• Nenhum resultado encontrado

LIÇÃO ESPECIAL DE PÁSCOA 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LIÇÃO ESPECIAL DE PÁSCOA 2"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

LIÇÃO ESPECIAL DE PÁSCOA 2

A história da Ceia

História Bíblica: João 21: 1 a 25

Jesus foi preso, morto e crucificado durante a Festa da Páscoa. Depois disso ele ressuscita e encontra com os seus amigos em Emaús e come com eles novamente. Apareceu mais duas vezes para seus discípulos e em um dia que os seus discípulos estavam pescando, Jesus apareceu e os ajudou a pescarem muitos peixes. Ele fez isso porque gostava de fazer o bem às outras pessoas e aos seus amigos.

O QUE? (GG): As crianças ouvirão a História de quando Jesus e Seus discípulos comeram a última ceia juntos e Ele os ensinou;

E AGORA? (GG): As crianças aprenderão que Jesus nos quer participantes da Ceia para lembrar que ele nos ama, viveu, morreu e voltou a viver;

E ENTÃO? (PG): Será mostrado às crianças como a prática da Ceia é uma lembrança do grande amor de Jesus por nós através de um jogo chamado “Memória da Ceia”

Conceito Chave: AMIGOS DE JESUS E DEVEM LEMBRAR DELE SEMPRE! Formação Espiritual: Comunhão e Amizade

Versículo-Chave: “Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles” (Lucas 24:30 NTLH)

O CORAÇÃO DO LÍDER:

Viver uma vida cristã requer de nós a lembrança de que Jesus deu Sua vida em nosso favor. Não podemos esquecer de que temos a vida eterna por causa disso: “Porque Deus nos amou de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.João 3:16. Esse versículo deve ser a base de toda a nossa vida, pois exercer ministério cristão é viver em gratidão a esse Deus maravilhoso. Jesus se doou em nosso favor. Ele é o pão da vida! Deus nos deu o pão da vida como uma forma de ter comunhão conosco, com você. Imagine o Criador do Universo te oferecendo parte do seu próprio ser, Jesus, o seu único Filho, o Pão vivo que desceu do céu, para você? Como você se sente em saber que você tem esse privilégio de se tornar um amigo de Deus e tomar parte de seu ser? Jesus é o nosso pão, que se entregou por nós para que pudéssemos ter a vida eterna, o seu sangue passou adiante de

(2)

nós e nos guardou da morte, isso é a Páscoa, isso é salvação! Vale a pena viver nessa perspectiva! Pessoal Necessário: Comunicador Criativo Assistente da Caixa1 Assistente da Caixa 2 Assistente da Caixa 3

Material Necessário: (providenciado pelo seu administrador)

• Um pão (de verdade embalado pra não sujar pois os assistentes comerão na hora) • Um cálice

• Uva

• Uma cruz (tamanho suficiente para caber na caixa)

• Uma pedra cenográfica (tamanho suficiente para caber na caixa) • Um barco de papelão (tamanho suficiente para caber na caixa) • Caixa de papelão colorida

• 3 Chapéus de discípulo • 1 Máscara de Judas

• 1 Saco de Moeda (dinheiro) • Mesinha

• Bíblia cenográfica

PRÉ - ENSINO (3 min)

Comunicador: Na semana passada, nós aprendemos que devemos repartir o que temos com os outros. Se você tem três legos, você pode dar um lego para seu amigo. E se o lego não for o suficiente para construir sua torre de lego? Você poderá chamar seu amiguinho para brincar com você. Isso também é um exemplo de “Repartir”. Podemos repetir? (Escute a resposta das crianças) “Repartir” significa dar para outro amiguinho um pouco do que temos como um símbolo da nossa amizade e do nosso amor pelas outras pessoas. Aprendemos que Jesus fez isso com os seus amigos durante aquele delicioso lanche que ele comeu com seus amigos, os discípulos. Ele pegou o pão e o suco de uva e repartiu com eles durante a festa da Páscoa. Que legal! Hoje nós

(3)

daquilo que ele fez por nós.

ENSINO

(20 min)

Comunicador Criativo 1: Boa tarde Geração Futuro! Que bom que vocês vieram hoje ao Geração Futuro. Sabe por que? Porque hoje nossa lição vai ser muito legal. Hoje nós vamos aprender um pouco mais da história de Jesus! Jesus esteve aqui na terra a muito tempo atrás e durante as celebrações da Páscoa ele viveu momentos muito especiais. E eu vou chamar aqui meu assistente para me ajudar a contar essa história!

(Chame o nome do assistente)______________Venha aqui e traga nossa caixa especial!

Assistente 1: Ahhh, uffa! É pesada! Mas eu consegui! Aqui está a nossa caixa especial! Ela tem algumas coisas aqui muito legais! Ai, ui...puxa! Acho que me deu dor nas costas! Me deu até fome! Acho que essa caixa é tão pesada que eu estou muito cansado! Me deu até fome...passaria três dias dormindo de tão cansado!

Comunicador: Imagino, mas nós gostaríamos de saber o que tem aí dentro! Para isso, eu vou contar uma história muito legal. Ela tem alguns momentos tristes, mas depois ela se torna muito alegre! Quem tem amigo aqui? Puxa, muita gente tem amigo. Na semana passada nós aprendemos a repartir aquilo que temos com eles. Jesus também tinha muitos amigos. Esses seus amigos seguiam ele para muitos lugares. Jesus comia com eles, andava com eles, ajudava as pessoas com eles, orava com eles e fazia mais outras coisas. Uma das coisas muito legais que Jesus fez com seus amigos foi a Ceia! Alguém sabe o que é a Ceia? (Escute as respostas) A Ceia era um lanche muito especial! Jesus comeu esse lanche com seus amigos durante a Festa da Páscoa!

Assistente 1: Mas o lanche de Páscoa não é ovos de chocolate? É que eu só estou vendo uva e pão

Comunicador: Não, não...as pessoas aproveitam a Festa da Páscoa para vender essas coisas, mas Páscoa não tem nada a ver com coelhinho, nem ovos de chocolate. A Páscoa é uma Festa para lembrar que Jesus é nosso amigo, que ele esteve aqui na terra, morreu por nós mas voltou a viver. Isso é Pascoa!

(4)

Assistente 1: Ahhhh...sei...Puxa, mas eu sempre pensei que Páscoa tinha a ver com coelhinho que bota ovos de chocolate...mas eu pensava, como pode coelhinhos botar ovos? Quem bota ovos é galinha, pata...

Comunicador: (interrompendo o assistente) Tudo bem, tudo bem...entendi...de fato isso nos engana. Mas as coisas que nos lembra a Páscoa são o pão e o cálice com suco de uva.

Assistente 1: (vasculhando a caixa) Ahhh...hei, aqui em nossa caixa tem comida. Tem um pão! Um pão...eu gosto de pão! Mas esse era o lanche especial?

Comunicador: Quando Jesus convidou seus amigos, ele comeu pão com suco de uva. Assistente: Hei, aqui também tem uva e uma taça!

Comunicador: hummm...Então isso nos ajuda a entender melhor a história. Mas antes eu acho que vou precisar de mais alguns assistentes. Podem entrar nossos dois ajudantes extras. Assistente 2: Oi pessoal!

Assistente 3: Oi pessoal!

Comunicador: (falando para os assistentes) Eu vou pedir a ajuda de vocês para podermos mostrar para essas crianças como foi a Ceia! Vou começar a história, certo? Jesus estava um pouco triste. Ele sabia que estava perto de ir embora.

Assistente 1: Ir embora?

Comunicador: Isso mesmo. Jesus sabia...

Assistente 2: Puxa, você tá dizendo que ele iria pra um outro país? Comunicador: Não, quer dizer...mais ou menos...

(5)

Assistentes: Desculpa! Foi mal aeh..

(Assistentes se aproximam da caixa para pegar seus chapéus e o assistente 3 pega a máscara) Comunicador: Jesus sabia que estava para morrer...não porque ele estava doente, mas porque ele precisava fazer isso em nosso lugar. Antes de isso acontecer, ele encontrou com seus amigos, os discípulos, que eram seus seguidores, e comeu com eles.

(assistentes pegam seus chapéus de discípulos e sentam-se em volta da mesa)

Comunicador: Ele pegou o pão (assistente 1 pega o pão e parte um pedaço) e partiu, agradeceu a Deus (levanta o pão ao céu) e deu aos seus amigos, os discípulos (levanta o pão em agradecimento e dá aos assistentes 2 e 3. Enquanto isso, continuam em torno da mesa como se estivessem conversando). Jesus falou que todas as vezes que nós partirmos o pão durante esse lanche especial chamado Ceia, nós vamos lembrar dele até que ele volte novamente. O pão significa que JESUS morreu em uma CRUZ. Depois disso ele pegou o cálice com suco de uva (assistentes representam Jesus tomando o cálice) e bebeu e disse que nós deveríamos lembrar dele sempre até que ele volte. (Assistente 3 coloca a máscara discretamente e fica de cabeça baixa até que o Comunicador conte sobre a traição). Jesus fez aquilo porque queria que seus amigos participassem com ele daquele momento importante e ficassem com ele o máximo possível. O pão e o cálice com suco significava que AMIGOS DE JESUS E DEVEM LEMBRAR DELE SEMPRE! Mas Jesus falou durante a Ceia que alguém iria entregá-lo para os líderes religiosos que não gostavam de Jesus para fazê-lo sofrer. Vocês sabem quem ele era? (Assistente 3 levanta com máscara no rosto e sai de cena e os assistentes 1 e 2 se levantam e vão para perto da caixa) O nome dele era Judas! Os líderes religiosos que não gostavam de Jesus (Comunicador pega o saco de moedas na Caixa) pagaram algumas moedas para Judas e Judas levou eles até onde Jesus estava orando, daí prenderam ele, bateram nele (assistente 1 pega uma Cruz e fica segurando mostrando para as crianças) e colocaram ele em uma cruz. Depois disso colocaram ele em uma caverna, um túmulo. (assistente 2 pega a Pedra cenográfica e fica mostrando para as crianças). Vocês sabem o que é um túmulo? É onde as pessoas que morrem dormem. Puseram Jesus lá e colocaram uma pedra grande e pesada na entrada. Uma manhã, quando as amigas de Jesus chegaram lá, não encontraram Jesus no túmulo. Jesus tinha ressuscitado! Ele estava vivo! Ele tinha morrido, mas ele conseguiu voltar a respirar novamente! E outras coisas aconteceram depois disso!

(6)

Assistente 3: (entra em cena) Jesus apareceu para muitas pessoas!

Assistente 2: (mostrando o barco para as crianças) Apareceu para seus discípulos quando eles estavam pescando.

Assistente 1: Apareceu para outros discípulos quando eles estavam caminhando na estrada de uma cidade chamada Emaús.

Comunicador: Ele apareceu aos seus amigos quando eles estavam em casa preparando a ceia e comeu com eles de novo.

Assistente 3: Nós podemos aprender hoje que Jesus viveu entre nós Assistente 2: Aprendemos que Jesus morreu por nós

Assistente 1: Mas ele reviveu para estar com a gente!

Comunicador: O pão e o cálice com suco de uva servem para nos ensinar que Jesus morreu numa cruz mas voltou a viver. Eles nos ensina uma coisa muito importante...

Todos: AMIGOS DE JESUS E DEVEM LEMBRAR DELE SEMPRE!

PÓS-ENSINO

(5 MIN)

Comunicador Criativo 1: Vocês viram que Jesus fez tanta coisa, né? Depois de tudo que aconteceu, Jesus voltou e convidou seus amigos para comer um lanche delicioso. O que Jesus fez com o pão? (Escute as respostas das crianças) Repartiu com seus amigos. Isso servia para lembrar daquilo que Jesus fez por nós, viveu, morreu numa cruz e voltou a viver. Pois é, mesmo que a nossa historinha de hoje tenha parecido triste porque Jesus sofreu no nosso lugar, Ele fez isso porque nos ama muito e Ele quer que você o ame também e que você seja amigo d'Ele? Aprendemos que a Ceia serve para...(peça resposta das crianças) Lembrar que Jesus me ama. Vamos repetir? Lembrar que Jesus me ama! A Ceia nos lembra de Jesus. O pão e o cálice lembra Jesus. Isso é a Páscoa. Não tem nada a ver com chocolate, ovos, coelhos...Você pode até comer chocolates, ovos de chocolates, não tem problemas, mas quando alguém te falar que isso é

(7)

a Páscoa e podemos lembrar dele sempre. Vamos orar

Oração Querido Deus,

Muito obrigado pelo teu amor por mim, por ter morrido numa cruz no meu lugar e por ter voltado a viver. Eu te amo e me ajuda a lembrar de Jesus, daquilo que ele fez e que ele me ama. E nome de Jesus. Amém!

Agora vocês irão, devagar, para o tempo de grupo para uma atividade muito legal! Cada grupo vai se levantar por vez. Até domingo que vem!

Referências

Documentos relacionados

VII – ausência ao serviço previamente compensada (APC); e VIII – incentivo institucional local. §1º Os quantitativos de pontos de reconhecimento necessários ao usufruto

Ela está distribuída em 4 partes, a primeira parte traz as informações sobre o perfil dos clientes, na segunda parte expõe a análise da confiabilidade das respostas

PACTO (docentes, terapeutas ocupacionais, estagiários de graduação, estudantes de pós-graduação, profissionais artistas, terapeutas ocupacionais colaboradores e bolsistas)

Neste trabalho, b uscamos rastrear o percurso do sintagma “cultura de paz” no espaço público brasileiro desde sua gênese institucional até o ano de 2012, verificando

„ Metabo Quick: permite a mudança rápida entre buchas de percussão SDS-Plus e buchas de aperto rápido para furar em madeira e metal.. „ 2 velocidades: para furar com precisão

Universidade Federal de Uberlândia – paula_callegari@yahoo.com.br Resumo: Esta comunicação tem por finalidade relatar a experiência do projeto Brasileirinho, que consiste no

 Fixar as máquinas nos pontos de engate previstos pelos fabricantes (o mais baixo e avançado possível para melhor estabilidade do conjunto trator-

A conselheira Renata acrescentou que o SEBRAE Nacional tem trabalhado com o SEBRAE Digital, e esta em busca de chegar mais rapidamente neste modelo, apontando que realmente o Sistema