• Nenhum resultado encontrado

2.1.1 Procedimentos que devem anteceder ao cadastro da proposta no SICT:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2.1.1 Procedimentos que devem anteceder ao cadastro da proposta no SICT:"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1 Goiânia, 22 de dezembro de 2015. EDITAL PRPI Nº03 /2015

A Universidade Federal de Goiás por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação torna público o presente edital e convida os interessados a apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos, e em conformidade com as NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO - PIITI/PRPI/UFG.

1 OBJETIVO

O presente edital tem por objetivo selecionar pesquisadores e alunos para desenvolverem projetos de pesquisa com características de desenvolvimento tecnológico e inovação, doravante denominado projeto de pesquisa, no período de 01 de agosto de 2016 a 31 de julho de 2017 no Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/PIITI.

2 APRESENTAÇÃO E ENVIO DAS PROPOSTAS

2.1 As propostas devem ser encaminhadas exclusivamente pelo pesquisador/proponente, através do Sistema de Controle e Gerenciamento do Programa Institucional de Bolsa da Iniciação Científica e Tecnológico – SICT (Portal UFGNet), no período de 22 de fevereiro a 11 de abril de 2016, atentando-se aos procedimentos necessários para efetivação da inscrição.

2.1.1 Procedimentos que devem anteceder ao cadastro da proposta no SICT:

a) para a inscrição é obrigatório que o projeto de pesquisa esteja cadastrado no SAP, exclusivamente na modalidade em andamento, com encerramento posterior a 31/07/2017,

(2)

2 aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/CEP e/ou Comissão de Ética no uso de Animais/CEUA, quando pertinente;

b) anexar o comprovante de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa/CEP (projetos envolvendo seres humanos) ou da Comissão de Ética no Uso de Animais/CEUA, (projetos envolvendo animais).

c) anexar o comprovante de financiamento do projeto de pesquisa por agência oficial de fomento à pesquisa dentro do período de vigência deste edital (se houver).

2.1.2 Cadastro da proposta no SICT. Deve ser preenchido de forma a contemplar as etapas a seguir:

a) informar o período e a modalidade do programa (tipo de pesquisa) na qual a inscrição será enviada;

b) indicar o estudante e a vinculação (PIBITI/PIVITI);

c) informar se a participação do estudante é continuidade ou não;

d) o pesquisador/proponente deve se comprometer a substituir o estudante PIBITI/PIVITI, que seja concluinte do curso de graduação na vigência do período, emitindo no SICT o termo de responsabilidade;

e) anexar plano de trabalho individualizado para cada estudante indicado, conforme disposto no item 2.3.4.2 deste edital.

2.1.3 O aluno candidato deverá depositar no SICT, via portal do aluno (UFGNet), o Currículo Lattes e/o extrato acadêmico, atualizados.

2.2 PRAZO DE EXECUÇÃO

A execução do plano de trabalho terá duração de 12 meses, com início em 01 de agosto de 2016 e término em 31 de julho de 2017.

(3)

3 2. 3. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

2.3.1 Os critérios de elegibilidade indicados abaixo são obrigatórios. O atendimento aos mesmos é considerado imprescindível para o exame da proposta, seu enquadramento, análise e julgamento. A ausência ou insuficiência das informações poderá resultar na desclassificação da proposta.

2.3.2 Quanto ao pesquisador/proponente

O perfil do pesquisador/proponente deverá atender aos requisitos, contidos na Portaria PRPI Nº. 5224 de 22 de dezembro de 2015, que fixa normas para participação no Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

§ 1° Pesquisadores/orientadores que participaram no período anterior (2014/2015) deverão estar adimplentes com o programa;

2.3.3 Quanto ao estudante

2.3.3.1 O estudante deverá atender aos requisitos estabelecidos para o perfil do discente, contidos na PRPI Nº. 5224 de 22 de dezembro de 2015, que fixa normas para participação no Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação:

a) ser selecionado e indicado pelo professor orientador;

b) estar devidamente matriculado em disciplinas de curso de graduação, nos semestres correspondentes ao período de vigência da pesquisa;

c) não estar cursando os dois últimos semestres do curso de graduação para efeito de ingresso no Programa;

d) não possuir parentesco com o orientador, em qualquer grau.

e) alunos que participaram anteriormente no PIITI deverão estar adimplentes com o programa; d) a participação de estudantes externos a UFG se limitará a modalidade voluntário (PIVITI).

(4)

4 2.3.3.2 Por determinação do CNPq, o estudante deverá informar um endereço de correio eletrônico não pertencente ao provedor hotmail.com.

2.3.4 Quanto à proposta 2.3.4.1 Do projeto de pesquisa

Deverá estar disponibilizado no Sistema de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa – SAP/PRPI, com estrutura que contemple:

a) folha de rosto contendo identificação da instituição (universidade, unidade acadêmica, curso, departamento), título e número do cadastro do projeto no SAP e equipe executora (incluindo pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação e técnicos);

b) estrutura: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados esperados, Cronograma de execução, Orçamento e Referências.

2.3.4.2 Do plano de trabalho

O plano de trabalho deverá atender aos seguintes requisitos:

a) ser gravado em formato “pdf”, com limite de 7 páginas, tamanho A4, fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5, limitado a 2Mb (dois megabytes), sendo obrigatoriamente parte integrante do projeto de pesquisa do proponente;

b) apresentar, na avaliação, mérito técnico-científico para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFG;

c) ter caráter individualizado;

d) Planos de trabalhos que apresentem na introdução/revisão de literatura parágrafo(s) copiado(s) literalmente do projeto do orientador e/ou plano(s) de outro(s) candidato(s) serão desclassificados, não cabendo recurso;

e) conter na página inicial a identificação da área do conhecimento, título do projeto do proponente, nome do proponente, unidade acadêmica do proponente, título do plano de trabalho, nome do estudante e modalidade;

(5)

5 Introdução/Justificativa - Descreva se a proposta apresentada se refere à melhoria de uma tecnologia, produto ou processo existente ou ao desenvolvimento de uma nova tecnologia, produto ou processo. Descreva o estado da técnica relacionada à tecnologia, produto ou processo – o que já existe em relação a ele e onde a pesquisa em questão colaborará para o avanço. Descreva as características da nova tecnologia, produto ou do processo que resultará do projeto e que o diferenciam das soluções existentes.

1. Objetivo geral - sintetizar a finalidade geral do projeto.

2. Método - descreva como o trabalho será realizado, a tecnologia a ser utilizada/desenvolvida e o esforço de inovação para a realização do produto ou processo.

3. Resultados esperados.

4. Viabilidade técnico-econômica da nova tecnologia, produto ou processo. Informar se existe pedido ou registro de patente ou outra forma de estabelecer propriedade intelectual.

5. Cronograma de execução – Estabelecer as metas físicas, respectivas atividades, indicadores e duração prevista, conforme quadro abaixo:

1. Meta física: 2. Atividades:

3. Indicador físico de execução: 4. Duração prevista:

6. Referências

Parágrafo único. Nos casos específicos de continuidade do vínculo com o Programa e mantido o (a) mesmo (a) orientador (a), o aluno deverá inserir uma seção contendo o título do plano de trabalho vigente e o resumo dos resultados obtidos até o momento da solicitação referente a este período, antes do item Introdução. Propostas, que não cumprirem com esta exigência, não serão homologadas.

(6)

6 2.4 QUANTO AO NÚMERO DE ESTUDANTES

2.4.1 O pesquisador/proponente doutor poderá apresentar até 2 (duas) propostas individualizadas, respeitando-se os seguintes limites:

a) no máximo uma para a modalidade bolsista PIBITI; b) no máximo uma para a modalidade voluntária PIVITI.

2.4.2 O pesquisador/proponente mestre poderá apresentar uma única proposta, na modalidade PIVITI.

2.4.3 É permitido ao estudante concorrer neste edital apenas a uma vaga.

3 CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO

3.1 Conferência da documentação e homologação das inscrições pela Coordenação Geral de Iniciação Científica/PRPI.

Parágrafo único. Caso a solicitação não atenda aos requisitos deste edital, a inscrição não será homologada;

3.2 No julgamento das propostas serão considerados, pelo Comitê Externo do CNPq, a relevância no contexto da Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e o caráter individualizado de cada plano de trabalho. Cada proposta receberá uma das seguintes avaliações finais: Recomendado ou Não Recomendado.

3.3 As propostas Recomendadas constituirão a demanda qualificada e as propostas Não Recomendadas serão desclassificadas;

(7)

7 4 DA PONTUAÇÃO

4.1 A pontuação referente à produção científica do pesquisador/proponente do período de 01 de janeiro de 2011 a 11 de abril 2016 será feita de forma automatizada, utilizando dados extraídos da Plataforma Lattes, o que significa que a produção registrada no CV Lattes deve estar completa, contendo todos os elementos essenciais para identificação do documento, informadas no campo correto.

a) não serão pontuadas produções com informações incompletas ou fora do campo adequado; b) as pontuações serão registradas a partir do CV Lattes congelado no dia 12 de abril de 2016; c) trabalhos no prelo NÃO serão pontuados.

d) para as produções específicas da área Comunicação, Artes e Música, a conferência da pontuação será realizada de forma manual pelo Comitê Interno do PIITI.

4.2 Para a pontuação referente à produção científica e tecnológica do pesquisador/proponente será considerado o que estiver registrado no Currículo Lattes no período compreendido entre 2011 e abril de 2016, seguindo a tabela apresentada a seguir:

Qualificação/Bolsas Pontos

Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou em Desenvolvimento Tecnológico e

Extensão Inovadora (DT) 20

Patentes Pontos

Concedidas por Órgão Oficial, tendo a UFG ou qualquer órgão/instituição pública

como titular e o docente como co-titular ou inventor 100

Depositadas em Órgão Oficial, tendo a UFG ou qualquer órgão/instituição pública

como titular e o docente como co-titular ou inventor 50

Concedidas por Órgão Oficial, tendo empresas privadas como titular e o docente

como co-titular ou inventor 100

Depositadas em Órgão Oficial, tendo empresas privadas como titular e o docente

(8)

8 Processos e/ou produtos regularmente comercializados Pontos Processos e/ou Produtos regularmente comercializados, licenciados ou transferidos

em nome da UFG, tendo o docente como inventor/criador 150

Registros Pontos

Solicitados em Órgão Oficial para Software, Desenho Industrial, Cultivares e Topografia de Circuitos Integrados, tendo a UFG como titular e o docente como participante/criador

80 Projetos de Pesquisa (cada projeto poderá ser pontuado em apenas um dos itens

abaixo) Pontos

Coordenação de Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, aprovado por Órgão Oficial de Fomento ou pela PRPI, com a participação de empresas públicas ou privadas

25 Participação em Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação,

aprovado por Órgão Oficial de Fomento ou pela PRPI, com a participação de empresas públicas ou privadas

10 Coordenação de Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação,

cadastrado na PRPI, com convênio/financiamento de empresas públicas ou privadas.

25 Participação em Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação,

cadastrado na PRPI, com convênio/financiamento de empresas públicas ou privadas.

10 Coordenação de Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação,

cadastrado na PRPI, com convênio/financiamento de instituições públicas ou privadas

15 Participação em Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação,

cadastrado na PRPI, com convênio/financiamento de instituições públicas ou privadas

6 Coordenação de Projeto de Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico e

Inovação, cadastrado pela PRPI. (máximo de 20 pontos) 5

Participação em Projeto de Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico e

Inovação, cadastrado pela PRPI. (máximo de 10 pontos) 2

Serviços técnicos e aplicações práticas Pontos

Serviços técnicos e/ou tecnológicos prestados ao setor produtivo ou à comunidade

externa à UFG. 5

Aplicações práticas resultantes do uso da ciência e tecnologia: novos produtos acabados, protótipos e pilotos acabados; novas metodologias, processos e aplicativos de uso prático; outras aplicações técnicas.

8

(9)

9 Artigos completos publicados em periódicos científicos especializados,

classificados segundo Qualis/CAPES Pontos

A1 30 A2 20 B1 15 B2 10 B3 8 B4 5 B5 2

Orientações concluídas e aprovadas Pontos

Pós-Doutorado 10

Doutorado 8

Mestrado 6

Especialização - por monografia (máximo de 2 pontos) 2

Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

(máximo 40 pontos) 4

Outras orientações (máximo de 20 pontos) 1

Pontuação específica a ser atribuída aos produtos das áreas de Comunicação,

Artes e Música Pontos

Apresentação artística/exposição Individual internacional 15 Individual nacional 10 Individual local 3 Coletiva internacional 10 Coletiva nacional 6 Coletiva local 2 Curadoria internacional 10 Curadoria nacional 6 Curadoria local 4

Elaboração de catálogos/notas de programas 5

Textos publicados em catálogos/programas internacionais (máximo de 20 pontos) 4 Textos publicados em catálogos/programas nacionais (máximo de 10 pontos) 2

(10)

10 5 CRONOGRAMA

Atividades Datas/períodos

Publicação do Edital na página da PRPI 22/12/2015

Inscrição das propostas no SICT 22/02 a 11/04/2016

Divulgação das inscrições homologadas Até 29/04/2016

Período para reconsideração da homologação 30/04 a 05/05/2016

Período de avaliação Ad hoc 06/05 a 06/06/2016

Avaliação do mérito pelo Comitê Externo do CNPq 29 e 30/06/2016 Divulgação do resultado preliminar

a)PIBITI – propostas recomendadas sem concessão de bolsas b)PIVITI – propostas recomendadas

Até 01/07/2016

Período para solicitação de reconsideração da pontuação e/ou parecer 01/07 a 06/07/2016 Divulgação do resultado final

a) PIBITI – propostas recomendadas com concessão das bolsas b) PIVITI – propostas recomendadas

Até 18/07/2016 Aceite do Termo de Compromisso UFG 2016/2017, indicado no SICT

(obrigatório) 19 a 25/07/2016

Reuniões com orientadores e orientandos (obrigatória) 01 a 12/08/2016 Participação no Programa de Formação em Inovação Período de vigência 08/2016 a 072017

6 RESULTADO DO JULGAMENTO E RECURSOS

6.1 Apenas as propostas classificadas como recomendadas serão divulgadas na página da PRPI, em data especificada no cronograma de atividades, item 5.

(11)

11 6.2 Os pareceres finais relativos a todas as propostas recomendadas e não recomendadas, estarão disponíveis no SICT.

6.3 A classificação das propostas incluídas como demanda qualificada, por grande área do conhecimento, será realizada de acordo com os seguintes critérios:

a) por grande área do conhecimento, em ordem decrescente, observando a pontuação da produção científica e tecnológica do pesquisador/proponente;

b) em caso de empate na pontuação da produção científica e tecnológica do pesquisador/proponente, será classificado o estudante com maior média global no histórico escolar.

6.4 A pontuação definirá a classificação geral das propostas em cada grande área do conhecimento.

6.5 A distribuição do número de bolsas das cotas institucionais - CNPq e UFG - será proporcional à demanda qualificada, em cada grande área do conhecimento.

6.6 Candidatos ao PIBITI com solicitações recomendadas, porém, não contemplados com bolsa, estarão aptos a participarem do PIVITI automaticamente, desde que aceitem o Termo de Compromisso, via SICT, até a data estipulada pela PRPI, comunicada no resultado final.

6.7 Caso o pesquisador/proponente tenha justificativa para contestar o resultado do julgamento ou a pontuação, poderá apresentar recurso dentro do prazo estabelecido, conforme cronograma - item 5.

6.8 O recurso deverá ser dirigido à Coordenação Geral do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico da UFG, que fará a avaliação do recurso em conjunto com o Comitê Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - IDT/UFG.

(12)

12 6.9 Somente serão avaliados os pedidos de reconsideração entregues na PRPI no período estabelecido no calendário de atividades - item 5.

7 ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

7.1 Os estudantes participantes do PIITI (bolsistas e voluntários) deverão comparecer a, no mínimo, quatro (4) atividades do Programa de Formação em Inovação, no período de execução do plano trabalho.

7.2 O pesquisador/proponente deverá encaminhar ao final do período o trabalho final, conforme estabelecido pela Coordenação Geral do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico, em normas específicas.

7.3 O orientando deverá apresentar os resultados obtidos durante o desenvolvimento pesquisa no Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico da UFG, em normas específicas estabelecidas pela coordenação do evento.

8 DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital podem ser obtidos encaminhando mensagem para o endereço piict.ufg@gmail.com.

8.2 O atendimento a pesquisadores/proponentes com dúvidas será feito pelo endereço

piict.ufg@gmail.com ou pelo telefone (62) 35211313, de segunda à sexta-feira das 8h 30min

(13)

13 8.3 As inscrições com documentação incompleta não serão homologadas.

8.4 O não cumprimento das exigências regulamentares bem como qualquer falsidade nas declarações e/ou irregularidades nos documentos apresentados, implicará na desclassificação da solicitação para participar deste Edital.

8.5 A documentação e as informações apresentadas serão de inteira responsabilidade dos pesquisadores/proponentes.

8.6 O valor da bolsa PIBITI é fixado anualmente pelo CNPq.

8.7 O estudante PIBITI deverá apresentar no início da vigência da bolsa um número de conta-corrente própria exclusivamente do Banco do Brasil.

8.8 A bolsa concedida não implicará em vínculo empregatício com qualquer um dos órgãos financiadores.

8.9 Para quaisquer esclarecimentos relativos a este edital, os interessados deverão procurar a PRPI, que conduz todo o processo de seleção.

8.10 Os casos não contemplados por este edital serão analisados conjuntamente pela PRPI - Coordenação de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico/UFG e pelo Comitê Interno de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - IDT/UFG.

Profa. Maria Clorinda Soares Fioravanti Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação

Referências

Documentos relacionados

7º No Processo Seletivo Vestibular 2010, pelo sistema de cotas, até 40% (quarenta por cento) das vagas de cada curso de graduação serão reservadas a estudantes

[r]

Certain it is, this was not the case with the redoubtable Brom Bones; and from the moment Ichabod Crane made his advances, the interests of the former evidently declined:

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Não Não Min./horas Baixa Semi- persistente Min./horas Min./horas Não Não Horas/dias Média Circulativa Min./horas Min./horas Horas/dias Não Dias/semanas Alta Propagativa

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Os resultados indicaram que, em ambas as espécies, a seção transversal exerceu influência na propagação da onda de ultrassom e que a velocidade longitudinal foi fortemente afetada