• Nenhum resultado encontrado

Olá! DESTAQUE UNIVERSIDADE BRASIL ANTECIPA COLAÇÃO DE GRAU DE 75 ALUNOS PARA O COMBATE À PANDEMIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Olá! DESTAQUE UNIVERSIDADE BRASIL ANTECIPA COLAÇÃO DE GRAU DE 75 ALUNOS PARA O COMBATE À PANDEMIA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Você recebe agora o Boletim Informativo com as notícias do Universidade Brasil dos meses de setembro e outubro.

E

dição 225 • 04 de no

vembr

Envie as notícias da sua unidade para: comunicacao@universidadebrasil.edu.br

Olá!

/universidadebrasilbr /universidadebrasiloficial linkedin.com/school/universidade-brasil bit.ly/youtubeUb

DESTAQUE

UNIVERSIDADE BRASIL

ANTECIPA COLAÇÃO DE

GRAU DE 75 ALUNOS

PARA O COMBATE À

PANDEMIA

A Universidade Brasil realizou na manhã desta quinta-feira (8) a colação de grau de 75 estudantes de Medicina, em

Fernandópo-lis. A formatura, que ocorreu dentro do cam-pus e seguindo todos os protocolos de vigi-lância sanitária, foi antecipada para que os novos formandos possam ajudar no combate à pandemia.

O evento foi antecipado, obedecendo à lei 14.040 e uma resolução do CNE – Conselho Nacional de Educação, que dispõe sobre a antecipação da colação de grau dos alunos da saúde como ação na luta contra a CO-VID-19.

Estiveram presentes na cerimônia o reitor Felipe Sigollo, o coordenador do curso de Medicina, professor doutor Armando José Gabriel, e a diretora do campus, professora Silvana Márcia Ximenes.

“A Universidade Brasil cumpre com essa colação a sua função social, com seu

pro-pósito de ensino, pesquisa e extensão, a for-mação de novos médicos que, com certeza ajudarão muito no combate a pandemia na região e em qualquer lugar que eles estive-rem. Esse é o propósito da universidade. A gente poder formar bons profissionais. O curso de Medicina é muito bem avaliado pelo MEC. Vamos continuar avançando, consoli-dando essas mudanças e continuando a fa-zer as correções que precisavam ser feitas”, afirmou Sigollo, cuja gestão completa seis meses à frente da UB.

Por fim, é importante ressaltar que, por conta da pandemia, foi definido pela insti-tuição de ensino que as aulas presenciais do curso de Medicina só irão retornar no primei-ro semestre de 2021. Portanto, neste semes-tre só haverá aulas online, ou seja, pela in-ternet. As atividades práticas e laboratórios, também retornam somente em 2021.

(2)

DESTAQUE

As notícias falsas, também conhecidas em in-glês como fake news, são informações inve-rídicas, boatos, desinformações de conteúdo enganoso no todo ou em parte. O objetivo das fake news é ser escrita e publicada com a intenção de ludibriar os leitores e/ou teles-pectadores, desviar uma informação, indu-zir a um determinado comportamento, criar uma opinião com viés de vantagens financei-ras, políticas, sensacionalistas, entre outras. As fake news, também são conhecidas como imprensa marrom (uma expressão de cunho pejorativo, utilizada para se referir a veículos de comunicação considerados sensacionalis-tas, exagerados de fatos sem compromisso com a verdade).

Um levantamento da Avaaz, organização de pesquisa e plataforma de mobilização online, revelou que o brasileiro acredita em qualquer informação que é exposta a ele, sem fazer nenhum tipo de verificação do conteúdo re-cebido. Com isso, o brasileiro é tido como a população que mais acredita em fake news

COMO IDENTIFICAR E EVITAR UMA FAKE NEWS

Por: Flavia Alcassa dos Santos

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Disponível em:

https://migalhas.uol.com.br/depe-so/330556/como-identificar-e-evitar-uma-fake-news

no mundo. Segundo a plataforma, 7 em cada 10 brasileiros se informam pelas redes sociais e 62% já acreditaram em alguma notícia falsa.

COMO COMBATER AS

FAKE NEWS

Com o objetivo de alertar a população, foi adotado o "carimbo" - Fake News Não -

como elemento visual para constar nas ima-gens com a avaliação da notícia e divulgação pelos órgãos públicos interessados. Também foram criadas as hashtags #FakeNewsNão, #FakeNewsPerigoReal, #FakeNews para compor a postagem nas redes sociais.

A ideia principal é estimular a adesão cada vez maior de entidades, instituições e veícu-los de comunicação para verificar autentici-dade e a credibiliautentici-dade das informações ou mesmo evitar a publicação ou o repasse de notícias de conteúdo falsos.

Para não colaborarmos voluntariamente na publicação de conteúdos duvidosos, é pri-mordial realizarmos verificações prévias. A seguir relacionamos algumas orientações de como avaliar ou checar o conteúdo recebido.

Através da verificação própria do conteúdo recebido. Segundo o portal de checagem do CNJ -

(3)

DESTAQUE

Conselho Nacional de Justiça, são quatro passos que ajudam a desvendar notícias falsas.

A. Análise

Antes de compartilhar um texto, é importan-te lê-lo com aimportan-tenção. Observe se ele possui palavras em letras maiúsculas, exclamações, abreviações, erros de ortografia e excesso de adjetivos. Desconfie se houver muitas opini-ões, títulos sensacionalistas e dados sem in-dicar a fonte.

Existe uma série de perguntas que podemos fazer para checar a informação:

A informação tem link?

O link abre ou está "quebrado"?

A informação foi publicada em portal conhe-cido?

A informação é assinada por alguém conhe-cido?

A informação tem erros gramaticais? A informação começa de modo alarmista? A informação menciona terceiros mas não diz o seu nome (famoso médico, famoso es-pecialista, famoso jurista)?

A informação pede para ser compartilhada?

B. Pesquise

As pistas para descobrir fake news vão além do texto. Sites com nomes parecidos com o de veículos conhecidos, que não identificam seus autores e não possuem informações de contato são suspeitos. Às vezes, os especia-listas consultados nem existem. Vale dar um Google.

C. Confirme

Verifique se a notícia saiu em algum outro jornal, revista ou site. Tome cuidado, pois um conteúdo falso nem sempre é 100% menti-roso. Às vezes é só um trecho usado fora de contexto ou uma matéria muita antiga com-partilhada como nova. Essa manipulação contribui para a desinformação.

D. Denuncie

No Facebook, é possível classificar o conte-údo suspeito como "falso": basta clicar nos três pontinhos do canto direito da publica-ção. As agências de checagem de fatos es-pecializadas em confirmar ou desmentir dis-cursos políticos, vídeos e até correntes de WhatsApp possuem formulários de denúncia.

Através da averiguação do conteúdo recebi-do. Iniciativas públicas.

O conselho Nacional de Justiça em conjunto com parceiros da iniciativa publica e priva-da, lançaram o Painel de Checagem de Fake News com inúmeras dicas de monitoramento

de informações disponíveis no site do CNJ. O objetivo é alertar e conscientizar a popu-lação dos perigos de compartilhamento de informações falsas.

No tocante a saúde em razão da pandemia e com o aumento das Fake News, bem como

para combater as notícias falsas, o Ministério da saúde está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens a população, sendo um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apura-das pelas áreas técnicas e respondiapura-das ofi-cialmente se são verdadeiras ou falsas. Maio-res informações podem ser verificadas no site do Ministério da Saúde.

Através da averiguação do conteúdo recebi-do. Iniciativas privadas.

Boatos.org - Criado por jornalistas em busca da verdade dos fatos.

E-farsas - Criado por profissional de T.I, o mais antigo site de checagem de notícias do Brasil, com a finalidade de desvendar os bo-atos que circulam na internet.

(4)

COLUNA DO PRÓ-REITOR

Você já ouviu falar na expressão “Tempesta-de Perfeita”?

Talvez seja a definição mais apropriada para o tempo em que vivemos.

O termo significa “uma combinação rara e improvável de circunstâncias, com resulta-dos negativos”.[1]

Aqui no Brasil, a pandemia da COVID-19 foi só o último fator que desencadeou a tem-pestade, pois veio na sequência de crises econômicas, políticas e institucionais. Uma tormenta sem precedentes. As previsões são desanimadoras, como uma queda do PIB de 5% em 2020.[2]

Numa situação como essa, a expectativa de tempos melhores deve nos motivar, mas pre-cisa estar balizada num entendimento realis-ta do contexto.

O tema da semana de Pedagogia e Letras Li-bras da Universidade Brasil - UB, coordena-da pela profa. Iara Grandino e que ocorreu virtualmente entre os dias 13 e 15 de outubro, foi “O Mal-Estar na Pandemia”, refletindo a

gravidade do momento.

Por: Prof. Victor Mirshawka Junior – Pró-Reitor de Graduação

TRAVESSIA

Persistindo com a metáfora da tempestade, a “embarcação” que carrega toda a nossa equipe, boa parte recém-chegada, precisará fazer uma Travessia Desafiadora.

OBSTÁCULOS

Alguns elementos tornam a travessia parti-cularmente complicada:

Alta complexidade: nunca experimentamos

tantos problemas ao mesmo tempo.

Baixa previsibilidade: nunca foi tão difícil

prever os cenários de curto e médio prazo. •Velocidade das mudanças: tivemos que nos

adaptar literalmente da noite para o dia. •Crise generalizada: os desafios são

trans-versais a quase todos os setores da econo-mia e afetam a maioria dos países.

COMO CHEGAR DO OUTRO LADO?

Para atravessarmos essa tempestade, preci-samos responder a algumas perguntas com ações rápidas e tecnicamente precisas. •Como garantir a qualidade das aulas na

mo-dalidade online síncrona?

-Estamos constantemente acompanhando a opinião dos alunos. E, além disso, há um parecer recente do CNE garantindo a pos-sibilidade de oferecer aulas na modalidade online síncrona até o final de 2021.[3] •Como preservar a segurança dos alunos,

do-centes e colaboradores no retorno às ativi-dades práticas?

-A Pró-Reitoria de Pós-Graduação já elabo-rou e divulgou nossos protocolos de bios-segurança.[4]

•Como fazer melhor uso dos recursos dispo-níveis?

-A Pró-Reitoria de Graduação elaborou e di-vulgou uma nota técnica (GPRG 01/2020) reforçando a premissa de austeridade na gestão dos recursos.

(5)

COLUNA DO PRÓ-REITOR

•Que estratégias usar para aumentar a capta-ção e retencapta-ção de alunos?

-O departamento de Marketing da UB, em parceria com alguns docentes, tem condu-zido diversos estudos para embasar nosso processo de gestão do portfólio de cur-sos e assim melhorar captação e retenção. Além disso, reitoria e mantenedora se

des-dobraram na análise e oferta de melhores condições financeiras aos alunos.

•Como reconstruir o capital reputacional? -Toda a equipe da UB está alinhada em

tor-no do propósito da busca da excelência. Nossa marca será um reflexo constante disso.

Todavia, para além da abordagem puramen-te técnica, precisaremos também nos apoiar na gestão baseada em valores para “sair do

outro lado”. Seguem alguns exemplos de va-lores e ações correspondentes:

Integridade: corrigir erros eventuais e

repe-tir o comportamento correto quantas vezes forem necessárias para torná-lo a nova nor-ma.

Ética: agir com o propósito de agregar valor

para os corpos docente e discente e para a sociedade. Sobre isso, a UB lançou recente-mente seu código de ética e compliance.[5]

Respeito: entender, reconhecer e

harmoni-zar diferentes opiniões e crenças para garan-tir a diversidade de perspectivas que facilita a resolução de problemas.

Postura crítica: levantar as questões mais

di-fíceis e promover o debate que possa eluci-da-las.

Austeridade: gerenciar recursos com

cuida-do e parcimônia como condição obrigatória para enfrentar tempos de tamanha escassez.

Comprometimento: entender que um

“vaza-mento” em qualquer parte de uma embarca-ção pode levá-la a pique. Lembrar que todos precisam fazer o seu papel.

Inovação: aceitar as mudanças e

implemen-tar novas práticas no processo de ensino/ aprendizagem e também na gestão.

UMA CONVICÇÃO

Considerando todas as dificuldades, é im-portante reafirmar nossa plena convicção de

que faremos a travessia com sucesso.

Liderados por reitoria e mantenedora, vive-mos um momento de mudança comporta-mental interna, com implantação de novos valores e modelo de gestão. Isso vai se cris-talizar em uma nova cultura, brevemente. Os tempos mais difíceis têm a qualidade de favorecer as empresas e instituições mais competentes e resilientes. Por isso chegare-mos lá.

A “Tempestade Perfeita” será também a “Oportunidade Perfeita” para fazer a

tra-vessia que vai consolidar o projeto de rein-venção e reposicionamento da Universidade Brasil. Fontes: [1] Fonte: https://maisretorno.com/blog/termos/t/ tempestade-perfeita, em 14/10/2020. [2] Fonte: https://istoe.com.br/a-tempestade-perfei-ta-na-economia/, em 14/10/2020. [3] Fonte: https://grupoahora.net.br/conteu- dos/2020/10/13/aulas-remotas-ate-2021-e-nenhum--aluno-reprovado/, em 15/10/2020.

[4] Documentos disponíveis em https://universidade-brasil.edu.br/portal/noticia.php?id=382.

[5] Notícia sobre lançamento do código disponível em https://universidadebrasil.edu.br/portal/noticia. php?id=277.

(6)

Aconteceu na Universidade

A Universidade Brasil firmou parceria com o Pasteur Athlétique Club, um dos principais clubes de Rugby do Brasil, para oferecer bolsas de estudos a seus atletas. Elas se-rão oferecidas a alunos que participam do projeto da agremiação que visa oferecer a pessoas com menos oportunidades socioe-conômicas a chance de estudar em uma boa universidade.

Entre jogadores, comissão técnica e apoio, são mais de 150 pessoas que participam do projeto de rugby, em cinco categorias, divi-didas por faixa etária: Masculino Adulto; Fe-minino Adulto; Masculino Juvenil; FeFe-minino Juvenil; e Petit – somente para crianças.

Os treinamentos das equipes de todas as categorias são feitos nas instalações do tradicional Colégio Liceu Pasteur, localizado no bairro da Vila Mariana, na cidade de São Paulo.

A iniciativa é mais uma ação da UB no sen-tido de colaborar com a comunidade e pro-porcionar ensino de qualidade e promover o pluralismo democrático, a transparência e responsabilidade nas relações institucionais e comunitárias.

O convênio foi firmado em uma reunião na sede administrativa da Universidade Brasil,

A Universidade Brasil chega a seis meses de trabalho sob a gestão de uma reitoria totalmente reformulada. Nesse primeiro se-mestre, muitas mudanças e melhorias foram implementadas, com destaque para a força--tarefa criada para entrega de documentos e regularização de prontuários dos alunos, especialmente de Medicina.

Como resultado desse esforço, até o mo-mento mais de 800 alunos foram atendidos e cerca de cinco mil documentos já foram entregues, entre eles Histórico, Conteúdo Programático e Declarações. Deste modo, uma das principais demandas do corpo dis-cente tem sido resolvida de forma trans-parente e dinâmica, graças ao trabalho da Comissão Especial de Verificação dos Pron-tuários, que analisou individualmente a situ-ação acadêmica e documental de cada alu-no matriculado em Medicina alu-no campus de Fernandópolis.

EM ESFORÇO DE GESTÃO,

UNIVERSI-DADE BRASIL LIBERA 5 MIL

DOCUMEN-TOS DE ALUNOS EM TRÊS MESES

UNIVERSIDADE BRASIL FAZ PARCERIA

PARA CONCEDER BOLSA DE ESTUDOS

A ATLETAS DE RUGBY

QUINTA-FEIRA, 03 DE SETEMBRO DE 2020 QUARTA-FEIRA, 02 DE SETEMBRO DE 2020

em que estiveram presentes pela IES o reitor Felipe Sigollo, o Pró-Reitor de Gestão e Ino-vação, Luis Celso Viera Sobral, o Coordena-dor de Relações Institucionais, João Cury. Já pelo Pasteur Athlétique Club, compareceram ao encontro Henrique Della Coletta, chefe de marketing, a psicóloga Lilian Rios, a assisten-te social Tisse Laskeviz e o presidenassisten-te Cláu-dio Franceschini.

Universidade Brasil Universidade Brasil

(7)

Aconteceu na Universidade

Outra importante conquista foi o fim das pendências com o Ministério da Educação. Atualmente, a Universidade Brasil não pos-sui nenhum entrave com o MEC e tem plena autonomia de funcionamento. Vale ressaltar também a completa regularização do curso de Medicina, que receberá novos ingressan-tes por meio de vestibular.

“Nosso esforço tem sido voltado para, de forma clara e transparente, resolver as pen-dências dos alunos e dar tranquilidade para que eles possam ter o melhor ambiente aca-dêmico que a instituição pode oferecer”, diz o reitor Felipe Sigollo.

Também foram abertas inscrições para o processo seletivo de Iniciação Científica e para pós-graduação, mestrado e doutora-do nos cursos de Produção Animal, Bioen-genharia, Engenharia Biomédica e Ciências Ambientais.

Dentro do ambiente acadêmico, mesmo em meio a uma pandemia global, a IES se planejou e se preparou para a volta às aulas presenciais, respeitando as diretrizes sanitá-rias da legislação vigente e dos respectivos conselhos universitários e profissionais. Sen-do assim, a instituição lançou sua Política de Biossegurança Acadêmica. Um comitê técni-co especial foi responsável pela elaboração de protocolos e manuais para garantir a in-tegridade física de funcionários, alunos e fre-quentadores dos campi.

Com o propósito de assegurar atendimen-to adequado à comunidade acadêmica em relação aos serviços de conservação, recu-peração, segurança e manutenção das ins-talações físicas e demais dependências do campus, a nova reitoria implementou tam-bém a Prefeitura do Campus de Fernandó-polis. Dessa forma, haverá mais tempo para o setor acadêmico cuidar exclusivamente das atividades de ensino, aprendizagem, pesqui-sa e extensão.

Na última quarta-feira (16), o Dr. Sergio Luiz Lechuga Garcia, Prefeito Universitário do Campus de Fernandópolis da Universi-dade Brasil, e o prof. dr. Luiz Sérgio Vanzela fizeram uma visita ao prefeito de Fernandó-polis, André Pessuto, em seu gabinete.

No encontro, foram tratados assuntos de mútuo interesse do município, da população e da instituição de ensino, como convênios e parcerias, que envolvem bolsas de estudo, projetos para o meio ambiente e pesquisa.

A Universidade Brasil reitera seu compro-misso com o desenvolvimento da região, esti-mulando a participação ativa da comunidade acadêmica. Em breve, novos encontros serão agendados para o anúncio de ações conjun-tas com o poder público.

