• Nenhum resultado encontrado

Instrumento para integração e entendimento da Palavra de Deus à aqueles que estão num processo de conversão e início de discipulado.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instrumento para integração e entendimento da Palavra de Deus à aqueles que estão num processo de conversão e início de discipulado."

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

Instrumento para integração e entendimento da Palavra de Deus à aqueles que estão num processo de conversão e início de discipulado.

(2)

RA - Bíblia Revista e Atualizada

(3)

CONTEÚDO

Introdução... 6

A situação do homem... 8

As Boas Novas...10

Cruz de Cristo... 14

A salvação é de graça... 18

O homem quer chegar a Deus... 22

Cristo morreu por nossos pecados... 26

Uma vida de convicção e obediência... 30

Uma vida cristã vitoriosa... 36

A salvação é de graça, mas o Reino é

conquistado... 42

(4)

Este livro é de uso interno e deverá ser

ministrado individualmente, para pessoas que já

aceitaram o Senhor Jesus. Ele apresenta de forma

prática e simples os primeiros passos e

conhecimento para o novo convertido. Dando

início ao discipulado um a um, tão necessário em

nossos dias.

(5)

Introdução:

Vivemos num mundo corrompido, com muita violência. A dor, a maldade e as dificuldades da vida têm assolado as pessoas dia após dia, onde muitos já perderam a esperança.

Mas Deus não planejou que fosse assim, Deus criou o homem com o propósito de ter um relacionamento pessoal com Ele, tanto que vinha falar com o homem todos os dias conforme Gênesis 3:9. E que lhe desse muitos filhos Gênesis 1:28. “E Deus os abençoou e lhes

disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.”

Deus criou o homem conforme sua imagem e semelhança Gn.1:27

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou

.

Deus ama tanto o homem que quando o criou o colocou num jardim chamado Éden que quer dizer

jardins de delícias, para descanso e paz. Mas o homem

pecou e foi separado de Deus, e completamente deformado pelo pecado e perdeu a imagem e semelhança de Deus. Criou-se então um abismo entre Deus e o homem, pois Deus é Santo e o homem pecador.

O amor de Deus não mudou, como podemos ver em João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus não desistiu, e continua a buscar o homem para ter um relacionamento com Ele, por isso enviou seu único Filho para resgatar, perdoar e levar o homem à posição que fora perdida com a queda.

(6)

Mas Deus quer muito mais de nós, seu propósito não mudou, pois Ele é imutável e continua desejando muitos filhos, tanto que Jesus deixou de ser unigênito para ser primogênito do Pai, Romanos 8:29 “Porquanto aos que

de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” No coração de Deus

existe a busca pelo relacionamento com o homem, mas no centro do coração de Deus o que tem é filhos.

Veremos um estudo com perguntas e resposta para melhor fixação, baseado no livro de João conhecido como

o discípulo do amor, mostrando que Deus tem Boas

Novas para o homem separado dele.

Cleberson Gaioski de Matos, Pr. Comunidade Cristã Manancial – Igreja em Células

(7)

Lição 1. A SITUAÇÃO DO HOMEM

O homem natural que é o homem sem Jesus está separado e não tem comunicação com Deus por causa do pecado, existe um abismo que impede qualquer ligação com Deus.

A Bíblia diz que esse homem está vivendo nas trevas, pois Deus é luz e se ele vive longe de Deus então está longe da luz e onde não há luz há trevas.

Vejamos João 8:12 “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”

1. Como Jesus se descreve?_______________________ ___________________________________|___________ 2. Jesus disse: "Quem me segue terá _______ da _______, e nunca andará nas ________".

Leia João 3:19-20 “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras”.

3. Todos os homens querem estar na luz? ( ) sim ( ) não

(8)

4. Por que alguns homens preferem ficar na escuridão?_____________________________________ ______________________________________________ João 2:24, 25. “Mas o próprio Jesus não se confiava a eles,

porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana”.

5. Podemos esconder nossos pensamentos e ações de Jesus assim como os escondemos das pessoas?

( ) sim ( ) não

Leia João 8:34 “ Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade

vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.”

6. Como Jesus Cristo descreve a pessoa que peca?______ ______________________________________________ Leia João8:47 “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.”

7. O que Jesus diz sobre quem não ouve (presta atenção) à Palavra de Deus?_______________________________ 8. E sobre aquele que ouve (dá atenção) à palavra de Deus?_________________________________________ 9. Você está vivendo na luz ou nas trevas?____________ ______________________________________________ 10. Como é que você sabe?________________________ ______________________________________________ O QUE VOCÊ APRENDEU?

Nesse estudo aprendemos que o homem está separado de Deus vivendo nas trevas e suas obras são

(9)

Lição 2. AS BOAS NOVAS – O PLANO REDENTOR DE DEUS

As Boas Novas é que ainda que o homem estivesse morto e separado de Deus, Ele não desistiu. Enviou seu Filho ao mundo para resgatar o homem perdido.

Leia João 3:16-18 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.

1. Aqueles que não crêem no Filho de Deus já estão condenados?

( ) sim ( ) não

Por quê? ______________________________________ *condenação na Bíblia significa estar separado de Deus agora, depois da morte, e para sempre.

(10)

2. Jesus Cristo veio ao mundo para nos condenar (julgar)? ( ) sim ( ) não

Explique a resposta ______________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ 3. Embora todos sejamos pecadores na presença de Deus, quais os sentimentos de Deus para com o mundo (nós)?_________________________________________ ______________________________________________ 4. Como Ele provou seu amor para conosco? ______________________________________________ ______________________________________________ 5. O que devemos fazer para não perecer e receber a vida eterna?________________________________________ Leia João 16:8 e 9 “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim;

6. De que pecado os homens são culpados?___________ ______________________________________________ Leia João 3:36 “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

7. Em que condição está quem não crê no filho de Deus(desobedece)?

__________________________________________ __________________________________________ I Pedro 2:24 "O próprio Cristo levou nossos pecados em seu corpo

(11)

I Pedro 3:18 "Pois o próprio Cristo morreu por vocês. Uma vez por

todas ele morreu pelos pecados; um homem bom pelos maus, para nos levar a Deus. Ele morreu no corpo, mas foi ressuscitado no espírito”.

8. Baseado nos dois versículos anteriores, dê duas ou três razões por que Deus deu Seu Filho unigênito, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar.__________________ ______________________________________________ Leia João 3.36 “36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

10. Para quem Deus promete a vida eterna? ( ) para aqueles que são "bonzinhos"

( ) para aqueles que crêem no Filho de Deus

EXPLICAÇÃO:

"Crer" em Jesus Cristo para a salvação significa entregar a vida com todos os pecados a Ele. Ele pode tirar seu pecado e libertá-lo da condenação e morte. Ele não somente o purificará e o perdoará, mas lhe dará uma vida nova (Jesus chama isto de novo nascimento - João 3:6, 7.) João 6:37

“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

11. Se eu venho a Jesus para ter salvação, posso ter certeza de que ele me aceitará?_____________________ 12. Você já veio a Jesus para a salvação? Explique. ______________________________________________ ______________________________________________

(12)

O QUE VOCÊ APRENDEU?

Aprendemos que só Jesus pode nos salvar, não existe nenhum outro que possa nos livrar da perdição eterna e essa salvação é de graça.

(13)

Lição 3. CRUZ DE CRISTO – A SOLUÇÃO DE DEUS PARA O HOMEM

A cruz foi à solução que Deus teve para o homem que estava impedido de chegar até Ele. Uma ponte foi enviada ao homem para que pudesse atravessar pelo abismo e chegar a Deus, essa ponte é o Cristo crucificado.

João 19.4 “ Outra vez saiu Pilatos e lhes disse: Eis que eu vo-lo apresento, para que saibais que eu não acho nele crime algum.

1. Ao ser julgado, foi achada culpa em Jesus? ( ) sim ( ) não

João 19:17-18 “Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico, onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio”.

2. Como Jesus morreu?___________________________ ______________________________________________ João 10:17-18 “Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.

(14)

3. Jesus morreu espontaneamente ou foi obrigado a morrer por nós?_________________________________ ______________________________________________ Romanos 5:8 "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nos, sendo nos ainda pecadores”.

4. Que tipo de pessoas somos?______________________ ______________________________________________ João 15:12-13 “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.

5. Por que Jesus estava disposto a morrer em nosso lugar?_________________________________________ João 1:29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

6. João Batista chamou Jesus de o ____________ de___________

Na época do Velho Testamento, um cordeiro perfeito, sem defeito, macho de um ano, era sacrificado (como um substituto inocente) pagando pelo pecado do povo. Ele é um símbolo de Jesus Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus, que foi designado para vir ao mundo.

João 1:29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

7. O que Jesus Cristo faz com os pecados do mundo?________________________________________ João 20:9“Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos.

(15)

8. Que evento importante aconteceu depois da morte de Jesus?_________________________________________ ______________________________________________ João 20:19-22 “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da

semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

João 21:12-14 “Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos

discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor. Veio Jesus, tomou o pão, e lhes deu, e, de igual modo, o peixe. E já era esta a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos, depois de ressuscitado dentre os mortos.

9. Que provas os discípulos tinham de que Jesus ressuscitaria da morte?____________________________ ______________________________________________ João 20:24-27

“Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não

estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.

10. O que um deles fez?___________________________ ______________________________________________ João 20:30-31 Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

(16)

11. Qual é o propósito do Evangelho de João?_________ ______________________________________________

Leia João 3.36 “36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

12. O que acontece com a pessoa que não crê em Jesus?_________________________________________ ______________________________________________ O QUE VOCÊ APRENDEU?

Agora você falará o que você aprendeu, escreva abaixo o que você entendeu sobre esta lição (se necessário solicite ajuda ao seu cooperador.):

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(17)

Lição 4. A SALVAÇÃO É DE GRAÇA

Mesmo que o homem quisesse pagar pela salvação ele jamais conseguiria, pois só Jesus reuniu as condições necessárias e aceitas diante de Deus. Ele já pagou por nós temos que apenas aceitar esse presente.

Efésios 2:8-9 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé: e isto não vem de vos, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie".

1. Quanto você terá que pagar pela vida eterna?____________Por que?_____________________ Leia João 3.36 “36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

2. Jesus Cristo morreu pelos pecados do mundo inteiro, isto significa que todo mundo vai ter a vida eterna?

(18)

Aviso: Apesar de não recebermos a salvação e a vida eterna através de obras, devemos entender que somos salvos para praticar boas obras como as Escrituras dizem:

"Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Efésios 2:10

João 5:40 “Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida”. 3. Se não recebermos esta vida, qual é a única razão?_________________________________________ Leia João 6:28,29 “Digiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus?Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.

4. Que pergunta fazem as pessoas que querem seguir a Jesus?_________________________________________ 5. Como Jesus respondeu as pessoas?________________ ______________________________________________ Infelizmente, algumas pessoas não querem depender completamente da morte de Cristo para sua salvação. Somente pela morte de Jesus e pela fé nele podemos viver e ser salvos. Só então podemos viver e TRABALHAR por Ele.

João 6:47 “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.

6. O que preciso fazer para ter a vida eterna?__________ ______________________________________________ Leia João 5:24 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

(19)

7. Se eu aceitar a palavra de Jesus e crer nele:

a) O que passo a possuir?__________________________ b) Desde quando passo a ter esta posse?______________ ______________________________________________ 8. O cristão verdadeiro não será julgado pelo pecado. Jesus disse que esta pessoa já passou da morte (espiritual) para o quê?_____________________________________ João 1:12

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”

9. Que outra palavra significa a mesma coisa que "crer"?____________________________________

10. Será que é possível tornar-se filho de Deus? ( ) sim ( ) não ( ) tenho dúvidas

11. Porque?____________________________________

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

O QUE VOCÊ APRENDEU?

Agora você falará o que você aprendeu, escreva abaixo o que você entendeu sobre esta lição (se necessário solicite ajuda ao seu cooperador.):

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(20)

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(21)

Lição 5. O HOMEM QUER CHEGAR A DEUS

O homem foi feito para viver eternamente com Deus. Dentro de cada um de nós algo clama pela presença de Deus, por isso o homem natural busca outros caminhos para alcançar Deus, mas sem Jesus. Ele faz isso através: de boas obras, religião e freqüentar uma igreja.

Leia João 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

1. Jesus disse: "Eu sou o _______, e a _________, e a ________

somente por meio de __________ é ___________ chegar ao______________

2. Qual é a diferença entre Jesus e outros caminhos oferecidos?_____________________________________ ______________________________________________

(22)

3. Jesus menciona que existe outro caminho para Deus? ( ) sim ( ) não

O apóstolo Paulo disse: "Porque existe um só Deus e

uma só pessoa que une Deus com os homens - o homem Jesus Cristo" I Timóteo 2:5.

João 14:6

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

4. Qual é o segundo dos três títulos dados a Jesus?_________________________________________ 5. Para que existem portas?________________________ ______________________________________________ Leia João 10:7-10 “Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

6. Como Jesus se descreve?________________________ ______________________________________________ 7. O que acontece àquele que entra por Jesus?_________ ______________________________________________ 8. A quem Jesus convida para ser salvo?

( ) somente pessoas boas ( ) qualquer pessoa ( ) somente ovelhas

(23)

João 17:17 “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

9. Donde vem esta verdade que há em Jesus? _________ ______________________________________________ João 8:31-32 “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

10.Se eu tiver bastante contato com a Palavra de Deus,

que efeito ela terá em minha vida?

_____________________

______________________________________________ João 10:10

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

11. Para que Cristo veio?__________________________ ______________________________________________

Vir a Jesus significa: abandonar o pecado, confiar e obedecer a Cristo.

Por que motivo você precisa vir a Jesus?______________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

O QUE VOCÊ APRENDEU?

Agora você falará o que você aprendeu, escreva abaixo o que você entendeu sobre esta lição (se necessário solicite ajuda ao seu cooperador.):

(24)

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(25)

Lição 6. CRISTO MORREU POR NOSSOS PECADOS

O homem estava condenado a viver uma vida na eternidade separado de Deus por causa do pecado. A única maneira para Deus salvar o homem seria a morte do seu único Filho.

Ao dizer que "Cristo morreu por nossos pecados", afirmamos três coisas:

1. Que nós somos pecadores (veja lição nº 1) 2. Que o castigo pelo pecado é a morte.

3. Que Jesus Cristo, derramando seu sangue na cruz, pagou o resgate por nós DE UMA VEZ POR TODAS! Portanto, a Bíblia diz: "Creia no Senhor Jesus, e você

será salvo" Atos 16:31.

Algumas pessoas dizem: "eu já creio:" Entretanto, a palavra "crer” , como é usada na Bíblia, não significa acreditar em alguns fatos ou alguma doutrina. Crer é confiar em Jesus de todo o coração. Significa uma entrega total a Ele, e não simplesmente saber que Ele existe e quem Ele é.

(26)

Leia João 20:19-31 “Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.”

1. Depois de dizer a Tomé que o olhasse e o tocasse, o que Jesus disse mais?_____________________________ ______________________________________________ 2. O que Tomé falou quando creu?__________________ ______________________________________________ 3. O que Jesus falou sobre aqueles que ainda não o viram, mas crêem?_____________________________________ 4. Com quem Tome falou primeiro quando creu? ______ ______________________________________________ 5. Com quem devemos falar primeiro quando cremos? ______________________________________________

Leia João 9:35-38

Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do homem? Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia? E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo. Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou”.

(27)

6.Que pergunta Jesus fez ao homem que curou de cegueira?______________________________________ 7. O que aquele homem fez depois que Jesus se identificou?____________________________________ ______________________________________________ 8. Se você quer entregar sua vida a Jesus Cristo, pode usar a oração abaixo:

"Jesus, eu creio em ti. Quero abandonar o pecado e te seguir. Creio que me amas e venceste a morte. Quero que sejas o meu Senhor e o meu Deus. Por isso te entrego a minha vida e com tua ajuda te seguirei para sempre".

João 6:37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

9. Se você chegar a Jesus Cristo assim. Ele o aceitará? ( ) sim ( ) não

Meu compromisso:

Você recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador?______ ______________________________________________ Quando?_______________________________________ Onde? ________________________________________

"Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, cresçam e sejam salvos." I Pedro 2:2.

(28)

O QUE VOCÊ APRENDEU?

Agora você falará o que você aprendeu, escreva abaixo o que você entendeu sobre esta lição (se necessário solicite ajuda ao seu cooperador.):

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(29)

Lição 7. UMA VIDA DE CONVICÇÃO E OBEDIÊNCIA

Crer e obedecer é o que deve permear a vida de uma pessoa que tem uma nova vida em Cristo. Vivemos pela fé. Se queremos agradar a Deus a obediência a Deus e a sua Palavra deverá ser um estilo de vida para nós.

João 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

1. O que acontece quando uma pessoa ouve e crê em Jesus?

a) ____________________________________________ b)____________________________________________ c) ____________________________________________

"Eu escrevo isto a vocês que crêem no Filho de Deus, para que saibam que têm a vida eterna" I João 5:13.

(30)

As palavras saber e ter neste versículo garantem a certeza da vida eterna agora.

João 3:7 “Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”.

2. O que alguém precisa fazer para passar da morte para a vida?__________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ João 6:37 “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”

3. Se você veio a Jesus, existe a possibilidade dEle te rejeitar?_______________________________________ João 10:27-29 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

4. Pode satanás, ou qualquer outra coisa, separar você de Jesus, se você é verdadeiramente um filho de Deus? ______________________________________________ ______________________________________________

"Portanto, meus irmãos, procurem ficar cada vez mais certos de que Deus os chamou e escolheu; se fizerem isto, jamais cairão. Assim receberão todo o direito de entrar no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" II Pedro 1:10-11.

“Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”. Tiago 2:26.

"Quem é filho de Deus não continua pecando, porque o Espírito de Deus age nele. E não pode continuar pecando, porque Deus é seu Pai" I João 3:9.

(31)

5. De acordo com os versículos acima, como deve viver aquele que crê em Jesus?__________________________ João 3:36 “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

6.O que acontece com aqueles que não confiam e, conseqüentemente, não obedecem ao filho de Deus? ______________________________________________ ______________________________________________ João 15:3 “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;”

7. Que efeito a Palavra de Deus tem sobre a vida dos filhos de Deus? _________________________________ João 14:21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”.

João 14: 23 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.”

8. Se você ama o Senhor Jesus, o que você fará por Ele? ______________________________________________ ______________________________________________ 9. Se você o ama e obedece:

a) Ele _________________você (João 14:21,Vs. acima ) b) Ele ___________ dentro de você (João 14:23, vs acima)

(32)

c) Ele dará a você uma _______________ (João 10:10) O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

d) Ele se _____________ a você (João 14:21, vs acima) e) Ele ____________as suas orações (João 15:7). Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

João 8:29 “E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.

10. Qual foi o segredo da vida santa de Jesus?_________ ______________________________________________ Jesus viveu numa dependência completa e obediência perfeita a Deus e Pai. Sua vida serve de exemplo para nós. Por isso ele exige: "permanecei em mim".

João 13:34

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos

outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.”

11. Alem de amar e obedecer a Deus, a quem mais devemos amar? _________________________________ João 15:12

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

12. Quanto devemos amar uns aos outros? ____________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(33)

13. Escreva aqui o nome de duas pessoas que Jesus está mandando você amar_____________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ 14. O que você vai fazer hoje para expressar o seu amor?_________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

Pare e pense;

Jesus disse: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor;

entrara no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que esta nos céus" Mateus 7:21.

O QUE VOCÊ APRENDEU?

Agora você falará o que você aprendeu, escreva abaixo o que você entendeu sobre esta lição (se necessário solicite ajuda ao seu cooperador.):

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(34)

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(35)

Lição 8. UMA VIDA CRISTÃ VITORIOSA

Uma vez que você sabe que recebeu uma nova vida e tem a vida eterna em Cristo, jamais duvide disso, pois a incredulidade nos impede de ter uma vida plena e vitoriosa em Deus.

Leia João 15:5-8 “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

1.Quem é Jesus e quem é você?_____________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(36)

2. O que acontece quando permanecemos em Cristo?________________________________________ ______________________________________________ 3. Qual deve ser nossa grande preocupação e propósito na vida?__________________________________________ ______________________________________________

"Porem, acima de tudo, o que queremos é agradar o Senhor, seja vivendo em nosso corpo aqui, seja vivendo com o Senhor lá" II Coríntios 5:9

João 10:30 “Eu e o Pai somos um

.”

4. No versículos acima, Jesus diz que ele e seu Pai são_______

Também em João 14:9 “Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai”?

5. Ele diz "quem me vê a mim_________________” João 14:1-3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus,

crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”

6.O que Jesus prometeu nesse versículo acima?________ ______________________________________________ João 14:15-17

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

(37)

7. O que mais Jesus prometeu?_____________________ ______________________________________________ João 14:23-26 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

8. Quem habitará naquele que pertence a Jesus?________ ______________________________________________ ______________________________________________

"Portanto, vão a todos os povos e façam que todos sejam meus discípulos: batizem esses discípulos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e os ensinem a obedecer tudo o que tenho mandado. E lembrem-se de que eu estarei com vocês todos os dias, ate o fim dos tempos" Mateus 28:19-20.

João 17:20-21

Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

9. Assim como o Pai, o Filho e o Espírito são um. Ele tem um propósito em relação a nossa unidade. No versículo acima Jesus orou para que fôssemos_________________ ___________ para que o mundo pudesse _____________ ______________________________________________ Leia João 1:40-42 “Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos

(38)

o Messias (que quer dizer Cristo), e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.

10. A quem André buscou depois que achou Jesus?_____ ______________________________________________ 11. O que Jesus fez? _____________________________ ______________________________________________ 12. Você já tentou levar alguém ao Senhor Jesus?______ ______________________________________________ ______________________________________________

João 21:15-17

Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.”

13. O que Jesus perguntou a Pedro?_________________ ______________________________________________ 14. O que Jesus mandou Pedro fazer?________________

______________________________________________ 15. Que lição importante podemos aprender com André

em relação á nossa família, amigos, etc?

______________________________________________ ______________________________________________

(39)

ORAÇÃO

1. Ore para que Deus lhe dê amor pêlos outros

(João 15:17)

2. Ore também para que outros, assim como você

mesmo, recebam o Senhor Jesus através do

estudo bíblico. Ore também para que cresçam na

fé e no conhecimento dele.

3. Louve e agradeça a Deus diariamente por ter

sido atingido pelas Boas Novas de Jesus.

4. Peça-lhe cada dia que o ajude alcançar outros.

Não pare aí...

"Porem continuem a crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Gloria a ele, agora e para sempre! Amém”.

II Pedro 3:18.

O QUE VOCÊ APRENDEU?

Agora você falará o que você aprendeu, escreva abaixo o que você entendeu sobre esta lição (se necessário solicite ajuda ao seu cooperador.):

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(40)

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(41)

Lição 9. A VISÃO DOS VENCEDORES

Uma vez que você se tornou Filho, não deve mais se preocupar com a salvação porque já foi consumado. Agora sua preocupação agora é com o Reino. A salvação é a credencial que vai te habilitar a entrar numa corrida. Que corrida é essa? A corrida para conquistar o reino.

João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de

serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”.

1. Jesus fala que ao recebê-lo você se torna o que de Deus?______________________

2. Uma vez que você tem um filho, existe alguma possibilidade de algum dia ele deixar de ser teu filho? ( ) sim ( ) não

(42)

3. Assim também algum dia você poderia deixar de ser filho de Deus?

( ) sim ( ) não

João 10:28

Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”.

4. O que Jesus disse que nos daria?__________________ 5. Alguém ou alguma coisa poderia tirar a sua vida eterna?________________________________________ João 3:5-6 “Respondeu Jesus: Em verdade, em

verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”.

6. Qual é o primeiro passo para alguém ser habilitado para entrar no Reino?_____________ _______________________________________

7. Nascer da água e do Espírito tem o mesmo significado de que?_______________________

Efésios 2:8-9 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé: e isto não vem de vos, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie".

8. Conforme esse versículo podemos ver que a salvação é de_________, ou seja você não tem que pagar nada, você não precisa trabalhar para isso. Jesus já pagou por você.

(43)

Mateus 11:12 “Desde os dias de João Batista até agora, o reino

dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

9. Baseado neste versículo como é que podemos tomar o reino?______________________

10. O que significa a palavra esforço?________________ ______________________________________________

Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”.

11. Quem poderá entrar no reino?________________ ______________________________________________ João 4:34

“Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”.

12. O que é fazer a vontade de Deus?________________ ______________________________________________ “Então aprendemos que a salvação é de graça, o Senhor nós dá, é um dom de Deus, mas para entrarmos no Reino nós precisamos obedecer a Deus, guardar os seus mandamentos e realizar a sua obra”.

Mateus 28:19 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

13. Qual é a obra que Jesus nos ordenou a fazer aqui no versículo acima?______________________________ ______________________________________________

(44)

Gênesis 1:28 “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.”

O QUE VOCÊ APRENDEU?

Agora você falará o que você aprendeu, escreva abaixo o que você entendeu sobre esta lição (se necessário solicite ajuda ao seu cooperador.):

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

À vontade de Deus é de ter muitos filhos. Para o primeiro homem, Adão a ordem é para se multiplicar naturalmente sobre a terra para poder expressar a Deus. Mas essa vontade de Deus continua, Deus ainda quer muitos filhos, mas hoje O Senhor quer de nós filhos espirituais, que o Senhor chama de discípulos em Mateus 28:19.

Por isso quando chegarmos diante de Cristo a única coisa que terá valor são os filhos que nós geramos, por isso se você quer agradar a Deus dê-lhe discípulos.

Referências

Documentos relacionados

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

“ A reforma política tem que incluir a extinção da vitaliciedade dos magistrados das cor- tes superiores e substituí-la por mandatos de 10 anos”, defendeu o presidente

--- Portanto, a 9ª alteração ao orçamento da despesa e a 4ª alteração ao PPI, totaliza um montante de 510.000,00€ (quinhentos e dez mil euros), conforme documentos que

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação