• Nenhum resultado encontrado

Franklin Joaquim Cascaes nasceu em 16 de outubro de 1908, na praia de Itaguaçu, no continente, bairro hoje pertencente ao município de Florianópolis,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Franklin Joaquim Cascaes nasceu em 16 de outubro de 1908, na praia de Itaguaçu, no continente, bairro hoje pertencente ao município de Florianópolis,"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Franklin Joaquim Cascaes nasceu em 16 de outubro de 1908, na praia de Itaguaçu, no continente, bairro hoje pertencente ao município de Florianópolis, Santa Catarina. Filho de Joaquim Serafim Cascaes e Maria Catarina Cascaes, Franklin era descendente de açorianos; seus avôs paternos, inclusive, desenvolviam atividades típicas dessa cultura, como o trabalho na roça, a pesca, a produção de farinha e açúcar em engenhos e a criação de gado.

Seu pai achava que, por ser de família pobre, ele deveria trabalhar e não perder tempo indo para a escola. Foi por isso que Cascaes só começou a vida acadêmica perto de seus 20 anos e com 33, já se tornaria professor da Antiga Escola Industrial de Florianópolis. Essa carreira, aliás, durou por quase trinta anos.

Por volta de 1946, Franklin começou a realizar uma vontade antiga: percorrer a Ilha de Santa Catarina em busca de vestígios da cultura açoriana. Preencheu centenas de cadernos com histórias, rezas, hábitos e costumes tradicionais, sempre procurando respeitar o modo de falar do ilhéu. Mais tarde, dedicou-se à elaboração de peças de arte que retratavam histórias e personagens fantásticos, como as famosas bruxas.

Franklin Cascaes tentou expressar da melhor forma possível o que viu e o que sentiu enquanto trabalhava. Nas obras de temáticas místicas ele solta totalmente a imaginação criando um clima entre o impressionismo e o surrealismo. Os demônios símbolos da função negativa, as bruxas, assumem atitudes ameaçadoras e as mesmas metamorfoseiam-se nas coisas mais impensadas como pé de animais ou de pessoas, árvore, disco voador.

Sua obra é ao mesmo tempo conservadora e inovadora, ligada à tradição, mas com os novos elementos que surgem com o tempo. A inspiração da cultura popular vem dos acontecimentos corriqueiros. Franklin Cascaes trabalhava com a cultura do índio, do negro, do açoriano todos imigrantes que povoaram a Ilha de Florianópolis.

Franklin Cascaes faleceu em 15 de março de 1983, deixando toda a sua produção para o Museu de Arqueologia e Etnologia ou como também é conhecido Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral. Hoje, essa coleção leva o nome da esposa de Franklin, Elizabeth Pavan Cascaes, e conta com uma vasta biblioteca, produções audiovisuais, obras de arte, textos escritos à mão ou datilografados, correspondências, exemplares de jornais, entre outros.

(2)

Principais obras:

Contos

• Balanço bruxólico;

• Nossa Senhora, o linguado e o siri;

• A Bruxa metamorfoseou o sapato do Sabiano; • Balé de mulheres bruxas;

• Mulheres bruxas atacam cavalos; • O Boitatá;

• Mulheres dando nós em caudas e crinas de cavalos.

Livros

• O Fantástico na Ilha de Santa Catarina (volumes 1 e 2); • 13 Cascaes.

(3)

Curiosidades:

1 - A obra de Cascaes hoje se encontra no Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral/UFSC. É composta de esculturas em argila

crua e gesso, sendo os adereços confeccionados em tecido, madeira, papel, metais, desenhos a bico de pena e grafite, e manuscritos.

2 - Os manuscritos compõem-se de 124 cadernos escolares pequenos, 22 cadernos grandes e 476 manuscritos em folhas avulsas e/ou agrupadas

numa quantidade máxima de 15 páginas, escritos à caneta esferográfica, caneta tinteiro e grafite. Também fazem parte desta coleção 114 documentos, entre os quais estão diários de classe, cadernos de recortes de jornais, provas de alunos, cadernos de aula, cadernos de visitas a exposições, cadernos de apontamentos de Elisabeth Pavan Cascaes.

3 - A produção de desenhos é composta por 1439 desenhos tombados em 941 suportes em papel, e em seus desenhos o artista abordou temas dos

mais variados. São trabalhos sobre a pesca, cultivos da mandioca, festas profanas e religiosas, arquitetura, bruxaria, boitatás, lobisomens, cotidiano, vendedores, mitologia marinha, processos políticos, especulação imobiliária.

4 - Franklin Cascaes frequentemente montava o presépio da Catedral e de outras igrejas e na Praça 15 de novembro.

5 - Cacaes dava vida as suas obras, em seus desenhos e esculturas é como que suas peças falassem, tudo estava em movimento, nenhuma figura

(4)

O Fantástico na ilha de Santa Catarina é a principal obra lançada de Franklin Cascaes, foi publicado originalmente em 1979.

O livro é dividido em 24 contos sobrenaturais que tem como foco principal a cultura açoriana da ilha de Santa Catarina. As histórias utilizam uma linguagem um tanto quanto engraçadas, as narrativas relatam casos dramáticos de crenças em figuras folclóricas como lobisomens, saci-pererê, e principalmente bruxas, que serviu de inspiração inclusive para o nome “ilha da magia”, pelo qual se conhece Florianópolis.

O livro também possui desenhos que retratam as lendas e superstições, em que o autor preserva uma linguagem fonética que busca retratar a fala cotidiana do povo.

O Fantástico na ilha de Santa Catarina releva também traços da cultura popular que misturam o lúdico, o profano e o religioso, tais como informações sobre as atividades de subsistência, a religião, os hábitos alimentares, entre outros costumes trazidos pelos colonizadores açorianos.

Os 24 contos escritos por Franklin Cascaes foram coletadas de relatos orais feitos pelo autor entre 1946 e 1976 pela ilha de Santa Catarina, cidades vizinhas e nas ilhas dos Açores, Madeira e Faial.

Nos dois volumes de O fantástico na ilha de Santa Catarina, Cascaes preserva os modos de dizer dos moradores da ilha para narrar os feitos das bruxas, as práticas das benzedeiras e o rico cenário de manifestações folclóricas que encontrou em suas andanças pela ilha. O livro possui um glossário da obra que ajuda a entender alguns termos utilizados no livro.

(5)

CUIDADO!!!!!

“Ninguém acredita em bruxas, mas que existem, toda gente tem absoluta certeza. Por isso, antes de falar nas bruxas, melhor é fazer uma oração de espanta-bruxedo para se proteger, pois falar de bruxa atrai a bruxa para si”. (Gelci José Coelho, mais conhecido como Peninha).

E, como um pouco de precaução não faz mal a ninguém, segue então:

A reza benzedeira para espantar bruxas

“Treze raio tem o sóli; Treze raio tem a lua; Sarta Diabo pro inferno; Que esta alma não é tua. Tosca marosca; Rabo de rosca; Vassoura na tua mão; Relho na tua bunda; E argulhão nos teus pés; Por riba do silvado; E por debaixo do telhado; São Pedro, São Paulo, São Frontista; Por riba da casa São João Batista; Bruxa tatara-bruxa; Tu não me entre nesta casa; Nem nesta comarca toda; Por todos os santos dos santos; Amém.”

Referências

Documentos relacionados

A energia emitida pelo Sol, por exemplo, boa parte da qual está na forma de luz visível, chega à Terra depois de atravessar o vácuo do espaço.. Quando a temperatura de um

O trabalho se dará por meio da discussão teórica sobre os caminhos do Desenvolvimento crescimento e bem-estar, da importância do Ambiente Institucional na trajetória do

Internal sac armature (Fig. 5) consisting of two basal spine-shaped straight sclerites, 2.8 times as long as wide (Fig. 5a) or as in figure 5A; two long, laminar and median

dução total de sementes mostrou-se baixa; entretan- to, as épocas de dezembro e setembro não mostra- ram diferenças significativas. As variedades mostraram diferenças significativas.

Assim, ocupando uma posição de destaque na constituição das Cortes de Drogas, essas diretrizes devem ser examinadas sob um olhar brasileiro para que possam, eventualmente, ser

À vista de tudo quanto foi dito, a forma mais adequada para compreender a questão parece ser a seguinte: (i) os direitos fundamentais são, em princípio,

nuestra especialidad por su especial proyección en el ámbito del procedimiento administrativo y el proceso contencioso administrativo, especialmente los alcances de la garantía

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha