• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – LUSITANIAN ESCAPES, LDA (Guarda)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – LUSITANIAN ESCAPES, LDA (Guarda)"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)
(2)

Gesp.010.01

Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto

Instituto Politécnico da Guarda

R E L AT Ó R I O D E E S T Á G I O

RÓMU LO AUGUS TO B. C. S . C ABRA L

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESPORTOS DA NATUREZA

(3)

I

Ficha de identificação

Nome: Rómulo Cabral

Número de estudante: 5007545

Nome da Instituição: LUSITANIAN ESCAPES LDA Morada: Quinta da Pocariça nº28 r/chão Drt Código Postal: 6300-777

Localidade: Guarda Telefone: 271 223 178 Fax: 271 109 911

Estágio realizado entre: 2/07/2012 até 28/09/2012

Supervisor na Instituição: Ricardo Pereira

Docente/orientador na ESTG-IPG: Natalina Casanova

(4)

II

Agradecimentos

Nos agradecimentos queria agradecer a todas as pessoas que me apoiaram nesta etapa da minha vida por isso queria agradecer ao Ricardo Pereira por me ter dado esta oportunidade de poder estagia na sua grande empresa.

Também gostaria de agradecer a Catarina Gouveia e a Sabrina Santos por todo o apoio quem me deram durante este estágio, no fim também gostaria de agradecer a minha orientadora de estagio Natalina Casanova por toda a confiança que me deu durante este estagio.

(5)

III

Resumo do trabalho

A elaboração deste relatório surge na sequência da realização de um estágio, com a duração de 500 horas, na Empresa Lusitanian Escapes Lda, na Guarda.

Durante este estágio foi-me dada a oportunidade de por em pratica alguns conhecimentos que me foram ensinados durante estes 2 semestres.

Na minha opinião é muito mais importante ter experiência prática do que teórica dai achar que este estágio enriqueceu os meus conhecimentos em termos práticos, porque aprendi a preparar um evento, com toda a logística envolvida e, sendo assim, no terreno temos de ter a noção dos cuidados que devemos ter com o material e com os clientes e acima de tudo dar momentos de lazer ao cliente mas com segurança.

(6)

II

Índice

FICHA DE INDENTIFICAÇÃO………...

I

AGRADECIMENTOS……….

II

RESUMO DO TRABALHO ……….

III

INTRODUÇÃO ………..……….1

CARACTERIZAÇÃO SUMÁRIA DA INSTITUIÇÃO……….2

TRABALHO DESENVOLVIDO NO ESTÁGIO………..27

CONCLUSÃO………...28

BIBLIOGRAFIA ………29

(7)

1

1. Introdução

No seguimento deste relatório venho apresentar o que a empresa Lusitanian Escapes Lda pode proporcionar aos seus clientes e aos seus colaboradores demonstrado em todas às áreas em que esta envolvida a empresa, sendo que pela experiência que me proporcionaram foi muito positiva e vendo que esta empresa é empreendedora e com futuro no mercado pois estão sempre a procura de inovação.

Os meus objectivos com este estágio foram conseguir aprender o máximo de conhecimentos teóricos e práticos dentro das modalidades que eram proporcionadas pela empresa, e acho que nesse aspecto tirei o máximo de proveito.

Já em relação à motivação para este estágio era grande, pois sabia que iria encontrar modalidades que me interessam muito como por exemplo o paintball que foi uma das áreas abordadas mais vezes pelos clientes, sendo que todas as actividades realizadas durante o estágio tinham ligação directa com os Desportos De Natureza pois o paintball é realizado no meio natural e as moto 4 também embora as moto sejam um bocado mais prejudiciais para a natureza e tivemos canoagem onde os clientes tinham contacto com a àgua e com a paisagem da barragem do caldeirão, tive pena não ter tido possibilidade de abordar outro tipo de modalidades como a escalada e às caminhadas o parapente mas isso aconteceu devido aos clientes terem outro tipo de interesses.

(8)

2

Parte I – Caracterização do local de estágio

2. Caracterização sumária da instituição

Esta empresa localizasse geograficamente no distrito da guarda que é constituído por 31 224 habitantes, inserida no concelho homólogo com 712,11 km² de área 42 541 habitantes, subdividido em 55 freguesias.

De acordo com o certificado de registo ao nível dos Agentes de Animação Turística esta empresa apresenta um Certificado de Registo:

Identificação e tipo de empresa: Lusitanian Escapes Lda. Natureza Jurídica: Sociedade por Quotas

Denominação: Lusitanian Escapes Lda. Sede: Quinta da Pocariça nº 28 R/C

6300-777 Guarda

Distrito, Concelho e Freguesia da Guarda

Objecto Social: Promoção, organização e realização de actividades lúdicas,

recreativas, culturais, desportivas, e turísticas. Exploração e gestão de infra-estruturas desportivas, de lazer e turísticas. Comercialização de produtos regionais e artesanais. Animação Turística, nomeadamente passeios culturais, desportivos e desportos de natureza e radicais. Exploração e gestão de campos de férias. Elaboração de projectos e organização de acções de formação ligados ao desporto e aventura e animação.

(9)

3

Actividades que a empresa está autorizada a exercer

Animação Turística, paintball, tiro com arco, besta, zarabatana, tiro aos pratos, passeios todo-o-terreno, btt, orientação, passeios pedestres, históricos e fotográficos, rally-paper, pedy-paper, kartcycle, montanhismo, escalada, slide, moto 4, passeios a cavalo, de burro, golfe, jogos populares, jogos tradicionais, workshops artísticos, teambuilding, insufláveis e actividades gastronómicas. Operador marítimo-turístico Passeios de barco (embarcações dispensadas),canoagem, vela, windsurf, surf, canoying e jetski.

Ilustração 1- Logótipo Lusitanian Group

A empresa Lusitanian Escapes sediada na cidade da Guarda surge de uma ideia de negócio de Ricardo Pereira que com um Sócio, se associam e criam a empresa em 2006. Relativamente às sucursais tem uma sediada em Vila Nova de Famalicão.

Em 2007 dá-se o início de atividades (Inicio de Programas e Circuitos Turísticos), a Criação de Departamento de Animação e Eventos e a Criação de Departamento Animação Geriátrica. Em 2008 dá-se a saída de um dos sócios e entrada de um novo sócio por compra de cota, suscitando a criação de três novas marcas: INvents, Leform e Geriátriko. Desta forma, esta nova política veio beneficiar a

empresa a nível de crescimento e facturação.

A Lusitanian Escapes, centrou-se, inicialmente, na promoção turística da Região da Beira Interior. A missão da Empresa era a de proporcionar, aos seus Clientes, experiências novas e enriquecedoras no âmbito turístico, dando-lhes a possibilidade

(10)

4

conhecer o património histórico, cultural, gastronómico assim como as paisagens naturais únicas e tão características desta mesma região.

Atualmente tem como Visão ser um dos melhores e importantes Players no Portfólio de Negócios em que atua (Segmento Turístico e Eventos), diversificando a oferta de serviços para assegurar um crescimento sustentado. A Missão centra-se agora em gerir de forma profissional e numa ótica de internacionalização do Portfólio de Negócios (Segmento Turístico e Eventos), proporcionando ao maior número de pessoas, empresas e instituições um conjunto de soluções e serviços de excelência, de modo à maximização sustentável de valor.

(11)

5

Em termos de organização, a Lusitanian Escapes Lda encontra-se atualmente assim:

Organigrama de Marcas

Nestes organigramas podemos verificar todas às áreas onde a lusitanian an group está envolvida e as actividades que desenvolve em cada área .

Lusitanian Group (Central de Boas Vindas, Comunicação e Distribuição para as diferentes áreas de negócio).

GeriatriKo - Serviços de Geriatria e Gerontologia - Animação Geriátrica e Gerontológica - Venda de Equipamentos e Consumiveis Leform - Formação e Consultoria - Aluguer de espaço e equipamentos de Formação - Ateliers Artísticos - Venda de Material LUSITANIAN ESCAPES - Programas de Turismo e Lazer - Turismo Activo - Programas AIR - Programas Aqu - All Terrain - Campos de Férias - Lusitanian Bus INvents - Organização Produção e Concepção de Eventos e Espectáculos - Animação de Eventos - Aluguer de Equipamentos - Catering - Acções de Promoção e Marketing

(12)

6

Inerentes ao funcionamento da Lusitanian Escapes, encontram-se os seguintes princípios:

CLIENTE: A razão de ser. Esta empresa encontra-se permanentemente orientada para

o Cliente, procurando desenvolver produtos e serviços que garantam a sua motivação e satisfação;

VALORES: A forma de estar. Os comportamentos de todos os colaboradores devem

refletir os seguintes valores: Humildade, Honestidade, Determinação, Iniciativa e Trabalho de Equipa e Inovação;

CRESCER: O desafio. A Lusitanian Escapes pretende crescer contínua e

sustentadamente de forma a atingir grande notoriedade e presença internacional;

INOVAÇÃO, QUALIDADE E DIFERENCIAÇÃO: O lema. A inovação e a

qualidade dos seus serviços, são características únicas e diferenciadoras da empresa.

OPTIMIZAR E RACIONALIZAR RECURSOS: A filosofia de gestão. Aproveitar

ao máximo os recursos (internos e externos) disponíveis e racionalizar ao mesmo tempo os custos, é a base de sucesso;

SIMPLICIDADE: A forma de pensar e agir. Pensar e agir com simplicidade,

objetividade e clareza é condição essencial para atingir os objetivos a que se propõem;

NOTORIEDADE: A satisfação. O facto de esta empresa vir a ser reconhecida entre

uma das melhores é a melhor recompensa e o garante da continuidade;

COMUNICAÇÃO: Aberta, fluida e constante;

(13)

7

Investimento contínuo no ESPÍRITO DE EQUIPA e no alcance dos OBJETIVOS da empresa;

Constante procura de SOLUÇÕES e INOVAÇÕES;

Trato JUSTO, DIGNO e IMPARCIAL;

Alto nível de EXIGÊNCIA;

GESTÃO DE CARREIRA;

RAPIDEZ na resolução de problemas;

Cumprimento de todas as REGRAS e normas existentes;

(14)

8

No que concerne à Politica de Qualidade, a Lusitanian Escapes desenvolve a sua actividade, tendo como objectivo proporcionar aos seus Clientes a melhor qualidade e a satisfação nos serviços prestados. Neste sentido a Empresa definiu o seguinte:

 Assegurar que todos os seus colaboradores se encontram informados e motivados quanto à Política da Qualidade e cooperem na implantação da mesma;

 Promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores proporcionando-lhes a necessária formação, meios e responsabilidades, para que executem as suas funções de acordo com o padrão de desempenho definido;

 Estar atenta às exigências do mercado, no que respeita às expectativas dos seus Clientes, à identificação de novas áreas de negócio e à atualização tecnológica permanente;

 Observar os princípios gerais da prevenção da segurança, no sentido de promover um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus colaboradores;

 Cumprir os requisitos legais e normativos, em termos da Qualidade, Segurança, Higiene e Saúde, como forma de garantir as melhores condições para a prestação dos seus serviços; Garantir o cumprimento do Sistema de Gestão implementado, tendo como objectivo a Melhoria Contínua da eficácia e da adequação dos serviços que presta.

(15)

9

Com o intuito de pormenorizar as atividades desenvolvidas pela Lusitanian Escapes, apresenta-se o seguinte organograma:

Organograma das Actividades da Lusitanian Escapes

………

 O objectivo do estágio foi que ganhasse conhecimentos práticos e mais alguns conhecimentos teóricos em relação as actividades desportivas e em relação a outras áreas.

(16)

10

Parte II - Descrição das Actividades Desenvolvidas na Lusitanian

Escapes

Alguns obejctivos do estágio:

 Efectuar a ligação entre a prática e os conhecimentos adquiridos no Curso de Desportos de Natureza.

 Desenvolver ainda mais os meus conhecimentos pois tive a oportunidade de ver no terreno como se organiza várias modalidades e eventos e em vários terrenos onde as dificuldades vão variando de terreno para terreno.

 Ver como se trabalha numa empresa de dinamização desportiva e quais são os pros e contras dessas empresas.

 Enriquecer o curriculum pois ensina-nos a ver como é na realidade trabalhar nestas empresas e lidar com publico de várias faixas etária e com vários feitios.

(17)

11

Resumo de actividades

A seguinte tabela apresenta o resumo de actividades que foram realizados ao longo do estágio.

Tabela nº 1 – Resumo de actividades realizadas Semana Actividades desenvolvidas

1ª Semana

Conhecimento dos locais onde se iria realizar o estágio, manutenção dos marcadores de paintball,

despedida de solteiro com a monitorização de paintball.

2ª Semana

Monitorização de paintball,

Manutenção do material da empresa.

3ª Semana

Formação interna de moto 4, animação de insufláveis, jogos gigantes,

face painting,

modelação de balões,

enchimento de 100 balões com hélio.

4ª Semana

Monitorização de moto 4,

Preparação do equipamento de canoagem, Limpeza do insuflável,

distribuição de publicidade, formação interna de canoagem,

monitorização de moto 4 em circuito fechado, montagem de tendas em Fernão Joanes, animação infantil,

face painting,

modelação de balões,

monotorização de insufláveis.

5ª Semana

Monitorização de insufláveis,

inauguração do campo de paintball de Fernão Joanes.

6ª Semana

Animação infantil,

monitorização de insufláveis, modelação de balões,

paintball ,

manutenção do material utilizado nas actividades.

7ª Semana

Animação infantil,

monitorização de insufláveis, modelação de balões e paintball, face painting,

canoagem.

8ª Semana

Torneio de paintball.

9ª Semana

Canoagem,

Paintball,

(18)

12

10ª Semana

Manutenção dos materiais utilizados nas actividades.

11ª Semana

Estivemos quatro dias a fazer promoção da empresa e da região da Guarda em Salamanca.

12ª Semana

Manutenção de material utilizado para às actividades.

13ª Semana

Balanço do estágio.

Moto 4

O termo moto 4 é designado para definir um veículo motorizado, aberto, com quatro rodas. Este desporto surgiu para satisfazer o desejo de evasão e de libertação do stress do dia-a-dia. Através desta actividade, o praticante vive momentos de adrenalina e diversão num ambiente único e numa paisagem deslumbrante.

Para se realizar estes desporto é preciso que a mota de 4 rodas esteja em perfeitas condições para isso durante este estagio aprendi a fazer a manutenção das motas de 4 rodas onde aprendi que depois de cada actividade devemos dar sempre uma lavagem para a mota estar bem apresentada para o próximo cliente mas também devemos limpar a sujidade que a corrente tem e os filtros de ar para que a mota possa ter um melhor desempenho, na limpeza da mota utilizava um jacto de água para manter a corrente lubrificada utilizava produtos próprios já na limpeza do filtro foi preciso desmontar o filtro depois molhasse o filtro em um liquido especial onde vai tirar as impurezas todas depois desse processo estar realizado voltasse a motar o filtro na mota de 4 rodas. Já em relação a monitorização das motos de 4 rodas antes do cliente começar a andar explicamos-lhe o painel de funcionamento da mota onde lhe indicamos os locais da buzina do strater as luzes etc,depois disso ainda damos uma pequena formação inicial para ver se os clientes se sentem a vontade com a mota.

Para a realização deste desporto e indispensável o capacete e para segurança dos clientes devemos estar sempre aos clientes para ver se não se excedem nas “brincadeiras” com a mota e devemos disser aos clientes para obedecerem sempre as regras de transito.

As actividades que realizámos foram na parte inicial ensinarmos os clientes a virar para a esquerda e para a direita numa velocidade constante fazendo círculos depois de dominarem essa faze inicial ensinávamos a fazer o 8 também numa velocidade constante, esta actividade foi realizada 4 vezes onde os percursos foram realizados à volta a barragem do caldeirão dentro da cidade da guarda para mostrar os pontos de

(19)

13

interesse da cidade e no terreno da empresa sendo a faixa etária dos clientes compreendida entre os 12 e os 60 anos.

Foto 1- Imagem de fonte própria, motos de 4 rodas.

Canoagem

A canoagem é um desporto praticado em canoas e caiaques, em mar, rios, lagos; em águas calmas ou agitadas. Esta actividade utiliza equipamentos extremamente seguros. Através da prática deste desporto, os praticantes usufruem do contacto pleno com a natureza, o que faz com que estes se sintam livres e com uma sensação inexplicável. Assim, neste desporto podemos encontrar uma simbiose entre a natureza e a aventura. Para se realizar este desporto é preciso termos certo tipo de materiais como os kayaks capacetes, pagaias coletes para os clientes que vamos monitorizar.

Antes de se realizar qualquer tipo de actividade é preciso fazer a manutenção aos materiais que vamos levar neste caso na canoagem é relativamente fácil fazer a manutenção pois só necessitamos de ver se o material esta em condições e lavar os kayaks os capacetes e os coletes.

Já na monitorização antes de podermos levar os clientes para os kayaks e para dentro de água fazemos um pequeno aquecimentos para não haver qualquer tipo de lesão, ajudamos na colocação do equipamento necessário e mostramos aos clientes como se deve agarrar a pagaia depois dessa primeira explicação passamos para dentro de água onde com os clientes vamos-lhes ensinar como devemos abordar a água com a pagaia

(20)

14

para o kayak poder se deslocar para a frente e para trás, também ensinamos como se deve travar e virar, depois de ensinarmos isso vamos com os clientes dar uma volta para mostrar o local onde vão fazer canoagem.

Em relação às regras de segurança devemos estar sempre atentos aos clientes para ver se eles não se viram no kayak para ver se não se aproximam da zona de perigo que é a margem do local onde se faz a canoagem e devemos andar sempre perto dos clientes pois caso aconteça algo de errado para podermos socorrer depressa.

Esta actividade foi realizada 6 vezes onde o local era a barragem do caldeirão sendo a faixa etária dos clientes era entre os 15 e os 60 anos.

Foto 2- Imagem de fonte própria, material de canoagem.

Paintball

O paintball tem uma vertente bastante pedagógica, é um jogo de estratégia, comunicação e observação.

Jogado ao ar livre, em campos de floresta ou urbanos, estes jogos desenvolvem nas pessoas o espírito de equipa, responsabilidade individual, liderança e tomada de decisões sob pressão, exigindo reacções rápidas e pensamento estratégico.

Para se realizar este desporto precisamos de ter marcadores, loaders, botija de co2 e equipamentos de protecção como capacete de protecção luvas para a protecção das mãos e coletes e claro as monições que são bolas com pinta biodegradável.

Antes de se realizar qualquer tipo de actividade é preciso fazer a manutenção aos materiais que vamos levar,depois de qualquer actividade de paintball precisamos de

(21)

15

lavar todos os materiais sendo assim no equipamento de protecção lavamos para tirar a tinta que se encontra no material de protecção para nas próximas actividades possamos ver que está marcado ou não, já em relação ao marcador a manutenção é um bocado mais complexa pois os marcadores necessitam de ser lavados para se tirar a tinta já depois de secos temos de abrir o marcador para o podermos lubrificar os marcadores tem um óleo especifico não podendo ser qualquer tipo de óleo para se lubricar o marcador, depois de os marcadores estarem todos lubricados e montados temos de os testar para ver se tem algum tipo de fuga ou se não estão a funcionar, caso estejam todos a funcionar estamos prontos para a realização da actividade.

Já na monitorização antes dos clientes poderem começar a jogar uns contra os outros explicamos as regras de segurança onde dizemos que não podem disparar muito perto uns dos outro pois se dispararem muito perto podem-se aleixar e que durante os rounds nunca podem tirar a mascara de protecção, mostramos que o marcador tem uma pequena patilha onde o marcador se encontra travado para não disparar e que só se destrava quando o arbitro der inicio ao round também explicamos que o arbitro é soberano. Depois do brífingue inicial ajudamos os clientes a escolherem o material de protecção ideal para cada um e depois disso podemos levar os clientes para o campo de “batalha”.

Esta actividade foi realizada várias vezes onde tivemos que nos deslocar as várias aldeias como por exemplo a Freineda ou até Fernão Joanes sendo a faixa etária dos clientes era entre os 15 e os 50 anos.

(22)

16

Escalada

A escalada é um desporto que consiste num desafio de subida, em que os participantes têm de usar a coordenação de movimentos, força e flexibilidade com liberdade de decisão da direcção do percurso a seguir, numa constante conjugação de movimentos. Consiste em partir da base de uma rocha vertical ou estrutura artificial e chegar ao topo usando para isso as mãos e algum material específico. A escalada desportiva é uma prática que utiliza as técnicas e movimentos do montanhismo. Através da prática deste desporto, os praticantes vivem um momento de adrenalina inesquecível, abstraindo-se do stress do dia-a-dia.

Na falta de uma parede “natural” é montada uma parede/torre de escalada.

Na escalada não tivemos oportunidade de fazer pois não havia clientes que procurassem esta actividade.

(23)

17

Slide

Desporto que implica movimentos rápidos, que transmitam plenas sensações; é praticado em espaços amplos onde a liberdade total é uma constante. Este desporto consiste numa descida rápida, onde o praticante desliza por um cabo de aço esticado com algum declive, utilizando como suporte algum equipamento de escalada. Esta é uma modalidade utilizada para descer montanhas, prédios, árvores ou outros lugares que possibilitem a prática segura de slide.

Na escalada não tivemos oportunidade de fazer pois não havia clientes que procurassem esta actividade.

(24)

18

Rappel

É uma técnica ao alcance de todos, desde que cumpridas todas as regras de segurança indicadas e utilizando os equipamentos adequados. Apesar do controlo da descida ser efectuado pelo executante, em situações de iniciação ou com pessoas pouco experientes, é sempre possível efectuar o controlo e segurança do exterior através de um monitor, tornando assim esta prática perfeitamente segura.

No rappel não tivemos oportunidade de fazer pois não havia clientes que procurassem esta actividade.

(25)

19

Tiro ao Alvo

O tiro ao alvo é uma modalidade desportiva que envolve teste de precisão e velocidade. A prática desta modalidade requer treino e disciplina.

O tiro é um desporto que requer concentração, habilidade e forma física.

Pratica-se em zonas abertas, podendo ou não conhecer-se a distância a que se encontram os alvos. Este desporto pode ser praticado por ambos os sexos.

Nas regras de segurança deve se fazer uma zona de tiro em funil para ninguém passar a frente do alvo, já o atirador deve ter uma postura correcta para poder ter um tiro com sucesso no alvo.

No tiro ao alvo não tivemos oportunidade de fazer pois não havia clientes que procurassem esta actividade.

(26)

20

Parapente

O parapente é um aeroplano (aeronave mais pesada do que o ar), em cuja asa (inflável, semelhante a um pára-quedas, que não apresenta estrutura rígida), são suspensos por linhas, o piloto e possíveis passageiros.

Para a realização deste serviço é necessária a formação de um grupo.

A localização dependerá das condições climatéricas, podendo se realizar em Linhares da Beira, Aldeia Viçosa ou no Vale da Amoreira.

No parapente não tivemos oportunidade de fazer pois não havia clientes que procurassem esta actividade.

(27)

21

Mini Golfe

Consiste em arremessar, com ajuda de um taco, uma pequena bola ao longo de um percurso que termina num buraco. O Mini Golfe joga-se numa pista especificamente criada para o efeito. O objectivo do jogo é colocar a bola nesse buraco com o mínimo de tacadas possível. Para dificultar a tarefa, o trajecto até ao buraco pode incluir pequenos obstáculos e locais com relevo mais alto.

No mini golfe não tivemos oportunidade de fazer pois não havia clientes que procurassem esta actividade.

(28)

22

Passaremos agora a detalhar as actividades desenvolvidas pela marca INvents.

(29)

23

“Somos IN, INventivos, INquietos, INcansáveis, na Produção, Organização e Gestão de Eventos”. É o slogan publicitário desta marca.

No site e nas redes sociais, a INvents apresenta-se como o parceiro ideal na criação e/ou apresentação de eventos com os mais elevados padrões de qualidade, dedicando-se a diversificadas áreas:

 Organização de Eventos  Aluguer de Equipamentos

 Acções de Promoção e Publicidade  Assessoria em Comunicação e Imagem  Serviço de Catering

 Animação

 Team Building e Incentivos

No âmbito da organização de eventos, aluguer de equipamentos e animação; a INvents participa e organiza as mais diversas atividades, sendo exemplo disso as Festas de Aniversário, Animação de Festas e Eventos, assim como o Aluguer de Equipamentos.

(30)

24

Festas de Aniversário

 Insufláveis

Em relação aos insufláveis este equipamento é um equipamentos para manter as crianças entretidas, para se manter os insufláveis funcionais é preciso fazer uma limpeza depois de cada actividade que é para ir apresentável para a próxima actividade.

Em relação a monitorização é preciso ter atenção as crianças onde devemos ter sempre atenção a saída que é para as crianças não saírem de pé para não haver quedas, já dentro do insuflável devemos dizer as crianças que pode saltar mas que devem ter atenção às outras crianças para não se aleixarem, caso aja muita gente vamos rondando grupos de 6 crianças só podendo estarem durante 5 minutos dentro do insuflável.

(31)

25  Face Painting

Em relação ao face painting é constituído por tintas de água que são de fácil remoção, neste caso não posso comentar muito pois não tive experiência directa só vi a ser realizado mas pelo que me apercebi para se poder realizar face painting nas crianças é preciso pedir autorização aos pais para ver se, se pode fazer a pintura facial a criança também é preciso ter em atenção aos olhos das crianças e ir mudando a água onde se molha os pinceis para se pintar as crianças.

(32)

26  Modelagem de Balões

Para a realização da modelação de balões e necessário uma bomba e os balões, na modelação de balões aprendia a fazer quatro tipos de figura duas espadas uma espada normal e uma espada de pirata, um coração e flores em relação as dificuldades na modelação de balões é que depois de muito contacto com os balões às mãos começam a ficar secas e tornasse difícil fazer os nós nos balões em relação a abordagem das crianças é fácil pois as crianças ao verem a modelação dos balões eles próprios chegam lá e pedem para lhes fazermos algum balão.

(33)

27

3. Trabalho desenvolvido no estágio

Durante este estágio, tive oportunidade de aprender e de desenvolver aptidões em diversas modalidades desportivas, como:

- Monitorização de Motos 4, - Paintball, Escalda,

- Tiro ao alvo com zarabatana, - Canoagem,

- Modelação de Balões, - Monitorização de insufláveis.

Na Empresa onde estagiei não encontrei quaisquer dificuldades na progressão da aprendizagem, em contexto de estágio.

O grupo de trabalho em que me integrei era homogéneo, flexível, empreendedor. Trabalhávamos com espírito de equipa e mesmo em clima de camaradagem, o que, em caso de falha, essas faltas eram relevadas com compreensão, estima e

frontalidade..

