• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 005/2016/PROPEX/NIT CHAMADA 2016: SELEÇÃO DE INVENÇÕES PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PATENTEABILIDADE E ELABORAÇÃO DE PATENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 005/2016/PROPEX/NIT CHAMADA 2016: SELEÇÃO DE INVENÇÕES PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PATENTEABILIDADE E ELABORAÇÃO DE PATENTES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

EDITAL Nº 005/2016/PROPEX/NIT

CHAMADA 2016: SELEÇÃO DE INVENÇÕES

PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE

PATENTEABILIDADE E ELABORAÇÃO DE

PATENTES

(2)

2 APRESENTAÇÃO

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, professor Alexander Christian Vibrans, no uso de suas atribuições legais, torna público o processo de seleção de criações de pesquisadores da FURB para a realização de buscas de anterioridade, análise de potencial de patenteabilidade e elaboração de pedidos de patente, de acordo com as disposições deste edital.

I. INTRODUÇÃO

Este edital está focado no apoio aos servidores da FURB interessados em realizar uma avaliação do potencial de patenteabilidade de invenções ou novas tecnologias (produtos ou processos tecnológicos) resultantes de suas atividades de pesquisa. Assim, caso verificado esse potencial, poderá ser realizado o depósito dos pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, respeitando-se as disposições da Resolução Interna da FURB nº 41/2012 – Institui a Política de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da FURB, e dá outras providências.

A avaliação do potencial de patenteabilidade, que envolve a busca de anterioridade, e a elaboração dos pedidos de patente serão realizadas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), o qual faz parte da estrutura da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (PROPEX).

II. OBJETIVOS

São objetivos deste Edital:

• Fomentar a proteção, a valorização e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico gerado na FURB por meio da propriedade intelectual;

• Reconhecer o mérito acadêmico e científico dos servidores da FURB;

• Incentivar a busca em base de patentes e o uso da informação tecnológica contida em tais documentos, visando disseminar essa cultura na instituição;

• Identificar as tecnologias desenvolvidas na FURB;

• Oportunizar a transferência de tecnologias e viabilizar novas parcerias com o setor produtivo, visando ao desenvolvimento tecnológico do País.

(3)

3 III. REQUISITOS DO PESQUISADOR PROPONENTE

O proponente deverá atender aos seguintes requisitos:

a) Ser servidor do quadro efetivo (docente ou técnico administrativo) da FURB;

b) Ter desenvolvido a “invenção” ou nova tecnologia, ou parte dela, através de projetos institucionais relacionados às atividades em que o servidor atua na instituição.

IV. DA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

a) Deve ser apresentada em formulário próprio (Formulário do Inventor)disponibilizado no endereço: https://sp.furb.br/sites/propex/nit/biblioteca (Anexo 1 deste edital) e no sitio da FURB, no endereço: http://www.furb.br/web/3088/inovacao-e-pesquisa/formularios-e-documentos.

b) O formulário, devidamente preenchido, deverá ser salvo em formado PDF e ter como nome do arquivo: nome e sobrenome do proponente (ex.: “nome_sobrenome.pdf”). Esse arquivo deve, então, ser anexado e enviado ao e-mail: nit@furb.br. O e-mail deve ter como assunto (Subject) o título “EDITAL INVENTOR 2016”. O tamanho máximo do arquivo é de 5 MB.

c) O e-mail será respondido ao remetente com a mensagem “RECEBIDO”, servindo essa resposta como comprovante de recebimento do e-mail e do arquivo com o formulário.

d) A inscrição com a ausência de qualquer um dos itens listados acima será INDEFERIDA pela PROPEX/NIT. Para efeito de comprovação de envio, será observada a data/hora constante no servidor de e-mails da instituição. A PROPEX/NIT não se responsabiliza por problemas de informática ou comunicação que impeçam o recebimento desse e-mail.

e) O formulário deve ser encaminhado até a data e hora limite definida no calendário do presente edital.

V. PROCEDIMENTO, ANÁLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

O número de serviços a serem concedidos neste edital dependerá do atendimento das propostas aos requisitos de patenteabilidade das invenções de acordo com a Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, especificamente em seus artigos 8º e 9º. Ressalta-se

(4)

4 que os requisitos de patenteabilidade são: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

Este edital será executado em cinco etapas:

1ª Etapa - Eliminatória. Avaliação preliminar formal das propostas recebidas pelo NIT, que definirá com base nos critérios estabelecidos neste edital. A eliminação da proposta ocorrerá quando a Comissão Julgadora identificar um dos seguintes casos: a) O formulário da proposta não foi preenchido de forma completa e/ou suficiente para a análise dos requisitos de patenteabilidade previstos na legislação;

b) A proposta se enquadra em um dos incisos dos Art. 10 e Art. 18 da Lei nº 9.279/1996.

2ª Etapa - Classificatória. A classificação das propostas será promovida considerando o valor total de aporte de recursos financeiros e/ou econômicos obtidos pela pesquisa, vinculada ao objeto da proposta, com base no valor informado pelo proponente no item 5, Anexo I deste edital. Na hipótese de haver publicação relacionada ao objeto da proposta que possa resultar em perda do requisito de novidade, o NIT poderá dar prioridade à análise desta proposta.

3a Etapa - Instrutiva. Realização de busca de anterioridade das propostas pelo NIT, seguindo a ordem de classificação. Será emitido relatório de busca de anterioridade que conterá as seguintes informações:

a) Os parâmetros de busca utilizados (palavras-chave, Classificação Internacional de Patentes, bases de patentes pesquisadas e demais parâmetros de busca utilizados); b) Relação de patentes encontradas e consideradas relevantes, contendo todas as informações bibliográficas existentes na folha de rosto de um documento de patente; O proponente poderá ser chamado a colaborar com informações complementares para subsidiar a busca de anterioridade.

O proponente receberá cópia do relatório de busca de anterioridade, antes da realização da 4a

etapa.

4a Etapa – Decisória. A análise das propostas quanto a viabilidade do depósito de pedido de patente será submetida ao Comitê de Avaliação da Propriedade Intelectual e Inovação (CAPII) mediante sustentação oral do proponente. A análise será realizada pelos seguintes integrantes:

a) Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, na condição de Coordenador do Comitê;

(5)

5 b) Coordenação do NIT;

c) Coordenadora e o Consultor em Propriedade Intelectual do NIT;

d) Na condição de convidados, podem integrar o CAPII a Direção do Centro ao qual o proponente está vinculado e um pesquisador da área.

A análise quanto à viabilidade do depósito do pedido de patente deverá considerar os requisitos de patenteabilidade, indicando, se existirem, os aspectos técnicos que são colidentes entre a tecnologia apresentada e os documentos de patentes existentes.

5a Etapa – Executiva. Elaboração e depósito de pedido de patente junto ao INPI. As propostas aprovadas pelo CAPII seguem para o processo de redação do relatório descritivo (elaboração de pedido de patente). O NIT auxiliará na redação do documento de patente em contato direto com o proponente. Este deverá verificar a consistência das informações técnicas, correções e adequações apontadas pelo NIT. O depósito do pedido de patente junto ao INPI será viabilizado pelo NIT.

VI. CALENDÁRIO DO EDITAL

A Tabela 1 apresenta os prazos para execução das etapas.

Tabela 1 - Prazos para execução das etapas

Etapa Descrição Data inicial Data final

Lançamento do Edital 28/07/16

Inscrições 01/08/16 02/09/161

Análise das inscrições 05/09/16 09/09/16

Análise e classificação das propostas quanto ao aporte

econômico/financeiro 05/09/16 09/09/16

Divulgação da classificação das propostas 14/09/16

3ª Busca de Anterioridade 14/09/16 14/10/16

Entrega do relatório da busca aos proponentes 17/10/16

Submissão das propostas ao CAPII para análise da viabilidade do pedido de patente e sustentação oral dos proponentes

Até 18/11/16 Divulgação das propostas selecionadas para depósito

do pedido de patente 23/11/16

Período de elaboração do relatório descritivo e

instrução dos pedidos de patente 31/10/16 09/12/16 Depósito dos pedidos das patentes junto ao INPI Até 20/12/16

1

(6)

6 VII. DOS RECURSOS

Na hipótese de não concordância com a análise e classificação das propostas ou com a deliberação do CAPII, o proponente terá o prazo de 10 dias, contados da decisão, para apresentar recurso ao NIT. Os recursos deverão ser enviados por e-mail, para nit@furb.br e devem ter como assunto (Subject) o título “EDITAL INVENTOR 2016 RECURSO”. Do conteúdo do e-mail deverão constar: identificação do candidato, identificação da proposta submetida ao edital, dados para contato e texto com as argumentações. O recurso será apreciado pela coordenação do NIT no prazo de 10 dias úteis.

VIII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

a) A submissão de propostas implicará a tácita aceitação das condições estabelecidas neste edital, na Resolução 41/2012 e na Lei Federal 10.973/2004 das quais o pesquisador proponente não poderá alegar desconhecimento;

b) As informações fornecidas no processo de inscrição e o seu correto preenchimento são de responsabilidade do pesquisador proponente;

c) O pesquisador proponente, cuja proposta for contemplada, tem a obrigação de fornecer o detalhamento técnico, os desenhos, entre outras informações solicitadas e necessárias à avaliação do potencial de patenteabilidade e à redação do relatório descritivo da patente. A omissão ou a demora na entrega das informações, que inviabilizem a execução dos procedimentos dentro do prazo definido no calendário deste edital, poderá acarretar no arquivamento do processo;

d) A titularidade sobre os direitos de propriedade intelectual pertencerá a FURB, nos termos da resolução interna nº 41/2012, estando o proponente desde já ciente do seu compromisso de ceder à universidade a titularidade relacionada à proposta selecionada, sendo-lhe resguardada a autoria da criação e os benefícios previstos no artigo 13 da Lei n. 10.973/2004.

e) Toda comunicação eletrônica entre os pesquisadores e o NIT será por meio do e-mail: nit@furb.br;

f) As datas previstas na tabela 1 do presente edital podem ser alteradas pela Coordenação do NIT em razão da demanda.

g) A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, inclusive quanto aos recursos a ele alocados, por decisão unilateral ou conjunta da FURB, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direitos à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

(7)

7 h) Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura em conjunto com o Núcleo de Inovação Tecnológica.

Alexander Christian Vibrans

Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura

(8)

1

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA NIT - NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

ANEXO 1 – FORMULÁRIO DO INVENTOR

CAMPOS PARA PREENCHIMENTO EXCLUSIVO DO NIT Data do recebimento

Número do processo interno

1. DADOS DO PESQUISADOR LÍDER / PROPONENTE

Nome: Unidade: Telefone/Ramal: E-mail:

Contribuição intelectual no desenvolvimento da presente criação: %

2. DADOS DOS DEMAIS PARTICIPANTES (Inclua mais linhas se necessário)

Nome: Vínculo com a FURB:

[ ] Professor [ ] Técnico-administrativo [ ] Aluno da Graduação Aluno da Pós-Graduação: [ ] Mestrado [ ] Doutorado [ ] Outros: _____________________ Contribuição intelectual no desenvolvimento da presente criação: %

Nome: Vínculo com a FURB:

[ ] Professor [ ] Técnico-administrativo [ ] Aluno da Graduação Aluno da Pós-Graduação: [ ] Mestrado [ ] Doutorado [ ] Outros: _____________________ Contribuição intelectual no desenvolvimento da presente criação: %

3. DADOS DA CRIAÇÃO

Área de atuação: Ex: Engenharia Química Linha de Pesquisa: Estágio de desenvolvimento da pesquisa [ ] Inicial [ ] Parcialmente desenvolvida [ ] Completa 3.1. TÍTULO

Descreva o título proposto para a criação.

3.2. APLICAÇÃO

(9)

2

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA NIT - NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Liste palavras que estejam relacionadas às características essenciais da criação.

Português Inglês

Foi realizada alguma busca de anterioridade em bases de patentes? [ ] Sim [ ] Não

Em caso afirmativo, relacione abaixo os documentos encontrados na busca de anterioridade em bases de patente e artigos científicos que influenciem no requisito novidade e/ou que possam ser utilizados como modelo para a descrição do invento proposto.

Base Número do Documento

Data do Depósito

Problema e/ou limitação da tecnologia já existente

Vantagens e diferenças da invenção proposta 3.3. OBJETIVOS DA CRIAÇÃO

Quais os problemas que se propõem resolver com a criação?

3.4. DESCRIÇÃO DA CRIAÇÃO

Descreva de maneira suficiente a criação que se pretende proteger. Se necessário, anexe figuras como suporte à explicação.

3.5. ESTADO DA TÉCNICA

Considerando seus conhecimentos na área, como os problemas são resolvidos ou parcialmente resolvidos atualmente?

3.6. DIFERENCIAIS DA PROPOSTA

Descreva os diferenciais da tecnologia proposta em relação às existentes.

3.7. PALAVRAS-CHAVE RELACIONADAS COM A CRIAÇÃO

(10)

3

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA NIT - NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

4. DIVULGAÇÃO

Fez uso de caderno de laboratório durante a pesquisa/criação? [ ] Sim [ ] Não

Existe alguma patente requerida, pelo próprio proponente, relacionada à criação? [ ] Sim [ ] Não

Em caso afirmativo, informe o nº do processo:

A presente criação já foi revelada a alguma empresa ou instituição de ensino e pesquisa? [ ] Sim [ ] Não

A presente criação já foi divulgada/publicada por algum meio (artigo, monografia dissertação, tese, exame de qualificação, resumo, congresso, pôster, entrevista, etc.)?

[ ] Sim [ ] Não

Em caso afirmativo, liste as divulgações referentes à criação que já foram ou que ainda serão realizadas.

Data da

divulgação Tipo de divulgação

Extensão do conteúdo divulgado (parcial/total)

5. APORTES FINANCEIROS E/OU ECONÔMICOS

Existe alguma fonte de fomento para a pesquisa/invenção/criação? [ ] Sim [ ] Não

Em caso afirmativo, informe a fonte abaixo (FURB, CNPq, FAPESC, etc).

Fonte Total de recurso aportado

Existem parceiros, pessoa física ou jurídica, que contribuíram no desenvolvimento? [ ] Sim [ ] Não

Em caso afirmativo, informe abaixo e descreva a natureza da parceira (convênio, contrato, acordo, investimento financeiro, participação direta na pesquisa, disponibilização de recursos materiais, dentre outros).

Parceiro Natureza da parceria Total de recurso aportado

6. DECLARAÇÃO

O proponente declara que:

1. Todas as informações acima descritas são verdadeiras;

2. Todos os participantes no desenvolvimento da presente criação foram devidamente relacionados; 3. Está ciente da legislação pertinente à matéria, bem como das normas internas da FURB

relacionadas à Propriedade Intelectual (Lei 10.973/04 e Resolução FURB nº 41/2012). 5.1. FONTES DE FOMENTO

Referências

Documentos relacionados

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

mestre, os dados de produção e pressão criados com a alteração dos parâmetros para seus limites máximos e mínimos são comparados com os dados de produção real para selecionar

Dentre os principais resultados obtidos, verificou-se que cinco bancos divulgavam todos os indicadores pesquisados e que estavam listados em algum nível de governança corporativa da

de laser activo (verde) Luz acesa quando estiver a emitir Emissor Conector da cabeça do sensor Emissor Receptor (filtro óptico) Conector lateral da Cabeça de sensor do

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e