• Nenhum resultado encontrado

Questão 25 Questão 26

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 25 Questão 26"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A Antártida apresenta um quadro natural com características marcantes: o inverno é longo, com seis meses sem luz solar e médias térmicas ao redor de 60ºC negativos; no ve-rão, o albedo é elevado, pois cerca de 95% da superfície está permanentemente coberta por gelo; são raras as espécies vegetais, por causa do rigor climático. Quase desabitada, é consi-derada a região mais fria do planeta e tem despertado o interesse de muitos países. O Brasil, desde 1984, lá mantém uma base de pesquisa

a) meteorológica, no intuito de estudar o bu-raco na camada de ozônio, fenômeno cíclico que ocorre na estratosfera antártica, e anali-sar os efeitos da radiação ultravioleta sobre os seres vivos.

b) científica, cujas investigações meteorológi-cas e oceanográfimeteorológi-cas objetivam compreender o papel da Antártida no globo terrestre e, em particular, a sua influência sobre o território brasileiro.

c) militar, na tentativa de equilibrar forças com países que lá realizam testes e mano-bras, principalmente com a Argentina e o Chile, países do Cone Sul.

d) pesqueira, para a comercialização do krill, zooplâncton semelhante a um camarão, que serve de base alimentar às baleias e que po-derá tornar-se mais uma fonte de divisas para o nosso país.

e) biológica, com projetos marinhos ligados ao modo de reprodução das baleias e focas, cujos resultados poderão favorecer o aproveitamen-to de novos recursos alimentícios.

alternativa B

O Brasil possui uma base de pesquisas científicas na Antártida desde 1984 (Base Comandante Fer-raz) que agrega vários pesquisadores de universi-dades e institutos de pesquisa com apoio logístico e operacional da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.

A abordagem dos problemas ambientais em nosso planeta não pode ignorar a questão da biodiversidade. Neste aspecto, ao Brasil, cuja natureza é rica e exuberante, é conferido um papel de destaque. Hoje, tratar da questão ambiental no âmbito mundial significa consi-derar as variadas características geográficas brasileiras. Ao lado do Brasil, mais quatro países do globo também possuem uma grande biodiversidade. São eles:

a) Austrália, China, Indonésia e Colômbia. b) Indonésia, Colômbia, Austrália e África do Sul.

c) China, México, Indonésia e Colômbia. d) Austrália, África do Sul, Colômbia e Vene-zuela.

e) China, Nova Zelândia, Indonésia e Chile. alternativa C

Segundo o atlas do IBGE, entre os países de mais alto nível de biodiversidade do mundo, estão México, Colômbia, Equador e Indonésia, no pri-meiro escalão; em um segundo escalão temos Brasil, Venezuela, Peru, África do Sul, Índia, Chi-na e Austrália.

Assim, a alternativa C é aquela que apresenta o maior número de países do primeiro escalão (3).

Cerca de 65% das reservas petrolíferas do globo terrestre encontram-se no Oriente Mé-dio, uma região estratégica para a economia mundial. As grandes potências como os Esta-dos UniEsta-dos, a Alemanha, o Japão, dentre ou-tras, dependem dessas reservas, que se con-centram principalmente ao redor do Golfo Pérsico e na planície da Mesopotâmia, áreas onde estão localizados os seguintes países: a) Kuwait, Jordânia, Líbano, Irã e Iraque. b) Kuwait, Egito, Israel, Arábia Saudita e Iraque.

c) Arábia Saudita, Jordânia, Irã, Catar e Ira-que.

(2)

d) Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Irã e Ira-que.

e) Kuwait, Irã, Arábia Saudita, Catar e Ira-que.

alternativa E

Os países próximos da planície da Mesopotâmia (formada pelos rios Tigre e Eufrates) são o Iraque e o Kuwait e, ao redor do Golfo Pérsico, locali-zam-se o Irã, Arábia Saudita e o Catar. Todos são grandes exportadores de petróleo e membros da OPEP.

O mapa mostra a semelhança na distribuição das paisagens africanas.

A partir do Equador, seja na seqüência rumo ao norte, ou naquela que se dirige para o sul, nota-se, claramente, em ambos os hemisférios, o paralelismo entre os domínios naturais. Tal fato, somado à variedade paisagística lá pre-sente, tem origem na posição geográfica do continente, predominantemente

a) extratropical, o que lhe confere uma distri-buição pluviométrica aperiódica e em faixas latitudinais.

b) equatorial, o que lhe confere uma distribui-ção pluviométrica periódica e em faixas longi-tudinais.

c) intertropical, o que lhe confere uma distri-buição pluviométrica aperiódica e em faixas longitudinais.

d) tropical, o que lhe confere uma distribui-ção pluviométrica periódica e em faixas lati-tudinais.

e) tropical, o que lhe confere uma distribuição pluviométrica periódica e em faixas longitu-dinais.

alternativa D

A África, com 4/5 de suas terras localizadas entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, é um conti-nente marcado pela sua tropicalidade. Temos aí, partindo-se do centro do continente para o norte ou sul, uma sucessão climática em comum (equa-torial, tropical, árido e mediterrâneo) havendo va-riações conforme as latitudes.

Com o fim da Guerra Fria e a desagregação da URSS, uma nova ordem econômica mun-dial passou a vigorar. Desta maneira, as fronteiras entre vários países foram redese-nhadas e, em certos casos, novos territórios foram definidos. Analise as afirmações: I. Com a criação da ONU e do FMI, organis-mos de porte internacional, os limites territo-riais entre os países do globo tornaram-se es-táveis.

II. Na definição dos territórios deve-se obede-cer, prioritariamente, às condições naturais existentes em nosso planeta.

III. Até mesmo fronteiras remotamente de-marcadas podem sofrer alterações com o pas-sar do tempo.

IV. Os fatores sociais, econômicos ou políticos podem contribuir para que as fronteiras en-tre os países sofram alterações.

Estão corretas somente as afirmações a) III e IV. d) I e III. b) II e IV. e) I e II. c) I e IV. alternativa A

Estão corretas III e IV: assistimos nas últimas dé-cadas o afloramento de nacionalismos, com o fim da Guerra Fria, que fizeram mudar o mapa políti-co do planeta, especialmente na ex-Europa Orien-tal (ex-Iugoslávia/URSS).

Questão 28

(3)

Considerando o processo de industrialização ocorrido no país, assinale a alternativa corre-ta.

a) A industrialização do Brasil não agravou as disparidades regionais e gerou a seguinte or-ganização espacial: a produção concentra-se no Centro-Oeste do país e as demais áreas são fornecedoras de gêneros agrícolas, matérias-primas e mão-de-obra.

b) A industrialização do Brasil agravou as disparidades regionais, porém não gerou uma organização espacial do tipo “centro-perife-ria”, pois quase todas as unidades federativas possuem expressiva produção industrial. c) A industrialização do Brasil agravou as disparidades regionais e gerou uma organiza-ção espacial do tipo “centro-periferia”, com a produção concentrada no Centro-Sul do país; as demais áreas são fornecedoras de gêneros agrícolas, matérias-primas e mão-de-obra. d) A industrialização do Brasil agravou as disparidades regionais, porém não gerou uma organização espacial do tipo “centro-perife-ria”, pois quase todas as unidades federativas do Nordeste possuem expressiva produção in-dustrial, sendo que apenas as do Norte apre-sentam menor participação nesse setor da economia nacional.

e) A industrialização do Brasil agravou as disparidades regionais e gerou a seguinte or-ganização espacial: a produção concentra-se no Centro-Oeste do país e as demais áreas são fornecedoras de gêneros agrícolas, maté-rias-primas e mão-de-obra.

alternativa C

No Centro-Sul do país, com destaque para São Paulo, encontram-se as principais concentrações industriais-urbanas e as mais diversificadas e pro-dutivas atividades agropecuárias do Brasil.

A globalização da economia tornou as empre-sas brasileiras mais expostas à concorrência externa, obrigando-as a alcançar novos pata-mares de produtividade. Profundas

transfor-mações no mercado de trabalho trouxeram o desemprego, a expansão do subemprego e a ampliação da massa dos excluídos sociais, prin-cipalmente nas grandes cidades. Hoje, como o poder público não consegue atendê-los, surgem setores da iniciativa privada que investem, cada vez mais, na melhoria das condições de vida da população. Trata-se de uma ação vo-luntária que ultrapassa os incentivos fiscais oferecidos pelo Estado, e que envolve o compor-tamento ético, o fortalecimento das organiza-ções não governamentais (ONGs), a preocupa-ção com a imagem da empresa e a satisfapreocupa-ção do funcionário. É o chamado a) Terceiro Setor. c) Primeiro Setor. e) Setor Secundário. b) Segundo Setor. d) Setor Terciário. alternativa A

O Primeiro Setor (Estado), o Segundo Setor (se-tor privado) e o Terceiro Se(se-tor (a sociedade civil organizada. Ex.: as "ONGs").

Sobre a violência no campo e a estrutura fun-diária no Brasil, é correto afirmar que a) é grande o número de grandes proprietá-rios e que os conflitos pela posse da terra são poucos.

b) é pequeno o número de grandes proprietá-rios, assim como o de conflitos pela posse da terra.

c) é grande o número de pequenos proprietários, assim como o de conflitos pela posse da terra. d) é pequeno o número de pequenos proprie-tários e que os conflitos pela posse da terra são muitos.

e) é equilibrado o número de grandes e pe-quenos proprietários, assim como o das áreas com e sem conflitos pela posse da terra.

alternativa C

O Brasil apresenta uma estrutura fundiária basea-da na concentração de terras, na qual se verifica uma pequena quantidade de grandes proprie-tários concentrando uma grande parcela das ter-ras, podendo ser este considerado como um dos elementos que levam a uma grande intensidade de "conflitos de terra".

Questão 30

Questão 31

(4)

Dados indicadores do PIB per capita e da taxa de mortalidade infantil auxiliam na compreen-são das enormes disparidades regionais exis-tentes, ainda hoje, no Brasil.

Sobre esses indicadores é correto afirmar que a) desconsiderado o Distrito Federal, o PIB

per capita mais alto está na Região Sul, ao

passo que a taxa de mortalidade infantil mais elevada pertence à Região Norte.

b) considerado o Distrito Federal, o PIB per

capita mais alto está na Região Sul, ao passo

que a taxa de mortalidade infantil mais ele-vada pertence à Região Norte.

c) o PIB per capita mais alto está na Região Sudeste, ao passo que a taxa de mortalidade infantil mais elevada pertence à Região Cen-tro-Oeste, onde se localiza o Distrito Federal. d) desconsiderado o Distrito Federal, o PIB

per capita mais alto está na Região Sudeste,

ao passo que a taxa de mortalidade infantil mais elevada pertence à Região Nordeste. e) considerado o Distrito Federal, o PIB per

capita mais alto está na Região Sudeste, ao

passo que a taxa de mortalidade infantil mais elevada pertence à Região Nordeste.

alternativa D

O Brasil apresenta fortes disparidades intra e in-ter-regionais, sendo que o maior desenvolvimento socioeconômico encontra-se no chamado "eixo Rio–São Paulo", dentro da região Centro-Sul.

Brasília, a capital do país, gera polêmica des-de o início des-de sua construção, no final dos anos 1950. Localizada no Distrito Federal, que hoje agrega uma população superior a dois milhões de habitantes, apresenta indica-dores sociais e econômicos marcantes, tais como:

a) PIB per capita e IDH elevados, importante atividade industrial, comércio de caráter re-gional e serviços de alcance nacional.

b) PIB per capita e IDH elevados, fraca ativi-dade industrial, comércio e serviços de cará-ter local, exceto os da administração federal.

c) PIB per capita e IDH elevados, fraca ativi-dade industrial, comércio de caráter regional e serviços de expressão local, exceto os da administração federal.

d) PIB per capita baixo e IDH elevado, impor-tante atividade industrial, comércio de cará-ter regional e serviços de alcance nacional. e) PIB per capita baixo e IDH elevado, fraca atividade industrial, comércio de caráter lo-cal e serviços de alcance regional.

alternativa B

Brasília é primordialmente um centro político-ad-ministrativo com um setor terciário que atende ba-sicamente à população do plano piloto e das cida-des-satélites.

A figura mostra a área da reserva Rapo-sa-Serra do Sol, com 1,7 milhão de hectares e pouco habitada, no norte do Brasil.

(Revista Época, 12.01.2004. Adaptado.) Sobre essa área, pode-se afirmar que é uma reserva

a) de garimpeiros, localizada no Estado de Rondônia, limitada pela Venezuela e Guiana. b) indígena, localizada no Estado de Rondô-nia, limitada pela Venezuela e Guiana. c) de garimpeiros, localizada no Estado de Roraima, limitada pela Venezuela e Surina-me.

Questão 33

Questão 34

(5)

d) indígena, localizada no Estado de Rorai-ma, limitada pela Venezuela e Suriname. e) indígena, localizada no Estado de Roraima, limitada pela Venezuela e Guiana.

alternativa E

A área destacada no mapa refere-se à reserva in-dígena Raposa-Serra do Sol localizada no nor-deste do Estado de Roraima, sendo limitada pela Venezuela e pela Guiana.

A produção agrícola brasileira é grande, di-versificada e de distribuição geográfica bem ampla. No entanto, quando se consideram os

valores recentes da produção de cada estado em relação ao valor total do país, nota-se, por exemplo, que a produção da laranja, da cana-de-açúcar, do café e do cacau, respecti-vamente, é mais elevada em

a) São Paulo, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

b) São Paulo, Alagoas, Minas Gerais e Pará. c) Alagoas, Pernambuco, São Paulo e Bahia. d) Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. e) São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Pará.

alternativa A

O chamado "Centro-Sul" apresenta o maior de-senvolvimento agrícola e agroindustrial do Brasil na atualidade.

Referências

Documentos relacionados