• Nenhum resultado encontrado

1 de 7 27/10/ :33

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 de 7 27/10/ :33"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016

NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR028588/2015

DATA E HORÁRIO DA TRANSMISSÃO: 25/09/2015 ÀS 15:00

NÚMERO DO PROCESSO: 46871.000934/2015-88

DATA DO PROTOCOLO: 30/09/2015

CONFERENCIA SAO JOSE DO AVAI, CNPJ n. 29.640.612/0001-20, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). RENAM CATHARINA TINOCO; E

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVICOS DE SAUDE DE ITAPERUNA E DEMAIS MUNICIPIOS DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CNPJ n. 31.508.625/0001-92, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). GILSON FERREIRA DA SILVA;

celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes: CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de 01º de abril de 2015 a 31 de março de 2016 e a data-base da categoria em 01º de abril. CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde, com abrangência territorial em Itaperuna/RJ.

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO

PISO SALARIAL

CLÁUSULA TERCEIRA - SALARIO NORMATIVO

A partir de 1º de abril de 2015, fica estabelecido para os integrantes da categoria profissional do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde do Municipio de Itaperuna, é fixado o Piso em R$ 989,00 (novecentos e oitenta e nove reais) mensais.

REAJUSTES/CORREÇÕES SALARIAIS

CLÁUSULA QUARTA - REAJUSTE SALARIAL

Os integrantes da categoria profissional da área de saúde em execício no Hospital São José do Avai, que percebam acima do piso, terão um reajuste equivalente 9% (nove por cento) a partir de 1º de abril de 2015.

PAGAMENTO DE SALÁRIO – FORMAS E PRAZOS

CLÁUSULA QUINTA - COMPROVANTES DE PAGAMENTOS

Será obrigatório no Hospital São José do Avai, o uso de envelopes ou contracheques de pagamentos com timbre ou carimbo, em que sejam claramente discriminados os títulos remuneratórios percebidos pelos empregados, bem como os períodos correspondentes, as horas extras efetivamente trabalhadas e os respectivos descontos legais.

OUTRAS NORMAS REFERENTES A SALÁRIOS, REAJUSTES, PAGAMENTOS E CRITÉRIOS PARA CÁLCULO

CLÁUSULA SEXTA - SALÁRIOS SUJBSTITUTOS

Nas substituições eventuais por férias ou licenças, desde que por período de 30 (trinta)dias ou mais enquanto perdurar substituições fica assegurado ao substituído os salários pagos aos substituídos, sem considerar as vantagens pessoais.

GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS, AUXÍLIOS E OUTROS

ADICIONAL DE HORA-EXTRA

CLÁUSULA SÉTIMA - DAS HORAS EXTRAS

As horas extras trabalhadas pelos integrantes da categoria representadas pelo SINDASA serão pagas com adcional de 50%(cincoenta por cento), quando realizadas de 2ª feira a sabado e 100% (cem por cento) qquando realizadas aos domingos e feriados, sendo consideradas como normais os turnos previstos na cláusula que estabelece os plantões, inclusive domingos e feriados.

ADICIONAL NOTURNO

CLÁUSULA OITAVA - DO ADCIONAL NOTURNO O trabalho noturno será remunerado na forma da legislação.

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

CLÁUSULA NONA - DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

O adicional de insalubridade, quando devido, será calculado sobre o piso de R$ 989,00 (novencentos e oitenta nove reais).

AUXÍLIO TRANSPORTE

CLÁUSULA DÉCIMA - DO VALE TRANSPORTE

A Conferência São José do Avai, cumprirá as normas relativas a legislação do vale transporte, regulamentado pelo Decreto nº 95247/87.

CONTRATO DE TRABALHO – ADMISSÃO, DEMISSÃO, MODALIDADES

NORMAS PARA ADMISSÃO/CONTRATAÇÃO

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - HOMOLOGAÇÕES DA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

(2)

Empregos localizadas nas regiões de abragências do presenmte Acordo Col.etivo, de forma gratuíta, devendo ser exibido prova de quitação da Contribuição Sindical dos Trabalhadores prevista em Lei, não podendo tal documento impeddir a realização da homologação.

AVISO PRÉVIO

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DISPENSA DO AVISO PREVIO

Havendo rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do EMPREGADOR, o trabalhador ficará liberado de cumprir o aviso prévio quando provar a obtenção de novo emprego, desobrigando a Empresa do pagamento dos dias não trabalhados.

MÃO-DE-OBRA TEMPORÁRIA/TERCEIRIZAÇÃO

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - EMPRESA FORNECEDORA DE MÃO DE OBRA

A Conferência São José do Avai, fica proibida de contratar os serviços de empresas fornecedoras de mão de obra para execução de trabalhos permanentes realizados pela categoria profissional em serviços de saúde.

RELAÇÕES DE TRABALHO – CONDIÇÕES DE TRABALHO, NORMAS DE PESSOAL E ESTABILIDADES

NORMAS DISCIPLINARES

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - QUEBRA DE MATERIAL

Os danos causados aos equipamentos, materiais e demais utensilios usados no desempenho das funções pelos empregados não serão descontados, exceto nos casos em que for comprovado dolo ou culpa por parte do funcionário.

ESTABILIDADE GERAL

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - ESTABILIDADE APOSENTADORIA

Aos empregados da Conferência São José do Avai em vias de aposentadoria, assim entendido os que estiverem a menos de 24 (vinte quatro) meses para o gozo do benefício " por tempo de contribuição ou idade", e, que prestaram seus serviços à Conferência pelo período ininterrupto de 05(cinco) anos, o Hospital assegurará garantias de emprego pelo período de 01(um) ano, ressalvadas as hipóteses de pedido de dispensa, acordo entre as partes ou dispensa por justa causa, extinguindo-se tal garantia se a aposentadoria não for requerida pelo empregado após a data em que haja sido complementado o tempo mínimo à aquisição do direito ao benefício. Parágrafo Único da Comunicação - A garantia prevista no caput somente se iniciará a partir do momento em que o fuincionário expressamente demonstrar ao Hospital, através de documento emitido pelo INSS-Instituto Nacional de SEguro Social , que se enconttra no período de pré-aposentadoria, ficando desde já estipulado que tal garantia não será concedida de forma retroativa.

ESTABILIDADE MÃE

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - ESTABILIDADE DA GESTANTE

A Conferência São José do Avai, assegurara à empregada gestante garantia de emprego, desde início da gravidez até 30 (trinta) dias após o término da licença gestante.

JORNADA DE TRABALHO – DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS

DURAÇÃO E HORÁRIO

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - JORNADA DE TRABALHO

Tendo em vista a natureza especial dos trabalhos hospitalares, fica o Empregador autorizado a instituir jornadas de horários e regime de plantões de 12x36h, 12x48h, 12x60h, 12x72h e 10x30h, diaristas com 44 horas semanais. Assegurado aos empregados submetidos a tais escalas de revezamento a marcação dos respectivos cartões de ponto tão somente na entrada e saída dos plantões à exceção dos técnicos e auxiliares de radiologia que são regidos por legislação própria.

Manutenção do Sistema Atual - As partes decidem manter, a título de Sistema Alternativo de Controle de Jornada de Trabalho, sem qualquer modificação, o atual Sistema Eletrônico de Captação de Ponto, por todas as razões mencionadas anteriormente.

Parágrafo Único: Este Sistema Eletrônico de Contrôle de Jornada de Trabalho alternativo não admite :I - restrições à marcação de ponto; II - marcação automática do ponto; III - exigência de autorização prévia para marcação da sobre jornada; e IV - alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado. Adicionalmente este sistema alternativo também : I - está disponível no local de trabalho ; II-permite a identificação empregador e empregado; e III - possibilita, através da central de dados, a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado.

OUTRAS DISPOSIÇÕES SOBRE JORNADA

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - DO BANCO DE HORAS

De acordo com o artigo 59, parágrafos 2º e 3º da CLT, com redação dada pela Lei nº 9601/98 e legislação superveniente, as filiadas do Sindicato das Misericórdias, ficam autorizadas a adotar o regime de compensação de horas de trabalho denominado BANCO DE HORAS.

Parágrafo Primeiro. Regime de Compensação. O Banco de Horas consistirá na promoção de horário normal de trabalho, desde que a prorrogação seja necessária ao bom andamento do serviço e tenha sido prévia e expressamente autorizado pela chefia imediata do funcionário, respeitando, ainda, o limite de 2(duas) horas os funcionários diaristas.

Parágrafo Segundo. Da Folga. Além da compensação prevista na forma constante do caput desta cláusula, o Empregador poderá adotar o regime de liberação antecipado do horário normal de trabalho, ou, folga, para reposição posterior, no mesmo quantitativo de horas.

Parágrafo Terceiro. Dos Limites de Horas. O total de horas normais de trabalho que integram o período de vigência do Banco de Horas, isto é, as horas que serão compensadas, nunca poderão exceder a 2 (duas) horas) para o funcionários diaristas.

Parágrafo Quarto. Do pagamento. Poderá o Empregador no curso do Contrato, pagar o adicional extraordinário na forma da Lei, de horas a serem compensadas,em caso de não concessão da compensação.

Parágrafo Quinto. Do Prazo. O Hospital poderá fixar a compensação das horas através de escalas semanais, quinzenais ou mensais, mais nunca superior ao período de vigência da presente convenção. O Hospital e obriga quitar em sua totalidade com os devidos acréscimos legais, e, no primeiro mês subseqüente no término da presente convenção., a hora de trabalho não compensada no período de vigência desta convenção. Não será permitida a compensação na próxima convenção a ser firmada entre as partes. O Empregador, se obriga em semestralmente, apresentar aos funcionários que tenham hora extras a serem compensadas no Banco de Horas, um extrato discriminado o número de horas devidas e compensadas no período

FÉRIAS E LICENÇAS

(3)

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - FÉRIAS/INICIO DO PERIODO DE GOZO

O início das férias coletivas ou individuais dos trabalhadores das filiadas do Sindicato das Misericórdias , que laboram pela jornada de diarista, não poderá coincidir com sábados, domingos e feriado,e,para aqueles que prestem serviços através de escala de revezamento, o início não poderá ocorrer no dia de compensação de repouso.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

UNIFORME

CLÁUSULA VIGÉSIMA - DOS UNIFORMES

Desde que exigido o seu uso ou fixado por normas regulamentares baixadas pelas autoridades competentes,as filiadasdo Sindicato das Misericordias fornecerão gratuitamente, 02 (dois) uniformes,por ano, compostos de todas as peças exigidas, devendo, ainda, manter um local próprio para higiene e troca de roupa.

CIPA – COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO, ATRIBUIÇÕES, GARANTIAS AOS CIPEIROS

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - DA C I P A

Conferência São José do Avai, filiada ao Sindicato das Misericordias, caso ainda não tenha feito e desde que a legislação vigente assim o exija, se compromete a instalar CIPA, no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da assinatura desta convenção.

EXAMES MÉDICOS

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - EXAMES MEDICOS E PCMSO

Conferência São José do Avai, filiada do Sindicato das Misericórdias, obriga-se ao fiel do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional instituído pela Norma Regulamentadora NR-7, aprovada pela portaría SSST 24/94 e alterada pela Portaría SSST , 08/96, inclusive arcando com todos os custos operacionais para realização dos exames médicos, sendo garantidos aos trabalhadores, desde que solicitado, acesso ao resultado dos exames.

Parágrafo Único:A Empresa manterá a implantação do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário para as atividades expostas e agentes nocivos, ou seja, químico, físico e /ou biológico, nos termos da NR 32, já promulgada

ACEITAÇÃO DE ATESTADOS MÉDICOS

CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - DOS ATESTADOS MÉDICOS

Para justificar ausência ao serviço, e considerando que as filiadas do Sindicato das Misericordias , possui Serviço de Medicina do Trabalho, somente serão reconhecidos como válidos ATESTADOS médicos emitidos e ou abonados pelo referido serviço, e do SUS - INSS, desde que apresentados no prazo de 24 horas úteis do primeiro dia de afastamento, ao SESMT.

RELAÇÕES SINDICAIS

REPRESENTANTE SINDICAL

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - DOS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES

Fica assegurado aos Empregados das filiadas do Sindicato das Misericórdias , a eleição direta de um representante, nos termos do artigo 11 da Constituição Federal.

GARANTIAS A DIRETORES SINDICAIS

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - DA PERMISSIBILIDADE À DIRETORIA

Dentro do horário normal de expediente e previamente autorizado pelas respectivas Direções Administrativas, as filiadas do Sindicato das Misericórdias, franqueará suas dependências aos Diretores do SINDASA, observadas as normas de segurança que se impuserem.

ACESSO A INFORMAÇÕES DA EMPRESA

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA - DOS QUADROS DE AVISOS

Conferência São José do Avai, filiada do Sindicato da Misericórdias , cederá espaço em seus quadros de aviso a serem utilizados pelo SINDASA, para divulgação de temas de interesse dos empregados,sendo vedado o uso de matéria político - partidária, ideológica, religiosa ou pessoal, impondo-se, porém, a prévia autorização do EMPREGADOR.

CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS

CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

A Conferência São José do Avaí, filiada ao Sindicato das Misericórdias (Sindfiberj), em caráter excepcional e exclusivamente para este ACORDO, descontará de uma só vez, na folha de pagamento do primeiro mês de vigência do Instrumento Coletivo de Trabalho a importância correspondente a 5% (cinco por cento) calculado sobre os salários reajustados dos trabalhadores pertencentes a categoria do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Itaperuna.

Parágrafo Primeiro – A referida contribuição Assistencial será depositada no Banco do Brasil, na agência de Itaperuna, na conta corrente de nº 3.803-2, em favor do SINDASA.

Parágrafo Segundo - Multa por descumprimento: O descumprimento desta cláusula implicará no pagamento, por parte da Empresa, além da contribuição devida, de multa moratória de 2% (dois por cento), incidente sobre o débito original e dos juros de mora de 1% (um por cento), contados dia a dia, calculados sobre o principal corrigido. A mora se constitui a partir do primeiro dia útil seguinte do término do dia do recolhimento, tornando-se título executivo extrajudicial.

Parágrafo Terceio: Após a realização do desconto e o respectivo recolhimento, Conferência São José do Avaí, fornecerá SINDASA cópia do comprovante do depósito bancário acompanhada da listagem nominal dos funcionários, com os respectivos salários e os descontos procedidos, no prazo de 10 dias após a realização do depósito.

CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - MENSALIDADES SINDICAIS

Conferência São José do Avai, filiada do Sindicato das Misericórdias descontarão em folha de pagamento dos empregados sindicalizados as contribuições sociais devidas ao SINDASA, desde que eles devidamente autorizadas, as quais deverão ser repassadas ao Sindicato Obreiro de até 10 (dez) dias corridos após o pagamento dos salários, juntamente com a relação nominal dos associados descontados, sob pena de multa e atualização monetária, na conta corrente nº 3.803-2 Banco do Brasil S/A agência Itaperuna.

DIREITO DE OPOSIÇÃO AO DESCONTO DE CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS

CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA - OPOSIÇÃO AO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

Fica assegurado aos empregados o direito de oposição ao desconto referido a Contribuição Assistencial, o qual deverá ser apresentado diretamente, pelo próprio funcionário, na sede do SINDASA, no prazo de 10 (dez) dias, a contar do registro do referido acordo coletivo, em requerimento manuscrito, com identificação e assinatura do oponente. O SINDASA fornecerá recibo de entrega a ser apresentado à Conferência São José do Avai, para que não seja procedido o referido desconto.

(4)

OUTRAS DISPOSIÇÕES SOBRE RELAÇÃO ENTRE SINDICATO E EMPRESA

CLÁUSULA TRIGÉSIMA - CONTRIBUIÇÃO PATRONAL

Com objetivo de custear as atividades de assistência ao empregador, fica estabelecido a taxa assistencial a ser paga ao Sindicato Patronal em duas parcelas, no 2º e 3º mês de aplicação da presente norma o equivalente a 2% (DOIS POR CENTO) do montante do salário base de todos os integrantes da categoria profissional, independente da filiação do Sindicato. Sendo a referida importância depositada na conta nº 105.021-4 Agência 1251-3 BANCO DO BRASIL S/A. Após o prazo acima citado, fica sujeito a multa de mora e juros moiratório.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA PRIMEIRA - RELAÇÃO DE EMPREGADOS

Conferência São José do Avai, filiada do Sindicato das Misericórdias , se obriga a encaminhar ao SINDASA uma vez por ano, relação nominal dos empregados pertencentes à Categoria Profissional.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEGUNDA - ATUALIZAÇÃO E TREINAMENTO

Conferência São José do Avai, filiada do Sindicato das Misericórdias , na medida de sua disponibilidade financeira, concordam em realizar no mínimo, uma vez por ano, cursos ou palestras para capacitação dos seus trabalhadores, ouvindo as sugestões que forem apresentadas neste sentido.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA TERCEIRA - CURSOS E REUNIÕES

Os cursos de reciclagem e treinamento de serviços desenvolvidos pela filiada, Conferêrncia São José do Avai, ao Sindicato das Misericórdias ,serão realizadas de preferência durante o horário normal de trabalho, fazendo jus os participantes ao recebimento como horas extras ou contabilização em banco de horas, quando realizadas fora da jornada de trabalho.

DISPOSIÇÕES GERAIS

APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO COLETIVO

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUARTA - MULTA DA OBRIGAÇÃO DE FAZER

Impõe-se multa por descumprimento de qualquer das cláusulas deste Acordo, sobre quaisquer das obrigações de fazer, no valor de 10%(dez por cento) do salário base em favor do empregado prejudicado.

OUTRAS DISPOSIÇÕES

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUINTA - DIA COMEMORATIVO DA CATEGORIA

Conferência São José do Avai, filiada do Sindicato das Misericórdias , reconhece o dia 12 de maio de cada ano como DIA DO EMPREGADO EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE, sendo considerada como normal a jornada de trabalho nesta data.

RENAM CATHARINA TINOCO PRESIDENTE CONFERENCIA SAO JOSE DO AVAI

GILSON FERREIRA DA SILVA PRESIDENTE

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVICOS DE SAUDE DE ITAPERUNA E DEMAIS MUNICIPIOS DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ANEXOS

ANEXO I - AGE SINDASA

(5)
(6)
(7)

Referências

Documentos relacionados

FODA: “Instrumento de avaliação de Fortalezas-Oportunidades (FO) e Debilidades-Ameaças (DA)” é uma estratégia empresarial de medição da competência, utilizada

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Coeficiente de partição n-octanol/água Não determinado por ser considerado não relevante para a caracterização do produto Temperatura de auto-ignição Não determinado por

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Diante da necessidade de desenvolvimento de tecnologias que auxiliam na vida dos deficientes visuais, juntamente com a importância e benefícios que elas trazem