• Nenhum resultado encontrado

Atividades: 1.Circule, na imagem abaixo, todas as brincadeiras ou jogos. Em seguida, escreva os respectivos nomes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades: 1.Circule, na imagem abaixo, todas as brincadeiras ou jogos. Em seguida, escreva os respectivos nomes."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SEMANA 9

Componente Curricular: Educação Física Ano de escolaridade: 6º ano Ensino Fundamental

Período: 26/04/2021 a 30/05/2021

Número de aulas: 02 aulas Carga horária: 1h40min INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

Aluno: _____________________________________________________________________________________ Unidade temática: Jogos e brincadeiras.

Objetos de conhecimento: Diferença de jogos e brincadeiras.

Habilidade: (EF67EF01P6) Experimentar e fruir, na escola, jogos diversos, reconhecendo os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.

TEMA: JOGOS E BRINCADEIRAS

“Vamos relembrar o que é jogo e o que é brincadeira?”

Atividades:

1.Circule, na imagem abaixo, todas as brincadeiras ou jogos. Em seguida, escreva os respectivos nomes.

Disponível em: <http://blogprofessorwillian.blogspot.com/p/tema-jogo-e.html> Acesso em: 14 jan. 2021.

a)Escreva no espaço abaixo, os nomes das brincadeiras ou jogos que você encontrou na imagem.

1 ... 7 ... 2 ... 8 ... 3 ... 9 ... 4 ... 10 ... 5 ... 11 ... 6 ...

b)Você já brincou ou jogou alguma delas? Quais ? Como foi a experiência?

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

(2)

SEMANA 10

Componente Curricular: Educação Física Ano de escolaridade: 6º ano Ensino Fundamental

Período: 03/05/2021 a 07/05/2021

Número de aulas: 02 aulas Carga horária: 1h40min

Aluno: _____________________________________________________________________________________ Unidade temática: Esportes;

Objetos de conhecimento: Esportes de marca (atletismo);

Habilidade: (EF67EF03P6) Experimentar e fruir esportes de marca, previsão, invasão e tecnico combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e a cooperação.

Atletismo

O atletismo é a forma mais organizada de competição esportiva, e é considerado o esporte mais nobre de toda a história Olímpica. Ele não se restringe apenas as modalidades de corrida, e é dividido em três categorias: corrida, saltos e arremessos. Em geral, as provas de competição de atletismo são realizadas em estádios fechados, com exceção da maratona, que é feita nas ruas da cidade.

O atletismo é uma forma de superação dos movimentos humanos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar. É esporte base de todos os outros. Ele é capaz de testar a força humana que vai além da resistência física, passando também pela habilidade.

Como Surgiu o Atletismo

O atletismo acompanha o homem desde a chamada pré-história, onde era necessário fugir dos predadores. Dessa forma, o homem exercitava as atividades de corrida, saltava obstáculos e lançava objetos, como a lança, para a caça. Quanto melhor elas eram feitas, mais o homem avançava na história da humanidade.

O atletismo é a única modalidade esportista convidada para participar de todas as olimpíadas. A primeira competição Olímpica da história, em 776 a.C., a única prova era a corrida de 200 metros. Depois, os atletas começaram a competir o pentatlo com lançamento de discos, salto e corridas de obstáculos, até que o Império Romano conquistou a Grécia e aboliu os jogos, que ficaram parados por séculos.

O atletismo começou a ganhar a forma competitiva que tem hoje a partir do século XIX, com competições em estádios. A Inglaterra restaurou essa modalidade e transformou o atletismo no esporte favorito dos ingleses. Na primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos, em 1896, realizados em Atenas, Grécia, o principal atleta era um corredor de salto triplo, e o atletismo era a competição principal e mais importante dos jogos.

Atividade

Com base no texto anterior responda as questões a seguir:

1- Como surgiu o atletismo?_________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 2- Quais são as três categorias do atletismo?_____________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

(3)

SEMANA 11

Componente Curricular: Educação Física Ano de escolaridade: 6º ano Ensino Fundamental

Período: 10/05/2021 a 15/05/2021

Número de aulas: 02 aulas Carga horária: 1h40min

Aluno: _____________________________________________________________________________________ Unidade temática: Esportes;

Objetos de conhecimento: Esportes de marca (atletismo);

Habilidade: (EF67EF05P6) – Desenvolver e aplicar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de marca, previsão, invasão e técnico combinatórios garantindo a participação de todos.

Modalidades do Atletismo

Corridas: É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas:

Corridas Rasas (são as corridas de curta distância, que exigem muita velocidade) e Corridas de Fundo

(são as corridas de longa distância, que exigem muita resistência).

Atividades

1-Quais são as características das corridas rasas?__________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

(4)

SEMANA 12

Componente Curricular: Educação Física Ano de escolaridade: 6º ano Ensino Fundamental

Período: 17/05/2021 a 21/05/2021

Número de aulas: 02 aulas Carga horária: 1h40min

Aluno: _____________________________________________________________________________________ Unidade temática: Danças;

Objetos de conhecimento: Danças Urbanas;

Habilidade: (EF67EF12P6) Planejar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas, contextualizando-as ao seu tempo e espaço.

TEMA: DANÇAS

A dança é a arte de expressar sentimentos, ideias e saberes através de movimentos, de gestos, expressões faciais, e de coreografias.

Disponível em: <http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/danca.html> Acesso em: 10 jan. 2021.

O ritmo está presente em grande parte dos esportes, jogos, ginásticas e lutas, desde a respiração até a execução de uma difícil jogada no voleibol. O ritmo na Educação Física está presente em algumas atividades bem simples, como andar e pular corda. No Brasil tem uma festa bastante popular que incor- porou muitas influências: a festa junina. Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva. No Brasil, existe uma riqueza muito grande dessas manifestações. Danças trazidas pelos africanos, pelos imigrantes, por povos da fronteira etc. As danças, assim como as brincadeiras e os jogos, são recriadas em todo o mundo.

Cada região ou cidade do Brasil tem suas festas e danças. Cada manifestação dessas tem uma história, uma razão de ser, revela um pedacinho da história do Brasil, contada, recontada, recortada e ampliada.

Os grandes centros urbanos também têm suas tradições. São danças bem diferentes das regionais, mas também, como elas foram criadas ou adaptadas pelos grupos culturais que as praticam, identificam esses grupos e estão repletas de significados.

Texto adaptado de DARIDO, Suraya Cristina e JUNIOR, Osmar Moreira de Souza. Para Ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007. p.205. Acesso em 09.jan.2021 Atividades

1.Como a dança está presente em sua vida? Qual o estilo de dança que você mais gosta?

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 2.Os movimentos realizados no decorrer de uma dança trazem uma série de efeitos para o cérebro. Colocar o corpo para mexer ao som de uma música agradável traz vários benefícios para a vida de uma pessoa. Você sabe quais são esses benefícios? Liste pelo menos cinco.

1 ... 2 ... 3 ... 4 ... 5 ...

(5)

SEMANA 13

Componente Curricular: Educação Física Ano de escolaridade: 6º ano Ensino Fundamental

Período: 24/05/2021 a 28/05/2021

Número de aulas: 02 aulas Carga horária: 1h40min

Aluno: _____________________________________________________________________________________ Unidade temática: Danças;

Objetos de conhecimento: Danças Urbanas;

Habilidade: (EF67EF13P6) Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos socias.

Danças urbanas

A dança de rua

A dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados

(acompanhados de expressão facial), com as seguintes características:

* Fortes

* Sincronizados e harmoniosos * Rápidos

* Simétricos de pernas, braços, cabeça e ombros * Assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros * Coreografados.

Mais do que um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. Nesse período, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o visual (modo de se vestir, de andar, etc.). A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem) deu-se o nomede Hip – Hop.

Música e Movimento

A música, literalmente, move as pessoas. Em todas as culturas, os primeiros acordes e batuques são suficientes para que as pessoas comecem a mexer o corpo, mesmo que discretamente. A relação entre som e movimento é tão forte que, em várias línguas do mundo, as palavras música e dança são intercambiáveis, e há casos em que é um mesmo vocábulo. A dimensão corporal é parte integrante da experiência humana e da cultura. Portanto, mais do que um deslocamento do corpo no espaço, o movimento constitui-se como uma linguagem. Por meio do corpo e do movimento, a criança interage e se comunica. Conhece mais sobre si, sobre o outro e o mundo que a cerca. Expressa sentimentos, emoções e pensamentos, aprimorando gestos e posturas corporais.

A história do hip hop

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança). A cultura Hip Hop é formada pelos seguintes elementos:

O rap, o graffiti e o break.

Rap: rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura.

Graffiti: que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros, nas ruas das cidades

espalhadas pelo mundo.

Break dance: que representa a dança.

Os três elementos juntos compõem a cultura hip hop, que muitos dizem que é a "CNN da periferia", ou seja, que o hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades de classes excluídas. O termo hip hop, dizem, foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip).

Atividades

1- Quais os principais estilos de danças street dance? ______________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 2- Escreva com suas palavras a relação entre a música e o movimento._____________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 3- Quais os quatro elementos culturais que compõem a cultura hip-hop?____________________________________ ______________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados