• Nenhum resultado encontrado

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS E GESTÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS E GESTÃO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS E GESTÃO

(AEU-ISTEG)

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DOS

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO INSTITUTO

SUPERIOR DE TECNOLOGIAS E GESTÃO

(2)

PREÂMBULO

Uma associação de Estudantes é a mais adequada forma de congregação e organização dos estudantes para a realização dos seus interesses junto das autoridades competentes, universitárias ou não.

À luz da liberdade de associação consagrada na constituição da República de Moçambique, um grupo de estudantes criou, em Agosto de 2011, a Associação dos Estudantes Universitários do Instituto Superior de Tecnologias e Gestão, abreviadamente designada AEU-ISTEG, com a finalidade de prosseguir os legítimos interesses dos estudantes.

Havendo necessidade de tornar a AEU-ISTEG uma instituição organizada e eficiente, urge regulamentar o seu funcionamento, razão pela qual se apresentam os presentes estatutos.

Os estatutos definem os órgãos e membros da associação, as suas categorias e atribuições, clarifica a responsabilidade de todos os estudantes da Universidade na criação de condições básicas para o funcionamento da associação, implicando em primeira análise uma obrigatoriedade de um mais activo, consciente e responsável envolvimento de todos na identificação das preocupações colectivas e na busca de solução das mesmas.

(3)

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 1

(Denominação, Natureza e Fim)

1. A Associação dos Estudantes Universitários do Instituto Superior de Tecnologias e Gestão, abreviadamente designada AEU-ISTEG, é uma organização representativa dos estudantes do Instituto Superior de Tecnologias e Gestão, ISTEG.

2. A AEU-ISTEG é uma pessoa colectiva dotada de personalidade jurídica com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

3. A AEU-ISTEG é uma organização sem fins lucrativos constituindo-se essencialmente para representar e realizar os interesses dos estudantes vinculados juridicamente ao ISTEG.

Artigo 2

(Sede, âmbito e duração)

1. A AEU-ISTEG tem a sua sede na Reitoria do ISTEG, sita na Av. de Namaacha, No188,

Belo Horizonte, Boane, sendo as suas actividades de âmbito nacional.

2. A AEU-ISTEG constitui-se por tempo indeterminado e rege-se pelos presentes estatutos e pela lei.

Artigo 3 (Princípios)

A AEU-ISTEG rege-se pelos seguintes princípios: a) Valorização e defesa de ideais académicos; b) Independência e participação democrática; c) Igualdade e não discriminação;

d) Liberdade científica, tecnológica e artística. Artigo 4 (Objectivos) 1. A AEU-ISTEG tem os seguintes objectivos: a) Defender os interesses legítimos dos estudantes;

(4)

b) Dirigir e representar os estudantes em todas as manifestações e actividades académicas; c) Representar todos estudantes e coordenar a realização dos seus interesses;

d) Cooperar com os núcleos de estudantes dos diferentes cursos e desenvolver actividades conducentes a uma maior ligação entre os mesmos;

e) Desenvolver nos estudantes um espírito crítico e autocrítico e uma consciência participativa e interventora na gestão da vida universitária, nacional e internacional; f) Promover e incentivar nos estudantes a pesquisa e divulgação dos valores culturais,

científicos, tecnológicos e patrióticos;

g) Colaborar com o ISTEG na gestão dos espaços de convívio e outros afectos a actividades culturais, sociais e desportivas, e na acção educativa da universidade nos campos de formação humana, cultural e física dos estudantes;

h) Estabelecer e reforçar laços de cooperação com associações afins nacionais e estrangeiras, cujos princípios não contrariem os estabelecidos nos presentes estatutos; i) Promover a juventude e a moçambicanidade na sociedade.

2. Qualquer actividade a ser desenvolvida pelos núcleos dos cursos e grupos de estudantes a nível da Universidade e nas instalações desta, carece de anuência da AEU-ISTEG, antes da apresentação dos devidos pedidos de autorização de uso de espaço aos respectivos órgãos do ISTEG.

Capítulo II Dos Membros

Secção I

Dos Membros em geral Artigo 5

(Categorias) São categorias de membros da AEU-ISTEG as seguintes:

a) Efectivos; b) Honorários; c) Beneméritos.

Artigo 6 (Direitos)

Aos membros da AEU-ISTEG assistem os seguintes direitos: a) Assistir as sessões de trabalho dos órgãos da associação;

(5)

b) Apresentar aos órgãos de direcção da AEU-ISTEG sugestões e propostas sobre as actividades da associação;

c) Apresentar petições e reclamações aos órgãos da AEU-ISTEG; d) Consultar os documentos da AEU-ISTEG;

e) Recorrer contra os actos que considere lesivos à sua qualidade de membro e ao desenvolvimento da associação;

f) Receber o cartão de membro.

Artigo 7 (Deveres)

Aos membros da AEU-ISTEG cumprem os seguintes deveres:

a) Obedecer e fazer obedecer o estabelecido nestes estatutos, nos regulamentos, deliberações, resoluções e orientações dos órgãos da AEU-ISTEG;

b) Zelar pelo prestígio e bom nome da AEU-ISTEG. Secção II

Dos membros em especial Subsecção I Dos membros ordinários

Artigo 8 (Noção)

São membros efectivos da AEU-ISTEG todos os estudantes matriculados e inscritos no ISTEG. Artigo 9

(Direitos) O membro efectivo da AEU-ISTEG tem o direito de:

a) Eleger os titulares dos órgãos da AEU-ISTEG; b) Ser eleito para os diversos órgãos da AEU-ISTEG;

c) Ser designado para os cargos passíveis de ocupação por esta via; d) Exercer o direito de voto nas sessões da Assembleia-geral;

(6)

Artigo 10 (Deveres) São deveres dos membros ordinários:

a) Pagar, nos prazos estabelecidos, jóia e quotas para o funcionamento da associação; b) Desempenhar com zelo as tarefas que lhe forem incumbidas;

c) Comparecer e participar nos trabalhos da Assembleia-geral;

d) Acompanhar e colaborar nas actividades dos órgãos da AEU-ISTEG. Subsecção II

Dos Membros Honorários Artigo 11

(Noção)

A categoria de membro honorário é atribuída àquele cuja acção no plano moral e material tenha concorrido de forma relevante para a criação, prossecução e incremento dos fins da AEU-ISTEG.

Subsecção III Dos Membros Beneméritos

Artigo 12 (Noção)

A categoria de membro benemérito é conferida aos membros que material ou financeiramente contribuem para o bom andamento da AEU-ISTEG.

ARTIGO 13

(Qualidade de Membro Honorário e Benemérito)

A qualidade de membro honorário e benemérito é conferida por votação em Assembleia Geral sob proposta da Direcção Geral.

ARTIGO 14

(Admissão para Membros)

O pedido de admissão para membros ordinários da AEU-ISTEG é livre e carece de declaração de intenção, através de uma resolução do Conselho do Núcleo apresentada pelo respectivo Chefe.

Capítulo III Dos Órgãos

Secção I Generalidades

(7)

(Classificação) São órgãos da AEU-ISTEG:

a) O Presidente;

b) A Assembleia-Geral (AG); c) A Direcção Geral (DG); d) O Conselho Fiscal (CF); e) O Conselho dos Núcleos (CN).

Secção II

Do Presidente da AEU-ISTEG Artigo 16

(Duração do mandato) 1. O mandato do presidente da AEU-ISTEG é de dois anos. 2. O presidente da AEU-ISTEG só pode ser reeleito uma vez.

Artigo 17 (Competências)

Compete ao presidente da AEU-ISTEG no exercício das suas funções:

a) Dirigir a AEU-ISTEG e representá-la dentro e fora da universidade, bem como em juízo; b) Designar e destituir o vice-presidente, ouvido a DG;

c) Designar e destituir outros membros da DG;

d) Tomar medidas necessárias para a elaboração dos planos, dos orçamentos e dos relatórios da associação;

e) Garantir a harmonização no funcionamento dos órgãos da AEU-ISTEG; f) Executar e fazer executar as deliberações dos órgãos da AEU-ISTEG; g) Empossar a mesa da AG.

(8)

Da Direcção Geral Artigo 18 (Noção e composição)

1. A Direcção Geral (DG) é o órgão executivo da AEU-ISTEG. É composto pelo presidente da AEU-ISTEG, pelo vice-presidente, por 1 (um) secretário-geral, 1 (um) tesoureiro e 7 (sete) chefes dos departamentos, designadamente:

a) Departamento de Assuntos Académicos; b) Departamento de Assuntos Sociais; c) Departamento de Cultura e Recreação; d) Departamento de Desporto;

e) Departamento de Relações Públicas e Representação; f) Departamento de Informação;

g) Departamento de Planificação e Finanças.

2. A DG é sempre constituída por um número ímpar de titulares, devendo ter no mínimo 11 (onze) membros e no máximo 21 (vinte e um).

3. A DG é presidida pelo presidente da AEU-EM que dispõe de voto de qualidade. 4. A DG reger-se-á por um regulamento interno.

Artigo 19 (Sessões) 1. A DG reúne em sessões ordinárias e extraordinárias. 2. A DG reúne ordinariamente uma vez por quinzena.

3. Sempre que necessário, por iniciativa do presidente, a requerimento da maioria dos seus membros ou a pedido do Conselho Fiscal, poderá haver lugar a sessões extraordinárias.

CAPÍTULO IV Património

Artigo 20 (Composição)

O património da AEU-ISTEG é o conjunto de bens e direitos que lhe estão ou sejam afectos por entidades públicas ou privadas, sejam elas nacionais ou estrangeiras, para a prossecução dos objectivos estabelecidos nos presentes estatutos, ou que por outro meio sejam por ela adquiridos, incluindo a Jóia e a Quotização, cujos valores serão definidos pela Assembleia Geral.

(9)

(Jóia)

No acto da inscrição na AEU-ISTEG, o estudante paga a Jóia, como resultado da admissão na Associação, cujos interesses na Universidade serão representados e defendidos pela AEU-ISTEG.

Artigo 22 (Quotização)

Os estudantes membros da AEU-ISTEG pagam, mensalmente, um valor monetário correspondente à quota para o funcionamento base da associação.

CAPÍTULO VI Incompatibilidades

Artigo 23 (Enumeração)

1. Os cargos de presidente da AEU-ISTEG, membro do Conselho Fiscal e da Mesa da Assembleia Geral são incompatíveis.

2. Os cargos de membro da Direcção-Geral, Conselho Fiscal e da Mesa da Assembleia Geral são incompatíveis.

Artigo 24

(Exercício Social, Balanço e Prestação de Contas) 1. O exercício social da AEU-ISTEG coincide com o ano civil.

2. O balanço e a verificação de contas fecham no fim de cada semestre e carecem de aprovação da Assembleia Geral, reunida em sessão Ordinária.

Artigo 25

(Dissolução, Liquidação e Destino de Bens)

Quanto à presente matéria, a AEU-ISTEG rege-se nos termos do ordenamento jurídico vigente em Moçambique.

Artigo 26 (Símbolos e Bandeira)

Os Símbolos e a Bandeira da AEU-ISTEG são aprovados pela Assembleia Geral sob proposta da Direcção Geral.

(10)

Capítulo III

Disposições Finais e Transitórias Artigo 27

(Omissões)

Em todos os casos omissos, observar-se-ão todos os dispositivos legais aplicáveis, no respeitante a pessoas colectivas.

Aprovados no Belo Horizonte, Boane, pela Assembleia Constitutiva da AEU-ISTEG aos de Agosto de 2011.

(11)

ANEXO

TABELA DA JÓIA E QUOTA MENSAL EM METICAIS

NÍVEL JÓIA QUOTA

A 250,00 MT 100,00 MT

Referências

Documentos relacionados

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

6.54- Valor médio de cobre e seu desvio padrão, em µg.cm-2, e coeficiente de variação, em %, para as faces, considerando o factor sectores da rampa e sua interacção com as versões

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

Medição de Radiação Térmica com Modulador Sigma-Delta Termoresistivo Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica - Valter Rosa - UFBA-SET2016.. Figura 4.9 Foto da bancada de testes

Na fabricação dc óleos e águas para toucador offerece-se um novo campo de trabalho para a mulher o para a criança, essas duas forças que em todos os gran- dos

Neste documento, deverá constar que o programa é credenciado pela CNRM/MEC, o número de credenciamento pela CNRM, a data do início e do término da residência

Os dados de incidência foram obtidos do RCPB de Fortaleza a partir do sistema basepopWeb (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, 2010), sendo coletados: o número de casos novos