Durante os eventos em que participei, existiram algumas dificuldades, nomeadamente no prender dos insufláveis em terrenos muito duros. Esta adversidade foi ultrapassada com a mudança para um terreno mais permeável.

Para mim, foi esta a única dificuldade que senti ao longo do meu estágio, reputando as restantes atividades em que participei de muito boas e graqtificantes.

(34)

28

4. Conclusões

Na minha conclusão acho que está parceria com a Lusitanian Escapes deve continuar e aproveitada por que nesta empresa deu para perceber quais são as dificuldades de uma pequena e média empresa e como nós queremos seguir um dia o mundo do trabalho na área do desporto já vamos com uma ideia das dificuldades que vamos encontrar e também vamos com a ideia de como se deve abordar o evento desde a preparação até ao final do evento.

Para mim este estágio foi enriquecedor para mim pois foram três meses onde aprendi muita coisa em relação a esta empresa e ao mundo de trabalho. O trabalho desenvolvido durante estes três messes de estágio foram vários desde a distribuição de publicidade para promover a empresa a logística e preparação dos eventos antes de se realizarem, como e normal nos primeiros tempos na empresa tive de aprender onde se encontravam os matérias necessários para poder preparar os materiais necessários para os eventos mas antes de se preparar qualquer evento a uma pequena parte que se deve realizar antes das actividades que é a manutenção dos materiais necessários para cada evento.Durante este estágio tive aprendizagem em monotorização de Motos 4, paintball em escalada em tiro ao alvo com zarabatana em canoagem em modelação de balões e monotorização de insufláveis.Em relação as dificuldades dentro da empresa não encontrei nenhumas pois não encontrei um grupo de trabalho mas sim camaradas onde todos tínhamos flexibilidade perante às falhas uns dos outros dai não encontrar dificuldade pois trabalhávamos em equipa, já durante os eventos foram encontrado algumas dificuldades como por exemplo não conseguir prender os insufláveis em terrenos muito duro mas a dificuldade foi ultrapassada com a mudança de terreno, para mim foi a única dificuldade que encontrei por que de resto achei que as coisas correram muito bem. Sendo que na minha opinião os meus objectivos pessoais foram cumpridos e acho que que estava-me a orientar no estágio fico com a consciência de dever cumprido pois deu-estava-me oportunidade de apreender tudo o que me pode ensinar.

(35)

29

5. Bibliografia

Cedido pela empresa:

 MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DO COLABORADOR - Formação Interna: I Módulo - “Técnicas Fundamentais de comportamentos e Práticas com o Público.”

 Diapositivos de E-Marketing da Docente Isabel Morais

 Apontamentos retirados nas aulas de Gestão de Vendas da Docente Teresa Vieira

(36)

30

6. Anexos- Todos os logótipos da Lusitanian an Group.

Logótipo Lusitanian Escapes

Logótipo INvents

Logótipo Leform

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, foi identificado nos documentos que com os avanços da municipalização a gestão local possibilitou a adoção de medidas visando aumentar o número de unidades de saúde

the web by other users discovering the content and linking to it. Much as synapses form in the brain, with associations becoming stronger through repetition or intensity, the web

Esta descrição surge justamente como exemplificação de uma sociedade não fetichista, uma sociedade, portanto, na qual são abolidas as categorias intrinsecamente fetichistas, a saber,

Produção de matéria seca da parte aérea do morangueiro em função das doses de nitrogênio mineral, para os tratamentos com crotalária e milheto... Avaliando a

E elas são tanto necessidades técnicas (aprender ofícios e funções) como necessidades operatórias, estratégicas, ou como mostrou Foucault, disciplinares, fruto do tipo

Detectar a dificuldade de implementação da Música na escola de Educação Básica, bem como as características do funcionamento das escolas do sudoeste do Paraná, nas quais cabe

The aim of this study was to investigate the effect of addition rates of contrasting feedstock and pyrolysis temperature-derived biochars on the enhancement of CEC of two