• Nenhum resultado encontrado

Fundação Oswaldo Aranha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fundação Oswaldo Aranha"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Fundação Oswaldo Aranha

EDITAL DE SELEÇÃO SOCIOECONÔMICA PARA BOLSAS DO FUNDO DE AMPARO AO ALUNO CARENTE (FAAC) – UniFOA / SPI

EDITAL BOLSA FAAC 004/14

A Fundação Oswaldo Aranha, através da Reitoria do UniFOA, torna público, por meio do presente edital, o processo de seleção socioeconômica para Bolsas do FAAC 2015/1, a realizar-se nos meses de fevereiro, março e abril de 2015.

Capítulo I - Dos candidatos à Bolsa FAAC 2015/1:

Art. 1º - Poderão ser candidatos à bolsa FAAC todos os alunos regularmente matriculados ou rematriculados em cursos do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, que tenham Diretório Acadêmico e que preencham os requisitos deste edital.

Art. 2º - Aluno regularmente matriculado ou rematriculado é aquele que obteve deferimento em ato formal da IES, o seu registro acadêmico, após assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais ou termo de adesão correspondente, com a entrega dos documentos necessários e exigidos para o ato.

Art. 3º - Somente estará apto à realização de matrícula ou sua renovação, o aluno que não tiver inadimplência financeira com a FOA, nos termos da lei de mensalidade escolar. Nos casos específicos de inadimplência financeira, deverá o interessado procurar o Setor de Negociação, no C.G.A., no prazo institucional segundo o calendário acadêmico para fins de regularização da matrícula.

Capítulo II - Do valor da Bolsa FAAC 2015/1:

Art. 4º - O valor da bolsa corresponderá ao percentual de 25% (vinte e cinco por cento) a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade referente ao período matriculado, entretanto o último ou os dois últimos selecionado(s) poderá (ao) ter seu(s) valor(es) definido(s) pelo remanescente da divisão de bolsas, que poderá ser inferior a 25% (vinte e cinco por cento).

Art. 5º - O percentual da bolsa de todos os cursos será definido pela comissão descrita no Capítulo V, Artigo 12, deste edital.

Art. 6º - Excepcionalmente para o Curso de Medicina, os valores das bolsas foram definidos em Assembléia Geral do DAPAM, assim descritos: 5 (cinco) bolsas com o percentual de 50% e as demais bolsas com o percentual de 30%.

Art. 7º - Em todos os casos, o valor(es) da(s) última(s) bolsa(s) será(ao) definido(s) pelo remanescente da respectiva divisão.

Capítulo III - Do número de Bolsas FAAC 2015/1:

Art. 8º - O número de bolsas somente será definido quando o valor destinado à Bolsa FAAC for repassado pela Fundação Oswaldo Aranha, ou seja, após o dia 20/01/2015, conforme descrito na Portaria 050/10 que Regulamenta a Bolsa FAAC.

Art. 9º - O número de bolsas e seus percentuais serão definidos após avaliação socioeconômica na forma deste edital, sempre sob a supervisão dos assistentes sociais especialmente contratados para o ato, em conjunto dos representantes dos Diretórios Acadêmicos indicados, tudo em conformidade com o Capítulo V, Artigo 12, deste edital.

(2)

Fundação Oswaldo Aranha

Capítulo IV - Do período de validade da Bolsa FAAC 2015/1:

Art. 10 - As Bolsas FAAC terão validade de 06 (seis) meses com período de vigência no primeiro semestre de 2015, ou seja, de janeiro/2015 a junho/2015.

Art. 11 - A partir da concessão das Bolsas o valor a ser descontado nas mensalidades será definido através da Avaliação Socioeconômica do aluno contemplado, com percentuais na forma do Capítulo II e seus Artigos, conforme descrito neste edital.

Capítulo V - Da Comissão de seleção e análise socioeconômica da Bolsa FAAC 2015/1 de cada curso:

Art. 12 - Será composta por assistente social contratado pela Fundação Oswaldo Aranha para esse fim, por 1 (uma) pedagoga do Núcleo de Apoio ao Discente e Docente – NADD e 1 (um) representante do Diretório Acadêmico respectivo de cada curso do UniFOA, que não esteja concorrendo à bolsa FAAC.

Capítulo VI - Do processo de seleção socioeconômico: Art. 13 - Será composto de:

I. Análise de documentos exigidos neste Edital, realizada pelo Assistente Social, preferencialmente com a participação da Comissão dos Diretórios Acadêmicos; esta fase tem caráter eliminatório ao processo de seleção;

II. Entrevista, realizada pelo Assistente Social, na sala do NADD, nos dias previstos no cronograma da Bolsa FAAC, divulgado no sítio eletrônico do UniFOA;

III. Análise socioeconômica e classificação dos candidatos, realizada pelos Assistentes Sociais, assistidos pelos Diretórios Acadêmicos respectivos, caso haja necessidade;

Capítulo VII - Da documentação a ser entregue pelo candidato:

Art. 14 - A fase de entrega de documentos tem caráter eliminatório, portanto, a ausência de documentos no envelope do candidato nesta etapa, implica automaticamente na sua eliminação ao processo de seleção à Bolsa FAAC.

§ 1º - Para fins de análise do cumprimento de requisitos e exigências deste edital, compreende-se como “participantes da renda da família”, os seguintes membros: candidato, pai e mãe ou cônjuge, mesmo que não trabalhe ou não contribua ativamente para a renda da família.

§ 2º - O candidato à Bolsa FAAC deverá trazer os seguintes documentos, que serão entregues dentro de envelope lacrado para a avaliação socioeconômica de todos os candidatos:

I. Ficha de inscrição preenchida por completo, disponibilizada no sítio eletrônico do UniFOA, na área restrita, que será liberada apenas ao candidato regularmente matriculado;

II. Cópia do RG e do CPF do candidato e das pessoas do grupo familiar que participem da renda da família;

III. Cópia do comprovante de residência do candidato;

IV. Os três últimos comprovantes de renda de todos os membros que participam da renda familiar. Para fins deste edital, entende-se por comprovante de renda: contracheque, extrato bancário, pró-labore e contrato social, DECORE e comprovantes de recebimento de aposentadoria ou pensão;

(3)

Fundação Oswaldo Aranha

V. Cópia da Carteira de Trabalho dos membros que participem da renda da família, inclusive a do candidato, das seguintes páginas: identificação; qualificação civil; contrato de trabalho e alteração de salário, exceto dos candidatos menores de 18 anos.

VI. Pesquisa do CNIS de todos os membros que participam da renda da família, independente de terem ou não vínculo empregatício, inclusive os que nunca tenham trabalhado ou sejam menores de 18 anos. Documento disponível em todas as agências da Previdência Social (original). O CNIS impresso pela internet não atende às necessidades da análise socioeconômica, pois é incompleto. Assim é necessário o CNIS emitido diretamente na Agência do INSS.

VII. Declaração completa de imposto de renda de 2014 (ano base 2013) (com todas as páginas e recibo de entrega) para os membros da renda da família obrigados a fazê-la, conforme as normas da Secretaria da Receita Federal, inclusive, no caso de pais separados (ambos) (cópia);

VIII. Assinatura do Termo de concordância ao Edital e autorização de emissão de boleto bancário para cobrança de valores atualizados face à suspensão da Bolsa FAAC por constatação de informações fraudulentas ou omissão de informação durante o processo de seleção, disponível na área restrita do sítio eletrônico do UniFOA.

§ 3º - Documentos necessários para a avaliação socioeconômica exclusivamente para os candidatos do Curso de Medicina, além daqueles documentos obrigatórios e exigidos nas disposições anteriores deste capítulo:

I. O candidato à bolsa do Curso de Medicina deverá apresentar documentos adicionais solicitados pelo DAPAM, caso solicitado pela Comissão de Seleção, para justificar o pedido de bolsa, de acordo com a realidade apresentada pelo candidato, sob pena de eliminação ao processo de seleção.

Art. 15 - Os documentos originais referentes ao Artigo 14, parágrafo 2°, Incisos IV e V, deverão ser apresentados para conferência no momento da entrevista, sob pena de eliminação ao processo seletivo da Bolsa FAAC.

Capítulo VIII - Da entrega de Documentos para todos os cursos:

Art. 16 - Os documentos deverão ser entregues em envelope A4, devidamente identificado com a etiqueta disponibilizada no sítio eletrônico do UniFOA (área restrita), na sala do Núcleo de Apoio ao Discente e Docente – NADD, no prédio 10 (dez), no horário de 8h às 12h; 13h às 17h e 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, no período de 02/02/2015 a 13/02/2015; porém no último dia de inscrição, o prazo de entrega de envelope contendo documentos encerrará às 20 horas.

§ Único - Nos Campi Aterrado e João Pessoa Fagundes no bairro Tangerinal, haverá plantão no horário noturno no período de 02/02/2015 a 06/02/2015, para recebimento dos envelopes em dias designados e publicados pelo NADD, nas salas do setor destes campi, devendo o candidato verificar as datas durante este período de inscrição. No período de 09/02/2015 a 13/02/2015, última semana de inscrição, haverá plantão em todos os dias, no horário de 18h30 às 22h, porém no último dia inscrição, o prazo de entrega de envelope contendo documentos encerrará às 20 horas.

Art. 17 - No ato de entrega, o candidato receberá protocolo confirmando sua inscrição no processo seletivo.

Art. 18 - Após a inscrição, o candidato do Curso de Medicina deverá apresentar o seu protocolo no DAPAM, para agendar a entrevista socioeconômica com o Assistente Social da FOA.

(4)

Fundação Oswaldo Aranha

Art. 19 - Não serão recebidos documentos entregues pelo candidato fora do prazo especificado em edital.

Capítulo IX – Da entrevista:

Art. 20 – A entrevista será realizada na sala do NADD, nos dias previstos no cronograma da Bolsa FAAC, divulgado no sítio eletrônico do UniFOA.

Art. 21 – A listagem com os nomes dos candidatos classificados para a entrevista com os respectivos horários será afixada na secretaria de cada curso e no NADD, no prazo de até 3 (três) dias antes da entrevista.

Capítulo X - Dos contemplados:

Art. 22 - A lista de contemplados será divulgada em ordem alfabética e com o número exato de classificados. Não haverá lista de remanescentes.

Art. 23 - Em caso de vaga(s) remanescente(s) durante o período de vigência da bolsa 2015/1, a Comissão descrita no Capítulo V, Artigo 12 deste edital, em reunião extraordinária, selecionará outro(s) candidato(s), dentre os não contemplados, apto(s) a preencher essa(s) vaga(s).

Capítulo XI - Do caráter eliminatório do processo de seleção de Bolsa FAAC 2015/1:

Art. 24 - Em caso de falta dos documentos solicitados ou deixar de apresentar os originais na forma estipulada neste Edital, o candidato será eliminado do processo seletivo.

Art. 25 - Será eliminado do processo seletivo o candidato que não comparecer no horário e data agendados para a entrevista no NADD sem justificativa prévia aceita de, no mínimo, vinte e quatro horas do agendamento. Haverá tolerância máxima de 15 minutos. Art. 26 - O contemplado com a Bolsa FAAC que for constatado informações fraudulentas ou ocultação de informações terá o benefício suspenso imediatamente, não podendo concorrer a futuras Bolsas FAAC, conforme Artigo 11 da Portaria nº. 050/10 da FOA.

Parágrafo Único: Da mesma forma, será eliminado do processo seletivo o candidato que omitir informações durante o processo de entrevista.

Art. 27 - Não caberá recurso à instância superior.

Art. 28 - O candidato que omitir informações no processo de seleção terá a bolsa cassada com as penalidades definidas na Portaria 050/10, devendo ressarcir a FOA do benefício concedido, pagando a diferença recebida em boleto bancário, previamente autorizado em termo específico, conforme Artigo 14, parágrafo 2º, Inciso VIII, deste Edital.

Art. 29 - Os assistentes sociais responsáveis pela análise socioeconômica estarão à disposição dos candidatos para esclarecimentos sobre o processo durante 2 (dois) dias após a divulgação do resultado.

Art. 30 - Os casos não previstos neste edital serão julgados pelo Setor Pedagógico Institucional e Reitoria, com homologação e aprovação, em todos os casos, da Presidência da Fundação Oswaldo Aranha.

(5)

Fundação Oswaldo Aranha

Claudia Yamada Utagawa Reitora do UniFOA

Referências

Documentos relacionados

Sempre que, porém, o interessado pretenda dispor de uma avaliação formal, escrita e assinada - designadamente para efeitos de partilhas, de seguro, de colocação em leilão,

• Para evitar el arranque imprevisto del motor, se debe quitar siempre el capuchón de encendido para el almacenaje prolongado de la máquina, si se va a dejar la máquina sin vigilar

Si la demanda de reintegro fuera muy frecuente, apague la caldera, lleve el interruptor eléctrico externo hasta la posición OFF, cierre la llave de gas y llame a un técnico

Qualquer alteração havida pelas partes, sobretudo no tocante ao valor da transação, não interferirá no valor final das comissões (venda e compra) que terá, sempre, como base

Esta investigação se propõe a dar suporte ao gerenciamento do lodo gerado nas ETE, estudando 

Gráfico 6.5 – Perfil temporal das médias de SV/ST e respectivos intervalos de confiança de 95% , considerando todos os resultados obtidos nas Etapas 1 e 2 de acordo com o fator tipo

Os resultados obtidos demonstraram que os tratamentos propostos foram eficientes para o objetivo, demonstrando a viabilidade da substituição da areia comercial pela

Esta comunicação mostrará o que, em termos econômicos, sociais e ambientais, o café realmente representa para uma parcela significativa da população da região. Mostrará também