• Nenhum resultado encontrado

clima. O material intemperizado das rochas ou minerais podem permanecer no mesmo local durante um certo tempo. Mais cedo ou mais tarde porém esse

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "clima. O material intemperizado das rochas ou minerais podem permanecer no mesmo local durante um certo tempo. Mais cedo ou mais tarde porém esse"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FORMAÇÃO DOS SOLOS

A maioria das rochas se forma em profundidade, em ambientes diferentes dos que existem na superfície terrestre. Ao ficarem expostas à atmosfera e à hidrosfera, adaptam-se ao novo ambiente transformando-se. As transformações que as rochas sofrem nesse ambiente são chamadas de INTEMPERISMO.

O intemperismo ocorre em qualquer ambiente onde exista água e ar. Existem dois tipos de intemperismo, o físico e o químico.

O intemperismo físico age sobre as rochas fragmentando-as sem alterar sua composição química; o intemperismo químico decompõe as rochas pela alteração química dos minerais que as constituem. Embora ambos os processos atuem simultaneamente, vamos estudar um processo de cada vez.

O aquecimento e o resfriamento continuo das rochas, provoca sua fragmentação, formando pequenas fissuras. A dilatação da água ao se congelar nas fendas das rochas também é responsável pela fragmentação das rochas. Raízes de plantas atuam como cunhas, aumentando o tamanho das fissuras. O rompimento de grandes rochas em blocos menores expõe novas superfícies, apressando o intemperismo químico.

Os processos químicos de intemperismo atacam determinados minerais da rocha mais rapidamente do que outros, resultando na formação de cavidades e fendas. A decomposição química da rocha depende em grande parte da ação da água. Devido a sua natureza dipolar, a molécula de água tem grande capacidade de remover íons dos minerais da rocha. Dessa forma a água é um ótimo solvente, dissolvendo materiais da rocha. Substâncias que se dissolvem na água podem aumentar seu poder de dissolução, como a presença de CO2, ou podem alterar quimicamente a rocha por deposição de uma

nova substância. O oxigênio ao se dissolver na água pode se combinar com o ferro desprendido de algum mineral e formar manchas de ferrugem nas rochas. As colorações amarela ou vermelha nas rochas expostas indica muito oxigênio na água, formando muito óxido de ferro. Pouco oxigênio determina uma coloração cinza azulada.

Outro tipo de intemperismo químico ocorre através da ação da atividade respiratória de seres vivos ou parte deles, como as raízes das plantas.

O CO2 , liberado durante a respiração combina-se com a água formando-se ácido

carbônico. íons hidrogênio libertados pelo ácido carbônico( têm uma carga positiva mais forte que as moléculas dipolares de água, acarretando uma remoção ou substituição mais rápida dos átomos dos minerais. Grandes cavernas formam-se em calcário, como conseqüência de uma ação dissolvente mais intensa realizada pela água contendo HCO3,.

A ação de seres vivos pioneira sobre uma rocha (algas, fungos, liquens) criam condições para a sobrevivência de outros tipos de vegetação. Através de decomposição da matéria orgânica outras comunidades de seres vivos vão se sucedendo sobre a rocha

(2)

intemperizada, alterando-a ainda mais. o acumulo de matéria em decomposição deixa uma camada enegrecida sobre o material original.

A ação da água também é importante pois ela provoca a lixiviação da rocha, transportando material dissolvido para outros locais.

Ao se iniciar o intemperlsmo e a formação do solo a rocha sã origina um material granulado (areia, silte, argila), colóides e íons. A distribuição desses materiais é feita em várias profundidades a partir da superfície mostrando, num corte, o perfil do solo.

As várias camadas representado diferentes fases de intemperismo são

chamadas de horizontes.

O solo é constituído de agregados denominados torrões. Uma análise desses agregados pode nos dar uma idéia da textura do solo. Os componentes que podem ser encontrados no solo podem ser: minerais primários e minerais secundários.

Os minerais primários são fragmentados da rocha original que ainda não sofreu decomposição. Os minerais secundários representam os grãos que sofreram intemperismo e transformaram-se em outros materiais que podem ser argila, colóide ou mesmo íon. A presença dos minerais secundários determina a fertilidade do solo. As partículas de argila, por exemplo, são responsáveis pelo fornecimento de íons minerais para as raízes das plantas, graças a sua capacidade de absorção.

A presença da água também é importante, muito embora o excesso provoque a lixiviação e conseqüente empobrecimento do solo, as reações químicas e o próprio intemperismo é acelerado pela presença da água.

