• Nenhum resultado encontrado

PONTO 1: Recursos em Espécie 1. RECURSOS EM ESPÉCIE PARTE I - RECURSOS ORDINÁRIOS PARTE II RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PONTO 1: Recursos em Espécie 1. RECURSOS EM ESPÉCIE PARTE I - RECURSOS ORDINÁRIOS PARTE II RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROCESSO CIVIL PROCESSO

CIVIL

PONTO 1: Recursos em Espécie

1. RECURSOS EM ESPÉCIE PARTE I - RECURSOS ORDINÁRIOS a) Apelação (também RO)

b) Agravos

c) Embargos Infringentes d) Embargos de Declaração

PARTE II – RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS a) RE

b) Resp

c) Embargos de Divergência

1.1 APELAÇÃO

Art. 530 a 521 do CPC.

Art. 530: cabe de atos que põem fim ao processo.

Dúvidas quanto a natureza jurídica dos artigos 273, § 6º; 475-H; 475-N, § 2º do CPC: Não há dúvida de que os dois últimos artigos são decisões interlocutórias, mas o AI interposto deve ser encarado como uma verdadeira Apelação, com seus desdobramentos.

Fundamentos do recurso de apelação:

a) pode impugnar a “justiça da decisão” – errores in decidendum (judicandun) b) “justiça do processo” – errores in procedendun

Hoje é possível reconhecer a injustiça do processo e ainda assim, fazer com que o tribunal não devolva a carga ao tribunal de origem, mediante a invocação do art. 515, § 4º do CPC.

Dupla crítica da doutrina:

a) Violação do direito ao juiz natural. b) Violação ao duplo grau de jurisdição.

Rebate-se a crítica aduzindo que o duplo grau de jurisdição pode ser restringido pelo legislador infraconstitucional, conforme o STF e, quanto a ausência de juiz natural, a doutrina alega que não houve prejuízo diante da ampla revisibilidade das decisões no direito brasileiro.

(2)

PROCESSO CIVIL

Art. 514 – Problema do requisito extrínseco de admissibilidade do recurso de apelação no que tange a regularidade formal. Deve haver uma efetiva impugnação das razões recorridas.

Precedente: STJ, REsp 722008 – Inadmissibilidade do recurso por ausência de requisito extrínseco:

ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL. GRATIFICAÇÃO. APELAÇÃO. REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE. ART. 514 DO CPC. AUSÊNCIA. RECURSO ESPECIAL CONHECIDO E IMPROVIDO.

1. Ao interpor o recurso de apelação, deve o recorrente impugnar especificamente os fundamentos da sentença, não sendo suficiente a mera remissão aos termos da petição inicial e a outros documentos constantes nos autos. Precedentes.

2. Recurso especial conhecido e improvido.

No processo civil, o ato de recorrer deve trazer em conjunto as razões, sob pena de preclusão consumativa.

Art. 515 – Efeito devolutivo e translativo do recurso de Apelação.

Art. 517 – REGRA DA EVENTUALIDADE: As alegações de fatos essenciais só podem vir na petição inicial (art. 282, III) e na contestação (art. 300) – concentração dos fatos principais do processo.

REGRA DA ESTABILIZAÇÃO OBJETIVA DA DEMANDA: limitação do art. 264 e 294.

A proibição de novo juízo de fato, é a proibição de novo juízo de fatos essenciais, art. 517, também na Apelação.

Fatos Essenciais: são aqueles dos quais a parte deduz a procedência ou improcedência do pedido. São os fatos referidos no art. 517 do CPC.

Fatos não essenciais: simplesmente levam ao conhecimento dos fatos essenciais. Não entram em conflito o art. 517 e o art. 462 do CPC. Art. 462 traz a possibilidade de o juiz reconhecer o fato superveniente, pois se é superveniente não poderia ter sido alegado anteriormente. O que o art. 517 veda é a alegação de fatos velhos não alegados oportunamente.

PROVA NOVA: A prova nova é a prova superveniente, esta, ainda que de fato velho, pode ser produzida perante o tribunal sem violação do art. 517 do CPC.

Ciência nova de fato velho não consiste em violação ao art. 517, pode ser alegado desde que comprove força maior na ausência de ciência.

(3)

PROCESSO CIVIL

Art. 518. Interposta a apelação, o juiz, declarando os efeitos em que a recebe, mandará dar vista ao apelado para responder.

§ 1o O juiz não receberá o recurso de apelação quando a sentença estiver em conformidade com súmula do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal.

SÚMULA IMPEDITIVA DE RECURSO: O não receberá do § 1º significa não conhecerá, portanto é requisito de admissibilidade. É um requisito de admissibilidade, pois não há poder de recorrer contra súmula do STJ, requisito intrínseco (cabimento) de admissibilidade recursal.

VERTICALIZAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS ou HARMONIZAÇÃO VERTICAL: a idéia é estimular a aderência aos precedentes. Num primeiro momento existe uma vinculação persuasiva às decisões judiciais. Ex: art. 285-A; 518, § 1º; 557; 543-A, B e C. Não significa o sistema de precedentes (stare deciais).

Invocar a súmula impeditiva de recurso significa que a súmula do STF ou do STJ constitui a ratio decidendi para a causa, ou seja, deve ser suficiente para a solução da causa.

Art. 519 – deve ser compreendido à luz do art. 511. Trata-se de um requisito intrínseco: a necessidade de preparo. Preparo deve ser comprovado no momento da interposição do recurso, sob pena de deserção. A deserção deve ser relevada quando a parte provar justo impedimento na sua não realização.

Precedente: STJ, REsp 136.697.

A decisão do juiz que releva a deserção é irrecorrível. A que não releva comporta AI.

Art. 520 – Efeito obstativo da eficácia da decisão de 1º grau. Esse artigo tem como regra o efeito suspensivo da Apelação.

Art. 520, II – Precedente no sentido de que a sentença que majora a prestação de alimentos tem efeito imediato, precedentes: REsp 28144, Resp 9393 e REsp 214835.

Mesmo nos casos de eficácia imediata das decisões, o sistema permite que se tenha inibição desses efeitos, mediante a invocação do art. 558. Precedente: REsp 195.442.

Art. 521 – Proibição de inovar no processo: o juiz não poderá praticar outros atos referentes a causa, uma vez interposto o recurso de Apelação. A proibição de renovação tange àquilo que já foi decidido.

1.2 AGRAVO – Art. 522 a 529 do CPC.

Art. 162, § 2º - Das decisões interlocutórias cabe o recurso de Agravo – art. 522 do CPC.

(4)

PROCESSO CIVIL

a) AGRAVO DE INSTRUMENTO – parte tem que formar instrumento, autos. Art. 524/529.

b) AGRAVO RETIDO – art. 523 do CPC.

O código pretende que a regra seja o agravo retido e a exceção o agravo por instrumento.

Art. 522 – Delineia as possibilidades de Agravo de Instrumento. Art. 527 – Conversão do Agravo de Instrumento em Agravo Retido. Doutrina identifica quatro hipóteses de cabimento de AI:

a) Quando houver perigo de ilícito ou de dano grave ou de difícil reparação. b) Quando voltada a proteção da regularidade procedimental – art. 5º, inciso

LXXVIII da CF: evitar o risco de contramarcha no procedimento. c) Quando inexiste Apelação prevista no procedimento ou essa não é de

ocorrência normal. Cumprimento da sentença por execução forçada ou da execução forçada autônoma.

d) Quando expressamente prevista em lei. Ex. inadmissão da Apelação. Art. 523 – AGRAVO RETIDO

Pode ser interposto por escrito, em 10 dias, ou oralmente, de forma imediata, art. 523, § 3º.

Caput do art. 523 e § 1º do CPC são requisitos de admissibilidade do recurso de Agravo Retido, a sua não reiteração impede o conhecimento do recurso. É fato impeditivo, requisito extrínseco.

Art. 523, § 3º - Não concerne nas decisões interlocutórias em audiência preliminar. Imediatamente significa assim que proferida a decisão.

Se for proferida na audiência de instrução e julgamento a decisão capaz de causar ilícito ou dano, caberá agravo na forma de instrumento. Ou seja, art. 522 se sobrepõe ao art. 523, § 3º.

Art. 525 do CPC – Peças que devem instruir o Agravo, formar o instrumento: a) Peças obrigatórias: cópias da decisão agravada, da certidão da respectiva

intimação e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado;

b) Peças facultativas: peças que a parte entende úteis para o julgamento do agravo.

A jurisprudência, no entanto, tem enquadrado as peças em três categorias: a) Obrigatórias

b) Facultativas c) Úteis

(5)

PROCESSO CIVIL

Se não juntar peças obrigatórias o recurso não é conhecido. Peças facultativas não impedem o conhecimento. As peças úteis também levariam ao não conhecimento do recurso, mas essas peças não estão descritas em lei (posição do STJ).

Precedente: EDcl no Ag. Rg no REsp 880.570.

Art. 526 – Requisito de admissibilidade da comunicação ao juízo de primeiro grau da interposição.

Art. 527 – Poderes do relator no Agravo de Instrumento: a) Negar seguimento nos casos do art. 557.

Relator pode dar ou negar provimento ao agravo liminarmente? Não, conforme o Prof. ele não está autorizado a invocar o art. 557, § 3º do CPC. Há uma corrente no STJ que entende que só pode negar seguimento, precedente: REsp 892.320. Decisões que entendem que o relator pode dar provimento, precedente: REsp 892.560

b) Conversão do AI no AR.

