• Nenhum resultado encontrado

ASSIGNATUÍUS PAItA AS ['AOYIXCIâ5 6g000 12g000. Typographia Rua Seio de Setembro n. 72 RIO DB JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSIGNATUÍUS PAItA AS ['AOYIXCIâ5 6g000 12g000. Typographia Rua Seio de Setembro n. 72 RIO DB JANEIRO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Rio-de Janeiro — 'Qnarta-tetra -% de Janeiro- m isiírs

ASSIGRATÜRAS PARA A COME

SlíMIsSTUE. Anno

6g000 . 12g000 PAGAMENTO ADIANTADO

iscriplorio

—Rua do Ouvidor n. 70

RIO DB JANEIRO

ASSIGNATUÍUS PAItA AS ['AOYIXCIâ5

Semkstiie i,i,„oio .„., 8800*

Anno-..-....'.,..,.,..,.., lOgOOS

PAGAMBHSITO ADIANTADO

Typographia—Rua Seio de Setembro n. 72

RIO DE JANEIRO"

3^-0.2X1.0^0

&TWL

2?©.

As assignaturas começam em qualquer dia e terminam sempre em fins de março, juulio,

setembro ou dezembro

3M""O.XKI.OI70

MStfSSKÇ

Os artigos enviados a redaoçao não serão restituidos ainda quo não sejam pulilicndos gggmgaBari»!U^^

ar%rXiXis'&

em 24,000 exemp,

?irag

srvlço «clesrapldco do '«Giiii.*» ííi- Noticia»» Lisboa, 2 de janeiro.

O governo acaba de nomear vinte res do reino.

Abriram-se hoje as côrte3. O discurso da

Miaes relações com a Hesp.uiha e trás ' potências. Annuncia a próxima sita que os reis de Hespanha farão oximaniente a Lisboa; registra ano-Ia conversão dasobrbraçflrsdo ., [,., ¦ Mi. Im a Dou.-o ; da dioceses ; de melhora-coroa faz monção das

lail isu

imlnho de !•¦¦ '¦' jva divisão de

ontos na instrucção publica ; de uma ttreinia para o ultramar; e muitas outras

t-illá .S.

li'

BOLETIM PARLAMENTAR A lista dos líquidos foi hontem enrl-iccida com mais dois nomes. A câmara a pouco c pouco o muito devagar Ura se não fatig u\ As commissOes tôm p.islas eheis le papcllada e quasi dão vasão ao trabalho de que estão carregadas. Ainda assim a 2* com-ssão apresontou hontem pareceres re-..liecendo mais dez deputados. Com tr.i dose igual, ficará a câmara empta a funecionar.

Depois dn leitura da acta o Sr, presi-eelarou que havia exigido infor-\,.s da secretaria a respeito da do-a dos pdo-areceres que vão do-a imprimir typographia Nacional.

Como se vè, o Sr. Martinho não está osto a deixar descançado aquelle tabolecimento nacional. A Typographia ipie a domora era devida á secre-da câmara; esta e o Sr. Martinho irniam o contrario. 0 que resultará 111.11!-/ Quem terá razão?

São duas perguntas tremendas, que o iz cheio de perplexidade formula res-puosiimenlo perante as lances hediondas tãi terrível conllicto. Porque einílni icgocio d serio. 0 Sr. Martinho quer ear a Typographia das rubricas do lamento o a Typographia, por inter-edie dos seus redactores e muito prin-icníe dos seus typ •?, quer con-íncer o Sr. Martinho de que, dar n'ella,

io ii dar em homem morto. que sahirá d'aqui?

O calflr desenvolveu, não ha duvidar, instinetos ferozes dos capoeiras que Trontnm a sociedade cm plena rua do íviilor, a mais concurrida da capital,

Iioras da tarde.

Nho é de todo vaga a snpposição que gnns escriptores tôm de quo os capoei-formam tuna instituição nacional. Quem observar a impunidade que os deh, quem souber dos mil defensores io elles encontram logo que commet-in os mais nefaudos crimes, quem os r presos n'um dia, com a navalha en-iguentada na mão, c ao outro soltos, ndo apenas assignado o celebre termo ;bem viver, que é o salvo condueto i que commeltem uni crime c têm vou-de vou-de commetter outros, quem assistir estas scenas repetidas constantemente constantemente representadas, não pôde • ile stippor que o capoeira d um lemontos necessários á nossa vida llitica o social.

Dêmos noticia de uma grande batalha ivida entre capoeira, no dia de Anno nn, na rua dos Ourives, Os rondantes io compareceram, mas foram punidos, quo envorgonha mais é saber-se a razão )i'(|tio om vez de correrem ao condito igiam d'elle. Tiveram medo.

a verdade afinal é esta, em toda a sua indiira. A policia teme-se dos capoeiras. O n.ivo caso, pordm, émais grave emais ;tentatorio da nossa dignidade social c i dignidade desta pacifica população. Eram duas horas da tarde, já o di;-cios. A rua do Ouvidor estava repleeta Irnn.sc-uníéâ, como de costume, que encolheram para deixar passar uma ardn de honra do 7' batalhão de

in-fantaria, &, frente da qual ia a respectiva musica.

Abria a marcha, adiante d'esta, uma malta de capoeiras, que gingavam e fa-ziam manejos próprios da sua selvática arte.

Um senador do império, quando a malta passava próximo da rua dos Ou-idves, chamou a attenção do algumas pessoas para um capoeira que levava na mão uma navalha aberta.

A seena era realmente ediflcnnto, tanto mais quanto se sabia que a vida de um ou de alguns cidadãos dependia apenas da circumstancia de se acharem elles ao alcance do feroz instrumento.

A procissão passou, pois, pela rua do Ouvidor com toda a solemnidade ate' á esquina da rua do Carmo, ondo se travou o combate entre a malta dos capoeiras. A' frente (Pestes estava o celebre Crês-concio Alves, muito conhecido da policia. Um rondante sahiu a campo e levou uma cacetada d'este, que o atirou por terra.

Apezar d'isso perseguiu-o e conseguiu prendel-o com o auxilio do outros tir-banos.

Ohamn-sc ello Miguel da SilvaTelles. Seguiu-se depois a prisão de outros capoeiras não menos celebres e não me-nos conhecidos da policia, Raphael To-bias,Antônio Affonso Duarte e José" Lopes Trindade.

Na oceasião de serem os presos reco-lhidos á estação do 5" districto, alguns companheiros da malta tontaram arre-batal-os do poder dos guardas, mas foram repellidos energicamente.

Um espetáculo de tal ordem não podia ficar sem uma seena cômica. Foi presa igualmente n'essa oceasião a preta Izabel Augusta Joaquina de Castro, quo tam-bem marchava á frente da musica, ar-mada de navalha.

Dizem-nos que o' useira e veseira em exercícios de capoeiragem, o quo além ifisso tom termo de bem-viver assignado na policia e o retrato na galeria dos ra-tonciros celebres.

Não lhe damos por isso os parabéns. E' justo que o urbano ferido pelo ca-poeira tenha uma recompensa diversa da que tiveram os das circumvizinhan-ças da rua dos Ourives.

A melhor que poderia ter era a que a sociedade exige para estes actos de ca-nibalismo, a mais severa justiça contra os que a oflendem e a insultam enver-gonhando-a, e, mais do que isso, contra os quo a assassinam covardemento pelas costas, sem ódios a vingar, guiados por uns instinetos de ferocidade quo é tempo da sciencia ostudar e do Código Crimi-nal punir.

CARNE

ÍARTAS PORTUGÜEZAS

Lisboa, 12 de Dezembro de 1831. Davam lia dias os jornaes a noticia dos-tivolvidae circumstanciada do leilão da isepha (sic).

¦A J sepha, sem mais tratamento, pa-:cc- mo dosecremonioso do mais com re-rencia a uma creatura christã, cuja 'tidição de actriz no theatro da Trin-ide não auetorisa talvez completamente jornalistas a usarem com o nome cila da mesma concisão que s<3 é uso «pregar-se para chamar por cães.

A Josepha, sem mais nada, é sua for-mia de appcllidação que pdde, quando mito, permittir-se juridicamente, como ma espécie de stygma, nas policias cor-eccionaes e cm cstylo de escrivão, mas 3. segundo creio, em linguagem de 1 escriptor com referencia á pessoa de ia actriz.

Verdade soja também que, a não lhe lumarcm a Josepha, não sei muito como qne so liic havia de chamar. A Senhora'epha seria talvez ainda menos do que iplesmente a Josepha, oSenhoea D. Jo-f.1 '¦'¦ poderia por ventura parecer de ás esposas legitimas dos capitães têm D. de direito e ás consortes dos mecionarios públicos e dos burguezes m geral que tôm igualmente D. por soe consenso unanime das massas.

Ií daqui se vè já quanto em Portugal própria lingua está mal feita para se atar de mulheres.

Os bons frades, que durante duzentos tiveram na sociedade portuguéza

As informações que pudemos colher acerca do fornecimento do carne verde a esta capital, so não nos dão desde já a garantia do que em breve estarão re-movidas todas as difíieuldadcs, revelam, todavia, que as pessoas responsáveis por esse serviço empregam todos os meios para o melhorar.

Hontem vimos uma grande porção de carne completamente deteriorada e que ante hontem sahirá em bom estado da estação de S. Diogo. So bem quo este facto se possa attribuir á demora no transporto, devemos lembrar quo todos os annos o caso se repete, desde que a temperatura chega ao ponto a que ulti-mameute tem chegado. Ha com isto grandes prejuízos, não só para os açou-gueiros, como para a população que te n de se sujeitar aos preços qno, em cos.se-quencia dos prejuízos, elles são forçados a dar a carne em bom estado.

O transporto hontem foi feito por duas vezes, uma ao meio dia e outra ás tres horas da tarde. Os carros vieram abertos e consta-nos quo a carne chegou em bom estado a S. Diogo.

A câmara municipal está com uma grande responsabilidade sobre os bom-bros, mas também ó certo quo ella tom encontrado um grande numçro de obsla-o mobsla-onobsla-opóliobsla-o da litteratura nacional, o que croaram para os seus usos o verbo que nós herdamos dos nossos antepas-sados, fizeram-nos álíngua materna uma operação similhanto á que so fazia aos chantres para cantarem de tiple no cdro das cnthcdraes. As fórmis da nossa prosa revelam a todo o momento essas mutilações a que a submetteram os cul-Wes das lettras ecclcsiasticas para o fim de a adaptarem á insoxualidade do claustro c a ao neutrismo da snchristia. Nós outros, escriptores modernos, se-cularisados á pressa pela Encyclopedia e pela Revolução Franceza, profanalisados á ultima hora pelo romantismo e pela carta, achamo-nos em cstylo, no meio da litteratura ouropéa contemporânea, como uns pobres e míseros clérigos in-minoribus em deserção do episcopado, como seminaristas fugidos, cheirando ainda ao incenso da lithurgia o mostrando nas cabelleiras as tesouradas da prima-tonsura. Na graça das nossas maneiras de salão h 1 o que quer que seja do ecre-monial de missa cantada; os nossos com-primentos de galanteria lembram as genuflexõos cm quo fomos instruídos pelos padres-mestres de ceremonias ; e cm todo os nossos donaires gentilicos e mundanaes se percebe a unhada do acinte com quo procuramos á força abjurur os votos de pureza e postergar os cânones.

culos, levantados pelos interesses con-trarios á mudança do matadouro.

Só da boa vontade de todos, do con-curso de todos os interessados em tão importante serviço, se pôde esperar uma resolução satisfactoria d'csta espécie de crise, porque está passando um gênero de primeira necessidade.

Hontem foram abatidas 248 rezes e uma vitella, sendo a carne vendida aos preços de 300, 320, 360, 400, 440 e 460 róis.

A' noite S. Ex. o Sr. ministro do im-perio recebeu do Sr. Dr, Nobre, presi-dente da câmara municipal, o seguinte telegramma:

* Santa-Cruz, 3 de janeiro de 1882, Enviei dois trens com carne, que che-garam lá cedo. Os trabalhos cá vão muito regulares. Foi admitttdo maior pessoal para concluir o trabalho a horas conve-nientes. A imprensa foi mal inlormada. O matadouro d uma realidade, o poucas obras restam a fazer-se. Agradeço as or-dens dadas a meu pedido. Pode V. Ex. mandar inutilizar o matadouro deS.Chri-stovão. »

EXAMES GERAES DE

PREPA-RAT0RI03

Consta-nos que o Sr. ministro do im-poria, com o fim de satisfazer a necessi-dade demonstrada pela experiência, de reformar-se o programma por que ora se regem os exames geraes do prepara-torios, sobretudo na parto relativa á versão de trechos do autores clássicos, quanto aos exames de línguas, recom-meiidou ao Sr. conselheiro inspector geral da instrucção publica, que, ouviu-do a congregação ouviu-do imperial collegio de Pedro II, o o conselho director, in-dique as alterações que convonba fazer no dito programma, propondo na mo3Ína oceasião as modificações que possam adoptar-so no processo dos referidos exames e no intuito de regular conve-nienteinciite ns relações entre a inspe-ctoria geral c os seus delegados.

O Sr. ministro do Império, no 'intuito de cohibir os abusos que infelizmente se dão entro nós a respeito do amas de leite, trata do regular tão grave as-sumpto.so completando assim as medidas tomadas ultimamente com referencia ao fornecimonto do leite de vacca.

ESTATÍSTICA

Por oceasião de terem começo os tra-balhos da secção do estatística, o Sr. mi-nisfro do império, dando conhecimento (1'este facto aos presidentes do província, lembrou-lhes a conveniência de, pela adequada distribuição dos trabalhos a cargo dos secretários do governo nas mesmas províncias, confiar-se a parte do respectivo pessoal o desempenho do ser-viço estatístico, cm ordem a que possam ser com toda a exactidão c regularidade prestadas as informações necessárias ao dito serviço.

Attenta a utilidade de ter este a devida execução, o governo recommendou com o maior empenho aos seus delegados nas províncias, quo protejam do modo mais completo possível a tão importante no-cessidade, para que se preencham os in-tuitos com que foi decretada a reórga-nisação do serviço de estatística.

mora na remessa de pareceres o papeis impressos na typographia nac.ionil, Esias ihformaçOcs serão mencionadas na acta para conhecimento da câmara e do publico.

_ Foram apresentados os diplomas dos Srs Meton Alencar, deputado pelo 1' dis-trictn do Ceará; Carlos Affonso, dépu-tado pelo 1" de Minas, o Costa Pinto pelo 8* de S. Paulo.

Foram igualmente apresentados os pa-receres reconhecendo deputados os Srs.: Bezerra de Menezes, pelo 3* districto da corto; Abelardo do Brito, Paula Souza e Souza Queiroz, pelos 1", 4' e 7* de S. Paulo; Espíndola e Ribeiro do Mene-zes, pelos 1* e 3* de Alagoas; Rny Bar-bosa e Zama, pelos 2* o 10' da Bahia; Almeida Pereira, pelo 7° do Rio de Ja-neiro; Geminiano Góes, pelo 3° de Ser-gire.

Foram approvados os pareceres reco-nhecçndo deputados: pelo 4* districto do Ceará o Sr. Rodrigues Junior e pelo 6* de Pernambuco o Sr. Henrique Marques.

Nada mais havendo a tratar-se o Sr. presidente levantou a sessão.

minho com os seus dous escravos, im-punemente...

Esto horrível facto deu-so a cinco legoas de Juiz do Fora e nhim lugar que dista um dia de viagem da capital do império!!

O criminoso ainda não foi preso. A offendi ia acha-se gravemente en-ferma.

O r. delegado do policia d'cste termo já procedeu ao auto de corpo de delicto. servindo do peritos o Dr. Simões Cor-rêa e o plvirmaceutico major B.llalfeld. Esperamos que a digna auetoridade não deixará impune nm monstro que. des-respeitando a innocenci.i o a velhice, commette á plen i luz meridiana um attentado horroroso como o que vimos de relatar. »

Falleeeu cm S. José do Parahytinga capitão Josd de Mattos Abreu.

No dia 6 do corrente, dia de 2' gala, Sua Magestade o Impeiador assistirá na eapella imperial, ás 11 horas da manhã, ii festa dos Santos Reis.

ELEIÇÕES

RIO BE JANEIRO

Eleição provincial

5* districto.-Freguezia da Aldèa de Pedro.—Carlos Almeida 00, Yieira da Fonseca 41, Pedro Luiz 5.

Resultado conhecido: Pedro Luiz Vieira da Fonseca Carlos de Almeida Felix da Costa Antão Brito 212 186 145 74 60 1 Faltara as freguozias das Noves e Ma-cabú, de Macalie.

S. PAULO

Eleição provincial

5* districto.—Foi eleito o candidato liberal Dr. Alfredo Silveira da Motta.

Em relação á noticia que publicámos ante-hontem. acerca do desmoronamento do túnel da serra da Mantiqueira da Minas e Rio de Janeiro Raihvay, somos informados de que não houve tal desas-tre, o portanto não lia morte alguma a lamentar. Esses boatos o outros que cs-palham de tempos a tempos, tôm ori-gem em desaffeiçoados da empreza, que procuram assim prejudical-a,

O Sr. conselheiro Doria, ministro da guerra, mandou convidar a todos os oíli-eiaos dos corpos (Posta guarnição o mais oflicinos dos. corpos ospeciaes, afim de assistirem & inauguração da Bibliothoca Militar a qual terá logar hoje, assistindo Sua Magestade o Imperador.

DIÁRIO DAS CÂMARAS Na sessão de hontem, depois deappro-vada a acla, o Sr. secretario procedeu á leitura do expediente, que constou do seguinte:

Diversos oílicios do juizes de direito sobro eleições de algumas parochias. Uma reclamação de Manuel José do Freitas Bahiense contra a eleição do 9* districto do Rio de Janeiro.

O Sr. presidente declarou que pedira informações á secreraria relativas a

do-.TiiBíErassaraKsiiianCTOTiwrar.i!^^

HORIUVEL ATTENTADO Ao Sr. José" Luiz Nogueira, delegado de policia do Juiz de Fora, voiti queixar-se uma respeitável queixar-senhora, de um acto de barbaridade, que ó assim narrado pela Gazeta do Juiz de Fora:

a A senhora dirigia-se pacificamente de sua roça, para o arraial,em companhia de sua filha, innoconl.e menina de 14 para 15 annos, e de nm sobrinho pouco mais ou menos da mesma idade, quando sahiu-lhe no encontro Antônio Óalixto Mendes, um d'esses homens perversos, de instinc-tos selvagens o matir, quo não trepidam em comufetter os mais ignóbeis crimes. Acompanhado de dois negros seus chegou ao pé da senhora, e "impnz-lhe grosseiramente a infame condição do ceder-lhe a filha, senão so quizesse ver cortada a vergastadas «'aquelle mesmo instante.

