• Nenhum resultado encontrado

,,,,, O homem é tão distraído e tão fora de si que nunca pensara encontrar seu potencial máximo... dentro do seu próprio ser.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ",,,,, O homem é tão distraído e tão fora de si que nunca pensara encontrar seu potencial máximo... dentro do seu próprio ser."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

,,,,,

“O homem é tão distraído e tão fora de si que nunca pensara

encontrar seu potencial máximo... dentro do seu próprio ser ”.

(2)

Torcida Organizada pra os Idosos--- 1-A

Apresentação de Peças Teatrais---1-A

Redescobrindo o Centro de São Paulo---2-A

Visita ao teatro Alfa---2-A

Reflexão---3-A

Coluna Adolescentes II---3-A

Coluna dos Funcionários---4-A

Receitas Bolo de Laranja---4-A

Aniversariantes---5-A

(3)

1-A

INFORMATIVO DO C.J

Embu-Guaçu, Abril de 2.005

Torcida Organizada para os Idosos

Na reunião do CMAS(Conselho Municipal de Ação Social) a Coordenadora da Casa da Paz, Marli Rosa Guimarães e a Diretora Simone de Lemos receberam um convite para participar da abertura do JORI (Jogos Regionais do Idoso) em São Vicente SP. Todos adolescentes II foram escolhidos com a missão de organizar uma torcida para o grupo da 3º idade de Embu-Guaçu e no dia 08 de Abril de 2005 juntamente com a educadora da Instituição Alessandra Eugênio de Souza que ficou responsável pelos mesmos saíram ás 08:30hs com destino a São Vicente.

O local escolhido foi o ginásio da cidade, o espaço recebeu aproximadamente 52 cidades do Estado de São Paulo. Também estiveram presentes convidados importantes, como a esposa do governador Geraldo Alckimin, Sra. Lú Alckimin, entre outros.

Haviam centenas de idosos de bem com a vida e com muita vontade de viver. O retorno da viagem foi ás 19:30hs, todos gostaram do evento adquirindo um bom aproveitamento e com a esperança de estarem no próximo ano.

“ Foi muito legal ver os idosos fazendo coisas que muitos pensam que não podem fazer, devido a idade, me senti privilegiada de ter a oportunidade de participado deste evento” (Dayana Tavares- educanda da turma de adolescentes II da Casa da Paz”.)

Apresentação de Peças Teatrais

No dia 04 de abril de 2005, um grupo de jovens que utilizam a Igreja de São Francisco de Assis, localizada no Largo São Francisco SP, como uma escola de teatro, lugar que tem espaço para ensaios e apresentações de peças teatrais.

Este grupo veio fazer duas apresentações para as turmas da Casa da Paz do período da tarde, Primeira Infância ( Crianças de 03a 07 anos de idade), Segunda Infância ( Crianças de 07 a 10 anos), Pré-Adolescentes ( Adolescentes de 10 a 12 anos), Adolescentes I ( Adolescentes 12a 15 anos) e os Adolescentes II ( Adolescentes de 15 a 18 anos de idade já estão se preparando para o mercado de trabalho). Todos adoraram as peças, sendo a primeira sobre soro positivos (pessoas que tem AIDS) quais são as formas de se pegar essa doença e se proteger, a segunda foi a representação sobre a importância de amar a vida e a velhice (3º Idade).

Conseguimos este contato através do educando Samoel Rodrigues Miranda turma de adolescente II, o mesmo conhecia uma integrante do grupo teatral o que facilitou o contato e a visita.

(4)

2-A

Através deste contato fomos convidados para assistir outra peça no Largo do São Francisco. no dia 10 de abril de 2005, as turmas de Pré-Adolescentes, Adolescentes I da tarde e os Adolescentes II da manhã, saíram ás 13:00h com as responsáveis Marli Rosa

Guimarães(Coordenadora da Casa da Paz), Alessandra Eugênio (Educadora dos Pré adolescentes)As estagiárias Simone Silva e Carina de Moraes.

O grupo apresentou um espetáculo com o nome de Francisco e a Pobreza; antes do início da peça tivemos uma oficina de teatro com Sauviano ( professor e diretor da turma de teatro) ensinou algumas dicas de como se comportar em um palco de teatro. A peça falava sobre toda a vida do Santo, das crianças e dos pobres, todos gostaram muito, retornaram ás 18:00h. Agradecemos a Prefeitura de Embu-Guaçu, que forneceu o transporte.

“ Este grupo tem como objetivo formar artistas e grupos em outros lugares, fazendo peças sem fins lucrativos para mostrarem o valor da Arte Brasileira” (Samoel Rodrigues

Miranda).

Redescobrindo o Centro de São Paulo

No dia 13 de abril de 2005 o grupo de adolescentes I e II foram conhecer os pontos turísticos da cidade de São Paulo, juntamente com os educadores da Casa da Paz, Sérgio Donizete Martins, Alessandra Eugênio de Souza e André Rosa de Guimarães

Começaram o roteiro pela praça da Sé (Catedral Metropolitana), uma das maiores igrejas de São Paulo e Marco Zero, lugar que nos indica o ponto inicial da quilometragem da zonas: Norte, Sul, Leste e Oeste, assim dando continuidade ao passeio foram á mais alguns lugares: Solar da Marquesa onde viveu a rica e bela Marquesa de Santos (amante de D.Pedro I), Pátio do Colégio, a Igreja Padre José de Anchieta onde havia as vestes do padre e o fêmur de sua perna como exposição, visitaram o Banco Santander onde tiveram a vista de todo o centro de São Paulo, o Mosteiro de São Bento onde moram os monges e está enterrado o Fernão Dias, logo depois passaram pelo viaduto do Chá e em frente ao Teatro Municipal, em seguida foram ao vale do Anhangabaú onde tiraram fotos e visitaram o museu do Teatro Municipal.

A Casa da Paz e os adolescentes agradecem muito pela colaboração e parceria do Banco Santander e a Caminhar que disponibilizou o transporte, alimentação, material didático e os guias turísticos.

Obrigado!!!

Visita ao Teatro Alfa

No dia 06 de Abril 2005, a turma da 2º infância do período da tarde tiveram a

oportunidade de conhecer o Teatro Alfa, localizado na AV: Nações Unidas próximo ao Hotel Transamérica juntamente com coordenadora Marli Rosa Guimarães e as estagiárias Carina de Moraes Pereira, Maria Andreza da Silva e Simone da Silva Costa e os

adolescentes II como monitores, com saída ás 13:00hs. As personagens eram crianças entre 03 á 15 anos de idade, que apresentaram a peça Maria Borralheira . As crianças da Casa da Paz tiveram um comportamento excelente.

(5)

3-A

“No teatro Alfa estava muito legal eu e meus amigos demos muitas risadas, afinal estava muito interessante, no final do teatro nós fomos para o ônibus, eu e minha amiga Ana Cristina, com mais dois amigos fizemos um piquenique, foi muito legal”.

(Thainá Lima Fruteiro 09 anos Educanda da 2º Infância Itália) “Em primeiro lugar, no ônibus eu e meus amigos ficamos conversando e cantando, no teatro que se chama Alfa assistimos a peça Maria Borralheira , muito engraçado e interessante, eu aprendi a não ser folgada e metida.

A Marli e os educadores também estavam lá”

(Ana Cristina Machado Santos 09 anos Educanda 2º Infância Itália)

Reflexão

A Verdade

Os deuses da Grécia Antiga, temerosos de que os homens descobrissem seu próprio potencial, e ciumentos de que assim pudessem chegar ao nível deles (deuses), realizaram uma longa reunião para decidirem a maneira mais concreta de ocultar aos homens esse potencial.

Várias foram as propostas. Houve quem pensou em esconder o potencial humano nos abismos mais imperscrutáveis dos oceanos, mas foi lembrado que, no futuro, o homem penetraria o fundo dos mares.

Apresentou-se, também, quem propôs ocultar este potencial nas montanhas mais altas da terra, mas tal proposta não foi aceita, por que o homem, em um dia não muito distante a escalaria.

Outro sugeriu esconder tal riqueza na lua, mas salientou-se que o homem no futuro iria habitá-la.

Por fim, todos aceitaram uma estranha propostas: todo aquele poder incomensurável, o potencial humano, deveria ser escondido... dentro do próprio homem.

Como justificativa para tal resolucao os deuses disseram:O homem é tão distraido e tao fora de si que nunca pensara encontrar seu potencial máximo... dentro do seu proprio ser``.

(6)

4-A

Coluna dos Adolescentes II

Tesouro do Coração

Pra fazer a vida Ter outro sentido é preciso procurar encontrar e conquistar um grande amigo, para você confiar sem Ter medo de errar um sorriso pra fortalecer se a tua mão enfraquecer um amigo

vem te socorrer os amigos são presentes conquistados lentamente sentimento forte que não se entende faz doido o coração sincero amor e de emoção Ter amigo é Ter riqueza e ser

tesouro em nossos corações quero te amar assim dividir o que é meu foi a forma que encontrei para unir meu coração ao teu .

um amigo se conquista e se guarda para sempre i tesouro pra durar eternamente um amigo de verdade pode nos abençoar raridade e feliz quem há um amigo conquistar pra compartilhar seu sonhos sentimentos de emoções Ter amigo e Ter riqueza e ser tesouro em nossos corações. É chorar sem precisar é sorrir sem questiona

é sofrer ao ver seu sofrimento sem medidas é amar cultivar nossa amizade qual tesouro que

alguém encontrou pra te ver feliz amigo vou acreditar no que voce sonhou! (Este texto foi escolhido pela turma de adolescentes II) ( Eliane de Jesus)

Coluna do Funcionários

“Gostaria de parabenizar o grupo de Adolescentes II da Casa da Paz , através de seus esforços conseguiram alterar consideravelmente a qualidade do Informativo do C.J, tenho certeza que todos vocês aprenderam muito, mas conseguiram nos ensinar que a

perseverança e humildade são virtudes realmente admiráveis. Parabéns á todos.”

(7)

Receita

Ingredientes - 4 ovos

- 1 laranja com casca (preferência tipo Bahia) - 1 xícara (chá) de óleo de canola (ou milho) - 2 xícaras (chá) de açúcar

- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo - 1 colher (sopa) de fermento em pó Modo de Preparo

Lave a laranja e corte em pedaços. Retire as sementes e o meio branco. Não descasque. Coloque no liquidificador, primeiro os ovos depois a laranja. Bata, junte o açúcar e o óleo. Bata novamente. Por último coloque a farinha e o fermento e bata. Unte e polvilhe com açúcar mascavo uma fôrma refratária e despeje a massa. Leve ao microondas por 8 minutos na potência 80% e mais 3 a 4 minutos na potência alta. Desenformar morno e decore a gosto. Bom apetite!!!

.

Aniversariantes

Emilem Rodrigues Vieira da Silva 28-04-00

Fernanda Pires de Oliveira

30-04-91

Gabriel Hogosa Bittencourt

06-04-01

Giovana Fidelix Bermando-

30-04-97

Jenifer Micaele da Silva Sacay 19-04-98

João Vítor Ramos dos Santos 12-04-99

Julliany dos Santos Sousa 23-04-99

Maurício Gonçalves do Val 18-04-92

Paulo Sérgio Santos Souza

27-04-90

Rafaela Monique Santos de Jesus 18-04-91

Tayna Leite Oliveira

21-04-99

Este Informativo do C.J foi elaborado pela turma de Adolescente II: Andréa Mota Simão

Claudia Aparecida Mariano Dario Senhorinho do Nascimento Dayana Tavares de Oliveira Leandro Rosa Guimarães Marcos Conceição dos Santos Priscila dos Santos Mendes Samoel Rodrigues Miranda Tatiane Ferreira

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que