• Nenhum resultado encontrado

Rodada #1 Administração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rodada #1 Administração"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

Assuntos da Rodada

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO: funções da administração; o processo administrativo; eficiência; eficácia; efetividade; Planejamento estratégico. qualidade. Controle administrativo e indicadores de desempenho. Qualidade na administração pública. O Modelo de Excelência em Gestão Pública. Gestão por resultados na administração pública: fundamentos, conceitos, ferramentas, avaliação de desempenho e resultados, indicadores de avaliação de desempenho.Gestão de projetos: conceitos, fundamentos, ciclo de vida, ferramentas, benefícios. Gestão patrimonial e de estoque: princípios, objetivos, políticas de estoque. Controle e avaliação dos níveis de estoque: reposição, estoque mínimo, giro do estoque. Lote econômico. Contratos administrativos: conceitos, características, formalização e fiscalização do contrato. Aspectos orçamentários e financeiros da execução do contrato. Sanção administrativa. Equilíbrio econômico-financeiro. Garantia contratual. Alteração do objeto. Licitação pública: princípios; modalidades; dispensa; inexigibilidade; pregão; contratos e compras.

Rodada #1

Administração

Professor Marcelo Camacho

(2)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

2

a. Revisão 1

QUESTÃO 1 (FGV / 2014/ FUNARTE/ ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO)

José Paulo, recém-nomeado gerente de produção em uma empresa fabricante de cosméticos, enfrentou um sério problema no final de seu primeiro mês à frente da área. Dois de seus subordinados executaram uma mesma atividade no processo de produção, o que gerou um atraso nas entregas da empresa e um grande prejuízo pelo descarte do material não aproveitável. Avaliando esse incidente, José Paulo reconheceu que, ao não explicitar claramente a tarefa que cada um dos subordinados deveria fazer, incorreu em falha em uma das funções básicas que um administrador deve desempenhar. Trata-se do (da): a) planejamento;

b) organização; c) direção; d) controle; e) observação.

QUESTÃO 2 (FGV/2015/TJ-BA/ TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA)

Em todas as áreas de uma organização, os administradores exercem funções de planejamento, organização, direção e controle. É uma atividade de organização na área de finanças:

a) avaliação do desempenho financeiro da organização; b) elaboração de projetos de investimento;

c) implementação de política de participação nos lucros; d) aplicação dos recursos financeiros;

(3)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

3

QUESTÃO 3 ( FGV/ 2015/DPE-MT/ ADMINISTRADOR)

Assinale a opção que indica, conforme aceitas hoje, as funções do processo administrativo

a) Organização, monitoramento, controle e avaliação. b) Controle, avaliação, reconversão e monitoramento. c) Planejamento, organização, direção e controle. d) Coordenação, planejamento, reunião e decisão. e) Assembleia, decisão, implantação e controle.

QUESTÃO 4 (FGV/ 2015/DPE-RO/ ANALISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA)

O diretor de finanças de uma construtora recebeu as seguintes incumbências: avaliar o desempenho financeiro da empresa e elaborar o orçamento para o ano de 2016. Ao realizar essas incumbências, o diretor estará exercendo,

respectivamente, as seguintes funções administrativas: a) controle e organização;

b) organização e planejamento; c) direção e controle;

d) controle e planejamento; e) organização e direção.

QUESTÃO 5 (FGV- SEFAZ RJ/2009. FISCAL DE RENDAS)

Com relação aos temas eficiência e eficácia, assinale a afirmativa incorreta. (A) Eficiência é um conceito limitado.

(B) Eficiência diz respeito aos trabalhos internos de uma organização. (C) Uma organização não pode ser eficiente se não for eficaz.

(D) A abordagem de metas para eficácia organizacional identifica as metas de uma organização.

(4)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

4

(E) Eficácia é um conceito abrangente.

QUESTÃO 6 (FGV- BADESC/2010. ANALISTA ADMINISTRATIVO)

Levando em consideração o uso de controles e indicadores de produtividade em um programa de educação, o percentual de crianças matriculadas e a avaliação da qualidade por meio de exames nacionais são, respectivamente, exemplos de:

(A) eficácia e eficiência. (B) eficiência e eficácia. (C) efetividade e eficiência. (D) efetividade e eficácia. (E) eficácia e efetividade.

QUESTÃO 7(FGV- SADPE/2008. ANALISTA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E E GESTÃO)

Em uma organização, o conceito de eficiência significa:

(A) fazer as coisas bem feitas, otimizando os recursos disponíveis.

(B) fazer o que deve ser feito para atingir os objetivos estratégicos traçados. (C) fazer o que deve ser feito para atender às apostas e expectativas dos stakeholders.

(D) fazer as coisas de forma socialmente responsável. (E) fazer as coisas de forma estratégica.

QUESTÃO 8 (FGV/2014/ PROCEMPA/TÉCNICO ADMINISTRATIVO)

As ações/atividades, listadas a seguir, fazem parte do controle, à exceção de uma, que está mais relacionada à direção. Assinale-a.

(5)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO 5 b) Medição de resultados. c) Desenvolvimento de pessoal. d) Avaliação de resultados. e) Correção de desempenho.

QUESTÃO 9 (FGV/2014/ TJ-GO/ANALISTA JUDICIÁRIO)

No processo administrativo, as funções controle, planejamento, organização e direção, desempenhadas pelo administrador, são tipicamente executadas de forma: a) interrelacionada; b) sequencial; c) aleatória; d) departamentalizada; e) hierárquica.

QUESTÃO 10 (FGV/2016/ IBGE/ANALISTA - RECURSOS MATERIAIS E LOGÍSTICA)

Ao ser promovido a gerente de operações em uma empresa de e-commerce, Ricardo recebe a tarefa de reduzir para apenas um dia o tempo que o produto demora a chegar à casa do cliente, depois de realizada a compra. Pensando nisso, traça metas de produtividade para os funcionários e realiza a compra de CDAs (Centros de Distribuição Avançada) para obter um escoamento mais rápido da produção. Segundo a conceituação das funções clássicas da organização, Ricardo, ao executar essas atividades, desempenhou em sequência as funções de:

(6)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO 6 a) planejamento e organização; b) controle e direção; c) organização e controle; d) planejamento e direção; e) organização e direção.

(7)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

7

b. Revisão 2

QUESTÃO 11. (CESGRANRIO/2008/ TJ-RO/ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRAÇÃO)

A acirrada concorrência requer das organizações a máxima eficiência operacional e a otimização de resultados, o que pode trazer vantagens para a administração, como o lucro, desde que haja planejamento de longo prazo. Sob esta ótica, uma empresa deve efetivar, no longo prazo, estratégias e metas desenvolvidas em seus planos estratégicos. A visão de futuro dessa empresa define o planejamento

a) conservador, cuja característica é assegurar a continuidade do processo. b) adaptativo, apropriado para a gestão contingencial.

c) adaptativo, que reflita resposta rápida para a eliminação de deficiências. d) otimizante, típico de ambientes estáveis.

e) otimizante, como forma de melhorar as práticas vigentes na organização.

QUESTÃO 12. (FCC/2006/BACEN/ANALISTA ADMINISTRATIVO)

A filosofia de planejamento que parte dos pressupostos que o principal valor do planejamento reside no processo de produzi-lo; que a maior parte da necessidade atual do planejamento decorre da falta de eficácia administrativa e de controles; e que o conhecimento futuro pode ser classificado em incerteza, certeza e ignorância, é a filosofia

a) da maximização ou otimização. b) da satisfação ou projetiva. c) da otimização ou analítica. d) de adaptação ou homeostase.

(8)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

8

e) da minimização ou analítica

QUESTÃO 13 (FUNRIO/2010/FURP-SP/ASSISTENTE FINANCEIRO) De acordo com autor Idalberto Chiavenato, na obra Administração nos Novos Tempos, o planejamento é um processo constituído de uma série seqüencial de etapas; assim, é correto afirmar que

a) analisar as alternativas de ação consiste em estabelecer os objetivos que se pretende alcançar.

b) desenvolver premissas quanto às condições futuras representa a última etapa do processo.

c) verificar a situação atual em relação aos objetivos significa identificar onde se está e o que precisa ser feito.

d) definir objetivos significa identificar como a organização opera em ambientes complexos.

e) escolher um curso de ação entre várias alternativas constitui a primeira etapa do planejamento

QUESTÃO 14 (COSEAC/2009/UFF/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO) Administrar é tomar decisões. Entre as principais decisões está o planejamento, o qual consiste em:

a) alocar os recursos necessários; b) executar os planos;

c) coordenar equipes;

(9)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

9

e) verificar os resultados.

QUESTÃO 15. (CESPE/FUB/2009/ADMINISTRADOR)

O planejamento tático é focalizado no curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente; o planejamento operacional se estende pelo médio prazo e abrange determinada unidade organizacional.

QUESTÃO 16 (FUNRIO/FURNAS/2009/PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR)

O planejamento é a função administrativa que define os objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcança-los. Devido a volumosa parcela da atividade organizacional pela qual responde o planejamento, este é desdobrado em diferentes níveis. Em relação aos diferentes níveis de planejamento pode-se afirmar que

A) o planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável.

B) o planejamento operacional aborda cada unidade organizacional em separado, considerando os problemas atuais da organização.

C) o planejamento estratégico se assenta em três parâmetros, quais sejam, cultura organizacional, fatores ambientais externos e controle.

D) o planejamento tático é micro-orientado e aborda cada operação da organização separadamente.

E) o planejamento operacional fundamenta-se na análise dos fatores ambientais externos e dos fatores organizacionais internos.

(10)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

10

QUESTÃO 17(CESPE/ABIN/2010/OFICIAL DE INTELIGÊNCIA / ADMINISTRAÇÃO)

Quanto menor for a supervisão exigida sobre determinada decisão, maior será o grau de descentralização.

QUESTÃO 18 (UFF/2009/UFF/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO)

A alocação de recursos necessários para a realização das tarefas estabelecidas nos planos organizacionais é atribuição da função denominada:

a) planejamento; b) organização; c) execução; d) controle; e) liderança.

QUESTÃO 19. (CESGRANRIO/2009/IBGE/AGENTE CENSITÁRIO)

As decisões relativas à divisão do trabalho em departamentos, à especificação de responsabilidades por tarefas e ao estabelecimento de mecanismos de comunicação e coordenação referem-se à função administrativa de

a) controle. b) direção. c) organização d) planejamento. e) avaliação.

(11)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

11

QUESTÃO 20. (CESGRANRIO/ 2014/PETROBRAS/ TÉCNICO DE COMERCIALIZAÇÃO E LOGÍSTICA JÚNIOR)

A função administrativa que é responsável por influenciar e orientar as atividades relacionadas às tarefas de diversos membros da equipe ou da empresa como um todo é denominada

a) controle

b) planejamento c) organização d) estratégia e) direção

(12)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

12

c. Revisão 3

QUESTÃO 21 (ESAF/ STN 2000)

Tomando por base o processo de controle, identifique a opção que apresenta, de forma seqüencial, as fases deste processo.

a) Definição da meta; padrão de medida; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.

b) Identificação do problema; medidas corretivas; padrão de medida; e comparação entre planejado e executado.

c) Definição da meta; identificação do problema; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.

d) Identificação do problema; padrão de medida; medidas corretivas; e decisão e ação.

e) Padrão de medida; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e identificação do problema.

QUESTÃO 22 (ESAF/ ANEEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2004)

No contexto da administração pública tradicional os modelos de controle focam insumos, o que não tem sido suficiente para atender os anseios de uma sociedade democrática, havendo uma tendência de modernização dos processos de controle no âmbito da gestão pública. Escolha a opção que indica corretamente a repercussão dessa tendência na administração da função pública.

a) Avaliação focada na gestão de pessoas. b) Avaliação centrada na utilização de recursos.

(13)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

13

c) Avaliação focada em procedimentos. d) Avaliação centrada nos meios.

e) Avaliação focada em objetivos, metas e indicadores.

QUESTÃO 23 ( ESAF / CGU 2004)

O controle visa informar sobre determinada situação dando indicações se os objetivos estão sendo alcançados ou não, alimentando o processo decisório; dessa forma um determinado sistema pode ser avaliado e mantido dentro de um padrão de comportamento desejado. Escolha a opção que identifica corretamente aspectos relacionados ao processo de controle.

a) O controle pode ocorrer em diferentes níveis hierárquicos: estratégico, administrativo/gerencial e operacional.

b) Uma das formas de apresentar informações é por meio de relatórios verbais ou escritos, gráficos e mapas, telas de computador, escalas.

c) As principais características de um sistema de controle eficaz são: foco estratégico, aceitação, precisão, rapidez, objetividade, ênfase na exceção.

d) Os componentes ou etapas do controle são: definição de padrões de controle, obtenção de informações, comparação e ação corretiva, e revisão do planejamento.

e) A função de finanças pode usar como informação para o controle índices relativos a lucro, retorno do investimento, margem operacional bruta, liquidez.

(14)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

14

QUESTÃO 24 (FCC/TRT-8/2010/ANALISTA JUDICIÁRIO- ÁREA ADMINISTRATIVA)

O processo administrativo possui quatro funções básicas − planejamento, organização, direção e controle.

A função de controle é um processo cíclico composto de quatro fases:

(A) análise dos resultados; definição de metas; ações de reforço para aplicação de boas

práticas e acompanhamento.

(B) definição de objetivos; acompanhamento da execução; avaliação e ações de melhoria.

(C) acompanhamento da execução; identificação de inconformidades; definição de novos processos e implantação.

(D) monitoração dos processos definidos; identificação de inconsistências; implantação e avaliação.

(E) estabelecimento de padrões de desempenho; monitoração do desempenho; comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva.

QUESTÃO 25 ( ESAF / CGU 2006)

Indique se as frases a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O controle é uma das fases do processo administrativo destinado a obter informações sobre o ambiente da organização.

( ) São elementos do processo de controle a definição de padrões, a obtenção de informações, a comparação, a tomada de decisão e a ação.

( ) O controle só deve ser exercido no final da linha de produção visto que possibilita a prevenção de erros e o descarte de produtos fora do padrão.

(15)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

15

( ) As informações relativas ao controle podem ser obtidas por meio de inspeção visual, dispositivos mecânicos, questionários, sistemas informatizados, gráficos, relatórios e mapas.

Escolha a opção correta. a) F, V, F, V

b) V, F, V, F c) F, F, V, V d) F, V, V, V e) V, V, F, F

QUESTÃO 26 (FCC/PGE-RJ/2009/TENICO SUPERIOR - ADMINISTRAÇÃO)

Três gestores, cumprindo o planejamento estratégico de sua organização, implantaram o mesmo projeto em três localidades diferentes. O primeiro realizou o planejado no tempo estipulado; o segundo, também cumpriu seu objetivo, mas o fez a um custo 30% menor que o primeiro. Finalmente, o terceiro consumiu os recursos previstos, mas alcançou um resultado superior ao do plano. Nesse caso,

(A) apenas o primeiro foi eficaz, pois cumpriu estritamente o que foi solicitado no planejamento do projeto.

(B) todos foram igualmente eficazes e eficientes, pois cumpriram a meta estabelecida no planejamento da organização.

(C) o primeiro foi o mais eficiente, o segundo o mais efetivo e o terceiro o mais eficaz.

(16)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

16

(D) apenas o terceiro foi eficaz e eficiente, o primeiro foi ineficiente e o segundo, ineficaz.

(E) o primeiro foi eficaz, o segundo foi o mais eficiente e o terceiro o mais efetivo.

QUESTÃO 27. (FCC/BAHIAGAS/2010/TECNICO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS/ ADMINISTRAÇÃO)

Tratando-se de eficiência, eficácia e efetividade, analise:

I. Eficácia é fazer as atividades ou desenvolver ações de forma correta para atingir os meios. Tem vínculo estreito com o planejamento estratégico da organização.

II. Eficiência é fazer as atividades ou desenvolver ações da maneira correta. Está relacionada com o método de execução.

III. Efetividade é satisfazer as necessidades dos clientes com os produtos e serviços da organização.

IV. Efetividade é o valor social ou medida de utilidade, que deve ser atribuído ao produto ou serviço considerando-se a sociedade como um todo.

V. Eficácia é a relação entre os produtos obtidos e os fatores de produção empregados na sua obtenção.

É correto o que consta APENAS em (A) I e II.

(B) III e V. (C) IV e V. (D) I, II e III.

(17)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

17

(E) II, III e IV.

QUESTÃO 28. (FCC/2012/MPE-AP/TÉCNICO MINISTERIAL- AUX. ADMINISTRATIVO)

O planejamento almeja desenvolver planos para os objetivos pré-determinados. Há três principais dimensões de planejamento em níveis diferentes da organização. Os administradores no nível superior de qualquer organização ou órgão público, têm de enfrentar um sem-número de problemas de relacionamento com o ambiente onde ele atua ou ainda problemas interdepartamentais, como a alocação de recursos, ou seja, quem ganha o quê. Eles trabalham com um alto grau de incerteza e complexidade e contam com o planejamento a) Operacional. b) Tático. c) Estratégico. d) Financeiro. e) Econômico.

QUESTÃO 29. (FCC/2012/TRF- 2/ ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA)

Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:

a) marketing, tecnologia, produção e mercado. b) missão, valores e visão.

(18)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

18

d) estratégicas, táticas e operacionais.

e) da eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.

QUESTÃO 30. FCC /2015 TRE-AP/-ANALISTA JUDICIÁRIO / ANÁLISE DE SISTEMAS )

As características do planejamento tático são: indica a participação de cada unidade no planejamento global, seu horizonte temporal é de médio prazo, e é definido por

a) cada funcionário da empresa como contribuição ao planejamento operacional.

b) equipes multidisciplinares que se apoiam em pesquisas de mercado. c) meio de indicadores de mercado, envolvendo clientes e concorrência.

d) cada unidade organizacional como contribuição ao planejamento estratégico.

e) todos os funcionários da empresa, indicando como cada tarefa deve ser feita.

(19)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO 19

d. Gabarito

1 2 3 4 5 B D C D C 6 7 8 9 10 E A C A A 11 12 13 14 15 E D C D ERRADO 16 17 18 19 20 A CERTO B C E 21 22 23 24 25 A E D E A 26 27 28 29 30 E E C D D

(20)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

20

e. Questões comentadas

QUESTÃO 1 (FGV / 2014/ FUNARTE/ ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO)

José Paulo, recém-nomeado gerente de produção em uma empresa fabricante de cosméticos, enfrentou um sério problema no final de seu primeiro mês à frente da área. Dois de seus subordinados executaram uma mesma atividade no processo de produção, o que gerou um atraso nas entregas da empresa e um grande prejuízo pelo descarte do material não aproveitável. Avaliando esse incidente, José Paulo reconheceu que, ao não explicitar claramente a tarefa que cada um dos subordinados deveria fazer, incorreu em falha em uma das funções básicas que um administrador deve desempenhar. Trata-se do (da): a) planejamento;

b) organização; c) direção; d) controle; e) observação.

Pessoal, designar tarefas para serem realizadas faz parte da função organização! Portanto, o gabarito é a alternativa B.

QUESTÃO 2 (FGV/2015/TJ-BA/ TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA)

Em todas as áreas de uma organização, os administradores exercem funções de planejamento, organização, direção e controle. É uma atividade de organização na área de finanças:

a) avaliação do desempenho financeiro da organização; b) elaboração de projetos de investimento;

(21)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

21

d) aplicação dos recursos financeiros; e) controle dos custos de produção.

A organização ocupa-se com a distribuição de tarefas e e recursos. Sendo assim, precisamos encontrar dentre as alternativas aquela que seja uma tarefa típica da área de finanças. Nestes sentido a aplicação de recursos é uma tarefa da área de finanças e constitui uma ação da função organização. As alternativas A e E dizem respeito à função Controle, as alternativas B e C dizem respeito à função planejamento. Portanto, o gabarito é a alternativa D.

QUESTÃO 3 ( FGV/ 2015/DPE-MT/ ADMINISTRADOR)

Assinale a opção que indica, conforme aceitas hoje, as funções do processo administrativo

a) Organização, monitoramento, controle e avaliação. b) Controle, avaliação, reconversão e monitoramento. c) Planejamento, organização, direção e controle. d) Coordenação, planejamento, reunião e decisão. e) Assembleia, decisão, implantação e controle.

Ora, pessoal, sabemos que as quatro funções da administração são: planejamento, organização, direção e controle. Portanto, o gabarito é a

(22)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

22

QUESTÃO 4 (FGV/ 2015/DPE-RO/ ANALISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA)

O diretor de finanças de uma construtora recebeu as seguintes incumbências: avaliar o desempenho financeiro da empresa e elaborar o orçamento para o ano de 2016. Ao realizar essas incumbências, o diretor estará exercendo, respectivamente, as seguintes funções administrativas:

a) controle e organização;

b) organização e planejamento; c) direção e controle;

d) controle e planejamento; e) organização e direção.

Bem, pessoal, avaliar o desempenho financeiro é parte da função Controle e elaborar o orçamento é parte da função Planejamento. Portanto, o gabarito é

a alternativa D.

QUESTÃO 5 (FGV- SEFAZ RJ/2009. FISCAL DE RENDAS)

Com relação aos temas eficiência e eficácia, assinale a afirmativa incorreta. (A) Eficiência é um conceito limitado.

(B) Eficiência diz respeito aos trabalhos internos de uma organização. (C) Uma organização não pode ser eficiente se não for eficaz.

(D) A abordagem de metas para eficácia organizacional identifica as metas de uma organização.

(E) Eficácia é um conceito abrangente.

(23)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

23

Pessoal, vejamos as alternativas da questão. O comando da questão pede para assinalar a alternativa incorreta.

A alternativa A está correta. Eficiência é um conceito limitado, diz respeito

aos meios. Pode-se alcançar eficiência, sem alcançar eficácia e efetividade.

A alternativa B está correta. Eficiência está relacionada aos meios, aos

processos internos.

A alternativa D está correta. Eficácia é alcance de resultados, portanto está

relacionado a metas.

A alternativa E está correta. Eficácia é um conceito abrangente, relacionada

a alcance de metas.

O gabarito é a letra C. Uma organização pode fazer corretamente as coisas e

(24)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

24

QUESTÃO 6 (FGV- BADESC/2010. ANALISTA ADMINISTRATIVO)

Levando em consideração o uso de controles e indicadores de produtividade em um programa de educação, o percentual de crianças matriculadas e a avaliação da qualidade por meio de exames nacionais são, respectivamente, exemplos de:

(A) eficácia e eficiência. (B) eficiência e eficácia. (C) efetividade e eficiência. (D) efetividade e eficácia. (E) eficácia e efetividade.

Vamos analisar as variáveis pedidas para responder à questão.

Vimos no quadro do TCU que metas relacionadas ao número de matrículas em programas educacionais está relacionado à eficácia. Portanto, percentual de crianças matriculadas é um exemplo de eficácia.

Já a avaliação da qualidade por meio de exames nacionais quer avaliar os resultados do programa educacional que as crianças estão matriculadas. Estes programas estão dando resultado? Esta é uma medida da efetividade do programa, ou seja, da mudança na realidade concreta efetuada por aquela política pública.

(25)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

25

QUESTÃO 7(FGV- SADPE/2008. ANALISTA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E E GESTÃO)

Em uma organização, o conceito de eficiência significa:

(A) fazer as coisas bem feitas, otimizando os recursos disponíveis.

(B) fazer o que deve ser feito para atingir os objetivos estratégicos traçados. (C) fazer o que deve ser feito para atender às apostas e expectativas dos stakeholders.

(D) fazer as coisas de forma socialmente responsável. (E) fazer as coisas de forma estratégica.

Tranquilo, não é pessoal!? Eficiência é fazer as coisas certas, bem feitas, otimizando recursos. Cuidado: não se trata de fazer as coisas certas para agradar aos stakeholders, mas fazer certo para economizar recursos. Portanto

o gabarito é a alternativa A.

QUESTÃO 8 (FGV/2014/ PROCEMPA/TÉCNICO ADMINISTRATIVO)

As ações/atividades, listadas a seguir, fazem parte do controle, à exceção de uma, que está mais relacionada à direção. Assinale-a.

a) Definição de padrões de desempenho. b) Medição de resultados.

c) Desenvolvimento de pessoal. d) Avaliação de resultados. e) Correção de desempenho.

(26)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

26

Pessoal, tranquila também esta questão! O enunciado inclusive deu uma dica ao candidato ao mencionar que a exceção estava ligada à função direção. Desenvolvimento de pessoas, assim como liderança e motivação, está ligado à função Direção. Portanto, o gabarito é a alternativa C.

QUESTÃO 9 (FGV/2014/ TJ-GO/ANALISTA JUDICIÁRIO)

No processo administrativo, as funções controle, planejamento, organização e direção, desempenhadas pelo administrador, são tipicamente executadas de forma: a) interrelacionada; b) sequencial; c) aleatória; d) departamentalizada; e) hierárquica.

Pessoal, de forma típica, uma função não pode ser executada sem que antes a anterior tenha sido realizada. Não é possível executar a organização, sem antes tenha sido realizado o planejamento, por exemplo. Esta questão foi controversa. Em tese é possível dizer que as funções do processo administrativo acontecem de forma sequencial, onde a primeira é o planejamento e a última é o controle.

Apesar disso, na prática o que se observa é que todas as funções acontecem ao mesmo tempo, de forma interrelacionada.

Essa questão cobrou a visão mais prática, mas não chegou a mencionar isso no seu comando. Embora passível de discussão, o gabarito é a alternativa A.

(27)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

27

QUESTÃO 10 (FGV/2016/ IBGE/ANALISTA - RECURSOS MATERIAIS E LOGÍSTICA)

Ao ser promovido a gerente de operações em uma empresa de e-commerce, Ricardo recebe a tarefa de reduzir para apenas um dia o tempo que o produto demora a chegar à casa do cliente, depois de realizada a compra. Pensando nisso, traça metas de produtividade para os funcionários e realiza a compra de CDAs (Centros de Distribuição Avançada) para obter um escoamento mais rápido da produção. Segundo a conceituação das funções clássicas da organização, Ricardo, ao executar essas atividades, desempenhou em sequência as funções de:

a) planejamento e organização; b) controle e direção;

c) organização e controle; d) planejamento e direção; e) organização e direção.

Pessoal, ao realizar o estabelecimento de objetivos e metas de produção o gerente está executando a função de Planejamento. Ao realizar a compra de equipamentos necessários para a operação ele está provendo os recursos necessários e isto faz parte da função Organização. Portanto, o gabarito é a

(28)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

28

QUESTÃO 11. (CESGRANRIO/2008/ TJ-RO/ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRAÇÃO)

A acirrada concorrência requer das organizações a máxima eficiência operacional e a otimização de resultados, o que pode trazer vantagens para a administração, como o lucro, desde que haja planejamento de longo prazo. Sob esta ótica, uma empresa deve efetivar, no longo prazo, estratégias e metas desenvolvidas em seus planos estratégicos. A visão de futuro dessa empresa define o planejamento

a) conservador, cuja característica é assegurar a continuidade do processo. b) adaptativo, apropriado para a gestão contingencial.

c) adaptativo, que reflita resposta rápida para a eliminação de deficiências. d) otimizante, típico de ambientes estáveis.

e) otimizante, como forma de melhorar as práticas vigentes na organização.

Pessoal, Segundo Chiavenato, existem três tipos de filosofia do planejamento:

Planejamento conservador: é o planejamento visando a estabilidade e

manutenção da situação vigente. Sua preocupação é identificar e corrigir problemas internos sem buscar novas oportunidades no ambiente. Na perspectiva de ACKOFF é chamado de Planejamento voltado para a Satisfação. Satisfazer é fazer "suficientemente bem", mas não necessariamente "tão bem quanto possível". Nível mínimo. Empresas preocupadas com sobrevivência - mais do que com crescimento ou desenvolvimento.

(29)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

29

Planejamento otimizante: é o planejamento que visa a melhoria e

inovação da organização. Preocupa-se com a melhora das práticas vigentes na empresa. Tem a pretensão de melhorar continuamente as operações, a ênfase é em fazer muito bem. Uso de técnicas matemáticas e estatísticas e modelos de simulação. Limita-se a resolver problemas quantitativos, ignorando os aspectos inerentes aos recursos humanos e à estrutura organizacional da empresa.

Planejamento Adaptativo: é o planejamento voltado para o futuro da

organização. Sua preocupação é adaptar-se as novas demandas do ambiente. Planejamento estratégico nada mais é do que a tomada de decisão hoje que terá efeito ou consequência no futuro. Fundamentado na necessidade de eficácia administrativa e de controles, limitados pelo fator humano, e no conhecimento do futuro, que pode ser classificado em certeza, incerteza e ignorância. Requer, para cada situação, tipos diferentes de planejamento, de comprometimento, contingência ou adaptação. Procura estabelecer equilíbrio (interno e externo) da empresa após mudança. Por isso, também chamada de Homeostase.

Conforme vimos acima o planejamento que se preocupa em melhorar as práticas vigentes na organização é o otimizante. Portanto o gabarito é a

alternativa E.

QUESTÃO 12. (FCC/2006/BACEN/ANALISTA ADMINISTRATIVO)

A filosofia de planejamento que parte dos pressupostos que o principal valor do planejamento reside no processo de produzi-lo; que a maior parte da

necessidade atual do planejamento decorre da falta de eficácia administrativa e de controles; e que o conhecimento futuro pode ser classificado em incerteza, certeza e ignorância, é a filosofia

(30)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO 30 b) da satisfação ou projetiva. c) da otimização ou analítica. d) de adaptação ou homeostase. e) da minimização ou analítica

Pessoal, o tipo de planejamento que preocupa-se com controles, com a eficiência administrativa e com as decisões que projetam-se para o futuro com base em diferentes cenários, estabelecendo o conhecimento sobre estes cenários como incerto, certo ou ignorância sobre estes é o planejamento adaptativo. Cabe lembrar que este tipo de planejamento também é conhecido como homeostase.

Portanto, o gabarito é a alternativa D.

QUESTÃO 13 (FUNRIO/2010/FURP-SP/ASSISTENTE FINANCEIRO) De acordo com autor Idalberto Chiavenato, na obra Administração nos Novos Tempos, o planejamento é um processo constituído de uma série seqüencial de etapas; assim, é correto afirmar que

a) analisar as alternativas de ação consiste em estabelecer os objetivos que se pretende alcançar.

b) desenvolver premissas quanto às condições futuras representa a última etapa do processo.

c) verificar a situação atual em relação aos objetivos significa identificar onde se está e o que precisa ser feito.

d) definir objetivos significa identificar como a organização opera em ambientes complexos.

e) escolher um curso de ação entre várias alternativas constitui a primeira etapa do planejamento

(31)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

31

O planejamento pode ser considerado como um processo constituído de uma série seqüencial de seis passos.

1. Definir os objetivos: o primeiro passo do planejamento é o estabelecimento dos objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem orientar todos os principais planos, servindo de base aos objetivos departamentais e a todos os objetivos das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar resultados desejados e os pontos finais a que se pretende chegar, para se conhecer quais os passos intermediários para chegar lá.

2. Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos: simultaneamente à definição dos objetivos, deve-se avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e o que precisa ser feito.

3. Desenvolver premissas quanto às condições futuras: premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiverem atuando na elaboração e compreensão do planejamento e quanto mais se obtiver envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisando o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos. A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas e está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.

4. Analisar as alternativas de ação: o quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser empreendidas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos e fazer um plano para alcançar os objetivos.

5. Escolher um curso de ação entre as várias alternativas: o quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão, em que se escolhe uma alternativa e se

(32)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

32

abandona as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.

6. Implementar o plano e avaliar os resultados: fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e empreender as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.

Pessoal, a questão reside em avaliar se a descrição do passo básico de planejar corresponde à sua correta descrição. Avaliando as alternativas podemos facilmente verificar que a opção C, correspondente ao segundo passo do processo de planejamento, é a que traz a descrição correta de uma etapa. Portanto o gabarito é a alternativa C.

QUESTÃO 14 (COSEAC/2009/UFF/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO) Administrar é tomar decisões. Entre as principais decisões está o planejamento, o qual consiste em:

a) alocar os recursos necessários; b) executar os planos;

c) coordenar equipes;

d) determinar objetivos e recursos; e) verificar os resultados.

Pessoal, este é um exemplo de questão muito mal construída! A banca (que é da própria UFF) assinalou a alternativa D como resposta. De fato, determinar objetivos e recursos é o primeiro passo do processo de planejar. Contudo executar os planos e avaliar os resultados é o sexto passo do processo de planejar. Desta forma a questão deveria ser anulada, pois tem duas respostas possíveis, mas não foi.

(33)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

33

QUESTÃO 15 (CESPE/FUB/2009/ADMINISTRADOR)

O planejamento tático é focalizado no curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente; o planejamento operacional se estende pelo médio prazo e abrange determinada unidade organizacional.

A afirmativa está ERRADA! O planejamento tático está focado no médio

prazo e o operacional no curto prazo. A banca inverteu as características de cada tipo de planejamento para confundir o candidato incauto.

QUESTÃO 16 (FUNRIO/FURNAS/2009/PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR)

O planejamento é a função administrativa que define os objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcança-los. Devido a volumosa parcela da atividade organizacional pela qual responde o planejamento, este é desdobrado em diferentes níveis. Em relação aos diferentes níveis de

planejamento pode-se afirmar que

A) o planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável.

B) o planejamento operacional aborda cada unidade organizacional em separado, considerando os problemas atuais da organização.

C) o planejamento estratégico se assenta em três parâmetros, quais sejam, cultura organizacional, fatores ambientais externos e controle.

D) o planejamento tático é micro-orientado e aborda cada operação da organização separadamente.

E) o planejamento operacional fundamenta-se na análise dos fatores ambientais externos e dos fatores organizacionais internos.

(34)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

34

A) CERTO. O planejamento estratégico visa justamente adequar a

organização às mudanças ambientais.

B) ERRADO. A descrição refere-se ao Planejamento Tático.

C) ERRADO. O planejamento estratégico se assenta em três parâmetros: a

visão do futuro, os fatores ambientais externos e os fatores organizacionais internos.

D) ERRADO. A descrição refere-se ao Planejamento Operacional. E) ERRADO. A descrição refere-se ao Planejamento Estratégico.

Portanto, o gabarito é a alternativa A.

QUESTÃO 17(CESPE/ABIN/2010/OFICIAL DE INTELIGÊNCIA / ADMINISTRAÇÃO)

Quanto menor for a supervisão exigida sobre determinada decisão, maior será o grau de descentralização.

A afirmativa está CERTA! Descentralização significa transferir autonomia

para tomada de decisão. Esta autonomia acarreta maior responsabilidade, incluindo menor supervisão.

QUESTÃO 18 (UFF/2009/UFF/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO)

A alocação de recursos necessários para a realização das tarefas estabelecidas nos planos organizacionais é atribuição da função denominada:

a) planejamento; b) organização; c) execução; d) controle;

(35)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

35

e) liderança.

Tranquila a questão pessoal! A função administrativa responsável pela distribuição de tarefas e funções é a função organização. Portanto, o gabarito

é a alternativa B.

QUESTÃO 19. (CESGRANRIO/2009/IBGE/AGENTE CENSITÁRIO)

As decisões relativas à divisão do trabalho em departamentos, à especificação de responsabilidades por tarefas e ao estabelecimento de mecanismos de comunicação e coordenação referem-se à função administrativa de

a) controle. b) direção. c) organização d) planejamento. e) avaliação.

Pessoal, questão parecida com a anterior! A função responsável pela divisão do trabalho, alocação de recursos e mecanismos de coordenação é a função organização. Portanto, o gabarito é a alternativa C.

QUESTÃO 20. (CESGRANRIO/ 2014/PETROBRAS/ TÉCNICO DE COMERCIALIZAÇÃO E LOGÍSTICA JÚNIOR)

A função administrativa que é responsável por influenciar e orientar as atividades relacionadas às tarefas de diversos membros da equipe ou da empresa como um todo é denominada

a) controle

b) planejamento c) organização

(36)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

36

d) estratégia e) direção

Fácil, galera! Enquanto a distribuição de tarefas e recursos é inerente à função Organização, orientar atividades dos membros da organização é atividade da função Direção! Portanto, o gabarito é a alternativa E

QUESTÃO 21 (ESAF/ STN 2000)

Tomando por base o processo de controle, identifique a opção que apresenta, de forma seqüencial, as fases deste processo.

a) Definição da meta; padrão de medida; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.

b) Identificação do problema; medidas corretivas; padrão de medida; e comparação entre planejado e executado.

c) Definição da meta; identificação do problema; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.

d) Identificação do problema; padrão de medida; medidas corretivas; e decisão e ação.

e) Padrão de medida; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e identificação do problema.

O gabarito é a alternativa A. São parecidas com as quatro etapas elencadas

por Chiavenato:1) Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho; 2) Avaliação ou mensuração do desempenho atual; 3) Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos; 4)Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.

(37)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

37

QUESTÃO 22 (ESAF/ ANEEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2004)

No contexto da administração pública tradicional os modelos de controle focam insumos, o que não tem sido suficiente para atender os anseios de uma

sociedade democrática, havendo uma tendência de modernização dos processos de controle no âmbito da gestão pública. Escolha a opção que indica

corretamente a repercussão dessa tendência na administração da função pública.

a) Avaliação focada na gestão de pessoas. b) Avaliação centrada na utilização de recursos. c) Avaliação focada em procedimentos.

d) Avaliação centrada nos meios.

e) Avaliação focada em objetivos, metas e indicadores.

O gabarito é a alternativa E. A função controle para Chiavenato tem quatro

etapas. Dentre estas etapas estão incluídos o estabelecimento de metas ou objetivos e avaliação, feito através de indicadores previamente estabelecidos. Todas as outras alternativas apresentam afirmativas equivocadas sobre o controle.

QUESTÃO 23 ( ESAF / CGU 2004)

O controle visa informar sobre determinada situação dando indicações se os objetivos estão sendo alcançados ou não, alimentando o processo decisório; dessa forma um determinado sistema pode ser avaliado e mantido dentro de um padrão de comportamento desejado. Escolha a opção que identifica

corretamente aspectos relacionados ao processo de controle.

a) O controle pode ocorrer em diferentes níveis hierárquicos: estratégico, administrativo/gerencial e operacional.

b) Uma das formas de apresentar informações é por meio de relatórios verbais ou escritos, gráficos e mapas, telas de computador, escalas.

(38)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

38

c) As principais características de um sistema de controle eficaz são: foco estratégico, aceitação, precisão, rapidez, objetividade, ênfase na exceção. d) Os componentes ou etapas do controle são: definição de padrões de

controle, obtenção de informações, comparação e ação corretiva, e revisão do planejamento.

e) A função de finanças pode usar como informação para o controle índices relativos a lucro, retorno do investimento, margem operacional bruta, liquidez.

A questão está solicitando que se identifique corretamente os ASPECTOS relacionados ao PROCESSO de controle.

O gabarito é a alternativa D. É a lista dos componentes ou elementos do

controle que vimos em aula. Está correto. Reveja o tópico sobre os componentes do controle.

A alternativa A está ERRADA. É mencionado onde pode ocorrer, mas não são

aspectos do controle.

A alternativa B está ERRADA. Mais uma vez, pede-se os aspectos do

controle. Estas são forma de apresentar informações para o controle.

A alternativa C está ERRADA. Nem sempre o controle apresenta foco

estratégico.

A alternativa E está ERRADA. A função de finanças é usada apenas como

informação de elementos financeiros dando uma falsa impressão de estar sendo usada como Processo de Controle, mas não apresenta os aspectos

QUESTÃO 24 (FCC/TRT-8/2010/ANALISTA JUDICIÁRIO- ÁREA ADMINISTRATIVA)

O processo administrativo possui quatro funções básicas − planejamento, organização, direção e controle.

(39)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

39

(A) análise dos resultados; definição de metas; ações de reforço para aplicação de boas

práticas e acompanhamento.

(B) definição de objetivos; acompanhamento da execução; avaliação e ações de melhoria.

(C) acompanhamento da execução; identificação de inconformidades; definição de novos processos e implantação.

(D) monitoração dos processos definidos; identificação de inconsistências; implantação e avaliação.

(E) estabelecimento de padrões de desempenho; monitoração do desempenho; comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva.

O gabarito é a alternativa E. A questão é muito parecida com a questão da

ESAF que vimos anteriormente. São os elementos do controle que vimos em aula, na perspectiva de Chiavenato:

1. Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho.

2. Avaliação ou mensuração do desempenho atual.

3. Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões

estabelecidos.

4. Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou

anormalidades.

QUESTÃO 25 ( ESAF / CGU 2006)

Indique se as frases a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O controle é uma das fases do processo administrativo destinado a obter informações sobre o ambiente da organização.

( ) São elementos do processo de controle a definição de padrões, a obtenção de informações, a comparação, a tomada de decisão e a ação.

(40)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

40

( ) O controle só deve ser exercido no final da linha de produção visto que possibilita a prevenção de erros e o descarte de produtos fora do padrão. ( ) As informações relativas ao controle podem ser obtidas por meio de

inspeção visual, dispositivos mecânicos, questionários, sistemas informatizados, gráficos, relatórios e mapas.

Escolha a opção correta. a) F, V, F, V

b) V, F, V, F c) F, F, V, V d) F, V, V, V e) V, V, F, F

A primeira afirmativa é FALSA. O controle não é destinado a obter

informações sobre o ambiente. É destinado a controlar atividades e resultados.

A segunda afirmativa é VERDADEIRA: palavras parecidas com as que vimos

em aula para o processo de controle.

A terceira afirmativa é FALSA. O controle deve ser exercido em todos os

momentos, no máximo de processos possível, e não apenas no final da linha. Se o controle for exercido, poderemos evitar a produção com erros e o descarte de produtos defeituosos.

A quarta afirmativa é VERDADEIRA: estão corretos os métodos

apresentados para obtenção de informações relativas ao controle. Desta forma o gabarito é a alternativa A.

(41)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

41

QUESTÃO 26 (FCC/PGE-RJ/2009/TENICO SUPERIOR - ADMINISTRAÇÃO)

Três gestores, cumprindo o planejamento estratégico de sua organização, implantaram o mesmo projeto em três localidades diferentes. O primeiro realizou o planejado no tempo estipulado; o segundo, também cumpriu seu objetivo, mas o fez a um custo 30% menor que o primeiro. Finalmente, o terceiro consumiu os recursos previstos, mas alcançou um resultado superior ao do plano. Nesse caso,

(A) apenas o primeiro foi eficaz, pois cumpriu estritamente o que foi solicitado no planejamento do projeto.

(B) todos foram igualmente eficazes e eficientes, pois cumpriram a meta estabelecida no planejamento da organização.

(C) o primeiro foi o mais eficiente, o segundo o mais efetivo e o terceiro o mais eficaz.

(D) apenas o terceiro foi eficaz e eficiente, o primeiro foi ineficiente e o segundo, ineficaz.

(E) o primeiro foi eficaz, o segundo foi o mais eficiente e o terceiro o mais efetivo.

Vejamos o desempenho de cada um dos gestores:

O primeiro foi eficaz: alcançou as metas estipuladas

O segundo foi eficiente: ele alcançou os resultados com um esforço menor

(menor custo)

O terceiro foi efetivo: os resultados alcançados foram superiores,

proporcionou vantagens e melhorias aos atores envolvidos comparativamente superiores aos demais gestores.

(42)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

42

QUESTÃO 27. (FCC/BAHIAGAS/2010/TECNICO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS/ ADMINISTRAÇÃO)

Tratando-se de eficiência, eficácia e efetividade, analise:

I. Eficácia é fazer as atividades ou desenvolver ações de forma correta para atingir os meios. Tem vínculo estreito com o planejamento estratégico da organização.

II. Eficiência é fazer as atividades ou desenvolver ações da maneira correta. Está relacionada com o método de execução.

III. Efetividade é satisfazer as necessidades dos clientes com os produtos e serviços da organização.

IV. Efetividade é o valor social ou medida de utilidade, que deve ser atribuído ao produto ou serviço considerando-se a sociedade como um todo.

V. Eficácia é a relação entre os produtos obtidos e os fatores de produção empregados na sua obtenção.

É correto o que consta APENAS em (A) I e II.

(B) III e V. (C) IV e V. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.

Analisemos as afirmativas

Afirmativa I está ERRADA. Eficácia é atingir metas!

Afirmativa II está CERTA! Perfeito, fazendo algo de maneira correta evitamos

o desperdício.

Afirmativa III está CERTA! Sim, efetividade é atingirmos os resultados que

(43)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

43

Afirmativa IV está CERTA! Boa esta definição também. Lembram do

programa de vacinação? Se evitarmos o adoecimento das crianças a utilidade social terá sido alcançada.

Afirmativa V está ERRADA. Esta seria uma definição para eficiência.

Sendo assim, o gabarito é a alternativa E.

QUESTÃO 28. (FCC/2012/MPE-AP/TÉCNICO MINISTERIAL- AUX. ADMINISTRATIVO)

O planejamento almeja desenvolver planos para os objetivos pré-determinados. Há três principais dimensões de planejamento em níveis diferentes da organização. Os administradores no nível superior de qualquer organização ou órgão público, têm de enfrentar um sem-número de problemas de relacionamento com o ambiente onde ele atua ou ainda problemas interdepartamentais, como a alocação de recursos, ou seja, quem ganha o quê. Eles trabalham com um alto grau de incerteza e complexidade e contam com o planejamento a) Operacional. b) Tático. c) Estratégico. d) Financeiro. e) Econômico.

Moleza esta questão pessoal! Os problemas do ambiente de negócios, alocação de recursos e alto grau de incerteza são características do Planejamento Estratégico. Portanto, o gabarito é a alternativa C!

(44)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

44

QUESTÃO 29. (FCC/2012/TRF- 2/ ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA)

Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:

a) marketing, tecnologia, produção e mercado. b) missão, valores e visão.

c) financeira, do cliente, interna e de aprendizado e crescimento das pessoas. d) estratégicas, táticas e operacionais.

e) da eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.

Fácil, não é mesmo? São três as perspectivas do Planejamento: estratégico, tático e operacional. Portanto, o gabarito é a alternativa D!

QUESTÃO 30. FCC /2015 TRE-AP/-ANALISTA JUDICIÁRIO / ANÁLISE DE SISTEMAS )

As características do planejamento tático são: indica a participação de cada unidade no planejamento global, seu horizonte temporal é de médio prazo, e é definido por

a) cada funcionário da empresa como contribuição ao planejamento operacional.

b) equipes multidisciplinares que se apoiam em pesquisas de mercado. c) meio de indicadores de mercado, envolvendo clientes e concorrência.

d) cada unidade organizacional como contribuição ao planejamento estratégico.

(45)

CONCEITOS BÁSICOS EM ADMINISTRAÇÃO

45

e) todos os funcionários da empresa, indicando como cada tarefa deve ser feita.

Pessoal, o planejamento tático é desenvolvido pelos departamentos ou unidades setoriais como desdobramento ao planejamento estratégico. Sendo assim, o

Referências

Documentos relacionados

No Ocidente, a China recebe a maior parte das atenções; a Índia tem sido lar- gamente ignorada, sobretudo na Europa.. Aliás, a Índia é a grande omissão das

Dessa forma, o objetivo deste relatório é informar Vossa Excelência sobre a situação financeira atual da Recuperanda, sobre o andamento dos empreendimentos e do

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

do quantitativo de pessoal possibilitou a redução no banco de horas excedentes e re- dução das horas extras pagas, contribuindo para a diminuição da sobrecarga de traba- lho da

Com base na determinação legal, verifica-se que a remoção a pedido de servidor para acompanhamento de cônjuge ou companheiro, independentemente da existência de vaga,

“Jogo tênis há 40 anos, com a idade que eu tenho, eu não tomo nenhum remédio, não tenho pressão alta ou qualquer outra doença, enquanto a minha cabeça e as O tênis é

―O processo de avaliação‖, segundo Tyler, ―é essencialmente o processo de determinar até onde os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)