• Nenhum resultado encontrado

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 13ª Vara Federal de Curitiba

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 13ª Vara Federal de Curitiba"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Poder Judiciário

JUSTIÇA FEDERAL

Seção Judiciária do Paraná

13ª Vara Federal de Curitiba

Av. Anita Garibaldi, 888, 2º andar - Bairro: Ahu - CEP: 80540-180 - Fone: (41)3210-1681 - www.jfpr.jus.br - Email: prctb13dir@jfpr.jus.br

AÇÃO PENAL Nº 5023162-14.2015.4.04.7000/PR

AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RÉU: RAFAEL ANGULO LOPEZ

RÉU: JOAO LUIZ CORREIA ARGOLO DOS SANTOS RÉU: CARLOS ALBERTO PEREIRA DA COSTA RÉU: ALBERTO YOUSSEF

DESPACHO/DECISÃO

1. Trata-se de denúncia (evento 1) oferecida pelo MPF contra: 1) Alberto Youssef;

2) Carlos Alberto Pereira da Costa;

3) João Luiz Correia Argolo dos Santos; e 4) Rafael Ângulo Lopez.

A denúncia tem por base o inquérito 5049557-14.2013.404.7000 e processos conexos, especialmente os inquéritos 5010001-34.2015.404.7000, 5008041-43.2015.404.7000 e 5010001-34.2015.404.7000.

O caso está vinculado a assim denominada Operação Lavajato.

Em síntese, no curso das investigações pertinentes, surgiram provas, em cognição sumária, de que grandes empreiteiras brasileiras, para obtenção de contratos com a Petróleo Brasileiro S/A - Petrobrás, pagaram sistemativamente vantagem indevida a Diretores da estatal, entre eles Paulo Roberto Costa e Renato de Souza Duque.

A propina também seria dirigida a agentes políticos que contribuíram para que os referidos diretores assumissem e permanecessem nos respectivos cargos.

(2)

No âmbito da Diretoria de Abastecimento da Petrobras, ocupada por Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef atuava como responsável pela lavagem dos recursos que lhe eram entregues pelas empreiteiras e que eram destinados aos agentes políticos.

João Luiz Correia Argolo dos Santos estaria entre eles. Teria recebido propinas na condição de Deputado Federal pelo Partido Progressista e depois pelo Solidariedade. Atualmente não mais exerce mandato parlamentar.

Além disso, Alberto Youssef também teria pago propina a João Luiz Correia Argolo dos Santos em interesse próprio e em razão da função por ele então ocupada, buscando obter atos do Deputado em seu favor na realização de negócios, como interferência para obtenção de financiamentos em instituições financeiras oficiais.

Segundo a denúncia:

- João Luiz Argolo recebeu por, pelo menos, dez vezes propina de Alberto Youssef entre 27/09/2012 a 10/03/2014;

- os valores, produtos de crimes anteriores do esquema criminoso da Petrobras, teriam sido submetidos a condutas de ocultação e dissimulação, também caracterizando lavagem de dinheiro.

Observa-se que a tese da denúncia é a de que Alberto Youssef utilizou dinheiro sujo, decorrente do esquema criminoso da Petrobrás, para pagar propina a João Luiz Argolo, caracterizando os atos tanto crimes de corrução como de lavagem.

Nos itens V.1 a V.8 da denúncia, há um detalhamento dos fatos, consistentes principalmente na realização de pagamentos de despesas vultosas de João Luiz Argolo por Alberto Youssef a pedido deste, ou depósitos em contas de terceiros por Alberto Youssef a pedido de João Luiz Argolo, inclusive à chefe de gabinete parlamentar do então Deputado, ou aquisição de bens de valor expressivo por Alberto Youssef para João Luiz Argolo ou até mesmo entrega de valores vultosos em espécie para João Luiz Argolo.

Alberto Youssef, por sua vez, responderia pela corrupção ativa e pela lavagem de dinheiro.

Carlos Alberto Pereira da Costa e Rafael Ângulo Lopez teriam atuado como partícipes na lavagem de dinheiro, o primeiro na aquisição, com ocultação e dissimulação, de um helicóptero para o parlamentar, o segundo nas entregas de valores em espécie.

Além desses fatos, imputa o MPF a João Luiz Argolo o crime de peculato por ter utilizado recursos disponibilizados pela Câmara dos Deputados para compra de passagens aéreas para custear viagens de cunho exclusivamente particular, especificamente visitar o escritório de Alberto Youssef para recolher valores de propina.

(3)

Não cabe nessa fase processual exame aprofundado da denúncia, o que deve ser reservado ao julgamento, após contraditório e instrução.

Basta apenas, em cognição sumária, verificar adequação formal e se há justa causa para a denúncia.

Relativamente à adequação formal, reputo razoável a iniciativa do MPF de promover o oferecimento separado de denúncias no esquema criminoso da Petrobrás.

Apesar da existência de um contexto geral de fatos, a formulação de uma única denúncia, com centenas de fatos delitivos e acusados, dificultaria a tramitação e julgamento, violando o direito da sociedade e dos acusados à razoável duração do processo.

Apesar da separação da persecução, oportuna para evitar o agigantamento da ação penal com centenas de crimes e acusados, remanesce o Juízo como competente para todos, nos termos dos arts. 80 e 82 do CPP.

Ainda sobre questões de validade, justifiquei, provisoriamente, a competência da Justiça Federal e a territorial deste Juízo na decisão de 01/04/2015 do processo 5014455-57.2015.4.04.7000 (evento 15).

De todo modo, eventuais questionamentos da competência deste Juízo poderão ser, querendo, veiculados pelas partes através do veículo próprio no processo penal, a exceção de incompetência, quando, então, serão, após oitiva do MPF, decididos segundo o devido processo.

No que se refere à justa causa para a denúncia, entendo que os fundamentos já exarados por este Juízo na decisão de 01/04/2015 do processo 5014455-57.2015.4.04.7000 (evento 15), quando, a pedido da autoridade policial e do MPF, decretei a prisão preventiva do acusado João Luiz Argolo, são suficientes, nessa fase, para o recebimento da denúncia.

Presentes indícios suficientes de autoria e materialidade, recebo a denúncia contra os acusados acima nominados.

Considerando que dois acusados estão presos preventivamente e o direito dos acusados a um julgamento rápido nessas circunstâncias, designo desde logo audiência para oitiva de testemunhas de acusação em Curitiba:

- Paulo Roberto Costa, Meire Bonfim da Silva Pozza, Leonardo Meirelles e Ediel Viana da Silva para 23/06/2015, às 14:00.

Relativamente as testemunhas em questão, todas se comprometeram de uma forma ou outra a contribuir com as investigações e instruções do processo. Assim, contate-se a Secretaria as testemunhas pelo meio mais expedito, quando possível pelo advogado, solicitando o comparecimento na referida data e horário.

Relativamente a Paulo Roberto Costa, intime-se pelo defensor e requisite-se escolta da Polícia Federal para apresentação.

(4)

Expeçam-se precatórias para a oitiva das demais testemunhas, solicitando a sua realização, quando possível por videoconferência em datas posteriores a 23/06.

Evidentemente, se, em virtude das respostas à denúncia, houver absolvição sumária de qualquer dos acusados, reverei a designação das audiências.

Citem-se e intimem-se os acusados, com urgência, para apresentação de resposta no prazo de 10 dias, bem como da data de audiência.

Relativamente a Carlos Alberto Pereira da Costa e Rafael Ângulo Lopez que se comprometeram a colaborar com o Juízo, intime-se a Secretaria o primeiro diretamente por telefone e o segundo por meio de seus defensores, para verificar o meio mais expedito para citação e intimação.

Requisite-se a apresentação dos acusados presos Alberto Youssef e João Luiz Argolo na data da audiência.

Anotações e comunicações necessárias.

Certifiquem-se e solicitem-se os antecedentes dos acusados. 2. Decido sobre os requerimentos do MPF na cota:

a) sobre o pedido de realização de laudos financeiros sobre a movimentações bancárias, deve o MPF, como perícia é prova custosa e demorada, justificar a necessidade, apontar com precisão o objeto e formular seus quesitos, em cinco dias;

b) expeça a Secretaria ofícios às companhias áreas TAM, GOL e Aviana solicitando respeitosamente informações sobre vôos realizados pelo acusado João Luiz Correia Argolo dos Santos, consignando a qualificação completa, entre 01/01/2010 a 31/12/2014, indicando os dados respectivos, datas, horários, trajetos e valores pagos (prazo de 20 dias); e

c) expeça-se ofício ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Eduardo Cunha, solicitando respeitosamente informações e cópias sobre requisições de passagens aéreas ou de reembolso de despesas com viagens áreas formuladas junto à Câmara pelo então Deputado Federal João Luiz Correia Argolo dos Santos entre 01/01/2010 a 31/12/2014, com a discirminação dos valores pagos, isso, se possível, no prazo de vinte dias.

3. Ciência ao MPF desta decisão. Cadastrem-se e intimem-se igualmente os defensores já conhecidos das partes.

Curitiba, 15 de maio de 2015.

Documento eletrônico assinado por SÉRGIO FERNANDO MORO, Juiz Federal, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 4ª Região nº 17, de 26 de março de 2010. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/verifica.php, mediante o preenchimento do código verificador

(5)

5023162-14.2015.4.04.7000 700000705506 .V10 SFM© SFM

700000705506v10 e do código CRC fe4d0cda. Informações adicionais da assinatura:

Signatário (a): SÉRGIO FERNANDO MORO Data e Hora: 15/05/2015 18:02:47

Referências

Documentos relacionados

Para a realização do 1° Levantamento da Safra de Grãos, cerca de 60 técnicos da Conab, no período de 18 a 21 de setembro de 2011 contataram em todos os Estados produtores

Nenhum dos que Aníbal ganhou foi trazido à comunhão quer da igreja em Toluca quer da igreja na Cidade do México, mas alguns crentes mexicanos foram levados pelos cooperadores do

Para os demais casos, não aludidos no item 15.1, a inexecução total do ajuste ou a execução total em desacordo com a ARP, implica no pagamento de multa 50% (cinquenta

Os materiais devem estar registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)/Ministério da Saúde (MS), e atender as normas de fabricação,

funcionamento das estruturas cognitivas. Nesse caso, o problema de aprendizagem residiria.. nas estruturas do pensamento do sujeito. Por exemplo, uma criança estar no estágio

Considerando que em todo processo de mensuração regras metodológicas (tanto teóricas, como técnicas) estão presentes para se poder de- finir o que se quer medir e, sobretudo, aquilo

A classificação no Processo Seletivo não assegura ao candidato direito de contratação automática pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, mas apenas

Tipos de pesquisa: experimental, estudo de caso, pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa social. A Metodologia qualitativa na área