• Nenhum resultado encontrado

37ª SEMANA DE HISTÓRIA DO UNICEUB Fontes e Memórias: narrativas de outras Brasílias Data: 16 a 21 de maio de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "37ª SEMANA DE HISTÓRIA DO UNICEUB Fontes e Memórias: narrativas de outras Brasílias Data: 16 a 21 de maio de 2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

(61) 3966-1200 | www.uniceub.br | central.atendimento@uniceub.br

37ª SEMANA DE HISTÓRIA DO UNICEUB

Fontes e Memórias: narrativas de outras Brasílias

Data:

16 a 21 de maio de 2016

APRESENTAÇÃO

A Semana de História do UniCEUB consiste em um importante espaço de articulação entre pesquisa e formação acadêmica para estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História. Em sua 37ª edição, propomos tratar o tema Fontes e Memórias: narrativas de outras Brasílias. Tal abordagem é percebida por nós como especialmente significativa pela qualidade e relevância numérica das pesquisas produzidas por nosso corpo docente e por um crescente interesse de nossos estudantes em tratar temáticas relacionadas ao Distrito Federal, bem como a utilização de fontes documentais e as reflexões sobre os usos da memória na pesquisa histórica. O nome proposto para o evento faz referência a “outras Brasílias”, sendo esta uma forma de ressaltar que há muito se tornou hegemônica uma narrativa histórica pautada no projeto modernista empreendido por Juscelino Kubitschek para transferência da capital. Tal narrativa enfatizou a construção de Brasília como símbolo da modernidade e de um período de amenidade dos conflitos políticos no país. Consolidou-se com isso uma historiografia centrada na identificação de marcos fundantes e a valorização dos personagens a estes associados. Sabemos que as Regiões Administrativas- RA’s que compõem o Distrito Federal respondem por realidades sociohistóricas muito diversas. Ao tratar de narrativas locais torna-se imprescindível nos remetermos à temática da memória, visto que esta representa um importante objeto de reflexão acadêmica e uma das grandes preocupações culturais e políticas das sociedades na contemporaneidade. Acreditamos que a memória pode corroborar o exercício de cidadania ao fazer com que os sujeitos se sintam agentes históricos, estimulando identidades de pertencimento e valores sociais relacionados aos grupos e espaços de convivência. Como atos de rememoração, tais identidades se traduzem em representações cuja expressão ganha forma por meio da valorização do patrimônio, seja ele material (monumentos, edificações, documentos, fotografias, textos escritos etc.) ou imaterial (valores e significados, costumes, tradições, manifestos por narrativas orais). Nesse sentido, consideramos relevante a possibilidade de visibilizar a emergência de situações históricas negligenciadas nessas narrativas que nos ensinaram a perceber a história de Brasília sob uma ótica restrita, que compreende Brasília “capital do país”, como uma realidade una e centrada em seu Plano Piloto, este, por sua vez um lugar social também tornado hegemônico em detrimento das demais comunidades do Distrito Federal. Assim, para tornar perceptíveis os sentidos dos fragmentos

(2)

geralmente considerados irrelevantes quando se constroem certas narrativas, faz-se necessário percebê-los na complexidade dos processos

sociais. Sob essa perspectiva organizamos as atividades desta semana, a fim de que este se construa como espaço dialógico e de produção de novos conhecimentos.

FORMATO DO EVENTO E DESCRIÇÃO

Durante a semana de 16 a 21 de maio de 2016 serão organizadas: Mesas Temáticas, Grupos de Trabalho com apresentações de Comunicações Coordenadas, Roda de Conversa sobre História, Visita de Campo, Lançamento de livros e Exposição fotográfica. As atividades acontecerão no Campus Asa Norte (Auditórios 2 e 8 e Salas de Aula do Bloco 06) e no Campus de Taguatinga (Sala/Auditório Multiuso).

A Mesa Temática 1 contará com a presença de três produtores audiovisuais que tratam de narrativas relacionadas a Brasília: Getsemane Silva (Filme Plano B), Denise Caputo (Filme A Saga das Candangas Invisíveis) e Marcelo Emanuel (Filmes O Dia que não Acabou e W3- Memória Coletiva).

A Mesa Temática 2 terá como convidados os pesquisadores Ana Lúcia Abreu (UnB) e Luiz Ricardo Magalhães (SEEDF), que abordarão possibilidades de construir outras narrativas sobre a história do DF.

As sessões de apresentação de comunicações em Grupos de Trabalho visam compartilhar resultados de pesquisa e promover interlocução entre pesquisas com temáticas afins.

A Roda de Conversa consiste em um momento em que contextualizaremos as produções acadêmicas dos cursos de História no Distrito Federal, problematizando a identidade e os sentidos do nosso curso nesse cenário.

A Visita de Campo será realizada em uma das comunidades previamente selecionadas no DF (indígenas, quilombolas ou ciganos), escolhida a partir de enquete entre os estudantes.

INSCRIÇÃO DE COMUNICAÇÕES EM GRUPOS DE TRABALHO

(3)

(61) 3966-1200 | www.uniceub.br | central.atendimento@uniceub.br

profissionais, bem como relatos de experiências de professores da educação básica. Além do tempo disponibilizado para a comunicação individual, será reservado um momento para o debate entre os participantes da mesa e o público.

As inscrições para apresentação de trabalhos nos GT’s são gratuitas e as propostas de comunicação deverão ser encaminhadas até o dia 10 de maio, terça-feira, para o e-mail: cristiane.portela@uniceub.br. Os interessados devem enviar suas proposições em arquivo anexo à mensagem (em formato doc.), constando as seguintes informações:

- Título do trabalho (centralizado, em negrito e caixa alta) - Nome do(s) autor(es)

- Vínculo institucional e nível de formação do proponente (p.ex. Estudante de Graduação em História- UniCEUB) - E-mail de contato

- Resumo de até 10 linhas (espaçamento simples)

- Palavras-chave (listar três palavras-chave relacionadas ao trabalho proposto)

(A proposta de comunicação deve ser digitada em letra times new roman, tamanho 12, com espaçamento simples).

Obs: Será publicado um caderno de resumos apresentados no evento e os melhores trabalhos serão convidados a compor um número do Cadernos de História (ISSN: 2317-7845).

Inscrição para ouvintes e participação nas demais atividades.

As atividades estão abertas à comunidade acadêmica do UniCEUB e ao público externo, sendo gratuita a participação em todas as atividades. A inscrição para participação como ouvinte nas atividades deve ser feita no dia da abertura, estando os monitores disponíveis para credenciamento entre 17h e 19h15, na entrada do auditório do Bloco 08 (Campus Asa Norte). O credenciamento é imprescindível para que seja emitido certificado de participação, devendo ser feita tanto para ouvintes quanto para apresentadores de trabalho.

(4)

PRAZOS

27 de abril até 10 de maio

Envio de propostas de comunicação para os

simpósios.

E-mail:

cristiane.portela@uniceub.br

12 de maio

Envio das cartas de aceite para proponentes

de comunicações.

Mensagem enviada para e-mail dos

proponentes.

16 de maio

17h-19h15: Inscrição e credenciamento para

participação no evento (para apresentadores

de trabalho e ouvintes).

Entrada do Auditório do Bloco 08

17 de maio

19h15- 21h15: Inscrição para participação na

Visita de Campo (com pagamento do valor

de 15 reais para custeio do almoço).

(5)

(61) 3966-1200 | www.uniceub.br | central.atendimento@uniceub.br CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

37ª Semana de História do UniCEUB

Tema: Fontes e Memórias: narrativas de outras Brasílias Data: 16 a 21 de maio de 2016

DATA HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL

16 de maio

16 de maio de 2016 19h30 as 22:00 horas

Abertura da semana com extrato de filmes temáticos. 1ª Mesa temática

Narrativas audiovisuais sobre outras Brasílias.

Getsemane Silva Filme: plano B. Denise Caputo

Filme: Saga das candangas invisíveis.

Marcelo Emanuel

Filmes: O dia que não acabou e W3 memória coletiva.

Mediação

Prof. Cristiane portela

Auditório do Bloco 8- Campus da Asa Norte.

17 de maio

17 de maio de 2016 19h30 as 22:00 horas Grupos de trabalho Apresentação de comunicações

Bloco 6 – Campus da Asa Norte (Salas de aula).

18 de maio

18 de maio de 2016 19h30 as 22:00 horas Grupos de trabalho Apresentação de comunicações

Bloco 6 – Campus da Asa Norte (Salas de aula).

(6)

19 de maio

19 de maio de 2016 19h30 as 22:00 horas

2ª Mesa temática Outras narrativas sobre o Distrito Federal

Luiz Ricardo Magalhães - SEEDF Ana Lúcia Abreu Gomes- UNB Mediação

Prof. Deusdedith Alves Jr.

Auditório do Bloco 2- Campus da Asa Norte.

20 de maio

20 de maio de 2016 19h30 as 22:00 horas

Roda de Conversa

A pesquisa e o ensino de história no distrito federal- sentidos e

perspectivas do curso de graduação em história.

Professores e estudantes do curso de história do UniCEUB.

Campus II de Taguatinga

21 de maio

21 de maio de 2016 9h as 17:00 horas

Visita de campo com roda de conversa em comunidade do DF

Encerramento 37ª Semana de História

Local: A definir

Saída do UniCEUB às 9h e retorno às 17h.

Realização:

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia