• Nenhum resultado encontrado

DURAÇÃO DO PERÍODO DE GESTAÇÃO EM FÊMEAS DA RAÇA NELORE E IDADE NA ÉPOCA DA PRIMEIRA CRIA. Orlando M. Paiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DURAÇÃO DO PERÍODO DE GESTAÇÃO EM FÊMEAS DA RAÇA NELORE E IDADE NA ÉPOCA DA PRIMEIRA CRIA. Orlando M. Paiva"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Vol. 3 — Fase. 3 Dezembro de 1946

Departam ento de Zootecnia Especial e Exterior dos A nim ais Domésticos

Diretor: Prof. D r. Jo ão Soares Vei fira

D epartam ento de A n ato m ia Descritiva dos A nim ais Domésticos

Diretor: Prof. Dr. M. Barros E rh art

DURAÇÃO DO PERÍODO DE GESTAÇÃO

EM FÊMEAS DA RAÇA NELORE E IDADE NA ÉPOCA

DA PRIMEIRA CRIA

(G E S T A T IO N P E R IO D A N D A G E A T T H E F IR S T C A L F IN N E L L O R E C O W S (O N G O L E B R E D )

joão Soares Veiga

Armando Chieffi

Assistente

Orlando M. Paiva

Assistente

IN T R O D U Ç Ã O

A duração do perjodo de gestação em fêmeas da espécie bovina tem sido estudada em numerosas raças, principalmente nas de origem européia (Bos taurus), por grande número de investigadores.

O Imperial Bureau of Animal Breeding and Genetics da Ingla­ terra, publicou, em 1943, resumo dos trabalhos conhecidos a respeito,

relativos a inúmeras espécies animais, domésticas e selvagens, compi­ lados por Ke n n e t h no mesmo ano.

J á Lush (1937) reunira os dados de vários autores, agrupando

27.810 períodos de gestação de animais pertencentes a várias raças, tendo obtido a média de 281,1 dias, com desvio padrão de 5 dias.

É conhecida a v a ria b ilid a d e da d u ração do período de gestação dentro de lim ites fisiológicos, n u m a m esm a raça, apontando-se como causa, fatores vários, entre os q uais citarem os a idade da fêm ea, o n úm ero de filh o s j á produzidos, a a lim e n tação , o clim a, o sexo do

produto, e a precocidade in d iv id u a l. A êste respeito u m de nós

( Jordão e Ve ig a, 1938) elaborou su m á rio do que se conhecia até a

d ata d a p ub licação do seu tra b alh o .

Nesse mesmo estudo, respeitante ao período de gestação em fêmeas da raça Caracú, não foi possível determinar diferença signi- ficante atribuível quer à influência do sexo do produto, quer à ordem das gestações de uma mesma fêmea. Os resultados apenas indicaram provável influência dos reprodutores na duração do período de gesta­ ção das fêmeas com êles acasaladas, pois, dentre os vinte e seis touros

(2)

56 Rev. Fac. Med. Vet. S. Paulo — Vol. 3, fase. 3, 1946

estudados, dois deles determinaram períodos maiores que os resultan­ tes da média geral.

A duração do período de gestação em fêmeas da espécie

Bos indiais parece não ter sido estudada até a presente data, entre nós.

Littlewood (1937) examinou na índia, a duração dos períodos

de gestação em fêmeas das raças Kangayam, Ongole (Nelore) e Sind, encontrando, respectivamente, as médias de 285, 289.1 e 283 dias.

Estudando ainda a influência do sexo do produto na duração da prenhez Littlewood verificou o seguinte:

Ra ç a Se x o

Machos Fêmeas

K angayam 286.6 284.1

Ongole . 289.8 288.5

Sind 286.3 284.5

Na presente contribuição estudamos a duração do período de gestação em fêmeas da raça Nelore (Ongole) consideradas puras, em nosso meio, posto que pertencentes a plantei de animais registrados no Serviço de Registro Genealógico do Gado Indiano, reconhecido pelo Governo Federal e sua idade na época da primeira cria.

M A T E R IA L

Foram colhidos 254 pares de dados, cobertura x nascimento, acentados de 1942 a 1944, obtidos das fichas individuais das fêmeas da raça Nelore, criadas na Fazenda São José, em Baurú, Estado de São Paulo, de propriedade do Sr. Plínio Ferraz.

As coberturas, nessa Fazenda, são controladas no curral, vindo as fêmeas do campo para serem servidas por touros cujo regime é o da estabulação permanente.

Tôdas as datas das coberturas efetuadas são anotadas na ficha individual de cada fêmea, mas, para nossos cálculos, a duração do período de gestação foi considerada como correspondendo ao período decorrente da data da última cobertura até à do nascimento.

A duração do período de prenhez foi estudada primeiramente levando em aprêço o sexo dos produtos e depois, em conjunto. Dos 254 nascimentos verificados, 132 eram produtos masculinos e 122 femininos.

(3)

Na Fazenda São José as novilhas são servidas pelos touros a partir dos vinte e quatro meses, muito embora antes dessa idade muitas delas manifestem o cio. Km tais circunstâncias, o cálculo para a idade da fêmea em primeira cria foi estabelecido considerando o período existente entre a data do nascimento da fêmea e a data da sua primeira parturição. Essa idade não representa, realmente, a preco­ cidade sexual desses animais, de acôrdo com o que explicamos antes, mas dá-nos idéia do tempo por elas dispendido para se processar a fecundação, a partir daquela data do primeiro acasalamento, isto é, a partir dos 24 meses.

RESULTADOS

1.°) Duração do período de gestação: — A média de duração do período de gestação das fêmeas da raça Nelore foi de 291,9 db 0,36 dias quando os produtos nascidos eram do sexo masculino. Serviram de base a esta observação 132 períodos. Para 122 períodos de gesta­ ção que resultaram em produtos femininos a duração média foi de 290.9 ± 0,46 dias. A diferença de 1.1 dia entre as médias não oferece significância alguma, quer do ponto de vista estatístico, quer do ponto de vista prático.

A média geral para os 254 períodos foi igual a 291.4 ± O.õO dias. Esta média está muito próxima da apresentada por Li t t l e w o o d

(1937), na índia, país donde o gado Nelore é originário.

Por outro lado, ela apresenta diferença de alguns dias em rela­ ção às médias das outras raças bovinas, particularmente nas de origem européia (Bos taurus) , que possuem período de gestação mais curto. A diferença média porém, é variavel de 5 a 10 dias no máximo, não apresentando, por isso, significância maior.

Dos 254 períodos estudados o que apresentou maior duração atingiu a 319 dias. Foram, entretanto, pouco frequentes períodos superiores a 300 dias (18 períodos). O período de menor duração completou-se a 264 dias, contudo, muito poucos foram os de menos de 280 dias (2 períodos).

2.°) Idade das fêmeas na época (la primeira cria: — As fêmeas Nelore acasaladas com touros cêrca dos 24 meses de idade deram média de 41 meses e 24 dias de idade na época da parturição (mínimo 31 meses e 14 dias; máximo: 57 meses e 10 dias).

Isto equivale a dizer que foram fecundadas, em média, aos dois anos e meio de idade.

Foram observados dados relativos a 84 novilhas de primeira cria. Muitas delas deram seu primeiro produto nos primeiros acasa- mentos, pois foram verificados casos de novilhas que procriaram aos

(4)

58 Rev. Fac. Med. Vet. S. Paulo — Vol. 3, fase. 3, 194G

35 meses. Êsses dados, como já afirmamos, não correspondem à capacidade dessas fêmeas para se reproduzirem ainda mais prococe- mente. É muito comum, entre nós, observar-se novilhas zebús, quer sejam Nelores ou de outras raças, quando bem nutridas, serem fecun­ dadas vários meses antes dos dois anos de idade.

Ressalte-se no presente caso, todavia, que na Fazenda São José, o sistema adotado somente permite os acasalamentos após determinado grau de desenvolvimento da fêmea, ou seja, aos 24 meses aproxi­ madamente.

Nota-se, entretanto, que as fêmeas Nelore dessa Fazenda, como talvez suceda às outras fêmeas criadas em nosso meio, reproduzem-se mais precocemente que as criadas na índia, onde, segundo os dados de

Lit t l e w o o d (1936) a fêmea Nelore não atinge a maturidade sexual

senão aos 4-5 anos de idade.

S U M Á R IO

Estudando 254 períodos de gestação de fêmeas da raça Nelore da Fazenda São José, em Baurú, Estado de São Paulo, os AA. concluí­ ram que a duração dêsses períodos é, em média, igual a 291.4 ± 0.50 dias. Levando em consideração o sexo dos produtos, a média foi de 291.9 ± 0.36 quando os produtos eram machos e 290.8 ± 0.46 quando os produtos eram fêmeas. A diferença encontrada entre essas mé­ dias não 6, todavia, significante.

Novilhas da raça Nelore dessa Fazenda, acasaladas com touros a partir dos 24 meses de idade, produziram sua primeira cria com a idade média de 40 meses e 19 dias.

S U M M A R Y

254 gestation periods in Nellore coirs (Ongole bred) averaged 201.4 ± 0.50 days.

When the animals were male ones the gestation periods averaged 201.!) j. 0.36 days. When they were female ones the average of gestation periods of the cows was 290.4 i 0.46 days. That diffe­ rence (1.1 day) is not significant.

In São José Farm, at Baurú, S. Pardo State, Brasil, Nellore heifers are breed with bidls when they are 24 months old.

The average age they drop theirs first calves is about 40 months and 10 days.

(5)

J. S. V eiga, A. C h ie ffi e O. M. P aiv a — Gestação em femeas Nelore 59

B IB L IO G R A F IA

Jo r d ã o, L. P. — Ve i g a, J . S. — 1938 — Estudo sobre a duração do período de gestação no gado Caracú. lie v. Ind.. A n im ., S. Paulo, 1 N. S. ( 4 ) : 3-24 Lit t l e w o o i), R. W . — 1936 — Livestock of Southern Tndia. M adras, Government

Press

Lit t l k w o o d, li. W . — 1937 — A g ricu ltu re and Livestock in In d ia 7: 61-4 Lu s h, J . — 1937 — A nim al breeding plans. Iow a, Collegiate Press Inc.

Ke n n e t h, J . H. — 1943 — Gestation periods (A table and biblio grap hy ). E d in ­ burgh, Oliver and Boyd Ltd.

Referências

Documentos relacionados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

A nível da engenharia dos tecidos será abordada uma visão geral dos diferentes tipos de células estaminais dentárias, como as células estaminais da polpa dentária, de

The ultimate objectives of this work are to obtain the Failure, Mode, Effects, and Criticality Analysis (FMECA), with application of the Reliability Centered

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento