• Nenhum resultado encontrado

1ª SÉRIE ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 4º BIMESTRE.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1ª SÉRIE ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 4º BIMESTRE."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Disciplina

BIOLOGIA

Curso

ENSINO MÉDIO

Professor

ÉRICA

Série

1ª SÉRIE

ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO – 4º BIMESTRE.

Aluno (a): Número:

1 - Conteúdo:

Vírus

 Estrutura dos vírus.

 Reprodução dos vírus bacteriófago, gripe e AIDS.  Gripe H1N1. Reino Monera  características gerai.s  Reprodução e nutrição.  Importância ecológica.  Importância econômica.  Biotecnologia. Reino Protoctista

 Características gerais de protozoários e algas  Vantagens adaptativas de protozoários e algas  Programas de saúdes e parasitoses.

 Importância ecológica e econômica.

2 - Data de entrega:

O material com as atividades resolvidas (lista anexa e reelaborações das provas) deverá ser entregue no dia da

prova de recuperação. Todas as atividades devem ser manuscritas; a reelaboração da prova objetiva deve ter TODAS as alternativas justificadas (por que marcou? Por que não marcou?), sendo elas verdadeiras ou falsas.

3 - Material para consulta:

Caderno de aula, registros, resumos. Site Planeta Bio (www.planetabio.com.br).

Provas: reelaborar (semanais, duplas e objetivas).

Organizar os conteúdos trabalhados em classe durante o 4º bimestre, conferindo o material à disposição.

Revisar o material em texto do livro didático, elaborado pela professora (apresentações de ppt) e aqueles

confeccionados por você.

Resolver lista de exercícios anexa.

4 - Trabalho a ser desenvolvido:

1

1ªªQQuueessttããoo::..

Por que os vírus são considerados parasitas obrigatórios?

2

2ªªQQuueessttããoo::..

(2)

Com base nessa informação e nos seus conhecimentos, responda ao que se pede.

a) A hipótese mais aceita sobre a origem dos vírus afirma que eles podem ter surgido a partir de segmentos do material genético dos hospedeiros, que escaparam e adquiriram a capacidade de se replicar dentro de outras células desses mesmos hospedeiros. Qual a principal evidência que justifica essa hipótese?

b) O vírus da AIDS (ou SIDA) é denominado de retrovírus. Qual a diferença apresentada por esse tipo de vírus, quando comparado às células que ele infecta, em relação ao fluxo da informação genética?

c) Qual o principal vetor natural de transmissão de vírus de uma planta infectada para uma planta sadia?

3

3ªªQQuueessttããoo::..

O gráfico a seguir mostra a variação do número de um tipo de leucócitos, os linfócitos T CD4, e da quantidade de vírus HIV no sangue de um indivíduo ao longo do tempo.

Esse indivíduo, portador da síndrome de imunodeficiência causada pelo vírus HIV (AIDS/ SIDA), não teve acesso a tratamento algum durante o período mostrado.

Note que, somente após cerca de 60 meses, apareceram, nesse indivíduo, infecções oportunistas por fungos, parasitas e bactérias. Foram essas infecções, e não o vírus propriamente dito, que levaram o paciente à morte. Por que pacientes infectados com HIV e não tratados sofrem, em geral, de infecções oportunistas?

Justifique sua resposta.

4

4ªªQQuueessttããoo::..

Leia o texto a seguir.

"

"UUmm eexxaammee,, aaiinnddaa qquuee eemm lliinnhhaass ggeerraaiiss,, ddoo ppaannoorraammaa ddaa ssaaúúddee ddooss bbrraassiilleeiirrooss aaoo lloonnggoo ddooss úúllttiimmooss 550000 aannooss r

reevveellaa uummaa hhiissttóórriiaa ddee ddeessccaassoo ee ssooffrriimmeennttoo ((......)).. AA vvaarrííoollaa tteevvee ppaappeell ddeesstataccadadoo nnaa rrááppiiddaa rreedduuççããoo ddaa p pooppuullaaççããoo iinnddííggeennaa,, eexxttiinngguuiinnddoo ttrriibbooss iinntteeiirraass.. OOss ccololoonniizzaaddoorreess llooggoo ppeerrcceebbeerraamm eessssaa vvuullnneerraabbiilliiddaaddee ddooss n naattiivvooss ee,, sseegguunnddoo rreeggiissttrrooss hhiissttóórriiccooss,, iinntteenncciioonnaallmmeennttee ddiisssseemmiinnaarraamm cceerrttaass ddooeennççaass eennttrree eelleess,, ppaarraa d diimmininuuiirr ssuuaa rreessiissttêênncciiaa aaooss eeuurrooppeeuuss.. NNoo ffiinnaall ddoo ssééccuulloo 1188,, uummaa vviioolleennttaa eeppiiddeemmiiaa nnaass áárreeaass ccoolloonniizzaaddaass ddoo B

Brraassiill lleevvoouu PPoorrttuuggaall aa oorrddeennaarr uummaa ''vvaarriioolliizzaaççããoo''.. EEssssaa mmeeddiiddaa ccoommeeççaavvaa ccoomm aa iinnffeeccççãoão ddee jjoovveennss eesscrcraavvooss q

quuee,, ssee nnããoo mmororrriiaamm,, ffiiccaavvaamm ccoomm bboollhhaass ddee ppuuss ppeelloo ccoorrppoo.. UUmm ppoouuccoo ddeesssese ppuuss eerraa ppoossttoo eemm ccoonnttaattoo ccoomm u

umm aarrrraannhhããoo nnaa ppeellee ddee ppeessssooaass ssaaddiiaass,, ppaarraa iimmuunniizzáá--llaass""

("Ciência Hoje", vol. 28, n¡. 165, pág. 34, 36, outubro 2000).

a) Que categoria de organismos é causadora da varíola?

b) Cite uma característica que identifique essa categoria de organismo.

c) Qual a explicação para a imunização das pessoas com o pus? Que tipo de imunização ocorreu? d) Qual a explicação biológica para a vulnerabilidade das populações indígenas à varíola?

5

5ªªQQuueessttããoo::..

(3)

Entre os vários fatores que levaram a essa configuração, um deles é a diminuição na taxa de mortalidade infantil, devido a campanhas de vacinação em massa, que têm imunizado um número cada vez maior de crianças. Responda.

a) Cite três doenças de transmissão viral que afetam com freqüência as crianças, para as quais existem vacinas no sistema público de saúde brasileiro e que fazem parte do calendário oficial de vacinas.

b) Analise a configuração do gráfico e, além da mortalidade infantil, cite uma característica da pirâmide que permite que a associemos a um país com certo grau de desenvolvimento. Cite também uma característica que faz com que a associemos a um país subdesenvolvido. Justifique.

6

6ªªQQuueessttããoo::..

O gráfico a seguir mostra o número de casos de raiva relatados em um país, entre 1960 e 1995. A raiva é uma doença viral, potencialmente letal. Ela mata milhares de pessoas anualmente, principalmente nos países em desenvolvimento. Tanto os animais selvagens, quanto os domésticos, são reservatórios de transmissão da raiva.

Por que há diferença entre o número de casos de raiva relatados em animais selvagens e domésticos? Justifique sua resposta.

7

7ªªQQuueessttããoo::..

“Cientistas da Universidade Estadual de Nova York, EUA, sintetizaram o vírus da poliomielite. Foi o mais perto que se

chegou de criar-se vida em laboratório, já que os vírus, embora tenham material genético e capacidade de se multiplicar como bactérias, plantas e seres humanos, não são

considerados organismos vivos.”

Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 de jul. 2002. Os seguintes esquemas simplificados sugerem alguns dos possíveis mecanismos que poderiam explicar a multiplicação viral em uma célula.

Identifique o esquema que representa o mecanismo de multiplicação do vírus da AIDS, justificando o porquê de sua escolha com base no ciclo de vida desses vírus e na comparação com os outros esquemas.

8 8ªªQQuueessttããoo::.. D DAARRWWIINNAAJJUUDDAALLUUTTAACCOONNTTRRAAAAIIDDSS “CChhaarrlleess DDaarrwwiinn aapprroovvaarriiaa.. OO nnoovvoo ttrraattaammeennttoo ccoonnttrraa aa AAIIDDSS,, eemm ddeesseennvvoollvvimimeennttoo nnaa UUnniivveerrssiiddaaddee HHaarrvvaarrdd,, pprroommeettee u umm rraarroo aavvaannççoo nnoo ccoommbbaattee àà ddooeennççaa.. MMaass,, mmeellhhoorr aaiinnddaa,, ppeellaa pprriimmeeiirraa vveezz uummaa tteerraappiiaa eessttáá lleevvaannddoo aa sséérriioo aa tteeoorriiaa d

daa eevvoolluuççããoo ddaarrwwiinniiaannaa,, bbaasseeaaddaa nnoo pprriinnccííppiioo ddaa sseelleeççããoo nnaattuurraall ((......)).. AA eeqquuiippee ddaa UUnniivveerrssididaaddee rreessoollvveeuu tteessttaarr oo qquuee a accoonntteecceerriiaa ssee uummaa ppooppuullaaççããoo ddee vvíírruuss ffoossssee ssuubbmmeettiiddaa aa vváárriiaass ddrrooggaass, , AAZZTT,, DDDDII ee PPiirriiddiinnoonnaa,, qquuee aattaaccaasssesemm oo m meessmomo aallvvoo.. OO aallvvoo éé aa eennzziimmaa ttrraannssccrriippttaassee rreevveerrssaa,, qquuee oo HHIIVV uussaa ((......)) ppaarraa iinntteeggrraarr sseueu ggeennoommaa aaoo ddaa ccéélluullaa i innffeeccttaaddaa.. ((......)).. OO rreessuullttaaddoo ffooii rreevvoolluuccioionnáárriioo ((......)),, oo vvíírruuss aaccaabboouu ppeerrddeennddoo aa ccaappaaccididaaddee ddee ssee mmuullttiipplliiccaarr.. ((......)).. OO t trraattaammeennttoo ssóó éé eeffiiccaazz qquuaannddoo aass ddrrooggaass ssããoo mmiinniissttrraaddaass ccoonnjjuunnttaammeennttee ((......))”” ("Folha de S.Paulo", 28.02.1993.)

Lembre-se de que cada droga reconhece e atua sobre uma região específica da enzima transcriptase reversa, e que as enzimas dependem de sua composição de aminoácidos e estrutura espacial para exercer sua função.

a) Do ponto de vista evolutivo, e considerando a ação da seleção, explique o que ocorreria com a população viral se fosse utilizada uma única droga.

b) Por que o tratamento só se mostrou eficaz com a administração conjunta das três drogas?

9

9ªªQQuueessttããoo::..

Em 1928, Alexander Fleming isolou a penicilina a partir de culturas de fungos do gênero 'Penicilium'. Primeiro antibiótico conhecido, a penicilina foi produzida em larga escala para o combate às infecções bacterianas. Desde

(4)

então, inúmeros outros antibióticos foram isolados de seres vivos ou sintetizados em laboratório. Cada um destes antibióticos interfere em uma via do metabolismo das bactérias. Os antibióticos, porém, são inúteis no combate às infecções por vírus.

Explique por que os antibióticos não têm efeito contra os vírus.

1

100ªªQQuueessttããoo::..

Um grande número de doenças do homem é provocado por infecções bacterianas. Para combater essas infecções é comum o uso de antibióticos. O exame antibiograma é usado para escolher o antibiótico correto para cada infecção. Esse exame pode ser resumido da seguinte maneira: uma amostra do material infectado do paciente é semeada numa placa contendo nutrientes necessários para o crescimento das bactérias. Pequenos discos contendo, cada um deles, um tipo diferente de antibiótico são, então, colocados numa placa. Decorrido o tempo necessário para que as bactérias se multipliquem, a placa é analisada. Na figura, que mostra uma dessas placas, os discos com letras representam os diferentes antibióticos, e a zona escura, a área de crescimento das bactérias.

a) Analisando essa placa, que antibiótico(s) você receitaria para o paciente? Justifique sua resposta. b) A que grupo de seres vivos devemos a produção de antibióticos naturais? Justifique.

1

111ªªQQuueessttããoo::..

As epidemias possuem características próprias, que dependem de sua origem. O gráfico ao lado representa o número de casos relatados numa determinada região, em função do tempo, de dois tipos de epidemia, AA e B. B

Uma das curvas corresponde a uma epidemia de cólera, num local em que há uma fonte comum de água contaminada. A outra curva representa a transmissão de gripe, uma doença que é transmitida de um hospedeiro para o outro. O gráfico mostra também que, nos dois casos, as epidemias foram controladas. Indique qual curva corresponde à epidemia de cólera e qual corresponde à da gripe. Justifique sua resposta. (Sugestão: baseie-se na forma de reprodução desses diferentes seres vivos!)

1

122ªªQQuueessttããoo::..

Uma mulher consulta o médico para saber o risco de seu filho recém-nascido apresentar a doença de Chagas e informa que ela e o marido, ambos chagásicos, mudaram-se, há cinco anos, da zona rural para Goiânia e que a criança nunca saiu da cidade.

Esse recém-nascido corre risco de apresentar a doença de Chagas? Justifique sua resposta. Apresente três medidas profiláticas em relação à doença de Chagas.

1

133ªªQQuueessttããoo::..

Os vetores da malária são dípteros do gênero 'Anopheles'.

a) Um anófele adulto, que pela primeira vez em sua vida pica uma pessoa, pode transmitir-lhe malária? Por quê? b) Considerando o ciclo de vida dos insetos transmissores da malária e o tipo de ambiente em que as fases larvais

ocorrem, proponha uma medida de prevenção da doença.

1

144ªªQQuueessttããoo::..

A Inglaterra anunciou que meninas entre 12 e 13 anos poderão receber vacina contra o HPV (papilomavírus humano), que causa grande parte dos tipos de câncer do colo do útero, além do condiloma acuminado. Com base nessa informação, responda ao que se pede.

A

A

B

C

C

D

D

E

E

B

B

(5)

a) Cite dois métodos que podem impedir a contaminação por essa doença e ao mesmo tempo evitar uma gravidez não planejada.

b) Considerando a diversidade de opção sexual,vacinar apenas indivíduos do sexo feminino será uma medida eficaz para acabar com a transmissão da doença condiloma acuminado na população? Justifique.

a) A descoberta e a utilização de uma vacina para uma determinada doença é um grande avanço para a saúde pública. Porém, além das vacinas existe também o soro como forma de imunizar a população. Qual a diferença entre vacina e soro e qual é o mais indicado para uma situação na qual o antígeno já está no organismo?

b) O HPV é um vírus, e os vírus não são considerados como seres vivos por muitos cientistas. Qual a principal justificativa para não se considerar vírus como um ser vivo?

1

155ªªQQuueessttããoo::..

Na Ásia, é comum encontrarmos plantadores de arroz alternando suas plantações com pteridófitas que mantêm relação mutualística com cianobactérias filamentosas portadoras de heterocistos, para evitar a utilização de adubos químicos nitrogenados. Baseando-se em tal conhecimento, justifique a medida mediante a citação da função de tal célula.

1

166ªªQQuueessttããoo::..

Algas protistas com nome semelhante ao da índia da tirinha crescem normalmente em águas doce e salgada, principalmente quando existe poluição por matéria orgânica, sendo, por isso, excelentes indicadores de poluição das águas.

a) O termo alga refere-se a organismos autótrofos que não possuem tecidos verdadeiros. Se as euglenas são algas e produzem sua própria matéria orgânica, porque crescem nesses ambientes com poluição orgânica?

b) Apesar dessas algas ocuparem qualquer ecossistema aquático, existe uma diferença morfológica importante, quanto a uma organela citoplasmática, entre euglenas de alga doce e de águas salgadas. Que diferença é essa? Qual a sua função de tal organela?

1

177ªªQQuueessttããoo::..

Bactérias e fungos encontrados na natureza são agentes causadores de problemas para a saúde dos seres humanos.

Suponha a descoberta de uma droga com uma ação bactericida e fungicida extremamente eficaz e destituída de toxicidade para animais e plantas. Imagine que essa droga fosse espalhada por toda a superfície da Terra, causando assim a completa extinção de fungos e bactérias.

a) O que aconteceria com a produtividade primária (taxa de fotossíntese) dos ecossistemas? b) Justifique sua resposta.

Referências

Documentos relacionados

1. Todos os órgãos de comunicação social devem adotar um estatuto editorial que defina claramente a sua orientação e os seus objetivos e inclua o compromisso de assegurar o

Considerando-se que grande parte das propriedades rurais de Santa Rosa de Lima são da agricultura familiar, a área a ser recuperada em APPs ciliares será menor que a

A coadministração de eritromicina a voluntários sadios (18 a 43 anos de idade) não mudou significativamente a exposição sistêmica do anlodipino (22% de aumento na

Utilize o compartimento frigorífico apenas para guardar alimentos frescos e o compartimento do congelador apenas para guardar alimentos congelados, congelar alimentos frescos

tenha sido reduzido o número de candidatos empatados na posição de menos votado, relativamente à ronda de votação anterior, o desempate é feito através do voto de qualidade

“A associação mais simples para entender o que são esses equipamentos, e para que servem, é lembrar de brinquedos de controle remoto. O conceito é simples: com um controle

√ Caso o candidato não seja residente em São Paulo e esteja aqui hospedado, mesmo tendo encerrado a conta de hospedagem (check out), deixar a bagagem em guarda volume

Assim, têm-se, como variáveis de entrada para esse sistema, as seguintes propriedades pedológicas: porosidade total (PT), capacidade de campo volumétrica (CC), ponto de