• Nenhum resultado encontrado

router para LAN sem fios AWL-700 Manual do utilizador Versão 1.1 Junho de 2002 BENQ Corporation

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "router para LAN sem fios AWL-700 Manual do utilizador Versão 1.1 Junho de 2002 BENQ Corporation"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

router para LAN sem fios

AWL-700

Manual do utilizador

Versão 1.1

Junho de 2002

(2)

Aviso I

Declaração de copyright

Este manual não pode ser reproduzido sob nenhuma forma, por quaisquer meios ou ser utilizado para fazer uma tradução, transformação ou adaptação sem a prévia autorização por escrito da BENQ Corporation.

A BENQ Corporation reserva-se ao direito de alterar este manual e as especificações para melhorar a qualidade dos produtos sem aviso prévio. Para ter acesso ao software mais recente e à documentação do utilizador de todos os produtos para LAN sem fios da BENQ, consulte o Web site da empresa.

http://www.BenQ.com

Marcas comerciais

Copyright © 2002 BENQ Corporation. Todos os direitos reservados.

As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. BENQ é uma marca registada da BENQ Corporation. Todas as outras marcas comerciais pertencem aos respectivos proprietários.

(3)

Aviso II

Aviso da FCC

O AWL-700 está em conformidade com a secção 15 das normas da FCC. O funcionamento do dispositivo está sujeito às seguintes duas condições: (1) Este dispositivo não pode provocar interferências prejudiciais.

(2) Este dispositivo tem de ser compatível com qualquer tipo de interferência recebida, incluindo interferências que possam provocar um funcionamento indesejado do dispositivo.

Nota:

O AWL-700 foi testado e concluiu-se que está em conformidade com os limites para os dispositivos digitais da classe B e de que se trata de um transmissor de baixa potência, de acordo com a secção 15 das normas da FCC. Estes limites foram concebidos para providenciar uma protecção razoável contra interferências perigosas quando o este equipamento é utilizado em casa. Este equipamento gera, utiliza e pode irradiar energia de frequência de radio e se não for instalado e utilizado de acordo com as instruções pode provocar interferências perigosas nas comunicações de rádio. Contudo, não há qualquer garantia de que não possam ocorrer interferências numa instalação específica.

(4)

Índice

Capítulo 1. Introdução ... 1

1.1 Introdução ao produto ... 1

1.2 Características

principais... 1

Capítulo 2. Instalação do hardware... 4

2.1 Introdução ao produto... 4

2.2 Requisitos do sistema ... 4

2.3 Descrição mecânica... 5

2.4 Ligar o AWL700 ao modem ADSL / Cabo... 7

2.5 Ligar o PC/notebook ao AWL700... 7

2.6 Ligar ... 7

Capítulo 3. Configuração ... 8

3.1 Quick Installation Wizard (Assistente de instalação rápida)... 9

3.2 Information (Informações) ... 13

3.3 Advanced Setting (Definição avançada) ... 15

3.4 Admin Password (Palavra-passe do administrador)... 23

3.5 Save Setting (Guardar definição)... 23

3.6 Reboot System (Reiniciar o sistema) ... 24

3.7 Actualizar o firmware... 25

3.8 Default Setting (Carregar a pré-definição)... 26

(5)

Capítulo 1. Introdução

1.1 Introdução ao produto

O router para LAN sem fios AWL700 pode ser utilizado com dispositivos para clientes para funcionamento em rede sem fios como o cartão PC AWL100 para LAN sem fios da BENQ e o adaptador AWL300 USB para LAN sem fios da BENQ para acesso sem fios a uma LAN “office” ou partilha de um modem xDSL/cabo. O AWL700 também integra um comutador Ethernet de cruzamento de detecção automática com 4 portas. Além disso, permite a partilha de IP sem necessitar de dispositivos adicionais. O AWL700 também funciona como um dispositivo NAT (“Network Address Translation”) e permite que os utilizadores domésticos possam utilizar endereços IP privados para aceder à Internet a partir de um ou vários endereços IP globais. O AWL700 fornece aos utilizadores domésticos um ambiente protegido pelo firewall do tipo NAT. A opção WAN dispõe de uma interface Ethernet, que é semelhante à da interface da LAN. Este dispositivo pode ser facilmente ligado a qualquer dispositivo, como os modems ADSL/cabo ou routers e fornece interfaces Ethernet instantâneos na opção LAN para executar a função NAT. Além disso, este dispositivo pode acomodar até 32 utilizadores de rede, enquanto oferece um excelente desempenho, para além de ser extremamente fácil de instalar.

