• Nenhum resultado encontrado

AS FORÇAS ARMADAS E A ECONOMIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS FORÇAS ARMADAS E A ECONOMIA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

2007/04/25

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

E

CONOMIA

Alípio Tomé Pinto[1]

Escrever para quê? Quando as emoções estão presentes, quando o futuro nos preocupa, quando o passado tem actos e tempos que a história registou de um povo generoso, capaz, com alma de vencedor, mas a quem por vezes, tem faltado liderança, organização dos sistemas sociais e económicos e quantas vezes ambição.

São ciclos da história, sem dúvida.

Não somos um Estado falhado e muito menos exíguo, como

é preocupação e alerta de alguns pensadores. E ainda bem que o referem.

Participar, dar testemunho ou emitir opinião valerá a pena? Transmitir o conhecimento de experiência feito?!

Apesar de tudo insisto, teimo, porquanto o que está em causa é sempre este Portugal que amamos e que sempre o julguei sem fronteiras, porque Ele existe na alma de cada um dos nativos e de cada um que, por uma razão ou outra, têm connosco vivência.

É estranho como lá fora somos tão capazes e aqui, no rectângulo territorial os defeitos se sobrepõem, na maior parte das vezes, às virtudes!

Estranho Povo este ….

Generoso, arrojado, solidário e … por vezes, invejoso!

A situação que se vive no que se refere à reorganização das Forças de Segurança, uma vez mais, me levam a dar a minha participação não numa visão académica, mas resultado de vivências, sem pretensão de fazer doutrina, mas tão só de alertar consciências.

I

No Seminário “Transformação das Forças Armadas” que teve lugar no Auditório da Culturgeste, no dia 18Abril07, o tema foi desenvolvido com mestria e muito saber dos participantes que pertencem, sem dúvida, a uma escol de cidadãos que enriquecem o país pelo seu saber e experiência. Valeu a pena. Que o país os não dispense …

A sábia questão posta por um dos assistentes, leva-me a reforçá-la e colocar o título a esta minha mensagem: - “ As Forças Armadas e a Economia “-.

Não vou falar de conceitos, de doutrinas, de números e estatística, mas apenas reafirmar que, se as Forças Armadas antes do 25 de Abril de 74, criaram condições para a decisão política no que se referia ao Império, também depois dessa data e em especial a partir de 1989 (queda do muro de Berlim), têm criado condições para que a economia, como factor geopolítico se afirme nesse e noutros espaços, além da credibilidade político-diplomática alcançada e renovada a nível interno e externo.

Se no espaço europeu as FA propiciaram condições para que as novas tecnologias criadas e desenvolvidas por Portugal (comunicações), como afirma Vieira Matias, equipem hoje, navios de países com enormes exigências técnicas, se no território nacional mantêm activas algumas das estruturas navais, se a produção de outro material e equipamentos, em termos de contrapartidas, é feito em Portugal, não tenhamos dúvidas que isto é economia.

Mas economia engloba, também, os numerosos técnicos que preparados nas FA, são lançados na vida civil, após o termo dos seus contratos. Já lá vai o tempo, felizmente, dos numerosos analfabetos que entravam nas fileiras e só com o exame da 3ª classe, podiam passar à disponibilidade.

As “Escolas Regimentais”, as “ Unidades de Especialistas “ e a vivência militar contribuíram, como era sua missão e nosso gosto, para que o país fosse menos pobre.

(2)

sim um investimento com a Nação. Investimento também no fortalecimento da soberania, da segurança e defesa, como finalidade primária das FA.

Orgulho de ser e de pertencer.

Auto-estima de que hoje tanto se fala….

Lembrar valores morais, éticos e comportamentais então adquiridos, vão bem mais além da economia financeira mas, sem dúvida a favorecem.

Não remeto para o que aqui escrevi em 05ABR07, sobre a “ Alma das Instituições “ porque é, sem dúvida, nessa alma e “nessa ambição” que temos que investir, pois caso assim não seja o orçamento para as Forças Armadas, pode ficar-se apenas como mais uma despesa.

Hoje é indiscutível que nos devemos enquadrar num conceito global de Segurança e Defesa e, consequentemente, será incompreensível se não ajustarmos e harmonizarmos todos os meios dedicados àquelas tarefas. Não há Instituições de primeira e de segunda ordem, todas são

necessárias, daí a imprescindibilidade de entrosamento de doutrinas e meios que constituem as FA e não só, mas também as restantes Instituições dedicadas à Segurança. Os alertas dados pelos oradores foram pertinentes, como oportuna foi a intervenção do Garcia Leandro quando diz que é necessário evitar que os Ministérios funcionam “tipo cilindro”, com pouca comunicação

interministerial que dificultam a rentabilização de meios e a definição de doutrinas, dentro de uma mesma estratégia.

A dupla tutela governamental que por exemplo, enquadra a GNR (MDN/MAI), constitui uma boa solução, mas que infelizmente, como sucede no nosso país com tantas outras boas intenções, não tem passado do plano retórico e formal, com os consequentes prejuízos para o sistema. Será, em meu entender, gravíssimo erro cortar essa dupla dependência como parece constar no projecto do Decreto Orgânico da GNR. A coordenação tornar-se-á mais difícil e problemática com os

consequentes custos que, também, serão económicos. A não ser que se altere significativamente a doutrina em vigor. A dupla dependência no âmbito da doutrina, formação e equipamento obviará à “formação de cilindros operacionais” que já hoje existem.

A ambição político-governamental actua normalmente a curto prazo, todos os sabemos, mas há que conciliar os interesses que ao País importam.

Há tendência para cada Órgão ou Entidade ter meios próprios e não contar com os do vizinho. Não pode ser. As Forças Armadas, Forças de Segurança, Protecção Civil, têm que ter uma visão de conjunto e a atribuição dos meios possíveis. Todos o sabemos, pouco o exercemos.

Sem dúvida que o país não vive só de “ Segurança “, mas para o Ser tem que a ter. É uma questão de prioridades, capacidades e de atribuição justa e adequada de recursos. Não o estamos fazendo tanto quanto desejável e necessário, julgo eu.

É nesta actividade que, requer inteligência, conhecimento e bom senso, que a economia também se realiza. Apenas dois ou três exemplos:

O caso dos helicópteros e pilotos, dos materiais diferenciados para missões similares, a

sobreposição ou vazio em áreas onde a missão exige maior clareza e coordenação de meios como foi referido no caso da Armada e ex-Guarda Fiscal, a formação do pessoal e de tantos outros sectores da actividade dos elementos que constituem o Sistema Nacional de Segurança e Defesa. Aqui também a economia tem uma palavra a dizer. Por alguma razão o Ministro desta área faz parte do Conselho Superior da Defesa Nacional, onde estas questões deverão ser debatidas, não apenas numa visão de despesa, mas também de investimento.

Ou interessa apenas fazer “cortes” nos orçamentos e nas Leis de Programação Militar que se projectam a longo prazo e com insuficientes atribuições de meios, como agora acontece com os Programas de Reequipamento e outros?

II

Mas além do espaço (área de interesse) interno, do espaço Eurofor (UE) e do espaço NATO, temos um novo espaço de pertença e responsabilidade que é o da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde as nossas Forças Armadas, Forças de Segurança e ONG, têm desempenhado um excepcional papel no âmbito da Segurança, do Desenvolvimento e do Apoio Social, cooperando com aqueles países.

(3)

Há os afectos, há as cumplicidades e a solidariedade, mas uns e outros temos que ser mais pragmáticos. As oportunidades têm surgido, as necessidades e capacidades existem. Cada País é senhor do seu destino, mas cooperar e partilhar será uma atitude inteligente.

Falar do reencontro de Portugal e África após o 25 de Abril de 1974 (Cimeira de Bissau em 1987 e em especial a partir de 1989), é “ facto estranho “ e a merecer a maior atenção, já que para o estrangeiro, não lusófono, não é facilmente compreensível.

Lembro que Alliout Bei, quando representante da ONU para as negociações de paz em Angola se deparou com a presença de militares portugueses, ficou intranquilo e só paulatinamente os foi utilizando. Para ele, oriundo de uma área francófona, não era “admissível” o bom relacionamento, nesta fase, entre colono e colonizado e tanto “mais grave”, segundo o seu pensamento, quando se tratava de militares.

No decorrer da sua missão, alterou completamente a opinião e acabaria por gerir os militares portugueses como recurso escasso e valioso. Um deles (Cap. Álvaro da GNR), foi nomeado seu especial conselheiro e que o “acompanharia” no momento do desastre de que foi vítima; ambos morreram, lado a lado, na construção da Paz (26 Jun 98).

A Companhia de Transmissões das Forças Armadas Portuguesas, comandada então pelo Major Stone era a “menina bonita” das forças da ONU em Angola que todos visitavam em momentos especiais. Também estive lá, mais do que uma vez. Era justa tal apreciação pelo mérito dos nossos militares.

Muitos exemplos poderia apontar, enquanto na formação das Forças Armadas, após os Acordos de Bicesse, do entrosamento humano que criou condições de confiança que permitiriam a maior aceitação, por tudo o que fosse de Portugal, inclusive os seus empresários. Complexos não havia... Não o digo numa visão de neocolonialismo, mas de humanismo e de capacidade de diálogo, sem perda e no respeito pela idiossincrasia e interesses de cada um e de cada povo.

Abriram-se enormes e variadas capacidades em todos os âmbitos de COOPERAÇÃO, designadamente na área comercial/económica.

A situação de Angola exigia e ainda hoje o exige, que no âmbito das Forças Armadas, fossem criadas infra-estruturas logísticas, como aliás tinha acontecido aqui em Portugal, até aos anos 70/80 (Industrias de Defesa e Estabelecimentos Fabris). Houve tentativas, quer na área das

comunicações, cartografia e outras, mas sem continuidade e sem ousadia.

Poderia lembrar como o Reino Unido e a França actuaram nesta ocasião. O Reino Unido, sabendo sempre o que quer e como quer; a França com alguma indisciplina e desmesurada ambição. Mais do que vender, interessa fazer lá. Tarefa que é de empresários e de Governos...

Outros não sabem, mas insistem. Nós sabemos.

Mais tarde, a União Africana (UA) definiria o conceito da Nova Parceria para o Desenvolvimento Africano (NEPAD); também Portugal desenvolveu o seu de “COOPERAÇÃO”, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da “COOPERAÇÃO TÉCNICA”, através do Ministério da Defesa (Forças Armadas) e o de “APOIO” pelas Forças de Segurança, através do Ministério da Administração Interna, o mesmo acontecendo com os demais Ministérios.

Isto é, cada Ministro ambiciona fazer “a sua cooperação” que, só por acaso se enquadrará num todo do interesse nacional português, pese a Resolução do Conselho de Ministros Nº 196/2005 de 24 de Novembro “Uma Visão Estratégica para a Cooperação Portuguesa”, onde também a economia terá o seu lugar.

Quem sabe se não é esta tradicional desorganização e individualismo que nos leva a ser estimados, porque à rigidez da organização sem coração, se sobrepõe a ligação humana? Quem sabe?! … Creio que “nem tanto à terra, nem tanto ao mar”, há que encontrar o equilíbrio. As possibilidades existem e as dificuldades também. Tudo tem prazo de validade e em África, em meu entender, mais do que o quê, interessa o quem e aí, temos um capital de relações

inultrapassável. Até quando?

Atenção que as Forças Armadas não devem fazer “negócios”, como não devem fazer política, mas sim criarem condições para que uma e outra actividade sejam exercidas com liberdade e

(4)

segurança. Dão tempo e criam condições...

Compete aos políticos e empresários, além de outros elementos do Estado definiram os Objectivos a alcançar nas respectivas áreas.

III

A CPLP, criada por força dos Países Africanos de Língua Portuguesa em 1996, embora não se desconheça o papel primordial do Brasil, insere-se num espaço no qual o Atlântico médio-sul é português. Há uma série de povos que desde Luanda a Lisboa, passando por S. Tomé e Cabo Verde, se entendem em português. Podem projectar e receber poder a partir da parte Continental. A NATO, em Julho de 2006, “desceu” até Cabo Verde navegando no mar que fala português e crioulo... O Golfo da Guiné prenhe de petróleo é hoje, uma zona de valor estratégico. Angola é potência equilibradora na região e poderá vir a ser potência regional, se enquadrada na Comunidade Económica dos Países de África Central, com o seu vizinho Congo.

Há uma Zona Económica Exclusiva de Angola, S. Tomé e Guiné e porque não Cabo Verde a requerer levantamento. Há faróis a posicionar, para tornar o mar mais seguro, há poluição a controlar... é, sem dúvida, um desafio para a segurança mas também o é para a economia. Em terra as necessidades não são menores...

Ousadia, imaginação e risco em parceria, exigem-se. Como? É o desafio …. e a “economia”, obviamente, tem que estar presente.

Do outro lado está Moçambique entre o Oriente e o Ocidente, entre a Lusofonia e a Commonwealth, entre e a SADC e a CPLP. Lá longe está Macau e Timor, naquele e com ele, a China pretende desenvolver a aprendizagem da Língua Portuguesa para uma mais fácil penetração em África. Isto não é novo, nem é novidade, apenas há que tirar partido desta situação, destes factores e fácil é compreender o que é possível fazer no âmbito da cooperação e em todos os outros que giram à volta da economia global, sem deixar de ser pertença da UE, partilhando benefícios, dificuldades e riscos.

Os exercícios militares conjuntos realizados ao nível CPLP (Série Lince), são uma outra mais-valia a enquadrar num conceito alargado de interesses de natureza geopolítica.

O papel que indirectamente a Cooperação Técnico-Militar vem realizando, não deve ser menosprezado e antes deve ser enquadrado em objectivos mais vastos.

Qual será o papel dos nossos Embaixadores, Adidos Militares e Delegações do ICEP? Que coordenação e que conduta?

Estar pronto a responder aos desafios é pouco. Há que fazer acontecer: com trabalho, conhecimento e inovação.

[1] Tenente-General, Reforma.

158 T

EXTOS

R

ELACIONADOS

:

2012/06/21

F

ORÇAS

A

RMADAS EASUARAZÃODE SER

. U

MPROCESSO PEDAGÓGICO

.

Jorge Sêrro Prazeres

2012/06/18

O D

UPLO

U

SOEA

C

OOPERAÇÃONOS

E

SPAÇOS

M

ARÍTIMOS

[1]

José Afonso Galrito[2]

2012/06/14

F

ORÇAS

A

RMADAS PORTUGUESASEM DEBATE

. U

MPROCESSO PEDAGÓGICO Jorge Sêrro M. Prazeres[1]

2012/04/20

R

EFLEXÃOSOBREO SUCESSODAINICIATIVA

“S

MART

D

EFENCE

Pedro Santos Jorge[1]

(5)

P

IRACY

:

STRATEGY ORPHENOMENON

?[1]

Bruno Reynaud de Sousa[2]

2012/03/28

A D

ESPESACOMAS

F

ORÇAS

A

RMADAS EALINGUAGEM DOSNÚMEROS João Pires Neves[1]

2012/02/08

A D

EFESA

E

CONÓMICAEM

P

ORTUGAL Nuno Silva Domingos[1]

2012/01/26

T

HE VIRTUESOFDEBATINGDEFENCEPOLICY Tiago Fernandes Mauricio[1]

2011/12/17

O P

ROCESSODE

P

LANEAMENTODE

D

EFESADA

OTAN – P

ONTO DE

S

ITUAÇÃO Pedro Santos Jorge[1]

2011/12/05

A P

IRATARIA

M

ARÍTIMANA

S

OMÁLIA

[1]

José Rodrigues Pedra[2]

2011/11/10

O

SCOMENTADORESPOLÍTICOS EAINSTITUIÇÃOMILITAR José M. Castanho Paes[1]

2011/11/04

A

GRANDE OPORTUNIDADE Alexandre Reis Rodrigues

2011/10/30

O S

ENHORMINISTRODA

A

DMINISTRAÇÃO

I

NTERNAE ASALINIDADEDASÁGUAS José Castanho Paes[1]

2011/10/20

B

ILHETE DE

I

DENTIDADE

M

ILITAR

[1]

Fernanda Maria Costa[2]

2011/06/28

A

NOVAESTRUTURADA

NATO. A

LGUÉM GANHOU

?

Alexandre Reis Rodrigues

2011/06/06

R

ACIONALIZAR

,

NÃOÉA PALAVRADE ORDEM

?[1]

Alexandre Reis Rodrigues

2011/05/09

E

STUDOSSOBREOFUTURODOFENÓMENODA

G

UERRA João Nunes Vicente[1]

2011/04/25

E

STRATÉGIADA

NATO

ESEGURANÇAMARÍTIMA

[1]

Nuno Sardinha Monteiro[2]

2011/02/21

M

ARINHADE

D

UPLO

U

SO

: U

M CONCEITOPÓS

-

MODERNODE UTILIZAÇÃODOPODERMARÍTIMO

[1]

Nuno Sardinha Monteiro e António Anjinho Mourinha[2]

2011/01/14

J

OSÉ

M

OURINHO

,

UM

P

ORTUGUÊSDE

Q

UINHENTOS João Brandão Ferreira

2010/12/27

A

POLÍCIAQUE NÃOPODEPRENDER

[1]

Paulo Pereira de Almeida[2]

(6)

A

PIRATARIAMARÍTIMA

:

ENVOLVENTE ECENÁRIOS

[1]

Alexandre Reis Rodrigues

2010/11/16

A NATO

E

P

ORTUGAL

. A

LINHAMENTOSPARAUM NOVO

C

ONCEITO

E

STRATÉGICO DA

A

LIANÇA Luís Brás Bernardino[1]

2010/09/30

A S

EGURANÇANO

M

AR

P

ORTUGUÊS

[1]

Alexandre Reis Rodrigues

2010/09/15

S

UBMARINOS

- F

ACTOS EARGUMENTOS

*

Texto do CDS

2010/08/25

A

S

C

OLIGAÇÕESNO

D

OMÍNIO

M

ARÍTIMO

. O P

RESENTE

. Q

UALO FUTURO

?

José Pereira da Cunha[1]

2010/07/27

P

IRATARIANA

S

OMÁLIA

:

ASPIRINAS

,

ANTIBIÓTICOS ECIRURGIAS

[1]

Nuno Sardinha Monteiro[2]

2010/07/12

F

ORÇAS

A

RMADAS

:

INÚTEISOUINDISPENSÁVEIS

?[1]

Paulo Pereira de Almeida[2]

2010/07/11

O

INSTRUMENTOMILITARCOMOPRODUTORDE

S

EGURANÇAE

D

ESENVOLVIMENTONOS

P

AÍSESDE LÍNGUAPORTUGUESA

. C

ONTRIBUTOSPARAUMAESTRATÉGIADE

S

EGURANÇANACIONAL

[1]

Luís Brás Bernardino[2]

2010/07/10

U

MAPOLÍCIAÚNICA

?[1]

Paulo Pereira de Almeida[2]

2010/06/16

A

S

NOVAS

TAREFASDAS

F

ORÇAS

A

RMADAS

: L

IÇÕESDE VINTE ANOSDE MISSÕESEM ZONAS DE CRISE

”[1]

Alexandre Reis Rodrigues

2010/05/15

F

ORÇAS

A

RMADAS

- U

MAESTRATÉGIADE MUDANÇA

[1]

Alexandre Reis Rodrigues

2010/04/28

E

NERGIA

,

UM TEMACENTRALDE

S

EGURANÇAE

D

EFESA Alexandre Reis Rodrigues

2010/03/14

A S

OBERANIADOS

E

STADOSEO

M

AR

- A

REALIDADEPORTUGUESA

[1]

João Pires Neves[2]

2010/01/24

A C

RISE

F

INANCEIRA

I

NTERNACIONAL

, A

S

C

AUSAS

P

ROVÁVEIS

– A

S

S

OLUÇÕES

P

OSSÍVEIS

[1]

Eduardo Serra Brandão[2]

2009/12/13

Q

UE CONTRIBUTOSDE

P

ORTUGALE DA

CPLP

PARAA

A

RQUITECTURADE

P

AZE

S

EGURANÇA

A

FRICANA

?

Luís Brás Bernardino[1]

2009/12/06

Q

UE FARIAMOS EUROPEUSSEM A

NATO?[1]

Alexandre Reis Rodrigues

(7)

S

EGURANÇA

N

ACIONAL

, S

ERVIÇOSDE

I

NFORMAÇÕESEAS

F

ORÇAS

A

RMADAS

[1]

Jorge Silva Carvalho[2]

2009/09/16

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS

,

O

E

STADO EA

N

AÇÃO João Brandão Ferreira

2009/07/07

O TGV

EA

D

EFESA

N

ACIONAL João Brandão Ferreira

2009/05/22

P

ARLIAMENTARY

C

ONTROLOF

A

RMED

F

ORCES

IN

P

ORTUGAL

[1]

Inês de Carvalho Narciso[2]

2009/04/27

C

OMBATEAO

B

IOTERRORISMO

. P

RIORIDADENACIONAL

?[1]

Alexandre Reis Rodrigues

2009/01/20

A

REORGANIZAÇÃO DAESTRUTURASUPERIORDA

D

EFESA

[1]

Alexandre Reis Rodrigues

2008/11/18

C

RISENA

I

NSTITUIÇÃO

M

ILITAR João Brandão Ferreira

2008/10/31

F

ORÇA

A

RMADAS

– U

MAQUESTÃO DE

E

STADO Alexandre Reis Rodrigues

2008/06/26

S

UBVERSÃOECONTRA

-

SUBVERSÃO

[1]

Francisco Proença Garcia[2]

2008/06/20

U

MA

R

EFORMAMAL EXPLICADA

[1]

Alexandre Reis Rodrigues

2008/06/12

D

IPLOMACIA

E

CONÓMICA

: O

QUEÉ

? [1]

Daniela Siqueira Gomes[2]

2008/06/01

A P

ASSAGEM

Á

RCTICADO

N

OROESTE

[1]

Alexandre Reis Rodrigues

2008/04/18

B

EMPOSTAONTHE

R

OAD

- U

M CONCEITODIPLOMÁTICO Bruno Caldeira

2008/04/14

A

IMAGEM DUALISTASOBREOS

E

STADOS

U

NIDOS Gilberto Barros Lima[1] (Brasil)

2008/03/28

H

ISTÓRIA

C

ONCISADO

T

ERRORISMO

– P

ARTE

III

José Vale Faria[1]

2008/03/27

H

ISTÓRIA

C

ONCISADOTERRORISMO

– P

ARTE

II

José Vale Faria[1]

2008/03/26

H

ISTÓRIA

C

ONCISADO

T

ERRORISMO

– P

ARTE

I

José Vale Faria[1]

(8)

U

M

O

ÁSISNO

“D

ESERTO

” P

ORTUGUÊS

: O C

OLÉGIO

M

ILITAR João Brandão Ferreira

2008/02/16

O

QUEHÁDENOVONA

“I

NTELLIGENCE

?”[1]

Francisco Proença Garcia[2]

2008/02/13

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EO NOVO

C

OMANDO

O

PERACIONAL

C

ONJUNTO Alexandre Reis Rodrigues

2008/02/11

R

EFORMANECESSÁRIA

?

João Ferreira Barbosa

2008/01/28

D

UALIDADES

G

EOPOLÍTICAS E

G

EOESTRATÉGICAS

P

ORTUGUESAS João Brandão Ferreira

2007/12/22

A

CORDEM

P

ORTUGUESES

!

João Brandão Ferreira

2007/12/10

S

EGURANÇA

: V

ISÃO

G

LOBAL

. A

PERSPECTIVADAS

I

NFORMAÇÕES

[1]

Jorge Silva Carvalho

2007/11/15

A I

MAGEM

P

ÚBLICADAS

F

ORÇAS

A

RMADASNO

Q

UADRODASSUAS

M

ISSÕES José Castanho Paes

2007/10/04

A G

UARDA

N

ACIONAL

R

EPUBLICANA

(GNR)

NAS

M

ISSÕESDE

P

AZ

[1]

Francisco M. Rodrigues[2]

2007/10/03

A I

NDÚSTRIADE

D

EFESA

– E

NQUADRAMENTO

G

ERAL

[1]

José Silva Cordeiro[2]

2007/08/13

A A

JUDA

P

ÚBLICAAO

D

ESENVOLVIMENTO

: R

UMOÀ

E

RRADICAÇÃO DA

P

OBREZA

?

Daniela Siqueira Gomes

2007/08/03

O C

ÓDIGODO

S

ILÊNCIO Alexandre Reis Rodrigues

2007/07/31

I

DENTIDADEE

I

NDIVIDUALIDADE

N

ACIONAL

P

ORTUGUESA João Brandão Ferreira

2007/07/18

O M

ARXISMO

Pedro Conceição Carvalho

2007/07/04

F

ASCISMOE

N

AZISMO Pedro Conceição Carvalho

2007/06/20

O S

ISTEMA

I

NTEGRADODE

S

EGURANÇA

I

NTERNA

(SISI)

EASUAARTICULAÇÃOCOM O

S

ISTEMADE

I

NFORMAÇÕESDA

R

EPÚBLICA

P

ORTUGUESA

(SIRP)[1]

Jorge Silva Carvalho[2]

2007/06/18

D

ECOMO

O

PINARCOM

C

REDIBILIDADEACERCADAS

F

ORÇAS

A

RMADAS

. C

ONSIDERAÇÕES FINAIS João Pires Neves[1]

(9)

2007/06/11

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EOS

“R

ECURSOS

”. O

S

R

ECURSOS

F

INANCEIROS

,

OS

N

ÚMEROS E OSEU

S

IGNIFICADO

. (2ª P

ARTE

) (I-A)

João Pires Neves[1]

2007/06/04

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EOS

“R

ECURSOS

”. O

SRECURSOS

F

INANCEIROS

,

OS

N

ÚMEROS EOSEU

S

IGNIFICADO

.

João Pires Neves[1]

2007/05/29

D

EVEM OS

C

HEFES DE

E

STADO

M

AIORDECLARAROS RENDIMENTOS

?

João Brandão Ferreira

2007/05/29

O

SSERVIÇOS DEINFORMAÇÕESNOMUNDOACTUAL

[1]

Jorge Silva Carvalho[2]

2007/05/28

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EOS

“R

ECURSOS

”. O

S

R

ECURSOS

H

UMANOSE A

F

ORMAÇÃO

” (IV)

João Pires Neves[1]

2007/05/22

L

IMITES À

P

RODUÇÃODE

I

NFORMAÇÕES NO

E

STADO DE

D

IREITO

D

EMOCRÁTICO Jorge Silva Carvalho

2007/05/20

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EOS

“R

ECURSOS

”. O

S

R

ECURSOS

H

UMANOSE A

M

OTIVAÇÃO

(III)

João Pires Neves[1]

2007/05/19

A

REGULAMENTAÇÃO DO

S

ISTEMADE

I

NFORMAÇÕES DA

R

EPÚBLICA

P

ORTUGUESA

CONTINUAÇÃO DA

R

EFORMA

[2]

Jorge Silva Carvalho[1]

2007/05/14

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EOS

“R

ECURSOS

”. O

S

R

ECURSOS

H

UMANOSE OS

Q

UADROSDE

P

ESSOAL

(II)

João Pires Neves[1]

2007/05/10

I

NTELIGÊNCIAE

D

EFESANA

T

RÍPLICE

F

RONTEIRA

: I

MPACTOS DOÚLTIMORELATÓRIO DO

D

EPARTAMENTODE

E

STADO DOS

EUA

PARAO

B

RASIL Fábio Pereira Ribeiro[1]

2007/05/07

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EOS

“R

ECURSOS

”. O

S

R

ECURSOS

H

UMANOSE AS

N

ECESSIDADES

O

RGANIZACIONAIS

(I)

João Pires Neves[1]

2007/05/06

A GNR

E O

M

AR

T

ERRITORIAL

(

VERSÃOINTEGRALDOARTIGOPUBLICADO NOJORNAL

P

ÚBLICO DE

5

M

AIO

)

Alexandre Reis Rodrigues

2007/05/02

S

ERVIÇOSDE

I

NTELIGÊNCIAEA

D

EFESADA

N

AÇÃO

[2]

Fábio Pereira Ribeiro[1]

2007/04/30

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

“O

RGANIZAÇÃO

”. A C

OMPONENTE

F

IXAEAREESTRUTURAÇÃODAS

F

ORÇAS

A

RMADAS

(3ª

PARTE

) (VI-B)

João Pires Neves[1]

2007/04/27

(10)

[1]

Fábio Pereira Ribeiro[2]

2007/04/26

O G

RANDE

D

ESAFIODA

D

EFESA

Grupo de Trabalho do Instituto Humanismo e Desenvolvimento[1]

2007/04/20

P

OLÍTICADE

D

EFESA

: I

NTERESSES

N

ACIONAIS EM

J

OGO Fábio Pereira Ribeiro[1]

2007/04/20

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

“O

RGANIZAÇÃO

”. A C

OMPONENTE

F

IXAEA

R

EESTRUTURAÇÃO DAS

F

ORÇAS

A

RMADAS

(2ª P

ARTE

) (VI-A)

João Pires Neves[1]

2007/04/16

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

“O

RGANIZAÇÃO

”. A C

OMPONENTE FIXAEA

R

EESTRUTURAÇÃODAS

F

ORÇAS

A

RMADAS

(1ªP

ARTE

) (VI)

João Pires Neves[1]

2007/04/14

C

ONHECIMENTO

, U

SOE

C

ONTROLO DO

M

AR

P

ORTUGUÊS José Castanho Paes

2007/04/09

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

“O

RGANIZAÇÃO

”. O SFN

EA

P

ROGRAMAÇÃO

M

ILITAR

[V-A]

João Pires Neves[1]

2007/04/05

A A

LMADAS

I

NSTITUIÇÕES Alípio Tomé Pinto[1]

2007/04/02

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

“O

RGANIZAÇÃO

”. O SFN

EA

P

ROGRAMAÇÃO

M

ILITAR

(V)

João Pires Neves[1]

2007/03/26

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

“O

RGANIZAÇÃO

”. O S

ISTEMADE

F

ORÇAS

(1997),

O

11

DE

S

ETEMBRO DE

2001

EO

S

ISTEMADE

F

ORÇAS

(2004) (IV)

Autor: João Pires Neves[1]

2007/03/19

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

“O

RGANIZAÇÃO

”. O S

ISTEMADE

F

ORÇASEASUA

E

STRUTURA

O

RGANIZATIVA

(2ª P

ARTE

) (III.A)

João Pires Neves[1]

2007/03/12

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

“O

RGANIZAÇÃO

”. O S

ISTEMADE

F

ORÇASEASUA

E

STRUTURA

O

RGANIZATIVA

(1ª P

ARTE

) (III)

João Pires Neves[1]

2007/03/06

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

“O

RGANIZAÇÃO

”. O S

ISTEMADE

F

ORÇAS

N

ACIONAL

,

O

P

LANEAMENTOE AS

S

ENSIBILIDADES

(II)

João Pires Neves[1]

2007/02/27

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

”O

RGANIZAÇÃO

”. O S

ISTEMADE

F

ORÇAS

. A G

RANDE

R

EFERÊNCIA

. (I)

João Pires Neves[1]

2007/02/16

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EO

“A

MBIENTE

N

ACIONAL

” (II)

João Pires Neves[1]

(11)

A (R)E

VOLUÇÃODO

P

ENSAMENTOESTRATÉGICO

[1]

João Vicente[2]

2007/02/12

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS EO

A

MBIENTE

I

NTERNACIONAL

(I)

João Pires Neves[1]

2007/02/10

O C

ERCO

A

PERTA

-

SE Eduardo Silvestre dos Santos

2007/02/09

E

STRATÉGIA

N

ACIONALPARAO

M

AR

: U

MAQUESTÃO FULCRAL José Castanho Paes

2007/02/05

A

S

F

ORÇAS

A

RMADAS

– A “F

INALIDADE EA

M

ISSÃO

João Pires Neves[1]

2007/01/29

D

ECOMO

O

PINARCOM

C

REDIBILIDADEACERCADAS

F

ORÇAS

A

RMADAS João Pires Neves[1]

2007/01/09

O N

AUFRÁGIO

[1]

Alexandre Reis Rodrigues

2006/12/03

A

NTI

-

MILITARISMO

P

RIMÁRIO José Castanho Paes [1]

2006/11/30

O S

ERVIÇODE

S

AÚDE

M

ILITARNO

P

RINCÍPIODO

S

ÉCULO

XXI

EM

P

ORTUGAL João Brandão Ferreira

2006/10/26

O D

IREITOÀ

G

UERRA

J

USTA

[2]

João Vicente[1]

2006/10/26

A G

EOPOLÍTICADE

R

ATZEL

,

LA

B

LACHE E

K

JELLENEO

E

CLODIRDA

I G

RANDE

G

UERRA Hugo Palma[1]

2006/10/22

T

ENDÊNCIAS DASCOMPONENTES TERRESTRESDAS

F

ORÇAS

A

RMADAS Miguel Moreira Freire

2006/10/01

O C

OMANDO

O

PERACIONALDAS

F

ORÇAS

A

RMADASEO

Q

UARTEL

-G

ENERAL

C

ONJUNTO

.

E

QUÍVOCOSA DESFAZER

.

Alexandre Reis Rodrigues

2006/09/21

B

OLONHA

,

O

E

NSINO

S

UPERIOR

M

ILITAREA

Q

UALIDADE Casimiro Pacheco Talhinhas

2006/09/14

Q

UESTÕESQUE SEPÕEM AO

E

NSINO

S

UPERIOR

M

ILITAR João Brandão Ferreira

2006/07/07

O C

OLÉGIO

M

ILITARPARAALUNOSEXTERNOS

?

João Brandão Ferreira

2006/06/27

O

RGULHOSAMENTESÓS António Borges de Carvalho

(12)

2006/06/08

F

ORÇAS

I

NTERNACIONAIS EM

T

IMOR

. C

ADEIADE

C

OMANDO Américo Silva Santos

2006/06/07

A GNR

E AS

R

ELAÇÕES DE

C

OMANDO

. O

UTRAPERSPECTIVA António Borges de Carvalho

2006/06/06

A GNR

E AS

R

ELAÇÕES DE

C

OMANDO João Ferreira Barbosa

2006/06/01

R

EEQUIPAMENTOADIADO João Ferreira Barbosa

2006/05/06

C

ICLODE

C

ONFERÊNCIAS

«P

ORTUGALEAS

R

ELAÇÕES

I

NTERNACIONAIS

» - I

NFORMAÇÃO Alexandre Reis Rodrigues

2006/05/06

O PRACE

EA

D

EFESA

N

ACIONAL João Ferreira Barbosa

2006/03/28

P

ARAUMALEITURAESTRATÉGICADAHISTÓRIADASRELAÇÕES

L

USO

-M

AGREBINAS João Brandão Ferreira

2006/03/27

O C

OMANDO

S

UPREMODAS

F

ORÇAS

A

RMADAS António Borges de Carvalho

2006/03/21

O P

RIMEIRO

T

IRO Romeu Bentes Marcelo

2006/03/19

A G

UERRADOS

C

ARTOONS Alexandre Reis Rodrigues

2006/03/04

O M

ILITARE O

C

IDADÃO EAS

R

ELAÇÕES

C

IVIL

-M

ILITARES

(II P

ARTE

)

João Brandão Ferreira

2006/03/03

O M

ILITARE O

C

IDADÃO EAS

R

ELAÇÕES

C

IVIL

-M

ILITARES

(I P

ARTE

)

João Brandão Ferreira

2006/02/25

D

IREITOS

H

UMANOS

:

VIOLAÇÃO EGUERRACIVIL Marcelo Rech[1]

2006/02/19

A

FINAL

, H

UNTINGTONTINHARAZÃO

? S

ENÃO FOROPARADIGMADASCIVILIZAÇÕES

,

ENTÃO QUALÉ

?

Eduardo Silvestre dos Santos

2006/02/07

A P

AZ

João Brandão Ferreira

2006/02/05

G

EOPOLÍTICA

P

ÓS

-M

ODERNA

: R

EPENSARA

G

EOPOLÍTICANA

E

RADA

G

LOBALIZAÇÃO Eduardo Silvestre dos Santos

2006/01/22

E

XISTEM

F

ORÇASPARAAS

M

ISSÕES

?

João Nuno Barbosa

(13)

2006/01/22

C

ONVÉMNÃOPERDERCAPACIDADES João Nuno Barbosa

2006/01/09

F

ILOSOFARÉPRECISO João Brandão Ferreira

2005/11/24

P

ORTUGALEO

M

AR

. U

MARELAÇÃODIFÍCIL João Ferreira Barbosa

2005/11/08

P

ORTUGAL

:

OS CONFLITOSMILITARESDOS ÚLTIMOSTRINTAANOS João Brandão Ferreira

2005/04/23

A

LGUMASPERGUNTASAO

M

INISTRODA

D

EFESA

[1]

Alexandre Reis Rodrigues

2005/04/22

C

APACIDADEEXPEDICIONÁRIAOUDEFESATERRITORIAL

?

Alexandre Reis Rodrigues

2005/03/22

S

EREIASNA

D

EFESA Américo Silva Santos

2005/03/21

P

OLÍTICADE

D

EFESA

N

ACIONALDO

XVII G

OVERNO

C

ONSTITUCIONAL Eduardo Silvestre dos Santos

2005/03/06

I

NDEPENDÊNCIAAMEAÇADA

?

Alexandre Reis Rodrigues

2005/02/23

U

MNOVOCICLOPARAA

D

EFESA

? [1]

Alexandre Reis Rodrigues

2005/01/02

R

EFLEXÕES PROGRAMÁTICASPARAA

D

EFESA

[1]

Grupo Trabalho Reflexão e Defesa (IHD)

2004/06/29

A

LGUNS

C

ONTRIBUTOS PARAA

D

EFINIÇÃODE UMA

P

OLÍTICADE

D

EFESA Alexandre Reis Rodrigues

2004/05/17

P

ORUM

C

ONCEITO

D

IFERENTE DE

D

EFESA Rui Arrifano

2004/04/23

O

S

I

NVESTIMENTOS NA

D

EFESA Alexandre Reis Rodrigues

2003/11/18

O C

OMANDODAS

F

ORÇAS

A

RMADAS EA

R

EVISÃO

C

ONSTITUCIONAL António Borges de Carvalho

2003/09/30

S

EGURANÇA

N

ACIONAL

-

COMPONENTE MILITAR Freitas Ribeiro Pacheco

2003/09/29

(14)

Dr. António Borges de Carvalho

2003/06/13

U

MNOVOCICLODE PLANEAMENTO Alexandre Reis Rodrigues

2002/10/02

D

ISCUSSÃOPÚBLICADASBASES DO

CEDN

Alexandre Reis Rodrigues

2002/09/16

A

PROPÓSITODADISCUSSÃODASBASESDO

CEDN

Alexandre Reis Rodrigues

2002/08/21

D

EFESA

,

INTERESSES NACIONAISEAMEAÇAS Alexandre Reis Rodrigues

2001/06/20

O L

IVRO

B

RANCODE

D

EFESA

N

ACIONAL Alexandre Reis Rodrigues

2001/05/02

A R

EFORMADAS

F

ORÇAS

A

RMADAS Alexandre Reis Rodrigues

2000/05/03

P

OLÍTICADE

D

EFESA

N

ACIONAL

. A

SNOVASMISSÕESDAS

FA

S Francisco Proença Garcia

Referências

Documentos relacionados

Na eventualidade da analgesia de longa duração de ação não ter sido estabelecida antes do fim da cirurgia, poderá ser necessário continuar a administrar Remifentanilo Sidefarma para

Disse que os danos materiais requeridos pelo autor, qual seja, a restituição da integralidade do valor pago pela passagem não merece prosperar pois o trecho não cumprido foi

Origem do direito tributário; origens das receitas públicas e sua classificação atual: o sistema constitucional brasileiro consoante reforma tributária do ano de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A responsabilidade pela coordenação do processo de seleção no campus ficará a cargo do servidor de referência, o qual deverá encaminhar à PRAEC, via Sistema Eletrônico

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.