• Nenhum resultado encontrado

Apostila de CmapTools 3.4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila de CmapTools 3.4"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)
(2)

Índice

Definição do software... 3

Criando um novo mapa ... 3

Adicionando um conceito ... 3

Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos – Paleta Styles)... 7

Guia Font ... 8

Outras funções da barra de ferramentas Styles ... 8

Guia Object ... 8

Guia Line ... 9

Aplicando seta às linhas de ligação ... 9

Guia Cmap ... 10

Adicionando recursos web-links nas caixas conceituais ... 11

Salvando os mapas no Cmaps... 17

Abrindo arquivos ... 18

Adicionando imagens nos conceitos ... 19

Alterando o plano de fundo (background) da tela... 24

(3)

Definição do software

O software “CMaps Tools” permite a criação, edição e formatação de mapas conceituais. Através do CMaps é possível organizar e representar os diversos tipos de mapas com as suas respectivas ramificações (contendo os conceitos).

Criando um novo mapa

O primeiro passo é criarmos uma janela para a montagem do mapa conceitual. Logo que iniciamos o software “CMaps Tools” irá aparecer a janela abaixo. Visualize:

Adicionando um conceito

(4)

Na janela acima, observe que temos uma área central com a seguinte frase: “double-clic to create a concept” (duplo clique para criar um conceito). Basta dar dois cliques com o botão esquerdo do mouse em qualquer região da tela para inserir a primeira caixa conceitual. Como exemplo, iremos elencar um tema: “As Regiões Brasileiras”.

(5)

Repare que foi inserida a primeira caixa conceitual com vários sinais de interrogação, esperando a digitação do título principal. Veja:

(6)

Para continuarmos a montagem do mapa, devemos ramificar as áreas conceituais. Acima de cada caixa conceitual temos duas setas pretas apontando para a esquerda e direita.

Podemos criar quantos conceitos forem convenientes e necessários à construção do mapa. Lembre-se: para criar novos conceitos basta clicar nas setinhas pretas e arrastar, com isso você estará criando novas caixas conceituais.

Clique nas setas e arraste para um novo local. Com isso, você estará ramificando o seu mapa, ou seja, criará novos conceitos dentro do mapa.

(7)

Alterando a formatação das caixas (Barra de

Ferramentas Estilos – Paleta Styles)

Podemos a qualquer momento alterar o texto ou acrescentar novas caixas ao mapa. Também podemos mudar a fonte, cor da letra, aplicar negrito e/ou itálico a cada um dos conceitos. Assim, você estará personalizando de acordo com o seu escopo de trabalho, a finalidade e o público a que se destina o mapa.

1º Passo:

Devemos verificar se a barra de ferramentas encontra-se disponível na tela, caso contrário deveremos ativá-la:

Menu Windows  Show Style Palette

(8)

2º Passo:

Selecione as caixas de texto antes de escolher a formatação desejada.

Guia Font

Outras funções da barra de ferramentas Styles

Guia Object

Através da Guia Object será possível alterar a cor, modelo, plano de fundo, alinhamento, espaçamento das caixas conceituais (ou conceitos).

Alterando o tipo e o tamanho da fonte. Aplique negrito, itálico e mude a cor

da letra. Opção Margem: mude o

espaçamento do texto que está digitado (em relação à margem). Alinhamento de texto. Temos várias opções na seqüência: esquerda, centro- horizontal, direita, superior, , centro-vertical e inferior.

Além da guia Font, temos também Object, Line e Cmap. Essas guias permitem personalizar as áreas conceituais do mapa. Utilize todas as opções disponíveis. Aplique uma imagem de fundo à caixa conceitual. Alinhamento das caixas. Escolha outros modelos de caixa conceitual. Aplique sombra à caixa conceitual. Mude a cor do fundo da caixa conceitual. Altere o espaçamento das caixas conceituais. Guia Object Guia Font

(9)

Guia Line

Também há a possibilidade de alterarmos o formato das linhas de ligação ou da borda de cada conceito. Para isso, não devemos esquecer de primeiramente selecionar os objetos que serão alterados e que receberão o formato customizado pelo usuário.

Aplicando setas às linhas de ligação

(Usando os Arrowheads) É possível por meio do software “CMaps” adicionar setas de direção no mapa conceitual. Isso facilita a leitura e o entendimento do mesmo. Observe no exemplo a seguir o uso desse recurso:

Cor da linha de ligação das caixas

conceituais. Modelos de linhas: reta e curvilíneas. Espessura da linha. Estilos de linhas: pontilhada, cheia, tracejada etc. Adicione pontas nas setas. Arrowheads = Pontas da flecha. Guia Line

(10)

Antes Depois

Guia Cmap

Da mesma forma que alteramos os conceitos e as linhas de ligação, também podemos alterar o plano de fundo (background) da janela (tela) em que estamos trabalhando. Com a guia Cmap é possível criarmos Marca d’água para o fundo da tela.