DIREÇÃO DO CAMPUS DE FERNANDÓPO-LIS SE REÚNE COM PREFEITO DA CIDADE

UB VISITA COMANDO DO CORPO DE BOM-BEIROS PARA CONSTRUIR PARCERIAS

QUINTA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2020

TERÇA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2020

Campus Fernandópolis

(8)

Aconteceu na Universidade

Parte do corpo diretivo da Universidade Brasil visitou nesta segunda-feira (28) o Co-mando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O intuito é aproximar as duas instituições para construir parcerias e convênios que atendam às neces-sidades da corporação, do ponto de vista de aprimoramento e ensino.

A excelência comprovada do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em consonância com o trabalho da comunidade científica produzido na Uni-versidade Brasil, tem potencial para dar fru-tos que serão do interesse de toda a comu-nidade.

Pela UB, estiveram presentes no encontro o Reitor Felipe Sigollo, o Gerente de Exten-são Universitária Marcelo José Rabello Vian-na e o Gerente de Graduação, Eduardo Bat-man Jr.

Já pelo Corpo de Bombeiros, participa-ram da reunião o Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Coro-nel PM Max Mena, o Presidente da Fundação de Apoio do Corpo de Bombeiros, Coronel PM Frank Itinoce, e o Tenente-Coronel PM Marcelo César Carnevale, Comandante do 1° Grupamento do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Aconteceu nesta terça-feira (29) o seminá-rio de Excelência dos Municípios do Desen-volvimento Agroambiental. O evento, online e gratuito, foi promovido pela AEASP (Asso-ciação de Engenheiros Agrônomos do Esta-do de São Paulo) e contou com o apoio da Universidade Brasil. A abertura foi feita pelo reitor Felipe Sigollo.

Em sua fala, o reitor alertou para a impor-tância que os municípios têm para a constru-ção de um país melhor. “A iniciativa é extre-mamente importante. A Universidade Brasil fica muito feliz em poder colaborar com esse evento. Temos que dar toda força aos muni-cípios. Fortalecer na ponta os entes federa-tivos. Nossa missão, com o auxílio da tecno-logia, é ter em cada município um polo de ensino superior”, afirmou.

Ao longo de todo o dia, vários especia-listas debateram em painéis divididos por temas. Ao todo, foram cinco rodas de dis-cussões sobre o desenvolvimento rural e de-senvolvimento agroambiental, com mais de 20 palestrantes.

As discussões trouxeram conhecimentos teóricos e práticos no campo do desenvol-vimento agroambiental, tanto para leigos no assunto quanto para especialistas no tema.

Participante de um dos debates, o ex-de-putado federal, professor e engenheiro agrô-nomo Xico Graziano enalteceu a participação da UB no evento e elogiou a aproximação da instituição de ensino com a associação.

“A Universidade Brasil, onde hoje está como reitor o Felipe Sigollo, trabalhamos juntos e posso dizer com muito orgulho, quando eu fui deputado federal, ele tem uma

habilida-UNIVERSIDADE BRASIL PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO AGROAMBIENTAL

QUARTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2020

(9)

Aconteceu na Universidade

de muito grande. Hoje reitor da Universidade Brasil, que tem cursos com uma grande ca-pilaridade, conversa com muitos municípios. Gostei muito de ver essa aproximação da AE-ASP com a Universidade Brasil”, disse.

O evento teve também o apoio do Conse-lho Federal de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP e colabora-ção da CONFAEAB – Confederacolabora-ção dos En-genheiros Agrônomos do Brasil, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto.

A prestigiada revista Brazilian Journal of Health Review publicou um artigo científico da aluna de Medicina da Universidade Brasil, Victória Barboza Tamarozzi, sob orientação da doutora Morisa Martins Leão Carvalho, que possui Mestrado em Bioengenharia pela Universidade Brasil. A acadêmica escreveu o trabalho intitulado “A escolha da via de parto por graduandas em medicina do Primeiro ao Quinto ano da Universidade Brasil”.

O objetivo do trabalho era avaliar a esco-lha da via de parto pessoal e profissional por estudantes de medicina, visando a uma com-paração com os dados nacionais, na busca de explicações para os elevados dados na-cionais de parto cesárea. Segundo levanta-mento do Ministério da Saúde, os

nascimen-ALUNA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE BRASIL PUBLICA ARTIGO EM REVISTA RE-NOMADA

QUARTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2020

Universidade Brasil

tos por cesariana no Brasil aumentaram de 52,3% em 2010 para 55,7% em 2014.

Para chegar ao resultado, foi realizada, além da pesquisa bibliográfica, a aplicação de um questionário as graduandas em medi-cina do primeiro ao quinto ano da Universi-dade Brasil, seguido de uma análise quantita-tiva das respostas obtidas.

A partir dos resultados coletados e dividi-dos por ano de graduação, foi feita uma aná-lise estatística e uma comparação com o grau de conhecimento na área em cada ano (Pri-meiro ano: Conhecimento em Sistema Repro-dutor Feminino no segundo período do ano. Segundo ano: Conhecimento em Semiotéc-nica Ginecológica e Obstétrica no segundo período do ano. Terceiro ano: Conhecimento em Semiologia Ginecológica e Obstétrica no primeiro e segundo períodos do ano. Quar-to ano: ConhecimenQuar-to em Estudo de Casos Clínicos Integrados Ginecológica e Obstétri-ca no primeiro e segundo períodos do ano. Quinto ano: Internato de 7 semanas em Gine-cologia e Obstetrícia)

O estudo concluiu que o alto número de partos cesárea pode ser reflexo do ensino adquirido pelos especialistas em ginecologia e obstetrícia durante a residência, e não da formação do médico generalista.

Concluiu-se também que, com o parto normal, a maioria das discentes optam pelo parto cesárea (58,2%) e que sua formação acadêmica em Medicina não interfere em sua escolha pessoal. Contudo, durante o curso, o ensino, que é embasado nos manuais de saúde pública, cria nessas futuras médicas o aprendizado de que para suas pacientes a in-dicação inicial da escolha da via de parto é o normal, sendo o parto cesárea uma indica-ção peculiar.

(10)

Aconteceu na Universidade

A Clínica Odontológica da Universidade Brasil no Campus Fernandópolis reabriu nes-ta quinnes-ta-feira (1) para atendimento ao públi-co. Seguindo todos os protocolos de saúde pública exigidos por conta da pandemia, a primeira especialidade a retornar foi a Im-plantodontia, que dá sequência aos atendi-mentos para pacientes com grandes perdas dentárias.

Nas próximas semanas, voltam a operar a Ortodontia e Endodontia, bem como todas as clínicas de graduação. A clínica conta com cerca de 400 alunos, dos períodos diurno e noturno que, supervisionados por professo-res, realizam procedimentos em pacientes de todas as idades, da região e até de estados vizinhos, que buscam tratamento odontoló-gico de qualidade a baixo custo

A Clínica Odontológica da UB - Universi-dade Brasil - Campus Fernandópolis é uma referência em atendimento e infraestrutura para todo o país. Em um prédio especialmen-te construído para abrigá-la, a clínica ofere-ce uma estrutura moderna e completa, com todos os recursos para o atendimento odon-tológico em todas as especialidades clínicas e cirúrgicas como ortodontia, endodontia e prótese, entre outros.

Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, nos três períodos do dia. As pessoas interessadas devem fazer o agenda-mento pelo telefone (17) 3465-4215.

A Universidade Brasil tem um novo coor-denador do curso de Medicina, o professor doutor Armando José Gabriel. Docente Ti-tular do Curso de Medicina da Universidade Brasil desde 2005, ele também foi Coorde-nador do Internato do Curso de Medicina da Universidade Brasil de 2005 a 2011.

Com 49 anos de idade, Armando é médi-co graduado pela Universidade de São Paulo em 1994 e especialista pela Sociedade Bra-sileira de Urologia desde 1999, com residên-cias médicas em Cirurgia Geral e Urologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medi-cina da USP. É também Doutor em Ciências da Saúde (Urologia) pela Universidade de São Paulo (2005).

CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSI-DADE BRASIL VOLTA A ATENDER A POPU-LAÇÃO

UNIVERSIDADE BRASIL ANUNCIA NOVO COORDENADOR DO CURSO DE MEDICINA

QUINTA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2020

SEXTA-FEIRA, 02 DE SETEMBRO DE 2020

Campus Fernandópolis

Universidade Brasil

Doações

Ainda no campo da Odontologia, a Uni-versidade Brasil também está realizando um trabalho de prevenção de saúde bucal na in-fância. Foram enviados 300 kits de higiene bucal para a APAE da região. A Santa Casa de Fernandópolis também receberá material, bem como a Prefeitura Municipal, orfanatos e outras entidades.

(11)

Aconteceu na Universidade

De comprovada capacidade pelos servi-ços prestados à instituição de ensino e com um sólido currículo em saúde, tanto na área acadêmica quanto na prática, o profissional será um acréscimo significativo no corpo di-retivo da universidade.

Completando a equipe de coordenação do curso, assumem cargos também os seguin-tes profissionais: Profº. Dr. Armando José Ga-briel – Coordenador; Profº. Me. André Willian Lozano – Assistente; Profº.Dr. José Martins Pinto Neto – Assistente; Profª. Dra. Luciana Estevam Simonato de Oliveira – Assistente; Profº.Me. Roberto Racanicchi – Assistente; e Profª. Esp. Valéria Albuquerque Vaz Rodri-gues – Assistente.

A Universidade Brasil entregou sete ele-trocardiógrafos à Divisão técnica da gestão da educação na saúde _ escola SUS, em Gua-rulhos. A iniciativa faz parte da contraparti-da do estágio dos alunos de Enfermagem na Rede SUS de Guarulhos.

Estiveram presentes para a entrega o dire-tor do campus de São Paulo, professor José Carlos Niero, e a gerente de Saúde e Inter-natos da UB, professora Acácia Orieth Elias. Para receber os equipamentos pelo SUS de Guarulhos, compareceu Walter Freitas Júnior, chefe de divisão da escola SUS.

Eletrocardiógrafo é o aparelho com o qual se realiza o eletrocardiograma ou ECG –

tes-UNIVERSIDADE BRASIL ENTREGA ELETRO-CARDIÓGRAFOS AO SUS EM GUARULHOS

ALUNAS DE MEDICINA DA UNIVERSIDA-DE BRASIL PARTICIPAM UNIVERSIDA-DE CONGRESSO INTERNACIONAL

QUARTA-FEIRA, 07 DE SETEMBRO DE 2020

QUARTA-FEIRA, 07 DE SETEMBRO DE 2020

Universidade Brasil

Universidade Brasil

te que monitora a atividade elétrica do cora-ção. Esse equipamento médico é composto por eletrodos conectados a um monitor por cabos.

Nos últimos dias três e quatro de outubro, duas alunas do oitavo período de Medicina da Universidade Brasil em Fernandópolis, Ta-lita Costa Barbosa e Larissa Toloy Bigaran, apresentaram um trabalho de sua autoria no The 6th World Congress on Controversies in Multiple Myeloma (COMy), renomado con-gresso internacional. A participação das dis-centes foi na modalidade virtual.

O evento contou com profissionais de vá-rios países. A modalidade na qual as alunas da UB foram escolhidas foi o E-pôster. Den-tro desse formato, havia 38 projetos, sendo dez deles brasileiros. O trabalho de Talita e Larissa chama-se “Mortalidade decorrente de mieloma múltiplo nas diversas regiões do Brasil no período de 2014 a 2018, de acordo com o DataSUS”.

“Foi uma oportunidade sensacional poder participar tanto do evento, quanto da exposi-ção de um trabalho, em tempos de isolamen-to social. Fico muiisolamen-to feliz em levar o nome da universidade, à qual faço parte com muito orgulho, a eventos renomados como esse”, conta Talita.

(12)

Aconteceu na Universidade

A participação em um congresso respei-tado pela comunidade científica mundial cer-tamente contará muito para a formação aca-dêmica das duas estudantes, além de levar o nome da Universidade Brasil para o centro das mais recentes discussões acadêmicas que acontecem ao redor do mundo.

“Foi um evento histórico para a minha for-mação acadêmica e, além de agregar ao meu currículo a participação em um evento de re-levância internacional, podemos representar, através da publicação do artigo em parceria com a Talita, o nome da nossa Universidade. Embora a pesquisa científica seja uma área não devidamente valorizada, a mesma pre-cisa ser defendida. Em momentos como o COMy, vemos a importância dela não só no meio acadêmico brasileiro, como no cenário mundial”, afirma Larissa.

A Universidade Brasil, Campus São Pau-lo (Itaquera), recebeu da empresa 6B Invent Germany Instruments, uma das maiores no setor de instrumentos da área de Odonto-logia, os novos pijamas cirúrgicos para os professores das aulas práticas da Clínica de Odontologia. É a primeira ação de uma série que serão realizadas após as instituições fir-marem parceria.

No próximo sábado, dia 17, alunos do In-ternato da Universidade Brasil irão participar de uma ação nas Unidades Básicas de Saú-de (UBSs) Saú-de Votorantim para prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

EMPRESA PARCEIRA ENTREGA PIJAMA CIRÚRGICO AOS PROFESSORES DE CLÍNI-CA ODONTOLÓGICLÍNI-CA DA UB EM ITAQUERA

ALUNOS DA UNIVERSIDADE BRASIL ATENDEM PÚBLICO EM CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA EM VOTORANTIM

SEXTA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO DE 2020

SEXTA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO DE 2020

Campus São Paulo - Itaquera

Universidade Brasil

A Clínica de Odontologia atende 250 pa-cientes por dia em Itaquera, tendo um papel fundamental para a comunidade carente da Zona Leste de São Paulo. No ano de 2019, foram atendidos mais de três mil pacientes. ‘’Muitas dessas pessoas não teriam condições

de fazer um tratamento dentário se não hou-vesse a Clínica de Odontologia da UB’’, afir-ma o Diretor Geral do campus UB Itaquera, Prof. José Carlos Niero.

Além do Diretor, estiveram presentes na entrega dos pijamas o Prof. Hatsuo Kubo, co-ordenador do curso de Odontologia e Clínica, o Prof. Lucas José Martins, docente do curso de Odontologia, e Leonardo Miranda Mas-succi, Representante Comercial e Parcerias da 6B Invent Germany Instruments.

