• Nenhum resultado encontrado

Congresso de Educação 2021 (trans)formar Curso de formação 13h CCPFC/ACC_111688/21

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Congresso de Educação 2021 (trans)formar Curso de formação 13h CCPFC/ACC_111688/21"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Congresso de Educação 2021

(trans)Formar

Curso de formação | 13h | CCPFC/ACC_111688/21 Nota biográfica JOÃO COSTA

João Costa nasceu em 1972 em Lisboa.

É Licenciado em Linguística pela Universidade de Lisboa e Doutor em Linguística pela Universidade de Leiden, nos Países Baixos, se bem que parte dos seus estudos de doutoramento tenha sido no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

É Professor Catedrático do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Desde 2015, é Secretário de Estado da Educação.

A sua atividade de investigação e docência dedica-se, sobretudo, à sintaxe teórica, à aquisição da linguagem e às perturbações do desenvolvimento linguístico, tendo algum trabalho na área da linguística educacional.

É autor de vários livros e de dezenas de artigos, sendo membro do comité científico e editorial de algumas das mais importantes revistas e congressos.

Foi professor convidado em várias universidades, tendo lecionado no Brasil, Países Baixos, Espanha, França e Macau.

Foi Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia, até novembro de 2015.

Integrou o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, o Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e o Conselho Consultivo da Língua e Cultura do Instituto Camões.

(2)

Congresso de Educação 2021

(trans)Formar

Curso de formação | 13h | CCPFC/ACC_111688/21 Nota biográfica

ROSELI RODRIGUES DE MELLO

Roseli de Mello é Professora Titular do quadro docente efetivo da Universidade Federal de São Carlos (Brasil).

Leciona na Licenciatura em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação, orientando Mestrados e Doutoramentos.

Fundou, em 2002, o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), que coordena. Implementou no Brasil a transformação de escolas em Comunidades de Aprendizagem e as Tertúlias Literárias Dialógicas.

Foi coordenadora do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar entre 2012 e 2013, sendo a ênfase do seu trabalho académico o Ensino e a Aprendizagem, nas seguintes temáticas: comunidades de aprendizagem, aprendizagem dialógica, atuações educativas de êxito, tertúlias dialógicas, pesquisa educacional, democratização do conhecimento escolar, educação de adultos, didática, e formação de professores.

Tem um pós-doutoramento em Sociologia e Educação na Comunidade de Pesquisa em Excelência para Todos (CREA), da Universidade de Barcelona (2001-2002), a qual integra como pesquisadora.

(3)

Congresso de Educação 2021

(trans)Formar

Curso de formação | 13h | CCPFC/ACC_111688/21 Nota biográfica

JOSÉ ANTÓNIO MOREIRA

José António Moreira é Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta e Diretor da Delegação Regional do Porto da mesma Universidade.

Licenciado em História da Arte, é Doutor e Mestre em Ciências da Educação.

É Membro Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da mesma Universidade, e Membro de conselhos editoriais e revisor de revistas científicas na área da Educação e das Tecnologias Digitais.

Foi Professor do Ensino Básico e Secundário sendo, desde 2011, Docente no Ensino Superior nas áreas da Educação e da Tecnologia Educativa, Formador de Professores e Coordenador de atividades no domínio da Educação no contexto de Aprendizagem ao Longo da Vida.

(4)

Congresso de Educação 2021

(trans)Formar

Curso de formação | 13h | CCPFC/ACC_111688/21 Nota biográfica JOSÉ BERNARDES

José Augusto Cardoso Bernardes é Professor Catedrático na Faculdade de Letras de Coimbra e membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa.

Para além de ter publicado estudos sobre autores canónicos da Literatura Portuguesa, com destaque para Gil Vicente e Luís de Camões, vem-se dedicando aos problemas da investigação e do ensino das Humanidades em contexto nacional e internacional.

Foi codiretor da Biblos, Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa (1995-2005). É membro do Atomium Culture (desde 2009), Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (desde 2011), Membro do Conselho Nacional de Educação (desde 2011) e consultor para o Programa Língua Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian (desde (2013).

(5)

Congresso de Educação 2021

(trans)Formar

Curso de formação | 13h | CCPFC/ACC_111688/21 Nota biográfica PEDRO CUNHA

Pedro Cunha é Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento desde janeiro de 2020 e Diretor-Adjunto desde janeiro de 2018, sendo Licenciado e Mestre em Psicologia Educacional, ISPA (1998; 2009).

Desde 1996, tem exercido funções técnicas em escolas, de coordenação em organizações não-governamentais e autarquias, e de docência no ensino superior.

Foi Diretor do Programa K’CIDADE (2005-2008) e Coordenador da Área de Educação (2008-2010), na Fundação Aga Khan Portugal.

Foi Subdiretor-Geral da Educação (2010-2017), responsável pelas políticas de educação pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelos programas nacionais de inovação e promoção da inclusão e do sucesso escolar, educação e promoção da saúde, educação especial e apoios socioeducativos, psicologia e orientação escolar.

Coordenou o Grupo de Trabalho Interministerial para a revisão da legislação sobre educação especial, criado pelo Despacho n.º 706-C/2014.

Presidiu à Comissão Técnica (n.º 26) que produziu a primeira Norma Portuguesa de Qualidade relativa ao enriquecimento curricular (Instituto Português da Qualidade).

Foi Comissário Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.

Em 2017, recebeu o Prémio “Excellens Mare” atribuído pela PricewaterhouseCoopers ao Programa do Desporto Escolar, que dirigiu.

É perito convidado (e integrou grupos de trabalho) na Comissão Europeia, ONU, UNICEF e OCDE.

(6)

Congresso de Educação 2021

(trans)Formar

Curso de formação | 13h | CCPFC/ACC_111688/21 Nota biográfica RUI TRINDADE

Rui Trindade é Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, sendo Professor Auxiliar e investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da mesma faculdade, e Membro Integrado do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas.

Em 2004 obteve o Doutoramento em Ciências da Educação e em 2020 a Agregação em Ciências da Educação, ainda pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.

Ao longo dos últimos 40 anos, tem lecionado, pesquisado e intervindo em domínios como os da gestão e organização do trabalho pedagógico, dos estudos sobre aprendizagem e da pedagogia no ensino superior, entre outros.

Foi o Representante português no Governing Board do Centre for Educational Research and Innovation (CERI) da OCDE (desde 2018), Membro da equipa de consultores do processo de acompanhamento e monitorização do Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular do Ministério da Educação (desde 2017), Membro do conselho geral do IAVE - Instituto de Avaliação Educativa, IP (Institute of Education Evaluation) e Presidente do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (MEM) (2006-2008).

É, desde 2014, Membro do grupo de pesquisa “Paradigmas educacionais e formação de professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil), e participou também no projeto de investigação “Paradigma da complexidade e transdisciplinaridade como pilares epistemológicos para uma geração de constructos, saberes e práticas na formação pedagógica de professores”.

Autor de diversos livros sobre Educação, é Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ministério da Educação).

(7)

Congresso de Educação 2021

(trans)Formar

Curso de formação | 13h | CCPFC/ACC_111688/21 Nota biográfica ARLINDO OLIVEIRA

Arlindo Manuel Limede de Oliveira é licenciado em engenharia pelo Instituto Superior Técnico e doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley.

Membro sénior do IEEE e da Academia Portuguesa de Engenharia, foi, entre 2015 e 2018, Presidente da Delegação portuguesa da ELIXIR, Instituição que reúne as principais organizações de ciências da vida da Europa na gestão e salvaguarda do crescente volume de dados gerados por pesquisas com financiamento público, coordenando, integrando e sustentando os recursos de bioinformática nos seus estados membros e permitindo que académicos e empresários tenham acesso a serviços que são vitais para as suas pesquisas.

Foi diretor do INESC-ID entre 2000 e 2009 e presidente do Instituto Superior Técnico entre 2012 e 2019.

É director do INESC desde 2009.

Académico e investigador, é também autor de dezenas de artigos científicos e em conferências, e de três livros: The Digital Mind, Computer Architecture e Inteligência Artificial.

(8)

Congresso de Educação 2021

(trans)Formar

Curso de formação | 13h | CCPFC/ACC_111688/21 Nota biográfica

ÁLVARO LABORINHO LÚCIO

Nasceu na Nazaré, em 1941.

É Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, Doutor Honoris Causa em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Membro Eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.

Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi Juiz de Direito desde 1973, Delegado do Procurador da República, Procurador da República, Inspetor do Ministério Público, Procurador-Geral Adjunto, Diretor da Escola de Polícia Judiciária, Diretor do Centro de Estudos Judiciários, Secretário de Estado da Administração Judiciária, Ministro da Justiça, Deputado à Assembleia da República, Presidente da Assembleia Municipal da Nazaré, Docente de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa, Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, Vogal do Conselho Superior da Magistratura e Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho.

É Membro fundador e desempenha vários cargos em diversas Associações e Instituições. Tem vários artigos publicados e é autor de diversas Obras. Tem proferido inúmeras conferências sobre temas ligados à Justiça, à Educação, à Cidadania, ao Direito de Crianças e Jovens e ao Direito em Geral.

Foi agraciado pelo Rei de Espanha com a Grã-Cruz da Ordem de D. Raimundo de Peñaforte, e pelo Presidente da República Portuguesa com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Referências

Documentos relacionados

Havendo mais de um candidato não eliminado na Prova Escrita, na Prova Didática e na Defesa do Plano de Atividades Acadêmicas a nota final de cada um será a

Para visualizar a página, você deve abrir cada uma das XPages criadas (Home e Cadastro) e depois clicar no seguinte ícone localizado na barra superior (preview

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Essa revista é organizada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) e por isso foram selecionados trabalhos que tinham como objetivo tratar a

12- A prestação de horas suplementares para efeitos da compensação extraordinária da jornada de trabalho aqui prevista somente será exigida do empregado estudante quando não

Essa função serve para utilizar o módulo como “back up” celular, onde a entrada é ligada a um DLC (detector de linha cortada), que pode ser da própria central de alarme ou

Estabelecida a premissa sobre a natureza dos direitos subjetivos, cumpre pontuar que no direito alemão, primeiro or- denamento a considerar doutrinariamente presente a