNGENTA PROTEÇÃO DE CULTIVOS LTDA. − Av. Nações Unidas, 18001 − 2º andar − CNPJ.: 60.744.463/0001−90 − 4795−900 − São Paulo − SP − Tel.: (0xx11) 5643−2322.

Fabricante / Formuladores: SYNGENTA PROTEÇÃO DE CULTIVOS LTDA. − Rod. SP 332 − km 130 − 13140−000 − Paulínia − SP − CNPJ: 60.744.463/0010−80 − Tel (0xx19) 3874−5800 − Av. Basiléia, 590 − Manejo − 27521−210 − Resende − RJ − CNPJ.: 60.744.463/0019−19; SYNGENTA CROP PROTECTION − Werk Schweizerhalle − Rheinfelderstrasse − CH−4133 − Pratteln − Suíça.

Registrado no Ministério da Agricultura e do Abastecimento sob nº 002994 Cadastro da Empresa na CDA/SAA − São Paulo sob nº 001 − Marca Registrada da SYNGENTA − Basiléia − Suíça

Nº da Partida: Impresso na embalagem Data de Fabricação: Data de Vencimento:

ANTES DE USAR O PRODUTO, LEIA O RÓTULO E A BULA E CONSERVE−A EM SEU PODER. É OBRIGATÓRIO O USO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA. PROTEJA−SE.

Telefone de emergência SYNGENTA 24 horas: 0800 704 4304 Volume líquido: 1 litro

CORROSIVO AO FERRO

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO POTENCIAL DE PERICULOSIDADE AMBIENTAL: Produto Muito Perigoso.

CLASSIFICAÇÃO TOXICOLÓGICA III − MEDIANAMENTE TÓXICO INSTRUÇÕES DE USO:

INDICAÇÕES: PROMET 400 CS é um inseticida tiocarbamato sistêmico indicado para o tratamento de sementes destinadas exclusivamente à semeadura, para o controle nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas, das seguintes pragas e doses abaixo relacionadas:

CULTURAS (SEMENTES

PRAGAS DOSE/100 KG DE

SEMENTES NOME COMUM NOME CIENTÍFICO

Produto Comercial ( Litros) Igrediente Ativos (Grama) ALGODÃO* Pulgão Trips Aphis gossypiiThrips tabaci 2,0 800 ARROZ DE SEQUEIRO Lagarta elasmo

Cigarrinha das pastagens

Elasmopalpus lignosellusDeois

flavopicta

0,8 320

FEIJÃO Mosca branca Bemisia tabaci 0,8 320

MILHO Lagarta elasmo Lagarta do cartucho

Elasmopalpus lignosellusSpodoptera

frugiperda

1,6 640

Obs.: * Sementes de Algodão com e sem linter.

No estabelecimento de culturas em sistema de plantio direto − cultivo mínimo sobre palhadas (restevas) de culturas de inverno (trigo, aveia, etc) é comum a ocorrência do ataque de diversas espécies de lagartas (como por exemplo Pseudaletia spp − Lagarta do trigo / Agrotis spp − Lagarta rosca / Spodoptera spp − − Lagarta do cartucho e etc) que migram destas restevas ou de plantas tigueras (guachas) muitas vezes em grande quantidade para as culturas recém instaladas. Nestes casos recomenda−se aplicar um inseticida específico

(2)

para o controle destas lagartas, junto a operação de manejo, antes da semeadura da nova cultura. Esta estratégia de dessecação da cultura anterior e das ervas daninhas deve ser realizada 3 semanas antes da semeadura reduzindo as chances de ocorrência do ataque de lagartas grandes na emergência da cultura, pois, estas lagartas pelo porte avantajado escapam ao controle do tratamento de sementes.

FORMA DE APLICAÇÃO:

PROMET 400 CS é utilizado no tratamento das sementes de Algodão, Arroz, Feijão e Milho.

PROMET 400 CS pode ser aplicado através de qualquer equipamento convencional para o tratamento de sementes, tais como: tambores rotativos excêntricos, betoneiras ou máquinas específicas.

Para o tratamento, colocar inicialmente as sementes nos equipamentos, e proceder a agitação a medida em que adiciona−se aos poucos a dose indicada do PROMET 400 CS .

Seguir com a agitação até a total cobertura uniforme das sementes.

O tempo de mistura (agitação) é variável em função do equipamento utilizado e da quantidade de sementes, e deve ser suficiente para que todo o produto cubra uniformemente as sementes. Atentar para que no final do tratamento não haja sobra de produto no fundo do equipamento utilizado.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Sementes lisas de milho, feijão e algodão sem linter necessitam de adição de 600 g de talco inerte lubrificante grafitado/100 kg de sementes, já tratadas com PROMET 400 CS .

