• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PPGEDUC/PROPPG/UFRRJ N º 003/2019 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PPGEDUC/PROPPG/UFRRJ N º 003/2019 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL PPGEDUC/PROPPG/UFRRJ N º 003/2019 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), no uso de suas atribuições, conferidas pelo Art. 74 do anexo II à Deliberação Nº 015, de 23 de março de 2012 que reforma o Regimento Geral da UFRRJ; Art. 51 da Deliberação PROPPG Nº 152 de 04 de outubro de 2012, que regulamenta os programas de pós-graduação stricto sensu da UFRRJ; e pelo Regimento Interno do PPGEduc, torna público o presente Edital e convida os alunos matriculados no PPGEDUC a submeterem candidaturas para obtenção de bolsas e lista de reserva nos termos aqui estabelecidos.

1. OBJETIVO

1.1. O presente Edital tem por objetivo selecionar e classificar candidatos para as bolsas da cota do PPGEDUC (CAPES, CNPq, FAPERJ, UFRRJ, OUTROS) disponíveis a partir de março de 2019 para o curso de Mestrado, e a partir de agosto de 2019 para o curso de doutorado e, ainda, para Lista de Reserva para bolsas que venham a ser disponibilizadas até fevereiro de 2020.

Parágrafo único: Os candidatos com classificação além das cotas disponíveis para o PPGEduc comporão uma lista de reserva e poderão, a qualquer momento, ser convidados a assunção de bolsa em decorrência de cancelamento ou obtenção de novas cotas de bolsas pelo Programa de pós-graduação junto às agências de fomento ou a UFRRJ.

2. CRONOGRAMA E PRAZOS

Lançamento do Edital na página do PPGEDUC 13 de Fevereiro de 2019 Data limite para submissão de candidatura (envio do

formulário de inscrição e documentos)

21 e 22 de Fevereiro de 2019 Divulgação dos resultados na página do PPGEDUC Até 11 de Março de 2019 Início da vigência das bolsas 18 de março de 2019 3. APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS

3.1. As candidaturas serão submetidas entre os dias 21 e 22 de fevereiro de 2019, acessando o edital por meio do SIGAA-UFRRJ a partir do endereço:

(https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S), sendo necessário a apresentação dos seguintes documentos:

3.1.1. cópia de documento comprobatório de situação trabalhista;

3.1.2. último comprovante de declaração de imposto de renda ou declaração de isento. 3.2. As candidaturas devem contemplar rigorosamente todos os itens previstos neste Edital. 4. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

4.1. Os critérios de elegibilidade indicados abaixo são obrigatórios. O atendimento aos referidos critérios é considerado imprescindível para o exame, o enquadramento, a análise e o julgamento

(2)

da proposta.

4.2. A ausência ou insuficiência de informações sobre quaisquer destes critérios resultará na desclassificação da candidatura.

4.3. O proponente da candidatura deverá:

4.3.1. estar regularmente matriculado no PPGEDUC até a data limite para a apresentação das propostas;

4.3.2. não ter sido avaliado com conceito C (Regular), D (Insuficiente) ou E (reprovação por media ou faltas) em disciplina cursada no PPGEDUC;

4.3.3. não ter extrapolado o tempo de curso, neste caso, 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado;

4.3.4. corresponder aos demais critérios previstos pela Portaria CAPES nº 76, de 14 de abril de 2010, que regulamenta a concessão de bolsas de Demanda Social (DS);

5. ADMISSÃO, ANÁLISE E JULGAMENTO.

5.1. A seleção das candidaturas submetidas ao PPGEDUC, em atendimento a este Edital, será realizada por meio de avaliações comparativas. Para tanto, são estabelecidas as seguintes etapas: 5.1.1. ETAPA I – Avaliação das inscrições apresentadas, quanto ao atendimento das disposições

estabelecidas nos CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE.

5.1.2. ETAPA II – Classificação das candidaturas pela Comissão de Bolsas do PPGEDUC, composta por 01(um) um representante de cada linha de pesquisa, 02 (dois) representantes discentes, um do mestrado e outro do doutorado, que não sejam proponentes neste Edital. 5.1.3. ETAPA III – Aprovação final das candidaturas

5.1.3.1. O parecer da Comissão de Bolsas será submetido à Coordenação do PPGeduc, que deliberará sobre a homologação do resultado.

5.1.3.2. A classificação final dos candidatos, homologada pela Coordenação do PPGeduc, determinará a ordem de concessão de bolsas das cotas do PPGEDUC na vigência deste Edital.

Parágrafo único: aos candidatos com classificação além do número de bolsas disponíveis, se aplicará o disposto no Parágrafo único, do item 1.1.. 6. CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

6.1. São os seguintes os critérios para classificação das candidaturas: 6.1.1. não ter vínculo empregatício;

6.1.2. antiguidade, considerando o ano de ingresso no programa;

6.1.3. manifestação de disposição de suspensão de vínculo empregatício em caso de contemplação de bolsa;

6.1.4. ser docente da Educação Básica, com renda igual ou inferior ao valor da bolsa.

6.2. A distribuição de Bolsas obedecerá, preferencialmente, o critério de equanimidade pelas linhas de pesquisa;

(3)

6.3. Critérios de desempate:

6.3.1. O primeiro critério será a nota obtida pelos(as) candidatos(as) na prova escrita do processo seletivo;

6.3.2. Caso persista o empate será considerada a nota obtida pelos(as) candidatos(as) do Currículo Lattes no processo seletivo

7. RESULTADO DO JULGAMENTO

7.1. O resultado final será publicado na página eletrônica do PPGEDUC no prazo previsto no cronograma deste edital;

8. RECURSOS ADMINISTRATIVOS

8.1. Caso o proponente tenha justificativa para contestar o resultado do julgamento das propostas, poderá apresentar recurso no prazo de 24 horas corridos, a contar da data e hora da publicação do resultado na página do PPGEDUC;

8.2. O recurso deverá ser dirigido à Coordenação do PPGEDUC, que o encaminhará à Comissão de Bolsas e à Coordenação para deliberação final.

9. CONTRATAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS CANDIDATURAS APROVADAS

9.1. As candidaturas aprovadas serão contratadas na forma estabelecida pelas agências de fomento e pela UFRRJ, pelo prazo de 01(um) ano, com possibilidade de renovação até o limite de duração do curso, sendo até 24 meses para o mestrado e até 48 meses para o doutorado. 9.2. Os proponentes contemplados se obrigam a:

9.2.1. não ser avaliado com conceito C (Regular), D (Insuficiente) ou E (reprovação por media ou faltas) em nenhuma disciplina cursada no PPGEDUC na vigência da bolsa;

9.2.2. apresentar anualmente à Coordenação do PPGEDUC relatório do desenvolvimento das atividades previstas no cronograma do plano de trabalho, com ciência do orientador; 9.2.3. manter seu Currículo Lattes atualizado;

9.2.4. participar das atividades regulares do PPGEDUC, em especial, das atividades propostas aos bolsistas, como organização de eventos, reuniões de acompanhamento, estágio de docência e apresentação de relatórios;

9.2.5. realizar o exame de qualificação e a defesa da tese rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos pelo PPGEDUC;

9.2.6. no caso do bolsista de doutorado, realizar estágio docência conforme Portaria CAPES nº 76, de 14 de abril de 2010.

9.3. A Coordenação do PPGEDUC fará o acompanhamento do desempenho dos bolsistas mediante avaliação do cumprimento das obrigações previstas no item 9.2.

10. CANCELAMENTO DA CONCESSÃO

10.1. A concessão da bolsa poderá ser cancelada pela Coordenação do PPGEDUC em qualquer momento de sua vigência pelo não cumprimento das obrigações estabelecidas neste Edital ou pela ocorrência de outro fato previsto nas normas próprias que justifique o cancelamento, sem

(4)

prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente fundamentada. 11. REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO DO EDITAL

11.1. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Coordenação do PPGEDUC, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. É de exclusiva responsabilidade de cada proponente adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético ou legal, necessárias para a apresentação da candidatura.

12.2. O atendimento a proponentes com dificuldades especiais na apresentação de propostas será feito, dentro do prazo deste Edital, na Secretaria do PPGEDUC.

13. A Coordenação do PPGEDUC reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.

Seropédica, 13 de Fevereiro de 2019.

(5)

ANEXO 1

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA A BOLSA DE DOUTORADO Seropédica (RJ), de de 20___

A (0): COORDENADOR(A) DO PPEDUC Prezado(a) Coordenador(a):

Eu, ________________________________________________________, candidato(a) aprovado(a) no último processo seletivo para a turma 20_____ do Curso de Doutorado em Educação deste Programa de Pós-Graduação, na Linha _____, sob orientação do(a) Prof.(ª) _____________________________________________, venho manifestar meu interesse em obter ( ) ou ( ) renovar bolsa de demanda social da CAPES ou CNPq.

Nesta oportunidade, informo que tenho plenas condições de dedicar-me satisfatoriamente às atividades concernentes ao curso em que estou matriculado (a) no período de vigência da Bolsa e que me enquadro na seguinte condição:

( ) Não tenho vínculo empregatício nem desenvolvo atividade produtiva, de modo que posso dedicar-me exclusivamente ao curso.

( ) Tenho vínculo empregatício, mas, caso seja contemplado com bolsa, providenciarei o imediato desligamento.

( ) Tenho vínculo empregatício em Instituição pública de Ed. Básica, mas conto com afastamento integral de minhas atividades para cursar o doutorado.

( ) Tenho vínculo empregatício em Instituição pública de Ed. Básica, mas conto com afastamento parcial de minhas atividades para cursar o doutorado.

( ) Tenho vínculo empregatício em Instituição pública de Ed. Básica, sem afastamento de minhas atividades para cursar o doutorado.

( ) Não me enquadro em nenhuma das alternativas anteriores

Para possível contato, segue abaixo meus dados pessoais:

Telefone: (___) __________-___________ Celular: (___) __________-____________ E-mail: _______________________________________________________________ CPF: _____________________________________ RG: _________________________ Emissão em ___/____/________ Órgão: ______________

(6)

Dados Bancários:

Banco: ________________________________________ Ag.: ___________________ C/C: __________________________________________

Por fim, declaro que todas as informações aqui apresentadas são verdadeiras. Nesta oportunidade, envio anexo cópia de documento comprobatório de minha situação trabalhista e do último comprovante de declaração de imposto de renda ou declaração de isento.

Atenciosamente,

____________________________________ Assinatura

(7)

ANEXO 2

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA A BOLSA DE MESTRADO Seropédica (RJ), de de 20___

A0 COORDENADOR(A) DO PPEDUC Prezado(a) Coordenador(a):

Eu, _________________________________________________________, candidato(a) aprovado(a) no processo seletivo para a turma 20_____ do Curso de Mestrado em Educação deste Programa de Pós-Graduação, na Linha _____, sob orientação do(a) Prof.(ª) _____________________________________________, venho manifestar meu interesse em obter ( ) ou ( ) renovar bolsa de demanda social da CAPES ou CNPq.

Nesta oportunidade, informo que tenho plenas condições de dedicar-me satisfatoriamente às atividades concernentes ao curso em que estou matriculado (a) no período de vigência da Bolsa e que me enquadro na seguinte condição:

( ) Não tenho vínculo empregatício nem desenvolvo atividade produtiva, de modo que posso dedicar-me exclusivamente ao curso.

( ) Tenho vínculo empregatício, mas, caso seja contemplado com bolsa, providenciarei o imediato desligamento.

( ) Tenho vínculo empregatício em Instituição pública de Ed. Básica, mas conto com afastamento integral de minhas atividades para cursar o mestrado.

( ) Tenho vínculo empregatício em Instituição pública de Ed. Básica, mas conto com afastamento parcial de minhas atividades para cursar o mestrado.

( ) Tenho vínculo empregatício em Instituição pública de Ed. Básica, sem afastamento de minhas atividades para cursar o mestrado.

( ) Não me enquadro em nenhuma das alternativas anteriores

Para possível contato, segue abaixo meus dados pessoais:

Telefone: (___) __________-___________ Celular: (___) __________-____________ E-mail: _______________________________________________________________ CPF: _____________________________________ RG: _________________________ Emissão em ___/____/________ Órgão: ______________

(8)

Dados Bancários:

Banco: ________________________________________ Ag.: ___________________ C/C: __________________________________________

Por fim, declaro que todas as informações aqui apresentadas são verdadeiras. Nesta oportunidade, envio anexo cópia de documento comprobatório de minha situação trabalhista e do último comprovante de declaração de imposto de renda ou declaração de isento.

Atenciosamente,

____________________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

Para identificar as covariantes da confiança nas instituições na América Latina, este artigo testa quatro hipóteses: 1ª hipótese: o apoio ao presidente aumenta

Atividade assíncrona para alunos que não optarem pelo retorno presencial.. 01- Assista à

Na tabela 3 são apresentados as estatísticas descritivas e os parâmetros dos semivariogramas das variáveis analisadas, contudo para a confecção do mapa das classes de

Os alunos que assistirão às aulas online devem estar devidamente uniformizados e fazendo uso de equipamento apto para funcionamento da câmera e microfone...  A lista

Outros 6% dos participantes consideraram notas inferiores a três (não me ajudou nada com o curso) e 41% dos participantes optaram pela nota três, nota média, intermediária

Tabela 1-Classificação dos estágios sucessionais de acordo com a Resolução N°04/1994 do CONAMA...15 Tabela 2-Comparativo entre o número de indivíduos plantados de

dem que os profissionais que atuam em ciên- cias forenses devem ser objetivos, demostrando como chegam às conclusões apresentadas em seus laudos. Neste

Flores dispostas em inflorescências racemosas, panículas, fascículos ou capítulos, ou raramente solitárias e axilares, bi- ou menos frequentemente unissexuais, hipóginas,