• Nenhum resultado encontrado

ATOS DA ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EDITAL - DPU/DITED DPGU - Nº 64 PROGRAMA DE INCENTIVO AO ESTUDO DO IDIOMA ESTRANGEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATOS DA ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EDITAL - DPU/DITED DPGU - Nº 64 PROGRAMA DE INCENTIVO AO ESTUDO DO IDIOMA ESTRANGEIRO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATOS DA ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EDITAL - DPU/DITED DPGU - Nº 64

PROGRAMA DE INCENTIVO AO ESTUDO DO IDIOMA ESTRANGEIRO INGLÊS E ESPANHOL

O Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública da União, no uso de suas atribuições legais, torna público o processo de seleção de membros da Defensoria Pública da União para provimento das vagas existentes no Programa de Incentivo ao Estudo de Idioma Estrangeiro, observados os termos da Portaria nº 438, de 29 de maio de 2013, publicada no DOU nº 103, de 31 de maio de 2013, a Portaria GABDPGF nº 80, de 28 de janeiro de 2016, publicada no BEI DPU nº 22, de 02 de fevereiro de 2016 e as normas e condições contidas neste edital.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 – O presente edital tem por objetivo concretizar as ações integrantes do Plano Permanente de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal da Defensoria Pública da União – PPCD/DPU com o intuito de aprimorar o desempenho de membros da DPU e, consequentemente, atingir os objetivos estratégicos almejados pela instituição e ampliar a qualidade da prestação de serviços do órgão.

1.2 - A seleção será executada pela Escola Superior da Defensoria Pública da União – ESDPU e destina-se ao provimento de vagas existentes, conforme item 4 do presente edital.

2 - DO OBJETO

2.1 - Cursos de Língua Inglesa ou Espanhola – nos níveis básico, intermediário ou avançado, sob a forma de metodologia presencial, na modalidade regular, intensivo ou semi-intensivo.

3 - DOS CANDIDATOS

3.1 - Para o 2º semestre de 2016, o programa atenderá aos Defensores Públicos Federais que preencham os seguintes requisitos:

a) não recebam benefício de custeio ou financiamento da DPU ou outra instituição pública ou privada para os mesmos fins (capacitação em idiomas), excetuando-se descontos parciais oferecidos pela própria instituição de ensino.

b) não estejam usufruindo nenhuma das licenças previstas nos incisos I, II, III, IV, VI e VII do art. 81, art. 207 e 210 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, nem estar afastado com fundamento nos arts. 93 a 95 da mesma Lei.

c) não estejam em processo de cessão, redistribuição ou aposentadoria.

(2)

4.1 - A Defensoria Pública-Geral da União disponibilizará 40 (quarenta) vagas para os Defensores Públicos Federais, lotados em todas as unidades da Defensoria Pública da União, assim distribuídas:

a) 20 (vinte) vagas para Cursos de Língua Inglesa e b) 20 (vinte) vagas para Cursos de Língua Espanhola.

4.2 - Se porventura houver a abertura de novas vagas decorrente da não entrega de documentos no prazo estipulado no item 12.1, serão habilitados a elas os candidatos não eliminados de acordo com a ordem de classificação.

4.3 - É permitido ao candidato, no momento da inscrição, indicar para qual idioma tem preferência a ser selecionado. Assim, considerará a preferência indicada no ato de inscrição, não sendo permitido aos candidatos serem selecionados em ambos os idiomas.

5 - DO INCENTIVO

5.1 – A concessão do incentivo será paga na modalidade de reembolso, mediante crédito em conta corrente, limitado a R$ 4.800,00 (quatro mil e oitocentos reais) por ano. 5.2 - O reembolso é concedido por cada curso de língua estrangeira, com duração máxima de dois anos contados da data de início do primeiro período letivo custeado pela DPU, independente da data de conclusão do curso.

5.3 – O reembolso destina-se, tão somente, ao pagamento das taxas de matrícula e de mensalidades do curso de idiomas escolhido, sendo vedado o reembolso de despesas com:

I - a aquisição de material didático;

II - repetição de módulo em razão de aproveitamento insuficiente de qualquer natureza; III – multas em razão de atraso na liquidação de débito;

IV – pagamentos realizados a pessoa física.

5.4 – O reembolso das despesas efetuadas até o valor limite estabelecido no item 5.1 somente terão efeitos para a matrícula ou mensalidades posteriores a 1º de julho de 2016. 5.5 – O reembolso será creditado diretamente na conta informada pelo Defensor no Termo de Compromisso, após a apresentação à ESDPU do comprovante de pagamento por ele efetuado, no qual deve constar:

I – nome e CNPJ da instituição de ensino; II – valor pago;

III – período a que se refere o pagamento;

IV – data de vencimento da matrícula ou da mensalidade; e

V – atesto firmado pelo Defensor de que os serviços foram devidamente prestados pela instituição de ensino, com assinatura e carimbo.

5.6 - Os membros perdem o direito ao ressarcimento se não apresentarem o comprovante de pagamento em até 60 (sessenta) dias corridos após o ato da matrícula e/ou o vencimento da matrícula ou mensalidade.

(3)

5.7 - Em caso de sistemática de pagamento em parcela única, semestral ou anual, o membro ou servidor será reembolsado apenas ao final do período cursado, em valor máximo proporcional ao limite estabelecido no item 5.1.

6 - DAS INSCRIÇÕES

6.1 - As inscrições serão realizadas no período compreendido entre a publicação do

edital e às 23 horas e 59 minutos do dia 31 de julho de 2016. Os interessados deverão

adotar os seguintes passos no Sistema Eletrônico de Informações – SEI, a saber:

a) Iniciar Processo – Escolher o Tipo de Processo: Processo Seletivo, na Especificação: Edital ESDPU nº 64/2016, na Classificação por Assuntos: 02.10.20 - Exame de Seleção (concurso público, provas e títulos, testes psicotécnicos e exames médicos), no campo Interessados: Identificar o login da rede do requerente, com nível de acesso público. b) Incluir Documento - Gerar documento, Escolher o tipo do Documento: “Formulário ESDPU - Inscrição de Idioma estrangeiro", com nível de acesso público.

c) Após o preenchimento e estando devidamente instruído, contendo as assinaturas do requerente e a ciência da chefia imediata, o processo gerado deverá ser encaminhado

à caixa no SEI denominada DITED DPGU – Divisão de Treinamento e Educação.

6.2 A manifestação da chefia imediata poderá ocorrer por correspondência eletrônica (e-mail funcional), por assinatura subscrita ao processo ou simples ciência ao processo, desde que este conste no processo encaminhado dentro do prazo legal deste edital.

6.3 É de responsabilidade do candidato a regularidade de sua inscrição, implicando o indeferimento pela ESDPU nos casos de formulário preenchido com informações inconsistentes e/ou envio para caixa diferente do disposto no subitem 6.1, alínea "c". 6.4 A Escola Superior da Defensoria Pública da União não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros motivos que impossibilitem o recebimento de dados.

6.5 A confirmação das inscrições pela ESDPU será feita por meio de correspondência eletrônica enviada ao e-mail funcional do interessado.

6.6 Às 10 horas do 01 de agosto de 2016, será divulgada a relação de todos os

inscritos, sendo facultada a interposição de recurso contra esta relação de inscritos até às

23 horas e 59 minutos do dia 01 de agosto de 2016.

7 – DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

7.1 – Para o presente processo seletivo, havendo número maior de interessados do que o de vagas existentes, terá preferência, sucessivamente, o membro que atender aos seguintes requisitos:

a) que já tenha participado de seleção nos anos de 2014, 2015 ou 2016, para o Programa de Incentivo ao Estudo de Idioma Estrangeiro e não tenha sido selecionado, em qualquer idioma;

(4)

b) escolha por sorteio, quando os interessados estiverem nas mesmas condições, que será realizado de forma pública no Gabinete da Direção da Escola Superior, às 10 horas

do dia 02 de agosto de 2016 (terça-feira), facultando-se a presença de qualquer

interessado.

8 - DO RESULTADO PARCIAL

8.1 – O resultado parcial do Processo Seletivo para o Programa de Incentivo ao Estudo de Idioma Estrangeiro será divulgado na intranet até o dia 03 de agosto de 2016.

9 - DO RECURSO

9.1 - Nos casos de discordância do resultado parcial, os Defensores poderão interpor recurso mediante preenchimento do Formulário ESDPU - Recurso Idioma estrangeiro (disponível no Sistema Eletrônico de Informações - SEI) e encaminhá-lo para a Escola Superior da Defensoria Pública da União conforme elencado na alínea “c” do subitem 6.1 do presente edital.

9.2 - Para o presente processo seletivo, a data de interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis a contar do dia subsequente ao da divulgação do resultado parcial.

10 - DO RESULTADO FINAL

10.1 - O resultado final do Processo Seletivo para o Programa de Incentivo ao Estudo de Idioma Estrangeiro será publicado no Boletim Eletrônico Interno da DPU, previsto para ocorrer 2 (dois) dias úteis após o encerramento do período de interposição de recurso.

11 - DAS DESPESAS

11.1 - As despesas com deslocamento, hospedagem, alimentação, material didático, entre outros, decorrentes da participação no curso, serão de responsabilidade dos participantes, sem qualquer ônus para a Administração Pública.

12 – DA ADESÃO

12.1 – Após a divulgação do resultado final, os contemplados no Programa de Incentivo ao Estudo de Idioma Estrangeiro deverão entregar à Escola Superior da Defensoria Pública da União, no prazo de 10 (dez) dias úteis, os seguintes documentos:

I - Termo de Compromisso e Responsabilidade preenchido e assinado, por meio do qual declara que conhece as normas e concorda com as condições para o custeio do curso; II - Declaração da instituição organizadora do curso ou documentação similar contendo o idioma do curso, o nível, a indicação da carga horária, o período de realização do curso ou o tempo restante para a sua regular conclusão, bem como de que o candidato foi admitido ou está frequentando o curso e os valores totais e mensais dele cobrados, especificando os custos adicionais eventualmente existentes, como os com material didático e matrícula, por exemplo;

(5)

III - Comprovantes de despesas (boleto e comprovante de pagamento) com o atesto de que os serviços educacionais foram prestados.

12.2 - O candidato contemplado poderá solicitar à Escola Superior prorrogação do prazo contido no subitem 12.1, desde que não ultrapasse 30 dias corridos. A prorrogação deverá ser devidamente fundamentada e limita-se a um único pedido.

12.3 - Será considerado desistente, portanto, desclassificado, o defensor que não apresentar a documentação no prazo estabelecido no subitem 12.1 ou cujo requerimento de prorrogação não for acatado pelo Diretor da ESDPU.

12.4 - Não será admitido o ingresso de membros que estiverem frequentando cursos de idiomas na condição de aluno não regular, especial, ouvinte, entre outros.

13 - DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 – A adesão ao Programa de Incentivo ao Estudo de Idioma Estrangeiro implica a automática e incondicional aceitação do disposto no formulário Termo de Compromisso e Responsabilidade.

13.2 - O candidato declarará o dia e o horário de realização do curso, bem como se o evento de capacitação não prejudicará a continuidade da prestação da assistência jurídica pelo Defensor Público.

13.3 - O candidato declarará estar ciente de que será pessoal e exclusivamente responsável, civil e administrativamente, pelo total adimplemento das obrigações contratuais com a instituição organizadora do curso.

13.4 - O candidato assumirá o compromisso de apresentar o certificado de conclusão do curso ou documento que comprove que o Defensor Público Federal foi aprovado durante o período em que recebeu o reembolso da Escola Superior da Defensoria Pública da União, emitido pela entidade promotora, no prazo máximo de 03 (três) meses, contado do término do reembolso.

13.5 - A constatação de quaisquer irregularidades na documentação, resguardado o contraditório e a ampla defesa, implicará a desclassificação do candidato, a qualquer tempo e a aplicação das sanções disciplinares cabíveis.

13.6 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública da União.

Referências

Documentos relacionados

9 Textos para Discussão N o 40.. No momento atual, o Estado Social se vê em dificuldades no mundo e, mais ainda, na América Latina e no Brasil, que para além das diferenças

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Crédito 1 Monitoração do Ar Exteno 1 Crédito 2 Aumento da Ventilação 1 Crédito 3.1 Plano de Qualidade do Ar, Durante a Construção 1 Crédito 3.2 Plano de Qualidade do Ar, Antes

Trazendo as perguntas para os objetivos da pesquisa, os acadêmicos respon- deram se estavam ou não preparados tecnicamente e emocionalmente para os estágios curriculares, responderam

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

A Diretoria do Rio das Pedras, pensando sempre no bem estar do associado, colocou novos bebedouros de água "gelada" na Academia do clube. Devido ao forte calor que a cidade

08 RPCC 2019 RPCC 2019 03 E 05 DE MARÇO PAGODE PAGODE NA PRAÇA NA PRAÇA DE DE EVENTOS EVENTOS PAGODE NA PRAÇA DE EVENTOS HAVERÁ HAVERÁ SORTEIO DE SORTEIO DE PRÊMIOS