Procede−se novamente a agitação constante até a total cobertura e distribuição do talco inerte lubrificante grafitado sobre as sementes.

Além do procedimento anterior, durante a operação de abastecimento e reabastecimento dos reservatórios das semeadoras com as sementes tratadas, devem ser colocadas quantidades adicionais de grafite em pó dentro destes reservatórios (caixas de sementes) para auxiliar a lubrificação dos mecanismos distribuidores de sementes de acordo com o tipo de sistema de distribuição de sementes:

Semeadoras com Sistema de Disco Perfurados: 25g de grafite/20kg de sementes.

Semeadoras com Sistema e Dedos Transportadores / Recolhedores: 50g de grafite/20kg de sementes. IMPORTANTE: Na operação de semeadura mecanizada com sementes tratadas, elas apresentam uma

redução no fluxo, comparativamente com as sementes não tratadas. Para evitar ocorrência da semadura de um número de sementes menor que o usual ou recomendado, deve−se aferir e regular a semeadora com as sementes já tratadas.

Verificar periodicamente o fluxo das sementes.

Limpar os kits (Sistemas de Distribuição de Sementes) e verificar o sistema diariamente.

A não observância destas indicações podem resultar em baixa população de plantas, falha no plantio, excesso de sementes por metro ou outras irregularidades no plantio.

Durante a semeadura tomar cuidados para que todas as sementes fiquem no sulco de semeadura recobertas por uma camada de solo.

NUNCA DEIXAR AS SEMENTES EXPOSTAS NA SUPERFÍCIE DO SOLO. INTERVALO DE SEGURANÇA: Não especificado, devido a modalidade de uso.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS: Não especificado devido a modalidade de uso.

LIMITAÇÕES DE USO: O produto, deve ser utilizado somente em sementes destinadas à semeadura. As sementes tratadas, nunca devem ser utilizadas para alimentação humana ou de animais. Não apresenta efeito fitotóxico nas doses e modo de aplicação recomendados.

FITOXIDADE: Não apresenta efeito fitotóxico nas doses e modo de aplicação recomendados.

INFORMAÇÕES SOBRE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL A SEREM UTILIZADOS: Durante a manipulação ou aplicação, use macacão com mangas compridas, capa ou avental impermeável, luvas

impermeáveis, chapéu de aba larga, botas, óculos protetores e máscara protetora provida de filtro adequado. DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DA SAÚDE HUMANA:

PRECAUÇÕES GERAIS:

− Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. − Não utilize equipamentos com vazamentos.

− Não desentupa bicos, orifícios e válvulas com a boca. − Não distribua o produto com as mãos desprotegidas. PRECAUÇÕES NO MANUSEIO:

− Se houver contato do produto com os olhos, lave−os imediatamente e VEJA PRIMEIROS SOCORROS. − Caso o produto seja inalado ou aspirado, procure local arejado e VEJA PRIMEIROS SOCORROS. − Use luvas de borracha.

(3)

− Ao abrir a embalagem, faça−o de modo a evitar respingos.

− Use macacão com mangas compridas, chapéu de aba larga, óculos ou viseira facial, luvas impermeáveis, botas.

PRECAUÇÕES DURANTE APLICAÇÃO: − Use equipamento de proteção individual.

− Use macacão com mangas compridas, chapéu de aba larga, óculos ou viseira facial, luvas impermeáveis e botas.

PRECAUÇÕES APÓS APLICAÇÃO: − Não reutilize a embalagem vazia.

− Manter o restante do produto adequadamente fechado, em local trancado, longe do alcance de crianças e animais.

− Tome banho, troque e lave bem as roupas ao final de cada dia de trabalho. MEDIDAS GERAIS DE PRIMEIROS SOCORROS:

INGESTÃO: Provoque vômito e procure logo o médico, levando a embalagem, rótulo, bula ou receituário agronômico do produto. OLHOS: Lave com água em abundância e procure o médico, levando a embalagem, rótulo, bula ou receituário agronômico do produto. PELE : Lave com água e sabão em abundância e se houver irritação procure o médico, levando a embalagem, rótulo, bula ou receituário agronômico do produto. INALAÇÃO: Procure local arejado. Se houver sinais de intoxicação procure um médico levando a embalagem, rótulo, bula ou receituário agronômico do produto.

MECANISMO DE AÇÃO, ABSORÇÃO E ESCREÇÃO PARA P SER HUMANO: O modo de ação do produto é através da inibição da acetilcolinesterase. Em estudos realizados em ratos, o produto foi excretado principalmente pela urina, mas também pelas fezes e ar expirado.

EFEITOS AGUDOS E CRÔNICOS: Classificação toxicológica III

LD50 Oral em ratos = maior que 4000 mg/kg

LD50 Dermal em ratos = maior que 4000 mg/kg

Irritação ocular em coelhos = Não irritante Irritação dérmica em coelhos = Não irritante

Não são esperados efeitos crônicos desde que o produto seja utilizado adequadamente de acordo com as indicações da bula/rótulo.

SINTOMAS DE ALARME: Como todos os carbamatos, quando houver contato com altas doses, ocorre intoxicação por inibição da acetilcolinesterase.

Os sintomas em humanos são: exaustão, diarréia, escorrimento nasal e bucal, salivação excessiva, paralisia estomacal, vômitos, sudorese excessiva, tremores, coordenação muscular deficiente, contração muscular, fadiga excessiva, confusão mental, visão borrada, dificuldade em respirar, tosse, pulsação acelerada, pele enrubecida ou amarelada e lacrimejamento.

ANTÍDOTO E TRATAMENTO (Informações p/uso médico): Sulfato de Atropina, administrado via intravenosa na dose de 2−4 mg (adultos). Repetir as aplicações a intervalos de 5−10 minutos até aparecer os sinais de atropinização leve. O paciente, deve permanecer atropinizado por um período de 24−48 horas.

PRECAUÇÕES DE USO E ADVERTÊNCIA QUANTO AOS CUIDADOS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE:

− Este produto é ALTAMENTE TÓXICO para peixes e microcrustáceo. − Este produto é ALTAMENTE persistente na água.

− Este produto não pode ser utilizado próximo a corpos hídricos. − Evite a contaminação ambiental − Preserve a Natureza. − Não utilize equipamentos com vazamentos.

− Aplique somente as doses recomendadas.

− Não aplique o produto na presença de ventos fortes ou nas horas mais quentes.

− Não lave as embalagens ou equipamento aplicador em lagos, fontes, rios e demais corpos d’água.

− Dê a destinação adequada para as embalagens e restos do produto − siga as instruções constantes no ítem Destino Final de Resíduos e Embalagens.

− Em caso de acidente, siga corretamente as instruções constantes na bula. INSTRUÇÕES DE ARMAZENAMENTO:

− Mantenha o produto em sua embalagem original.

(4)

materiais.

− A construção deve ser de alvenaria ou de material não comburente. − O local deve ser ventilado, seco, coberto e ter piso impermeável. − Coloque placa de advertência com os dizeres: CUIDADO VENENO.

− Trancar o local, evitando o acesso de pessoas não autorizadas, principalmente crianças.

− Deve haver sempre sacos pláticos disponíveis, para envolver adequadamente embalagens rompidas ou para o recolhimento de produtos vazados.

− Em caso de armazéns maiores, deverão ser seguidas as instruções constantes da NBR 9843. − Observe as disposições constantes da legislação estadual e municipal.

INSTRUÇÕES EM CASO DE ACIDENTES:

− Contate as autoridades locais competentes e a Empresa SYNGENTA PROTEÇÃO DE CULTIVOS LTDA. Telefone de emergência: 0800 704 4304;

− Utilize o EPI (macacão de PVC, luvas e botas de borracha, óculos protetores e máscaras contra eventuais vapores).

− Isole e sinalize a área contaminada.

− Em caso de derrame, estancar o escoamento, não permitindo que o produto entre em bueiros, drenos ou cursos de água naturais, siga as instruções abaixo:

Piso pavimentado − absorva o produto derramado com terra ou areia. Recolha esse material com auxílio de uma pá e coloque em tambores ou recipiente devidamente lacrados e identificados. Remova para área de descarte de lixo químico; lave o local com grande quantidade de água;

Solo − retire, com auxílio de uma pá, as camadas de terra contaminada até que atinja solo seco e coloque em tambores ou recipientes lacrados e identificados;

Água − interrompa imediatamente o consumo humano e animal e contate o Centro de Emergência da empresa, visto que as medidas a serem adotadas dependem das proporções do acidente, das características do recurso hídrico em questão e da quantidade do produto envolvido.

Em caso de incêndio, use extintores de água em forma de neblina, CO2 ou pó químico, ficando a favor do vento

para evitar intoxicação.

DESTINAÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS E EMBALAGENS:

− As embalagens deverão ser enxaguadas três vezes e a calda resultante acrescentada à preparação para ser pulverizada (tríplice lavagem).

− Não reutilize embalagens vazias.

− Nos locais onde estiver operando o Programa Nacional de Recolhimento e Destinação Adequada de Embalagens deverão ser observadas suas diretrizes −Consulte seu agrônomo.

− As embalagens, após enxaguadas, devem ser destruídas e enterradas em fosso para lixo tóxico.

− O local para construção do fosso deve ser distante de casas, de instalações ou de qualquer fonte de água, fora do trânsito de pessoas ou animais, porém de fácil acesso e onde não se preveja o aproveitamento agrícola, mesmo a longo prazo.

− O local não deve ser sujeito a inundações ou acúmulos de água.

− O solo deve ser profundo, de permeabilidade média para permitir uma percolação lenta e degradação biológica do agrotóxico.

− Abrir um fosso de 1,0 a 2,0 m de profundidade, comprimento e largura não devendo exceder a 3,0 m, de acordo com as necessidades.

− Distribuir no fundo do fosso uma camada de pedras irregulares e uma camada de brita.

− Ao redor do fosso cavar uma valeta, com escoadouro, para impedir a penetração de enxurradas. − Reservar uma área suficiente para instalação de mais fossos, de acordo com a necessidade. − Isolar a área com cerca de tela, para impedir a entrada de animais e dificultar a entrada de pessoas. − Colocar uma placa de advertência (CAVEIRA) com os dizeres CUIDADO LIXO TÓXICO.

− Antes de iniciar o uso do fosso, e após cada 15 cm de material descartado, colocar camadas de cal virgem ou calcário para ajudar a neutralização.

− Completada a capacidade do fosso, cobrir com uma camada de 50 cm de terra e compactar bem. Uma camada adicional de 30 cm de terra deve ser colocada sobre o aterro, para que este fique acima do nível do terreno.

− Observar a legislação Estadual e Municipal específica.

− Fica proibido o enterro de embalagens em áreas de abrangência do PROGRAMA NACIONAL DE

RECOLHIMENTO E DESTINAÇÃO ADEQUADA DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS, consulte o órgão estadual de meio ambiente.

PRECAUÇÕES DE USO E ADVERTÊNCIA QUANTO AOS CUIDADOS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE:

Este produto é ALTAMENTE TÓXICO a microcrustáceos Este produto é ALTAMENTE PERSISTENTE no meio ambiente. Evite a contaminação ambiental − Preserve a Natureza.

(5)

Aplique somente doses recomendadas.

Não aplique o produto na presença de ventos fortes ou nas horas mais quentes.

É proibido aplicar o produto em áreas sujeitas a inundação ou próxima de rios e lagos e outros corpos d'água. Não lave as embalagens ou equipamentos aplicador em lagos, fontes, rios e demais corpos d'água.

Descarte corretamente as embalagens e restos do produto − siga as instruções da bula. Em caso de acidente, siga corretamente as instruções constantes na bula.

INSTRUÇÕES DE ARMAZENAMENTO:

O local deve ser exclusivo para produtos tóxicos, devendo ser isolado de alimentos, bebidas ou outros materiais.

Coloque placa de advertência com os dizeres: CUIDADO VENENO.

Referências

Documentos relacionados

LUCIANA NOBREGA AZEVEDO OLIVEIRA OP.. DE

8.5 A CASAG reserva-se o direito de promover correções que se fizerem necessárias, em qualquer fase deste Processo Seletivo ou posterior ao Processo Seletivo,

8850 FITA ADESIVA EM POLIPROPILENO MARROM PARA EMPACOTAMENTE MEDINDO 50MM

A opção Activar menu de contexto mostra as opções Seleccionar predefinição e Ajustar ecrã do SmartControl Premium no menu de contexto exibido no ambiente de trabalho ao clicar

Para evitar choques eléctricos, certifique-se de que a unidade está ligada à terra e de que o fio de terra não está ligado a um tubo de gás, de água, a um condutor de pára-raios

O debate entre a reação brasileira diante de uma retaliação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) se tornou abrangente, complexo e até

Dentro dessa perspectiva, insere-se ainda a necessidade de desenvolver uma política nacional de abastecimento alimentar com a valorização dos circuitos curtos de comercialização ou de

eles: coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD), coeficiente de uniformidade absoluta (CUa), uniformidade de emissão do sistema (UE), uniformidade