• Nenhum resultado encontrado

Dados do(s) autor(es) Alessandra Aparecida de Melo Silva e Aldineia Afonso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dados do(s) autor(es) Alessandra Aparecida de Melo Silva e Aldineia Afonso"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ANEXO II

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Dados do(s) autor(es)

Nome completo do(s) autor(es): Alessandra Aparecida de Melo Silva e Aldineia Afonso Cargo: Promotora de Justiça e Coordenadora Pedagógica

Formação acadêmica: Superior

Lotação: Trindade

Telefone: (62) 8279-2019

E-mail: Alessandra.melo@mpgo.mp.br

(2)

ANEXO III

MODELO PARA TRABALHO

Informações Gerais

Nome da Prática

(iniciativa): AMIGOS DA NATUREZA

Resumo (ementa): (até 120 palavras)

O programa “Amigos da Natureza” resultou de uma parceria entre o Ministério Público do Estado de Goiás, a Secretaria Municipal de Educação de Caldas Novas e o Juizado Especial de Caldas Novas. O objetivo foi criar uma nova mentalidade de respeito e defesa do meio ambiente nas crianças da educação infantil. A veiculação das mensagens educativas do programa foi feita por meio dos fantoches Tom e Isa, que tiveram grande aceitação por parte dos professores e coordenadores das escolas, tendo sido posteriormente empregados em outras ações públicas.

Palavras-chave: Defesa, meio ambiente, valores, crianças.

Informações complementares

Órgão onde a prática (iniciativa)

foi aplicada: Promotoria de Justiça de Caldas Novas Órgãos beneficiados pela prática

(iniciativa): Rede pública municipal de Caldas Novas Órgãos do MP-GO onde a prática

(iniciativa) pode ser replicada: Todas as Comarcas

Público-alvo: Crianças da Educação Infantil

Resumo dos resultados alcançados:

(até 120 palavras)

Aproximação do MPGO com crianças da Educação Infantil e divulgação do trabalho da Instituição; despertar dos alunos para a preservação do meio ambiente.

A iniciativa está ativa? ( X )Sim. A iniciativa entrou em vigor em 2005.

(3)

ANEXO III (continuação) 1. Introdução

O programa “Amigos da Natureza”, criado em 2005 na Comarca de Caldas Novas, teve origem no interesse do Ministério Público na criação de um projeto para destinação específica das penas acordadas em transação penal pela prática de crimes ambientais, que fosse voltado para a defesa do meio ambiente e que tivesse como público-alvo as crianças, preferencialmente na faixa etária da primeira infância.

Paralelamente, a neuropedagoga Aldineia Lopes Batista Afonso, da Secretaria Municipal de Educação de Caldas Novas, vinha desenvolvendo um bem-sucedido trabalho pedagógico junto às crianças da Educação Infantil da Rede Pública Municipal. Desse contato foram criados os “Amigos da Natureza”, os fantoches Tom e Iza, que se tornaram as mascotes deste trabalho. Oportuno ressaltar que a referida pedagoga cedeu gratuitamente os direitos autorais para paticipação de Tom e Iza nas campanhas educativas na Comarca de Caldas Novas.

Assim, o programa resultou de uma parceria entre o Ministério Público do Estado de Goiás, a Secretaria Municipal de Educação de Caldas Novas e o Juizado Especial de Caldas Novas, com o objetivo de criar uma nova mentalidade de respeito e defesa do meio ambiente nas crianças da Educação Infantil (primeira infância).

2. Descrição da Iniciativa

A faixa etária da primeira infância foi escolhida porque hoje se sabe que os cinco primeiros anos de um ser humano são marcados por intensos processos de desenvolvimento, sendo a base de todas as aprendizagens humanas. Ou seja: é a época na qual uma parte do caráter permanente de uma pessoa se estrutura, quando os valores ali apreendidos se solidificam para toda a vida.

Assim, “Amiga da Natureza” é a criança que, dentre outras atitudes em favor do Meio Ambiente, tanto na escola como em sua casa: não rabisca paredes, carteiras ou mesas; joga o lixo na lixeira e não no chão; não deixa a torneira aberta; apaga as lâmpadas que não estão sendo utilizadas; dá exemplo e depoimento de suas atitudes em favor do meio ambiente. Com tais atitudes, esta criança então poderá usar o colete de “amiga da natureza”.

Ao receber o colete, que será usado por uma semana, a criança deverá assinar um “Termo de Responsabilidade”, comprometendo-se a promover essas mudanças na sua casa e pela vizinhança e, é claro, deverá também dar o próprio exemplo, além de se tornar um multiplicador.

Essa proposta tem uma grande adesão dos professores, porque o que se constatou de forma imediata foi a mudança de comportamento das crianças na sala de aula, já que o uso do colete se converteu em objeto de desejo destas, fazendo-as sentirem-se especiais e esforçando-se para poder utilizá-lo.

A veiculação das mensagens educativas do programa, diante do sucesso, vem sendo empregada em outras ações públicas, como: o combate à dengue, a economia de água e os cuidados no trânsito, dentre outros.

Todos os trabalhos contam com um jingle inpirado no objeto da campanha (músicas “Amigo da Natureza”, “Na luta contra a dengue” e “Tô de olho nas eleições”, de autoria de Aldineia Lopes e gravadas em estúdio, também com custeio de penas alternativas).

(4)

Além disso, nas escolas, os amigos da natureza estão na horta escolar e também compõem o coral Amigos da Natureza.

O primeiro desdobramento do Projeto Amigos da Natureza foi uma parceria entre o Ministério Público – 2ª Promotoria de Caldas Novas e a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde/regional Caldas Novas no combate à DENGUE. Nesse trabalho, foram utilizadas cartilhas custeadas por meio de penas alternativas em transação penal. Nelas, os personagens Tom e Iza são envolvidos na luta contra a dengue, aprendendo como se precaver do mosquito, que é “do mal”. Nas residências onde não fossem encontrados focos da dengue, as crianças receberiam adesivos da dupla Tom e Iza (custeados pela FUNASA). Importante ressaltar que com os esforços das crianças – os maiores multiplicadores – e da população, o índice da doença na cidade foi reduzido em 83%. Caldas Novas era, até então, o terceiro município do Estado de Goiás com o maior número de casos de dengue. O papel das crianças foi publicamente reconhecido pela FUNASA, que recebeu várias denúncias de focos do mosquito feitas pelas crianças, todas procedentes.

Por meio desse desdobramento, buscou-se, através da educação, fazer um resgate do histórico político de Caldas Novas, cidade que sofreu as consequências do abuso do poder econômico nas eleições de 2004, quando houve a sucessão de quatro prefeitos em apenas um ano, culminando com uma eleição extemporânea no início do ano de 2006. Dessa forma, a curto prazo, o objetivo do Ministério Público, coordenador do trabalho, bem como de seus parceiros, era fazer com que as crianças, amigas da natureza e “fiscaizinhas da lei”, fiscalizassem os adultos (parentes, amigos e vizinhos), para que não acontecesse a compra e venda de votos e, a médio e longo prazos, criar cidadãos e políticos mais éticos, já que a criança era incentivada a questionar o candidato que visitasse sua casa sobre o que faria a favor da natureza.

Nas eleições de 2010 foram distribuídas 15.000 (quinze mil cartilhas) para as escolas das redes públicas municipal e estadual (que também aderiu à campanha), sendo esse trabalho novamente replicado nas eleições de 2012, já sob a supervisão de outro Promotor Eleitoral, Dr. Giordane Naves. A cartilha foi inserida no programa escolar de algumas escolas da cidade, para ser utilizada durante todo o ano. Ademais disso, a deplorável prática de se jogar “santinhos” nas ruas na véspera e no dia da eleição, prática muito condenada na cartilha em questão, teve como fruto a quase ausência dessa ocorrência nas eleições em Caldas Novas nos anos de 2010, 2012 e 2014.

Reconhecendo a importância da atuação dos “Amigos da Natureza”, o Departamento de Água e Esgoto de Caldas Novas/DEMAE escolheu as mascotes Tom e Iza como “garotos-propaganda” de uma campanha de combate ao desperdício de água, estampando suas imagens em outdoors pela cidade.

O programa também incentivou a prática da coleta seletiva entre as crianças: por meio das penas alternativas, cada unidade de educação infantil (CMEI) do município recebeu uma estrutura com os recipientes para a coleta, e os alunos aprenderam sobre a importância dessa prática e como realizá-la.

(5)

3. Resultados

Aproximação do Ministério Público com a comunidade, através das crianças da Educação Infantil do município de Caldas Novas, divulgando o trabalho da Instituição e despertando nos alunos a importância da preservação do meio ambiente, além da aprendizagem de valores éticos.

Criação de Decreto Municipal nomeando os “Amigos da Natureza” como embaixadores mirins do município de Caldas Novas.

Referências

Documentos relacionados

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Com isso, a SEDUC-AM em seu DGP, com o propósito de aumentar a eficácia da aplicação da legislação voltada para os profissionais da educação, requereu do

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o