• Nenhum resultado encontrado

Os benefícios do método pilates no tratamento da coluna vertebral como recurso fisioterapêutico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os benefícios do método pilates no tratamento da coluna vertebral como recurso fisioterapêutico"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Artigo de Revisão

Os benefícios do método pilates no tratamento da coluna vertebral como

recurso fisioterapêutico

The benefits of pilates method in the treatment of spine as a mean of

physiotherapeutic rehabilitation

Amanda Costa Mendes¹, Olivia Maria de Jesus²

Resumo:

Introdução: Na correria do mundo atual as pessoas esquecem as posturas adequadas o que gera desequilíbrios musculares e problemas de saúde. A coluna sendo seu eixo é a que mais sofre com esses desequilíbrios. A partir daí a fisioterapia passa a tratar todas essas disfunções e o método pilates está sendo cada vez mais procurado para a reabilitação da coluna vertebral. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo avaliar a efetividade do Método Pilates no tratamento fisioterapêutico nas patologias da coluna vertebral. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica de estudos publicados entre os anos 2000 a 2013. Resultados: Segundo os estudos já realizados, os resultados do Método Pilates no que compete ao tratamento de desvios posturais e algias osteomioligamentares têm sido satisfatórios. Os benefícios desta modalidade está tendo ótimos resultados pois trabalha o corpo como um todo, corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva. Conclusão: Embora amplamente praticado, as pesquisas científicas a respeito do método pilates são ainda escassas. Mas baseando-se nas pesquisas, nota-se que a prática do método pilates trás benefícios como um bom alongamento, flexibilidade, mobilização de coluna, estabilização, equilíbrio e fortalecimento da musculatura, proporcionando ao paciente uma melhor postura e uma melhora para a saúde de forma geral, melhorando sua disposição, qualidade de vida e alívio da dor.

(2)

________________________________________________________________

Abstract

________________________________________________________________

Introduction: In the rush of the world today people forget the proper postures which creates muscle imbalances and health problems. The column and its axis is the one that suffers most from these imbalances. From there physiotherapy begins to treat all these disorders and the Pilates method is being increasingly sought to rehabilitate the spine. Objective: This study aims to evaluate the effectiveness of the Pilates method in physical therapy in diseases of the spine. Methods: This is a literature review of studies published between the years 2000-2013. Results: According to previous studies, the results of the Pilates method in it is for the treatment of postural deviations and pains osteomio ligament have been satisfactory. The benefits of this mode are having great results because it works the body as a whole, corrects posture and realign the muscles, developing the body stability necessary for a healthy and long-lived life. Conclusion: Although widely practiced, scientific research about the Pilates method is scarce. But relying on the research, we note that the practice of Pilates method back benefits as a good stretching, flexibility, spinal mobilization, stabilization, balance and strengthening the muscles, helping the patient better posture and an improvement to the health of Overall, improving its disposal, quality of life and pain relief.

Keywords: Pilates, Spinal, Physical Therapy

___________________________________________________________________________ 1. Fisioterapeuta Pós-graduanda em Fisioterapia Traumato Ortopédica e Desportiva pelo

Ceafi – Goiania/GO.

2. Fisioterapeuta Pós-graduada em Fisioterapia Neurológica, fisioterapeuta do Centro de Reabilitação e Readaptação DR. Henrique Santilo- CRER

___________________________________________________________________________

Introdução

A correria do mundo atual tem feito com que as pessoas acumulem funções e responsabilidades, ocasionando estresses emocionais e físicos, assim esquecem as posturas

(3)

adequadas o que gera desequilíbrios musculares e problemas de saúde. A coluna sendo seu eixo é a que mais sofre com esses desequilíbrios podendo evoluir para síndromes mais complexas e levar a lesões que podem tornar-se irreversíveis. A partir daí a fisioterapia passa a tratar todas essas disfunções e o método pilates está sendo cada vez mais procurado para a reabilitação da coluna vertebral¹.

Segundo Camarão,o método pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates, nascido em 1880 em Dusseldorf, na Alemanha. Desde criança sofria de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática, o que o levou a torna-se um competente ginasta, esquiador, mergulhador e boxeador em busca de superar suas deficiências, alem disso sua determinação o fez estudar varias formas de movimento, incluindo yoga, artes marciais, zen, técnicas gregas e romanas e também aprofundou seus conhecimentos em fisiolo gia, anatomia e medicina tradicional chinesa2-4.

No período da primeira guerra mundial, no ano de 1914, ele foi exilado, onde trabalhou em um hospital cuidando de pessoas incapacitadas e enfermas por causa da guerra. Como enfermeiro, ele investigou formas de reabilitar as vitimas acamadas, utilizando o uso de molas das camas em seu tratamento médico. Pilates iniciou nessa época, o desenvolvimento de máquinas que ajudaram na reabilitação dessas pessoas, e essas máquinas foram os protótipos dos equipamentos utilizados no método ate hoje5,6.

Após a guerra, imigraram para Nova York, montando seu estúdio e sua técnica foi difundida principalmente em comunidades de dança. Joseph Pilates morreu em 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu a direção do estúdio, dando continuidade ao seu trabalho1,5.

Nos anos 80 houve o reconhecimento internacional da técnica de pilates e na década de 90 ganhou popularidade no campo da reabilitação. É um programa completo de condicionamento físico e mental e uma técnica dinâmica que visa trabalhar força, alongamento, flexibilidade e equilíbrio, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo7-9.

Por todo seu conjunto, o pilates é hoje utilizado por fisioterapeutas como auxílio ao tratamento fisioterapêutico, nas mais diversas patologias ortopédicas, reumatológicas e respiratórias10.

Anatomicamente a coluna vertebral é formada por 33 a 34 vértebras (7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sagradas e 4 ou 5 coccígeas).¹¹ As principais patologias tratadas na coluna são: desvios na coluna como escoliose (desvio para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C"), retificação (diminuição das curvaturas da coluna vertebral),

(4)

hiperlordose (aumento da curvatura na região lombar) e hipercifose (aumento da curvatura na região torácica), hérnia de disco (aumento das forças exercidas no núcleo pulposo, esse se desloca e rompe o anel fibroso, indo em direção ao canal medular ou em direção aos espaços por onde passam as raízes nervosas, gerando compressão destas estruturas), protrusão discal (ocorre o abaulamento do disco intervertebral sem romper o anel fibroso,) entre outras¹².

Sendo assim, este estudo pretende realizar uma revisão de literatura sobre os benefícios do Método Pilates no tratamento fisioterapêutico nas patologias da coluna vertebral.

Métodos

Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, sendo uma revisão narrativa de literatura baseada em fontes como livros de acervo particular, pesquisas de artigos eletrônicos, expostos em bancos de dados como o Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, periódicos e revistas. Foi feito uma busca na base de dados Scielo, Lilacs, Biblioteca virtual em saúde, sites específicos de publicação científica com as palavras chaves: Método Pilates, Coluna Vertebral, Tratamento Fisioterapêutico entre os anos 2000 a 2013.

Os critérios de inclusão foram todos os artigos que se enquadravam na data proposta e que se correlacionavam com o método pilates no tratamento da coluna vertebral. E os critérios de exclusão foram todos os artigos que não se enquadravam na data proposta e que não contribuíam com o estudo.

Discussão

Nas duas últimas décadas, ocorreu um aumento na popularidade do método pilates e, consequentemente, no número de adeptos desta prática¹³. Um dos principais objetivos desse método é a melhoria da postura e alongamento, mas também podemos contar com o aumento de força, maior controle muscular, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, tonifica e define a musculatura, ajuda na correção da postura, entre outros. Os benefícios desta modalidade se mostram bem documentados em diversos livros sobre o assunto1,13-15.

São exercícios que envolvem contrações isotônicas (concêntricas e excêntricas) e, principalmente, isométricas, com ênfase no que ele denominou de “power house” ou centro de

(5)

força, que é composto pelos músculos abdominais, glúteos e paravertebrais lombares, que são responsáveis pela estabilização estática e dinâmica do corpo quando em equilíbrio, promovendo a estabilização da coluna16.

O pilates também prioriza a respiração feita de forma correta, o aluno deve inspirar quando prepara para fazer o movimento e expirar quando o executa, a respiração mal executada também pode causar problemas na coluna vertebral, como o bloqueio diafragmático que pode gerar hiperlordose tóraco –lombar e enrijecimento das costelas.

Independente da idade, qualquer pessoa pode ser beneficiada por este método que melhora a qualidade de vida e oferece resultados rápidos. Mas para obter tais benefícios do pilates é preciso ser disciplinado¹. Joseph pregava que a concentração e a precisão dos exercícios realizados o indivíduo passava a conhecer mais seu próprio corpo, buscando a harmonia de suas estruturas e promovendo uma melhor utilização das mesmas, total controle e percepção de seu corpo, isto é, consciência corporal17.

Segundo os estudos já realizados15,18,19 , os resultados do método pilates no que compete ao tratamento de desvios posturais e algias osteomioligamentares têm sido satisfatórios17.

Palmer & Apler definem a postura correta como o “alinhamento do corpo com eficiências fisiológicas e biomecânicas máximas, o que minimiza os estresses e as sobrecargas sofridas ao sistema de apoio pelos efeitos da gravidade de forma estática ou dinâmica”20,21.

De acordo com o posicionamento corporal em relação à linha de gravidade, a postura pode ser classificada como adequada ou inadequada. Uma postura é considerada adequada quando exige a mínima sobrecarga das estruturas ósseas, musculares e articulares, com um menor gasto energético, enquanto a postura inadequada ou precária é percebida como uma alteração em várias partes do corpo, que produz maior sobrecarga nas estruturas de sustentação e um desequilíbrio sobre suas bases de apoio22.

Na vista lateral podemos identificar quatro curvaturas coluna vertebral, duas convexas (torácica e sacral), chamadas de cifoses, e duas côncavas (cervical e lombar), chamadas de lordoses23.

A hiperlordose lombar e a hipercifose dorsal é o maior índice de incômodo relatado em pacientes. A hiperlordose lombar corresponde ao aumento da concavidade da região inferior da coluna, normalmente associada a músculos abdominais e lombares fracos, e à inclinação anterior da pelve, essa região é a que mais sofre com a sobrecarga do dia a dia. Também pode desencadear um aumento da concavidade da região torácica, ou seja, uma hipercifose dorsal para compensar a alteração do equilíbrio corporal24,25. A hipercifose dorsal

(6)

corresponde a um aumento na curvatura posterior da coluna torácica e pode também estar relacionado26, ao aumento do tamanho e peso das mamas e da gordura do tórax, na anteriorização dos ombros, hipertrofia da musculatura posterior do pescoço e tórax27.

A dor é gerada devido a fraqueza dessas musculaturas e má postura, os principais músculos que devem ser trabalhados para melhora desses desvios posturais são reto abdominal, transverso do abdômen, oblíquo interno e externo, os multífidos lombares, psoas maior, quadrado lombar, a porção lombar do iliocostal, e diafragma28,29.

Essas musculaturas que foram citadas para estabilização de coluna principalmente, multífidos e transverso do abdômen auxiliam também no tratamento da hérnia de disco, que é outra patologia muito procurada e o pilates está tendo ótimos resultados devido ao foco em alongamento, mobilização, flexibilidade e estabilização da coluna30, pois trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva. O indivíduo redescobre seu próprio corpo com mais coordenação, equilíbrio e flexibilidade, é um sistema de exercícios que possibilita maior integração do indivíduo no seu dia-a-dia1.

Conclusão

Embora amplamente praticado, as pesquisas científicas a respeito do método pilates são ainda escassas, sendo necessárias mais pesquisas e comprovações científicas sobre a mesma. Mas baseando-se nas pesquisas acima citadas, nota-se que a prática do método pilates trás benefícios como um bom alongamento, flexibilidade, mobilização de coluna, estabilização, equilíbrio e fortalecimento da musculatura, proporcionando ao paciente uma melhor postura e uma melhora para a saúde de forma geral, melhorando sua disposição, qualidade de vida e alívio da dor.

Referências

1. Camarão, T. Pilates no Brasil: corpo e movimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

2. Panelli, C.; De Marco, A. Método pilates de condicionamento do corpo: um programa para

toda vida. São Paulo: Phorte, 2006.

3. Davis, C.M.; Fisioterapia e reabilitação: terapias complementares. 2. Ed. Rio de Janeiro:

(7)

4. Abrami, M.C.R.; Browne R.G.; Material didático do Curso de Formação CGPA Pilates.São

Paulo, 2003.

5. Gomes, S.; O Grande Livro de Pilates. São Paulo: Editora Nova Leitura, 2011.

6. Dillman, E. O pequeno livro de Pilates: guia prático que dispensa professores e

equipamentos. Rio de Janeiro: Record, 2004.

7. Latey P. The Pilates method: history and philosophy. Journal of Bodywork and Movement

Therapies, Canada, 2001.

8. Silva ACLG, Mannriche G. Pilates na reabilitação: uma revisão sistemática. Fisioterapia

em Movimento, Curitiba, 2009.

9. Comunello, J.F. Método Pilates: Aspectos Históricos e Princípios Norteadores. Instituto

Sales, maio-junho 2011.

10. Rodrigues BGS. Método Pilates: uma nova proposta em reabilitação física. Setembro.

2006.

11. Frank H. Netter, M.D. Atlas de Anatomia Humana. Itália: Artmed, 2001.

12. Natour J. Coluna Vertebral conhecimentos básicos. São Paulo:ETCetera Editora,2004. 13. Lange, C.; Unnithan, V.; Larkam, E.; Latta,P. Maximizing the benefits of Pilates- inspired

exercise for learning functional motor skills. Journal of Bodywork and Movement Therapies.Abril, 2000.

14. Segal, N. et al. The Effects of Pilates Training on Flexibility and Body Composition: Na

Observational Study. Arch Phys Med Rehabil. Dezembro, 2004.

15. Blum, C. Chiropractic and Pilates Therapy for the Treatment of Adult Scoliosis. Journal

of Manipulative and Physiological Therapeutics. Maio, 2002.

16. Pires, Daniela Cardoso; SÁ, Cloud Kennedy Couto de. Pilates: Notas sobre Aspectos

Históricos, Princípios, Técnicas e Aplicações. Revista Digital. Buenos Aires, Dezembro 2005.

17. Gagnon, LH. Efficacy of Pilates Exercises as Therapeutic Intervention in Treating Patients

with Low Back Pain. The University of Tennessee, Knoxville [Tese de Doutorado], mai 2005.

18. Kolyniak, IEGG; Cavalcanti, SMB; Aoka, MS. Avaliação Isocinética da Musculatura

Envolvida na Flexão e Extensão do Tronco: Efeito do Método Pilates®. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Niterói, nov/dec 2004.

19. Betz, Sherri R. Modifying Pilates for Clients With Osteoporosis. IDEA Fitness Journal.

abr 2005.

20. Palmer, LM; Epler, ME. Postura. In: Palmer, LM; Epler, ME. Fundamentos das Técnicas

(8)

21. Hall CM, Brody LT. Exercício terapêutico: na busca da função. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan; 2007.

22. Colné P, Frelut ML, Peres G, Thoumie P. Postural control in obese adolescents assessed

by limits of stability and gait initiation. Gait Posture. 2008.

23. Netter, Frank H. Atlas de Anatomia Humana 2ed.Porto Alegre:Artmed,2000.

24. Arruda MF. Análise postural computadorizada de alterações musculoesqueléticas

decorrentes do sobrepeso em escolares. Motriz. 2009.

25. Pondofe KM, Andrade MCC, de Meyer PF, Silva EM. Relação entre força abdominal,

abdome protuso e ângulo lombossacral em mulheres jovens. Fisioter Mov. 2006.

26. Kussuki MOM, João SMA, Cunha ACP. Caracterização postural da coluna de crianças

obesas de 7 a 10 anos.Fisioter Mov. 2007.

27. Penha PJ, João SMA, Casarotto RA, Amino CJA, Penteado DC. Avaliação postural em

meninas de 7 a 10 anos. Clinics. 2005.

28. Demoulin C, Distréeb V, Tomasellaa M, Crielaarda JM, Vanderthommena M. Lumbar

functional instability: a critical appraisal of the literature. Ann Readapt Med Phys. 2007.

29. Urquhart DM, Barker PJ, Hodges PW, Story IS, Briggs CA. Regional morphology of the

transversus abdominis and obliquus internus and externus abdominis muscles. Clin Biomec. 2005.

30. Houch PR et al, O Livro de Pilates.1ed.SãoPaulo:Editora Nova Leitura.Ano1.

Referências

Documentos relacionados

 A compreensão do enunciado faz parte da questão, não faça perguntas ao examinador.  NÃO RASURE QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA. AS RESPOSTAS NÃO SERÃO CONSIDERADAS. Determine

metafísico, no que diz respeito ao conhecimento, é a necessária compreensão da relação conhecimento – regiões da realidade, e isto porque a cada região da

Para tornar mais efetiva esta avaliação são necessários novos estudos sobre os fatores associados ao engagement no trabalho de residentes e aprimorandos de enfermagem de diferentes

Σε μια επιθετική ενέργεια, κατ' αρχήν καταδεικνύεται ο στόχος, η κατεύθυνση της πορείας και τα σημεία του εδάφους, που την επισημαίνουν

Oferece uma qualidade de áudio mais clara e inteligível e até 50% mais de volume do que os RSM da Série XTS, já que conta com o mesmo alto-falante oferecido pelos terminais

O candidato classificado deverá elaborar o Projeto Pedagógico completo do respectivo curso, conforme modelo disponibilizado no Edital (anexo IV) e entregar na Coordenadoria

As etapas realizadas para o alcance destes objetivos foram a sensibilização sobre lixo e biodiversidade, dengue e ambiente saudável, a mobilização de parcerias

En caso de una campana en la versión filtrante, asegúrese de que la parte superior del mueble de pared disponga de un orificio para la descarga del aire depurado por los filtros