• Nenhum resultado encontrado

Informa vo Trimestral das Usinas Batatais e Lins

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informa vo Trimestral das Usinas Batatais e Lins"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Programa A tude Segura pág. 3 Prêmio de Produ vidade pág. 4 Campanha Doce Equilíbrio pág. 2

Março, Abril e Maio de 2015

Informa vo Trimestral das Usinas Batatais e Lins Ano 12 - Edição 56

Campanha de Conscien zação

ECONOMIZE AVALIE CONSERVE DESLIGUE OTIMIZE

FAÇA PARTE

DESSA IDEIA!

Com o objetivo de otimizar as atividades, verificar ações de redução de custos e melhorias, as Usinas Batatais e Lins lançam a Campanha FAÇA PARTE DESSA IDEIA!

Colabore, aprenda e participe. Verifique no seu local de trabalho medidas de economia para evitar o desperdício. Diversas iniciativas de conscientização já foram colocadas em prática, como a redução do consumo de copos, papel toalha, impressão, produtos de limpeza, consumo de energia, entre outras.

É importante ressaltar que todas essas ações devem fazer parte da nossa rotina.

Sua atitude é fundamental para o sucesso deste projeto. São pequenas ações que com certeza farão uma GRANDE diferença para mantermos nossa solidez e competitividade no mercado.

Contamos com a sua participação!

Caso você tenha alguma sugestão ou ideia, compartilhe com o seu superior imediato ou entre em contato pelo e-mail comunicacao@usinabatatais.com.br

(2)

Editorial

Saúde

Essa edição do Canaçúcar reforça o nosso compromisso permanente: evitar desperdícios, adotando medidas de economia.

É muito importante que cada um dentro da sua atividade esteja comprometido e motivado com os objetivos da empresa.

Todo processo de mudança, exige boa vontade e otimismo. Para alcançarmos resultados diferentes e melhores, é necessário pensar e fazer diferente, temos que ter consciência que o período nos remete a fazer mais com menos.

Nossa prioridade nesse momento, é zelar pela eficiência operacional e produtividade, evitar perdas no processo e realizar as atividades com segurança. Por isso, a campanha Faça parte dessa ideia! está reforçando todas a ações e convido você para

fazer parte desse movimento também!

O Prêmio de Produtividade Agrícola, que esse ano contemplou as duas usinas, é o reconhecimento do trabalho e excelência operacional da nossa equipe.

Confira também a troca da frota de ônibus Agrícola, os novos integrantes do Programa Trainee 2015 e a premiação Empresa Amiga da APAE, que reforça o nosso compromisso com a comunidade onde atuamos.

Boa leitura! BERNARDO BIAGI DIRETOR PRESIDENTE

Campanha Doce Equilíbrio

Esse é um projeto sobre saúde, prazer e bem-estar. O blog do projeto traz informações sobre alimentação, hábitos saudáveis e o consumo de açúcar, que deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Além de ser uma importante fonte de energia, o açúcar é um ingrediente fundamental no preparo de alimentos para obtenção de sabor e consistência, e faz parte da cultura e do dia-a-dia dos brasileiros.

Uma vida saudável envolve um conjunto de fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e quantidade adequada de repouso. Essa iniciativa é mantida pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Junte-se a nós nessa campanha, acompanhando as dicas, receitas, estudo e artigos de renomados especialistas das mais diversas áreas e dividindo as novidades com seus familiares.

Pratique uma vida doce e equilibrada!

Curta, siga e participe: www.campanhadoceequilibrio.com.br

Pra que uma vida doce e equilibrada!

1. O consumo de açúcar é causa da obesidade, diabetes ou outras doenças graves.

MITO: consumo de açúcar isoladamente não pode ser considerado como causador dessas doenças. Algumas instituições científicas, como ONU para a Alimentação e a Agricultura, OMS, Instituto Americano de

(3)

Segurança

Programa A tude Segura - 4º Princípio

Renovação da Frota - Transporte Cole vo

Não improvise!

Mais segurança e conforto

Você já se perguntou porque algumas pessoas se acidentam

em atividades que jamais imaginaríamos?

O simples fato de improvisar uma ferramenta pode trazer conseqüências gravíssimas para o resto da vida, pois podemos ter um acidente com danos materiais e/ou pessoais.