Em breve as atividades que estavam sus-pensas devido à pandemia serão retomadas no campus, atendendo a todos os rígidos protocolos de Biossegurança, tanto os exigi-dos pelas autoridades sanitárias, quanto os elaborados pela própria instituição de ensino.

(13)

Aconteceu na Universidade

A iniciativa, da Secretária de Saúde e com apoio do Instituto Moriah, faz parte do Outu-bro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mu-lheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cân-cer de mama e do câncân-cer de colo do útero.

Ao todo, dez UBSs da cidade farão parte do projeto, sendo que os alunos da UB esta-rão em seis delas. Os estudantes iesta-rão acom-panhar exames físicos, orientar sobre as do-enças e acompanhar a colheita de material para citologia, realização de mamografia e ultrassonografia.

O objetivo é incentivar as mulheres que nunca fizeram a prevenção, bem como aque-las que estão há muito tempo sem fazer. A ação ocorrerá das 8h às 17h (de Brasília). Se-rão observados todos os protocolos de se-gurança necessários por conta da pandemia

Nos últimos dias 13, 14 e 15 de outubro, a Universidade Brasil, Campus São Paulo, Moo-ca, realizou a Semana de Pedagogia e Letras Libras. O evento foi todo feito virtualmente, por meio da plataforma ZOOM, e mobilizou toda a equipe de professores e alunos da ins-tituição de ensino em sua organização.

SEMANA DE PEDAGOGIA E LETRAS LI-BRAS NA UNIVERSIDADE LI-BRASIL ABOR-DA O “MAL-ESTAR NA PANDEMIA”

TERÇA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2020

Universidade Brasil

No primeiro dia, houve a palestra da Peda-goga Rosângela Dias da Silva, que apresen-tou um quadro atualizado sobre distúrbios da aprendizagem e como esses distúrbios têm afetado a saúde das crianças nestes tempos de pandemia. Na sequência, o pro-fessor Ronaldo Alves falou sobre o “O Pro-fessor na Pandemia”, demonstrando suas técnicas para manter a atenção dos alunos em suas aulas online.

No dia seguinte foi a vez do professor Mi-guel Thompson, biólogo e doutor pelo Insti-tuto de Oceanografia da USP, apresentar a palestra “Educação e Complexidade: do coti-diano à modernidade líquida”. Em sua apre-sentação, o professor destacou a importân-cia do conhecimento e a luta contra as fake news que atingem o modelo civilizatório na modernidade.

Logo depois, Viviane Aparecida Rodrigues da Silva apresentou o tema “Maternidade em Tempos de Pandemia”. Ela, como mãe solo,

descreveu as dificuldades enfrentadas pe-las mães que precisam se desdobrar em di-versas atividades cotidianas e deixou claro que não existe o ideal de mãe incansável. As mães, principalmente durante este período, também sofrem seus momentos de estresse e precisam ter um tempo para pensar sobre seus próprios dilemas.

No dia 15, a Jornalista, Psicanalista e Mes-tre Amanda Mont’Alvão Veloso apresentou o tema que deu título ao ciclo de conver-sas: “O Mal-Estar na Pandemia”. Tendo como substrato teórico o texto de Sigmund Freud, “O Mal Estar na Cultura”, Amanda falou do sofrimento humano que, segundo o pai da psicanálise, está baseado em três instâncias: o corpo, o mundo externo – do qual não te-mos controle – e os relacionamentos com as pessoas. Para ela, essas três instâncias es-tão presentes na pandemia. O corpo, que se mostra finito e passível da doença, a falta de controle que temos sobre a Covid-19 e a cri-se em nossos relacionamentos, privados que estamos do contato social. Assim, para ela, mesmo o desprazer sendo inevitável, é possí-vel lutarmos para sairmos desta crise melhor como seres humanos.

(14)

Aconteceu na Universidade

Na sequência, a mãe e professora Patrícia Helena dos Santos Baez completou a discus-são iniciada no dia anterior sobre a “Mater-nidade em Tempos de Pandemia”, demons-trando como as desigualdades sociais estão presentes nesta crise. Apresentou casos dra-máticos de mães que enfrentam a dificulda-de dificulda-de ensinar seus filhos com a máxima ca-rência de recursos e o sofrimento provocado pela ansiedade de não deixar seus filhos fi-caram supostamente atrasados em relação à aprendizagem.

Ao final da última palestra, a Professora e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras Libras da UB, Iara Grandino, ressaltou a importância do evento para toda comuni-dade acadêmica, que precisa destes espaços para o diálogo, o debate e as discussões que fazem o pensamento científico e crítico ser fundamental em uma universidade.

(15)

universidadebrasil.edu.br

/universidadebrasilbr /universidadebrasiloficial

linkedin.com/school/universidade-brasil bit.ly/youtubeUb

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Just like the B&B in chapter 6 , a binary heap was used to keep a organized list of visited nodes, and the position 0, corresponds to the branching node. The algorithm will

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o