• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DE PRIMEIRA. O avivamento espiritual do século XVIII. Primeira Igreja Presbiteriana do Recife Recife, 07 a 13 de fevereiro de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DE PRIMEIRA. O avivamento espiritual do século XVIII. Primeira Igreja Presbiteriana do Recife Recife, 07 a 13 de fevereiro de 2021"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Recife, 07 a 13 de fevereiro de 2021

BOLETIM

DE

PRIMEIRA

imagem: wirestock

O avivamento

espiritual do

século XVIII

(2)

O AVIVAMENTO ESPIRITUAL DO SÉCULO XVIII

A Reforma protestante do século XVI é considerada por muitos como o maior avivamento espiritual desde o período dos apóstolos. É claro que essa designação é contestada por alguns, mas, da nossa perspectiva do que seja um avivamento bíblico, a classificação está correta. Infelizmente, como acontece com todos os avivamentos, depois de 40 anos o fervor e o zelo espirituais da Reforma arrefeceram, e aquilo que começou como avivamento continuou como movimento e depois se dividiu em muitas denominações.

O declínio espiritual começou a operar outra vez nas igrejas que historicamente tiveram sua origem na Reforma e teologicamente eram comprometidas com as Escrituras. Contudo, pela graça de Deus, muitos avivamentos espirituais aconteceram nessas igrejas em várias partes do mundo, alguns com efeito local e outros com dimensões bem maiores. Todos eles traziam as características que temos estudado até agora, ou seja, a busca da glória de Deus; a ênfase nas doutrinas da graça; a centralidade da pregação bíblica; quebrantamento e arrependimento de pecados; despertamento dos crentes para as realidades espirituais, para missões e evangelização, para a prática dos exercícios espirituais; e conversões em grande número entre os incrédulos, impactando a sociedade ao redor. Aqui quero destacar o grande despertamento” acontecido no século XVIII tendo como sede a cidade de Northampton.

O DECLÍNIO ESPIRITUAL

Esse avivamento espiritual aconteceu no século XVIII, nas 13 colônias britânicas que deram origem aos Estados Unidos da América. Essas colônias tinham recebido uma enorme influência dos reformados holandeses e dos puritanos ingleses, que tinham vindo procurar refúgio das perseguições católicas na Europa.

As igrejas das colônias eram de linha reformada nessa época. Entretanto, apesar do fervor espiritual inicial de seus fundadores, com o tempo o esfriamento para com as coisas de Deus se estabeleceu nas congregações. Boa parte dos pastores também havia declinado na fé. As disputas teológicas, a ortodoxia morta, além das guerras incessantes e o crescimento das colônias, tudo isso colaborou para que as igrejas entrassem num estado de letargia espiritual.

Porém, através do ministério de vários pastores, avivamentos começaram a ocorrer nas colônias. Os pastores mais conhecidos dessa época são William e Gilbert Tennent, Theodore Frelinghuysen, Samuel Davies e Jonathan Edwards, o mais destacado dentre eles.

O PRIMEIRO AVIVAMENTO EM NORTHAMPTON

Durante o seu ministério na igreja congregacional de Northampton, Massachusetts, Boletim Dominical nº 06 ano 143 07 de fevereiro de 2021 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878

(3)

Pastoral

B D │ 07 fevereiro 2 021 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

2 |

Pastoral

Edwards viu dois reavivamentos espirituais acontecerem na sua igreja, com grande impacto na cidade. O primeiro (1735-1737) começou durante uma série de mensagens que ele pregou sobre a justificação pela fé. O Espírito de Deus começou a agir de forma poderosa entre os membros da congregação e os habitantes da cidade. Nas palavras do próprio Edwards, “na primavera e no verão seguintes de 1735, a cidade parecia estar cheia da presença de Deus: nunca esteve tão cheia de amor e de alegria”. Houve centenas de conversões na cidade e muitos cristãos professos saíram de seu torpor espiritual para uma vida de comunhão e testemunho.

O SEGUNDO AVIVAMENTO EM NORTHAMPTON

Após um tempo, o movimento pareceu arrefecer, quando, de novo, o Espírito de Deus começou a agir (1740-1742). Tudo indica que a chegada do pregador inglês George Whitefield a Northampton, a convite de Edwards, muito colaborou para que as chamas do avivamento fossem outra vez inflamadas. Multidões buscavam as igrejas, sob convicção de pecado e querendo a Cristo. As igrejas foram despertadas, os cultos eram cheios da presença de Deus. Há relatos de pessoas caindo ao chão, chorando convulsivamente, desmaiando, e de pessoas tomadas de êxtase. Mais tarde, Edwards escreveu um livro estabelecendo os critérios para se discernir o que era realmente de Deus em meio ao grande emocionalismo desses movimentos. O avivamento estendeu-se por todas as colônias da Nova Inglaterra, alcançando muitas igrejas e pastores.

