• Nenhum resultado encontrado

NOTÍCIAS FORÇA AÉREA PORTUGUESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTÍCIAS FORÇA AÉREA PORTUGUESA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, presidiu no dia 30 de outubro à Cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo 2020/21 da Academia da Força Aérea (AFA), na Granja do Marquês.

Presentes na cerimónia estiveram a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Professora Doutora Catarina Sarmento e Castro; o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego; o Comandante do Instituto Universitário Militar, Tenente-General Barros Ferreira; e o Comandante da AFA, Major-General Paulo Mateus.

A sessão solene iniciou-se com o Hino da Força Aérea, ao qual se seguiu uma alocução do Comandante da AFA, que abordou o ensino na Academia com os desafios atuais. A Lição Inaugural, proferida de seguida pela Capitão Psicóloga Ana Gomes, foi subordinada ao tema «Modelos preditivos da performance em voo: Novas abordagens».

Posteriormente, procedeu-se à entrega das Cartas de Curso, Diplomas e Espadins aos 41 novos Oficiais do Quadro Permanente da Força Aérea, que concluíram os respetivos Cursos e Estágios, e à entrega de Diplomas aos oito alunos que terminaram o 6.º Curso de Pós-Graduação em Medicina Aeronáutica. Verificou-se ainda a atribuição de 17 Prémios Escolares aos alunos que mais se distinguiram no ano letivo 2019/2020.

A cerimónia prosseguiu com o discurso do Ministro da Defesa Nacional, dando-se por encerrada com a entoação do Hino Nacional.

O Tenente-General José Alberto Fangueiro da Mata cessou, no dia 12 de novembro, funções como Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, cargo que ocupava desde 10 de abril de 2019. No seu último ato oficial, o Tenente-General José Mata reuniu com o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego.

Resenha Biográfica

O Tenente-General Piloto Aviador José Fangueiro da Mata nasceu no dia 2 de fevereiro de 1959 na Póvoa do Varzim. Foi incorporado na Base Aérea n.º 2, na Ota, a 1 de outubro de 1979, seguindo para a Academia Militar 18 dias depois.

Abertura Solene

do Ano Letivo da Academia

Tenente-General José Mata

cessa funções como Vice-CEMFA

30 OUTUBRO 2020

12 NOVEMBRO 2020

DESTAQUE

(2)

O Tenente-General Rafael Martins sucede ao Tenente-General José Mata, que passa à situação de reserva e a quem o Ministro da Defesa manifestou “elevado apreço pelo trabalho realizado”, quer na reorganização do dispositivo da Força Aérea, quer na “bem-sucedida mudança de paradigma em curso na gestão dos meios aéreos de combate aos incêndios rurais”.

O Ministro da Defesa sublinhou a “confiança” que a nomeação do Tenente-General Rafael Martins como Vice-CEMFA lhe mereceu, acrescentando: “nestas novas funções, continuará a dar provas das elevadas qualidades profissionais e humanas que tem demonstrado até aqui”.

O governante reiterou ainda a importância que atribui à Força Aérea e à sua manutenção como uma “força de elite, moderna, atrativa e de elevada competência” face aos desafios atuais. “É necessário preservar as nossas capacidades, de modo a assegurar as missões atuais”, mas também é “fundamental garantir uma permanente capacidade de ajuste e de resposta atempada às solicitações que possam surgir, e que têm surgido, confirmando as Forças Armadas como uma parte indispensável da mobilização nacional contra a Covid-19,

Em 1 de outubro de 1980 ingressou na Academia da Força Aérea, na Granja do Marquês, onde frequentou o Curso de Pilotagem Aeronáutica. Após a conclusão do Curso iniciou o tirocínio na Base Aérea n.º 1, tendo sido qualificado no avião T-37C e brevetado em 28 de dezembro de 1984, frequentando posteriormente o Curso de Qualificação em Aviões Pesados e o Curso de Instrutor de Avião Aviocar C-212.

Entre as principais funções desempenhadas, o Tenente-General Mata foi Comandante da Esquadra 401 (junho de 1994 a junho de 1995), Conselheiro Militar da Delegação Portuguesa da NATO em Bruxelas (outubro de 2002 a setembro de 2005) e Comandante do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (outubro de 2008 a outubro de 2009). Após a frequência do Curso de Promoção a Oficial General (novembro de 2009 a outubro de 2910) ocupou, entre outros, os cargos de Diretor do Pessoal (agosto de 2012 a outubro de 2016), 2.º Comandante

Aéreo (outubro de 2016 a setembro de 2017) e Comandante da Logística (dezembro de 2017 a maio de 2019). No dia 10 de abril de 2019 passou a exercer o cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, função que desempenhou até 12 de novembro de 2020.

O Tenente-General José Fangueiro da Mata tem ainda inscritos no seu Curriculum vários louvores e diversas medalhas, como a Ordem Militar de Avis (Grã-Cruz e Grande Oficial), Serviços Distintos (Ouro e Prata), Mérito Militar (1.ª Classe), Mérito Aeronáutico (1.ª Classe) e Comportamento Exemplar (Ouro). Observações:

- Não foram considerados os períodos em interinidade de funções.

- Até ao dia da exoneração de CLAFA, 15 de maio de 1919, o Tenente-General Mata desempenhou, cumulativamente, as funções de Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e de Comandante da Logística.

objeto de reconhecimento e de gratidão por parte dos portugueses”, afirmou o Ministro da Defesa Nacional. Nesta cerimónia, que decorreu no Salão Nobre com um número reduzido de participantes, estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, a Secretária de Estado dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Nunes Borrego, dirigentes do Ministério da Defesa e comandantes da Força Aérea Portuguesa.»

Tenente-General Rafael Martins

toma posse como Vice-CEMFA

13 NOVEMBRO 2020

DESTAQUE

Carlos Serejo, Alfragide.

(da página do Ministério da Defesa Nacional, consultada a 23 de novembro)

(3)

O Coronel Filipe Pereira Azinheira assumiu, no dia 8 de outubro, o Comando da Base Aérea n.º 4, nas Lajes, Ilha Terceira, Açores, substituindo no cargo o Coronel António da Costa Pinto. A Rendição de Comando foi assinalada com uma cerimónia militar, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego.

O Coronel João Paulo Nunes Vicente assumiu, dia 9 de outubro, o Comando da Base Aérea n.º 5, em Monte Real, tendo substituído na função o Coronel João Jorge Gonçalves. A Rendição de Comando foi assinalada com a realização de uma cerimónia militar, presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Ramo.

Rendição de Comando

na Base Aérea n.º 4

Rendição de Comando

na Base Aérea n.º 5

08 OUTUBRO 2020 09 OUTUBRO 2020

Realizou-se no dia 12 de outubro, na Base Aérea n.º 1, em Sintra, a Cerimónia de Lançamento de Emissão Filatélica – 100 Anos da Aeronáutica na Granja do Marquês. A cerimónia foi presidida pelo Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, e teve como objetivo a apresentação dos selos comemorativos, produzidos pelos CTT, no âmbito dos 100 anos da Aeronáutica na Granja do Marquês.

Além do General Borrego estiveram ainda presentes o Presidente da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, Dr. Rui Maximiano; o Diretor de Filatélia dos CTT Correios de Portugal, Dr. Raúl Moreira; o Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General José Mata; o Comandante Aéreo, Tenente-General Eurico Craveiro; o Tenente-General António Mimoso e Carvalho; o Comandante

da Academia da Força Aérea, Major-General Paulo Mateus; o Comandante da Base Aérea n.º 1, Coronel António Moldão; e o Diretor do Museu do Ar, Coronel Carlos Raposo.

Lançamento de Emissão Filatélica

na Granja do Marquês

(4)

O Coronel Jaques Tiago assumiu, no dia 20 de outubro, o Comando do Depósito Geral de Material da Força Aérea, em Alverca, substituindo no cargo o Coronel José Chambel. A Rendição de Comando foi assinalada com uma cerimónia militar, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego.

Decorreu, no dia 23 de outubro, a Cerimónia do Juramento de Bandeira dos alunos do curso «Brigadeiro António de Sousa Maya», da Academia da Força Aérea, que foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, e presenciada por várias individualidades militares e civis.

Após a leitura dos deveres militares, os alunos assumiram o compromisso com a Pátria perante o Estandarte Nacional, seguindo-se depois a bênção e entrega de espadas e o cumprimento à Bandeira Nacional.

A Base Aérea n.º 11, em Beja, assinalou no dia 21 de outubro o seu 56.º aniversário, numa cerimónia militar presidida pelo Comandante da Unidade, Coronel Paulo Costa. Do evento destaca-se, além do significativo cerimonial militar, a alocução do Comandante.

Rendição de Comando

no DGMFA

Juramento de Bandeira

na Academia da Força Aérea

56.º Aniversário

da BA11

20 OUTUBRO 2020

23 OUTUBRO 2020

(5)

Realizou-se, no dia 26 de outubro, a Cerimónia de Rendição do Comandante do Aeródromo de Trânsito n.º 1, no Figo Maduro em Lisboa, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego. Tomou posse, como Comandante da Unidade, o Tenente-Coronel Abel Oliveira, substituindo na função o Coronel Fernando Damásio.

Rendição de Comando

no AT1

26 OUTUBRO 2020

O Coronel José Silva Diniz assumiu, dia 12 de novembro, o Comando da Base Aérea n.º 6, no Montijo, substituindo na função o Coronel Luís Gomes Graça. A Rendição de Comando foi assinalada com uma cerimónia militar, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego.

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, agraciou, no dia 28 de outubro, o Comandante da Logística da Força Aérea, Tenente-General João Cartaxo Alves, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis. Entre os altos dignitários presentes encontrava-se o Chefe do Estado-Maior do Ramo, General Joaquim Borrego.

O Tenente-General João Cartaxo Alves tomou posse como Comandante da Logística da Força Aérea no dia 15 de maio de 1919.

Rendição de Comando

na Base Aérea n.º 6

Tenente-General João Cartaxo Alves agraciado

pelo Presidente da República

12 NOVEMBRO 2020

Referências

Documentos relacionados

O funcionamento e utilização de piscinas municipais obriga a que os responsáveis pela gestão destes espaços implementem procedimentos de prevenção e controlo da infeção,

1º Designar os professores abaixo nominados para, sob a presidência da primeira, constituírem a Comissão de Seleção do Processo Seletivo Simplificado para o

As fibras também contêm bioflavonóides, que bloqueiam os receptores de hormônios estimulantes do câncer e esteróis, que são transformados em vitamina D no organismo e estimulam

O presente trabalho tem como finalidade desenvolver um protocolo de bioconjugação entre a proteína albumina sérica bovina, como sistema modelo, e nanopartículas

Findo o prazo a que se refere o n.º 1 do artigo 18.º, o serviço por onde corre o processo do concurso apresentará à Câmara Municipal, no prazo de 10 dias, um relatório

86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes”, sendo que

[r]

Assim sendo, o objetivo deste estudo foi avaliar a condição de saúde de crianças dentro de um Projeto de Promoção de Saúde Bucal em Escola, em uma escola pública