A pobre senhora, apezar do amedron-tadn, resistiu.

O monstro mandou então segural-a pelos negros e apoderou-so da meiga donz-llinlin, levando-a para o recanto sombrio do uni bosque cerrado, que ha-via perto.

Não logrou, pordm. efíeetuar os seus criminosos intentos, porque a pobre mo-nina defendeu-se corajosamente.

irritado cntiio, o vingativo demônio cortou, com uma tesoura quo levava, as formosas madoixas da menina, fazen-do depois o mesmo nas trancas dr- in-feliz mãi, onde uns lios do prata brilha-vam, indicando uma idade de respeito e acatamento.

O monstro, sorrindo com um sorriso do inferno, proseguia no crime.

Depois de cortados os rabellos da mãi e da filha, prendeu os no galho de uma arvore c poz-se a disparar sobre elles a espingarda que levava I!

Em seguida foi á desgraçada senhora, o, emquànto a Iliba soluçava implorando om vão, o malvado ente, armado de um chicote de montar, espancava barbara-mente a creatura cujo crime... fora de-fender sua filha querida das garras da semelhante fera...

Depois de vir a pobre mãi desfalle-cida, retalhada polo chicote e tinta de

bárbaro pro:

DIZIA-SE HONTEM...

... que a eleição do Sr. Doria contímia. a encontrar sérios embaraços uo seio da commissão...

... que em fevereiro deve haver con-vocação extraordinária da Assembléa Provincial do Rio de Janeiro, para se cor-rigir o orçamento ha dias votado...

... quo o Sr. Martinho annuneiou ao3 seus amigos, que !¦ goiias primeiras ses-soes proporá a nomeação de uma com-missão de inquérito para se averiguarem as causas da demora dos pareceres que vão a imprimir á Typographia Nacio-nal...

...quo alguns deputados, so o calor continuar, estão dispostos a propor a transferencia da Asseinblda Geral para a imperial cidade de PotropoÜs...

Em Caçapava, um sugeito de nome Josd Américo esbordoou á avó e á mãi, cjuo moravam em sua companhia.

Não contente com isso, puxou por uma faca, e teria consumiu .do o aetó bar-baro, se não apparecessom pessoas quo livrassem as míseras velhinhas.

Indo apresentar-se á policia, foi no outro diaposto em liberdadel

Digna'policial

OftlNIBUS Calino apresentando a familia: — Apresento-lho minha mulher o minha filha: a mais velha é que é a minha mulher.

Uma rapariga vai ajustar-se de criada. Diz a ama:

Pago-lhe 358000, Pois não; serve-me.

Mas sou eu quem faz as compras. N'esso caso não fico por menos de 45,10001

O cumulo do reclame : Dois escriptores agatanham-se, No outro dia sai.nos jornaes: « Houve scena de pugilato por causa da actriz F., quo amanhã rcalisa o seu beneficio no theatro do G... com a peça tal. j>

Em circular datada de hontem, recom-meadoil, o Sr. desembargador chefe do policia 'aos subdolegados para coadju-varem o serviço a cargo da junta de hygiene publica e commissões sanitárias-nos termos das instruccOes de 15 de no, vembro de 1876,

Na faculdade de medicina o resultado dos exames de hontem foi o seguinte : ü' serie medica.— Anatomia descrip-tiva, histologia, chimica orgânica o bio-lógica e botânica o zoologia.—Arlindo Augusto do Aguiar o Souza, approvado plenamente em histoloeia e anatomia descriptiva e simplesmente nas outras maiorias; Simeão Pinheiro do Lacerda, approvado plenamente em botânica e zoologia e simplesmente nas outras ma-lerias; Olavo dos Guimarães Billac, idem, idem, idem; Alberto do Oliveira Sonra, approvado simplesmente em bo-tanica e zoologia ; Adolpho Jaconio Mar Uns Pereira, apppovado simplesmente em anatomia descriptiva e botânica czoolo-gia ; Augusto Ernesto de Abreu, appro-vado plenumonte em chimica orgânica e biológica esimplesmente cm histologia; Luiz Augusto Cavalleiro, approvado simplesmente em anatomia descriptiva e plenamente nas outras matérias; Ale-xaiidre Corroa da Silva Abrahão, appro-vudo plenamente em todas as matérias; Cornelio Goulart Viílela, approvado pie-namente em todas ns matérias; Fran-cisco do Salles Camargo, approyado sim-plesmonto em botânica o zoologia o plenamente nas outras matérias; Antônio Ro Iriques do Miranda, approvado pio-namente em todas as matérias; Carlos "VVilliiimBfauno, approvado simplesmente

:,HETIM

ws

sangue, o bariiaro proseguiu o seu ca

::^K-:2isiT^2a32:K£3SSBxai3G33^^

folhagem,—absolutamente como todas as viuva, o ciue violaria casas do jantar em que a imaginação

escandecida do Gardd superintendo no culto nacional da sopa vacca e arroz com picado para prato de meio e

sobre-S. Paulo tratar de negócios do sou inte em todas as matérias; Álvaro do

OU-VOira, approvado plenamente em todas as matérias; Eugênio do Espirito Santo do Menezes, approvado plenamente em todas as matérias.

Faltou 1 e houve tres reprovações em botânica e zoologia o quatro om cada uma das outras matérias.

iv". B.—No examo pratico anterior-mente prestado fórum approvados: com distineção em todas as matérias Arlindo Augusto de Aguiar o Souza; com dis-tinc,;ão em anacomia o chimica orgânica e plenamente nas outras matérias Al-varo de Oliveira; com distineção em anatomia e plenamente nas outras ma-te.rias Antônio Rodrigues de Miranda; simplesmente cm botânica o zoologia e plenamente n is outras matérias Augusto Ernesto de Abreu e Alexandre Corroa da Silva Abrahão; simplesmente em chimica orgânica e plenamente nus outras ma-terias Alberto de Oliveira Sonra ; plena-mente em histologia e chimica orgânica e simplesmente nas outras matérias Luiz Augusto Cavalloiro; plenamente em ana--tomia e histologia o simplesmente nas outras matérias Carlos Williams Brown; os outros foram approvados plonamento om todas as matérias.

Recebemos o primeiro numero do Tra-balho, jornal quinzenal publicado em Sorocaba.

Noticia o Trabalho do Sorocaba que os sócios honorários do Club Scienlillco Litterario d'iquel!a cidade, Dr. Josd Francisco UdiOa Cavalcante, capitão Dento Jequitínhonha e o cidadão Manuel Alves Lobo abriram alli uma aula no-ct.urna, onde gratuitamente lecciouam vários preparatórios.

E' uma ide'a grandiosa, pela qual com-primenlamos os dignos propagadores da instrucção popular.

Brevemente será inaugurada em Soro-caba uma fabrica de tecidos.

Noticia o Caçapavense que acha-se em Caçapava o Sr. engenheiro Roberto Nor-nuinton, que vai continuar a exploração das minas de carvão de pedra, existentes nu fazenda do Bomflm (1'aquelle termo. Já do outra vez que lá estivera o dis-tineto profissional, apezar de não levar os apparclhos necessários, conseguira extrairá' um vragon de schisto betumi-noso.

Desejamos que a sua empreza seja coro ula do melhor êxito, porque achar combustível bom o barato o u nossa terra é dar o primeiro passo para a nossa autonomia industrial.

O Congresso Brazileiro rcalisa um con-certo em seu vasto salão no dia O do corrente, afim de solemuisar o seu D* au-niversario.

O movimento do gabinete portuguez do leitura, no decurso do mez do dezom-bro findo, foi do 2,833 volumes: sendo 1,420 sabidos o 1.413 entrados, a saber: om portuguez 2,3-il. franco/. 431, hespa-nhol 8, inglez 5, italiano 4 e aliemão 1. A bibliothoca foi freqüentada por 412 leitores c 15 visitantes o recebeu 17 vo-lunvs offertados.

Total de leitores c visitantes no mez do dezembro 2,089.

Pompeu Pompllio do Siqueira foi ante-hontem apresentado á' auetoridade por ser accusiido do haver furtado um relo-gio do ouro o oitenta mil réis a Josd Pinheiro.

EXERCITO

Sobre proposta da congregação da Es-cola Militar da corte, permitiui-so quo o lente da 1* cadeira do 1' anno do. curso superior lexionc no corrento anno a llicoiia geral de equações, que faz parto do referido 1* anno, aos alumnos que no .".uno próximo passado terminaram o curso preparatório e aos que foram in-habilitados no actual 1* anno.

O ministério da guerra dirigiu uma circular aos presidentes de províncias, de-terminando que exigissem dos directores das colônias militares a remessa dos objectos que puderem collecionar, aílmdo figurarem na Exposição Anthropo!ogica,i nuese tem de inaugurar em 14 do março' do corrente .'111110 no Museu Nacional, conforme solicitou o ministério da iignr-cultura.

Mandou-se ficar sem effoito a transfe-rencia quo para a Escola Militar do Rio Grande do Sul obtove, por portaria de 31 do outubro, o soldado do corpo dealum-nos da Escola Militar da COrte Josó Foliciano Lobo Vianna.

O ministério da guerra, em vista do parecer da commissão da Escola Militar da Corte, mandou adoptar na mesma escola o compêndio de elementos do cos mographia organisado pelo professor do geographia do estabelecimento, capitão Henrique Augusto Eduardo Martins.

Concederam-se as seguintes licenças: Do 30 dias, para ir á província de

resso.fao particular do corpo do alumnos da escola militar Generaldo Gualter Pereira Machado.

De dous mezes, com soldo e otapa. para tratar de sua saúde, ao soldado do mesmo corpo Egidio Tallan",

De tres mezes, também para tratamento de saúde, aos alferes Antônio Bento da Costa Real Junior e Augusto Gonçalves Oomide, e para 110 anno corrente se matricularem na escola militar da corte aos paisanos Antônio JosóGomesBrandão Junior e lgnacio Josd de Azevedo Freire Machado.

Por decreto de 31 do mez findo mau-dou-se executar provisoriamente a tarifa das alfândegas o suas disposições preli-raiuares.

MANUMISSÕES

O Sr. Joaquim Marianno da Costa, om Ittt, por oceasião do baptisar um neto, libertou seus escravos Firmino e Mique-lina.

Ficaram livres em Itatiba tres escra-vos do cidadão Antônio Soares do Lima, por oceasião da morte ifoste.

Ao Sr. major commandantc geral da guarda urbana recommendou o Sr. des-embargedor chefe de policia para fazer sentir aos commandantes do distrlctos que devem ser solícitos e severos oin punir aos guardas que faltarem ao cum-primemto.de seus deverei;, cnmminicando sem demora qualquer falta que clíes commettam e que necessite mais severa punição.

EXPOSIÇÃO DA INDUSTRIA NACIONAL

*

¦ Da fabrica de forro do Ipanema re-motteu o Sr. director para a Exposição da Industria Nacional quatro caixões cou-tendo ferro do diversas qualidades, quo serão bojo expostas na secção da estrada do ferro D. Pedro II.

Da província do Pará também a dirce-toria da Associação Industrial acaba de receber 31 caixões contendo diversos ar-tefactos, que igualmente vão seroxposlos. Do Campos foi romettido e já se acha exposto, um quadro a óleo represou-tando os últimos momentos do fallocido conselheiro Buarque do Macedo.

Informam-nos que S. M. o Imperador marcou o dia 5 do corrente mez para ouvir em conversa, pela segunda vez, os industriaos, conforme, o desejo quo navia m mifestado na sua ultima visita á

Ex-posição. 1

Alguns admiradores dos talentos mu-sicaes do Sr. Santos, regente da banda do musica dos menores do arsenal de guerra, prelendom oflerecor-lho na quin-ta-foira próxima uma rica batuta, em reconhecimento á maneira satisfactoria por quo tem dirigido o trabalho que aquella banda tem prestado á Expo-sicão.

Foram ante hontem presos a ordem do Sr. subdelegado do 2* districto da fre-gucziii do Sacramento desenovo indivi-duos, conhecidos como vagabundos, que acabavam do sahir de diversas casas de jogo.

Suas Altezan Imporiaes desceram lion-tem de Pefropolis para assistir com Suas Magestades á ceremoiiia da colla-ção do gráo no collegio D. Pedro II.

Suas Altozas recebem as pessoas qne ¦os quizerem comprimentar hoje. quarta-'feira,

das 5 ás 7 horas, no paço da ei-dade.

Devem retirar-se amanhã para Tetro-polis.

Não houve sessão aiito-honíom na Sec-ção da Sociedade de Geographia de Lis-.boa. por não setor reunido numero de sócios que exige o art. 2.5 dos respectivos estatutos.

Foram despachados pelo ministério da agricultura os seguintes requerimentos: Coll iboradores de escripta, de 2* classe, da inspectoria das obras publicas da corte, pedindo que os vencimentos quo recebem, sejam considerados gratificação fixa, para ós cffeltos legaes. — Resolver-se-ha opportutiamcntc.

Cláudio Õuigon, pedindo privilegio para fabricar caixas do ferro galvani-sadas para deposito (Pugna. — A Socie-dade Auxiliadora de Industria Nacional para emittir parecer.

Companhia The Ilouse and Colonial Marine Insurance Company, limitei!, pe-dindo auetorisação para 'funecionar no Império. — Apresento estatutos tradu-zidos cm lingua vernácula.

Visconde dn Mnuá, pedindo privilegio para introduzir 110 Brazil a npplicaçâo dos elementos indispensáveis ao uso da potência electrica. —Indeferido, por não

sor o governo competente para fazer se* nielhantos concessões.;'

Antônio Joaquim Romoro. pedindo pri-vilegio para fabricar cidra.—Compareça na secretaria do commercio mira dar esclarecimentos.

O Sr. desembargador chefe de policia, maudou hontem deiuittir dous guardas urbanos, por terem espancado duas mu. lliorcs que conduziam debaixo de prisãoj

Andar assim.

A eanhoneira Traripe,\àa commaudd do 1' tenente Alves Câmara, foz oxpaí rieneia do suas maohinns no dia 28 do passado com assistência dos directoros de machinas e de construcção naval,do arsenal de marinhn da Bahia, capitaos-tenentes Eliozer Tavarese Calmou, dando bons resultados. A marcha foi de 7 mi-lhas, folgadas,cora ;mar chão; do 7, es-cassas, com a correnteza, contra. Sahiu fdra da barra o com vento fresco pela proa c mar andou a canhoneira 5 1/2 milhas folgadas. A pressão nas caldeiras, que nas anteriores experiências não so podia conservar, d'esta vez, depois das modiílcaeOes feitas pelo actual enge-nheiro de machinas, conservou-se de 50 a 60 libras.

A experiência durou 3 1 2 horas. Sd> com uma machina governou o navio bom, andando 4 milhas.

Estão-se concluindo- alguns reparos e seguirá o navio para o sul por todo o mez de janeiro.

E' este o primeiro navio á lielice, cujo casco e machinas foram feitos no arsenal da Bahia,

Parece quo a Traripe pode seguir sua commissão o ser empregada para os fins a que foi destinada.

Cumprimentaram a SS. MM. ImperiàèsJ na semana passada, os Srs.: secretárir'/, da leguçno do Brazil om Montovidrfu e' sua senhora, Leopoldo Cabr.al de Mello, Ernnni Lodi Batalha, vice-cônsul do liray.il em Lima, Christovão de Souza Martins, oonselbciro Dr. Continenlino, moço fidalgo Dr. Luiz Henrique Pereira do Campos c sua senhora, D, Vertida-de Oliveira e Souza Jobim e seus filhos, D. Francisea Marcondes Jobim de Al-meida o filha, Associação Industrial, Ma-nuel Diogo Santos, F. S. M. Esberard o José Mana Teixeira de Azevedo, moço fidalgo Pinto Peixoto, Cannto Leopoldo Ribeiro da Silva, Domingos Maria Gon-çalves, D. Maria Cândida do Araújo Vianna e Figueiredo, D. Leopoldina Y/ema Magalhães Barbosa, cirurgião-mór da armada Dr.,Carlos Frederico, M. II. Sinith João Manuel Gonçalves dos Santos, Manuel Jorge Rodrigues, Dr. Pe-regrino José" Freire, capitão José Bah duino de Albuquerque, deputado Olympio

r.n.

Achamo-nos por acaso na presença de uma pobre rapariga, de uma filha do século e do palco, de uma mundana, de uma irregular, com a qual temos obrigação de ser decentes e de sor lm-manos; e aqui estamos sem saber como a havemos de tratar para não csc.inda-lisar a assembléa nem oíTender o pro-xiniol A menos que a gente se não estrangeire de propósito para isto, e que lho não chame mademoiselU, stiwrüa ou miss.

Eu peço licença para propor que neste,

o nos demais futuros casos análogos, se adopto o tratamento de soror.

Parece-mo que 6 de christão; quo o também um pouco de latinista; quo revela boa creação e alguma leitura, e que não oflende. Estou que agrade. Os senhores que desapprovarom terão a bondade de levantar a sua mão es-querda.

O leilão de soror Josepha abre-nos uma porta para dentro do mundo lisbo-nense—o« l'on S'amuse.

A rigolade cm Lisboa faz uma certa differença da rigolade om Pariz, como vamos ver.

Emquànto nos leilões francezes, que ficaram celebres nos annaes do Hotel Droust, as mobílias e os bibelots do Anna Deslians, de Cora Pearl, do Dunerger e de Hortense Schneider produziram mi-lliões, o leilão de toda a casa de soror Josepha, a primeira das nossas estreitas da opera cômica, arrematada cm uma só manhã, rendou apenas alguns pobres centos de libras 1

A galante diva do theatro da Trindade jazia em um modesto andar de um pro-dio do largo do Piccadeiro, defronto de S. Carlos, onde a sua existência domes-tica se achava sepultada na pequena pompa burgueza do mogno polido com alguma obra de talha e estofos do gor-gorão de lã azul ferrete. No salão duas frias o desconsoladas consoles cobertas de mármore branco e um piano vertical de pau preto. Na alcova, não forrada de velludo preto de Lyon estrellado de len-lejoulas de ouro, como a de Sarah Ber-nhardt, mas simplesmente empapclada em papel pintado de dous tostões a peça, pende do muro uma copia barata do Mu-rilio, única oxpressão das bellas artes d'entro d'esse ninho artístico. A casa de jantar 6 de nogueira com frisos pretos, mesa redonda e elástica, doze cadeiras do ospaldar e o competente aparador rematado 110 alto pelo clássico grupo do duas maçãs e uma pera com a respectiva

mesa com duas doçuras, nma de calda e outra de sequeiro.

Ds rosto, nem na sala de jantar, nem na cdpa, nem na cozinha, nem na des-pensa, vestígio algum d'esses desmandos de bocea revelados pelos cestos do chum-pagno do Moiit, & Chandeau, pelas la-fas arrombadas das trula-fas do Perigoud, pelos barris das enchovas da Noruega ou pelos potes de foie gras de Stras-bourg.

Em todas as salas e cm todos os a par-tamentos interiores da casa, o mesmo aspecto rigido e inestbetico do chato burguezismo, o mesmo ar sóbrio quasi caturra de temperança, ou, para melhor dizer, de diita.

O leilão de siror Josepha e a sua ro-pentina deserção do theatro trouxeram comsigo á imprensa varias revelações da chroniça sobro a vida intima da actriz. São vulgares uo estrangeiro es-tes casos do actrizes quo so retiram da scena para o sanetuario do matrimônio por meio de casamentos contrahidos com personagens ricos. Ainda ha pouco foi essa o destino de Hortense Schneider, hoje baroneza, não me lembro agora de quê. As folhas de Pariz fazem um corto ruído em torno d'estas ligações 110 1110-mento em que cilas se realisam ; depois do que um profundo silencio envolve a inviolabilidade d'essas famílias de bas-tidor c nunca mais ninguém torna a fallar nas actrizes casadas senão no dia em que cilas 011 os -seus maridos vêm aos tribunaes requerer a separação ju-dicial do pe3S'oa e bens.

Soror Josepha, porém, não se casou. Pelo contrario. Quando digo pelo con-trario não vão pensar que ella mudou d'estado começando logo pelo posto de

viuva, o que violaria por meio de um privilegio odioso os tramites geraes do todas as promoções equitativas de um estado subalterno o provisório a um es-tado eminente c definitivo. Não. Soror Josepha achou-se apenas mnis soltoira do que nunca. E' assim pelo menos que o noticiamos e os folhetins explicam o eclypso d'este astro no Armamento da opereta. Eis em breve resumo o que consta da indiscrição das folhas diárias acerca de tal assumpto : Um Armando qualquer, cujos suspiros se achavam aforados desde algum tempo a essa in-teressante Margarida (do Barba Azul), é constrangido, pelos rigores paternos e pelo estado precário de seu estômago, de seu pulmão e da sua fortuna, a aban-donar a capital e a recolher-se n'um buraco de província ao seio da natureza barata, onde a existência decorro serena e monótona como a seiva da conve equi-libradamoiitc repartida em doce ramer-rão pela réstea do sol na eira. pola cavaqueira da botica á hora de chegar o correio e pela bisca á noite na sala do parodio, com o pharmaceutico e com o brazileiro do sitio, emquànto a carva-lheira zòa, e a chuva ostrepita nas vi-draças n'uma enxurrada de tristeza lugubre, á mesma hora em que na longínqua Lisboa os coupés estacam uns depois dos outros sob a arcaria de S. Carlos, c mulheres embrulhadas em rendas brancas, perfumadas a,$pina-ro$e, saltam ao tapete di entrada, segurando as caudas dos vestidos o dando o braço a homens de gravatas brancas, cingidos em longos sobretudos, fumando o resto dos partacos accendidos ao acabar de jantar.

Pois bem: Margarida (sempre do flarba Azul) despede-se corajosamente de Lisboa, das noites da opera com as suas cleg.m-cias de casacas de baile nos fauteuils e de luvas até os cotovelos nos parapeltos dos camarotes; do Chiado âs quatro Iioras da t :rde, quando os amanuense3

vem para cima o as cocot.es vão para baixo; das ceias no restaurante; dos coupes para os.toiros ; da rua o da scena; do movimento alegre da vida c das com-' moções profundas da arte; deixa tudo; larga tudo; faz leilão do resto; e, sosinha, embrulhada n'um vxtter preof, com um chapéu ]do chuva debaixo do braço, um baliu atraz, ao hombro de um carrejão, com um bilhete de caminho de ferro para Chão de Maças, para Pero Pinheiro ou para Cascas de Rolha, aos mpurrões de um guarda solicito e ama-vel com senhoras viajando sós, o qual lhe diz:— Ande menina, despache-se se não quer ficar na gare I — trepa de es-cantilhão para um compr.rtimento, em-pacota-se n'uma manta ao canto da ban-cada, deita o véu para baixo e vai resoluta ter com Armando que ella ama.

E eis ahi está como cilas são em Por-tugal, ns sacerdotizas terríveis da patus-cada!

Quando muita gente cuida ainda que ellas são o abysmo insondnvel e voraz da dignidade e dos milhões dos filhos-famílias ollas, pelo contrario, tôm por ideal a que sacrificam tudo—o idylio de uma cabina, de um pinheirinho e de um coração trespassado de dividas.

Esta plienominal ingenuidade, que, como pieguice em acção, me foz sorrir, como symptoma psychologico obriga-me a meditar.

Pobres mulheres I Ellas são-nos hera inferiores, segundo tlizem, a nós os ho-mens pela anatomia dos ossos e dos mus-culos e pela constituição do cérebro. Elles tôm a cabeça mais pequena, como as raças inferiores, tôm os movimentos centripetos, abotoam os vestidos para a direita.não sabem compOr operas e nunca chegam a entender amatliematioa,

Mas pelo que respeita a essa pequena cousa imponderável ás sciencias de ox-perimentação e do analysc de laboratório e que se chama aponas o desinteresse, a

dedicaçíio o a bondade, nós é quo não sabemos deduzir a melodia, nós d quo não sabemos pôr a equação, nós c que nos abotoamos para a esquerda.

Ahi temos nós uma patusca. Ponha, se-lhe um patusco ao lado o compare-se. Ella é sempre uma mulher. Elle não passa de ser um biltre. Elia consagra-se o sacrifica-se. Ella deshonra-se e d isso tudo quanto sabe fazer. Não d capaz de mais nada.

Oh I o patusco I Cora elle não 6 indis-creta a imprensa, porque ello não faz leilão nem sai da scena com o panno cm cima, ã luz do gaz o em presença da galeria.

Para que elle so vá embora é preciso que o levem... para o hospital ou para a cadeia.

O patusco entra ordinariamente na patusciida da vida por volta dos vinte annos de idade, armado para a lueta com os cem contos de réis da herança paterna, representados n'um capital em títulos ou n'um íundo de estabelecimento commercinl.

Desde que os prazeres da vida airada o absorvem,' elle bestiflca-se progres-siva e constantemente, porque a patus-cada lisbonense, sem nenhuns elementos de espiritualisação artistica, 6 essencial-mente imbecilisante. A vida distribuída pelos toiros, pela cavallariça, pelas ües-panliolas, pela guitarra, pelo botequim e pela roleta, fecha o respiro a todas as curiosidados da intelligencia, a todos os interesses do espirito.

O patusco não lé, n5o viaja. Os seus cem coutos desapparccem, por via de regra, ao cabo da primeira década de exercício, por um modo completamente mj'sterioso,esem vestígios. Arruinam-se fortunas inteiras em calças mal feitas.em tipoias sujas, em pilecas esparavonadas, em ceias de lulas com vinho do Cartacho e em remédios secretos.

O patusco é domjuancsco, um pouco

I

"^1

Foram transferidos: da 4* para a 3' os-tação do urbanos o Sr. tenente Laurindo Victor Paulino: o dVsta para aquella o Sr. capitão Antônio Pinto d Almeida Goulart. *

S. PAULO

A junta npuradora ria eleição provin-ciai cm Campinas expediu'diploma aos Srs. Drs. José Oscar e Toledo Pizza.

Alli falleeera o Sr. Domingos da Cunha Frrreira, guarda-livros.

Em ltú, oDr.C.stro Andrade,eleito deptitido provincial, foi saudado por uma manifestação popular.

Em Itatiba fallecou o cidadão An-tonio Soaaes do Lima.

Diz o Diário do Santos:

<r Findamos a semana, o mez o o annc com a mais perfeita calmaria no nossp • mercado.

Os compradores retiraram-se ífestes últimos dias complelaniente do mer-cado, devido em parte ás exigências dos possuidores, assim como das más noti-cias vindas dos mercados consumidores. Abstemos-nos de dar hoje colações, porque os poucos negócios quo so flzc-ram foflzc-ram em parte reservados, mas cremos acertar dizendo quo foram feitos com baixa sensível.

Duranto a semana o movimento foi bem limitado, não passando do alguns milhoiros de saeeas. As vendas do mez em sua totalidade foram do 140,000 sac-cas.

O Sr. subdelegado do 2' districto da freguezia do Engenho Velho, tendo id.0 á casa da rua de Felippe Camarão n. Í8 tomar conhecimento do suicídio; que hontem noticiámos, do Francisco Manuel do Nascimento Chagas, encontrou a se- ' guinte declaração : oBio do Janeiro. 31 de dezembro de 1881, Suicido-me porta o ver aggrcdido por meus filhos e por ver o estado do minha mãi, em artigo de morte; não criinino pessoa alguma; só crimine minhas felicidades.»

Essa declaração não se achava assi-gnada. mas reconheceu-se ser a letra do próprio punho do Chagas.

Eslava escripta no verso do mia lista de família, que o mesmo havia recebido como inspector de quarteirão.

por temperamento algumas vezes, mas sempre por basofla de botequim e de bastidores, porque olle tom em amor essa illusão, aliás vulgar, de quo as mu-Iberos que se dão a imbecis os escolhem, — o que somente parece exncto pelacir-cumskncia de serem sempre es mais tolos os que tôm mais sorte.

Na segunda phase da sua existência o patusco arruinado vivo de expedientes. Não paga aos fornecedores, assigna letras . aos agiotas, as30CÍa-senasbatolas, com-pra cautelas da loteria o vai ás ceias dos gabinetes reservados, convidado para ehaperon das meninas.

Aoí quarenta annos, envelhecido, cal-vo, dado á bebida, cheirando, a roupa suja, ello falia da sua passada opulencia com os ares de um fidalgo sacrificado por administradores infleis, e dá a enten-dor que existiam antigos pergaminhos na casa do uma remota aldeia onde o avô delle, ao vir para Lisboa ganhar a vida, deixara apenas como vestígio heráldico um par de tamancos. Do resto os criados dos cafés c os porteiros dos palcos aca-bam por o tratar por tu. Faz-se o men-tor de todos os jovens debutantes no vicio, como experimentado que 6, porque effectivamento ello couhece tudo na vida, excepto o trabalho, o dignidade c o dever.

Além de fazer dividas, o patusco não sabá fazer mais nada scqão embrulhar cigarros, beliscar harpejos na guitarra e cantar o fado, n'uma prosódia de moço de estrebaria, lacrimoso, com os olhos om branco, a voz cavernosa e soluçinte e pescoço esticado ém oxtasi, a mão na ilharga e um pé á frente. •

Não, decididamente, soror Josepha to-ria ranão de orTender-so so depois de aper tarmos a mâo,aos patuscos' que por ahi conhecemos, nós nos puséssemos a es» crever moral ficerca delia — sefn nos la-varm->3 primeiro.

Ramaluo OrtioÃo

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

Refletir sobre como esses jovens e adultos pensam e aprendem envolve, portanto, transitar pelo menos por três campos que contribuem para a definição de seu lugar social:

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

SERRALHERIA DO PEDRAO, TATTI OLIVEIRA FOTOGRAFIA, BAR ELVINHO , TRAILER DA NINICA, PEDRAO PICTURES. 116 Tiago

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

Como não existe na literatura padronização quanto ao método de identificação pela morfologia das rugosidades palatinas, a avaliação morfométrica da densidade e da área

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam