TÍTULO: INQUERITO ALIMENTAR PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR UTILIZANDO MATERIAL FOTOGRAFICO

Loading.... (view fulltext now)

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

TÍTULO: INQUERITO ALIMENTAR PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR UTILIZANDO MATERIAL FOTOGRAFICO

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: NUTRIÇÃO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): SANDRA DE ALMEIDA MARCELINO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ERIKA BRONZI MOURA ORIENTADOR(ES):

(2)

RESUMO

O hábito alimentar exerce influência no perfil de morbimortalidade da população mundial em geral entre adultos, crianças e adolescentes, com a ocorrência cada vez mais precoce de doenças crônicas; hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias e obesidade. Os inquéritos alimentares são ferramentas que auxiliam na avaliação dos hábitos alimentares para o diagnóstico nutricional adequado bem como sua conduta. O objetivo deste trabalho foi elaborar um inquérito alimentar direcionado a crianças em idade pré-escolar composto por registro fotográfico de porções alimentares. Para a realização deste estudo utilizou-se como referência a pirâmide alimentar adaptada para crianças, elaborou-se uma lista de alimentos, divididos em grupos de alimentos e o valor calórico das porções foi estimado segundo recomendação da pirâmide alimentar para a faixa etária estudada. As porções foram padronizadas como médio (M) e o tamanho pequeno (P) equivaleu a 50% do padronizado e o grande (G) um acréscimo de 50% da quantidade padronizada. Até o momento foram fotografados os alimentos do grupo das frutas no total de oito tipos de frutas.Como resultados parciais do estudo têm-se a elaboração de um book fotográfico de alimentos que auxiliará a estimar o tamanho das porções consumidas por crianças utilizando o inquérito e as fotografias para realizar diagnóstico e orientações mais precisas sobre o consumo alimentar adequado. Conclui-se que instrumentos de avaliação da ingestão alimentar como o elaborado neste estudo são de grande importância científica e podem vir a colaborar na avaliação do estado nutricional do grupo de crianças direcionado no estudo.

INTRODUÇÃO

Inquéritos alimentares são instrumentos utilizados na avaliação dos hábitos alimentares. A identificação desses hábitos alimentares é de grande importância, pois quando são inadequados contribuem muito para ocorrência de Doenças Crônica não Transmissíveis (DCNT). Avaliar o estado nutricional de um indivíduo ou grupo é fundamental para que possam ser tomadas decisões em relação ao diagnóstico nutricional bem como a conduta dietética adequada (FISBERG; VILLAR; MARCHIONI, 2005). Bonomo (2000) afirma que não existe um método de inquérito alimentar que seja considerado padrão ouro, e que possa garantir que a informação obtida reflita com exatidão a ingestão real.

(3)

OBJETIVO Elaborar um inquérito alimentar direcionado a crianças em idade pré-escolar, utilizando material fotográfico com fotos de alimentos, bem como suas porções e medidas caseiras.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo transversal, qualitativo e quantitativo onde foram fotografados em porções de diferentes tamanhos alguns alimentos dos grupos alimentares da pirâmide alimentar infantil adaptada.

DESENVOLVIMENTO

Foi elaborado uma lista de alimentos com porcionamento padronizado segundo os grupos alimentares da Pirâmide Alimentar adaptada para crianças, em seguida fotografados em três diferentes tamanhos P, M, G de porções in natura, industrializados e preparados, para elaboração de book fotográfico e posteriormente um Questionário de Frequência Alimentar qualitativo e quantitativo foi elaborado juntamente com tabela de composição nutricional de alimento.

RESULTADOS PARCIAIS

Como resultados parciais obteve-se uma lista de alimentos baseados no porcionamento da Pirâmide Alimentar Infantil adaptada e desenvolvido um book fotográfico até o momento somente do grupo de frutas como demonstrado na Tabela 1 e Figura 1.

Tabela 1 - Grupo das frutas, em suas equivalências calóricas e porções em gramas (g) em tamanhos (P), (M), (G).

ALIMENTO KCAL PORÇÃO/g(P) PORÇÃO/g(M) PORÇÃO/g(G)

Maçã 34,17 kcal 62,5g 125g 187,5g

Morango 35 kcal 50g 100g 150g

Pera 36,05 kcal 27,5g 55g 82,5g

Laranja Pera 34, 02 kcal 42g 84g 126g

Abacaxi 35,7 kcal 32,5g 65g 97g

Banana Nanica 35,72kcal 17,5g 35g 52,5g

Fonte: Próprio autor adaptado do Guia Alimentar para População Brasileira (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002; PHILLIPI, 2013; TACO, 2011).

(4)

Figura 1 - Porcionamento padronizado do grupo das frutas em porçõe P,M e G

Fontes consultadas

BONOMO, E. Como medir a ingestão alimentar. In: OLIVEIRA, D. E. J.; LAMOUNIER, A. J.; ASSIS, O. M. A.; BEREZOVSKY, W. M.; PORTELLA, A. O. Obesidade e Anemia Carêncial na Adolescência. Salvador: Instituto Danone, 2000. p. 117- 124. FISBERG, R. M.; MARTINI, L. A.; SLATER, B. Métodos de Inquéritos Alimentares. In: FISBERG, R. M.; SLATER, B.; MARCHIONI, D. M. L.; MARTINI, L. A. Inquéritos alimentares: Métodos e bases científicos. Barueri: Manole, 2005. cap. 1, p. 1-31.

(5)

Imagem

Referências

temas relacionados :