• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: UTILIZAÇÃO MATRICIAL DE SENSORES: UM ESTUDO DE CASO PARA IDENTIFICAÇÃO DE OBSTÁCULOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: UTILIZAÇÃO MATRICIAL DE SENSORES: UM ESTUDO DE CASO PARA IDENTIFICAÇÃO DE OBSTÁCULOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: UTILIZAÇÃO MATRICIAL DE SENSORES: UM ESTUDO DE CASO PARA IDENTIFICAÇÃO DE OBSTÁCULOS

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA ÁREA:

SUBÁREA: ENGENHARIAS SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): ANDREZA APARECIDA CORDEIRO SILVA, LUIZ ROGÉRIO MASSARO SILVA, VAGNER APARECIDO CRUZ JUNIOR

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ANTONIO CARLOS DA CUNHA MIGLIANO ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ANTÔNIO CARLOS DA CUNHA MIGLIANO, LEONARDO VIOLIM LEMOS COLABORADOR(ES):

(2)

Resumo

A tecnologia assistiva (TA) possibilita que uma pessoa com necessidades especiais possa ter uma melhor qualidade de vida e, desta forma se integrar socialmente. Por ser um termo ainda pouco difundido, em áreas como educação tecnológica e certas áreas do conhecimento, faz-se necessário o estudo dos processos que envolvam a inclusão de pessoas nessa condição. Para as pessoas que possuem limitações na visão existem equipamentos que podem auxiliar na mobilidade, nas ruas e ambientes fechados, tais como, restaurantes, hotéis e etc. Assim, o objetivo deste trabalho foi disponibilizar um protótipo conceitual físico de uma bengala com sensores de obstáculos que sinaliza por meio de níveis de vibrações a distância do objeto num ângulo de 15°. No desenvolvimento do protótipo foram empregados sensores ultrassônicos HC-SR04, controlados por um microcontrolador Atmega 328P. O sistema foi avaliado por pessoas com visão reduzida para se locomover em ambientes fechados, sala de aula e corredores da universidade.

Palavras chave: Sensores, obstáculos, matriz sensorial.

Introdução

Os sensores podem ser utilizados para diversos projetos, a mais recente descreve o uso de técnicas digitais e informáticas, na reconstrução de sinais, aplicados um conjunto de sensores utilizados na obtenção de parâmetros para localização e discriminação de objetos (obstáculos). Destaca-se seu uso num sistema alternativo para medir distâncias e num método para compensar as alterações na medida provocadas pela variação da velocidade do som devido a mudanças de temperatura, isto sem necessidade de se utilizar um sensor externo de temperatura.

O sistema permite alcançar precisões muito superiores aos sistemas convencionalmente usados, com um amplo campo de aplicação desde a robótica até a metrologia industrial.

(3)

identificação de obstáculos para alguma forma de tecnologia assistiva, poderá melhorar bastante a qualidade de vida de um deficiente.

A tecnologia assistiva (TA) é um termo ainda pouco difundido por profissionais da área de educação tecnológica e em áreas do conhecimento, porém bastante presente em todos os processos que envolvem a inclusão de deficientes.

Neste caso, a utilização dessa tecnologia para deficientes visuais seria essencial para a locomoção e segurança para esses indivíduos.

Portanto, a orientação e a mobilidade estão presentes na vida de todos nós. A orientação é a capacidade de perceber o ambiente e identificar onde estamos. A mobilidade é a capacidade de nos movimentar. A visão, normalmente, é o sentido que mais diretamente colabora para a nossa orientação e mobilidade.

Sendo assim, o objetivo principal do nosso projeto foi pesquisar sobre a utilização do sistema matricial de sensores, onde tem a finalidade de demonstrar a utilização desses sensores adaptado em um guia para portadores de deficiência visuais, permitindo que o guia identifique obstáculos em seu caminho ou nas imediações da área por onde trafega, evitando desta maneira possíveis colisões e consequentemente acidentes.

Objetivos

O objetivo deste trabalho foi a utilização matricial de sensores para o desenvolvimento de um detector de obstáculos em níveis altos, médios e baixos.

Metodologia

Para a confecção do protótipo, definiu-se uma metodologia coerente e específica para a que as necessidades dos “deficientes visuais” sejam atendidas. A Fig.1 mostra a ilustração o projeto.

(4)

Fig.1. Ilustração do projeto, com todas as instalações necessárias.

Com base na Fig.1 foi possível realizar todo o desenvolvimento do projeto, tipo de material e também o seu custo, pois é necessário que ele possua essa acessibilidade e custo baixo, para que pessoas de média/baixa renda possam ter acesso.

Para a construção, foram utilizados materiais de demolição, canos de pvc e madeira, utilizada para o suporte dos sensores ultrassônicos. Com base em tudo isso, foi realizada toda a programação do circuito utilizando linguagem de programação baseada em C, para que a matriz sensorial responda de maneira eficaz sem interferências no circuito apresentado.

O tamanho da estrutura possui cerca de 1,20m, que é considerado um tamanho padrão para bengala, possui uma caixa onde se encontra o circuito, na manopla, estão três sensores que vibram de acordo com a altura dos obstáculos, e, além disso, um sinal sonoro está incluso nos óculos para os obstáculos que estão a uma altura próxima da cabeça e dos olhos, com sensores de infravermelho, captando obstáculos com cerca de 60cm de distância.

(5)

No presente momento, o protótipo estará passando por testes de melhorias e adequação nos métodos de montagem, e principalmente na escolha de materiais para um melhor custo benefício sendo que o protótipo inteiro custou aproximadamente R$ 250,00.

Desenvolvimento

O material separado para o desenvolvimento do projeto foi adquirido em demolições de casas, como canos de PVC, cabos, borrachas e madeira. Para o dimensionamento da estrutura da bengala, de acordo com a média padrão de 1,20m, os sensores ultrassônicos foram acoplados em duas posições estratégicas, na porção distal e proximal da bengala com suporte de inclinação de 15° de angulação, na qual favorece a posição neutra para facilitar a leitura do sensor em caso de obstáculos que estejam em alturas médias (aproximadamente na altura do tórax). Para detecção de obstáculos mais altas (altura da cabeça), foi projetado um óculos com sensores infravermelho com sensibilidade de captação de obstáculos em até 60cm com alerta sonoro através de conexão Bluetooth®, e na extremidade da bengala foi desenvolvido um sensor para detecção de poças d’água, com dois terminais livres. Na manopla foi acoplado três motores de vibração para diferenciar a posição do obstáculo.

Resultados

O protótipo foi confeccionado e está passando por análises estruturais e sensoriais, e ensaios de sensibilidade sensorial para que sejam atendidos os padrões internacionais para sensoriamento matricial. Na Fig.3, está o protótipo montado conforme o projeto demonstrado na Fig.1.

(6)

Fig.3. Protótipo finalizado.

O estudo desses sensores possibilitou conhecer melhor suas propriedades físicas e quais são as definições desses parâmetros e procedimentos aplicados ao processo de construção. Um dos aspectos que mais foram observados, foram as regiões de alcance e a sua distribuição angular para a captação dos obstáculos, onde foi possível observar sua harmonia, na posição a qual eles se encontram.

Considerações Finais

Até o presente momento, pode-se concluir que o projeto apresentou um grau satisfatório de boa precisão tanto mecânica quanto elétrica. Observou-se que o direcionamento e a angulação dos sensores ultrassônicos, não interferem um no outro, assim como o infravermelho que está acoplado nos óculos. Da mesma forma, foi possível observar que os sensores se comunicam de maneira muito eficaz, independentemente se são iguais ou não. No entanto, serão necessários ensaios mais aprofundados para que sejam comparados em literatura. Portanto, como o projeto encontra-se em fase de desenvolvimento e testes, é necessário que algumas modificações e adaptações sejam realizadas, para que o mesmo funcione de maneira eficaz.

Fontes Consultadas

Santos, D. R. de G.; Ferreira, W. R. B.; Borges, M. A.; Gonçalves, R. S. 2010.

Desenvolvimento de uma Bengala Eletrônica para Locomoção de Pessoas com Deficiência Visual, VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA,

(7)

Tsutsumi, S; Wada, T; Doi, S; 2012. A methodology to increase driver trust in

rear-obstacle warning systems with imperfect sensing results - Proposal for a warning system using sensor reliability information. IATSS Research 35 (2012)

71–78.

Lima, E. P.; Medeiros, J. A.; Assis, L. C.; Araújo, V. B. N. 2015. Bengala

Automatizada Para Detecção De Obstáculos. Encontro Nordestino de

Etnobiologia e Etnoecologia, Aracajú, Sergipe, Brasil.

Boylestad, R. L.; Nashelsky L. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos, 8ª

edição, São Paulo, Prentice Hall, 2004.

Robbins, A, H.; Miller, W. C. Analise de Circuitos: Teoria e Pratica. Vol. 1, São Paulo, Cengage Learning, 2010.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho consiste em um estudo de caso utilizando um motor modelo MR18DE apresentado na Figura 12, implementando o monitoramento do sensor MAF por meio

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

função recursiva, mais recursos de memória são necessários para executar o programa, o que pode torná-lo lento ou. computacionalmente

 Caminho simples que contém todas as arestas do grafo (e,. consequentemente, todos os