• Nenhum resultado encontrado

GUIA DO ALUNO EAD EAD DO GUIA ALUNO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DO ALUNO EAD EAD DO GUIA ALUNO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

G

UIA

DO

ALUNO

EAD

(2)

Guia do Aluno

Seja bem-vindo(a) às disciplinas EAD! Agora que você já está matriculado na disciplina on-line, chegou o momento de ficar por dentro de informações muito importantes em relação a como você deve proceder para se ambientar melhor dentro desse novo universo.

Sobre a Educação a Distância

A EAD se caracteriza pela flexibilidade quanto ao espaço e tempo do aluno. A metodologia adotada respeita o ritmo de trabalho de cada um, sem prejuízo à qualidade do ensino. Uma disciplina a distância é essencialmente diferente do que é concebido em sua forma presen-cial. A principal diferença é que você não tem que estar na sala de aula naquele dia e horário pré-determinado, junto com seus colegas, assistindo à aula. Você tem liberdade para estudar no local e no horário que lhe for mais conveniente e adequado, escolhendo os conteúdos que você esteja disposto a estudar naquele momento, podendo estudar a qualquer hora do dia, sozinho ou em grupos numa comunidade virtual ou presencial.

Nesse contexto, o aluno deve exercitar a autonomia e independência em relação ao professor que o orienta, no sentido de desenvolver a capacidade de aprender sozinho tornando-se um

autodidata.

Por outro lado, é necessário ressaltarmos a importância do seu envolvimento e da sua de-dicação pró-ativa no EAD. Os bons resultados de um aluno que opta por cursos a distância

dependem, sobretudo, de uma grande dedicação aos estudos e da sua adaptação a novas

metodologias. A autodisciplina e a seriedade com as quais você se dedicará à disciplina a dis-tância são fundamentais para o sucesso nessa nova empreitada.

O que se espera de um aluno de EAD

Ao eleger esta metodologia é imprescindível que o aluno se interesse por novos desafios e tenha consciência de algumas características e atitudes necessárias para obter sucesso na sua empreitada como aluno de EAD. Dentre elas, podemos destacar:

a) Tempo e Organização

Como em qualquer outra atividade que você se disponha a realizar, estudar a distância também necessita de tempo. Para conciliar todos os seus compromissos é necessário uma organização eficiente desses horários. É fundamental delinear um método de estudo, estabe-lecendo uma rotina adequada às suas necessidades pessoais. Junto com seu tutor, organize seu tempo de estudo.

Outra dica importante é quanto ao ambiente físico que você reserva na sua casa ou no traba-lho para dedicar-se aos estudos. Esforçe-se para que nada desvie seu foco e sua atenção. Tire a televisão de perto do local de estudo, desligue o telefone celular, não perca tempo e atenção ficando online em programas de bate-papo ou em qualquer tipo de rede social. Avi-se aos Avi-seus familiares que o horário que você determinar para os estudos é “sagrado” e que ninguém deve ficar tirando o seu foco dos estudos. Isso tudo é imprescindível para que você tenha sucesso na sua vida acadêmica.

(3)

contato com eles. Caso sinta dificuldades, peça ajuda ao seu tutor para formar esses grupos de estudo. Marque encontros na faculdade, comunique-se pela Internet, junte-se aos colegas que residem próximos a você. Isso fará com que você não se sinta sozinho e trará ânimo para continuar seus estudos e realizar as atividades do curso.

c) Disciplina, Responsabilidade e Maturidade

Em uma disciplina ou num curso a distância, é você quem garante o seu aprendizado. Por isso, estudar a distância exige disciplina e maturidade para avaliar o andamento de seus estudos, o nível de seu aprendizado. Apesar de ter acompanhamento de tutor, de existirem exercícios de autoavaliação nos materiais didáticos que recebe para estudar e das avaliações presenciais, você precisa se apropriar do conhecimento e saber quando pode e deve passar para o assunto seguinte. Não se recomenda que avance na matéria sem ter certeza de que já domina o conteúdo anterior.

Além disso, tenha em mente que quanto mais você se dedica aos estudos maior será a sua capacidade profissional e conhecimento teórico para enfrentar as adversidades da vida pro-fissional na área de atuação do seu curso. Dedique-se ao máximo para ser um propro-fissional diferenciado no mercado de trabalho.

d) Autonomia

O aluno de EAD deve ser autônomo na busca do conhecimento, interagindo com os profes-sores e colegas da turma e com os materiais didáticos. É necessário que identifique os as-suntos nos quais você tem maior dificuldade, compartilhe suas preocupações e ansiedades relativas ao curso com professores, tutores e demais alunos com o objetivo de, juntos, encon-trarem soluções.

Qual a metodologia que utilizamos nas disciplinas EAD?

