• Nenhum resultado encontrado

Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros- Pirapora/Alto Tietê: comunicação institucional, integração e mobilização social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros- Pirapora/Alto Tietê: comunicação institucional, integração e mobilização social"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Plano de Comunicação do Subcomitê

Pinheiros-Pirapora/AT

(2)

Equipe de elaboração e sistematização do Plano de Comunicação

Facilitação Oficina

Rosi Cheque – Sinapse Agência de Notícias Ltda. Mônica Pilz Borba – 5 Elementos

Caroline Sanches – 5 Elementos Cecília Santarém – 5 Elementos

Relatoria: Sinapse Agência de Notícias Ltda.: Rosi Cheque (complementação de dados) Sandra Mastrogiacomo (relatoria oficina) Sistematização e edição final do Plano de Comunicação

Sinapse Agência de Notícias Ltda.: Vivianne Amaral Participantes da Oficina de elaboração do Plano 01 - Carlos Eduardo Guimarães do Nascimento – EMAE

02 - Patrícia Bittencourt Pereira – Secretaria de Estado de Habitação

03 - Rodrigo Rodrigues Castanho – Secretaria de Estado de Meio Ambiente 04 - Cláudia Bittencourt – SABESP

05 - Luiz Fernando Daganello Soares – Secretaria de Meio Ambiente de Jandira 06 - Juliana Raia – Secretaria de Meio Ambiente de Itapevi

07 - Silzeni de Angelo Lopes – Secretaria de Meio Ambiente de Osasco 08 - Marcela Meyer – Secretaria de Meio Ambiente de Pirapora do Bom Jesus 09 - Ary Alves Ferreira – Secretaria de Meio Ambiente de Barueri

10 - Leandro Souza – Secretaria de Meio Ambiente de Carapicuíba

11 - Thaisa Carolina Ferreira da Silva – Secretaria de Meio Ambiente de Santana de Parnaíba

12 - Pedro Augustín Céspedes Perez – Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo

13 - José Carlos Martinho – Prefeitura de Osasco

14 - Mônica Pilz Borba 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 15 - Wilson R. Lopes Pereira – CPMAO

16 - Luiz Alfredo Favaretto – CPMAO

17 - Guilherme Arb de Oliveira – CIESP Distrital Oeste Convidados 18 - Edilene Laura Gonçalves – CIESP Distrital Oeste

19 - Fábio Paulo Ferreira – CIESP Distrital Oeste 20 - Bem Hur Nogueira – CIESP Distrital Oeste 21 - Eduardo Fiora Revista – CIESP Distrital Oeste

(3)

Plano de comunicação do Subcomitê Pinheiro-Pirapora/AT

1 – Metodologia de elaboração e sistematização do Plano

A proposta foi elaborada pelos membros do Subcomitê Pinheiros-Pirapora /AT em oficina 4Ps, organizada e facilitada pelo Instituto 5 Elementos e Sinapse Agência de Notícias.

As proposições levantadas foram analisadas considerando-se o período de outubro de 2010 à dezembro de 2011 para implementação. Algumas das ações poderão ser absorvidas pelo Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora, até março de 2011. Assim, o Plano de Comunicação poderá iniciar imediatamente à sua aprovação. Estas ações estão detalhadas neste documento.

As outras iniciativas dependerão da articulação e definições do próprio Subcomitê para que sejam incluídas como atividades induzidas em projetos financiados pelos editais anuais ou pela proposição de um projeto que agregue todas as ações e dê suporte à comunicação do Subcomitê.

Nas conversações que aconteceram durante a oficina, emergiram temas e inquietações que poderão subsidiar ações e projetos com outro enfoque que não comunicação:

 Capacitação para elaboração de projetos para o FEHIDRO.

 Capacitação dos membros do Subcomitê para a plena compreensão de suas funções e responsabilidades e conhecimentos do sistema estadual de recursos hídricos.

 Cursos, palestras, vídeos, publicações que desenvolvam os temas: bacia hidrográfica, gestão de recursos hídricos, gestão por bacia hidrográfica, sustentabilidade, conservação da água, sistema estadual de recursos hídricos, FEHIDRO.

 Criação de um projeto conjunto entre as prefeituras da sub-bacia.

Outras questões podem ser incluídas na pauta das reuniões regulares do Subcomitê e ali deliberadas:

 O horário das reuniões que dificulta o comparecimento da sociedade civil;

 Rever informalidade nas relações institucionais;

 Falta articulação com órgãos públicos / falta articulação com os responsáveis institucionais;

 Articulação com as universidades.

A questão de se criar uma logomarca para o Subcomitê está relacionada ao desejo de criação e fortalecimento de uma identidade visual própria, o que é muito importante na comunicação. Como o Subcomitê é um subcolegiado do Comitê Alto Tietê é preciso conhecer as regras existentes em relação à autonomia visual.

(4)

Plano de Comunicação do Subcomitê Pinheiros-Pirapora 2010-2011 Imagens para peças e produtos do Plano de Comunicação

Sub-bacia Pinheiros-Pirapora e Bacia do Alto Tietê – oferecer a visualização do conceito de bacia, sub-bacia e rede hidrográfica, facilitando a compreensão dos conceitos relacionados à gestão dos recursos hídricos. Oferecer a visualização do conjunto de municípios em cujos territórios correm as águas da sub-bacia. Oferecer uma a visão integrada dos municípios e da sub-bacia.

Todas as peças e produtos do Plano de Comunicação, sempre que pertinente, veicularão estas imagens, reforçando visualmente o conceito de bacia hidrográfica.

Sugere-se que também as prefeituras da sub-bacia incorporem as imagens às suas produções. Objetivo 1

1 – Divulgar o Subcomitê Pinheiros-Pirapora na sub-bacia, contextualizando sua relação com o Comitê Alto Tietê e seu papel como integrante do sistema estadual de gestão de Recursos Hídricos – SP.

Públicos Mídia da sub-bacia e da área de recursos hídricos.

Pessoas, formadores de opinião, grupos e instituições que atuem na gestão ambiental e da água na sub-bacia.

Técnicos e gestores da administração pública municipal estadual da sub-bacia, professores. Parceiros

Administração pública da sub-bacia – secretarias e departamentos de Meio Ambiente e Secretarias de Educação das prefeituras.

Assessores de comunicação das prefeituras da sub-bacia.

Veículos de comunicação / profissionais de comunicação da sub-bacia. Peças/mídias de divulgação e informação

Folder divulgando o Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site www.pinheirospirapora.org.br, o FEHIDRO.

Banner divulgando o Subcomitê (com imagem da sub-bacia), o sistema estadual de gestão de recursos hídricos.

Gadgetpara o site – para facilitar o compartilhamento do endereço web. Gadget é um miniaplicativo interativo, um pequeno software, de pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior, criado para desenvolver funções úteis na navegação e conexão. Gadget sincroniza iPhone, lê vários tipos de cartão de memória e serve como carregador.

PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos. (CDs – cópia para distribuição).

Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia.

Documentário sobre a função e história do Subcomitê. Bolsa brinde do Subcomitê.

Site www.pinheirospirapora.org.br.

Boletim eletrônico mensal do site www.pinheirospirapora.org.br. Atividades de informação e mobilização

- Evento anual para comemorar o aniversário de criação do Subcomitê. Data: 23/09

- Realização de 8 reuniões organizadas com apoio das prefeituras para palestra sobre o sistema estadual de gestão dos RH e Subcomitê, FEHIDRO, lançamento do banner e do folder. (Projeto Fortalecimento do Subcomitê).

(5)

- Colocação de stand com banner do Subcomitê e distribuição de folder em eventos ambientais da sub-bacia.

- Inclusão de palestras apresentando o Subcomitê, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos e o FEHIDRO nos eventos ambientais da sub-bacia. Por exemplo: atividades anuais de comemoração da semana de meio ambiente promovidas pelas prefeituras e instituições de ensino superior e pesquisa, escolas públicas e privadas da sub-bacia.

- Realização, pelo Subcomitê, de evento anual sobre gestão integrada de recursos hídricos na sub-bacia. Sugestão de data: 22 de março – Dia Mundial da Água.

Atividades de assessoria de comunicação 1 - Reforma do site www.pinheirospirapora.org.br:

- Inserir no site ferramentas de compartilhamento direto das notícias pelo Twitter, Facebook, Orkut - Criar página para o Subcomitê: agenda, compartilhamento de documentos (atas, relatórios, pautas de reuniões).

- Reorganização do menu e das páginas do site.

- Criar sistema de upload e compartilhamento para áreas de arquivo do site: Sala de Leitura e Multimídia.

2 – Campanha para inserção de link para o site www.pinheirospirapora nos sites das prefeituras e organizações tomadoras de recursos do FEHIDRO na sub-bacia (gadget).

3 - Gestão e produção de conteúdo do site www.pinheirospirapora.org.br. 4 – Produção e distribuição mensal de boletim eletrônico.

Objetivo 2

Informar e mobilizar para a participação no Subcomitê, contribuindo para consolidar seu perfil tripartite: prefeituras, Estado, sociedade civil e usuários de água.

Públicos Instituições de ensino superior e pesquisa

Organizações da sociedade civil Organizações de usuários da água Prefeituras da sub-bacia

Parceiros

Instituições públicas e sociais que compõem o colegiado do Subcomitê Veículos de comunicação / profissionais de comunicação

Assessorias de comunicação das prefeituras

Peças de divulgação e informação

Folder divulgando o Subcomitê/Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site www.pinheirospirapora.org.br, o FEHIDRO.

Banner divulgando o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o Subcomitê (com imagem da sub-bacia).

PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos. (CDs cópia para distribuição).

Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia.

Documentário sobre a função e história do Subcomitê. Guia de mídia da sub-bacia.

Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia.

Atividades de informação e mobilização

- Visita às instituições de ensino superior e pesquisa da sub-bacia para informar sobre o Subcomitê e sobre vaga para o setor no colegiado.

(6)

Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia informando sobre o Subcomitê, condições para participação, local, data e horário das reuniões regulares, condições para acessar os editais anuais e convite para assistir a uma reunião.

- Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico anual aos setores que compõem o segmento Sociedade Civil informando sobre abertura dos editais.

- Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico aos setores que compõem o segmento

Sociedade Civil informando sobre a abertura de credenciamento para eleição do colegiado, condições para participação, prazos data da eleição.

- Colocação de stand com banner do Subcomitê e distribuição de folder em eventos ambientais da sub-bacia.

- Inclusão de palestras apresentando o Subcomitê, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos e o FEHIDRO nos eventos ambientais da sub-bacia. Por exemplo: atividades anuais de comemoração da semana de meio ambiente promovidas pelas prefeituras e instituições de ensino e pesquisa da sub-bacia.

Objetivo 3

Articular e sustentar relacionamento com as mídias da sub-bacia Pinheiros-Pirapora Públicos

Editores e repórteres dos veículos de comunicação da sub-bacia.

Editores de sites temáticos sobre recursos hídricos e conservação da água.

Blogueiros que têm como tema a gestão dos recursos hídricos e a conservação da água. Blogueiros formadores de opinião na sub-bacia.

Assessores de comunicação de Prefeituras da sub-bacia.

Peças de divulgação e informação

Folder divulgando o Subcomitê/Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site www.pinheirospirapora.org.br, o FEHIDRO.

PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos. (CDs cópia para distribuição).

Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia.

Documentário sobre a função e história do Subcomitê. Guia de mídia da sub-bacia.

Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia. Site www.pinheirospirapora.org.br

Boletim eletrônico mensal do site www.pinheirospirapora.org.br

Bolsa brinde do Subcomitê.

Atividades de informação e mobilização

- Café da manhã anual com a mídia local: apresentação do documentário ou PowerPoint, agenda de reuniões do ano. Distribuição de bolsa brinde Subcomitê, de publicação sobre a região.

- Sugestões de pauta sobre atividades do Subcomitê e projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia. - Releases sobre do Subcomitê e projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia.

- Desenvolver ação de informação em relação à definição de agenda anual das reuniões, eleições dos colegiados, lançamento de editais, projetos aprovados nos editais.

- Encaminhamento do folder, PowerPoint e texto para os editores e repórteres dos veículos de comunicação na sub-bacia.

- Realização pelo Subcomitê de evento anual sobre gestão integrada de recursos hídricos na sub-bacia. Sugestão de data: 22 de março – Dia Mundial da Água.

(7)

2 - Produtos e ações que podem ser executadas pelo projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT: comunicação institucional, integração e mobilização social

Período: Outubro 2010 - Fevereiro 2011

1 - Produção do Folder divulgando o Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o site www.pinheirospirapora.org.br, o FEHIDRO.

Há no projeto a produção de cartazes. Podemos encaminhar uma solicitação para re-aplicação do recurso na produção do folder, adequando o projeto ao Plano de Comunicação.

Na oficina identificou-se a necessidade de apresentação de conceitos relativos à bacia hidrográfica, gestão de bacia hidrográfica e do próprio sistema estadual de gestão de recursos hídricos como informação de base a ser difundida na sub-bacia, para

reconhecimento e valorização do Subcomitê como instância de gestão compartilhada da água.

O folder se presta melhor a esta difusão do que o cartaz, pois é uma peça de

comunicação boa para ser compartilhada e distribuída em ações de esclarecimento quando há necessidade de distribuir muitas informações. Permite o uso de imagens, várias dobras/espaços. Fácil de transportar e disseminar. Além disso, em relação ao cartaz, identificamos um problema sério na oficina: sua distribuição.

A distribuição do folder será uma ação em rede entre os membros do colegiado. 2 - Banner divulgando o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, o Subcomitê (com imagem da sub-bacia). A proposição é que todas as instituições colegiadas tenham um banner do Subcomitê, de forma que seja uma identificação de sua participação e reconhecimento de pertencimento à sub-bacia. Deve ser colocado em espaço de grande circulação de pessoas, para ter alta visibilidade e sempre ser exposto nos eventos municipais.

Na medida em que pode ter permanência no local, o banner se presta para a difusão continua da mensagem, reforçando-a. É um suporte muito bom para explorarmos a difusão da imagem da sub-bacia Pinheiros-Pirapora e seus municípios, pois um ponto forte do banner com peça publicitária é seu impacto visual.

No projeto temos planejado a produção de 8 banners, um para cada prefeitura da sub-bacia. Não atende a demanda integral do Plano (todas as instituições que integram o Subcomitê), mas dotar as prefeituras com o banner é um bom começo de campanha.

(8)

3 - Realização de 8 reuniões organizadas com apoio das prefeituras para palestra sobre o sistema estadual de gestão dos RH e Subcomitê, FEHIDRO, lançamento do banner e do folder.

Conjunto de reuniões já previstas no Projeto que será adequado aos objetivos do Plano. Tem como ação preliminar a produção dos banners e folders.

4 - Texto informativo sobre o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos para ser distribuído para a mídia da sub-bacia.

Será produzido e disponibilizado no site, para distribuição livre. 5 - Reforma do site

- Inserir no site ferramentas de compartilhamento direto das notícias pelo Twitter, Facebook, Orkut.

- Criar página para o Subcomitê: agenda, compartilhamento de documentos (atas, relatórios, pautas de reuniões).

- Reorganização do menu e das páginas do site.

- Criar sistema de upload e compartilhamento para áreas de arquivo do site: Sala de Leitura e Multimídia.

A criação de uma página para reforçar a identidade do colegiado fortalecerá o site como canal do Subcomitê. Estimular o compartilhamento das notícias do site é

aproveitar a difusão viral, gratuita e de validação que a web oferece. Tornar mais fácil o upload (subida de arquivos de texto, imagem, vídeo) e seu compartilhamento nas áreas Sala de Leitura e Multimídia.

Realização: janeiro de 2011

6 - Hospedagem, gestão do site e produção de conteúdo do site

www.pinheirospirapora.org.br. Produção e distribuição mensal do Boletim eletrônico. Assessoria de comunicação para o Subcomitê.

Estas atividades estão garantidas pelo Projeto até março de 2011. 7 - Guia de mídia da sub-bacia

Produto do projeto em fase de finalização. É um cadastro com informações sobre os vínculos de comunicação da sub-bacia. Material de apoio para o Subcomitê, as assessorias de comunicação das prefeituras e das ongs das sub-bacias para contato com a imprensa regional.

Entrega – janeiro de 2011

8 - Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia

Produto do projeto em fase de finalização. Cadastro de organizações que compõem o segmento sociedade civil do FEHIDRO. Material de apoio para ações de mobilização e divulgação do Subcomitê, dos editais, das eleições do colegiado.

(9)

Divulgação direta para o segmento sociedade civil

- Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico anual para organizações que compõem o Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia informando sobre o Subcomitê, condições para participação, local, data e horário das reuniões regulares, condições para acessar os editais anuais e convite para assistir a uma reunião.

Realização: Fevereiro de 2011

- Encaminhamento de mensagem de correio eletrônico anual aos setores que compõem o segmento Sociedade Civil informando sobre abertura dos editais. Realização: conforme lançamento do edital anual

Relacionamento com a mídia da sub-bacia

– Assessoria de comunicação ao Subcomitê até março 2011.

(10)

Objetivo 1 – Divulgar o Subcomitê Pinheiros-Pirapora na sub-bacia, contextualizando sua relação com o Comitê Alto Tietê e seu papel como integrante do sistema estadual de gestão de Recursos Hídricos – SP.

Peças e atividades de comunicação Responsável Período de realização

01 Folder Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro 2011

02 8 Banners Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro 2011

03 Gadgetpara o site Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro 2011

04 Realização de 8 reuniões Projeto Fortalecimento do Subcomitê */

Prefeituras/ Ongs

Fevereiro 2011 05 Gestão do Site e produção de conteúdo e elaboração

mensal do boletim eletrônico.

Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Até março de 2011 06 Texto informativo para a mídia da sub-bacia. Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Fevereiro 2011 07 Reforma do site www.pinheirospirapora.org.br Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro 2011 08 PowerPoint sobre o sistema estadual de gestão de

recursos hídricos, Subcomitê e região, com foco na gestão integrada dos recursos hídricos.

A definir A definir

09 Documentário sobre a função e história do Subcomitê. A definir A definir

10 Bolsa brinde do Subcomitê A definir A definir

11 Colocação de stand com banner do Subcomitê e distribuição de folder em eventos ambientais da sub-bacia.

Colegiado do Subcomitê A definir

12 Palestras apresentando o Subcomitê, o sistema estadual de gestão de recursos hídricos e o FEHIDRO nos eventos ambientais da sub-bacia.

Colegiado Subcomitê A definir

13 Evento anual sobre gestão integrada de recursos

hídricos na sub-bacia. Colegiado Subcomitê A definir

(11)

do Subcomitê. Data: 23/09 Colegiado Subcomitê A definir

Objetivo 2 - Informar e mobilizar para a participação no Subcomitê, contribuindo para consolidar seu perfil tripartite: prefeituras, Estado, sociedade civil e usuários de água.

Peças e atividades de comunicação Responsável Período de realização

01 Peças de comunicação relativas aos itens 01, 02, 06 do objetivo 01

Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro e fevereiro de 2011

02 Itens 08 e 09 do Objetivo 01 A definir A definir

03 Guia de mídia Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro de 2011

04 Cadastro de Sociedade Civil Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro de 2011

05 Visita às instituições de ensino superior e pesquisa da

sub-bacia para informar sobre o Subcomitê A definir A definir

06

Contato eletrônico anual para organizações que compõem o Cadastro de Sociedade Civil da sub-bacia informando sobre o Subcomitê, condições para

participação, local, data e horário das reuniões regulares e convite para assistir a uma reunião.

Secretaria executiva do Subcomitê

A definir

07 Contato eletrônico anual para os que compõem o segmento sociedade civil informando sobre os editais anuais

Secretaria executiva do Subcomitê A definir

08

Contato eletrônico para os que compõem o segmento sociedade civil informando sobre as eleições para o colegiado

Secretaria executiva do Subcomitê A definir 09 Atividades relativas aos itens 11 e 12 do objetivo 01 Colegiado Subcomitê A definir

Objetivo 3 - Articular e sustentar relacionamento com as mídias da sub-bacia Pinheiros-Pirapora.

Peças e atividades de comunicação Responsável Período de realização

01 Peças relativas aos itens 01, 02, 05 e 06, do objetivo 01 Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro e fevereiro de 2011

(12)

02 Peças relativas aos itens 09, 10, do objetivo 01 A definir A definir 03 Peças relativas aos itens 03 e 04 do objetivo 02 Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Janeiro de 2011 04 Café da manhã anual com a mídia local / distribuição da

bolsa brinde com materiais informativos do Subcomitê

A definir A definir

05 Encaminhamento de sugestões de pauta sobre atividades do Subcomitê e projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia

Projeto Fortalecimento do Subcomitê *

Até março de 2011

06 Encaminhamento de releases sobre Subcomitê e

projetos financiados pelo FEHIDRO na sub-bacia Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Até março de 2011 07 Desenvolver ação de informação em relação à definição

de agenda anual das reuniões, eleições dos colegiados, lançamento de editais, projetos aprovados nos editais.

Secretaria executiva do Subcomitê/ assessoria

de comunicação A definir

08 Encaminhamento das peças de comunicação proposta no Plano à mídia da sub-bacia

Secretaria executiva do Subcomitê/

Projeto Fortalecimento do Subcomitê * Março de 2011 09 Realização pelo Subcomitê de evento anual sobre

gestão integrada de recursos hídricos na sub-bacia Colegiado do Subcomitê A definir

* Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT: comunicação institucional, integração e mobilização social, financiado pelo FEHIDRO e em execução pelo 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental.

(13)

5 Elementos - Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental Rua Ajude, 14

CEP: 05049-060 Lapa • São Paulo • SP Tel./Fax: (11) 3871-1944

E-mail: comunicacao@5elementos.org.br

Site: www.5elementos.org.br

Sinapse Agência de Notícias Ltda. E-mail: sinapsean@hotmail.com Site: http://sinapse-an.com.br/

Referências

Documentos relacionados

Dispõe sobre a Política Estadual de Recur- sos Hídricos, institui o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos - SIGERH e dá outras

Assim sendo, o Estado desenvolveu formas de relacionar-se com a religião, objetivando o seguinte: em primeiro lugar, conciliar as várias crenças (havendo várias) com o

ENIO JOSÉ VERRI, brasileiro, casado, atualmente no exercício do mandato de Deputado Federal pelo PT/PR e, ainda, Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara

Antecipando a 37° reunião, a câmara técnica, promoveu um ciclo de palestras sobre a integração da água mineral na gestão integrada dos recursos hídricos, com a

a) “que outro jovem na casa dos 20 anos, Isaac Newton, havia provocado em 1666” ; “que regem o mundo” ou “que achava”. b) “o deslumbramento e o impacto”; “as leis

Para isso é necessário, na esfera constitucional, uma interpretação sistemática dos artigos constitucionais relativos à gestão de recursos hídricos para valorizar, na

GESTÃO DO FUNDO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS-FEHIDRO 53.955.059 FINANCIAMENTO DE AÇÕES NA UGRHI ALTO TIETÊ C/RECURSOS DE. COBRANÇA DO USO DA

A fim de garantir a representatividade da amostra, as crianças foram sorteadas respeitando a proporção de alunos matriculados em escolas municipais, estaduais e particulares, de