• Nenhum resultado encontrado

ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

2013

Seja na Natureza ou nas organizações, criar o ambiente adequado possibilita a máxima performance.

ALTA

PERFORMANCE

(2)

Campus Aloysio Faria

Conheça a Fundação Dom Cabral

Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking

de educação executiva do Financial Times

Conexão entre teoria e prática, formação acadêmica com experiência empresarial e a sustentabilidade como tema transversal em todos os projetos. É assim que há mais de 35 anos a Fundação Dom Cabral desenvolve executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos, em vários países. A FDC oferece o que há de mais inovador por meio de soluções educacionais nacionais e internacionais, sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Rússia e América Latina, que permitem o acesso a modernas ferramentas de gestão e a geração conjunta de conhecimento, como a troca de experiência entre participantes, professores, organizações e outras escolas de negócios.

Nossa filosofia – trabalhar COM o cliente e não apenas para ele – respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. Graças a esses e a inúmeros outros esforços, a FDC se tornou referência internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e da capacitação: recebemos anualmente em nossos Programas cerca de 30 mil executivos. Todo esse conhecimento de alto valor gerado pela FDC tem relevância estratégica para as organizações, para a sociedade e pode ser convertido em negócios sustentáveis e bem-sucedidos na sua empresa.

(3)

Alta

Performance

em Liderança:

a dimensão do sujeito

O Programa internacional da FDC que vai apresentá-lo à única pessoa capaz de fazer de você um verdadeiro líder: você

mesmo. Para liderar em alta performance é preciso ter várias competências, entre elas: influência, liderança inspiradora,

saber lidar com conflitos, autoconhecimento para gestão de si mesmo e manejo eficiente das emoções, esforço sistemático de autodesenvolvimento, visão de futuro, otimismo, coragem e credibilidade.

Para atender a essa demanda, a FDC, em parceria com a ESADE/Madrid, recomenda o Alta Performance em Liderança:

a dimensão do sujeito, cujo foco é o desenvolvimento das competências socioemocionais de liderança de gestores que buscam ampliar sua eficiência e seu desempenho como líder de pessoas, processos e resultados.

Este Programa vai além da informação e oferece aos participantes atividades práticas, metodologias e momentos de autorreflexão sobre o seu papel como líder de si e de outros.

Participantes

Executivos em posição estratégica e tática que desejam ampliar e desenvolver competências socioemocionais de liderança, na busca de maior eficiência comportamental como fator relevante e alavancador para a alta performance em liderança.

Diferenciais do Programa

• Assessment – por meio do LEAD – Leadership Executive Assessment and Development, instrumento desenvolvido por Richard Boyatzis, professor visitante da ESADE e coautor, junto a Daniel Goleman, de vários livros e artigos sobre Inteligência Emocional. Essa metodologia de assessment é estruturada em vários exercícios e questionários de autorreflexão e heteroavaliação de competências pessoais e de liderança (360º) com o objetivo de levar o sujeito a conhecer-se melhor, buscando a capitalização das suas forças e a melhoria dos gaps, se for o caso.

• Sessão de coaching individualizada na fase Espanha para feedback do assessment e orientação para a construção do plano de desenvolvimento individual.

(4)

Metodologia

• Metodologia de assessment de competências de liderança e o encaminhamento das ações decorrentes do resultado do mesmo. • Programa com foco na dimensão do sujeito para ampliar a sua eficiência como pessoa e líder para a equipe e organização

em que atua.

• Abordagem de temas relacionados à subjetividade que envolve as questões mais complexas da liderança.

Resultados

• Avaliação das competências de liderança do LEAD – Leadership Executive Assessment and Development, instrumento

desenvolvido por Daniel Goleman e Richard Boyatzis.

• Análise do impacto das competências de liderança na sua efetividade como líder. • Plano de desenvolvimento individual.

• Conceitos para ampliar a compreensão do papel da liderança e os elementos subjetivos que compõem as competências de liderança e seu desenvolvimento.

• Elaboração de plano de desenvolvimento para a alta performance em liderança.

COACHING

PLANO DE DESENVOLVIMENTO

PARA A ALTA PERFORMANCE

EM LIDERANÇA

ASSESSMENT

DESENVOLVIMENTO DE TEMAS RELATIVOS À S COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇ A

Conteúdos

• O significado de liderar.

• A subjetividade humana na liderança. • Liderança e a construção do líder.

• Ideologia e relacionamentos no papel da liderança. • A construção da confiança como pilar da liderança. • Gestão dos medos no exercício da liderança. • Novos enfoques de liderança.

• Gestão de si mesmo.

• Construção de relações poderosas.

• Estilos de aprendizagem e sua interferência no processo de mudança pessoal.

• Marca pessoal. • Mudança pessoal.

(5)

Equipe Técnica 2012

Professores FDC

• José Ernesto Bologna – Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Cursos de extensão pela Bowling Green State University, Ohio, USA, e pela University of Kalamazoo, Michigan, USA. Conferencista nacional e internacional em Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Administração. Fundador e principal titular da Ethos Desenvolvimento. Coautor de diversos artigos e livros na área de Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Educação e à Administração de Negócios e Instituições, entre eles: “Estação Desembarque – referências existenciais para o jovem contemporâneo” (Ed. Deleitura); “O Dragão e a Borboleta”, com outros autores (Ed. Axis Mundi); “Diálogos Criativos”, com Domenico de Masi e Frei Betto (Ed. Deleitura); “Brasil Destinos”, com Guilherme Magalhães (Ed. Terragraph); “Autonomia e Autoridade” (vídeo, Atta Mídia e Educação); “Gestão Escolar” (coleção de quatro vídeos, Atta Mídia e Educação).

• Marta Campello – Mestre em Administração, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e psicóloga pela Universidade FUMEC. Professora da Fundação Dom Cabral nas áreas de Comportamento Organizacional, Liderança, Desenvolvimento de Equipe, Autoconhecimento, Gestão de Pessoas e Coaching e membro do Núcleo de Desenvolvimento da Liderança da FDC. Pesquisadora da área de liderança socioemocional.

• Mozart Pereira dos Santos – Pós-graduado em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional (ODA) pelo Centro Universitário UNA. Diretor estatutário e professor em Programas de Gestão Avançada da Fundação Dom Cabral. Psicoterapeuta e psicanalista pelo Núcleo de Psicoterapia e Psicanálise de Belo Horizonte. Formação de Consultores e Desenvolvimento Organizacional pela Organization Development Associeted/Consultoria de Organização e Instituto de Desenvolvimento de RH.

• Sigmar Malvezzi – Doutor em Management, pela Universidade de Lancaster, Inglaterra. Professor convidado da Fundação Dom Cabral na área de Organizações e Comportamento Organizacional. Professor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Autor de mais de 60 publicações, entre elas artigos em jornais, capítulos de livros, textos em jornais de grande circulação e revistas especializadas, trabalhos em anais de congressos e produções técnicas nas áreas de Recursos Humanos, Organização, Trabalho, Globalização, Gestão e Psicologia.

(6)

Professores ESADE

• Alex Rovira – Bacharel em Administração e Direção de Empresas. Diretor de programas de Executive Education da ESADE. Colaborador habitual de diversos meios escritos de comunicação, nacionais e estrangeiros. Autor de “La Brújula Interior”, coautor de “La Buena Suerte”, e “Los Siete Poderes”, traduzido para dez idiomas. Seu último livro, “El Laberinto de La Felicidad”, lançado em outubro de 2007, foi publicado inicialmente em 12 idiomas, iniciando-se com ele a “Colección Alex Rovira” de crescimento pessoal, ensaio e narrativa empresarial, publicada pela Editora Aguilar, Grupo Santillana.

• Almudena Rodríguez Tarodo – Doutora em Marketing do Departamento de Comercialização e Pesquisa de Mercados (Faculdade de Ciência da Informação da UCM. Mestre em Curriculum and Instruction (University of the Pacific) California.

Diretora Corporativa de Employer Brand e Marketing de Recursos Humanos, Divisão de Recursos Humanos, responsável

pela definição e desenvolvimento da Estratégia do Grupo Santander para posicionar sua marca como melhor empregador no mundo e pela estratégia corporativa de seleção para todo o Grupo Santander.

• Camélia Ilie – Doutora em Organização de Empresas – ICADE. Engenheira Superior pela Universidade Politécnica de Bucarest, MBA pela Universidade Externado de Colômbia e SEP pela ESADE. Antes de se tornar colaboradora da ESADE, exerceu cargos de gestão durante mais de 16 anos em multinacionais, escolas de negócios e empresas de marketing em vários países da União Europeia, do Leste da Europa, América do Norte e do Sul. Professora de simulação estratégica em programas de MBA e Matemática para Administração de Empresas. Está atualmente colaborando com o Departamento de Recursos Humanos da ESADE dando sessões de Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance no MBA full-time, Desenvolvimento de Talentos no Programa de Recursos Humanos e realizando coaching em diferentes programas de Executive Education em Madrid.

(7)

• Francisco Loscos Arenas – Professor do Departamento de Direção de Recursos Humanos, nos diversos programas da

Escola (Carreira, Mestrados, Executive Education e In Company Training) desde 1991, tendo liderado e participado de

programas com empresas multinacionais de primeira linha. Bacharel em Direito (Universidade de Barcelona) e MBA pela ESADE. Possui ampla experiência em trabalhos de Consultoria de Negócios, Pessoas e Mudanças.

• Inmaculada Cerejido Samos – Doutora em Psicologia, defendendo no dia 3 de setembro de 1997 a tese “Enseñanza de las Habilidades de Pensamiento: Adaptación y Estudio experimental del Programa Cort de Edward de Bono”, recebendo a qualificação Cum Laude por unanimidade, 1997. Mestra em Psicologia e Educação. Título próprio da UCM, departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Educação, obtendo excelente qualificação, 1995. Mestra em Recursos Humanos, pela Escola de Negócios ESIC Business & Marketing School, 1996. Graduada em Psicologia pela Universidad Complutense de Madrid, 1993.

• Joan Quintana – Bacharel em Psicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona. Colaborador acadêmico do Departamento de Direção de Recursos Humanos da ESADE. Especializado em Desenvolvimento Organizacional com Itamar Rogovsky (GR Institute for Organizational Development) e em Análise Sistêmica e Estratégica com Paul Watzlawick (Mental Research Institute, Palo Alto – Califórnia). Foi Diretor de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos de La Caixa e atualmente dirige projetos estratégicos nos setores público e privado, além de ser assessor pessoal da alta direção.

• José María Gasalla – Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidad Autònoma de Madrid e diploma de Estúdios Avançados em Doutorado de Psicologia Social pela Universidad Complutense de Madrid. Diretor do Programa Direção Estratégica de Pessoas e de Negócio (DEPN) da ESADE Madrid. Professor titular de Organização de Empresas da Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais da UAM. Consultor internacional de reconhecido prestígio na área de mudança e desenvolvimento das organizações. Mais de 25 anos de experiência como consultor/assessor de organizações, públicas e privadas, em diversos setores. Autor de diversas publicações, entre as quais se destacam os livros “La Nueva Dirección de Personas” e “Marketing para la Formación de Directivos”, e de mais de 150 artigos nas áreas de estratégia, direção de pessoas e aprendizagem organizacional.

• Patricia Cauquí – Colaboradora acadêmica do Departamento de Direção de Recursos Humanos da ESADE, como professora e coach do Programa LEAD. Licenciada em Jornalismo pela UCM, Mestrado em Psicologia Desportiva pela UNED e Executive Master in Business Administration (EMBA) pela ESADE. Em seus primeiros cinco anos de atividade profissional, foi diretora de Projetos em vários países da ex-União Soviética, da África e do Caribe. Na Espanha, participou do lançamento de Vía Digital, como chefe de Marketing de Conteúdo, e integrou o Ya.com, primeiro como chefe de Comércio Eletrônico e depois como diretora-geral de seu portal de viagens, Viajar.com. Apaixonada pela psicologia e pelas relações humanas, em 2002

deu um giro em sua carreira profissional e se formou como coach (ICF). Desde 2004, se dedica ao coaching executivo

e trabalha para algumas das grandes empresas espanholas e multinacionais. Desde abril de 2005, está a cargo do Programa de Mentoring ESADE/Bolsas Lider da Comunidade de Madrid, que tem como objetivo a incorporação real das mulheres em posições de liderança.

• Pilar Jericó – Doutora em Organização de Empresas. Assessora de empresas, palestrante profissional e integrante da prestigiosa rede de palestrantes Thinking Heads. Professora do IE – Instituto de Empresa, da ESADE e do CEU. Autora dos livros “La Nueva Gestión del Talento: Construyendo Compromiso” (Prentice Hall, 2008), “No Miedo en la Empresa y en la Vida” (Alienta, 2006) e “Gestión del Talento” (Prentice Hall, 2001).

(8)

Período de Realização/Local 2013

Etapa Brasil

Módulo 1:

30/07 a 02/08/2013

FDC, Campus Aloysio Faria, Nova Lima, MG – Brasil Etapa Espanha

Módulo 2:

23 a 27/09/2013

Campus ESADE, Madrid – Espanha

Outras informações

Haverá tradução simultânea do espanhol para o português durante as aulas em Madrid e o material didático não será traduzido para o português na fase Espanha.

Inscrição/Seleção

Inscrição

A inscrição ficará condicionada à disponibilidade de vagas. Para se inscrever no Alta Performance em Liderança, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la para análise da FDC. Para mais informações, entre em contato por meio do site www.fdc.org.br, e-mail atendimento@fdc.org.br ou ligue para 4005 9200 (capitais) ou 0800 941 9200 (demais localidades). Seleção

A FDC estabelece um processo de seleção feito por meio de análise da ficha de inscrição. O propósito é criar grupos com diversidade de experiências para permitir que empresas e participantes encontrem interlocutores para o processo de intercâmbio e aprendizagem. Caso o Alta Performance em Liderança não seja o Programa mais adequado para a empresa ou o executivo, a FDC indicará outra solução.

Cancelamento

Consulte as ‘‘Condições Gerais’’ descritas na ficha de inscrição do Programa no portal FDC: www.fdc.org.br

Na teoria e na vida, FDC

“Este Programa foi muito significativo para mim e adequado ao meu momento pessoal e profissional, pois

os conhecimentos adquiridos, o assessment realizado e o processo de coaching foram ferramentas para

o aprofundamento do meu autoconhecimento e o aprimoramento da assertividade nos relacionamentos

interpessoais nos diferentes contextos que atuo, além da formalização do Plano de Desenvolvimento.”

João Menezes Neto

Diretoria de Sustentabilidade BIOPALMA

(9)

Empresas Participantes

• Águas Lebrinha Ltda.

• Amil Assistência Médica Internacional S.A.

• ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres • Biopalma

• BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social • Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais

• Fundação Dom Cabral • Grupo AEC

• Grupo José Alves

• Gvdasa Informática Ltda.

• Indústria e Comércio Santa Maria • Irmãos Farid Ltda.

• Petrobras – Br Distribuidora • Sebrae

(10)

Conheça a ESADE

A ESADE é uma instituição de ensino internacional com mais de 50 anos de história. Seu principal patrimônio são as pessoas: professores e profissionais que geram pensamento, discurso, projetos e iniciativas a serviço da formação de excelência, da pesquisa relevante e da valiosa contribuição para o debate público e a transformação social.

A principal missão da ESADE é a formação de pessoas de alto nível de competência profissional e plena consciência da sua responsabilidade social. Dessa maneira, promove a docência e a pesquisa através de sua faculdade de direito e sua escola de negócios por meio do compromisso firme com o rigor intelectual, o espírito crítico e a excelência acadêmica.

Atualmente, a maioria de seus quase 40 mil ex-alunos em mais de 100 países ocupa cargos de direção em empresas, órgãos públicos e terceiro setor, como agentes disseminadores desses valores.

O amplo reconhecimento externo da ESADE destaca, em essência, sua formação de qualidade, seu caráter internacional e sua marcante orientação voltada para o desenvolvimento integral das competências, tanto profissionais quanto pessoais. Ao longo dos anos, a ESADE tem construído fortes vínculos com o mundo empresarial, econômico e social, como plataforma de formação e inovação, como centro de referência em pesquisa e como fórum de reflexão e diálogo.

Assim, a ESADE trabalha ativamente na busca de novas soluções para os desafios da gestão do conhecimento, a responsabilidade social da empresa, a inovação e a internacionalização das empresas, o entrepreneurship e a gestão das pessoas nas organizações, bem como na resolução dos problemas ligados aos novos desafios empresariais.

Na teoria e na vida, FDC

“O Programa é ‘transformador para liderar a vida’, integra de forma profunda e simples as emoções

(autoconhecimento) com o entorno (conhecimento do contexto), permitindo o nosso desenvolvimento

através das práticas de liderança de uma forma segura e criativa”.

Luiz Igrejas Filho Gerente de Planejamento Petrobras Chile

“O Programa Alta Performance em Liderança proposto pela FDC e pela ESADE apresenta um excelente

e abrangente conteúdo, que trata de forma singular a nossa atuação como líderes, nos fazendo refletir

e pensar sobre nossas atitudes e conceitos. Nos faz buscar primeiro as mudanças em nós mesmos,

através da identificação de nossas fortalezas, para a partir daí tratarmos as mudanças em time e em

nossos colaboradores.“

Augusto Pereira Nogueira Júnior Project Executive

(11)
(12)

Unidade SP

Av. Dr. Cardoso de Melo, 1.184 – 15º andar Vila Olímpia

04548-004 – São Paulo – SP – Brasil

Unidade BH

Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho

30140-083 – Belo Horizonte – MG – Brasil

Campus Aloysio Faria

Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses

34000-000 – Nova Lima – MG – Brasil

www.fdc.org.br

atendimento@fdc.org.br 4005 9200 (capitais)

Referências

Documentos relacionados

Os titulares de uma licença de Piloto de Ultraleve (PU) para poderem beneficiar do previsto no Ponto 5.2 da presente CIA, devem ter realizado pelo menos um voo, que tenha incluído

PLANO ANUAL DE GESTÃO DA COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PLANO DE CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (CIS/PCCTAE/UFS):

A ginástica aeróbica foi a primeira atividade aeróbica a merecer destaque. Praticamente foi esta a responsável pela popularização dos exercícios aeróbicos de

A utiliza¸c˜ ao de apenas dois parˆ ametros de origem eletrˆ onica, associados aos orbitais de fronteira (cuja importˆ ancia para a intera¸c˜ ao entre mol´ eculas est´ a

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o