Nossos cursos utilizam materiais didáticos, com suporte de um sistema pedagógico e de tu-toria a distância que articula, organiza e estimula o trabalho individual. Isso sem abrir mão de uma das características mais básicas da EAD, que é a autonomia e liberdade em aprender dos alunos. A separação física entre os alunos, tutores e professores faz ressaltar a importân-cia dos meios de aprendizagem. Por isso, os materiais didáticos são espeimportân-cialmente elabora-dos para as disciplinas a distância da nossa instituição.

Os materiais didáticos das disciplinas/atividades: como usar?

Você vai perceber que as aulas seguem uma organização, tendo sido planejadas de modo a

facilitar a sua compreensão do assunto. A estrutura básica dos textos traz uma apresentação

cujo objetivo é lhe situar no tema a ser tratado.

Nos objetivos, o professor conteudista expressa o que espera alcançar com a aula. Em

segui-da, são apresentados os conteúdos específicos e as referências complementares. Você

também encontra exercícios resolvidos e propostas de atividades a serem desenvolvidas,

que visam a lhe ajudar na fixação dos conteúdos da aula. As atividades propostas são fun-damentais para sua aprendizagem. Você deve empenhar-se em fazê-las. Em seguida, será apresentado um link para download de todos os arquivos da aula.

Geralmente, nossos professores indicam as referências bibliográficas utilizadas para escrever o texto. Muitos destes livros você poderá consultar na biblioteca da unidade. Outros materiais citados podem ser acessados através do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem ou direta-mente na internet.

(4)

Como atuam o tutor, o professor conteudista e o professor executor

da disciplina?

Na Educação a Distância, trabalhamos com a figura de três personagens essenciais no pro-cesso de ensino:

ü o professor conteudista; ü o professor executor; e ü o tutor.

O professor conteudista é responsável (como o nome sugere) pela elaboração de todo o conteúdo da disciplina, desde os textos das aulas até os vídeos, podcasts e infográficos. Também é responsabilidade do conteudista a elaboração das atividades e das provas das disciplinas. Para isso, o professor conteudista conta com o apoio técnico de toda a equipe da Gerência de EAD do Grupo Ser Educacional para planejar, criar e executar esses materiais didáticos.

Além do conteudista, encontramos a figura do professor executor, que é responsável em acompanhar e supervisionar os tutores, sendo de sua responsabilidade a aplicação das pro-vas presenciais e por colocar as notas e frequências no Portal Acadêmico.

O tutor, por sua vez, é quem acompanhará você com mais proximidade. Ele(ela) utilizará os recursos do AVA como envio de e-mails e mensagens, fóruns e outros para interagir com você. Qualquer dúvida que você tiver com relação ao assunto da aula deve entrar em contato com o seu tutor, usando exclusivamente o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem também serão disponibilizadas todas as informações e orientações necessárias para o aprendizado da disciplina, como o conteúdo das aulas, ati-vidades e exercícios complementares, orientações sobre as avaliações presenciais e ativida-des propostas, expectativa de respostas das avaliações presenciais, entre outros materiais. Por tudo isso, familiarizar-se com a “sala de aula virtual” e utilizá-la é de fundamental impor-tância para o seu bom desempenho na disciplina. É isso que vamos conhecer mais detalha-damente no próximo tópico.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Por ser um aluno uma disciplina EAD, você deve estar consciente das características

específicas dessa metodologia de ensino. O fato de não ter um espaço físico como uma sala de aula real, com cadeiras, carteiras, quadro, professores e alunos não significa que você está isolado. Você poderá interagir com os tutores e demais alunos da disciplina por meio da internet, em um ambiente virtual cujo objetivo é oferecer espaços destinados à disposição de conteúdos, às orientações de estudos, à realização de atividades e comunicação com a equi-pe envolvida.

Como acessar o AVA

Para acessá-lo, você precisará de um computador conectado à internet. No seu navegador

preferido vá até o Blog das disciplinas EAD copiando e colando o seguinte endereço http://

ead.mauriciodenassau.edu.br/ no seu navegador preferido e use a sua matrícula como login e

(5)

Critérios de avaliação das atividades e frequência da disciplina

Você deve atentar para alguns critérios fundamentais para sua aprovação na disciplina. Den-tre eles, destacam-se:

1. Acessar as aulas obrigatoriamente uma vez por semana;

2. Responder as atividades obrigatórias de cada aula, pois elas correspondem à presen-ça na aula.

Vamos analisar o item 1 sobre o acesso às aulas. Nas disciplinas presencias você não tem que se deslocar até a faculdade e dedicar 2 ou 4 horas semanais para aprender o conteúdo? Pois na disciplina EAD você também terá que se dedicar 2 ou 4 horas semanais (depende da carga horária de cada uma) para:

• Estudar;

• Responder as atividades;

• Trocar ideias com a equipe de tutoria;

• Pesquisar sobre os assuntos na internet nos links disponibilizados nas aulas; • Assistir vídeos da própria disciplina ou indicados pelo professor ou pelos tutores.

Enfim, você terá que se dedicar para conseguir adquirir o conhecimento e, como consequên-cia dessa dedicação, conquistar a aprovação na disciplina.

Com o intuito de proporcionar um aprendizado constante e eficaz, nossa metodologia EAD considera essencial a realização dos exercícios propostos em cada aula para o alcance dos objetivos da disciplina.

Atenção:

as atividades representam a sua frequência na disciplina. Note que uma aula EAD corresponde aos conteúdos semanais da carga horária da disciplina, de forma similar ao sis-tema presencial. Ou seja, é obrigatório realizar os exercícios das aulas para que você consiga a frequência da mesma.

Essa frequência das aulas será validada pelos tutores ao final do semestre. As atividades podem, por exemplo, propor a elaboração de textos, a produção de uma resenha ou um questionário. Elas têm o objetivo de acompanhar o seu estudo. Caso seja necessário enviar algum tipo de produção textual informaremos no Ambiente para validar a presença ou a falta daquela aula.

Validação das atividades usando conceitos

A validação será realizada por meio de conceitos:

As atividades são exercícios de aprendizagem e fixação dos conteúdos , determinam a fre-quência na disciplina e devem ser realizadas semanalmente .

Cumpriu - atividade realizada e o estudante recebe a presença n a aula.

Não cumpriu - a atividade não foi realizada. Nas atividades subjetivas (produção e envio de

texto) esse conceito pode ser atribuído, se a atividade foi copiada da Internet ou compartilha-da por alunos . O estucompartilha-dante nesse caso não recebe a presença n a aula.

Refazer - Para as atividade s subjetivas (produção e envio de texto) , esse conceito é utilizado

quando a atividade não ating iu os critérios estabelecidos. Nesse caso, é necessário refazer a atividade e postá-la novamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

(6)

Para enriquecer o seu processo de aprendizagem é de fundamental importância que você se esforce para realizar as atividades com o máximo de esmero.

Infelizmente, em alguns casos, por não conseguir estabelecer uma autodisciplina nos estudos e dedicar as horas semanais necessárias para o processo de aprendizagem ou até mesmo por motivos profissionais ou pessoais, alguns alunos recorrem a uma prática totalmente desa-conselhável: a cópia de trabalhos disponibilizados na internet.

Esse mau hábito causa perdas no processo de ensino/aprendizagem, pois os alunos deixam de estudar e dedicar-se para a obtenção do conhecimento. Devido a esses fatores, nossos tutores são orientados a não aceitar reproduções totais ou parciais de textos de outras pesso-as sem a devida citação. Se você considerar indispensável, utilize uma citação entre pesso-asppesso-as, com o intuito de fortalecer suas ideias.

Ajuda e suporte

O que fazer caso você precise de ajuda? Se você precisar de qualquer tipo de ajuda ao longo do curso, a nossa instituição dispõe de múltiplos canais de comunicação que podem ajudar você a resolver seu problema:

Para dúvidas e problemas relacionados à disciplina, entre em contato primeiro com seu tutor no Ambiente. Problemas relacionados ao Ambiente Virtual de Aprendizagem ou blog do EAD,

você deve enviar um e-mail para disciplinaead@mauriciodenassau.edu.br

.

Outra alternativa é

Referências

Documentos relacionados

1.639, § 2º, DO CC- MATRIMÔNIO CONTRAÍDO QUANDO OS INSURGENTES POSSUÍAM MAIS DE 60 (SESSENTA) ANOS DE IDADE - SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS - PRETENDIDA

Floras locais também foram desenvolvidas, tais como: a de Santa Catarina, onde foram reconhecidas, 43 espécies, sendo sete destas introduzidas (Sandwith & Hunt 1974); a do

Uma das tendências principais é a desintermediação → cada vez mais fabricantes de produtos e prestadoras de serviços dispensam intermediários e procuram diretamente os

Para isso, o Banco mantém, desde 1954, o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), responsável pela elaboração e difusão de conhecimentos

O relevante conceito de educação jurídica – como temos debatido, pelo menos, nos três últimos eventos do CONPEDI – é fundamental para melhorar a graduação e

A estruturação de um Plano de Mobilização Social para elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e Plano Municipal de Gestão Integrada de

nasal direta com os alergénios/estímulos identifi- cados na história clínica é sobretudo útil para a melhor caraterização de doentes polissensibiliza- dos, na rinite ocupacional

O pedido de aproveitamento de estudos deverá ser efetuado na secretaria de registro acadêmico, acompanhamento dos seguintes documentos, quando se trata de disciplinas cursadas