Escolha uma cor para mudar o background da página. Utilize o “background Image” para aplicar um fundo personalizado à página (Marca d’água). Utilize a opção “Scale” para posicionar a imagem de fundo na sua página. Guia Cmap

(11)
(12)

1º Passo:

Devemos ativar a caixa de diálogo “Show views” que está localizada no Menu “Window”. Podemos atribuir hyperlinks a cada caixa conceitual.

(13)

2º Passo:

Adicionando endereço de web-sites na janela acima:

Dica: utilize qualquer site de busca (buscador) para localizar o site pertinente ao seu mapa conceitual. Como o nosso tema é “As Regiões Brasileiras” devemos pesquisar sobre web-sites da região norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste. No exemplo acima foi utilizado um site que contém o mapa da região norte do país.

Antes de inserir os web-sites na tela principal do mapa conceitual, devemos adicionar os endereços dos sites nessa janela, ou seja, sempre que for acrescentar um site será preciso remeter-se a essa tela (vide caminho acima). Note que foi

inserido um site com o nome de Norte. Como foi feito isso? Acompanhe o próximo passo.

Utilize a opção “Delete” para apagar todos os sites e imagens inseridas na pasta “My Cmaps”. No nosso exemplo, poderíamos deletar o site “Norte”. Arraste o site até a lixeira e automaticamente será apagado.

(14)
(15)

3º Passo:

Temos que fazer isso com todos os sites que formos usar no mapa conceitual.

4º Passo:

Feito isso, devemos voltar à janela principal (onde está o mapa) e inserir esse site em cima do conceito Norte.

1) Selecione o conceito.

2) Edit  Add & Edit Links to Resources

Nome do Recurso. Utilize um nome que facilite a procura do recurso. Endereço do site. Devemos usar CTRL + V para colar o endereço que foi copiado da Internet. Descrição do site. Palavra-chave sobre o site pesquisado.

(16)

5º Passo:

Selecione o site que será adicionado ao conceito (Norte). Logo em seguida, clique no botão “Add to List” para adicionar no mapa.

Selecione o site que será usado no conceito.

Clique no botão “Add to List”.

(17)

6º Passo:

Observe que no conceito “Norte” temos um ícone representando um site anexado.

Salvando os mapas no Cmaps

Devemos salvar todos os mapas que estivermos construindo. File  Save Cmap As...

Basta selecionar a região Norte e clicar no botão “Update”.

Site anexado. Para visualizar o conteúdo do site, basta clicar sobre o ícone.

(18)

Abrindo arquivos

É possível alterar os arquivos salvos no CMaps sempre que achar conveniente. Para isso temos que salvar com um nome que facilite a localização do mesmo, caso contrário teremos que abrir arquivo por arquivo, até encontrar o correto.

Importante: Para abrir o arquivo temos que nos remeter à janela Cmaps Tools. Caso não esteja conseguindo visualizar essa janela, clique no menu Window  Show Views.

Digite um nome que facilite a posterior localização do arquivo. Podemos acrescentar algumas descrições em relação ao arquivo que será salvo. Não é obrigatório. Apenas facilita a localização do arquivo, quando temos vários. Depois que preencher tudo, basta clicar no botão “Save”. Todos os arquivos estarão localizados nesse diretório. Esses arquivos são os sites que salvamos nos passos anteriores, ou seja, irá mostrar tudo aquilo que você salvou.

(19)

Adicionando imagens nos conceitos

Da mesma forma que adicionamos web-sites aos conceitos do mapa, também podemos inserir imagens em cada uma das caixas de conceitos.

Devemos seguir os mesmos procedimentos da inserção de sites com algumas diferenças.

Lembrete: antes de utilizar os próximos passos, devemos salvar algumas imagens numa pasta que fique fácil de localizar.

Sugestão: utilize os sites de busca (buscadores) para procurar imagens ou utilize as imagens que já estão salvas no seu computador, disquete ou CD. As imagens devem estar com extensão *.jpg.

Aqui está o arquivo que acabamos de salvar. Para abrir devemos clicar duas vezes com o botão esquerdo sobre o arquivo. Utilize essa opção se desejar excluir o arquivo.

(20)

Ao clicar no botão adicionar (Add) surgirá a caixa de diálogo pedindo algumas descrições sobre a imagem. Veja a próxima caixa:

Procure o diretório em que estão localizadas as imagens. São todas as imagens do

diretório selecionado. Para inserir as imagens, clique sobre a mesma e logo em seguida clique no botão Add.

(21)

Veja o resultado da inserção das imagens: Nome da imagem. Extensão da imagem. Breve descrição sobre a imagem. Palavra-chave. Essas são as imagens que acabamos de adicionar, através do botão Add.

(22)

Feito isso, devemos selecionar o conceito e seguir o seguinte caminho: 1º Passo:

Selecione a caixa de conceito que irá receber a imagem. 2º Passo:

Edit  Add & Edit Links to Resources

3º Passo: Selecione a imagem para adicionar na lista. Selecione a imagem e clique no botão Update para inserir no conceito.

(23)

Veja o resultado:

Obs.: Poderemos adicionar quantas imagens quisermos nos conceitos.

Foram adicionados três imagens nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

(24)

Alterando o plano de fundo (background) da tela

É possível personalizar a tela de fundo dos mapas conceituais, escolhendo uma cor ou mesmo aplicando marca d’água as telas.

Antes Depois Escolha uma cor de fundo para mudar o background da página. Utilize o “background Image” para aplicar um fundo personalizado a página (Marca d’água). Utilize a opção “Scale” para posicionar a imagem de fundo na sua página. Guia Cmap

(25)

Utilize a opção “Color” para escolher a cor de fundo (background) da tela do mapa conceitual.

A opção “No fill” permite remover a cor aplicada no plano de fundo da tela.

Temos nessa caixa um total de 40 cores diferentes. Basta clicar sobre a cor para poder aplicá-la na tela. Caso queira outras opções, devemos clicar na opção “More Colors”.

Estilos de cores disponíveis. Os estilos são: Swatches, HSB e RGB.

Aproveite para visualizar a cor escolhida.

(26)

Aplicando Marca d’água no plano de fundo da tela

Aplicar uma imagem de fundo na tela é bem simples e devemos utilizar a barra de ferramentas “Styles” que está localizada no menu Window. 1º Passo:

Devemos salvar a imagem ou aproveitar uma imagem disponível no computador. Dica: utilize a guia imagens do buscador google (www.google.com.br) e salve no seu computador. Salve no formato *.jpg (ou jpeg) devido à resolução e do tamanho da imagem.

2º Passo:

Devemos adicionar como recurso essa imagem na janela Views do Cmap Tools [sugestão: se estiver na janela principal (que contém o mapa conceitual desenhado) utilize o Menu “Window” e escolha o comando “Show views” ou simplesmente utilize a barra de ferramentas do Windows para alternar entre as janelas (essa janela encontra-se minimizada na sua barra de tarefas, que está localizada na parte inferior da tela do seu monitor de vídeo; podemos também alternar usando a combinação de teclas Alt + Tab]).

Barra de Tarefas:

3º Passo:

Devemos adicionar a imagem como recurso no Cmap Tools. File  Add Resource(s)

(Arquivo  Adicionar Recursos)

Permite adicionar

recursos, abrir o arquivo que foi salvo etc.

Contém o mapa conceitual desenhado.

(27)

Procure o diretório em que estão localizadas as imagens. São todas as imagens do

diretório selecionado. Para inserir as imagens, clique sobre a mesma e logo em seguida clique no botão Add.

(28)

4º Passo:

Devemos agora localizar a imagem que foi adicionada em recursos na tela principal do Cmap, utilizando a barra de ferramentas “Styles” que está localizada no menu “Window”.

Aqui está a imagem que foi adicionada.

(29)

Clique na imagem e logo em seguida no botão “Ok” e veja o resultado.

Antes Depois

Podemos observar que o mapa do Brasil repetiu-se várias vezes no plano de fundo da tela acima. Para arrumar isso, devemos:

Aqui está a imagem que foi adicionada em recursos (ver passo anterior).

(30)

Devemos utilizar o item 3 (Não duplicar imagem) e podemos acertar a imagem utilizando os itens 5, 6 ou 7 da janela anterior.

Nome da ferramenta Utilização

1

Selecionar imagem

Permite escolher a imagem que ficará no plano de fundo da tela.

2

Remover imagem Exclui a imagem do plano de fundo da tela.

3

Não duplicador de imagem de fundo

Aplica apenas uma imagem de fundo, não

duplicando-a.

4 Duplicador de imagem de fundo

É o inverso da ferramenta anterior, irá

duplicar a imagem várias vezes até ocupar

todo o espaço da tela de trabalho.

5

Centralizar imagem Posiciona a imagem no centro da tela.

6

Escala

Posiciona a imagem de acordo com o tamanho

do mapa.

7

Reposicionamento Manual

Utilize essa ferramenta para posicionar manualmente a imagem no mapa. 1 2 3 4 6 5 7

Referências

Documentos relacionados

7º, inciso XXIII, define derivados de recurso genético como sendo “os elementos bioquímicos, as moléculas orgânicas, as substâncias provenientes do metabolismo, a descrição

Gabriela Pugliesi é uma das mais influentes blogueiras da atualidade no Brasil, com mais de 654.000 seguidores, conquistados em um pouco mais de um ano apenas pela sua conta

Neste contexto, um documento HTML é apresentado ao autor como interface de autoria.. A ferramenta provê suporte à

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

2 - Liberdade e cidadania e os sistemas de controle e fiscalização do exercicio do poder estatal (LP: Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos). NÃO HOUVE CANDIDATO APROVADO

“Quando falamos uma língua sabemos muito mais do que aquilo que aprendemos.” Chomsky As ponderações entre as relações de verbos e construções em português têm como ponto

Reação Rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): reações alérgicas como resultado da sensibilidade à lidocaína são extremamente raras, e

Brasão da Província Autonoma de Bolzano (Südtirol) - Itália Brasão da Província Autônoma de Trento (Trentino) - Itália.. Brasão do Tirol Histórico