1.2 Características

principais

1.2.1 Funcionar como porta de ligação entre as duas interfaces Ethernet

O AWL700 é ligado a uma interface Ethernet a partir da LAN do modem ADSL/cabo e utilizado como uma interface WAN. Este dispositivo permite aos utilizadores partilhar um único endereço IP válido numa base TX LAN 10/100. Nesta configuração, os utilizadores não necessitam de solicitar endereços IP válidos para cada utilizador, de forma a aceder à Internet. Esta função pode ser activada u desactivada

(6)

pelo proprietário do dispositivo. Se os utilizadores solicitarem muitos endereços IP públicos para outros objectivos, também podem utilizar esses endereços IP adicionais para ligar à Internet.

1.2.2 Três formas de adquirir endereços da WAN

Há três maneiras de adquirir o endereço IP WAN do AWL700. A primeira forma consiste em atribuir a interface WAN tem um endereço IP estático válido. Em alternativa, os utilizadores podem adquirir o endereço IP WAN do AWL700 pelo PPPoE e não necessita que os utilizadores tenham de instalar o software do cliente PPPoE nos anfitriões A terceira forma consiste em obter o servidor DHCP. Alguns fornecedores de serviços disponibilizam os endereços IP cliente através do protocolo DHCP e o AWL700 pode funcionar como um cliente DHCP através da porta WAN TX base 10/100. De facto, o AWL700 é um dispositivo útil porque disponibiliza a porta WAN TX 10/100 e as portas LAN TX 10/100 para os utilizadores adquirirem um endereço IP para partilhar.

1.2.3 Funcionar como um servidor DHCP na opção LAN

O AWL700 pode funcionar como um servidor DHCP na opção LAN. Além disso, esta função pode ser executada sem que os utilizadores necessitem de configurar os endereços IP. Quando os utilizadores ligam os PC o AWL-700 atribui a cada PC um endereço IP e outras informações, como por exemplo o endereço IP do servidor DNS, etc..

1.2.4 Servidor virtual

Os utilizadores podem configurar diferentes tipos de servidores para além do AWL700 e os utilizadores remotos podem aceder ao servidores interiores através da funcionalidade servidor virtual do AWL700.

(7)

1.2.6 Gestão da rede

Os utilizadores podem configurar e gerir o AWL700 a partir do browser (IE ou Netscape). Isto significa que os utilizadores podem gerir o AWL700 onde quer que se encontrem e sem necessitar de qualquer aplicação proprietária instalada no PC.

1.2.7 Actualização do firmware

O AWL700 dispõe de uma forma eficiente de actualizar o firmware. Os utilizadores podem utilizar o browser para realizar as actualizações do firmware e o dispositivo também permite que os clientes FTP também possam realizar esta tarefa.

(8)

Capítulo 2. Instalação do hardware

Este capítulo descreve a forma de configurar o AWL700 passo a passo. Depois de concluir a configuração do AWL700, poderá ter de configurar a definição da WAN para estar em conformidade com o modo solicitado no ISP ou NSP.

2-1 Kit do produto

Antes de realizar a instalação, certifique-se de que tem os seguintes itens:

AWL700, router para LAN sem fios

CD com o software contendo o manual do utilizador e utilitários Manual de iniciação rápida

Cabo RJ-45 Adaptador de alimentação Prateleira metálica Conjunto de parafusos Garantia

2-2 Requisitos do sistema

Antes de utilizar o AWL700, verifique se tem os seguintes itens requeridos: Dispositivo de acesso de banda larga (modem ADSL/cabo) ou LAN “Office” Cabo Cat-5 UTP para ligar o modem ADSL/cabo/LAN e o AWL500

Cartão PC para LAN sem fios (AWL100) ou adaptador USB (AWL300)

(9)

2-3 Descrição mecânica

Painel frontal do router para LAN sem fios

A tabela abaixo apresenta os diferentes estados de cada LED.

LED Estado Indicação

Alimentaçã o

Ligado (vermelho) Quando o AWL700 é ligado, este LED deve estar sempre vermelho.

Estado

Ligado (verde) Quando o AWL700 é ligado, realiza sempre alguns trabalhos de inicialização. A seguir, este LED fica intermitente.

Ligação (verde) Quando liga este dispositivo ao modem ADSL/cabo ou ao PC, o LED deve sempre ser verde. Se o LED não estiver acesso, isto significa que a ligação falhou.

WAN/LAN

TX / RX (cor-de-laranja) Este LED fica intermitente quando à transmissão ou recepção de dados.

(10)

Painel traseiro do router para LAN sem fios

Painel traseiro Descrição

Botão Reset

Este botão permite reiniciar o AWL700 depois de uma falha ou crash do sistema. Quando este botão é premido, o AWL700 é reiniciado.

Tomada PWR/DC

Trata-se da tomada para ligar o AWL700 através da ficha do adaptador de alimentação fornecido com o dispositivo. Não ligue outros adaptadores de alimentação a esta tomada.

Porta WAN Trata-se da porta onde o AWL700 pode ser ligado ao cabo/ADSL modem/Ethernet LAN através do cabo RJ-45.

Porta LAN1/2/3/4

Esta porta permite que o AWL700 seja ligado a dispositivos clientes como os cartões NIC, comutadores, hubs e modems através de um cabo RJ-45.

Antena Trata-se do dispositivo através do qual o sinal de rádio que transporta os dados da rede é transmitido e recebido.

(11)

2.4 Ligar o AWL700 ao modem ADSL/cabo

I. Desligue o modem ADSL/cabo

II. Pegue no cabo de categoria 5 RJ-45 de cruzamento (curto) e ligue uma das extremidades deste cabo na porta LAN da ADSL/cabo.

III. Ligue a outra extremidade deste cabo na porta WAN do AWL700.

2.5 Ligar o PC/notebook ao AWL700

Com fios

I. Pegue no cabo de categoria 5 RJ-45 direito (longo) e ligue uma das extremidades deste cabo em qualquer uma das quatro portas de comutação.

II. Ligue a outra extremidade deste cabo na porta RJ-45 da placa de rede do PC. Sem fios

I. Introduza o AWL100, cartão PC WLAN no notebook e instale o controlador. II. Introduza o AWL300, adaptador USB WLAN no PC ou notebook e instale o

controlador.

2.6 Ligar

I. Ligue a ficha do cabo de alimentação na tomada de alimentação. II. Ligue o modem ADSL/cabo.

(12)

Capítulo 3. Configuração

Este capítulo ilustra a configuração AWL700 baseada na Web em detalhe. O AWL700, um router para LAN sem fios tem um menu estruturado e uma página “Quick Installation Wizard” (Assistente de instalação rápida) para ajudar os utilizadores a configurar o AWL700 rapidamente. Este capítulo descreve cada uma das secções deste menu. Quando o AWL700 é ligado pela primeira vez, tem um endereço IP pré-definido de 192.168.1.1 atribuído à interface da LAN. Para configurar o AWL700, introduza o

URL http://192.168.1.1 no browser e aparecer-lhe-á o ícone de registo no ecrã como é

mostrado abaixo. Tem de utilizar o nome do utilizador e a palavra-passe correcto para iniciar a configuração do AWL700 numa sessão Web MD5 autenticada. Para configurar esta sessão MD5 MD5 autenticada, o nome do utilizador pré-definido é admin e inicialmente a palavra-passe é também admin. Recomenda-se vivamente que altere a palavra-passe da raiz descrita na secção Palavra-passe do administrador.

Depois de iniciar a sessão, ser-lhe-á apresentada uma página Web de boas vindas. Nessa página, pode prosseguir com a configuração do AWL700 ou ligar ao Web site da BENQ para ter acesso a informações avançadas.

(13)

3.1 Quick Installation Wizard (Assistente de instalação rápida)

3.1.1 Parâmetros da WAN

O AWL700 dispõem de três formas de incluir um endereço IP na interface da WAN – IP fixo, cliente DHCP e PPPoE. Há três caixas de opção na página de configuração e pode seleccionar uma que seja a mais adequada para o ambiente de acesso. Se tiver solicitado um endereço IP dedicado na opção WAN, pode seleccionar o modo de IP

fixo para aceder à Internet. Se houver um servidor DHCP a coexistir na WAN ou o ISP

(NSP) disponibilizar serviços DHCP, então pode seleccionar o modo Cliente DHCP para adquirir um endereço IP para aceder à Internet. Por ultimo, a maior parte dos serviços ADSL não só fornecem aos clientes endereços IP dedicados, como também fornecem serviços de acesso à rede. Se solicitar um serviço de acesso à rede ao ISP, pode seleccionar PPPoE para aceder à Internet, excepto se o ISP não dispor de PPPoE como solução de acesso à rede.

IP Address (Endereço IP) – Trata-se do endereço IP da interface da WAN.

Netmask (Máscara de rede) – Trata-se da mascara da subrede da interface da

WAN.

Default Gateway (Porta de ligação pré-definida) – Quando o AWL700 não

souber para onde deve reencaminhar os pacotes, envia esses pacotes para a porta de ligação pré-definida.

3.1.2 Parâmetros PPPoE

Se seleccionar o modo PPPoE para adquirir os endereços IP da WAN, tem primeiro de configurar os parâmetros PPPoE para facilitar a comunicação entre o AWL700 e o ISP. Quando solicita um serviço de acesso à rede ADSL, irá adquirir os parâmetros PPPoE a partir do ISP.

(14)

Username (Nome do utilizador)– Quando solicita um serviço PPPoE ao ISP, este

dar-lhe-á um nome do utilizador e uma palavra-passe para poder iniciar a sessão. Pode introduzir o nome do utilizador fornecido pelo ISP neste campo de entrada.

Password (Palavra-passe) – Pode introduzir a palavra-passe fornecida pelo ISP neste

campo de entrada.

Password Confirm (Confirmação da palavra-passe) – Volte a escrever a

palavra-passe para confirmar que a palavra-passe está correcta.

Maximum Idle Time (Tempo de inactividade máximo) – O AWL700 dispõe de

um mecanismo de inactividade, o que significa que se não há fluxo de tráfego através do AWL700 durante o tempo pré-definido, o AWL700 interromperá automaticamente a ligação entre o utilizador e o ISP.

(Server Name) Nome do servidor –Alguns ISP dispõem de um nome do servidor

como forma de autenticação. Desta forma, necessita do nome do servidor fornecido pelo ISP para iniciar a sessão. Se o ISP não pedir o nome do servidor, pode deixar este campo em branco.

(Service Nmae) Nome do servidor –Alguns ISP também dispõem de um nome do

servidor como forma de autenticação. Desta forma, necessita do nome do servidor fornecido pelo ISP para iniciar a sessão. Se o ISP não pedir o nome do servidor, pode deixar este campo em branco.

3.1.3 Parâmetros da LAN

Esta configuração pode ajudá-lo a configurar o endereço IP da interface da LAN e a máscara de subrede.

(15)

3.1.4 Parâmetros IEEE802.11

Pode ajustar as definições no ponto de acesso sem fios, como por exemplo o ESSID, canal, limite do RTS, limite de fragmentação, velocidades básicas, velocidades de TX (transmissão) e tipo de preambulo.

ESSID – Trata-se de uma identificação única dada ao ponto de acesso. Os clientes sem

fios associados ao ponto de acesso tem de ter o mesmo ESSID. O ESSID pode ter até 32 caracteres.

Channel (Canal) - Pode seleccionar qualquer um dos canais disponíveis como um

canal operacional para o ponto de acesso.

RTS Threshold (Limite do RTS) – Trata-se de um mecanismo implementado para

evitar o problema do “nó escondido”. O “nó escondido” é uma situação que ocorre quando duas estações estão no mesmo intervalo de variação do ponto de acesso, mas não estão no mesmo intervalo de variação. Desta forma, há nós escondidos em ambas as estações. Quando uma estação escondida inicia a transmissão de dados com o ponto de acesso, poderá não constatar que a outra estação já está a utilizar o suporte sem fios. Quando estas duas estações enviam dados simultaneamente, podem colidir quando chegam simultaneamente ao ponto de acesso. A colisão terá como resultado quase garantido a perda de mensagens por parte de ambas as estações. Desta forma, o mecanismo do limite do RTS disponibilizará a solução para evitar as colisões de dados. Quando é RTS é activado, a estação e o seu ponto de acesso utilizarão a opção “Request to Send/Clear” para enviar o protocolo (RTS/CTS). A estação enviará um RTS para o ponto de acesso, informando que vai transmitir os dados. Após solicitação, o ponto de acesso responderá com uma mensagem CTS para todas as estações localizadas dentro do mesmo intervalo de variação, a fim de notificar as outras estações para retardar a transmissão. Também confirmará relativamente à estação de solicitação que o ponto de acesso reservou o canal para realizar a transmissão.

(16)

fragmentação é utilizado para melhorar a eficácia quando há muito tráfego na rede sem fios. Se utilizar uma rede sem fios para transmitir ficheiros grandes, pode activar a opção “Fragmentation Threshold” (Limite de fragmentação) e especificar o tamanho do papel. O mecanismo dividirá o pacote no tamanho do pacote definido.

Rates Set (Velocidade) - Por pré-definição, a unidade selecciona a velocidade de

transmissão mais elevada possível. Se houver obstáculos ou interferências, o sistema pára de funcionar. Seleccione “Basic Rates” para utilizar entre as seguintes opções: 1 - 2 (Mbps), 1 - 2 – 5,5 – 11 (Mbps). Seleccione a definição “TX R ates” entre as seguintes opções, (1 – 2 - 5.5 - 11 Mbps) ou (1 - 2 Mbps).

Preamble Type (Tipo de preambulo) - O preambulo é o primeiro subcampo do

PPDU, que é formato da moldura adequada para a transmissão para a PHY (“Physical layer”- Camada física). As opções são duas: “Short Preamble” e “Long Preamble”:

3.1.5 Parâmetros relativos ao controlo remoto

O AWL700 dispõe de algumas funções de controlo remoto para ajudar o utilizador a gerir a AWL700. Nestes separadores de configuração, pode configurar um anfitrião remoto dedicado para controlar o AWL700, rejeitar ou aceitar pacotes de “Ping” a partir da Internet e configurar a porta de comunicação do servidor Web incorporado do AWL700.

Remote Control IP (IP do controlo remoto) – O AWL700 pode ser gerido por um

anfitrião dedicado, que pode estar localizado em qualquer parte na Internet, se introduzir um endereço IP do anfitrião neste campo de entrada. É de realçar que se tiver configurado esta função, o AWL700 não poderá ser gerido por um anfitrião, cujo endereço IP não é o contido no campo de entrada IP do controlo remoto.

Ping Reply (Resposta Ping) – Se pretender que o AWL700 ignore os pacotes “Ping” da

(17)

3.2 Information (Informações)

3.2.1 Statistics (Estatísticas)

Esta página de configuração fornece informações acerca do tráfego ao utilizador que pretenda saber a quantidade de pacotes recebidos ou transmitidos Ethernet e sem fios no AWL700. Pode visualizar o número dos pacotes recebidos ou transmitidos e a contagem dos bytes. Estas informações serão alteradas dinamicamente e actualizadas de três em três segundos.

3.2.2 Status (Estado)

No AWL700 pode procurar informações relativas ao sistema na página “Status”. O AWL700 divide esta página em duas partes, uma para informações relativas à WAN e a outra parte para as informações relativas à LAN. Estas informações são bastantes úteis para os utilizadores visualizarem se o sistema está a funcionar correctamente.

(18)

Nesta página o utilizador pode visualizar as informações relativas ao canal do ponto de acesso sem fios.

3.2.4 Associated Table (Tabela associada)

Trata-se de uma lista de todas as estações que foram associadas até ao momento. Esta tabela disponibiliza informações para calcular quantas estações foram associadas ao ponto de acesso até ao momento.

3.3 Advanced Setting (Definição avançada)

3.3.1 DNS Setup (Configuração do DNS)

Na página “DNS Setup”, o utilizador pode introduzir dois servidores DNS que o AWL700 pode utilizar estes dois servidores para concluir a função de retransmissão do DNS. É de realçar que a retransmissão do DNS é uma pré-definição do AWL700,

(19)

DNS Name Server 1 (Nome do servidor 1 do DNS)– Primeiro backup do servidor

DNS. Uma vez que o servidor DNS fornecido pelo ISP constitui a primeira escolha para concluir a função de retransmissão do DNS.

DNS Name Server 2 (Nome do servidor 2 do DNS)– Segundo backup do

servidor DNS.

3.3.1 DHCP Setup (Configuração do DHCP)

3.3.2.1 Endereço MAC do clone do DHCP

O AWL700 dispõe de uma função “MAC clone” para que os utilizadores possam alterar o endereço MAC da WAN. Esta função é utilizada como forma de autenticação se o ISP lhe pedir para disponibilizar esta informação.

Host Name (Nome do anfitrião)– Trata-se do nome do anfitrião.

MAC Address (Endereço MAC)– Trata-se do endereço MAC que pretende alterar na

interface da WAN. Regra geral, este endereço MAC será a informação autenticada a fornecer ao ISP ou NPS.

3.3.2.2 Parâmetros do servidor DHCP

O AWL700 pode funcionar como um servidor DHCP na interface LAN do utilizador. Desta forma, os utilizadores podem adquirir os endereços IP sem necessitar de fazer uma grande configuração. O AWL700 contém os parâmetros anfitriões abaixo indicados.

(20)

Default Gateway (Porta de ligação pré-definida)– Esta porta de ligação informa os

anfitriões do destino a dar aos pacotes se estes não souberem o destino a dar aos pacotes. Na verdade, deveria ser o AWL700 a realizar esta tarefa.

Netmask (Máscara de rede)– Informa os anfitriões da sua máscara de rede.

Name Server 1, 2, 3 (Nome do servidor 1, 2, 3)– O AWL700 disponibiliza o servidor

DNS aos seus anfitriões para os ajudar a activar a função DNS. Como o AWL700 dispõe de uma função de retransmissão do DNS, funciona como nome do servidor pré-definido dos anfitriões.

DHCP Start IP (IP de início do DHCP)– No AWL700 há 100 endereços IP que podem ser atribuídos de forma dinâmica aos anfitriões. Pode atribuir o primeiro endereço IP que será atribuído ao anfitrião neste campo.

DHCP End IP (IP final do DHCP)– Este campo será preenchido automaticamente. 3.3.2.3 Tabela de entradas do anfitrião fixas

O servidor DHCP tem capacidade para atribuir endereços IP e algumas opções, como por exemplo o endereço IP da porta de ligação, servidor DNS, etc., a anfitriões na interface da LAN do AWL700. Normalmente, o servidor DHCP atribui os endereços IP de forma dinâmica. Contudo, os utilizadores podem atribuir endereços MAC e endereços IP de forma a formarem um par. Quando o servidor DHCP recebe um pedido do anfitrião cujo endereço MAC é um desses pares contidos na tabela de mapeamento, o servidor DHCP atribuirá esse endereço IP mapeado ao anfitrião.

(21)

3.3.3 Configuração do NAT/DMZ

NAT é um mecanismo que converte os endereços IP num único endereço IP público. O AWL700 dispõe de funções NAT dinâmicas, NAT estáticas e NAPT. Dynamic NAT

(NAT dinâmico) significa que pode atribuir uma gama de endereços IP privados para

mapear numa gama de endereços IP públicos numa interface WAN. Quando um endereço IP público é mapeado a um anfitrião, este endereço IP público não pode ser atribuído a outros anfitriões. Static NAT (NAT estático) significa que pode configurar um endereço IP privado e IP público de forma a formar um par. O AWL700 contém cinco conjuntos para fazer o NAT estático. Esta função é muito semelhante à DMZ (zona desmilitarizada) um. Desta forma, no AWL700 também funciona como uma definição do anfitrião “Virtual DMZ”. NAPT é uma função especial do NAT, que grava a porta dos pacotes e o endereço IP e o converte num endereço IP público na opção WAN e atribui a esta sessão um número de porta único. A maior parte das aplicações mais utilizadas são suportadas pelo AWL700, como por exemplo o HTTP, FTP, Telnet, NetMeeting, Real Player, QuickTime, etc.. A função NAT está pré-definida no AWL700.

3.3.3.1 Tabela de entradas do servidor virtual actual

Por vezes há servidores localizados na interface da LAN que pretendem ser acedidos através de um anfitrião remoto. Contudo, não é possível aceder a estes servidores localizados na interface da LAN directamente por causa da activação do NAT. A opção

Virtual Server pode ser utilizada para permitir que os anfitriões remotos possam

aceder a servidores internos. Nesta página de configuração pode introduzir uma porta pública que esteja ligada a um servidor localizado na interface da LAN. Por exemplo, a porta pública do servidor FTP é a 21, a porta pública do servidor Telnet é a 23 e a porta pública do servidor HTTP é a 80. De seguida, atribua um anfitrião que esteja mapeado com esta porta pública. Na figura da configuração apresentada abaixo, pode mapear a

(22)

porta 21 para o anfitrião cujo endereço IP seja 192.168.123.101 e o anfitrião remoto possa aceder ao servidor FTP na interface da LAN ao acede a 211.21.85.141 através da aplicação cliente FTP instalada no anfitrião remoto. Quando acede à opção WAN do AWL700, pode converter os pacotes FTP e deixar que estes passem através do NAT.

Et h er n e t F T P S e rve r T e ln e t S e rve r PWR O K WIC 0 AC T/ C H 0 AC T /C H 1 WIC 0 AC T /C H 0 A C T /CH 1 ET H AC T C OL In te rn e t H o s t 192.168.123.101 211.21.85.141 192.168.123.100

Protocol (Protocolo)– Qual é o tipo de protocolo é que o servidor disponibiliza? Servisse Ame (Nome do serviço)– Podem ser atribuídos um máximo de10 caracteres

ao nome deste serviço.

Port. Numere (Número da porta)– Trata-se da porta que é aberta ao público na

opção Internet.

Servir IP Aderes (Endereço IP do servidor)– Trata-se do endereço IP privado do

servidor na opção LAN.

Servir Port. Numere (Número da porta do servidor)– Trata-se da porta à qual o

(23)

Na primeira tabela, pode atribuir uma gama de endereços IP privados que podem ser convertidos em endereços públicos.

Base Aderes (Endereço base)– Trata-se do primeiro endereço IP que pretende

converter.

Numere of. Aderes (Número do endereço)– Limita a gama configurada pelos

utilizadores. Se tiver cinco anfitriões para serem convertidos em endereços IP públicos, pode limitar esta gama a 5.

Na segunda tabela, pode atribuir uma gama de endereços IP públicos eu pretende manear em qualquer endereço IP na gama configurada na primeira tabela.

Base Aderes (Endereço base)– Trata-se do primeiro endereço IP que pretende

manear.

Numere of. Aderes (Número do endereço)– Limita a gama configurada pelos

utilizadores. Se tiver dez endereços IP para serem maneados em endereços IP privados. Pode limitar esta gama a 10.

3.3.3.2 NAT estático

O AWL700 dispõe de uma função NAT estática e esta função também funciona como

DMZ virtual. Isto significa que não pode colocar o servidor na opção LAN e

atribuir-lhe um endereço IP público maneado. Desta forma, qualquer pessoa pode aceder ao servidor na Internet. Logo, tenha cuidado quando utilizar esta função. Também pode considerar esta função como sendo uma função NAT maneada de um para um. É de realçar que todos os tráfegos que não estejam em conformidade com os requisitos do NAT podem ser tratados pela função NAPT.

(24)

Local Aderes (Endereço local)– Trata-se do endereço IP do anfitrião local.

Global Aderes (Endereço global)– Trata-se do endereço IP público que está à espera

para ser maneado num endereço IP privado. É de realçar que os utilizadores não podem alterar a primeira entrada do endereço global porque no AWL700 o endereço IP WAN do NAPT é novamente utilizado para fazer a conversão do NAT estático.

3.3.1 RIP Setup (Configuração do RIP)

3.3.4.1 Parâmetros RIP

O AWL700 pode funcionar como router, utilizando o RIP-v2 (“Routing Information Protocol” versão 2) para trocar informações de “routing” com outros routers RIP. Contudo, o valor pré-definido é “disable” (desactivado) no AWL700. Se tiver de utilizar o RIP para tratar pacotes enviados através do AWL700, seleccione “enable” (activado) para activar esta função. A opção“enable” significa que o RIP pode ser enviado e recebido a partir desta interface.

3.3.4.2 Tabela de routing

No AWL700 pode adicionar e eliminar caminhos para ou a partir da Routing Table (tabela de routing). Se pretender reencaminhar pacotes para um anfitrião específico,

(25)

Network Address (Endereço de rede)– Trata-se do anfitrião ou rede para a qual

pretende reencaminhar os pacotes.

Netmask Address (Endereço da máscara de rede) – Trata-se da máscara de trabalho

de rede.

Gateway Address (Endereço da porta de ligação)– Trata-se do anfitrião a partir do

qual pretende enviar os pacotes.

3.3.5 Security Setup (Configuração de segurança)

Para evitar que estações de rádio sem fios sem autorização possam aceder à transmissão de dados numa rede, o ponto de acesso para LAN sem fios de 11 Mbps disponibiliza WEP (“Wired Equivalency Privacy”). Pode configurar até 4 chaves de encriptação, mas seleccione apenas uma chave para encriptar os dados.

O ponto de acesso sem fios de 11 Mbps permite-lhe criar 4 chaves para encriptação de dados para evitar que os dados sejam consultados por um utilizador sem rede não autorizado. Para activar e definir as chaves WEP, faça o seguinte:

No item de encriptação WEP, há três opções:

Disable (Desactivar)– Permite que os adaptadores sem rede possam comunicar

com o ponto de acesso sem fios sem qualquer encriptação dos dados.

WEP64 – Necessita de estações sem fios para utilizar a encriptação de dados com

um algoritmo de 64 bits quando comunica com o ponto de acesso sem fios.

WEP128 – Permite que os clientes sem fios possam comunicar com o ponto de

acesso sem fios com algoritmos de encriptação de dados de 128 bits.

Quando seleccionar WEP64, introduza valores hexadecimais para 10 dígitos num intervalo de variação “A-F”, “a-f” e “0-9”, (por exemplo, 1234567890).

(26)

Quando seleccionar WEP128, introduza valores hexadecimais para 26 dígitos num intervalo de variação “A-F”, “a-f” e “0-9”, (por exemplo,

11223344556677889900aabbdd).

Introduza as 4 chaves WEP nos campos Key 1, Key 2, Key 3 e Key 4. Seleccione uma chave WEP antes de activar a utilização da encriptação.

3.3.6 Access Control (Controlo do acesso)

A tabela “Access Control” (Controlo de acesso) permite-lhe diminuir o número de estações sem fios ao identificar o endereço MAC dos dispositivos sem fios.

Utilize os botões abaixo indicados para gerir a tabela “Access Control”.

Enable (Activar)– Permite o acesso à rede a partir das estações contidas na lista.

A chave WEP tem de ser configurada exactamente como nos

pontos de acesso sem fios, uma vez que estão localizados nas estações clientes. Se utilizar a Key 1 no ponto de acesso para LAN sem fios , o mesmo valor tem de ser atribuído à Key 1 para todos as estações cliente.

(27)

ligação de partilha de banda larga. Recomenda-se que guarde num sítio seguro a palavra-passe e a altere periodicamente. Para aceder ao ecrã de alteração da palavra-passe seleccione o separador Change Password. Aparece a caixa de diálogo

Password Setting como a figura abaixo mostra. (Separador Alterar a palavra-passe)

Username (Nome do utilizador)– Introduza o nome do utilizador que pretende

utilizar. A palavra-passe pode ser uma string alfanumérica com um comprimento máximo de 16 caracteres.

New Password (Nova palavra-passe)– Introduza a nova palavra-passe “admin” neste

campo. A palavra-passe pode ser uma string alfanumérica com um comprimento máximo de 16 caracteres.

Password Confirm (Confirmação da palavra-passe)– Volte a introduzir a

palavra-passe “admin” neste campo para a confirmar.

3.5 Save Setting (Guardar definição)

Se já configurou o AWL700 e pretende guardar a configuração, seleccione a página “Save Setting” para guardar todas as configurações. É de realçar que depois de guardar as configurações, o AWL700 fará aparecer a página “Reboot System” para o notificar para reiniciar o sistema. É necessário reiniciar o AWL700 para assegurar que a configuração é activada.

(28)

O AWL700 dispõe de uma função para reiniciar o sistema do dispositivo. Isto significa que os utilizadores não necessitam de reiniciar o AWL700.

As definições só serão activadas depois de guardar a definição e de reiniciar o sistema.

(29)

O AWL700 dispõe de uma função para actualização do firmware através do browser. Se os utilizadores pretenderem alterar a versão do firmware, podem seleccionar o ficheiro do firmware novo ou antigo contido no PC e, de seguida, clicar no botão “Upgrade” para iniciar o processo de actualização. Este processo necessita de um minuto para concluir o processo de actualização. O AWL700 fará aparecer uma página em que informa os utilizadores que têm de esperar um minuto. Quando a operação estiver concluída, o browser ligar-se-á automaticamente ao servidor do AWL700. Não prima

(30)

3.8 Load Default Setting (Carregar a pré-definição)

O AWL700 é comercializado pré-definido da fábrica. Desta forma, evita-se que os utilizadores possam corromper as configurações e provocar um funcionamento incorrecto do AWL700. Se tal acontecer, vá a esta página e tente carregar a pré-definição do AWL700. Depois de carregar a pré-definição do AWL700, todas as configurações prévias perder-se-ão.

(31)

Capítulo 4 Apêndice

Configuração TCP/IP para o Windows 98/Me/2000

1. Faça duplo clique sobre o botão Start, (Iniciar) seleccione Settings (Definições) e clique em Control Panel (Painel de controlo).

2. Faça duplo clique sobre o ícone Network (Rede). Aceda ao separador

Configuration e seleccione a linha TCP/IP que foi associada à placa de rede.

3. Clique no botão Properties (Propriedades) para definir o protocolo TCP/IP para a porta de ligação do AWL700.

4. Seleccione um método de definição a partir do endereço IP fixo ou b. DHCP. a. Definição do IP fixo

1. Seleccione Specify an IP address no separador do endereço IP. O endereço IP pré-definido para o AWL700 é 192.168.1.1. De acordo com os dados, preencha 192.168.1. ¯¯¯ (¯¯¯ está entre 1 to 253) no campo do endereço IP e 255.255.255.0 no campo da máscara de subrede.

2. No separador Gateway adicione o endereço IP do AWL700 (o IP pré-definido é 192.168.1.1) no campo New Gateway fe clique no botão Add.

3. No separador DNS configuration, seleccione Enable DNS, preencha o nome do

anfitrião e adicione os valores fornecidos pelo ISP em DNS Server Search Order

e clique no botão Add. 4. Reinicie o computador. b. Definição do DHCP.

1. Seleccione Obtain an IP address automatically no separador IP address. 2. Não é necessário introduzir valores no separador Gateway.

3. Seleccione Disable DNS no separador DNS Configuration. 4. Reinicie o computador.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

ratoon cane) for the variables tons of cane per hectare (TCH), sucrose percentage in cane juice (SPC) and tons of pol per hectare (TPH) of cultivar RB937570 and control RB835486,

VI. em caso de não pagamento de bolsa em decorrência de: a) falta de registro do bolsista PIBID no sistema disponibilizado pela Capes ou b) suspensão indevida, o

Em uma conexão Peer-to-Peer, os clientes fazem download e upload de arquivos entre si, e para que isso ocorra é preciso que cada cliente/computador, tenha um programa

O recibo digital contém o número de identificação exclusivo do envio, o nome do perfil do usuário remetente, o título do documento fornecido pelo remetente, o título do trabalho e o