• Nenhum resultado encontrado

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CREA-ES

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E

AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO

CREA – ES

(2)

Mensagem do Presidente

O Crea-ES tem como propósito a defesa e o desenvolvimento da sociedade por

meio do aperfeiçoamento e da fiscalização preventiva e corretiva do exercício das

profissões da área tecnológica, assegurando a aplicação correta, legal e ética dos

conhecimentos e serviços dessas áreas.

Comprometido com a construção de um mundo melhor e mais sustentável, o

Crea-ES é signatário da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU desde 2011. Com isso,

nosso Conselho além de resguardar o interesse público e a ética no exercício de

nossas profissões, respeita os direitos humanos, as relações de trabalho e o meio

ambiente, além de combater toda a forma de corrupção.

Esta adesão refletiu diretamente na realização de ações de conscientização do

corpo funcional em relação às quatro grandes áreas abrangidas pelos dez

princípios do Pacto Global: direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente

e combate a corrupção.

Em atenção ao compromisso assumido, apresentamos a Comunicação de

Engajamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo

(Crea-ES) referentes ao ano de 2016.

Engenheiro Agrônomo Helder Paulo Carnielli

Presidente do Crea-ES

(3)

SUMÁRIO

A ORGANIZAÇÃO

...

a) Descrição da organização b) Sociedade

c) Outras partes interessadas d) Aspectos relevantes

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

...

SOCIEDADE

...

a) Tratamento dos impactos sociais e ambientais ... b) Identificação e análise dos requisitos legais aplicáveis, relativos a questões socioambientais ... c) Consumo de recursos renováveis ...

PESSOAS

...

a) Organização do trabalho ... b) Seleção e contratação ... c) Identificação da necessidade de capacitação da força de trabalho ...

(4)

A ORGANIZAÇÃO

a) Descrição da Organização

O Crea-ES, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo, é o maior Conselho de fiscalização profissional do Espírito Santo, responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais e Agrícolas de nível médio. Vinculado ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que é a instância superior de regulamentação das profissões abrangidas, foi instituído em 16 de dezembro de 1977, pela Resolução nº 251, com fundamento na Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, na forma estabelecida pelo Decreto Federal nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, para exercer papel institucional de primeira e segunda instâncias no âmbito de sua jurisdição.

A instituição, dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede e foro na cidade de Vitória e jurisdição no Estado do Espírito Santo, é composta pelo Plenário (representado pelas instituições de ensino superior e pelas entidades de classe de nível superior, cujo terço é renovado anualmente), Câmaras Especializadas, Comissões, Grupos de Trabalho, Presidência, Diretoria e Inspetorias e tem como atribuições registrar, fiscalizar, controlar, orientar e aprimorar o exercício das atividades profissionais da área tecnológica, em seus níveis médio e superior.

O Crea-ES tem como propósito a defesa e o desenvolvimento da sociedade por meio do aperfeiçoamento e da fiscalização preventiva e corretiva do exercício das profissões da área tecnológica, assegurando a aplicação correta, legal e ética dos conhecimentos e serviços dessas áreas. Na cidade ou no campo, o Crea-ES está sempre presente para garantir a qualidade das obras e serviços que devem ser realizados mediante a contratação de profissionais habilitados.

Além de sua função legal, a instituição busca também defender a sociedade contra os riscos a que estaria exposta pelo exercício das profissões regulamentadas por leigos, bem como pelo mau desempenho dessas por profissionais habilitados, desempenhando também atividades de valorização profissional. b) Sociedade

O Crea-ES se relaciona com toda a sociedade do Estado do Espírito Santo. Os processos e instalações da organização não geram nenhum impacto negativo à sociedade, pois devido à sua característica é estritamente administrativo.

A sociedade tem como principal necessidade que as suas solicitações possam ser atendidas e como expectativa que o Conselho seja cada vez mais eficaz e abrangente na sua atuação como órgão de fiscalização.

c) Outras partes interessadas

A transparência e a integração com os diferentes públicos ligados ao Conselho são destaques na gestão do Crea-ES. As partes interessadas, que impactam ou são impactadas de alguma forma, são responsáveis em identificar necessidades e linhas de atuação bem como as oportunidades de melhoria para a intensificação das ações voltadas à valorização das profissões das Engenharias, Agronomia e Geociências.

d) Aspectos relevantes

O principal aspecto relevante a ser considerado é que, por ser um ente da Administração Pública, o Conselho deve observar os Princípios Constitucionais. Dentre eles destacamos: impessoalidade, publicidade e legalidade. Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei expressamente autoriza. A lei para o administrador público significa “deve fazer assim”.

Neste sentido, todas as aquisições efetuadas para a manutenção dos seus processos organizacionais são baseadas na Lei 8666/93 que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, podendo em alguns casos restringir ou interferir numa melhor gestão destes processos.

(5)

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

Visão

Ser referência para a sociedade, para os profissionais e empresas na prestação de serviços de qualidade e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Missão

Ser uma instituição pública que contribui para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, assegurando à sociedade que o exercício da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia seja desempenhado por profissionais e empresas legalmente habilitados.

Negócio

Registrar, Orientar e Fiscalizar o Exercício das Profissões da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em níveis médio e superior, regulamentadas pelo Sistema Confea/Crea, no âmbito do Espírito Santo.

Política de Qualidade

Participar do desenvolvimento da sociedade, orientando e fiscalizando o cumprimento da legislação e da ética nas atividades de Engenharia, Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, com vistas à valorização profissional, à qualidade e à segurança das obras/serviços, à qualidade de vida da população e à melhoria contínua dos processos de trabalho do Crea-ES.

(6)

SOCIEDADE

a) Tratamento dos impactos sociais e ambientais

O Crea-ES é uma organização pública que, pela característica de sua atividade, não gera efluentes, poluição atmosférica, dejetos ou qualquer outro tipo de resíduo impactante. Desta forma não há impactos à segurança e saúde dos usuários e da população causados pela organização em decorrência de seus produtos, processos e instalações. O resíduo gerado pelas atividades desenvolvidas são apenas os relacionados com atividades administrativas. E, a conscientização e cooperação dos servidores são a base para minimizar estes resíduos.

Ações de conscientização estão sendo realizadas desde 2012 e muito já se avançou no tocante a racionalização do uso de materiais, como por exemplo:

- uso do verso da folha para nova impressão ou uso como rascunho;

- mudanças nas rotinas substituindo a impressão por consulta on line e validação pelo próprio funcionário; -ampliação de produtos e serviços disponibilizados on line;

-uso consciente da energia elétrica através de ações como o comprometimento de apagar as luzes do ambiente ao sair e desligamento do monitor nos horários de intervalo;

- produção e disponibilização de material informativo em meio on line, descartando a impressão; - redução de materiais entregues aos participantes em eventos;

- adoção de material institucional padrão a ser utilizado em eventos;

- uso de meio eletrônico e mídias sociais para a divulgação de eventos, descartando assim a impressão de cartazes e folders específicos;

- adoção de digitalização e gestão eletrônica de documentos.

b) Identificação e análise dos requisitos legais aplicáveis, relativos a questões socioambientais

Em função da natureza do Crea-ES, não há requisitos legais em questões ambientais a serem observados, bem como o Conselho não recebeu multas ou sanções não monetárias relativas a infrações de leis ambientais.

Um requisito legal na questão social aplicável é a não contratação de menores, salvo na condição de aprendiz, situação que é cobrada também dos prestadores de serviço.

Vale destacar que nenhuma das atividades desenvolvidas no Crea-ES possui risco significativo de ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo.

As diversas relações de contratação do Conselho, tem a análise dos requisitos legais, regulamentares e contratuais feita pela Procuradoria Jurídica que é responsável pela análise dos editais, contratos, convênios e outros documentos, sempre buscando verificar se todos os requisitos estão sendo atendidos pelo Conselho antes de qualquer divulgação ou assinatura destes documentos.

c) Consumo de recursos renováveis

O desenvolvimento sustentável faz parte da Visão do Conselho, corroborando com as ações já implantadas e com a mudança de postura do corpo funcional para racionalizar o consumo de alguns recursos como o consumo de papel, de energia, de água e de copos plásticos.

Algumas ações implementadas:

- Uso de papel com permanente ação de conscientização para a redução, reuso e reciclagem; - Uso de notebook pelos Conselheiros e exclusão do envio do material das reuniões em papel;

- Adoção de distribuição de material em eventos somente o estritamente necessário; - Ampliação constante da oferta dos serviços on line;

- Alteração de procedimentos internos visando a informatização de várias atividades.

(7)

a) Organização do trabalho

A organização do trabalho é definida de acordo com o PCS – Plano de Cargos e Salários.

Os cargos são escalonados e ordenados pela exigência de escolaridade mínima para a ocupação do mesmo no momento da contratação. Para uma maior compreensão das tarefas e atividades de cada função, elas foram descritas e estão representadas por atividades operacionais e administrativas do Conselho. Os cargos e funções foram então alocados dentro das áreas no organograma de acordo com as necessidades apresentadas. Uma vez elaborado o PCS o mesmo foi implementado estando em vigor até os dias atuais.

Cada processo nas áreas tem definidas as responsabilidades específicas de cada função dentro daquele processo. Todas as áreas possuem seus Padrões de Processo Operacional e Procedimentos Operacionais Padrão publicados e divulgados para todo o Conselho e de acesso a todas as funções da estrutura organizacional.

Cada área do Conselho tem um gerente ou gestor responsável por conduzir o processo de melhoria com sua equipe e a participação das pessoas no processo de melhoria se dá de diversas formas.

b) Seleção e contratação

O processo de seleção e contratação no Conselho busca preencher as vagas para a realização das atividades que levam ao atingimento das metas e objetivos e se dá conforme a necessidade de reposição ou necessidade de aumento do quadro funcional, por realização de concurso público para o provimento de vagas.

c) Identificação da necessidade de capacitação da força de trabalho

O Crea-ES tem uma área específica para cuidar das ações de desenvolvimento e capacitação dos seus funcionários. O Setor de Recursos Humanos é responsável pela condução e gerenciamento destas atividades. Para o treinamento interno e treinamento externo os responsáveis pelas áreas deverão identificar as lacunas das competências existentes em relação às requeridas, voltadas diretamente ao trabalho que o funcionário executa, utilizando o resultado da avaliação de desempenho funcional; as habilidades e conhecimentos técnicos demandados da experiência profissional e pessoal desenvolvida no exercício da função; o resultado do realizado pelas equipes em relação às atividades que executam; novas metas de melhoria, projetos e diretrizes da presidência; descrição das atividades do cargo/função, contidas no PCS e portarias de delegação de competência e/ou atribuição de responsabilidade e/ou atividade; a Matriz de Capacitação individual ou da equipe; a revisão e implementação de novos procedimentos; e, treinamento dos novos funcionários por motivo de transferência/ remanejamento ou contratação.

Além disso, e como forma de incentivo à capacitação individual e ao desenvolvimento das pessoas, o Crea-ES oferece cursos e palestras de capacitação em diversas áreas, de forma gratuita, que são divulgados e atualizados constantemente na Internet. Neste caso não há obrigatoriedade de estar vinculado às suas funções podendo ser realizado por qualquer funcionário que demonstre interesse.

Referências

Documentos relacionados

Uma campanha de pesca na zona Ocidental Sul dirigida a moluscos bivalves foi realizada em Junho de 2014, tendo por objectivo a avaliação do estado de conservação dos

1 - O apoio financeiro referente aos projetos mencionados no Artigo 1º não ultrapassa o montante de € 10.000,00 (dez mil euros) por candidatura aprovada. 2 – Uma vez aprovada

$FDSRHLUDWDPEpPIRLSUDWLFDGDSRUPXOKHUHVQR5LRGH-DQHLUR%HOpP e possivelmente em Salvador, apesar de ser associada ao mundo masculino

Como as tradições orais também as tradições materiais são memória” (Cornnerton, 1993, p.45). Uma das grandes preocupações dos foliões de João pinheiro é o desinteresse

Para a construção do léxico, foi utilizado um processo colaborativo que pode ser estendido para a criação de léxicos de outros domínios, assim como a

Os tampões das entradas de conduíte não deverão ser removidos exceto no caso de instalações permanentes que usarão conduítes fornecidos pelo cliente, como necessário, para

A preparação das demonstrações contábeis da Companhia requer que a administração faça julgamentos e estimativas e adote premissas que afetam os valores

O tempo de serviço anterior será somado ao posterior para fins de composição do período aquisitivo de férias nos casos de licença para tratar de interesse particular de até