• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES COMGRAD/ART VIS RESOLUÇÃO 05/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES COMGRAD/ART VIS RESOLUÇÃO 05/2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES

COMGRAD/ART VIS RESOLUÇÃO 05/2017

A Comissão de Graduação do Curso de Graduação em Artes Visuais, em sessão de 7 de julho de 2017,

RESOLVE

Estabelecer a Regulamentação do Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

Capítulo I – Da Caracterização, Objetivos e Atividades Constitutivas

Art. 1º - O Projeto de Graduação I (PG I) e o Projeto de Graduação II (PG II) constituem as etapas 4 e 5, correspondentes aos dois semestres finais do Curso de Bacharelado em Artes Visuais da UFRGS e integram as atividades do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Este trabalho representa a culminância do processo de formação desenvolvido pelo discente ao longo dos quatro anos previstos no Projeto Pedagógico do Curso, sendo uma Atividade de Ensino ministrada pelo professor orientador.

Art. 2º - O PG I e o PG II estão definidos como um espaço de formação profissional sob a orientação de um professor da UFRGS lotado no departamento de Artes Visuais. Art. 3º - O TCC, desenvolvido nas Atividades de Ensino PG I e PG II, nas etapas 4 e 5 do Curso, as quais correspondem aos dois últimos semestres, constitui-se em um programa de atividades de ensino-aprendizagem de caráter investigativo. O TCC e as atividades de Projeto integralizam a carga horária total do curso de Bacharelado e resultam em 1) uma proposta artística expositiva, ou proposta artística pública, acompanhada de produção textual; e/ou, 2) uma proposta na área de História, Teoria e Crítica, acompanhada de produção textual, submetidas a um processo de avaliação realizado por uma banca examinadora constituída para a apresentação da proposta (Pré-banca) e para a apresentação final (Banca final) simultânea à exposição pública dos trabalhos realizados, quando for o caso. Essa Atividade de Ensino possui 240 horas na primeira etapa e 270 horas na segunda etapa.

(2)

Art. 4º - O TCC é desenvolvido nas Atividades de Ensino Projeto de Graduação I (PG I) e Projeto de Graduação (PG II), as quais devem ser cursadas nos semestres para os quais se efetiva a inscrição nas mesmas, via formulário de indicação do docente orientador (Projeto I) e via formulário de conceito da pré-banca (Projeto II).

Capítulo II – Da Organização e Carga Horária

Art. 5º - O aluno deverá solicitar no Núcleo Acadêmico a inscrição em TCC a partir do final da etapa 3, junto a complementação dos créditos obrigatórios, quando estará se preparando para iniciar as atividades que constituem o PG I.

§ 1º - A inscrição do aluno se dará mediante a confirmação por escrito no formulário de indicação de orientador de um professor efetivo do UFRGS e participante do corpo docente do Departamento de Artes Visuais, denominado neste regulamento professor orientador;

§ 2º - A definição do professor orientador será realizada através de convite por parte do aluno ou mediante indicação da COMGRAD do curso; recomenda-se até 3 orientandos por ano para cada professor do Departamento de Artes Visuais.

§ 3º - O aceite do professor orientador deverá ser documentado em formulário específico e, posteriormente, em inscrição no sistema protocolado no Núcleo Acadêmico do Instituto de Artes.

Art. 6º - O TCC constará de uma proposta de trabalho articulada a um programa de atividades para o desenvolvimento dos trabalhos práticos e da reflexão teórica elaborada pelo aluno com a orientação do docente orientador, definido como PG I e PG II/ correspondentes aos dois últimos semestres do curso, etapas 4 e 5 de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso.

Art. 7º - A avaliação da produção durante o desenvolvimento do TCC se dará em dois momentos: ao final do primeiro semestre, na conclusão do PG I (Pré-banca) e ao final do segundo semestre, na conclusão do PG II (Banca-final), coincidindo com a conclusão do Curso, tornando o aluno apto à Colação de Grau.

§ 1o As avaliações referidas no artigo 7º serão realizadas pelo orientador e demais membros da banca examinadora.

§ 2º - A banca examinadora será constituída, preferencialmente, pelo professor orientador e por dois professores do Departamento de Artes Visuais, escolhidos em comum acordo entre o professor orientador e o aluno, e formalizada com um mês de antecedência da Pré-banca junto ao Núcleo Acadêmico do Instituto de Artes, através de formulário próprio

(3)

devidamente assinado pelos professores que compõem a banca, bem como pelo orientador e pelo aluno.

§ 3º - Excepcionalmente, professores da UFRGS não pertencentes ao Curso de Bacharelado em Artes Visuais poderão ser indicados como um dos membros da banca examinadora.

Art. 8º - Ao final da primeira etapa do TCC, para concluir o PG I, será feita a primeira avaliação da banca examinadora (pré-banca), na qual o discente apresentará a sua proposta por escrito e via uma apresentação oral.

§ 1° - O texto apresentado deverá conter título, tema, questões de pesquisa, objetivos, justificativa, metodologias, referencial teórico e artístico, cronograma e bibliografia, evidenciando a apresentação do trabalho em andamento. O texto apresentado deverá ser entregue aos professores membros da banca com dez (10) dias de antecedência ao dia definido para a Pré-banca. § 2º - O não comparecimento do aluno às atividades de orientação (PG I) e a não entrega do texto para a pré-banca, implicará reprovação.

Art. 9° - Na segunda etapa do TCC, após aprovação no PG I, o desenvolvimento do trabalho na atividade PG II contemplará as sugestões, inclusões, correções e alterações solicitadas na pré-banca, acompanhadas e revisadas pelo professor orientador. A conclusão do PG II requer a avaliação final da banca examinadora. O discente entrega cópias do trabalho escrito, com a devida antecedência, para todos os membros da banca examinadora. Na data marcada para a apresentação final apresenta os resultados de seu trabalho em uma exposição (se for o caso de ter produção em poéticas visuais) e faz uma apresentação oral, de modo a evidenciar as articulações prático-teóricas desenvolvidas em PG I e PG II.

§ 1º - Para colar grau, o aluno deve entregar a ficha de avaliação da banca final juntamente com a versão em PDF do Trabalho escrito (final e revisada), conforme orientações da Biblioteca, para registro no Sistema de Bibliotecas. § 2º - É recomendado que o texto escrito tenha, ao final, entre 20 e 30 páginas textuais e que sejam observadas as normas técnicas da ABNT. Consultar: "Normas para apresentação de trabalhos" na Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS. O texto apresentado deverá ser entregue aos professores membros da banca com dez (10) dias de antecedência ao dia definido para a Banca final. § 3º - O não comparecimento do aluno às atividades de orientação (PG II) e a não entrega do texto no prazo estipulado para a Banca Final, implicará reprovação.

Capítulo III – Do Desenvolvimento dos Trabalhos

Art. 10 - As avaliações realizadas na pré-banca e banca final serão realizadas conforme o roteiro abaixo:

(4)

1. O orientador do TCC abre a sessão solicitando a apresentação do discente; 2. O discente apresenta seu trabalho em até 15 minutos;

3. O orientador passa a palavra a cada membro da banca examinadora que tem 10 minutos para questionar o discente;

4. O discente tem 5 minutos para responder a cada membro da banca, a fim de esclarecer e complementar a sua apresentação.

5. O orientador encerra as atividades de avaliação e se reúne com os membros da banca examinadora para a atribuição das notas e a definição do conceito final.

Capítulo IV – Dos Conceitos

Art. 11 - Os conceitos das Atividades de Ensino referentes ao TCC serão obtidos através do exame prévio da banca (PG I) e da banca examinadora final (PG II).

Art. 12 - Orientador e membros da Banca Examinadora atribuem conceitos individuais ao discente. O conceito final será obtido conforme a preponderância dos conceitos emitidos. No caso de não haver unanimidade, o conceito final será definido de acordo com quadro abaixo:

Avaliador 1 Avaliador 2 Avaliador 3 Conceito Final

A A B A A B B B A B C B A C C B B C C C B B C B A A C B

(5)

Art. 13 - No caso do discente não apresentar o trabalho para a realização de sua pré-banca no semestre em que cursa PG I e/ou, posteriormente, não tiver desenvolvido o trabalho dentro do prazo estipulado para a banca final no semestre em que se matriculou no PG II, receberá o conceito (D) nos semestres de PG I e/ou PG II. O não comparecimento sistemático às atividades de orientação implicará no conceito (FF). Estes conceitos são informados pelo orientador ao Núcleo Acadêmico, órgão responsável pelo registro dos conceitos destas atividades de ensino.

Art. 14 - Em caso de reprovação, o aluno, em concordância com o orientador, deve registrar junto ao Núcleo Acadêmico nova inscrição em PG I e/ou PG II.

Capítulo V – Da Avaliação

Art. 15 - A avaliação dos Projetos de Graduação é de competência da Banca Examinadora.

§ 1° - São considerados itens de avaliação: a qualidade do projeto e dos trabalhos apresentados, a coerência da organização expositiva da proposta e das obras, a explanação realizada pelo aluno, o texto escrito, considerado em seu conteúdo e formatação e as respostas na apresentação aos questionamentos dos professores da banca;

§ 2° - Cabe ao professor orientador coordenar as sessões e a atuação do aluno e a atuação do aluno de acordo com o constante nos Art. 10, Cap. III.

Art. 16 - Serão duas as avaliações, a primeira durante o PG I e a avaliação final no PG II.

Art. 17 - O conceito final, apropriado no sistema pelo Núcleo Acadêmico, será lançado de acordo com o formulário entregue com as notas e os conceitos atribuídos pelo professor orientador e demais membros da Banca Examinadora, a partir dos quais é estabelecido o conceito geral do TCC.

Art. 18- A sessão de avaliação final é pública, aberta à comunidade.

Art. 19- Não serão permitidas manifestações por parte da audiência durante a sessão de avaliação.

Art. 20 - Os trabalhos práticos a serem expostos deverão se adequar às condições físicas disponibilizadas pelo Instituto de Artes, quanto às propostas, dimensões e materiais de forma a não danificar o patrimônio público.

(6)

Os casos omissos serão decididos pela COMGRAD, juntamente com o Professor Orientador.

Referências

Documentos relacionados

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Para produto classificado como perigoso para o transporte (conforme modal): Não aplicável Número ONU: Não aplicável. Nome apropriado para embarque: Não aplicável Classe de

Sentido a necessidade de organizar melhor os louvores de grupo decidi trabalhar neste documento utilizando ferramentas gratuitas.. Por n˜ ao ser vers˜ ao final, n˜ ao deve ser

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

• sua implementac¸˜ao em um ambiente de simulac¸˜ao espec´ıfico para tais redes; • a an´alise do comportamento de um conjunto de protocolos existentes para redes.. DTN,