• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA (FIC)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA (FIC)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE

FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA

(FIC)

Instalador e Reparador de Redes

de Computadores

Florestal 2014

(2)

Reitora da Universidade Federal de Viçosa

Nilda de Fátima Ferreira Soares

Pró-Reitor de Ensino

Vicente de Paula Lelis

Diretor Geral do Campus UFV-Florestal

Antônio César Pereira Calil

Diretor Administrativo

Rogério Duarte Torres

Diretora de Ensino

Poliana Flávia Maia

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus UFV-Florestal

Marco Antônio de Oliveira

Diretor de Extensão e Cultura do Campus UFV-Florestal

Fernando de Souza Bastos

Coordenador Geral do Pronatec do Campus UFV-Florestal

Fernando de Souza Bastos

Coordenador Adjunto do Pronatec do Campus UFV-Florestal

José Carlos Baffa Júnior

Supervisão Pedagógica

(3)

1 – Dados da Instituição

CNPJ 25944455000196

Razão Social UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA -

UFV

Endereço Rodovia LMG 818 KM 06

Cidade/UF/CEP Florestal/MG/35690-000

Site da Instituição www.caf.ufv.br

2 – Dados gerais do curso

Nome do curso Instalador e Reparador de Redes de

Computadores

Programa PRONATEC

Eixo tecnológico Informação e Comunicação

Características do curso Formação Inicial e Continuada

Número de vagas por turma 40

Frequência da oferta conforme demanda

Carga horária total 200 horas

3 – Justificativa

Atualmente, a computação está presente no cerne das tecnologias inovadoras que vêm promovendo a revolução da informação e o advento da nova economia. Ao considerar o cenário econômico mundial, percebe-se que poucas indústrias demonstraram nos últimos anos um crescimento tão significativo quanto a indústria de Tecnologia da Informação (TI).

A carência de recursos humanos é mais sentida em pólos de TI que experimentaram crescimento acentuado nos últimos anos, mas já pode ser percebida como uma tendência em quase todo o país. Assim, é fundamental que sejam adotadas medidas urgentes para eliminar esta deficiência. Essa carência já pode ser percebida como uma tendência em quase todo o país. Segundo informações da Softex, em 2008, 96% das empresas de TI do Brasil tinham dificuldade em recrutar mão de obra com perfil desejado. Além disso, 86% das empresas possuíam vagas abertas. Ainda segundo a pesquisa da Softex, a demanda por mão de obra na área cresce a uma taxa de 12% ao ano.

(4)

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a indústria de software vem demonstrando características expressivas de desenvolvimento. Tanto as entidades representativas do setor como as entidades a ele ligadas, e também as empresas, acreditam em um crescimento substancial do setor para os próximos anos.

Na região há uma concentração de empresas do setor de informática. A oportunidade de desenvolvimento existe, todavia, se ações concretas não forem tomadas para aproveitá-la, corre-se o risco da defasagem tecnológica das empresas locais além da perda de mercado. Com isso, faz-se necessário a constante formação de recursos humanos qualificados. Analisando esse cenário promissor, e considerando o know-how e experiências em educação acumulada ao longo dos anos, a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal - CEDAF, unidade vinculada à Universidade Federal de Viçosa, está contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de recursos humanos para o setor, com o Curso FIC de Instalador e Reparador de Redes de Computadores do eixo tecnológico Informação e Comunicação, através do PRONATEC.

4 – Objetivos do curso

Formar profissionais aptos a montar, instalar, configurar e reparar componentes de hardware e software de redes de computadores.

5 – Público-alvo

I - estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;

II - trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;

III - beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda entre outros que atenderem a critérios especificados no âmbito do Plano Brasil

(5)

sem Miséria;

IV - pessoas com deficiência;

V - povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; VI - adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;

VII - públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Formação; e

VIII - estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

6 – Perfil profissional e áreas de atuação

O profissional instala e realiza manutenção em infraestrutura física, sistemas operacionais cliente e equipamentos ativos de rede. Trabalha sob a supervisão técnica, seguindo normas e procedimentos de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental.

O profissional pode atuar em empresas de informática ou em qualquer empresa que possua computadores, sendo responsável pela instalação e manutenção preventiva e corretiva da infraestrutura de rede.

7 – Pré-requisito e mecanismo de acesso ao curso

Para participar do curso o estudante deverá ter no mínimo o Ensino Fundamental completo e o acesso será realizado através da indicação das demandantes e do

cadastro reserva dos alunos no Sistec - Sistema Nacional da Informação da Educação Profissional e Tecnológica.

(6)

8 – Matriz curricular

O curso poderá ter o acréscimo de 50% além da carga horária mínima prevista no Guia Pronatec de Cursos Fic, de acordo com o artigo 44 da Portaria 168, de 7 de março de 2013. Essa carga horária extra, será usada de acordo com a necessidade de cada turma, com a finalidade de suprir conhecimentos prévios e pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do conteúdo programático do curso. A carga horária adicional será um reforço escolar, realizado através de aulas de português e matemática, empreendedorismo ou outra área que e fizer necessária.

EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação

Componentes Curriculares Carga Horária

(horas relógio)

Sequência dos módulos

Informática Básica 16 1º

Instalação e Configuração de Sistemas Operacionais 40 2º

Configuração de Redes 64 3º

Cabeamento Estruturado 32 4º

Configuração de Servidores 32 5º

Segurança em Redes de Computadores 16 6º

(7)

9 – Componentes curriculares

Disciplina /Ementa Carga Horária

(horas relógio)

Sequência dos módulos

Métodos e estratégias pedagógicas

Informática Básica: Introdução e Processamento de Dados. Breve histórico dos microcomputadores. Conceitos de Hardware e Software. Composição do micro computador. Periféricos: entrada, saída, entrada/saída, armazenamento. Unidade Central de Processamento (CPU). Hardwares típicos de um computador.

16 1º Teoria: Utilização de aulas

expositivas e debates sobre os temas propostos com utilização de materiais didáticos como projetor multimídia, textos e exercícios.

Prática: Utilização de computadores e materiais como cabos de rede, bastidores, conectores de rede. As aulas práticas contam também com equipamentos como multímetro, kit de

ferramentas, testadores de cabo, roteadores, servidores de impressão.

Teoria: Utilização de aulas expositivas e debates sobre os temas propostos com utilização de materiais didáticos como projetor multimídia, textos e exercícios.

Prática: Utilização de computadores e materiais como cabos de rede, bastidores, conectores de rede. As aulas práticas contam também com equipamentos como multímetro, kit de

ferramentas, testadores de cabo, roteadores, servidores de impressão.

Instalação e Configuração de Sistemas Operacionais: Conceitos e história de

sistemas operacionais. Operacionalização do sistema Windows.

Instalação e configuração do sistema operacional Windows. Gerenciamento e segurança de arquivos e pastas no sistema operacional Windows. Conceitos e fundamentos e normas de segurança, saúde e higiene no trabalho. Conceitos e características do Linux.

Instalação e configuração do sistema operacional Linux. Gerenciamento e segurança de arquivos e pastas no sistema operacional Linux. Instalação e configuração de softwares aplicativos.

40 2º

Configuração de Redes: Introdução a

Redes. Protocolos: Fundamentos. Ethernet. Wi-Fi (IEEE 802.11). Repetidores e Hubs. Pontes e Switches. Roteadores. Montagem física. Compartilhamento de arquivos. Compartilhamento de impressoras.

64 3º

Cabeamento Estruturado: Cabo Coaxial.

Par Trançado. Fibra Óptica. Noções de projeto de cabeamento para rede interna estruturada (NBR 14565).

32 4º

Configuração de Servidores: Montando

Servidores DNS. Montando Servidores Web. Montando Servidores de Banco de

(8)

10 – Metodologia de ensino

A metodologia utilizada para ministrar as aulas e avaliar os alunos será através de aulas expositivas, participativas e dialogadas sobre conceitos, exercícios e vivências, práticas individuais e em grupo, interação com profissionais da área, vídeos demonstrativos, dinâmicas, seminários, simulações, exposição de exemplos práticos e rotineiros, buscando a aprendizagem e interação constante dos educandos.

Cada professor deverá elaborar o plano de ensino de sua respectiva disciplina, com base nos objetivos e na ementa disponibilizada neste PPC.

11 – Avaliação do processo de ensino e aprendizagem

A avaliação do curso será feita de maneira contínua e permanente no ambiente escolar, durante todo o período de aprendizagem. Assim contribuindo para um melhor desempenho, onde podemos resolver problemas e falhas no decorrer do processo ensi-no-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades dos alunos. Os procedimentos de avaliação do curso serão realizados e definidos de comum acordo entre a coordenação e a orientação dos cursos de Formação Inicial e Continuada. Todo o material produzido em aula será avaliado, assim como o envolvimento e a participação dos alunos com as atividades propostas. Além disso, para ser considerado aprovado o estudante deve obter pelo menos 75% de frequência sobre o total da carga horária do curso.

Dados. Montando Servidores de E-mail.

Segurança em Redes de Computadores:

Acesso Físico. Senhas. Prevenção. Aplicações Web. Procurando por Falhas de Segurança em seu Website. Firewall. IDS (Intrusion Detection System).

16 6º

(9)

12 – Bibliografia

BIBLIOGRÁFIA BÁSICA

SILVA, A. E., SILVA, D. C. C., PATTA, M. Redes de Computadores. Apostila do programa etec. UNIMONTES, 2011.

Material didático preparado pelo professor.

BIBLIOGRÁFIA COMPLEMENTAR

VASCONCELOS, L. Manual Prático de Redes. Editora LVC. 2007. MORIMOTO, C. E. Redes: Guia prático. Sul Editores. 2011.

13– Infraestrutura

A UFV-Florestal oferece os cursos, Técnico em Informática e Bacharelado em Ciência da Computação. Dessa forma, possui os laboratórios de informática e equipamentos necessários ao oferecimento do curso Os principais itens de infraestrutura necessários ao curso são:

Infraestrutura Quantidade Unidade

Biblioteca 01 Unid.

Multímetros 20 Unid

Kit de Ferramentas 20 Unid.

Switches 10 Unid

Servidores de impressão 10 Unid. Testadores de cabo 10 Unid.

Conectores RJ-45 100 Unid

Cabo de rede 100 Metros

Computadores 20 Unid

Alguns cursos poderão ser ministrados fora do campus, e em outros municípios, desde que cumpram o termo de parceria. Todos foram definidos e vistoriados pelos coordenadores do PRONATEC, e que de acordo com este termo, são limpos, organizados e apropriados, com salas de aula e laboratórios, para a condução das atividades teóricas e práticas das diversas disciplinas, durante o período de realização dos cursos.

(10)

14 - Certificação

O Certificado de conclusão será emitido ao término do curso, desde que o estudante esteja aprovado. A Direção de Extensão e Cultura(DXT) do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa emitirá o certificado.

15 - Referências Bibliográficas

BRASIL. Guia PRONATEC de Formação Inicial e Continuada 2012. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/fic/>. Acesso em 01 abr. 2013.

Referências

Documentos relacionados

1.º Aprovar, Ad referendum do Conselho Superior, o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Informações Turísticas em

O Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Espanhol Básico baliza-se na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, bem como nas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, com implantação iniciada 2007, como parte do programa de expansão da Rede Federal de

Em razão das informações expostas acima, a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal – CEDAF, vinculada à Universidade Federal de Viçosa, vêm

2 - Nas suas ausências, faltas ou impedimentos, a suplência do encarregado de Secção da Sala é assegurada pelo cabo da classe da taifa (TFD) da outra bordada da Sala. 3 -

O curso de AGENTE DE DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA visa atender essa demanda procurando capacitar profissionais com a capacidade de articular os atores e organizações em

Além daqueles previstos em lei como de competência exclusiva do conselho de administração, a prática dos seguintes atos e a concretização das seguintes operações pela

- Compreender a modelagem através do Sistema Cartesiano, tanto para costura sobmedida como para artigos de malharia e tecido plano do Vestuário, sendo