O clima é o fator determinante na formação dos solos. A quantidade de água disponível para o intemperismo e a temperatura afetam o desgaste de tal forma que as rochas diferentes podem originar o mesmo tipo de solo, desde que submetidas ao mesmo

(3)

clima. O material intemperizado das rochas ou minerais podem permanecer no mesmo local durante um certo tempo. Mais cedo ou mais tarde porém esse material em resposta à ação da gravidade é transportado para regiões mais baixas.O transporte desse material é denominado erosão. Os principais agentes de erosão são a água, o vento e o gelo.

Pelas suas características a água é o principal agente de erosão. As correntes de água movem-se facilmente sob a ação da gravidade, carregando consigo o produto do intemperlsmo. os rios são na realidade correias de transporte do material proveniente de locais mais elevados e das encostas das montanhas. A água dos rios transporta íons dissolvidos, colóides em suspensão, argila, silte, areia, seixos e demais fragmentos. A capacidade de transporte depende da velocidade do rio e de seu volume.

O gelo pode se transformar em um agente de erosão em algumas regiões da Terra. Ao deslizar montanha abaixo, um bloco de gelo funciona como uma lixa gigante provocando um desgaste da rocha entalhando-a e retirando-lhe fragmentos que são transportados pela geleira em movimento.

O vento pode ser eficiente agente de erosão em algumas regiões, porém ele precisa ter uma velocidade grande para movimentar partículas que a água transportaria com mais facilidade.

Materiais finos como o silte e a argila são facilmente soerguidos, podendo ser transportados a grandes distâncias.

A viagem da maioria dos materiais até o oceano é longa e repleta de desvios. O material pode ser movimentado, depositado, novamente apanhado e depositado várias vezes antes de alcançar o mar. O intemperismo, a formação do solo e a erosão atuam continuamente.

(4)

ATIVIDADE - INVESTIGANDO OS PRODUTOS DO INTEMPERISMO

O granito é um exemplo conveniente porque origina parte considerável do solo terrestre. Quais são os minerais comuns no granito?

Num mesmo ambiente, minerais diferentes intemperizam-se com velocidades diferentes. Os minerais de intemperização mais lenta permanecem como fragmentos, ao passo que os de mais rápida formam colóides e íons. Colóides são partículas pequenas o suficiente para permaneceram suspensas na água por longos períodos de tempo. Se os produtos de intemperismo permanecerem no próprio local, desenvolvesse um solo. Os minerais que se intemperizam facilmente produzem materiais que são lixiviados deixando atrás os minerais resistentes. Algumas vezes estes minerais resistentes remanescentes se acumulam à medida que o material do solo é movimentado para níveis inferiores por correntes ou rios. O quartzo, que é um mineral muito comum, é bastante resistente ao intemperismo em qualquer tipo de clima. Aonde você esperaria encontrar um acúmulo de partículas de quartzo? De onde elas poderiam ter vindo ?

Durante o intemperismo , o alumínio, o silício e o ferro podem ser liberados sob a forma de óxidos insolúveis. Estes óxidos podem ocorrer no solo sob a forma de partículas coloidais. Freqüentemente alumínio, o silício e o oxigênio do material se recombinam, formando um grupo de silicatos chamado minerais de argila. Minerais deste tipo na maioria das vezes são de tamanho coloidal e possuem uma forte tendência a se associarem com íons de potássio liberados durante o intemperismo. A formação de minerais de argila no solo é uma das razões para que não consideremos o intemperismo como um processo inteiramente destrutivo. O processo intempérico é semelhante à demolição de um edifício com o aproveitamento dos materiais para a construção de uma estrutura diferente. Nesta investigação você examinará os produtos que se acumulam quando ocorre intemperismo num local e somente íons e colóides são transportados.

PROCEDIMENTO

Examine o granito e as duas amostras de solo que lhe foram fornecidas.

1- Compare as amostras X e Y com o granito moído e descreva as diferenças entre elas. 2- Você conseguiu identificar um mineral que ocorre tanto no granito como nas duas amostras de solo?

3- Qual das duas amostras que você examinou foi retirada da camada superficial? Por que?

(5)

5- Como o intemperismo físico auxilia o intemperismo químico?

6- Por que muitos materiais terrestres são avermelhados? Qual é o elemento que comumente produz coloração nos materiais terrestres?

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Marcela Martins Marques Indeferido Parasitose dos Animais – MVP 880 Romário Cerqueira Leite Paulo Roberto de Oliveira Fernanda Ciolfi Deferido Problemas Sanitários Especiais

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos