• Nenhum resultado encontrado

Trabalho para ser entregue na escola!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho para ser entregue na escola!"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO CORRENTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E.M.E.B. “JORNALISTA GRANDUQUE JOSÉ”

Rua Marechal Deodoro, 815 – Bairro Centro – Ribeirão Corrente - SP. CEP: 14445-000 - Fone: (16) 3749.1017 Ato de Criação: Lei Municipal Nº 986, de 20 de março de 2008

Email - granduquejose@educacao.sp.gov.br

ESTUDO EM CASA – DISTANCIAMENTO SOCIAL COVID – 19 TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ANO A, B e C – 05 AULAS

31ª SEMANA – DE 16 A 19 DE NOVEMBRO DE 2020. Professora: Helena Maria Lourenço e Isabel Delgado

E.M.E.B. Jornalista Granduque José

Trabalho para ser entregue na escola!

Nome: ______________________________________________Nº:______ 6º ano ________

● Olá turma, tudo bem com vocês? Espero que sim.

● Nessa semana vocês farão um trabalho que valerá nota para fechamento do quarto bimestre. O valor do trabalho será de 0 a 8. Portanto, caprichem para atingir uma média satisfatória.

● Respeitem, por favor, o prazo da entrega.

Bons estudos!

O lobo desatento

Certa noite, um lobo andava pela floresta em busca de comida. E já estava empenhado nessa tarefa havia um bom tempo, sem qualquer resultado prático, quando sentiu no ar o cheiro de carneiros. “Até que enfim!”, foi o pensamento que lhe veio à cabeça de imediato, e então, imaginando o que de bom poderia encontrar mais adiante para aplacar a fome que sentia, ele caminhou rapidamente na direção que o seu faro indicava.

Logo à frente, as árvores davam lugar a uma grande área coberta de relva, e era nesse pedaço de chão que os carneiros descansavam protegidos por um cão. O lobo não se preocupou com isso. O que fez foi sair andando passo a passo, o mais devagar que podia, procurando se aproximar do ponto que ficava mais distante do vigia, onde algumas das possíveis presas dormiam sossegadas.

E já estava quase lá, quando uma de suas patas traseiras descuidou-se um momento e pisou em um pedaço de tábua já meio apodrecido. Esta rangeu sob o peso do animal, e o barulho que fez soou tão alto em meio ao silêncio da noite que acordou o cão de guarda, fazendo-o sair na mesma hora em perseguição ao lobo desastrado. Que por sua vez, coitado, não teve outra coisa a fazer senão fugir em desabalada carreira, esfomeado e sem alimento. Moral da história: Quem não presta atenção no que faz, algum dia vai acabar se metendo em apuros.

(2)

1. Leia novamente o trecho: “...ele caminhou rapidamente na direção que o seu faro indicava.” Nesse trecho a palavra rapidamente indica:

(A) Lugar. (B) Modo. (C) Motivo. (D) Tempo.

Mania de plástico

Toneladas de sacos, garrafas, copos, brinquedos e outros lixos estão fazendo mal ao nosso planeta.

Ele está em toda parte: sandálias, garrafas de refrigerante, escovas, copos, sacolas, computadores, etc. Não dá para pensar a nossa vida sem o plástico. Desde que os pesquisadores descobriram que era possível criar esse material a partir de elementos do petróleo, em 1862, as indústrias passaram a usá-lo cada vez mais. É claro que isso trouxe progresso, conforto e melhorias para todos nós. Acredito que o plástico é, hoje, um dos maiores vilões da vida moderna. Quando não é reciclado, ele detona a natureza e polui cidades.

As peças de plástico boiando no mar podem causar a morte de mais de 100 mil animais marinhos (golfinhos, baleias e tartarugas) e um milhão de aves por ano. As sacolas de plástico podem levar 200 anos para se decompor. Quando são largadas nas ruas, entopem bueiros e provocam enchentes.

Evite comprar produtos que usem plástico demais nas embalagens.

Witch, São Paulo: Abril. n. 77, p. 09

2. No trecho “Ele está em toda parte...”, a palavra destacada refere-se ao:

(A) Petróleo. (B) Planeta. (C) Plástico (D) Progresso

O ladrão e o cão de casa

Querendo um ladrão entrar em uma casa de noite para roubar, achou à porta um cão,

que com latidos a impedia. O cauteloso ladrão, para acalmá-lo, lhe lançou um pedaço de pão. Mas o cão disse: — Bem entendo que me dás este pão para que cale, e te deixe roubar a casa, não por amor que me tenhas, porém já que o dono da casa me sustenta toda a vida. Não deixarei de latir, se não for embora, até que ele acorde, e te venha surrar. Não quero este bocado de pão que me custe morrer de fome toda a minha vida.

Moral: sempre terá amanhã, aquele que valoriza o que tem hoje.

3. No trecho “O cauteloso ladrão, para acalmá-lo, lhe lançou um pedaço de pão”, a expressão sublinhada significa que o ladrão é:

(A) Cuidadoso. (B) Desleixado.

(C) Exibido. (D) Desatento.

(3)

QUADRILHA DE ROUBO DE CASAS É PRESA EM FLAGRANTE EM SÃO PAULO Grupo foi preso após roubar duas residências e tentar invadir uma terceira; seis pessoas

foram presas

04 de maio de 2009 / 11h17m

Solange Spigliatti – Central de Notícias

Seis pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira, 4, após dois assaltos em residências na região de Vila Matilde, na zona leste de São Paulo. Foram apreendidas três armas de fogo, além de recuperados todos os materiais roubados. Segundo a Polícia Militar, cinco ladrões roubaram uma residência e na fuga teriam atirado no pé do filho do dono da casa, um garoto de 16 anos.

Na sequência, roubaram outra casa no mesmo bairro. Os policiais militares conseguiram interceptar em uma terceira residência, local onde estavam os produtos do roubo. Foi presa uma mulher nesse local.

4. O texto em a finalidade de:

(A) Transmitir um ensinamento. (B) Registrar um acontecimento.

(C) Fazer uma propaganda. (D) Dar uma informação.

APAGÃO EM ESCALA PLANETÁRIA FESTEJARÁ O BRILHO DAS ESTRELAS

Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite.

A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. [...] Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert Einstein.

Revista O Globo, Rio de Janeiro.

5. Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada:

(A) pelo brilho intenso das estrelas.

(B) pela pouca iluminação de algumas cidades. (C) pelo excesso de iluminação urbana.

(D) pela perda do frescor dos astros.

(4)

Texto 1

Texto 2 O que é bullying?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

6. Lendo os textos 1 e 2, podemos dizer que:

(A) O menino do texto 1 não sofre bullying. (B) O texto 2 não define bullying.

(C) O menino do texto 1 sofre bullying. (D) O texto 2 não passa uma informação.

Feias, sujas e imbatíveis

As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?

Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.

Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.

Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.

7. No trecho “Vai encarar?”, o ponto de interrogação tem o efeito de:

(A) Apresentar. (B) Avisar.

(C) Desafiar. (D) Questionar.

(5)

Bill Watterson. O progresso científico deu "tiit" - vol. II. São Paulo.

8. No último quadrinho, a expressão de Calvin demonstra que ele:

(A) Estava com muita sede. (B) Acordou assustado.

(C) Levou um susto com a mãe. (D) Ouviu um barulho estranho.

Referências

Documentos relacionados

27 - A Comissão Executiva Nacional do Partido da República, por sua maioria absoluta, poderá a qualquer tempo, no interesse partidário, intervir e promover a

1 INTRODUÇÃO O presente texto pretende abordar questões referentes a ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos a partir do documento “Ensino Fundamental de nove

Por meio das despesas da função por setor de governo destinado ao ciclo inicial da educação escolar incluindo creches, pré- escola e os anos iniciais e finais da

Objetivos: Descrever o perfil clínico-epidemiológico dos acidentes provocados por aranha do gênero Loxosceles registrados no Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina

RESUMO Este trabalho teve por objetivo apresentar uma breve análise de como a história envolvendo o cientista Nikola Tesla e seus estudos são apresentados em quatro livros didáticos

Assim o Estágio Supervisionado é uma oportunidade que nós enquanto alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia temos, para compreendermos a realidade das escolas públicas,

Como em qualquer outro risco, na medida em que é identificado ou se suspeita acerca da ocorrência de doenças relacionadas e causadas por assédio moral, a Comunicação de

Por meio deste trabalho, foram verificados classificados os principais riscos aos quais os trabalhadores das Instituições Técnicas Licenciadas estão expostos,