Muitas vezes, o desejo de terminar rapidamente o que estamos fazendo nos leva a fazer improvisações, quando então deixamos de seguir os procedimentos seguros de trabalho.

Os procedimentos de trabalho são estabelecidos após cuidadosos estudos sobre a forma mais correta de realizar uma tarefa, portanto, não “improvise” pense sobre o porquê adotar esta atitude e suas conseqüências.

Se para realizar uma atividade temos que fazer improvisações, você deve comunicar para eliminar do processo e substituí-la por métodos seguros.

Para isso, devemos aplicar o tripé da segurança: PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO EXECUÇÃO, e .

A Usina Batatais negociou uma renovação da frota de ônibus para transporte de pessoas com o objetivo de promover a segurança e conforto dos seus colaboradores, incluindo todas as áreas atendidas pela empresa Sertanezina: Administração, Indústria, Manutenção Automotiva e Agrícola.

De acordo com Antônio Eduardo Petta, gerente de Divisão Suprimentos, com a nova frota, a idade máxima dos ônibus passa a ser de 6 anos, sendo que para os ônibus rurais, o fornecedor adquiriu 7 ônibus novos.

PLANEJAMENTO: significa planejar/analisar, enumerar todas as necessidades, tirar todas as dúvidas e avaliar os riscos antes do início do trabalho;

ORGANIZAÇÃO: de posse de todas as informações necessárias para realizar o trabalho, vamos reunir a equipe, conversar com todos e alinhar o objetivo único, que é realizar o trabalho com SEGURANÇA, no menor tempo e com o menor custo, preservando a qualidade final do trabalho;

EXECUÇÃO: somente depois de cumprirmos as etapas anteriores é que se deve iniciar o trabalho, certo de que teremos sucesso, garantindo a segurança de quem o realizará.

Lembrando que, a Segurança dos nossos colaboradores continua sendo para as Usinas Batatais e Lins,

um valor importantíssimo para o sucesso de nossas atividades.

(4)

Qualidade

Usinas recebem Prêmio de Produ vidade Agrícola

Conhecimento e profissionalismo reconhecidos

As Usinas Batatais e Lins receberam o prêmio Usinas Campeãs de Produtividade Agrícola, oferecido pelo Grupo IDEA em parceria com o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira).

A entrega da premiação aconteceu no dia 25 de março durante a realização do 17º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto.

A premiação é dividida por regiões. A Usina Batatais foi a campeã entre as usinas da região de Ribeirão Preto, com o índice de produtividade de 90,2 toneladas de cana por hectare, e a Usina Lins foi campeã entre as usinas da região de Araçatuba, com índice de produtividade de 80 toneladas de cana por hectare.

O prêmio realizado pelo Grupo IDEA adota a metodologia do Controle Mútuo, desenvolvida pelo CTC e que leva em consideração a produtividade agrícola, ATR por tonelada de cana, números médios de cortes e a região onde a usina está inserida.

Boas Prá cas de Fabricação

Busca da excelência e melhoria contínua de seus processos e produtos

O que é uma área crítica?

São áreas cujo risco de contaminação do produto é maior

devido à sua exposição.

Quais são as áreas críticas?

Índice IDEA: 224,4 TCH: 90,2 t/ha Índice IDEA: 207,6 TCH: 80,0 t/ha ATR: 137,3 kg / t Idade: 4,2 cortes ATR: 139,3 kg / t Idade: 3,2 cortes

Excelência Operacional

As Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de princípios e regras para o manuseio correto dos alimentos, que abrange desde as matérias-primas até o produto final,o principal objetivo do programa é garantir a integridade do alimento e a saúde do consumidor.

As normas que estabelecem as chamadas Boas Práticas de Fabricação envolvem requisitos fundamentais, que vão desde as instalações da indústria, passando por rigorosas regras de higiene pessoal e limpeza do local de trabalho, e a descrição dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.

(5)

Desenvolvimento

1º Workshop Fornecedores de Cana

Implantação Sistema Nexo Gestão Integrada

Boas Práticas em Recursos Humanos, Segurança e Meio Ambiente

Integração e Confiabilidade

No mês de abril, foi realizado a 1ª edição do Workshop para Fornecedores

de Cana das Usinas Batatais e Lins, com o objetivo de compartilhar as boas práticas em Recursos Humanos, Segurança e Meio Ambiente.

A programação incluiu palestrantes internos e externos, que conscientizaram e estimularam a prática das mesmas diretrizes socioambientais realizadas pelas usinas e também por nossos clientes. Foi entregue uma cartilha com orientações e dicas para todos os fornecedores de cana para auxiliar na execução das atividades diárias.

O Nexo é um software considerado referência para gestão das informações relativas às áreas de Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional e Gestão Previdenciária.

Nas Usinas Batatais e Lins, o processo de implementação foi iniciado em setembro de 2014 e envolveu as áreas de Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, e contemplou as seguintes etapas: iniciação, parametrização do sistema, capacitação dos usuários e suporte/acompanhamento.

Entre os benefícios do novo sistema podemos destacar, a integração, a segurança e rastreabilidade das informações, que anteriormente eram controladas por planilhas. Além disso, a empresa está preparada para envio das informações referentes à Segurança e Medicina do Trabalho para o eSocial, projeto do governo federal para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Palestra Nutrição em cana-de-açúcar

USINA BATATAIS

G o d o f r e d o C é s a r Vi t t i - Professor Sênior no Depto. de Ciência e Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)

USINA LINS

Prof. Pedro Henrique (USP de Pirassununga)

Saúde e Segurança

Este projeto faz parte do plano de soluções tecnológicas planejadas para a companhia. Trata-se de um sistema completo para gestão e tomada de decisão nas áreas de medicina ocupacional, segurança do trabalho e previdenciária.

Vale ressaltar que o projeto foi concluído no prazo e custos planejados, afirma Francisco Silveira Junior, gerente Tecnologia da Informação.

(6)

Desenvolvimento de Pessoas

Responsabilidade Social

Nova Turma Programa Trainee 2015

Usina Batatais recebe

Prêmio Empresa Amiga da APAE

Formando profissionais para o futuro do negócio

No dia 16 de março teve início a nova turma do Programa Trainee 2015. Os trainees passaram a integrar as equipes de trabalho nas áreas Administrativa, Agrícola e Industrial das Usinas Batatais e Lins.

O processo seletivo foi iniciado em novembro de 2014, contemplando diversas etapas, sendo inscrição, provas on-line, dinâmicas, entrevistas e painel com a diretoria.

Ao todo foram 2.459 candidatos inscritos, sendo 1.018 classificados de acordo com o perfil estipulado para as vagas.

Em 2014, o processo teve novidades, foi criado um hotsite exclusivo para o programa, além da contratação da consultoria externa para apoiar todas as etapas.

O Programa Trainee da Usina Batatais foi muito além das minhas expectativas, a preocupação em fazer um processo de qualidade e o acompanhamento durante o período de integração foram essenciais para o meu processo de adaptação, Felipe Carrara de Brito, engenheiro Agrônomo Trainee, Usina Batatais.

O processo de integração foi ótimo para conhecer um pouco de cada área da empresa e do setor sucroalcooleiro. O Programa Trainee é uma oportunidade excelente para quem acabou de se formar e está sendo um aprendizado enorme, tanto profissional quanto pessoal, Luciana de Paula Arruda, engenheira Química Trainee, Usina Lins.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

A psicanálise foi acusada de normatizadora (FOUCAULT, 1996) por haver mantido o modelo familiar burguês nuclear como o centro de sua teoria como é manifestado

Situação económico-financeira equilibrada: Para este efeito, passa a considerar-se que os beneficiários possuem uma situação económico-financeira equilibrada, no caso de

LTDA BECKER GRAD.. LTDA

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

Centro de Ensino Superior de São Gotardo Jul-dez 2017 Número XVI Páginas 83-105 Trabalho 05 http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia periodicoscesg@gmail.com

A nível da engenharia dos tecidos será abordada uma visão geral dos diferentes tipos de células estaminais dentárias, como as células estaminais da polpa dentária, de

Muito além de se discutirem os objetivos, benefícios potenciais, e ações de vários alcances para um tal programa, foram apresentados instrumentos disponíveis e a