A alegação de perigo concerne ao cabimento do recurso na forma de instrumento.

c) Efeito suspensivo ou tutela antecipatória recursal.

A alegação de urgência é suficiente para caracterizar o cabimento do recurso de agravo, ou seja, se a parte alegou perigo de dano ou ilícito o juiz não pode converter o agravo. O cabimento do agravo de instrumento está na alegação.

Decisão irrecorrível a da conversão e a da concessão do efeito suspensivo e da tutela antecipatória recursal. STJ, RMS 22.847 (admitiu MS contra a decisão do relator que converte ou concede efeito suspensivo e tutela antecipatória recursal).

A conversão só é cabível quando incabível o recurso na forma de agravo de instrumento, ou seja, alegada a urgência e não preenchidos os requisitos para o AI.

1.3 EMBARGOS INFRINGENTES

Cabimento: Art. 530 do CPC. Sentença de mérito deve ser substituída por decisão de mérito irrevogável, pois abarca as decisões interlocutórias que possuem conteúdo de mérito. Idéia na ratio decidendi, súmula 255 do STJ.

Quando o tribunal, utilizando o art. 515, § 1º, avança no mérito da causa, cabe embargos infringentes.

Cabe EI em reexame necessário e, no entendimento do Prof., em RO e MS. É inadmissível EI em processo falimentar.

Súmula 472 do STF – Inadmissível em MS. Súmula 169 do STJ.

(6)

PROCESSO CIVIL Súmula 295 STF

Súmula 368: não há EI no processo de reclamação. Súmula 88 do STF

Recorrente tem o ônus de interpor EI se posteriormente quiser interpor RE e REsp, pois são de última instância. Súmulas 281 do STF e 207 do STJ.

Nada obsta que o relator dos EI invoque o art. 557 para decidir. Precedente: REsp 506.873.

1.4 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Art. 535 a 538 do CPC.

Cabimento: quando imputo a decisão com contradição, omissão ou obscuridade. cabe ED. A interrupção decorre do cabimento ou conhecimento dos ED, que por sua vez concernem a narrativa. Se a parte não narra, o recurso é incabível e, portanto não há efeito interruptivo.

 Contradição: interna da decisão, ou seja, duas proposições inconciliáveis dentro da mesma decisão.

 Omissão: concerne a omissão do fundamento do recurso, é externa, ou seja, acordo é omisso quando não examinou um fundamento levantado pela parte recorrente.

 Obscuridade: não pode extrair da decisão as suas razões ou o comando que dela deve emergir.

ED cabe de sentença, julgamentos monocráticos, acórdão e decisão interlocutória, embora a lei se omita neste último.

Dispensado o contraditório.

Possibilidade de Efeitos Infringentes: em algumas situações, a contradição, omissão e obscuridade podem modificar substancialmente a decisão, nesse caso cabe ED com Efeitos Infringentes. Os efeitos infringentes devem ser decorrência necessária das três circunstâncias e, neste caso, deve ser respeitado o contraditório, necessário intimar a parte contrária para contra-razões.

A doutrina também admite ED com Efeitos Infringentes em decisão teratológica. Precedente: STJ, ED no ED no AReg no Agravo 314.971.

Problema da interrupção do prazo: se dá devolvendo à parte todo o prazo a que ela tem direito. Decorre do conhecimento dos ED, não do seu provimento.

Problema da multa sancionatória dos ED – art. 538, parágrafo único: Súmula 98 do STJ. Não podem ser considerados protelatórios os ED com fins prequestionadores.

(7)

PROCESSO CIVIL

1.5 RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Interpostos perante tribunais superiores, assim exercem uma função de unidade do direito:

a) Unidade Prospectiva – RE: Tribunal é chamado para desenvolver o direito brasileiro.

b) Unidade Retrospectiva – Resp: função de igualdade na compreensão dos problemas jurídicos. Idéia de uniformização das decisões. STJ sempre terá função retrospectiva.

Esses recursos não visam outorgar justiça às partes, e sim a unidade do direito. FUNÇÃO NOMOFILÁTICA – Calamandrei: função de proteção ao próprio ordenamento jurídico. Julgados possuem funções paradigmáticas, para orientar tribunais ordinários, assim podem julgar por amostragem, art. 543-B (STF) e art. 543-C (STJ).

A repercussão geral no RE, art. 543-A está ligada a própria aferição de função do tribunal no julgamento do RE, ou seja, só terá repercussão geral se, a partir daquele caso o STF puder dar unidade ao julgamento.

PROCEDIMENTO:

Cabimento: Art. 103, III da CF; art. 105, III da CF. Cabe RE e REsp quando a causa constitucional ou a causa infraconstitucional federal estiver estampada no acórdão recorrido. Requisito do prequestionamento da matéria.

Decisão de única ou última instância:  EI: súmulas 281 e 207.

 Liminares: súmula 735 do STF.

Direito Probatório: não cabe RE e REsp para nova valoração da prova. Súmulas 279 do STF e 7 do STJ. Só cabe para questões de direito.

Cabe REsp quanto a alegação de violação de normas sobre provas (normas infraconstitucionais).

Súmulas: 640 STF e 203 do STJ.

Art. 541, parágrafo único: problema da efetiva impugnação da decisão recorrida.

Demonstração analítica da divergência: quando se tratar de dissídio judicial, art. 105, III, “c” da CF. Demonstração de que os recursos possuem a mesma base fática e foi dada solução divergente para eles.

Súmula 13 do STJ: divergência de julgados do mesmo tribunal não enseja REsp. Súmula 83 do STJ.

Súmula 286 do STF.

(8)

PROCESSO CIVIL

Art. 543 – Admissão do RE e REsp. Não admitidos, cabe AI. Da decisão do relator no STJ ou STF que não admite o AI cabe Agravo de Interno.

Art. 543-A: REPERCUSSÃO GERAL: requisito intrínseco de admissibilidade. Significa relevância mais transcendência.

§ 2º - o fato de ser preliminar recursal significa que é um requisito extrínseco de admissibilidade. A de preliminar de repercussão geral pode ser nos tribunais de origem, conforme o STF.

§ 3º - Presunção absoluta de repercussão geral.

§ 4º - Para negar a existência de repercussão geral tem que ir ao Plenário, mas para admitir pode ser na turma.

§ 6º - AMICUS CURIE: Relator pode admitir a manifestação de terceiros. Art. 543- B e C: Multiplicidade de recursos idênticos: Uma vez que o RE e o REsp tenham sido afetados para julgamento para fixação da tese o recorrente perde o poder de disposição do julgamento do recurso, ou seja, a parte não tem o poder de desistir do recurso, pois a fixação da tese ultrapassa o interesse da parte.

No processamento dos recursos repetitivos a afetação do recurso para fixação da tese subtrai da parte o poder de desistir de seu julgamento.

Art. 546 – Embargos de Divergência no RE e Resp. Não existe embargos de divergência nos tribunais ordinários, apenas de tribunais superiores.

STJ, Resp 723.325. SÚMULAS: STF AGRAVOS: 425 e 622. EMBARGOS DECLARATÓRIOS: 317 e 356. EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA: 598. EMBARGOS INFRINGENTES: 293, 294, 295, 296, 354, 455 e 597. RECLAMAÇÃO: 724. RECURSO EXTRAORDINÁRIO: 272, 279, 356, 389, 299, 280 a 284, 286 a 289, 369, 399, 455, 456, 513, 528, 634, 635, 636, 637, 638, 639, 640, 727, 728, 733 e 735. STJ AGRAVOS: 116, 118, 182, 223, 255, 315 e 316. APELAÇÃO: 331. EMBARGOS DECLARATÓRIOS: 98. EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA: 158, 168, 315 e 316. EMBARGOS DE INFRINGÊNCIA: 169, 207, 255. RECURSO ESPECIAL: 5, 7, 13, 83, 86, 115, 123, 126, 187, 203, 207, 211, 216, 315, 316, 320. REEXAME NECESSÁRIO: 45, 253 e 325.

Referências

Documentos relacionados

Tabela 17 : Consumo de energia elétrica do Aeroporto Internacional de Confins e energia solar fotovoltaica estimada para as tecnologias a-Si e.. p-Si no horário fora de

Poli (líquidos iônicos) (PLIs) e aminas suportadas têm sido apontados como materiais promissores para captura de CO 2.. PLIs combinam as características úteis dos

São nesses espaços, Rua do Imperador, a imprensa, o Café Lafayette, a Rua Nova e a Faculdade de Direito do Recife que analisamos o desenvolvimento das ideias de alguns intelectuais

Fonte: sistematizado pela autora com base no documento citado. A instituição da PNAMPE ocorreu no ano de 2014, após a publicação deste relatório e demais instrumentos

VII – apuração de responsabilidade do Reitor, quando este, por qualquer razão, praticar atos que comprometam ou coloquem em risco a viabilidade econômico-financeira da

Corrobora-se, portanto, com a crítica realizada por Marques (2002) sobre a proposta de Veiga, que pode ser estendida aos autores da “corrente” do “novo rural”, no que

(IPO-Porto). Moreover, we attempted to understand how and in which patients sFLC can be used as a differential marker in early disease relapse. Despite the small cohort, and the

Figure 11 shows the transient response of the three filters using MFB architecture to a pulse input (the Sallen-Key circuits are almost identical).. It clearly shows the