• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE ACÇÃO E ORÇAMENTO 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE ACÇÃO E ORÇAMENTO 2019"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA

AMIGOS DE RAOUL FOLLEREAU

PROGRAMA DE ACÇÃO E ORÇAMENTO

2019

(2)

Estatutos

Secção II: Assembleia Geral Art. 13 (Composição):

1. A Assembleia Geral é composta por todos os Associados Efectivos com as quotizações em dia, que não estejam suspensos dos seus direitos sociais, tendo cada um deles direito a um voto.

2. Os Associados Contribuintes podem ser convidados a participar em Assembleias, sem direito a voto. 3. Os Associados Beneméritos e Honorários têm direito a participar nas Assembleias, sem direito a voto. Art. 14 (Mesa da Assembleia Geral):

A Mesa da Assembleia Geral é composta por um Presidente, um Vice-Presidente e dois Secretários.

Art. 15 (Funcionamento):

1. A Assembleia Geral reunirá ordinariamente duas vezes em cada ano, uma até trinta e um de Março, para aprovação do relatório e contas de exercício do ano anterior e do parecer do Conselho Fiscal, e outra até 30 de Novembro, para apreciação e votação do programa de acção do orçamento para o ano seguinte e do parecer do Conselho Fiscal.

2. A Assembleia Geral reunirá ainda em sessão ordinária no final de cada mandato, até final do mês de Dezembro, para eleição dos titulares dos órgãos sociais.

3. A Assembleia Geral reúne extraordinariamente sempre que tal seja solicitado, por escrito, ao Presidente da Mesa pela Direcção, pelo Conselho Fiscal ou por dez por cento dos Associados com direito a voto.

4. Os associados poder-se-ão fazer representar por outros associados portadores de carta credencial dirigida ao Presidente da Mesa, não podendo cada associado representar mais de um associado.

Art. 16 (Convocatória):

1. A Assembleia Geral será convocada pelo Presidente da Mesa ou seu substituto com a antecedência mínima de quinze dias, por meio de aviso postal ou correio electrónico expedido para cada associado devendo ainda ser-lhe dada publicidade nos termos e meios pre-vistos na Lei.

2. Da convocatória constará obrigatoriamente o dia, a hora, e o local da reunião e a respectiva ordem de trabalhos.

3. A Assembleia Geral só poderá reunir à hora marcada com a presença da maioria dos Associados ou, uma hora depois, com qual-quer número de presenças.

Art. 17 (Competência):

1. Compete à Assembleia Geral deliberar sobre todas as matérias não compreendidas nas atribuições dos outros órgãos sociais e, necessariamente:

a) definir as linhas fundamentais da actuação da Associação;

b) eleger e destituir, por votação secreta, os membros da Mesa da Assembleia Geral, da Direcção e do Conselho Fiscal;

c) aprovar regulamentos internos, os quais regularão, nomeadamente, a criação e o modo de funcionamento dos núcleos regionais, a eleição e funcionamento dos órgãos sociais e outros aspectos da vida interna da Associação; d) deliberar e votar o relatório e contas do ano anterior, bem como o parecer do Conselho Fiscal; e) deliberar sobre a reforma e alteração dos Estatutos; f) deliberar sobre a cisão, fusão ou extinção da Associação; g) fixar os montantes das quotas e outras prestações dos associados; h) discutir e votar anualmente o orçamento e plano de actividades para o ano seguinte; i) deliberar sobre a aquisição onerosa ou alienação a qualquer título de bens imóveis; j) aprovar a adesão a uniões, federações ou confederações; k) autorizar a Associação a demandar os membros dos órgãos sociais por factos praticados no exercício das suas funções; l) deliberar sobre a reforma do Regulamento Interno.

(3)

Divulgação e Mensagem

de Raoul Follereau

A

mensagem de Raoul Follereau “lutar contra a Lepra e todas as Lepras no Mundo” continua presente

nos nossos dias. Assim, com o objectivo de não deixar cair no esquecimento este flagelo, a Direcção propõe o desenvolvimento de actividades e iniciativas com vista a sensibilizar a população para o grande problema da Lepra nos países endémicos e as consequências sociais que estes doentes sofrem.

Neste sentido apresentamos:

Celebração do 66º Dia Mundial dos Leprosos

(27 Janeiro 2019)

É

através da recolha de ofertas, principal-mente no Dia Mundial dos Leprosos, que se torna possível continuar a desenvolver os objectivos da Associação. A sensibilização das populações e a propagação da mensagem de Raoul Follereau é feita com a dinamização de várias actividades e acções.

A preparação do material alusivo ao dia e o contacto com os meios de comunicação é feita com meses de antecedência para que possa existir uma melhor coordenação do peditório a nível na-cional. Os nossos colaboradores e sócios recebem, via carta ou email, antecipadamente, toda a infor-mação necessária para o culminar do Dia Mundial dos Leprosos.

Propomos aumentar o número de sócios efe-tivos, analisando a lista de sócios contribuintes mais activos para lhes fazer a proposta de se tornarem sócios efectivos

Realização do XIII Encontro Nacional da APARF,

nos dias 23 e 24 de Março de 2019

(4)

Publicação do Jornal

“O Amigo dos Leprosos”

A

publicação do jornal “O Amigo dos Leprosos” é um meio de divulgação das actividades e projectos da Associação.

Tem-se verificado várias alterações, todas elas pensadas para o melhoramento e aproveitamento deste meio de sensibilização e reflexão.

Continuamos a apostar na sua publica-ção e inovapublica-ção criando novos espaços de informação.

A mensagem de Raoul Follereau nas redes sociais

C

omo forma de tentar chegar às camadas mais jovens a Associação tem apostado noutros meios como sejam o facebook e o melhoramento e actualização do site da APARF.

Verificado que as visualizações nestes meios têm vindo a aumentar, há que continuar a investir e inovar neste sentido para melhor divulgação da mensagem de Raoul Follereau.

A adesão a video conferência, através do Skype, poderá vir a contribuir para uma melhor comunicação com os membros dos órgãos sociais e responsáveis dos grupos regionais e locais.

(5)

Realização de

Campanhas de Solidariedade

C

onsideramos a mensagem de Raoul Follereau actual, pois a doença da lepra ainda existe e outras lepras tendem a deflagrar pelo nosso mundo. É necessário que se mantenha e se desenvolvam novas campanhas de solidariedade como forma de combater estes flagelos, para que a batalha de Raoul Follereau não seja apenas lem-brada no Dia Mundial dos Leprosos.

As campanhas colocadas em experiência têm gerado frutos com uma adesão positiva e é neste sentido que a APARF continuará a desenvolver mais campanhas para poder chegar mais longe.

Campanha:

“Uma criança

um sorriso”

Dinamização de venda de material para a obtenção

de fundos e divulgação da mensagem da APARF

A

través da venda de material diverso da APARF, não só difundimos a sua mensagem como é mais uma forma de angariar fundos para a causa.

Deste modo pretende-se dar continuidade à sua divulgação e venda de modo a que o mesmo possa ser renovado.

Campanha:

“Mais Água,

mais vida”

Acções de sensibilização

P

retende-se promover a vinda dos responsáveis dos projectos, apoiados pela Associa-ção, para acções de sensibilização em actividades promovidas pela APARF.

P

retende-se igualmente dinamizar os Grupos Locais para uma maior e melhor partilha, através de fotos, vídeos e testemunhos.

(6)

Fomentar o desenvolvimento da

Solidariedade Juvenil

O

crescimento da Associação está dependente da continuidade da difusão da mensagem de Raoul Follereau. É necessário investir nas gerações mais novas

Lançando novos desafios que estimulem a imaginação e criatividade juvenil, pre-tende-se assim, a aproximação das camadas mais jovens. Existe na Associação uma equipa para o acolhimento e sensibilização dos mesmos.

Pretende-se envolver mais as Paróquias e as Juntas de Freguesia no sentido de desenvolver outras actividades ao longo desta etapa.

Promover o voluntariado

e a partilha de ideias

S

endo o envio de voluntários, uma das me-lhores formas de concretizar os objectivos da APARF queremos dar continuidade aos projectos desta natureza.

Para tal pretende-se fazer parcerias com instituições ou movimentos que formam e enviam voluntários (tais como FEC, Leigos para o Desen-volvimento, Leigos Missionários Combonianos, ...) no sentido de os formar em Leprologia e poderem assim aumentar o seu leque que actuação nas missões onde vão, podendo estar atentos a doen-tes de lepra.

Sensibilizar os actuais e potenciais colaboradores da

APARF como entidade beneficiária da consignação

(7)

Acções no “Terreno”: os

projectos e sua execução

Financiamento de projectos em Portugal e noutros

países, ajudando a tratar, alimentar e reabilitar

“os mais pobres do pobres“

O

objectivo da APARF é prestar assistência sanitária, material e moral às pessoas atingidas pela doença de Hansen (Lepra) e por todas as causas de exclusão social.

Tratamento e cura de Leprosos;

Reabilitação e reinserção de Leprosos;

Formação de técnicos e profissionais de saúde; Medicamentos e alimentação;

Pesquisa no terreno e laboratório;

Educação para a saúde e desenvolvimento;

Construção de postos e centros de saúde e seu equipamento; Combate à desnutrição infantil;

Acesso a água potável. • • • • • • • • •

Natureza dos

Projectos

Pretende-se, avaliar a execução dos Projectos “in loco”, e tomar conhecimento de outras situações que careçam da intervenção da APARF.

Promover a visita a um dos países

onde a APARF tem o maior número de

(8)

A

companhar e visitar os doentes em Portugal e respectivas famílias, promovendo novos projectos tendo em conta as necessidades verificadas.

P

romover o envio de voluntários para o “terreno”, onde, em conjunto com os serviços mé-dicos locais, diagnosticam, tratam e curam os doentes. Providenciam os bens necessários (medi-camentos, roupas, sapatos e artigos de higiene) aos mais carenciados e formando líderes locais.

S

ensibilizar as entidades para o desenvolvimento de projectos de continuidade, incenti-vando-as à partilha de resultados através de fotografias, relatórios e testemunhos. Só assim nos é possível compartilhar com os colaboradores da APARF os frutos de um trabalho efectuado em conjunto tornando-se também um incentivo a continuar a sua generosa colaboração.

C

ontinuar a financiar bolsas de estudo destinadas a profissionais de saúde, naturais de países endémicos e que aí exerçam as suas funções.

C

olaborar com organizações congéneres em projectos noutros países no combate e erradicação da Lepra, como por ex.: UIARF.

Formação

A

Direcção da APARF continua a ter a preocupação na formação dos seus Colabora-dores, tanto dos efectivos como dos voluntários.

Desta forma, de acordo com as aptidões, interesses e funções de cada um, preten-de-se, sempre que surge a oportunidade, a participação em acções de formação, cursos, congressos e encontros.

Dentro deste mesmo iten pretende-se desenvolver a formação de voluntários em le-prologia com o compromisso de fazer acções de sensibilização e despistagem da doença em paises endémicos.