AS MARCAS DO AVIVAMENTO

As marcas desse “primeiro grande despertamento” foram a centralidade da pregação da Palavra de Deus; conversões sob profunda convicção de pecado; mudança de vida; amor e alegria intensos na pessoa de Cristo; e a ênfase nas doutrinas da graça, como a soberania de Deus na salvação, a doutrina da eleição e da perseverança dos santos.

Assim como esse avivamento começou – soberanamente, pela graça de Deus, sem que houvesse pessoas orando para que ele acontecesse, jejuando ou buscando por ele – assim também terminou. Em 1750 Edwards foi demitido de sua igreja por negar a Ceia a quem não exibisse provas concretas de conversão.

Infelizmente, como em todos os avivamentos, houve imperfeições, excessos, emocionalismo. Contudo, apesar desses pontos negativos, esse grande despertamento teve o efeito extraordinário de ajudar a forjar a identidade cristã das 13 colônias inglesas e mais tarde dos Estados Unidos da América.

CONCLUSÃO

Oremos a nosso Deus para que nos visite poderosamente com o Seu Espírito, despertando os crentes adormecidos e chamando os seus eleitos pela pregação do Evangelho.

(4)

Notícias de primeira e Junta diaconal

| 3

B D │ 07 fevereiro 2 021 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

FÉRIAS PASTORAIS | Nos dias 25/01 a 23/02 o Pr Joselito estará em gozo de férias. Que o Senhor lhe renove as forças.

MINISTÉRIO INFANTIL | O Departamento Infantil e Crianças de Primeira estão em

recesso das suas atividades e retornará dia 21/02. Orem por esse Ministério!!

BATE-BOLA HOMENS PIPR | O bate-bola dos membros e congregados da igreja, já foi retomado ontem (16/1). Ele ocorre todos os sábados no Retrô Futebol Clube em Aldeia, das 07:30 às 09:30. Responsáveis: Pb Winston (99292.3249) e Pb Sandro (98268.0730). X ENCONTRO DE ESPOSAS DE MISSIONÁRIOS | Nos dias 23 a 26/02 haverá mais um encontro de esposas. Orem por essa programação.

DOAÇÃO ITAMARACÁ | A congregação de Itamaracá precisa de um notebook para utilizar nos cultos. Caso alguém deseje doar pode entregar aqui na igreja nominal ao seminarista Pedro Pontes.

Notícias de Primeira

Junta Diaconal

A junta diaconal orienta os irmãos e solicita que permaneçam atentos às medidas de proteção e ao restrito cumprimento do protocolo de prevenção e combate ao coronavirus. Sempre guardem o distanciamento social, a higienização das mãos e o correto uso da máscara. Apesar de observarmos que os irmãos têm tido os cuidados necessários, é sempre bom relembrar. A igreja é sem dúvida um lugar seguro, desde que tomados os devidos cuidados. Portanto, se você tiver qualquer dúvida ou observação, chame um dos diáconos de plantão e será atendido. Caso você ou alguém da família apresente algum sintoma gripal, ou tenha tido contato recente com algum portador do vírus, solicitamos que fique em casa, mesmo que seja apenas um simples resfriado.

****

A Junta diaconal, atenta a possíveis necessidades pessoais de alguns irmãos, solicita que qualquer demanda de assistência ou ajuda, sejam encaminhadas diretamente aos diáconos, para que possamos encontrar uma melhor forma de assistir o irmão e sua família. Se você souber ou se alguém solicitar sua ajuda, por favor encaminhe para a Junta Diaconal, assim poderemos fazer um trabalho coordenado, integral e eficaz na assistência aos santos.

****

O site Classificados de Primeira é uma iniciativa da Junta Diaconal e foi criado para abençoar os membros de nossa igreja, à medida em que divulgam e fornecem produtos e serviços à nossa Comunidade. Se você presta algum serviço ou produto e gostaria de divulgá-lo aqui, acesse o site e preencha o formulário na aba de CADASTRO, para entrar em contato conosco nos mande um e-mail através da aba CONTATO. Após análise pela Junta diaconal, seu produto ou serviço será publicado e os demais irmãos membros e congregados poderão consultar os Classificados de Primeira através do site:

(5)

Mês Dia Itamaracá Aliança Vicência Itambé Diáconos Equipes Presbíteros Nazaré Goiana

Plantões

Visitas às Congregações

Interceda a Deus por:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.” Tg 5: 16

Súplica e Intercessão

07 a 13 de fevereiro 14 a 20 de fevereiro Enfermos PIPR ŸAmaro Souza; ŸAmérica Elisabeth(Betinha);

ŸAna Maria Sybalde;

ŸBayard Amorim; ŸDorilda Rodrigues; ŸDustan Morais; ŸJoão Alves; ŸJuraci de Souza; ŸGlória Santiago; ŸIsmael Filgueira; ŸMarlene Vasconcelos; ŸRaquel Amorim; ŸRejane Lacerda;

ŸRuy Costa (pai de Cybelle); ŸShewa Vasconcelos; ŸVanildo Lima; ŸZulmira de Carvalho. Outros Enfermos ŸA n a M a r i a ( A V C - pedido de Bayard); ŸJoão Calvino(filho de Vera e João Alves);

ŸKenner (sobrinho Pb Esdras);

ŸMaria Conceição Lobo (irmã de Rejane); ŸVitória Fonseca. Outros pedidos ŸPelos desempregados, s u b e m p r e g a d o s e autônomos; ŸCrianças do Instituto Filadélfia e Barnabé; ŸPelos missionários e congregações da PIPR;

ŸPela situação do Brasil;

ŸPela Igreja perseguida.

David Arcoverde Aurilo Daniel Fernando Ângelo Bruno Henrique

Francisco Júnior Daniel Reinaux Guilherme Pires Jorge Osvaldo

Ivson Guerra Manoel Rubens

Washington Horacio Marcelo Barbosa

Pb Alexandre

Pb Jamim VasconcelosPb Marcos

Sem. Lucas Pb Davi das Mercês

28 Pb Dário B D │ 07 fevereiro 2 021 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

4 |

Plantões, visitação às congregações, súplicas e intercessão

14 Pr Cláudio *** Pr Edilton Pr Sócrates Pr Luciano Pr Jaidson

(6)

“Tu pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

Segunda-feira - 08/02

Ÿ Maria de Carvalho Lippi Mendonça

Ÿ Suzicleide Maria da Silva Araújo

Terça-feira - 09/02

Ÿ David Barros de Matos

Quarta-feira - 10/02

Ÿ Franklin Adriano dos Santos Lima

Ÿ Jacqueline Soraya M. dos Santos Silva

Ÿ Sarah de Albuquerque França

Ÿ Valdeci Baía da Rocha

Quinta-feira - 11/02

Ÿ Josefa Batista de Oliveira Andrade

Ÿ Sofia de Figueiredo Cavalcanti

Sexta-feira - 12/02

Ÿ Brenda Baía Morelli Rossiter

Ÿ Sara Cardoso C. Reinaux Vasconcellos

Aniversariantes da Semana

“Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne” Ef 5:31

Aniversário de Casamento

Domingo -07/02

Ÿ Pedro Henrique de Melo Selva e Priscilla Galvão Albuquerque Selva - 6 anos Ÿ Marcos José Soares de Vasconcelos e Cristina Cardoso G. de Vasconcelos - 40 anos

Quarta-feira - 10/02

Ÿ Ivson Calheiros de Oliveira e Vanessa de Matos Peixoto Oliveira - 11 anos

Sábado - 13/02

Ÿ Vitor de Moraes Pinheiro Gomes e Pamela Naiana Aires Gomes - 5 anos

Livraria de Primeira

Nossa Livraria de Primeira tem funcionado de forma presencial na igreja, aos domingos após o culto da noite e nas segundas-feiras a noite após o Expondo as Escrituras. Continuamos recebendo pedidos através do whatsApp

(81)99349-3057. Envie uma mensagem para este

número e receba o catálogo de livros. Você também pode nos seguir pelo insta @livrariadeprimeira.

LIVRARIA

Aberto Pedidos via whatsapp

Aniversariantes e Livraria de primeira

| 5

B D │ 07 fevereiro 2 021 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

(7)

Liturgia

Visitante

Seja Bem-Vindo

em nosso meio!

‘‘Somos um povo de propriedade exclusiva de

Deus, com o fim de proclamar as virtudes d’Aquele que nos chamou das trevas para a Sua luz’’

(1 Pe 2:9)

Culto Matutino 09h

Prelúdio Instrumental

Venho Lembrar-vos o Evangelho *Leitura Bíblica: I Coríntios 15.1-11 *Oração

*Hino: NC 100 “Louvores a Cristo”

Cristo Ressuscitou Dentre os Mortos Leitura Bíblica: I Coríntios 15.12-19

Oração de Confissão Cânticos

Ele é as Primícias dos que Dormem

*Leitura Bíblica: I Coríntios 15.20-28 *Ofertório: NC 272 “Aleluia ao Cristo Redivivo”

*Oração de Consagração

Retei a Palavra Tal como Vo-la Preguei Mensagem – Rev. Cláudio Albuquerque

Ceia do Senhor

Cântico: “Ele tem feito maravilhas” *Oração & Bênção Apostólica *Tríplice Amém Notícias de Primeira *Congregação de pé

Culto Vespertino 18h

Prelúdio Instrumental Chamada à Adoração

*Leitura Bíblica: Salmo 144.1 e 2 *Oração

*Cântico de Consagração

Confissão de Pecados e Consagração Leitura Bíblica: Salmo 144.3-11

Oração de Confissão Cânticos

Dedicação dos Dízimos e Ofertas

*Leitura Bíblica: Salmo 144.12-15 *Ofertório: NC 26 “Ao Deus Grandioso” *Oração de Consagração

Exposição das Sagradas Escrituras Mensagem – Rev. Augustus Nicodemus

Hino: NC 32 “O Deus Fiel” *Oração & Bênção Araônica *Tríplice Amém Notícias de Primeira *Congregação de pé B D │ 07 fevereiro 2 021 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

(8)

Baixe o App em uma dessas plataformas e acesse o Boletim de Primeira em seu smartphone. Nos acompanhe também nas redes socias:

App Store

Programações e Horários

Cultos dominicais - 9h e 18h Escola Bíblica Dominical - 10h 30

Expondo as escrituras - 20h (Segunda-feira) Reunião Equipe Pastoral - 10h (Quinta-feira) Atividades Juventude - 18:30 (Sábado)

Reuniões de oração:

Domingo - 8:15 (Mulheres) Segunda- 5h (Homens) Terça- 19h (Todos)

PASTOR EFETIVO

Rev. Cláudio Henrique Albuquerque PASTORES AUXILIARES

Rev. Augustus Nicodemus Rev. Jaidson Araújo

Rev. Joselito Gomes Rev. Luciano Nascimento

PASTOR EVANGELISTA/MISSIONÁRIO

Rev. Edilton de Carvalho - Congregação em Goiana

MISSIONÁRIOS PLANTADORES

Miss. Josivaldo da Silva - Congregação em Vicência Miss. Paulo Almeida - Congregação em Aliança

SEMINARISTAS

Cosmo de Sá - Congregação em Nazaré da Mata Pedro Henrique Pontes - Congregação em Itamaracá Lucas Lopes Matos - PIPR

PASTOR EMÉRITO (in memoriam)

Rev. Benedito Matos

PRESB. EMÉRITOS (in memoriam)

Pb. Antônio Coutinho Pb. Hélcias Maciel Pb. Hermany Soares Pb. Josimar Henrique Pb. Washington Amorim ENDEREÇOS CONGREGACIONAIS Aliança/PE

R. Joaquim Bezerra, 14, Centro Goiana/PE

Rua do Lindo Amor, 02, Centro Ilha de Itamaracá/PE

Av. João Pessoa Guerra, 302 , Pilar Itambé/PE

Av. Eliúde Falcão, 05, Centro Nazaré da Mata/PE

Av. Coronel Luiz Inácio, 933 Vicência/PE

R. Treze de Maio, nº 122 A, Centro

NOSSO ENDEREÇO: Rua das Creoulas, 156 - Graças - Recife/PE - CEP: 52011-270 CONTATOS: (81) 3221.1583 9 9615-1339 (Secretaria - segunda a sexta) SITE: www.primeiraigreja.org.br E-MAIL: pipr@primeiraigreja.org.br

@presbiterianadorecife www.youtube.com.br/mcipipr @presbiterianadorecife

CNPJ: 11.558.061/0001-95 Banco Itaú, Ag 1247 Conta de Dízimos e Ofertas: 33375-8 Conta de Construção: 54370-3 Conta de Missões: 41796-5 Dados bancários Informações PIPR

| 7

B D │ 07 fevereiro 2 021 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

Referências

Documentos relacionados

As representações obtidas nessa fase inicial da pesquisa apontam que os familiares dos licenciandos, em geral, possuem uma representação de apoio quanto à escolha profissional,

O registro deste plano na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização.. SEGURO

Toxicidade sistêmica para órgão-alvo - Exposições repetidas: não há dados disponíveis. Perigo de aspiração: não há

Neste mês, além de nossa Igreja comemorar mais um ano, as nossas Congregações de Itamaracá, de Nazaré da Mata, de Aliança, de Vicência, de Itambé e de Goiana

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Os demais casos de acento diferencial não são mais utilizados: para (verbo), para (preposição), pelo (substanti-.. vo),

O corpus investigativo do estudo é composto pelos seguintes documentos: Cadernos da Missão Educativa Lassalista (MEL), o Projeto Educativo Regional Lassalista

As técnicas traumática e atraumática para elevação do assolho do seio maxilar foram descritas por Tatum e Summers há cerca de 40 anos e têm possibilitado reabilitações