• Nenhum resultado encontrado

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO PISO SALARIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO PISO SALARIAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2014/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR035541/2014

DATA E HORÁRIO DA TRANSMISSÃO: 26/06/2014 ÀS 09:55

SIND DAS IND METALURGICAS MEC E DE MAT ELET DE CORUMBA, CNPJ n. 03.561.784/0001-15, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). LOURIVAL VIEIRA COSTA;

E

SIND DOS TRAB NAS INDS METAL MEC MAT ELET DE CAMPO GRAN, CNPJ n. 00.202.804/0001-73, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ROBSON WILLIAM SOUZA DE FREITAS;

celebram a presente CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 01º de maio de 2014 a 30 de abril de 2015 e a data-base da categoria em 01º de maio.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) trabalhadores na indústria metalúrgica, mecânica e de material elétrico, com abrangência territorial em Corumbá/MS.

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO

PISO SALARIAL

CLÁUSULA TERCEIRA - SALÁRIO MÍNIMO DA CATEGORIA

Nenhum trabalhador abrangido por esta Convenção Coletiva de Trabalho poderá perceber salário inferior ao salário mínimo da categoria, fixado como segue:

a) - R$ 785,17(setecentos e oitenta e cinco reais e dezessete centavos) para os trabalhadores que exercem as funções de: ajudante, auxiliar, serviços gerais,copeira, faxineira, lavador de peças e outros;

b) - R$ 1.030,08 (um mil e trinta e oito centavos) para os trabalhadores profissionais qualificados que tenham acima de 01 (um) ano na empresa.

REAJUSTES/CORREÇÕES SALARIAIS CLÁUSULA QUARTA - REAJUSTE SALARIAL

Em 1º. de maio de 2014, as empresas abrangidas pela presente Convenção Coletiva de Trabalho concederão, reajuste salarial de 6.3% (seis ponto três por cento) a todos os seus trabalhadores que não se enquadram nos itens A e B da Cláusula do Salário Mínimo da Categoria.

DESCONTOS SALARIAIS CLÁUSULA QUINTA - DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO

Para efeito do art. 462 da CLT a empresa poderá descontar da remuneração mensal do empregado, quando expressamente por ele autorizado, parcelas relativas a empréstimos dos convênios MTB/CEF, instituições financeiras e Sindicato Profissional, bem como, planos de

(2)

assistência médica e/ou odontológica, convênio com farmácias, óticas, supermercados e congêneres, dentre outros, mensalidade de seguro de vida além de empréstimos pessoais, feitos perante o sindicato profissional conveniente, ou empresa desde que autorizados, inclusive associação de funcionários, podendo o empregado, a qualquer tempo, revogar a autorização de desconto, exceto por empréstimos já contraídos e até a liquidação de eventuais débitos pendentes, a partir de quando, então, a revogação terá efeito.

PARÁGRAFO ÚNICO - O repasse das importâncias devidas ao Sindicato profissional, será efetuado até o 5º dia útil, após legalmente considerado para pagamento do salário ensejador do desconto.

CLÁUSULA SEXTA - DESCONTO SALARIAL

Serão considerados válidos os descontos salariais efetuados pelo empregador, desde que prévios e expressamente autorizado pelo empregado.

OUTRAS NORMAS REFERENTES A SALÁRIOS, REAJUSTES, PAGAMENTOS E CRITÉRIOS PARA CÁLCULO

CLÁUSULA SÉTIMA - COMPROVANTE DE PAGAMENTO

Cada trabalhador receberá comprovante de pagamento onde será discriminado o valor do salário, adicional e descontos efetuados, constando, ainda, nome do empregador e do empregado.

PARÁGRAFO ÚNICO - Quando o pagamento for efetuado em cheque, deve a empresa

oferecer condições de efetivo desconto do mesmo.

GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS, AUXÍLIOS E OUTROS

OUTRAS GRATIFICAÇÕES

CLÁUSULA OITAVA - HORÁRIO IN ITINERE

O tempo de trajeto entre a residência do funcionário e o local de trabalho, para fins de cálculo de horário in itinere, fica limitado aos seguintes períodos: MMX - 25 minutos por dia; Vale Urucum - 01:00 hora por dia; Vale Área 4 - 02:00 horas por dia; Vale PGC - 3:00 horas por dia.

ADICIONAL DE HORA-EXTRA CLÁUSULA NONA - HORA EXTRA

A hora extra executada, terá um acréscimo de 60% ( sessenta por cento).

PARÁGRAFO 1° - As horas extras trabalhadas em domingo ou feriados serão remuneradas com o percentual de 100% (cento por cento) aplicados sobre o valor da hora normal, ressalvando -se hipótese de compensação no decorrer da semana.

PARÁGRAFO 2° - Durante o período escolar, os trabalhadores comprovadamente matriculados em escolas reconhecidas, não poderão ter jornada estendidas além das 18:00 horas.

PARÁGRAFO 3° - Os empregados que adotarem a jornada flexível ficam obrigados a manter registro de freqüência, bem como controle de crédito ou débito de horas, que deverá ser informado ao empregado mensalmente.

(3)

ADICIONAL NOTURNO CLÁUSULA DÉCIMA - ADICIONAL NOTURNO

As empresas abrangidas pela presente Convenção Coletiva de Trabalho se comprometem a remunerar o trabalho realizado no período noturno, com acréscimo de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o valor da hora diurna.

AUXÍLIO TRANSPORTE CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - VALE TRASPORTE

As empresas se obrigam a dar integral cumprimento às Leis n° 7.418/85 e n° 7.619/87, fornecendo regularmente o vale transporte aos seus trabalhadores mediante recibo.

PARÁGRAFO ÚNICO - De acordo com os artigos 1°, 3° a 12.1, do Decreto n° 95.247. de 17

de novembro de 1987, as empresas ficam obrigadas a implementar o sistema do vale transporte ou fornecer ônibus especiais com preço abaixo custo, ficando naturalmente, excluídas aquelas que fornecerem condução ao trabalhador e fica garantido o fornecimento aos empregados afastados por tratamento de saúde nos primeiros 15 (quinze) dias de afastamento.

CONTRATO DE TRABALHO – ADMISSÃO, DEMISSÃO, MODALIDADES

DESLIGAMENTO/DEMISSÃO

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

No ato da homologação do contrato de trabalho a empresa deverá apresentar os seguintes documentos:

1 – Extrato do FGTS extraído no mínimo até o dia anterior; 2 – Aviso Prévio em 3 (três) vias;

3 – Ficha ou livro de registro do empregado;

4 – Rescisão do contrato de trabalho em 5 (cinco) vias;

5 – Formulário do Seguro desemprego, quando dispensado sem justa causa; 6 – CTPS devidamente anotada, inclusive com baixa do registro;

7 – Carta de preposto quando a empresa assim estiver representada; 8 – As duas vias de recolhimento do FGTS, com GRFP;

9 – Exame médico demissional.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - RECISÃO - PRAZO PARA PAGAMENTO

Quando da rescisão do contrato de trabalho, as empresas ficam obrigadas a procederem ao pagamento dos direitos rescisórios, e as anotações que se fizerem necessárias na CTPS do empregado nos seguintes prazos: a – Até o primeiro dia útil imediato ao termino do contrato;

(4)

ou b – Até o décimo dia, contando da data da notificação da demissão nos casos de indenização ou dispensa do cumprimento do aviso.

PARÁGRAFO ÚNICO: A inobservância dos prazos acima sujeitará o infrator ao pagamento

de multa prevista no parágrafo oitavo do art. 477 da CLT.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - RESCISÃO POR JUSTA CAUSA

No caso de despedida motivada por justa causa, o empregador deverá fornecer ao empregado em 24 (vinte e quatro) horas seguintes do ato, os documentos que especifique a justa causa invocada para rescisão contratual.

JORNADA DE TRABALHO – DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS

INTERVALOS PARA DESCANSO

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - SUPRESSÃO DO TRABALHO AOS SÁBADOS

Fica estabelecido que, a critério de cada empresa poderá ser suprimido o trabalho aos sábados, sendo a jornada semanal 44 (quarenta e quatro) horas cumprida de segunda a sexta-feira.

PARÁGRAFO 1º - O acréscimo diário de horas não poderá exceder a duas, conforme

estabelecido no Art. 59 da CLT, e as horas trabalhadas nessas condições, até o limite de 44:00 horas por semana, não farão jus a qualquer acréscimo.

PARÁGRAFO 2º - Quando o estabelecimento adotar a compensação prevista nesta cláusula,

eventual trabalhos que venha a executar no sábado, será remunerado como hora extra, com a incidência do percentual estabelecido na cláusula anterior.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - INTERVALO PARA ALMOÇO

Será obrigatório um intervalo intrajornada para refeição de no mínimo 01:00 hora e no máximo 02:00 horas, só podendo ser estabelecido outro limite mediante acordo ou autorização legal.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - INTERVALO ENTRE AS JORNADAS

Será garantido o intervalo de 11 (onze) horas entre as duas jornada de trabalho.

PARÁGRAFO ÚNICO - Aos empregados que trabalham em turnos de revezamento, será

assegurado atendimento médico e de enfermaria e acesso a transporte imediato em caso de emergência.

FÉRIAS E LICENÇAS

DURAÇÃO E CONCESSÃO DE FÉRIAS CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - FÉRIAS - TERMO INICIAL

O início das férias não poderão coincidir com domingos, feriados, folga ou dias nos quais a empresa não tenha expediente, seja integral ou parcial, ou em dias em que o empregado

(5)

tenha direito ao gozo de folga em decorrência de prévio ajuste de compensação de horas de trabalho.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

CONDIÇÕES DE AMBIENTE DE TRABALHO CLÁUSULA DÉCIMA NONA - NECESSIDADES HIGIÊNICAS

Nas empresas que utilizam mão-de-obra feminina, a caixa de primeiros socorros deverá conter absorvente higiênico para ocorrências emergenciais.

PARÁGRAFO ÚNICO: As empresas deverão proporcionar, gratuitamente, produtos

adequados à higiene pessoal de seus empregados de acordo com as condições especificas do trabalho realizado, e fornecendo condições salubres para o exercício da profissão.

CLÁUSULA VIGÉSIMA - CONDIÇÕES SANITÁRIAS DE CONFORTO

Os locais onde se encontram instalações sanitárias deverão ser submetidos a processos permanentes de higienização de sorte que estejam sempre mantidos limpos desprovidos de odores e em perfeitas condições de funcionamento e uso separado por sexo, entendendo-se instalação sanitária ou mictório, vaso sanitário e chuveiro.

PARÁGRAFO ÚNICO: As empresas são obrigadas a assegurar aos seus empregados, local

com condições higiênicas suficientes para que os mesmos façam refeições em conforto e em localização adequada de modo que não haja comunicação direta com os locais de trabalho, instalações ou locais insalubres ou perigosas.

UNIFORME CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - UNIFORME E EPIS

As empresas ficam obrigadas a fornecer, gratuitamente uniformes e equipamentos de proteção individual – EPIs aos seus empregados, quando de uso obrigatório por lei ou pela empresa, deste que obedecidas a quantidade e condições, de acordo com as normas regulamentadoras – NRs do Ministério do Trabalho e Emprego, do local de trabalho e a vida útil do material ou equipamento, sem nenhum custo ao trabalhador. Em caso de rescisão contratual, o funcionário devolverá o uniforme e equipamento de proteção individual – EPIs, no estado de conservação que se encontra.

PARÁGRAFO ÚNICO - O empregado responderá pelos danos causados a quaisquer dos

materiais recebidos, em caso de comprovação de culpa ou dolo, precedido de procedimento interno da empresa de apuração dos fatos.

CIPA – COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO, ATRIBUIÇÕES, GARANTIAS AOS CIPEIROS CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - CIPA

As empresas deverão cumprir rigorosamente o que estabelece a Norma Regulamentadora (NR-5), aprovado pela Portaria n° 3.214/78, do Ministério do Trabalho e Emprego.

(6)

EXAMES MÉDICOS CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - EXAME MÉDICO

As empresas são obrigadas a promoverem exame médico admissional, periódicos e demissional, conforme determina a legislação.

RELAÇÕES SINDICAIS

CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA

As empresas descontarão dos empregados associados que são regidos pela convenção deste Sindicato Laboral, mensalmente, em folha de pagamento, a importância de 1,5% (um e meio por cento), sobre o salário base, a titulo de Contribuição Confederativa, conforme preceitua o art. 8°, item IV, da Constituição Federal e o art. 545 da CLT. Na capital esse valor deverá ser pago diretamente na sede do Sindicato Laboral, que outorgará a competente quitação. No interior, será efetuado através de depósito na Caixa Econômica Federal, conta corrente nº 622-7, agência 0017, ao Sindicato Laboral. Em qualquer hipótese, o pagamento se dará até o dia 10 (dez) do mês seguinte ao desconto.

PARÁGRAFO 1° - A falta de recolhimento até o dia estabelecido nesta cláusula, sujeitará ao

infrator a aplicação da multa de 2% (dois por cento) mês a mês.

PARÁGRAFO 2° - Fica facultado a oposição do empregado, manifestar-se o contrário

pessoalmente ou por carta de próprio punho, no prazo de 10 (dez) dias que antecede o desconto, na secretaria da entidade laboral, não sendo permitida outorga de poderes.

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - CONTRIBUIÇÃO ASSOCIATIVA

Com fundamento do art. 545 da CLT e apoio na decisão emanada da Assembléia Geral Extraordinária da categoria, fica estabelecido que todos os associados abrangidos pela presente Convenção Coletivas de Trabalho, sofrerão nos meses de agosto e novembro de 2014 e fevereiro de 2015, o desconto de 1.5% (um ponto, cinco por cento) do salário normativo para manutenção das atividades do Sindicato e assistência aos associados.

PARÁGRAFO 1º – O recolhimento da importância descontada será feito diretamente ao

Sindicato Laboral, através de recibo próprio.

PARÁGRAFO 2º – O recolhimento se efetivará até o 10° (décimo) dia subseqüente ao

desconto, sob pena de juros de mora no valor de 2% (dois por cento) ao mês sobre o montante retido.

OUTRAS DISPOSIÇÕES SOBRE RELAÇÃO ENTRE SINDICATO E EMPRESA CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA - DIVULGAÇÃO

As empresas conservarão locais, onde o Sindicato dos Trabalhadores possa afixar,

exclusivamente editais e outros avisos de interesse da categoria, vedado afixação de panfletos e cartazes que não digam respeito às atividades legais do Sindicato. A afixação será feita por

(7)

pessoa credenciada pelo Sindicato e será sempre acompanhada de um representante da empresa.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - ENTREGA DE DOCUMENTO

As empresas se comprometem a expedir recibo, relativo a qualquer documento entregue pelo trabalhador por sua iniciativa ou a solicitação da empresa.

DISPOSIÇÕES GERAIS

DESCUMPRIMENTO DO INSTRUMENTO COLETIVO

CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - DESCUMPRIMENTO DA CONVENÇÃO E PENALIDADE

No caso de descumprimento de qualquer cláusula da presente Convenção, o Sindicato

notificara a industria por AR ou através de outro meio idôneo, para que, no prazo de 30 (trinta) dias, cumpra a avença. Esgotado esse prazo, persistindo a falta, a empresa incorrera na multa em favor do prejudicado, correspondente a 10% (dez por cento), do valor do Salário Mínimo, por infração e por empregado do descumprimento.

OUTRAS DISPOSIÇÕES CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA - JUSTIÇA COMPETENTE

Quaisquer dúvidas serão dirimidas na Justiça competente:

LOURIVAL VIEIRA COSTA PRESIDENTE

SIND DAS IND METALURGICAS MEC E DE MAT ELET DE CORUMBA

ROBSON WILLIAM SOUZA DE FREITAS PRESIDENTE

Referências

Documentos relacionados

- Ponto de Fusão/Alcance: Informação não disponível - Ponto de Ebulição/Alcance: Não determinado - Ponto de Fulgor: Informação não disponível - Taxa de

Na primeira vertente, tem-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Código Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos fundamentais constitucionais, que

[r]

tendo em vista a existência de duas alternativas corretas, sendo elas “B” e “D”, pois, segundo Malamed, tanto o nervo mentoniano como o nervo incisivo devem

No que se refere às atitudes dos estudantes de enfermagem frente ao Fator 1 (O alcoolista: o trabalho e as relações inter- pessoais), a alta frequência de resposta indiferente

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Também

Nós também operamos um negócio no segmento de corte e polimento dos raros diamantes cor-de-rosa produzidos na mina de diamantes Argyle na Austrália, que são vendidos como

Além disso, acreditamos que o câmpus deve ser reconhecido como uma instituição de educação de excelência, profissional, técnica, tecnológica e superior, promotora da