(9)

APARF-Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (IPSS) Contribuinte nr. 501 802 282

MAPA DE DESPESAS c/comparativos e orçamentos

Pagamentos Orç.2016 Contas 2016 Orç.2017 Set-17 Orçamento 2018 Set-18 orçamento 19

1. Funcionamento

Custo Exist.Vend.e Consumidas 1.877,49 Fornecimentos e Serviços Externos

Trabalhos Especializados 5.028,00 3.795,00 5.000,00 3.720,43 20.000,00 4.119,10 6.500,00 Publicidade 2.000,00 1.470,90 3.500,00 958,54 2.500,00 438,28 2.500,00 Vigilância e Segurança 250,00 589,52 1.000,00 541,45 2.500,00 1.125,87 1.500,00 Honorários 650,00 600,00 450,00 650,00 20.500,00 Conservação e Reparação 13.000,00 5.283,39 12.000,00 2.087,12 10.000,00 8.741,52 3.000,00 Ferramentas e utensilios 100,00 143,73 250,00 30,71 3.300,00 246,12 3.000,00

Livros e Doc. Técnica 1,20 50,00 141,18 150,00 150,00

Jornal Amigos dos Leprosos 22.500,00 17.960,24 20.000,00 10.027,60 22.000,00 12.420,06 22.000,00

Material de Escritório 1.500,00 1.613,39 1.500,00 1.159,23 1.500,00 646,18 1.500,00 Artigos p/ Oferta 500,00 419,92 1.000,00 192,37 1.000,00 213,45 1.000,00 Electricidade 1.800,00 1.644,66 1.800,00 1.429,06 2.500,00 1.220,74 2.500,00 Gasóleo 500,00 553,90 1.200,00 403,81 1.500,00 363,80 1.500,00 Água 750,00 964,57 1.000,00 722,66 1.200,00 743,49 1.200,00 Gás 500,00 56,33 150,00 25,74 1,25 Deslocações e Estadas 2.000,00 2.014,08 12.000,00 3.030,55 10.000,00 7.497,56 10.000,00 Rendas 425,81 950,00 CTT 75.000,00 79.365,34 80.000,00 33.097,38 90.000,00 27.642,13 90.000,00 Telefones 2.500,00 2.197,01 2.000,00 1.717,46 2.200,00 1.987,51 2.500,00 Seguros 1.079,07 1.213,47 1.500,00 935,29 1.500,00 1.045,88 1.500,00 Contencioso e notariado 500,00 500,00 500,00 500,00

Limpeza higiene e conforto 100,00 60,71 100,00 55,59 100,00 125,99 150,00

Projectos de apoio social 900.000,00 470.644,04 750.000,00 481.987,00 750.000,00 438.600,00 750.000,00

Despesas c/ campanhas 800,00 88,29

Material de Campanha 16.000,00 13.107,70 20.000,00 4.917,13 25.000,00 4.756,37 25.000,00

Despesas bancárias 800,00 1.298,33 1.250,00 1.236,92 1.800,00 837,63 1.500,00

Encontro Nacional APARF 3.759,52 4.000,00

Despesas Ermesinde 2.500,00 1.178,48 2.000,00 235,40 1.000,00 1.477,54 1.000,00

Estipêndio 530,00 600,00 1.780,00 1.500,00 680,00 1.500,00

Condomínios 1.000,00 1.146,96 1.000,00

Despesas diversas 2.000,00 344,69 2.000,00 276,40 1.000,00 665,64 1.000,00

Total Fornec.Serviços Externos 1.052.707,07 608.335,85 922.000,00 554.918,54 952.750,00 Gastos com Pessoal

Remunerações do pessoal 83.384,94 83.384,32 95.000,00 62.561,60 111.100,00 71.679,83 80.000,00

Encargos sobre remunerações 18.888,25 18.888,29 22.000,00 14.309,50 25.000,00 16.345,94 19.000,00

Subsídio de refeição 7.403,55 7.403,55 9.000,00 5.448,50 10.500,00 6.333,08 8.000,00

Medicina no trabalho 527,44 267,11 375,00 266,06 500,00 361,78 500,00

Seguro Acidentes trabalho 1.092,92 1.092,93 1.200,00 1.118,11 1.400,00 1.297,16 1.400,00

Formação 400,00 431,73 500,00 380,82 500,00 571,11 750,00

Higiene e segurança 261,38 375,00 261,37 400,00 313,34 400,00

Outros Custos c/ pessoal 585,28 625,00 110,70 800,00 1.703,50 750,00

Total Gastos c/Pessoal 111.697,10 112.314,59 129.075,00 84.456,66 150.200,00 Gastos de Depreciação e amortização

Activo fixo tangível 15.954,79 15.500,00 15.500,00

Total amortizações 0,00 15.954,79 15.500,00 0,00 0,00 Outros Gastos e Perdas

Impostos 930,39 1.292,57 1.000,00 446,43 1.600,00 449,63 1.750,00

IVA N/ Dedutível, (Acerto Pró-Rata) 7.317,37

Donativos 1.000,00 500,00 207,94 500,00

Quotizações 5.150,00 5.150,00 5.150,00 5.162,50 5.200,00 162,50 5.200,00

juros suportados 63,55 150,00 101,68 150,00

Outros/Correç Rel.Exerc.Anteriores 3.852,01 33.301,12 300,00

(10)

Orçamento

APARF-Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (IPSS) Contribuinte nr. 501 802 282

MAPA DE RECEITAS comparativos e orçamentos

Recebimentos Orç.2016 Contas 2016 Orç.2017 Set.2017 Orç. 2018 Set-18 Orçamento 19

1. Recebimentos da actividade Quotas 5.062,00 3.499,00 5.000,00 2.440,00 4.500,00 2.299,00 3.500,00 Donativos 500.000,00 478.371,48 500.000,00 320.532,68 495.500,00 279.581,03 483.000,00 Peditório 50.000,00 39.825,22 52.700,00 41.243,34 55.500,00 31.795,19 53.150,00 Heranças 26.000,00 65.898,64 60.000,00 18.830,11 50.000,00 13.000,00 30.000,00 Donativos Grp.Reg.Porto-Gondomar 11.200,00 9.715,00 10.000,00 8.268,00 10.000,00 7.500,00 10.000,00

Donativos Grp.Local de Ermesinde 8.000,00 10.135,23 10.000,00 5.256,21 10.000,00 4.386,92 10.000,00

TOTAL(1) 600.262,00 607.444,57 637.700,00 396.570,34 625.500,00

2. Recebimentos Comerciais

Venda de Livros e Outros 3.300,00 4.725,41 4.825,00 1.525,14 4.500,00 2.107,60 4.500,00

TOTAL(2) 3.300,00 4.725,41 4.825,00 1.525,14 4.500,00

3.Recebimentos Capitais

Juros obtidos de depósitos e aplic.financeiras 45.000,00 42.551,40 20.000,00 18.321,84 20.000,00 14.058,82 20.000,00

TOTAL(3) 45.000,00 42.551,40 20.000,00 18.321,84 20.000,00

4.Recebimentos Prediais

Renda casa no Cacém 700,00 540,00 700,00 535,00 700,00 405,00 700,00

TOTAL(4) 700,00 540,00 700,00 535,00 700,00

5.Outros Recebimentos

Outras receitas 1.000,00 142,12 500,00 80,84 500,00 500,00

Venda de imóveis 480.000,00 80.000,00 400.000,00 450.000,00 450.000,00

TOTAL(5) 481.000,00 80.142,12 400.500,00 80,84 450.500,00

6.Resultados Exerc.Anteriores e Outros

Acerto de inventários 5.832,75 Anulação Projetos n/realizados ano 2014 7.000,00 11.414,20

TOTAL(6) 0,00 17.246,95 0,00 0,00 0,00

7.Outras Receitas

Reembolso IRC, e consignação 0,5% IRS 15.000,00 681,20 10.000,00 17.787,00 25.000,00 18.854,62 25.000,00

TOTAL(7) 15.000,00 681,20 10.000,00 17.787,00 25.000,00

Super Avit 18.222,56 320.393,35

(11)

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

[r]

A série de tabelas a seguir mostra como os atributos gênero-estado conjugal e cor- origem dos chefes de domicílio variavam de acordo com o tamanho das posses de

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem