• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Escola de Engenharia

Unidade Universitária: Escola de Engenharia Curso: Engenharia de Produção

Disciplina: Gestão de Investimentos Código da Disciplina:

18018017

Professor: Paulo Sergio Milano Bernal DRT:

113400-5

Etapa:

Carga horária: 4 Semestre Letivo:

1º semestre 2012

Ementa:

Fundamentos sobre investimentos e tópicos sobre mercado financeiros. Realizar a análise de investimentos no mercado de ações, com a avaliação de ações, avaliação de empresas, realização da precificação de ativos financeiros. Criação de modelos de análise e simulação de resultados. Mercados futuros, de opções, de câmbio e de commodities. Criação de modelos para a proteção (Hedge) ou de contratos Derivativos. Gestão de Carteira de Investimentos. Análise e mitigação de riscos em carteiras de investimentos. Estudo sobre Finanças Comportamentais e aplicações dos principais conceitos nas decisões sobre investimentos de renda variáveis e situações de crises.

Objetivos:

Propiciar a compreensão das principais modalidades de investimentos do mercado financeiro. Permitir a avaliação entre investimentos produtivos e investimentos financeiros.

Permitir a avaliação e gestão de riscos em investimentos financeiros e o entendimento da gestão de carteiras de ativos financeiros.

Estudar os investimentos em ações na bolsa de valores, mercados futuros, opções e contratos de derivativos.

Permitir a gestão e ativos financeiros sob condições de riscos e propor as principais formas de mitigação e controle dos riscos.

Estudar as Finanças comportamentais como forma de entendimento do comportamento humano sob condições de incertezas e riscos e sob as pressões das crises e como este comportamento pode ser antecipado e controlado nas tomadas de decisão racionais.

(2)

Jan/2012 V0.0 Prof Ms Paulo Bernal 2

Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores

Ministrar os principais conceitos e métodos matemáticos para a gestão de investimentos financeiros de renda variável. Ministrar os principais conceitos sobre gestão de carteira de ativos financeiros.

Introduzir os principais

conceitos sobre precificação de ativos e de estimativa e

mitigação de riscos dos ativos financeiros.

Permitir o entendimento sobre o comportamento humano nas decisões em situações de pressão e crises, que

influenciam os investimentos.

Habilitar os alunos a utilizar a Matemática Financeira nos cálculos dos ativos de renda variável.

Treinar os alunos a construírem modelos de precificação de ativos financeiros.

Treinar os alunos a construírem modelos de gestão de carteiras de ativos financeiros.

Treinar os alunos a analisar e decidir sobre investimentos em mercados futuros e opções. Habilitar os alunos a

compreender e usar contratos de derivativos.

Criar a confiança nos alunos na utilização da Matemática Financeira para a criação de modelos de decisão racional para investimentos. Estimular o interesse no Mercado Financeiro e no investimento em ativos de renda variável. Estimular os alunos a se tornarem pró ativos na criação de modelos de gestão de carteiras e de mitigação de riscos, em diversas situações que podem extrapolar o Mercado Financeiro.

Conteúdo Programático:

Revisão de Matemática Financeira (Juros simples e compostos, fluxos de caixa, valor presente e futuro, séries de pagamento, cálculos com fluxos de caixas diversos). Cálculos usando calculadoras HP12C e planilhas Excel.

Métodos de Análise de Investimentos aplicados ao Mercado Financeiro. Avaliação e alternativas de investimentos entre os ativos de renda variável e produtos financeiros baseados em taxas de juros. Métodos e cálculo para a tomada de decisão sobre investimentos. Métodos para projetar os resultados a serem obtidos. Modelagem de planilhas Excel para análise de investimentos.

Produtos financeiros baseados em ações, futuros, opções e commodities. Aplicações na Bovespa & BMF. Análises fundamentalista no mercado de ações. Análise e precificação de ativos financeiros. Operações de Securitização. Avaliação do valor de empresas e ações.

Análise das teorias sobre finanças comportamentais. Aplicações dos conceitos na criação de modelos para a tomada de decisão racional.

Administração de carteiras de investimentos. Avaliação de riscos em investimentos financeiros e teorias sobre administração de carteiras de investimentos.

(3)

Metodologia:

Aulas expositivas, com discussões embasadas em leitura prévia indicada pelo professor.

Realização de exercícios a serem desenvolvidas pelos alunos, tanto em classe no horário de aula, como também fora do horário.

Critério de Avaliação:

A média final (MF) será composta de duas avaliações intermediárias (P1 e P2), exercícios realizados em classe (T1) e pela prova de avaliação final (PAF), com pesos para cada nota conforme descrito abaixo:

(4)

Jan/2012 V0.0 Prof Ms Paulo Bernal 4

Bibliografia Básica:

VIEIRA SOBRINHO, J. D.; Matemática Financeira. Ed. Atlas, 1995.

KAHNEMAN, Daniel; Amos Tversky; Prospect Theory: An Analysis of Decision under Risk - Econometrica, Vol. 47, No. 2. (Mar., 1979), pp. 263-292.

DAMODARAN, ASWATH; Avaliação de Investimentos – Ferramentas e Técnicas para Determinação de Qualquer Ativo – Qualitymark Editores – 1997.

SANVICENTE A. Z., MELLAGI FILHO A.; Mercado de Capitais e Estratégias de Investimento – Editora Atlas – 1992.

SECURATO J. R., Decisões Financeiras em Condições de Risco – Editora Atlas – 1996.

ROSS S. A., WESTERFIELD R. W., JAFFE J. F.; Administração Financeira – Editora Atlas – 1995. DAMODARAN, A.; Avaliação de Investimentos. Ed. Qualitymark, 2007.

FERREIRA, J. A. S.; Finanças Corporativas: Conceitos e Aplicações. Ed. Pearson / Prentice Hall, 2005. HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada,

estratégias financeiras, orçamento empresarial. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAPPONI, J. C.; Avaliação de Projetos de Investimentos: Modelos em Excel. Ed. Lapponi, 1998. ROSS, S.; Jaffe, J.; Westerfield, R.; Administração Financeira. Ed. Atlas, 2007.

HULL, John. Fundamentos dos mercados futuros e de opções/ manual de soluções. São Paulo: BM & F, 2005.

FIGUEIREDO, Antônio Carlos. Introdução aos derivativos. 2ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

MICELI, Wilson Motta. Derivativos de agronegócios: gestão de riscos de mercado. São Paulo: Saint Paul, 2008.

BOMFIM, Antulio N. Derivativos de crédito e outros instrumentos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CASTELLANO, Murilo. Gestão de riscos por meio de derivativos. São Paulo: Atlas, 2009.

(5)

CALHEIROS, Maria Clara. O contrato de swap. Coimbra: Coimbra Ed., 2000.

ADVANCES investment analysis and portfolio management. London: Jai Press, 1995.

RAMIREZ, Juan. Accounting for derivatives: advanced hedging under IFRS. Hoboken, N.J.: John Wiley & Sons, Ltd., c2008.

DETEMPLE, Jerôme. American-style derivatives: valuation and computation - Boca Raton: Chapman & Hall, CRC Press, 2006.

WAGNER, Niklas F. (Ed.). Credit risk: models, derivatives, and management - Boca Raton: CRC Press, c2008.

JARROW, Robert A. Derivative securities. 2nd ed. Cincinnati, Ohio: South Western College Publishing, 2000

CLIMENI, Luiz Alberto Orsi; KIMURA, Herbert. Derivativos financeiros e seus riscos. São Paulo: Atlas, 2008.

LEMGRUBER, Eduardo Facó; SILVA, André Luiz Carvalhal da; LEAL, Ricardo Pereira Câmara; COSTA JR., Newton Carneiro Affonso da (Org.). Gestão de risco e derivativos: aplicações no Brasil. São Paulo: Atlas, 2006.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Participação em curso/congresso Não será cobrado Farmacêutico Substituto, desde que não ultrapasse.. os

A administração da PT não teve conhecimento do plano de aquisição da TVI/MEDIA CAPITAL pela sociedade Taguspark nem das diligências desenvolvidas nesse plano pelo seu

Quanto ao tratamento periodontal em pacientes com coagulopatas hereditárias, é correto afirmar: a Polimentos coronarianos devem ser realizados de maneira esporádica, pois

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Embora acreditemos não ser esse o critério mais adequado para a seleção dos professores de Sociologia (ou de qualquer outra disciplina), cabe ressaltar que o Conselho